GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Provérbios 2

Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,
Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.
Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.
Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,
O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;
Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;
Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos;
Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus,
Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos;
Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras;
Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;
Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos.
Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida.
Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos.
Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.
Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.

1 Coríntios 12

Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

Sarah Sheeva - De Frente Com Gabi

FAMÍLIA É MOLE

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Comunicado Importantíssimo

O Consultor de Negócios e Políticas Guilherme Araújo, filiou-se ao Partido Republicano Brasileiro (PRB) em 2006, e colocou o seu nome para disputar a Prefeitura de Caraguatatuba.
O convite foi feito pelos lideres sociais, professores, amigos (a), empresários, políticos e presidentes de associações civis.
Esta é a primeira vez que Guilherme Araújo é pré-candidato e coloca-se a disposição para entrar na disputa das eleições 2012. Guilherme Araújo se viu motivado, pela necessidade que o município tem de passar por mudanças urgentes. De acordo com os relatos dos munícipes ao pré-candidato Guilherme Araújo, o povo de Caraguatatuba está inconformado com a ex-gestão e com a atual gestão.
Sendo que eu fui pego de surpresa pela justiça eleitoral ao me comunicar que eu havia sido enquadrado na dupla filiação. Para minha surpresa o Partido Verde de Caraguatatuba me filiou em Caraguatatuba mesmo sem que eu preenchesse a ficha de filiação do partido verde.
Aqui em Caraguá acontecem essas coisas...
Diante dessa situação os advogados de Guilherme Araújo já estão resolvendo essa situação com a justiça eleitoral e quero reafirmar o meu compromisso é com o PRB e com o meu parceiro e pré-candidato Michelder em 2012.
“O que me salta aos olhos é ver nossa Caraguatatuba sendo governada apenas por pessoas de fora. Como se não houvesse em Caraguatatuba pessoas capazes para governar. Hoje até parece que somos uma pequena província”. 
Argumenta.

Fundo Social prorroga prazo de recadastramento para o projeto Atividade

O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião prorrogou o prazo para o recadastramento dos atletas inscritos no projeto Atividade desenvolvido com apoio da Seesp (Secretaria de Esportes).
Ao todo são 240 os idosos que participam do projeto responsável pela execução de dez atividades esportivas, entre elas, caminhada, alongamento, hidroginástica, tênis de mesa, tênis de campo, vôlei adaptado, musculação, coreografia, natação e jogos de salão (xadrez, damas, dominó etc).
O novo prazo está previsto para encerrar na próxima sexta-feira, dia 3. Para se recadastrar, o interessado deve comparecer ao Fundo munido de uma foto 3x4 e o atestado médico das 9h às 16h. O Fundo Social fica na rua Sebastião Silvestre Neves, 128, Centro.

Cerca de mil pessoas já se inscreveram no concurso público do município

Em apenas dois dias, aproximadamente mil inscrições já foram feitas para o concurso público da Prefeitura de São Sebastião. Com início no último dia 31, centenas de pessoas compareceram ao Teatro Municipal, no centro da cidade, efetuando suas inscrições. A população da Costa Sul do município pode realizar sua inscrição na Regional da Prefeitura, no bairro de Boiçucanga. Em ambos os locais, o horário para a realização das inscrições é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Conforme o Edital, os candidatos devem estar munidos de CPF, RG ou Carteira Nacional de Habilitação ou documento equivalente com foto. A prova escrita está prevista para o dia 11 de março. O local e o horário para sua realização serão publicados em jornais da região e disponibilizados nos sites www.shdias.com.br e www.saosebastiao.sp.gov.br, a partir do dia 3 de março.

Depoimentos

O sebastianense Paulo Francisco Pereira, 44, se candidatou à vaga de pedreiro. “A população precisava de empregos. Veio em ótima hora”, declarou Pereira. Já Adeon Ferreira Neves, 41, se inscreveu para braçal e servente. Para ele, a estabilidade que um cargo público oferece é primordial. “A prefeitura está abrindo oportunidades para os moradores da cidade conseguirem empregos estáveis, sem preocupações”, salientou Neves.
Já a pré-candidata à um cargo público, Silvana de Mattos Coelho, 25, destacou a preocupação da Administração com os munícipes. “O concurso valoriza o morador de São Sebastião. Certamente haverá um salto no número de pessoas empregadas”, contou a jovem, que tenta uma vaga de telefonista.

Vagas

Os salários variam de R$ 711,21 à R$ 6.003,70 e há funções para todos os níveis de escolaridade. Para quem possui o ensino fundamental incompleto, há vagas para pedreiro, calceteiro e servente de obras, além de vagas para braçal e para servente.
Os que completaram o ensino fundamental podem se inscrever para o cargo de office boy, motorista e vigia. O cargo de motorista exige a CNH categoria “D”. Já para os que têm ensino médio completo, podem concorrer para o cargo de agente fiscal de posturas municipais e para assistente de serviços administrativos, auxiliar de cirurgião dentista, com curso de ACD (Auxiliar Cirurgião Dentista) e registro do CRO (Conselho Regional de Odontologia), como também para telefonista, cadastrador, eletricista e encanador, os dois últimos exigem curso técnico ou profissionalizante na área de atuação. Há ainda vagas para GCM (Guarda Civil Municipal), que necessita de CNH Categoria “A/B” ou superior definitiva e vagas para agente de tráfego, para a qual se exige CNH Categoria
“A/C” ou superior. Entre os cargos para ensino médio completo com curso técnico, estão disponibilizadas as funções de desenhista orçamentista, técnico em agrimensura, técnico em segurança do trabalho e para agente fiscal de obras e meio ambiente.
Este com exigências em curso técnico ou superior na área de obras e/ou meio ambiente com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Na área da educação, há vaga para professor de Educação Básica II, com licenciatura nas áreas de ciências, história, inglês, geografia, educação artística, português e matemática. Para professor de Educação Básica I, graduado com licenciatura em pedagogia ou normal superior.
Há também vaga para Professor de Educação Física, com bacharelado ou licenciatura plena e registro no respectivo conselho da classe. Já nas demais áreas há vaga para advogado e procurador, com registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para assistente social, com registro no respectivo conselho, para dentista, enfermeiro, engenheiro civil, psicólogo, farmacêutico e fonoaudiólogo, além de vagas para médico.
O prazo para os interessados confirmarem sua participação no concurso, termina no próximo dia 17. No centro as inscrições podem ser realizadas no Teatro Municipal, Rua Altino Arantes (Rua da Praia), nº 2. Já na costa sul do município, na Regional da Prefeitura, Av: Walkir Vergani, nº 79, Boiçucanga.

Uso de celular e falta de cinto de segurança são as infrações que mais acarretam multas no município

Durante a considerada alta temporada – concentrada entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro – a frota em Caraguatatuba que normalmente é de 43.341 veículos passa para aproximadamente 96 mil, um aumento de 120%, se comparado com outros meses do ano. Diante disso, cresce também o número de infrações cometidas pelos motoristas, em sua maioria turistas vindos de outras cidades e até Estados. Para se ter uma ideia, um balanço feito pela Secretaria Municipal de Trânsito aponta que entre os meses de dezembro e janeiro 8,3 mil multas foram aplicadas por agentes de trânsito e radares de fiscalização eletrônica.
Ainda segundo a secretaria, se comparado ao mesmo período do ano passado, o número de autuações sofreu uma queda de 33%, ou seja, entre os meses de janeiro e dezembro de 2011 foram aproximadamente 11 mil multas aplicadas na cidade.
Dentro deste total, as infrações mais comuns são: falar ao celular enquanto o condutor dirige; a falta do uso de cinto de segurança e avançar o sinal vermelho. O excesso de velocidade também está na lista dos maiores facilitadores para a penalização dos motoristas que circulam principalmente pelas Avenidas Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia), Miguel Varlez, no Centro, e Geraldo Nogueira da Silva, no bairro do Indaiá.
O valor destas penalidades varia entre R$ 191,54, para as consideradas gravíssimas, e R$ 53,20 no caso das leves. O prazo para recursos é de 30 dias, contados a partir do recebimento do número da notificação da multa. O condutor penalizado pode somar de sete a três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Acredito que a falta de conscientização dos motoristas com relação à legislação brasileira não se restringe apenas aos turistas que estão no litoral. Esta é uma prática comum não só aqui, mas, no Brasil todos. O que temos de destacar é que os agentes estão orientados a garantir a fluidez e segurança no trânsito e a autuação acaba sendo uma medida necessária para garantir esta prática”, frisou o secretário de Trânsito de Caraguatatuba João Batista Amandes.
Um artigo publicado no site da Associação Brasileira de Educação no Trânsito aponta que o grande volume de penalizações por conta de uso do celular e a falta de cinto de segurança não é exclusividade do Município e, se elaborado um ranking entre as 10 infrações mais cometias, os dois itens aparecem respectivamente na segunda e quinta colocação.

Essa é a mas pura verdade de Caraguatatuba....

“O que me salta aos olhos é ver nossa Caraguatatuba sendo governada apenas por pessoas de fora. 
Como se não houvesse em Caraguatatuba pessoas capazes para governar. 
Hoje até parece que somos uma pequena província”. Argumenta.

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Ubatuba recebe I Festival Gastronômico de Vieiras

Teve início nesta terça-feira, o primeiro Festival Gastronômico de Vieiras de Ubatuba. A iniciativa realizada pela Associação de Maricultores de Picinguaba tem o objetivo de divulgar a iguaria entre turistas e moradores da região. A Associação é responsável por uma das maiores produções do molusco no Estado e no Brasil. O cultivo é feito na baia de Picinguaba, ao Norte de Ubatuba e até agora já produziu cerca de 10 mil vieiras.
Segundo os integrantes da Associação, a iguaria ubatubense já foi muito bem aceita em restaurantes de Paraty, Ubatuba, Caraguá e até da capital Paulista. O sucesso crescente da iniciativa motivou o grupo a expandir o projeto e torná-lo totalmente sustentável.
O biólogo da Associação de Maricultores de Picinguaba, Lucas Teixeira Leite, ressalta que mais de 100 mil moluscos estão na água e o momento é de ampliar e fortalecer as possibilidades de destinação final do produto. “O Festival é para tornar a vieira mais conhecida aqui em Ubatuba. É um prato reconhecido internacionalmente pelo sabor e carne macia e sempre estará fresquinho, pois cultivamos no próprio município. É importante ressaltar que o projeto envolve caiçaras e moradores ubatubenses da Picinguaba e se conseguirmos a sustentabilidade será possível melhorar a qualidade de vida da própria cidade”, ressalta Lucas.
O I Festival de Vieiras de Ubatuba irá até o próximo dia 22 e será realizado em oito renomados restaurantes do município (de quarta a domingo). Os estabelecimentos já estão identificados com o banner do evento. Para mais informações os interessados podem ligar no telefone 12 9704 0923.

Cadê a visita?

Em sua última estada no Litoral Norte o governador Geraldo Alckmin havia garantido que no final de janeiro estaria novamente na Região em uma visita à cidade de São Sebastião para visitar o Porto e discutir as questões referentes às obras de ampliação do espaço. Janeiro já acabou e nem sinal do governador.

Inauguração

A prefeitura de Caraguatatuba está programando um grande evento para marcar a inauguração oficial do Centro de Especialidades Médicas que levará o nome da beata Irmã Dulce, localizado no Jardim Primavera, na região central. O cerimonial está marcado para o próximo dia 10 de fevereiro, às 10h30. O grande objetivo da administração com a entrega de mais este equipamento público é aperfeiçoar o atendimento à saúde, considerado um dos grandes problemas do município.

Fim da festa

Depois do show com o funkeiro Mc Catra realizado na noite da última sexta-feira, a estrutura preparada para a realização dos shows em Caraguatatuba começou a ser desmontada na manhã de segunda-feira. Com isso também termina oficialmente os shows do verão na cidade. A próxima etapa certamente será a preparação para o Carnaval – que este ano será entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Feliz da vida

O secretário de Comunicação e proprietário da loja Espaço Retrô, no Serramar Parque Shopping, André Procópio está feliz da vida com o sucesso do primeiro leilão de antiguidades promovido pela loja e realizado na noite do último sábado em Caraguatatuba. Procópio afirmou que está sendo programada para o mês de março a segunda edição do leilão.
Além dos interessados em adquirir peças antigas e relíquias, muitos curiosos se aglomeraram no hall do shopping para acompanhar o evento, uma grande novidade para região. Entre as peças arrematadas e de maior valor estavam um busto de mármore Carrara, vendido ao preço de R$ 3,8 mil e um duas esculturas em bronze leiloadas por R$ 1,6 mil.

Pichações

Ubatuba amanheceu nesta quarta-feira com uma situação no mínimo curiosa. Quase todos os pontos de ônibus que vão do Horto ao bairro do Ipiranguinha foram pichados durante a madrugada com dizeres contra Eduardo e Sato. Provavelmente os dizeres se referem ao atual prefeito Eduardo César e ao seu chefe de gabinete, Délcio José Sato que seria seu possível sucessor na administração municipal.
A Secretaria de Educação também foi bastante pichada, mas removeram a pichação. O fato é que a temporada de verão não acabou e a guerra política desse ano eleitoral já se instalou em Ubatuba. Ainda não há indícios dos responsáveis pelo vandalismo.

Convocados

A Administração Municipal de São Sebastião está convocando cinco aprovados no concurso público para o cargo de Agente de Monitoramento da Secretaria de Segurança Pública. Os candidatos devem comparecer na divisão de admissão do departamento de Recursos Humanos, até o dia 7 de fevereiro, das 10h às 16h. Foram convocados os seguintes aprovados: Fabio Lippi Silva, Tiago Sorigotti, Douglas Felipe da Silva, René Estrela de Morais e Rogério Santos Corradino.
O candidato que não comparecer até a data estipulada, implicará na desistência formal de admissão ao quadro de funcionário da Prefeitura. O DRH fica na rua Prefeito Mansueto Piorotti, 391, 2º piso, Centro - telefone - (12) 3891.3380.

PSDC da Ilha


No ultimo dia 27, o PSDC de Ilhabela reuniu-se com seus filiados para discutir qual rumo tomar em relação às eleições municipais de 2012 e decidiram que o partido terá candidatura própria a prefeito de Ilhabela. Foi escolhido o atual presidente do partido Ademir da Rádio que nas últimas eleições de 2010 foi candidato a deputado estadual pelo PRTB sendo o mais votado pelo partido.
Ademir da Rádio recebeu total apoio de seus filiados e pré-candidatos a vereador. Ele conta também com o apoio do presidente nacional do PSDC José Maria Eymael, e agora o PSDC de Ilhabela está em busca de novos aliados.

Volta às aulas

A rede municipal de ensino de Ilhabela volta às aulas na próxima segunda-feira. Apenas os alunos da E.M. Prof. Severina Barbosa de Faria – Tia Zoca, localizada na Avenida Bandeirantes, 446, no Itaquanduba, retornam na quarta-feira, já que o prédio passa por manutenção. No próximo mês, os estudantes da “Tia Zoca” ganharão um novo prédio, com mais salas de aula. As instalações atuais serão utilizadas pela Etec que, numa parceria com a Prefeitura, oferece cursos profissionalizantes.

Conferência

Está sendo realizada hoje e amanhã, a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, em Ubatuba. O evento tem como objetivos principais debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e fortalecer a interação entre sociedade e governo, além de propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos e medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam os trabalhos de governos, empresas e sociedade civil. O evento é realizado na Escola Municipal Padre José de Anchieta, na Rua Amazonas, 595, Sumaré.

Moradores voltam a reclamar sobre excesso de mendicância

 Muitos moradores voltaram a reclamar da mendicância na cidade, principalmente, no de Caraguatatuba. Segundo os reclamantes, mesmo após constantes reclamações, pessoas desocupadas se alcoolizam em excesso alem do uso de drogas.

O incômodo causado pelos mendigos vai desde gritaria com palavras de baixo nível até a ameaça e gestos obscenos. 

“Somos cidadãos e pagamos nossos impostos. Trabalhamos e deixamos nossas famílias à mercê desta situação ridícula e degradante. Nos sentimos privados de nosso direito de residir com conforto e dignidade. Já entramos em contato inúmeras vezes com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Assistência Social, Prefeitura e nada foi resolvido. Já realizamos abaixo-assinado e também não surtiu efeito”, contou um dos moradores.

A Praça do Skate e ao longo de toda a orla da praia que vai do Camaroeiro até o Indaia é outro ponto considerável “terrível” pelos moradores. 

No Calçadão da Praia do centro, a situação também está crítica se estendendo até nas proximidades dos bairros dos Sumaré, ipiranga, Indaia, onde a temporada foi marcada pela presença de desocupados e de outros que afirmavam ser vigia dos carros estacionados.

Flamengo ganha do Real Potosí pela Libertadores 2012 Flamengo x Real Potosí jogaram nesta quarta-feira (1) no Engenhão pela Taça Libertadores 2012.

Flamengo e Real Potosí jogaram nesta quarta-feira (1) no Engenhão pela Taça Libertadores 2012.
Flamengo x Real Potosí (foto: André Portugal/VIPCOMM)
Flamengo x Real Potosí
Na partida anterior entre Flamengo e Real Potosí pela Libertadores, o jogo terminou em vitória do Real Potosí por 2 x 1
O mengão de Vanderlei Luxemburgo entrou em campo com Deivid e Ronaldinho Gaúcho no ataque. O Real Potosí entrou na partida com Brittes e Yecerotte no ataque.

Primeiro Tempo

Pra seguir no campeonato, o Flamengo precisaria de uma vitória sem tomar gols ou ter mais de 2 gols na frente do placar, se vencesse por 2 x 1 a partida iria para os pênaltis e se a partida terminasse com apenas um gol de vantagem a vitória seria do time boliviano. O Mengão estava jogando bem na primeira parte do jogo, pressionando o Real Potosí o jogo todo, mas foi só no finalzinho do jogo aos 39′ que o Mengão conseguiu abrir o placar quando Léo Moura desviou de cabeça e mandou direto para o gol de Lapczyk fechando o primeiro tempo com vantagem do Fla.

Segundo Tempo

O Mengão voltou chutando bem, mas Lapczyk estava em um bom dia, o goleiro segurava todas. Aos 33′ Centurion fez falta dura em Léo Moura, o zagueiro que já tinha cartão amarelo acabou recebendo o vermelho e foi mandado para fora do campo, deixando o Real Potosí com um homem a menos em campo. No finalzinho do jogo, já nos acréscimos, aos 47′, Ronaldinho Gaúcho marcou mais um depois de receber belo passe de Léo Moura, o segundo do Fla.

Boatos dizem que Flamengo demitiu Vanderlei Luxemburgo Ainda não existe nenhum comunicado oficial do Flamengo sobre o técnico Luxa.

O comentário está no ar, boatos dizem que o técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido pelo Flamengo.
Vanderlei Luxemburgo (foto: André Portugal/VIPCOMM)
Vanderlei Luxemburgo
Na última atuação como técnico do mengão, o Luxa dirigiu o time na vitória do Flamengo em cima do Real Potosí pox 2 x 0 (veja como foi a partida), com isso o time garantiu a permanencia na disputa pela Libertadores 2012.
“Estou satisfeito pela classificação, pelo trabalho que fizemos. A classificação não veio só hoje, veio também em Potosí. Conseguimos um grande resultado. Estamos satisfeitos e vamos dar parabéns aos jogadores que tiveram o comportamento durante os 90 minutos e à torcida, que apoiou o time o tempo todo. Concluímos essa etapa e está todo mundo de parabéns. Diretoria, jogadores e comissão”, afirmou Luxa elogiando seus jogadores após a partida.

Coletiva Flamengo - 01/02/2012

Nova lei sobre teletrabalho não inova, nem altera os direitos dos trabalhadores, afirmam especialistas Em diversos países o teletrabalho é regido por contratos entre as partes e tem a lei trabalhista como norteadora de direitos e deveres. O melhor exemplo é Portugal, onde ele é regulamentado no Código do Trabalho, com características e especificações bem conceituadas, que previnem e garantem segurança jurídica entre as partes..

Aprovada no final do ano passado, a Lei 12.551/11 acabou com a distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância. O novo texto, que modificou por completo o artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), diz que o uso de celular ou e-mail para contato entre empresas e funcionários equivale, por exemplo, às ordens dadas diretamente aos empregados. A norma, já adotada por muitas empresas antes da sanção da presidente Dilma Rousseff, não alterou, efetivamente, a jornada de trabalho. É o que explicam especialistas na área.
“A nova lei não trará desdobramentos efetivos, uma vez que o conceito de jornada de trabalho permanece inalterado. Isso porque se trata de tempo do empregado à disposição do empregador, independentemente do local em que aquele estiver”, diz Carlos Eduardo Dantas Costa, da área trabalhista do escritório Peixoto e Cury Advogados.
O viés da nova lei já estava contido na CLT. “O artigo 6º dispõe que, para o reconhecimento do teletrabalho, é obrigatória a existência dos pressupostos da relação de emprego. Ou seja, a subordinação, a onerosidade, a pessoalidade e a habitualidade. Esses requisitos são os mesmos da relação de emprego e que já estavam sedimentados na CLT e nas jurisprudências. Assim, não existe nenhuma inovação”, destaca Alan Balaban Sasson, sócio do Braga e Balaban Advogados.
Em diversos países o teletrabalho é regido por contratos entre as partes e tem a lei trabalhista como norteadora de direitos e deveres. O melhor exemplo é Portugal, onde ele é regulamentado no Código do Trabalho, com características e especificações bem conceituadas, que previnem e garantem segurança jurídica entre as partes.
Na visão de Alan Balaban, a única forma de solucionar os atuais e futuros conflitos seria a criação de um novo texto trabalhista. “Se o Brasil já é a sexta economia do mundo, deveria demonstrar de vez o amadurecimento da. Uma legislação trabalhista moderna e flexível seria o melhor caminho para avançarmos com segurança pelas próximas décadas, desonerando os empresários e evitando o desemprego”, afirma o advogado.

Profissão de turismólogo é reconhecida no Brasil Lei 12.591 dá o primeiro passo rumo à regulamentação da profissão de Turismólogo.

Foi publicada hoje (19), no Diário Oficial, a portaria que reconhece a profissão de turismólogo e disciplina seu exercício. A lei atende a uma antiga reivindicação da categoria, apoiada pelo Ministério do Turismo, em especial pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira: “Este é o primeiro passo para que a profissão seja regulamentada. O MTur sempre trabalhou pelo reconhecimento da atividade, o que acontece em boa hora, quando o país está para receber alguns dos mais importantes eventos do mundo, como a Copa e as Olimpíadas”.
E completou Gastão Vieira: “Nosso trabalho não terminou. Continuaremos discutindo junto ao Congresso Nacional e às entidades representativas os requisitos necessários à atividade”.
Depois de dez anos trabalhando pelo reconhecimento da profissão, a Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo também comemora. “A legislação é positiva, porque abre os caminhos para a regulamentação. Reconhecemos que o Ministério do Turismo trabalhou para que a lei fosse ainda mais ampla. Ainda assim, demos um passo importante rumo à consolidação das atividades que operacionalizam o turismo”, explicou a presidente da associação, Tania Omena.
A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico; entre outras.
“O ministro Gastão Vieira tem uma visão de futuro, levando em conta as necessidades de um país que se afirma como importante destino no cenário turístico internacional”, concluiu a presidente da Associação Brasileira dos Turismólogos e Profissionais do Turismo.

O impacto do avanço tecnológico na legislação trabalhista É natural que haja certo descompasso que exige ajustes. Isso não é novidade alguma: primeiro, surge um fato ou realidade social e depois, a legislação vem regulá-lo…

O que diferencia os seres humanos de todas as outras espécies de animais é o domínio da linguagem oral e escrita (quiçá, já podemos dizer, teclada). Daí, da comunicação é que decorre nossa capacidade de organização. Nos dias atuais, a tecnologia desafia (e vence) barreiras de tempo e espaço, invade o âmbito das relações interpessoais e, consequentemente, transforma os ambientes e modelos de trabalho.
O primeiro computador totalmente eletrônico entrou em funcionamento em 1945, quando a ideia de uma rede mundial sequer existia. O correio eletrônico, para enviar mensagens através da rede, só nasceu em 1971. No Brasil, o primeiro telefone celular surgiu apenas em 1990 e a Apple só veio a lançar o IPhone em 2007. Todos esses eventos são muito posteriores à legislação trabalhista nacional – a Consolidação das Leis do Trabalho é de 1943.
É natural que haja certo descompasso que exige ajustes. Isso não é novidade alguma: primeiro, surge um fato ou realidade social e depois, a legislação vem regulá-lo…
Entretanto, a polêmica que tem borbulhado em torno da recente alteração do artigo 6º da CLT parece um tanto além do necessário, ainda que reflita um novo olhar do Direito sobre a transformação do mercado de trabalho.
A Lei 12.551, publicada em 15 de dezembro de 2011, deu a seguinte redação ao mencionado dispositivo: “Art. 6º – Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado à distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.
Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio.”
A intenção do legislador foi regular a situação dos “teletrabalhadores” – garantindo-lhes reconhecimento de vínculo empregatício e direitos a ele inerentes – equiparando os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios telemáticos àquela exercida por meios pessoais. O artigo de lei foi colocado na introdução da CLT, onde são definidos parâmetros do que é trabalho, emprego e quem são empregados e empregadores. A interpretação da lei deve ser sistemática e nunca ignorar o contexto do diploma legal (código) como um todo.
Difícil falar em horas extras para esses trabalhadores cuja jornada não é fiscalizada pelo empregador. Não há como quantificar, pela flexibilidade na contratação, que não exige presença, o tempo efetivamente trabalhado, despendido com cada tarefa, e o tempo livre de que fez uso o empregado, aplicando-se o artigo 62 da CLT (que desobriga o empregador a pagar eventuais horas extras, quando a fixação de horário da jornada é incompatível com a atividade externa à empresa). O vínculo de emprego tutelado pela CLT, no entanto, está configurado e garantido. As empresas podem se resguardar de possíveis abusos, ajustando as exatas condições de trabalho, resultados e remuneração, no momento da contratação.
Situação diversa é a daquele trabalhador convencional, que fica nas dependências da empresa e, após a jornada regular de trabalho, é contatado para solucionar demandas por meio de redes de transmissão (telefones, e-mails, “smartphones”, “tablets”, etc). Nesse caso, é claro o regime de horas extras, principalmente se verificada a habitualidade da prática. E cabe ao trabalhador, no caso de demanda judicial, provar seu direito de receber por elas.
Em outras palavras, não há mudança significativa em relação ao que já acontecia: as horas extras são investigadas caso a caso, devendo o trabalhador que alega prestá-las provar tal fato para recebê-las com adicional de, no mínimo, 50%.
O perigo que assusta as empresas – e que os Tribunais do Trabalho terão que considerar – é o de um grande aumento no número de ações pleiteando o recebimento de horas extras, onde são trazidos aos autos como prova e-mails (ou outra comunicação similar), encaminhados pelo empregado em horários além da jornada estipulada. Como saber se o trabalhador efetivamente necessitava trabalhar em regime de sobrejornada ou se, utilizando ferramentas tecnológicas corriqueiras na “era digital”, deliberadamente emitiu as mensagens de correio eletrônico propositadamente, preconstituindo uma prova em seu favor?
As horas extraordinárias devem ser entendidas como tempo à disposição do empregador e não parece plausível que as empresas sejam oneradas por práticas unilaterais (muitas vezes, até imbuídas de má-fé) dos empregados. Uma das precauções que as empresas podem adotar é o bloqueio do acesso remoto a seus sistemas e limitação do uso de telefones celulares e “tablets” corporativos.
Caso o trabalhador, após o cumprimento de jornada regular, tenha a obrigação de ficar de prontidão para atender a qualquer chamado imediatamente, terá direito, ainda, ao adicional de sobreaviso pelas horas em que esteve aguardando uma possível tarefa. Para ficar configurado esse sobreaviso não deve bastar um simples contato/ordem eventual. Deve ser inerente à função exercida pelo trabalhador a necessidade de uma espécie de “plantão” à distância, depois do seu expediente (como o de alguém que trabalha no “helpdesk” de uma empresa situada no Japão: qualquer problema no sistema operacional da empresa deverá ser solucionado em horário em que nosso continente está dormindo).
A jurisprudência exigia, para reconhecimento do sobreaviso, que o trabalhador aguardasse ordens em sua residência, privado de locomoção. Tal exigência fazia sentido quando apenas por meio do telefone de casa é que alguém poderia ser contatado. Hoje, em qualquer parte do mundo, um empregado de sobreaviso pode ser solicitado via e-mail, SMS, MMS ou um simples telefonema para seu celular. Nesse ponto, o entendimento deve ser revisto: a obrigatoriedade de atender prontamente é mais relevante do que o local onde se aguarda a ordem.
A tecnologia caminha muito mais rápido do que a legislação, gerando uma série de possíveis situações a serem reguladas. A questão torna-se ainda mais complexa, levando-se em conta que a legislação trabalhista não pode ser entrave às necessidades do mercado moderno e não pode inviabilizar o ajuste de condições de trabalho mais flexíveis e benéficas a empregados e empregadores.
Se, por um lado, os meios telemáticos de se prestar serviço não podem ser ignorados, por outro, também não podem ser usados como ferramentas para o cometimento de abusos, com provas forjadas. Nessa tarefa, o Judiciário ainda terá que se debruçar sobre cada nova situação que lhe aparecer e as empresas terão que estabelecer formalmente regras para utilização de seus sistemas e de toda e qualquer tecnologia que possa levar trabalho aonde seus empregados estejam.

Como chamar a atenção no trabalho de forma positiva Tália Jaoui ensina como chamar a atenção do chefe de forma positiva. A coach e palestrante comportamental dá dicas simples de como se destacar no ambiente de trabalho.

Atualmente, os profissionais que englobam o mundo corporativo lidam com diversas situações e, uma das principais, é manter-se no mercado de trabalho e se destacar de forma positiva para conquistar ascensão profissional e conseguir alcançar determinados objetivos. Com esta meta imposta, muitas pessoas acabam, como diz o ditado, “trocando os pés pelas mãos”, com comportamentos nada adequados e algumas falhas imaturas que poderiam ser evitadas.
Como chamar a atenção do chefe de forma positiva (foto: yurolaitsalbert / Fotolia)
Como chamar a atenção do chefe de forma positiva 

Para que isso não aconteça, a coach e palestrante comportamental Tália Jaoui, aponta alguns fatores primordiais para que o líder preste mais atenção de forma positiva em cada colaborador, o que é fundamental para o crescimento profissional, e até mesmo da empresa. Um dos primeiros pontos a destacar é a cordialidade, já que educação e atenção são sempre bem vistas. Com isso, preste atenção ao colaborador que é educado, fala em um tom que não atrapalha os demais, e sabe se portar em todos os ambientes.
Aqueles que chegam sempre pontualmente, ou antes da hora, tanto na empresa quanto nos clientes, tendem a ganhar alguns pontos positivos. Outro fator essencial é escrever e falar corretamente o próprio idioma, evitando se comunicar no gerúndio, ou utilizar expressões erradas, como o famoso “pra mim fazer”. Um comportamento bem aceito também é a proatividade, principalmente em momentos em que o colaborador não só percebe um problema, como já possui uma solução, e traz três opções para resolvê-lo.
Raridade nos dias de hoje, o bom senso torna-se fundamental, principalmente para evitar certos comportamentos e comentários inadequados. Nesta situação, vale mais a pena valorizar aquele que faz críticas construtivas e participa de todo o processo. Interesse no desenvolvimento pessoal, como a busca de cursos por iniciativa própria, faz com que o profissional se recicle. Já a leitura de periódicos auxilia no entendimento de fatos atuais, a ter uma visão de mundo diferenciada, e ficar por dentro de todas as novidades que acontecem no mundo. E, para finalizar, se preocupar com a aparência, utilizando roupas adequadas para o cargo, é uma ótima estratégia.
“Apesar das dicas serem direcionadas aos colaboradores, os chefes devem ficar atentos a tais comportamentos. Pela correria no dia a dia das empresas, muitos líderes não percebem como seu liderado está fazendo o trabalho, que às vezes pode não ser feito, e acabam cometendo injustiças, como promover alguém que não merecia realmente. Em algumas situações, por exemplo, não se analisa o conjunto da obra, e sim pequenos momentos de marketing pessoal. Com isso, o colaborador que souber fazer o tal marketing pessoal direitinho é capaz de ficar com a vaga de um outro realmente comprometido com a empresa, um erro já cometido por algumas lideranças. Para que isso não aconteça, minha dica é ? se encontrar alguém que tenha todas as características citadas acima juntas, preste mais atenção nesta pessoa, pois é hora de incentivá-la com uma promoção”, finaliza o consultor de negocios e politicas, coach e palestrante comportamental, Guilherme Araújo.

Prefeito de Ilhabela está preocupado que vazamento de petróleo possa prejudicar turismo

A Petrobras emitiu um comunicado oficial à imprensa informando que o vazamento detectado na projeção de Ilhabela, na manhã da última terça-feira, foi controlado e assegurou que não há possibilidade do petróleo chegar à costa brasileira.
De acordo com a estatal, o vazamento detectado foi em decorrência de um rompimento na coluna de produção da Unidade Flutuante de Produção, de Armazenagem e Transferência, (FPWSO Dynamic Producer), que está localizado a cerca de 300 quilômetros da costa do Litoral Norte, na projeção de Ilhabela. O equipamento está localizado a uma profundidade de 2.140 metros. Conforme a nota, o navio-plataforma realizava o Teste de Longa Duração (TLD) de Carioca Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos. E o poço encontrava-se em produção com um sistema de monitoramento e registro contínuo.
A empresa relatou que, imediatamente, após o rompimento, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço. A Petrobras fez questão de ressaltar que o poço está fechado e em condições seguras, e não oferece mais riscos de novos vazamentos.
Segundo uma estimativa preliminar da estatal, existe a possibilidade de terem vazado aproximadamente 160 barris de petróleo no oceano.
No momento do acidente ambiental, a Petrobras acionou seu Plano de Emergência, no qual foram mobilizados todos os recursos necessários para o recolhimento do petróleo no mar e do petróleo residual da parte superior da coluna.
A Companhia já comunicou oficialmente a ocorrência à Marinha do Brasil, Ibama e Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As causas do vazamento estão sendo investigadas.

Ibama sobrevoa área atingida

O Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) declarou que enviou na manhã de ontem dois analistas ambientais para realizar um sobrevoo na área para avaliar a adequada implementação do Plano de Emergência e a dimensão do vazamento. Outros técnicos também foram enviados à Sala de Gestão da Emergência da Petrobras em Santos, na Baixada Santista, para mais investigações.
O Ibama revelou que foi notificado pela estatal na manhã do incidente sobre o vazamento, que aconteceu durante o Teste de Longa Duração (TLD) de Carioca Nordeste, operado pelo FPSO
Segundo o comunicado da empresa, houve a ruptura do equipamento riser que conecta a plataforma à cabeça do poço no fundo do mar, com a consequente liberação de 33 metros cúbicos de petróleo cru no ambiente marinho, em uma primeira estimativa.
De acordo com o Ibama, a Petrobras informou que o conjunto de válvulas que fica na cabeça do poço funcionou a contento, fechando o poço instantaneamente. Assim, o volume de óleo descartado no mar teria sido apenas o preenchimento do “riser” que se rompeu.
O Instituto foi informado pela estatal que o Plano de Emergência foi acionado e que as atividades de contenção e recolhimento do óleo vazado estão sendo realizados por duas embarcações de atendimento à emergência (oil recovery). E ressaltou que o TLD de Carioca Nordeste está regularmente licenciado pelo Ibama (Licença de Operação 1046/2011) e que o Plano de Emergência Individual da plataforma é uma condicionante da licença.
Além do contato telefônico com os responsáveis pela resposta ao vazamento, o Ibama enviou imediatamente dois técnicos para a Sala de Operações de Emergência da Petrobras em Macaé, no Rio de Janeiro, para acompanhar os trabalhos de recolhimento do óleo.
A produção através do FPSO Dynamic Producer no TLD de Carioca Nordeste está suspensa e a empresa só poderá retomar a produção mediante autorização do Ibama após apuração das causas do acidente e do dimensionamento das consequências ambientais decorrentes.

Marinha instaura inquérito

A Marinha declarou também que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro instaurou um inquérito administrativo para apurar o vazamento de óleo. A conclusão do inquérito deve ser divulgada em até 90 dias.
De acordo com a Marinha, foi enviada ao local a fragata Niterói, com um helicóptero a bordo, para verificar as ações executadas na área.
A ideia, segundo a Marinha, é observar a extensão da mancha de óleo, fazendo registros em filmadora e máquina fotográfica. Um grupo de acompanhamento monitora as operações na região e avalia as ações da Petrobras.

Arquipélago em alerta

Toninho Colucci (PSC), prefeito de Ilhabela e presidente da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Áreas de Tancagem e Estação de Bombeamento no Estado de São Paulo (Amprogás) mostrou-se bastante preocupado com o vazamento de petróleo na Bacia de Santos, que se encontra na projeção do arquipélago.
Para ele a situação é de alerta, pois o município nada mais é do que uma ilha, cercada de água por todos os lados, e caso o óleo chegue à costa, irá prejudicar muito a população. “Apesar de a Petrobras ter nos afirmado que o vazamento foi pequeno e que já estaria controlado, não podemos esquecer que aqui diversas comunidades sobrevivem estritamente de atividades artesanais relacionadas ao mar, como a pesca, o cultivo e o mergulho. Sendo assim, qualquer impacto ambiental que venha a prejudicar o ecossistema, com certeza, trará ônus ao município”.
Segundo Colucci o acidente ambiental foi destaque em todos os meios de comunicação do país, e indiretamente isto acaba afetando a economia da cidade, pois muitas pessoas evitam vir ao local com medo de alguma contaminação. “Não podemos esquecer que estamos a 15 dias do carnaval, que é um momento econômico importantíssimo para o município. E esta exposição sobre o vazamento pode acabar afastando os turistas”.

Número de mortes por afogamentos na região se mantém estável, ao contrário dos índices estaduais

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apontou que, a cada mês, 77 pessoas morrem, em média, vítimas de afogamentos no estado. Em 2010, período do último dado consolidado disponível, houve 931 óbitos por afogamentos, o que representa um aumento de nove vítimas fatais, se comparado ao ano anterior, 2009.
No Litoral Norte, somente em 2011, houve 13 óbitos por afogamentos. Esse índice foi idêntico aos dois últimos anos na região, quando também foram registradas 13 mortes por período. No total, o Litoral Norte registrou 39 óbitos em três anos, cujos dados foram confirmados pelo 17º Grupamento de Bombeiros, responsável pelas atividades de salvamento aquático nas praias do Litoral Paulista.
A região contempla 177 praias, compreendendo um total 145.571 mil metros de praias freqüentáveis. “É uma extensão muito grande e somente as praias mais urbanizadas e com número maior de banhistas é que são protegidas” diz Igor Klein, capitão do Grupamento Salvamar Paulista no Litoral Norte.
Na avaliação de Klein, o trabalho realizado pelos guarda-vidas é de suma importância, mas cabe aos banhistas se conscientizarem sobre os riscos que o mar oferece. “O nosso serviço é prevenir e socorrer os banhistas. Para isso contamos com diversos equipamentos que nos auxiliam no nosso trabalho, mas nem todos esses reforços são suficientes para vencer a negligência e falta de orientação das pessoas”, relata.
Entre os períodos de 2011 até janeiro de 2012 foram realizados 1.092 salvamentos pelo Salvamar.

Prestando socorro

Tão importante quanto prevenir um afogamento, é entender como prestar este tipo de socorro. O ideal é que pessoas sem treinamento apropriado não tentem fazer salvamentos sozinhas, colocando a própria vida em risco. O mais adequado é fornecer para a vítima objetos que flutuem ou que sirvam como uma corda. Até mesmo uma garrafa pet pode ajudar a evitar um afogamento. É fundamental buscar socorro de salva-vidas ou bombeiros. A remoção da vítima da água deve ser feita pelos membros superiores e inferiores (pernas e braços) e jamais pode haver a compressão do abdômen. Fora d’água, a vítima deve ser colocada de lado, ter sua roupa molhada removida e ser aquecida até que haja atendimento profissional.

