GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Em eleição tranquila, novos conselheiros tutelares são escolhidos na cidade para mandato de três anos a partir da próxima semana

Centenas de eleitores compareceram a uma unidade escolar do bairro Indaiá, para votar nos candidatos que concorriam às cinco vagas de conselheiro tutelar
Ricardo Hiar

O Conselho Tutelar de Caraguatatuba contará com novos conselheiros a partir do próximo dia 22 de fevereiro, quando ocorrerá a posse dos eleitos do pleito realizado ontem. Apesar de a apuração ter sido realizada no mesmo dia da eleição, os nomes dos novos conselheiros não foram divulgados até o fechamento da edição.
Os cinco novos representantes foram escolhidos por votação simples de moradores que compareceram à Escola Municipal Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, no período entre as 9 e 17h. Para votar, era precisa apresentar o título de eleitor e um documento original com foto. Os candidatos foram: Roseane Paes Christão, Tatiana de Souza, Ana Lucia Rocha, Rosangela Magalhães de Matos, Lucelena Coelho Sant’Ana, Adriana da Silva Moreira e Soraia Santos da Silva.
Centenas de pessoas compareceram ao posto de votação durante todo o dia. A concentração de votantes ocorreu principalmente no período da manhã.

Apesar de muitas pessoas terem votado, o número de participantes não superou o da eleição anterior, quando mais de 1,6 mil pessoas apontaram os candidatos que deveriam assumir ao Conselho Tutelar.
O dia foi tranqüilo de forma geral. Em alguns momentos apenas houve reclamações de candidatos alegando que outros pediam votos nas filas, o que não era permitido. Também houve rumores de que candidatos estavam transportando eleitores até a escola para participarem da votação. A informação não foi confirmada e nada saiu do controle até o fechamento das urnas.
Todas as pessoas que chegaram à escola precisaram realizar um cadastro para poderem votar. Após o cadastramento, uma cédula era entregue ao eleitor, que se dirigia a uma das quatro salas reservadas aos participantes, por ordem alfabética. Nesse local, era preciso assinar um outro documento e seguir até a cabine eleitoral, onde cada pessoa poderia indicar até quatro candidatos.

Conforme explicou a secretária executiva de conselhos do município, Rita de Cássia de Morais Canuto, um diferencial dessa edição é que o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba (CMDCA) contratou uma empresa para organizar todo o processo eleitoral, iniciado em outubro de 2010.
Ela explica que essa iniciativa é um dos passos iniciais para uma melhor organização do conselho e, consequentemente, dos trabalhos prestados pela entidade. Rita diz que uma das propostas de ter uma empresa atuando diretamente no pleito foi a de ter pessoas mais qualificadas a frente do conselho.
Nesse processo que elegeu os novos conselheiros, houve três etapas. A primeira delas foi a análise de documentação, entre os quais foi preciso que o candidato comprovasse a atuação, no período de dois anos, numa entidade ligada diretamente com a criança e o adolescente, mas que fosse credenciada pelos conselhos.

Depois da análise documental, todos os 26 candidatos foram submetidos a uma prova escrita, com trinta questões. Para ser aprovado, era necessário que acertasse pelo menos 50% das questões, que eram 15 perguntas. Apenas os sete candidatos que concorreram ontem às eleições alcançaram esse índice. Nesse caso, todos já estavam inseridos no Conselho Tutelar. A eleição de ontem apenas definiu quem seriam os membros titulares e os suplentes. Eles agora passarão por um curso de capacitação, entre os dias 18 e 20 de janeiro, onde aprenderão desde conceitos burocráticos sobre a documentação que precisam conhecer e preencher, até o atendimento com a criança e do adolescente.

Nenhum comentário: