GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 9 de março de 2023

Alunos de escola de Caraguatatuba fazem mutirão de limpeza na Praia do Camaroeiro

 Cerca de 70 estudantes da EE Alcides de Castro Galvão, no Ipiranga, promoveram no último sábado (4/3), a “Ação Ecológica Cidadã”, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba.

Os alunos do ensino médio, acompanhados dos professores e gestores da escola, realizaram um mutirão de limpeza na Praia do Camaroeiro.

Na ação foram recolhidos 15 sacos com materiais plásticos, garrafas, papel, vidro e papelão, além de cinco sacos com tecidos descartados irregularmente na praia.

Prefeitura de Caraguatatuba impede construção irregular em área de preservação

 A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, demoliu mais uma edificação irregular, desta vez no bairro do Rio do Ouro.

A construção, que não era habitável, se encontrava em Área de Preservação Permanente (APP) e de alagamento no bairro.

A ação, que teve apoio da Secretaria de Serviços Públicos, faz parte do trabalho de prevenção em áreas de risco do município para evitar novas construções irregulares.

O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, a infração é passível de uma multa de 718 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.979,70. A Prefeitura lembra que a população pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156 (telefone, site ou aplicativo), inclusive de forma sigilosa.

Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 30 bolsistas do PEAD

 A Prefeitura de Caraguatatuba chamou outros 30 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para atuar na limpeza e manutenção de ruas, avenidas, vielas, margens de rios, praças e praias, entre outros espaços públicos do município. Os selecionados devem ir nesta quinta, sexta e na próxima segunda-feira (9, 10 e 13/3), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. A convocação foi publicada na Edição 999 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quarta-feira (8), com 27 beneficiários de serviços pesados, classificados entre os 369º e 395º colocados; e três beneficiárias de serviços leves, classificadas em 48ª, 49ª e 50ª colocada. Desde junho de 2022, a Prefeitura de Caraguatatuba convocou 445 bolsistas do PEAD, dos quais 50 eram beneficiários de serviços leves e 395 de serviços pesados.

Prefeitura realiza manutenção de pedras portuguesas em espaços públicos

 A Prefeitura de Caraguatatuba realiza um trabalho de manutenção de piso em praças e espaços públicos. A intervenção está nos locais onde o material utilizado foram as pedrinhas portuguesas.

A Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, uma das principais vias de Caraguatatuba, na orla marítima, tem recebido os reparos. Além disso, a manutenção é feita na região da Praça Cândido Mota. O material estava solto em diversos pontos.

Os trabalhos continuarão em toda a cidade e mediante problemas identificados, o reparo será feito imediatamente.

PAT de Caraguatatuba está com 101 vagas de emprego

O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados devem comparecer das 8h às 14h e levar RG, CPF, Carteira de Trabalho, PIS e o currículo atualizado.

Moradores da região sul podem se dirigir ao Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), localizado na Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul), telefone (12) 3882-6170.

População das regiões Norte e Centro seguem com atendimento no PAT na Rua Taubaté, 520, no Sumaré. Mais informações no telefone (12) 3882-5211.

Sabesp disponibiliza sete vagas para jovens no Programa Aprendiz 2023

 A concessionária Sabesp está com as inscrições abertas para o processo seletivo do Programa Aprendiz 2023. Ao todo, 14 vagas são destinadas para o Litoral Norte, sendo sete para Caraguatatuba (um para candidato com deficiência).

As oportunidades são destinadas a estudantes do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), de instituições de ensino pública ou privada, com idade mínima de 14 anos e máxima de 22 anos e 6 meses, no ato da admissão. Neste ano, jovens que já tenham concluído o Ensino Médio também poderão se inscrever.

Caraguatatuba amplia vacinação da bivalente contra Covid-19 para idosos com mais de 60 anos

 Idosos com mais de 60 anos já podem se imunizar com a vacina bivalente contra Covid-19. Além deste público, a imunização está liberada para idosos e profissionais de saúde que atuam em Instituições de Longa Permanência (ILPI) de qualquer idade e pacientes imunossuprimidos, a partir de 12 anos de idade.