DER e Dersa admitem rever alças de acessos do Contorno Sul aos bairros de São Sebastião

A polêmica em torno das desapropriações de áreas para a implantação do Contorno Sul entre Caraguatatuba e São Sebastião não passou despercebida na segunda Audiência Pública, desta vez realizada para os moradores de São Sebastião, no Teatro Municipal e que reuniu cerca de 200 pessoas. A questão dos acessos aos bairros São Francisco e Topolândia, ambos na região central, foi o mote da discussão e os empreendedores – empresa responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental /Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) – se comprometeram a reconsiderar essas intermediárias, conforme manifestação dos presentes.
Movimentação de caminhões pelas vias urbanas, ruas estragadas, desapropriações e falta de titularidade dos imóveis foram alguns dos pontos abordados na audiência. A socióloga Ana Maria Iversson, coordenadora geral do EIA/Rima, confirmou que esses aspectos tendem a impactar mais do que a própria rodovia. “Mas este é um projeto que vem de outras administrações e haviam sido solicitadas as áreas de escape com o objetivo de facilitar a vida do morador que utilizasse o contorno e precisasse entrar nos bairros antes da sua chegada ao Porto de São Sebastião. Mas se esta é uma situação que desagrada, vamos considerar os apontamentos”.
Representante do Instituto Educa Brasil, Paulo Rego ressaltou o problema da poluição sonora que surgiriam nos bairros com as áreas de escape, citando como exemplo a rua Francisco Cruz Maldonado, no São Francisco.
Para o morador Vitório Papini o projeto não foi bem elaborado a partir do momento que a empresa buscou dados de 2000, fugindo à atual realidade. “Só vi impactos referentes ao contorno da obra, mas não o que ela vai causar na cidade”.
A comunicadora social Camila Aquino dos Santos, moradora na Topolândia, destacou a falta de detalhamento das casas que seriam atingidas no bairro, a não contemplação do fluxo de turistas que passariam pela região da Topolândia, além da falta de investimento para a qualificação de trabalhadores que poderia vir a trabalhar na obras. “Como falar em 70% da geração de mão de obra para moradores da região se não tem nenhum curso de qualificação. São raros os engenheiros daqui chamados para essas obras e com possibilidade de acompanhar as empreiteiras para outras localidades”.
Ela questionou também a falta de espaço para ciclistas e pedestres pela nova estrada. “Não vi em nenhum momento essa opção uma vez que muitos moradores utilizam este meio de transporte”.

Descida igual

Para quem apoia a implantação do Contorno Sul, outras preocupações levantadas na audiência foram relacionadas com o sistema de utilização da descida da serra por caminhões, bem como a utilização passivo ambiental gerado pela implantação dos túneis. O engenheiro civil Kramer Caldeira de Moura questionou sobre o percentual de declividade da nova descida da serra e foi informado pelo diretor de transportes dos sistemas Dersa e DER, Estanilau Marcka, que será de 6%. “Esse percentual não vai permitir a descida pela nova serra, caso contrário, o caminhão pode pegar fogo”, disse Moura. Diante disso, a explicação de Marcka foi que a atual serra continua servindo como descida e a nova, a ser construída, vai funcionar para a subida, algo semelhante ao sistema Anchieta/Imigrantes, na Baixada Santista. Só na altura da base da Polícia Rodoviária Estadual, na Rodovia dos Tamoios (SP-99) que os caminhões teriam acesso ao contorno batizado de SP-53.

Para prefeitos, projeto do traçado começou errado

A audiência de terça-feira à noite contou com a participação dos prefeitos Ernane Primazzi, de São Sebastião, e Toninho Colucci, de Ilhabela. Os dois criticaram a forma como o projeto do traçado do Contorno Sul foi elaborado. “Eu, pelo menos, vi cinco traçados e, de repente, só apareceu este sem discussão”, disse Colucci.
Na avaliação de Primazzi, o projeto começou errado. “Foi feito por quem fica atrás das escrivaninhas e não conhece nossa realidade”. Entretanto, os dois chefes dos executivos foram unânimes em ressaltar que o contorno precisa sair, mas deve ser parado e começar do zero.
“Todos esses impactos poderiam ter sido minimizados se as prefeituras fossem ouvidas. O governo precisa se sensibilizar e atender a vontade da população”, avaliou.
O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego, sugeriu que fosse analisado a possibilidade do trajeto ser executado de forma subterrânea, como apresentado nas audiências realizadas pela Petrobras, na ocasião do licenciamento de um possível túnel que deve escoar o C5+, agregado de petróleo, da unidade de gás de Caraguatatuba para São Sebastião.
Já o secretário do Meio Ambiente de Ilhabela, Rogério Ribeiro de Sá, o Catolé, fez questão de ver quantos pessoas da Ilha tinham na audiência, contabilizando só ele e o prefeito. “Isso que dá marcar audiência na alta temporada. Por isso é necessária uma nova”, destacou.
O secretário executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Germano Seara Filho, explicou que, independente da decisão judicial que determinou a realização de novas audiência, uma em cada cidade após o Carnaval, se essa era a vontade popular, elas seriam realizadas. Para tanto, ele adiantou que o novo horário será às 18h para dar mais tempo das pessoas participarem.

Lançamento da nova logomarca do PRB

Estreia
O novo logotipo será utilizado em todas as publicações institucionais, materiais impressos, veículos de comunicação, eventos, redes sociais e demais produtos e, em breve, também estará disponível para download aqui no portal. Mas, fique atento, pois o lançamento oficial vai acontecer no programa partidário do PRB, em rede nacional de TV, no próximo dia 16 de fevereiro, às 20h30.

Tramita no Congresso proposta do senador Crivella que proíbe abusos no comércio Matéria obriga afixação de preço em produto vendido em frações


 
BRASÍLIA (DF) – Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2622/11, do Senado, que obriga a afixação de preços em todo produto vendido em frações. A proposta inclui dispositivo na Lei 10.962/04, que regulamenta a oferta e a afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor.

O texto prevê que, na venda a varejo de produtos fracionados em pequenas quantidades, o comerciante deverá informar, além do preço do produto à vista, o preço correspondente a uma das seguintes unidades fundamentais de medida: capacidade, massa, volume, comprimento ou área, de acordo com a forma habitual de comercialização de cada tipo de produto.

O autor do projeto, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), argumenta que no mercado consumidor brasileiro, muitos produtos são oferecidos em quantidades pequenas, de forma que o aparente baixo valor, nas prateleiras, oculta, na verdade, a prática de preços elevados, se considerados por medida, ou seja, por unidade, quilo, litro ou metro.

O parlamentar republicano cita como exemplo o caso do orégano, que, num pacote de 3g, vendido a R$ 2, custa R$ 666 o quilo, ou da pimenta branca, que chega a custar R$ 750 o litro, ou ainda do gergelim, que chega a ser vendido, segundo o senador, por mais de R$ 300 o quilo.

“Outro exemplo gritante é o de tinta para impressora. Vendido em pequenas embalagens, de três a 10 ml, o litro pode passar dos R$ 15 mil. Tal prática, que consideramos abusiva, é facilitada pelo fato de não estar disponível ao consumidor, de forma fácil e direta, o preço praticado por unidade de medida”, afirma Crivella. Caso a iniciativa seja transformada em lei, a regra não valerá para a venda de medicamentos. A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor e a de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PRB-DF na luta contra as drogas Deputado republicano vai participar de evento de conscientização em Brasília

 
BRASÍLIA (DF) – Como presidente do PRB Jovem, o deputado distrital Evandro Garla tem dedicado boa parte de seu tempo ao combate às drogas. No Distrito Federal, ele já promoveu audiência pública contra a legalização da maconha, visitou comunidades terapêuticas e apoiou uma iniciativa do grupo “Força Jovem Brasil” no evento beneficente “Driblando o Crack”.

Após o recesso parlamentar, o republicano vai participar de mais um ato contra as drogas promovido pelo grupo “Força Jovem Brasil – DF”. Este ato acontece no próximo sábado, dia 04 de fevereiro, às 15 horas. Trata-se da segunda edição da mobilização "Crack - Tire esta pedra do seu caminho", que será realizada na Concha Acústica de Brasília.

A programação terá o apoio do Ministério Público e do governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Esporte - que tem à frente outro republicano, o secretário Célio René Trindade -, além de empresas privadas e outras autoridades locais. Estão previstos um passeio ciclístico, apresentações de bandas locais e nacionais, exibição de esportes radicais (skate, escalada, BMX, high jump e kitesurf) e uma oficina de grafite, tudo com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os perigos das drogas, especialmente o crack.

Outra finalidade do evento é a arrecadação de alimentos, que serão doados a entidades que atuam no tratamento de jovens viciados em drogas. O ingresso para o evento será 1kg de gêneros não perecíveis.

Mais informações:
Central Força Jovem Brasil-DF: (61) 2103-4030/2103-4038
Fonte: Jornal Alô Brasília

Celso Russomanno e a “estranheza” da mídia Jornalista questiona jornal por não mencionar o republicano em análise de pesquisa


 
BRASÍLIA (DF) – Um dos jornalistas mais respeitados do País, Ricardo Kotscho, teceu críticas em seu blog ao modo como o jornal "Folha de São Paulo" divulgou o resultado da pesquisa feita pelo Datafolha (instituto controlado pelo mesmo grupo do diário), na qual o pré-candidato do PRB à prefeitura paulistana, Celso Russomanno, aparece em primeiro lugar nas intenções de voto.

Segundo o jornalista, que já trabalhou inclusive no veículo, o principal destaque do texto é sobre o ex-governador paulista José Serra, que, categoricamente, retirou sua candidatura a prefeito. “O principal destaque do texto é sobre um não candidato: Serra é o tucano mais bem posicionado, mas possui rejeição alta e tem dito ao partido que não é candidato”, lembrou Kotscho.

Kotscho, que recebeu por quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo (o mais importante da categoria no Brasil) e é autor de vários livros, inclusive sobre técnica de reportagem, destaca que na análise do diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino, publicada junto com a matéria da pesquisa, sequer é mencionado o nome de Russomanno. “É verdade que a eleição só acontece daqui a oito meses, e tudo pode mudar, mas se a pesquisa não serve para nada agora, melhor seria não publicá-la”, ironiza o conceituado jornalista, argumentando que “nem que fosse por curiosidade, os editores da Folha poderiam ter dado um Google para informar aos seus leitores quem é, afinal, este Celso Russomanno, que lidera as suas pesquisas desde dezembro”.

Kotscho conclui sua análise lembrando que “Celso Ubirajara Russomanno, 56 anos, é advogado e jornalista que se tornou conhecido quando apresentava um quadro no programa 'Aqui Agora', no SBT. Participa atualmente do programa 'Balanço Geral', da Rede Record. Deputado federal por quatro mandatos, destacou-se na área de defesa do consumidor”.

Curiosamente, o ”esquecimento” da Folha ocorre poucos dias após a Rede Bandeirantes divulgar outro levantamento sobre a preferência do eleitorado paulistano, feito em conjunto com o Ibope, onde o nome de Celso Russomanno não aparecia entre os candidatos. A postura da Band/Ibope foi motivo de críticas por parte do presidente do PRB, Marcos Pereira, que chegou a declarar que a pesquisa “causa estranheza”.

Vistoria para Olimpíadas Mundiais Escolares de 2013 Secretário de Esporte Célio René recebe autoridades em Brasília

 
BRASÍLIA (DF) – Até o dia 4 deste mês, o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Célio René (PRB), se reunirá com alguns representantes da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Trata-se da primeira vistoria das instalações esportivas da cidade, que vai sediar, em 2013, a 15ª Gymnasíade (Olímpiadas Mundiais Escolares). O evento mundial vai reunir cerca de 2 mil atletas nas modalidades atletismo, ginásticas rítmica e artística,  natação e judô.

“A Gymnasíade será um marco no fomento ao esporte escolar no Distrito Federal. Além de ser o maior evento internacional da categoria, estaremos desde já incentivando a prática esportiva nas escolas, em uma idade que podemos formar futuros grandes campeões”, disse Célio René.

Os locais a serem visitados serão o ginásio Nilson Nelson (ginástica artística), Centro de Convenções (ginásticas rítmica e aeróbica), ginásio do Cruzeiro (judô), Complexo Aquático da Secretaria de Esporte (natação) e Centro Interescolar de Educação Física (atletismo). As visitas serão feitas pelo presidente da ISF, o italiano Andrea Depin, e pelo secretário-geral da instituição, Jan Coolen (Bélgica), além dos membros da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

A Gymnasíade é realizada de quatro em quatro anos e pela primeira vez será em um país do continente americano. Brasília foi escolhida após vencer a disputa com Palma de Mallorca (Espanha), em novembro de 2011. Poderão disputar a competição atletas de 14 a 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, e devidamente autorizados pela federação escolar de cada país.

Programação

A comissão de vistoria desembarcou em Brasília na quarta-feira (01). A agenda oficial tem início nesta quinta-feira (02), com os membros da ISF sendo recebidos pelo ministro do Esporte Aldo Rebelo em seu gabinete. Serão realizadas visitas ao Complexo Poliesportivo Ayrton Senna e ao Centro de Convenções, se encerrando com uma reunião técnica com a Secretaria de Esporte.

Na sexta-feira (03) está prevista na agenda da manhã uma visita ao ginásio do Cruzeiro e um voo panorâmico, que mostrará o plano urbano da capital federal – como proximidade do Setor Hoteleiro com as instalações esportivas, shoppings, restaurantes, hospitais, entre outros. A vistoria técnica se encerra numa inspeção da pista de atletismo do CIEF e da piscina da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Capital do Esporte

Até 2016, Brasília estará no roteiro dos grandes eventos esportivos. Além da Gymnasíade, em 2013, a cidade sediará a abertura da Copa das Confederações. Em 2014, como uma das sedes da Copa do Mundo, vai receber sete jogos. Além disso, a cidade foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como uma das sedes de treinamento das seleções que virão disputar as Olimpíadas do Rio. E, em 2016, a capital vai receber os jogos olímpicos do futebol feminino e masculino.

Ritmo de inflação diminui na última prévia de janeiro Informação consta do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S)

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), encerrou o mês de janeiro em 0,81%, uma redução de 0,12 ponto percentual na comparação com a taxa da apuração anterior. Na primeira prévia do ano, o IPC-S tinha atingido 0,93%. Na segunda prévia, passou para 0,97% e, na terceira medição, voltou à variação de 0,93%.

A redução da velocidade inflacionária foi provocada por dois dos sete grupos pesquisados: alimentação, com taxa de 0,47% ante 1,36%, e vestuário, com queda de 0,35% ante -0,12%. No caso dos itens alimentícios, o que contribuiu para a elevação dos preços em ritmo menos intenso foi o segmento de hortaliças e legumes (de 8,96% para 6,11%). Já em vestuário, as roupas, em época de liquidação, passaram a custar até 0,70% menos do que na apuração passada. Na pesquisa anterior, os valores estavam em média 0,47% abaixo do constatado na segunda prévia de janeiro.

Nos demais grupos, as taxas apresentaram aumentos, principalmente em educação, leitura e recreação, cujo índice atingiu 4,9% ante 3,39%. Em habitação, o IPC-S teve um leve acréscimo, de 0,32% para 0,33%, com destaque para a tarifa de telefone fixo residencial (de 1,05% para 1,28%). O mesmo aumento ocorreu em saúde e cuidados pessoais (de 0,43% para 0,44%), puxado pelos medicamentos, que ficaram em média 0,17% mais caros ante uma taxa de 0,01%.

No grupo transportes, o índice ficou em 0,86% ante 0,77%, com destaque para o reajuste da tarifa de ônibus (de 1,77% para 2,6%). Em despesas diversas, o índice subiu de 0,3% para 0,46%, sob a influência da ração animal (de 1,72% para 2,6%).

Os cinco itens que mais subiram no período foram: curso de ensino superior (de 4,41% para 6,7%), tarifa de ônibus urbano (de 1,77% para 2,6%), curso de ensino médio (de 6,58% para 9,59%), curso de ensino fundamental (de 6,35% para 9,11%) e curso de educação infantil na fase pré-escolar (de 6,2% para 8,71%).

PRB ganha logotipo com visual moderno Mudança marca novo tempo na história do partido

 
Seis meses após lançar o seu maior produto de comunicação, o Portal PRB, além do hino oficial “PRB é 10”, o Partido Republicano Brasileiro começa o ano de 2012 com mais novidades. Desta vez, é o logotipo da legenda que está de cara nova.

Com os habituais verde, amarelo e azul, porém em tonalidades mais leves e modernas, a nova logo reflete melhor o que o partido é hoje, conforme destaca o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira: “O partido está em uma fase de inovação, por isso propusemos uma mudança e uma modernização da logomarca.”


Outro ponto também levado em conta para a mudança foi com respeito à produção de imagens em televisão. Segundo Marcos Pereira, a cor verde “traz muita dificuldade” para a realização desse tipo de trabalho e o novo produto trouxe resultados muito satisfatórios. “Felizmente foi a mais adequada”, destaca.


Para se chegar à nova logo, houve a participação dos internautas aqui no portal PRB, em votação disponibilizada do dia 16 a 30 de janeiro, com grande aceitação pelo público votante. “Uma empresa especializada em design desenvolveu várias opções e os internautas que votaram no portal do PRB escolheram uma nova logo moderna”, disse o presidente Marcos Pereira.


Estreia
O novo logotipo será utilizado em todas as publicações institucionais, materiais impressos, veículos de comunicação, eventos, redes sociais e demais produtos e, em breve, também estará disponível para download aqui no portal. Mas, fique atento, pois o lançamento oficial vai acontecer no programa partidário do PRB, em rede nacional de TV, no próximo dia 16 de fevereiro, às 20h30.

Só rindo, o homem tem que ter opinião propria... rsrsrsrsrs

Como diz o Forlim, tem vereador que é "Maria vai com as outras"... 
Parabéns Forlim pelo seu comentario e colocação...

Xiiiiiiiiiiiiiiiiii, Tá pegando.... O povo quer mudanças já!

Xiiiiiiiiii, o cara (prefeito ACS) não é bobo não, esta rolando um comentario pela cidade de Caraguatatuba que o prefeito ACS e os vereadores Baduca, Neto Bota e Gobetti deverão ir aos EUA... 
Será que vamos ter novidades por ai!!!

Curso Gratuito: Motivação nas Organizações

O curso enfatiza na complexidade do processo motivacional, examinando os diferentes fatores envolvidos na motivação.Trata ainda, das principais teorias sobre motivação e de alguns dos mecanismos de defesa dos quais, inconscientemente, lançamos mão para resistir a alguma frustração.

No decorrer do curso, será demonstrada a importância do autoconhecimento, do autodesenvolvimento e do significado do trabalho para o processo motivacional.

Autor: Sylvia Vergara

Uma vez que as iniciativas do OCWC, tipicamente, não proporcionam titulação, crédito, certificação ou acesso a instrutores, os materiais estão disponíveis, gratuitamente, sob a forma de licenças livres para uso e adaptação por educadores e alunos ao redor do mundo.

O cadastro abaixo é necessário somente para os alunos que desejarem receber uma declaração ao término desse curso. Neste caso, ao finalizar o curso, você poderá realizar um teste, constituído de 10 questões objetivas, e, obtendo nota mínima 7.0, você poderá imprimir a declaração.
Essa declaração, impressa em língua portuguesa, é emitida pela Fundação Getulio Vargas.

Cursos gratuitos

Education-Portal.com OpenCourseWare People's Choice Award Most Innovative Winner
A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.


Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People´s Choice Awards, premiação das melhores iniciativas dentro do Consórcio, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.


Para ter acesso ao que o FGV Online oferece a você nesse Consórcio, veja as opções abaixo. Em caso de dúvidas, consulte a página de Dúvidas Frequentes.