A vacina bivalente protege, também, contra a variante Ômicron e suas subvariantes (BA.1 ou BA.4 - 5).

Podem se vacinar aqueles que tomaram as duas doses contra Covid-19 no esquema primário, incluindo alguma dose de reforço ou não, devendo ter a última dose com intervalo de quatro meses em idosos e dois meses para imunossuprimidos.

As vacinas são disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É importante levar documento com foto e carteira de vacinação.

Prefeitura disponibiliza Central 156 para inserção de novos endereços para saque calamidade do FGTS

 A Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizou a Central 156 para cadastro dos moradores que foram afetados pelas chuvas e não constam na primeira lista de endereços liberados para o saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a ter a liberação do saque por calamidade do FGTS no dia 28 de fevereiro.

Com base em relatórios emitidos pela Defesa Civil, a primeira lista de contemplados foi divulgada pelo município com aval da Caixa Econômica Federal.

Sebrae Móvel está nos bairros Rio do Ouro e Perequê-Mirim para atender comerciantes prejudicados com as fortes chuvas

 Comerciantes que tiveram seu negócio prejudicado com as fortes chuvas do mês de fevereiro podem contar até sexta-feira (10), com atendimento especializado do Sebrae Móvel, que está instalado nos bairros Rio do Ouro e Perequê-Mirim.

As duas vans são 100% operacionais como um escritório sobre rodas para atendimento ao público, equipada com computadores, internet, ar condicionado e quatro consultores.

A ideia é que os empreendedores que sofreram prejuízos com os alagamentos procurem serviço para que o Sebrae faça um mapeamento da situação e ofereça as melhores propostas para reconstrução do empreendimento.

Prefeitura de Caraguatatuba oferece novas oficinas para PCD e idosos no Ciapi

 A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba (Sepedi) está com inscrições abertas para as novas oficinas de Letras (alfabetização), Vôlei Adaptado, Atenção Plena e Coral destinadas às pessoas com deficiência (PCD) e acima dos 60 anos. Monitores da Acalento aplicam os cursos durante a semana no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.

As aulas da Oficina das Letras PCD são ministradas diariamente nos períodos da manhã e da tarde. O curso de alfabetização de idosos ocorre somente nas sextas-feiras, das 9h às 17h.

Nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse

 O Dia Internacional da Mulher em Caraguatatuba foi marcado pela posse da nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) para o biênio 2023/2025, em cerimônia realizada no Teatro Mario Covas, na manhã desta quarta-feira (08).

As novas representantes foram eleitas no dia 28 de fevereiro, por meio de voto direto. A bancada é composta por membros da Sociedade Civil e do Poder Público, sendo 18 titulares e 18 suplentes.

As funções de conselheiras, assim como a de presidente e mesa diretora, não são remuneradas, mas, consideradas como serviços relevantes à comunidade. A primeira reunião da nova gestão foi realizada após a cerimônia de posse para escolha da diretoria do conselho.

A vice-presidente da OAB Caraguatatuba, Tathiana Hoffmann, destacou a evolução na área jurídica, onde atualmente existem importantes legislações de defesa para mulher. “Destaque para Lei Maria da Penha e muitas outras que buscam implementar políticas públicas, em especial, no nosso município onde vários trabalhos estão sendo feitos em prol da mulher, como a atual composição do Conselho que hoje conta com a participação da OAB. Uma representação importante para melhorar as condições da mulher no município”, disse.

O vereador Marcos Kinkas disse ser um dia especial e parabenizou todas as conselheiras por essa importante missão.

Já o prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior, desejou um feliz Dia Internacional da Mulher e elencou os diversos projetos idealizados de atendimento à mulher no município, como Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e o recente Serviço de Acolhimento para mulheres vítimas de violência, além do serviço de assistência jurídica gratuita para pessoas de baixa renda, em parceria com a OAB.