Abertas inscrições para aulas de inglês on-line

A Secretaria de Estado da Educação abriu ontem as inscrições para um curso a distância gratuito de inglês.
O cadastro deve ser feito no site do programa até o dia 10 deste mês.
São 25 mil vagas para este semestre. Podem participar os alunos do ensino médio da rede estadual e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O regulamento completo está no site da secretaria.
No momento da matrícula, o candidato receberá fones de ouvido e um microfone.
Ele poderá acompanhar as aulas pelos computadores da escola ou de casa.
O curso é composto de oito módulos com duração de dez horas cada um.
Tutores tiram as dúvidas do estudante pela internet.

Projeto Guri oferece 45 mil vagas no Estado

O Projeto Guri --programa sociocultural que oferece formação musical a jovens-- está com inscrições abertas para turmas no interior e no litoral do Estado de São Paulo.
São oferecidas 45.975 vagas em cursos gratuitos.
O cadastro deve ser feito até o dia 10 deste mês nas unidades em que são oferecidas as vagas (consulte o site do projeto).
Os candidatos devem estar matriculados em uma escola pública ou particular para participar das aulas.
Também é preciso ter idade entre seis e 18 anos. Os candidatos não passam por processo seletivo e não é preciso ter conhecimento musical prévio para ingressar no projeto.
Cadastro
Para fazer a inscrição, os pais devem levar o RG ou a certidão de nascimento do estudante, além de um comprovante de matrícula escolar.
As aulas vão começar no dia 13 deste mês.
O Projeto Guri é mantido pela Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura que compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão dessa iniciativa desde 2004.

28 Idéias para manter clientes.

A tua empresa, a Nike, a Coca-Cola, TODAS, literalmente, TODAS, perdem em média 50% dos seus Clientes a cada 5 anos. 66% desses Clientes que PARAM de comprar de você, o fazem porque a turma de atendimento e vendas, no pré-venda ou no pós-venda, tratam eles como se fossem chatos, na verdade são clientes exigentes.

No século 20 era cinco vezes mais caro conquistar um novo Cliente ao invés de vender para quem já te conhecesse. No século 21 é 10 VEZES mais caro conquistar um novo Cliente.

Esses são os números da Yankee Group e PricewaterhouseCoopers.

O quê você poderia fazer para resolver a questão?

1. Transforme o Atendimento ao Cliente em uma questão estratégica nos negócios da empresa.

Ah, já faz parte? Então, como você mede o atendimento? Quais são os índices de performance que você usa?

2. Assegure-se que a turma do atendimento e vendas tem acesso as informações que eles precisam ter para servir ao cliente com extrema velocidade.

3. Dê aos funcionários o poder para tomar certas decisões independentes de você, dê-lhes autonomia.

4. Defina PADRÕES de VELOCIDADE e RESPEITO quando atender ligações e e-mails.

5. Aprenda o máximo que você puder sobre os negócios do seu Cliente.

6. Descubra Como, Quando e O quê os Clientes compram, e use essa informação para melhorar o serviço que você oferece.

7. Descubra MAIS sobre os seus Clientes ao criar oportunidades para a turma te dar feedback, desde conversas informais, passando por happy hours, reuniões, eventos, ou simples pesquisas de mercado.

8. Desenvolva uma marca ao redor do nome da sua empresa e do serviço que você entrega. O serviço que você vende tem alguma marca?

9. Crie uma logomarca Linda e um slogan Fantástico para a sua empresa.

10. Crie uma área no seu web site que PROVA que você é ESPECIALISTA em alguma coisa.

11. Tenha certeza que todas as pessoas da sua equipe têm boas habilidades de comunicação.

12. Pense em maneiras de facilitar a vida dos seus Clientes.

13. Experimente se antecipar, ao invés de reagir, as necessidades dos Clientes.

14. Tire o seu Cliente de situações inconvenientes.

15. Sempre cumpra as suas promessas!

16. Mantenha o Cliente informado sobre qualquer problema, e assegure-se que é MUITO FÁCIL FAZER NEGÓCIOS COM VOCÊ.

17. Use Tecnologia!!! Hardware, software, networking, wireless etc. O máximo que você puder para armazenar, organizar e planejar os contatos com os seus Clientes.

18. Personalize todas as suas comunicações.

19. Preste MUITA atenção aos Clientes VIPS: Os seus Very Important People e os seus Very Irate People.

20. Crie oportunidades para feedbacks!

21. Pergunte para todos os seus Clientes, principalmente os NOVOS CLIENTES, porque eles escolheram você ao invés da concorrência.

22. Estimule as críticas e reclamações!

23. Mantenha o diálogo aberto. Estimule o diálogo. FAÇA PERGUNTAS!

24. Permita que os clientes chaves da empresa SAIBAM que são SUPER VALIOSOS para você. Reforce essa idéia em TODAS AS COMUNICAÇÕES com eles.

25. Convide Clientes IMPORTANTES para eventos especiais. Premie sua fidelidade.

26. Peça a opinião dos Clientes antes de tomar alguma decisão significativa.

27. Seja ORIGINAL. O desafio é se DIFERENCIAR dos outros e não ser o melhor ou o mais barato ou o mais simpático.

28. Seja SINCERO. Fale SEMPRE a Verdade, doe a quem doer.

Atendimento ao Cliente e Pós Vendas DO QUE AS PEQUENAS EMPRESAS MAIS PRECISAM

O que todas as empresas buscam são bons funcionários, qualidade no atendimento, satisfação do cliente, aumento na lucratividade.
Na verdade, o que toda empresa quer e deve fazer, independentemente de tamanho e área de atuação, é prestar um serviço ou vender um produto de qualidade, que atenda à expectativa do cliente, se possível superando-a. Prestar um bom serviço de pós-venda, ter lucro e procurar crescer gerando mais empregos e benefícios para a sociedade.

Hoje, está evidente que o foco é o cliente. O que queremos é algo como ter clientes fãs. A comparação aqui serve para ilustrar de uma forma simples e prática o que nunca deve ser esquecido, pois quem mantém sua empresa e paga o seu salário ou pró-labore é o seu cliente.

Para ser mais radical: a roupa que você está usando, tudo o que você tem dentro da sua casa e, até mesmo, a refeição que você faz diariamente, quem lhe deu foi o cliente.

Por isso, não deixe de investir em seus clientes atuais. Cliente atual é cliente conquistado e não em potencial. Ele pode lhe trazer novas indicações, sugestões de melhoria e contribuir para aumentar o seu portfólio de produtos.

A regra então é:
Cuide bem dos clientes, inclusive dos ocultos. Eles pouco aparecem, mas decidem. Muitas vezes quem paga é a pessoa X, mas quem decide é a Y. A mulher não diz qual carro o homem deve ter, porém ela influencia em muito qual ele não deve ter. Basta dizer um “não compre mais” para o comprador, e pronto: você acaba de perder um cliente. Então, procure analisar, na sua área, no seu caso, quem é o cliente oculto? Quem decide? Eu tenho dado a atenção necessária a essa pessoa?

Analise a vida do seu cliente em suas diferentes fases. Talvez hoje o seu cliente precise do mais barato, do menos sofisticado e isso pode ser explicado por motivos bem simples: pouco poder aquisitivo, o não-uso de um serviço adicional ou qualquer outro benefício. Mas amanhã ele pode ser promovido, mudar de emprego, estar em via de se casar, ter um ou mais filhos.

Enfim, as necessidades e os sonhos mudam, os desejos de compra se renovam e o cliente de ontem não é mais o mesmo hoje e nem será parecido com o de daqui alguns anos. Mantenha contato, não caia no esquecimento. Pesquise a vida, os sonhos, a realidade atual de seu cliente e procure atendê-lo dentro da sua realidade e não na realidade que você deseja.

Não empurre um serviço a mais, um produto a mais, você pode ganhar hoje, mas não voltará a ganhar amanhã. E lembre-se de que o cliente compra pelas razões dele e não pelas nossas.

Desburocratize os processos e só prometa o que possa cumprir. Facilite a vida de seu cliente, agilize processo, dê mais autonomia à linha de frente, não robotize seu atendimento.

Procure criar um atendimento diferenciado para quem freqüenta diariamente prestigia sua empresa, pois assim, você não estará tratando todos de forma igualitária. Isso não significa de forma alguma discriminar ou destratar novos clientes ou clientes em potencial. A meta é transforma-los também em clientes especiais (VIP).

Outro ponto importante é a eliminação de falsas promessas. Não crie ilusões ou expectativas desnecessárias. Todos detestamos promessas não cumpridas. Portanto, seja franco, transparente e, principalmente, honesto com o seu cliente. Se não é possível fazer ou entregar algo no prazo pretendido, diga a verdade. Enganar o cliente é o caminho mais curto para o seu desaparecimento do mercado.

Preço é importante, mas somente preço não ganha o jogo. Ofereça algo a mais. Faça o cliente ter a sensação de que está fazendo um bom negócio.

O cliente é seu maior patrimônio. Preste atenção nos detalhes, pois são eles que fazem a diferença.

Sistemas complexos, banco de dados afinados ajudam em muito no crescimento e no bom atendimento, mas nada, nada ainda supera qualidades como cortesia, atenção, empatia e um belo sorriso no rosto.

Demonstre entusiasmo ao atender o seu cliente. O entusiasmo, assim como a felicidade, é contagiante. Nossa tarefa é dar ao cliente aquilo que ele não espera. Afinal, o que ele espera o nosso concorrente já oferece.

CRIANDO A CULTURA DO ATENDIMENTO
Para implantar na empresa uma cultura de atendimento qualificado ao cliente não basta exigir que os funcionários decorem o manual.

A memorização dos principais mandamentos da qualidade máxima no atendimento é apenas a fase mais fácil no processo de transformação de mentalidades e comportamentos.

Hoje os principais consultores de recursos humanos dão muito mais importância à mudança, cultura do atendimento, do que à discussão de novas técnicas de atenção ao cliente. Eles sintetizam em oito itens o processo para criar novos comportamentos e valores tanto entre os funcionários que trabalham em contato direto com o público quanto com os que ficam na retaguarda administrativa.

Os conselhos são os seguintes:
1. Preocupe-se com a busca de uma nova cultura de atendimento. Esta deverá ser extremamente visível nos principais ambientes da empresa, especialmente onde o público circula. Isso faz com que funcionários tenham sempre presente o seu objetivo e os clientes sintam-se estimulados a cobrar resultados.

2. Estabeleça metas bem objetivas e crie mecanismos fáceis para medir o cumprimento das metas de cada funcionário.

3. Explique por que o atendimento de qualidade ao cliente é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários da empresa.

4. Crie mecanismos para divulgar resultados alcançados, funcionários que se destacaram, experiências tanto internas como de outras empresas do ramo. Envie comunicados por e-mail ou crie boletins. Eles podem ser extremamente úteis para facilitar a troca de informações.

5. Catequize o funcionário recém-contratado sobre qualidade máxima no atendimento. Dedique toda a atenção ao novato, porque os primeiros dias num novo emprego são geralmente aqueles em que o funcionário está mais receptivo a mudanças de comportamento.

6. Estimule ações em grupo. Isso ajuda a desenvolver a iniciativa dos funcionários.

7. A criatividade é indispensável. Procure fazer com que o vendedor nunca diga “estas são as regras, não posso fazer nada”. Sempre existe uma maneira de resolver o problema de um cliente.

8. Analise a necessidade de substituir os funcionários que não se adaptarem às normas de implantação do atendimento de qualidade.

CUIDADO! VOCÊ PODE ESPANTAR O CLIENTE

Quem nunca saiu de uma loja insatisfeito com o vendedor? Mesmo em tempos de concorrência acirrada existem comerciantes que ainda não perceberam a importância de se atender bem o cliente.

A lista das posturas que incomodam os consumidores é extensa. As atitudes abomináveis vão desde uma abordagem afoita feita pelo funcionário da loja, passam pelo modo de falar, muitas vezes, carregado de gírias, e chegam até a indiferença.

As falhas começam na abordagem às pessoas. Frases como: posso ser útil? Em que posso ajudar?, emitidas quando o cliente está olhando a vitrine, espantam os possíveis compradores.

O vendedor tem de dar um tempo para o consumidor olhar a vitrine, processar os dados. Quando estiver pronto para ser abordado, ele vai dar o sinal. É nessa hora que o profissional entra e pergunta se a pessoa quer experimentar, ver alguma coisa.

Alguns comportamentos que podem “espantar” o cliente:
1. Agir com má vontade. Tentar se livrar rapidamente do cliente sem resolver o problema dele.
2. Agir como um robô. Repetir sempre a mesma coisa, da mesma maneira, com os mesmos movimentos, como se estivesse sempre atendendo o mesmo consumidor.
3. Conversar mascando chiclete, fumando ou cheirando a cigarro. No calor, há outro problema estético que tem que ser evitado: o suor. Ninguém gosta de conversar com uma pessoa que está transpirando. Dá uma impressão ruim, de desleixo.
4. Falar demais. Contar toda a história pessoal e não ouvir, realmente, o que o cliente quer.
5. Olhar de forma arrogante. Medir o cliente de cima para baixo, com ar de desdém, como se ele não soubesse de nada ou não tivesse como pagar pelo produto que está olhando.
6. Ser frio na hora do atendimento. Não demonstrar que se importa com o cliente. Tratar o consumidor de forma distante.
7. Ser inflexível. Dizer, sem consultar seus superiores: sinto muito, mas não podemos fazer tal coisa.
8. Tratar o cliente como peteca. Dar informações incorretas e mandar o consumidor para diversos setores da loja.
9. Trocar o nome do cliente, mesmo depois de ter perguntado duas vezes para ele.
10. Usar gírias ou dar explicações muito técnicas.

OS CAMINHOS DA CONQUISTA
• Cumprimente o cliente com um aperto de mão na entrada e na saída;
• Pergunte seu nome e se apresente;
• Deixe bem claro, na impostação de voz e na postura, que ele está diante de um profissional prazeroso com sua atividade;
• Ofereça água ou café;
• Se possível, tenha à mão amostras, pequenos brindes e descontos inesperados (arredondar centavos no caixa, por exemplo);
• Pergunte-lhe se conhece o produto ou o atendimento da casa. Se a resposta for negativa, dê-lhe informações à respeito. Com simplicidade, mas transmitindo muita segurança;
• Saiba o que o cliente procura, exatamente, e apresente a ele propostas condizentes com sua expectativa;
• Sugira, quando necessário, mas sempre levando em consideração o estilo da pessoa à sua frente.

O QUE EVITAR, SEMPRE
• A rotineira pergunta: “posso ajudar?”, quando alguém se aproxima das vitrines ou entra na loja. A resposta, invariavelmente será: “Não, estou só olhando!”. O cliente prefere se sentir livre para escolher o vendedor, que deve, no entanto, estar atento e solícito;
• Rodinhas de vendedores no fundo da loja. Elas sinalizam negativamente. O eventual comprador certamente se sentirá um intruso que chega para incomodar;
• Oferecer produtos adicionais sem retirá-los das prateleiras. Eles devem ser manuseados à vontade pelo cliente;
• A frase: “se não gostar, pode trocar” na conclusão da venda. A disposição, nesse sentido, deve ser expressa de maneira positiva. Se for um presente, por exemplo, melhor dizer algo como: “tenho certeza de que a pessoa vai gostar, mas se quiser outro tamanho ou modelo, basta falar com a gente”;
• Mentir, na falta de algum produto ou serviço. Se você não tiver em estoque determinado tamanho de roupa, deixe isso bem claro, sem oferecer algo maior ou menor, que o cliente poderá até levar para se arrepender em seguida.

OS NOVOS CLIENTES
Vender pela internet não é só coisa de gente grande: o terreno ponto.com também está aberto aos pequenos negócios, desde que garantam segurança aos dados dos clientes, cumprimento de prazos e qualidade da peça encomendada.

A partir do momento em que os produtos são disponibilizados na internet, a empresa toma um novo rumo, já que seus produtos estarão disponíveis para qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo.

A empresa também ganha um grande diferencial no relacionamento com seus clientes. O contato fica mais fácil, o cliente se sentirá mais à vontade para expor suas críticas e sugestões, assim como esclarecer dúvidas sobre a empresa ou produtos.

Para se aventurar no mundo virtual, há várias opções. Montar o site para comercializar os artigos, o que é mais caro e dá mais trabalho; juntar-se a um data center (site que hospeda empresas para venda de produtos); ou organizar uma pré-venda.

Fazer vendas pela rede de computadores pode ser boa alternativa em qualquer ramo de atividade. Empresas que tiveram sucesso dizem que o segredo é planejar logística e apostar em atendimento diferenciado aos clientes. Portanto, antes de investir na venda direta pela rede, é preciso estar preparado para ampliar a produção, aprimorar mecanismos de visualização dos produtos, frete e entrega.

Outro segredo é a boa divulgação da loja, sobretudo em sites de busca.

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-VENDA
Produto entregue é sinônimo de negócio concluído? Não mais. De acordo com os especialistas, o mercado ingressou na “era do mimo ao cliente”. Nela, manter um relacionamento pós-venda entre vendedor e consumidor deixou de ser mero diferencial para se tornar regra de gestão.

Trata-se de um processo de aprendizado e melhoria contínua das relações da empresa com o cliente.

Ao verificar se o cliente está satisfeito, o comerciante ou prestador de serviços estabelece um diferencial em relação à concorrência, gerando informações que permitirão correções no processo de venda, além de identificar oportunidades de novas vendas.

Surpreenda o cliente logo após a venda. Pequenos detalhes, como um cupom de desconto para a próxima compra colocado dentro do pacote, um cartão de agradecimento ou um brinde representa muito, fazendo-o perceber que não é importante somente naquele momento em que vendemos, mas que desejamos que ele volte e permaneça como cliente.

Uma boa dica é convidar os clientes para comemorações e eventos realizados na empresa. Peça sugestões sobre os produtos, aparência da loja, layout, uniforme dos funcionários etc.

Providencie caixas de sugestões e estimule sua participação. Dê retorno às boas idéias e ponha-as em prática. A melhor maneira de manter um cliente é fazer com que ele participe da empresa. Deixe que eles se sintam importantes e felizes. É tudo o que eles querem.

SAIBA AINDA
• Quem realiza a pós-venda deve possuir informações completas sobre o cliente e os produtos adquiridos. Assim poderá identificar carências e oportunidades de novas vendas, oferecendo orientações complementares, solucionando possíveis problemas.
• A pós-venda deve acontecer após o prazo mínimo suficiente para que o cliente experimente o produto e tenha suas primeiras impressões. Este prazo pode variar entre ramos de atividade e produtos, porém na maior parte dos casos não chega a ultrapassar uma ou duas semanas.
• Quando o volume de clientes impede que a pós-venda seja feita com todos, deve-se realizá-la com amostra representativa.

EXEMPLOS DE AÇÃO DE PÓS-VENDA
O trabalho de pós-venda tem sido cada vez mais valorizado pelas pequenas empresas, pois elas já percebem que, ao contrário de outras formas de marketing, a pós-venda não exige maiores investimentos.

A pós-venda deve focar os principais atributos de qualidade dos produtos, serviços e, sobretudo, do atendimento proporcionado pela empresa. Entre os atributos mais valorizados e que devem ser avaliados estão a rapidez no atendimento, o prazo de entrega, a prontidão e cordialidade da equipe – vendedores, caixas e entregadores.

Dentre as ações mais comuns de pós-venda, utilizada em 90% dos casos, destaca-se o telemarketing. Outras alternativas são visitas aos clientes, contatos por email, chats ou pelo correio.

Confira, abaixo, alguns exemplos de ação de pós-venda:
Telemarketing – 0800: Esse tipo de ação, apesar de apresentar resultados rápidos, pode gerar aborrecimento se utilizado com muita freqüência.
O telemarketing pode tornar-se algo irritante, o que pode trazer como conseqüência uma antipatia do cliente em relação à empresa. Invista no telemarketing receptivo, mantendo os funcionários sempre bem informados sobre as características dos produtos e dúvidas que poderão surgir.
Divulgue e recomende sempre ao cliente que faça um contato para solucionar qualquer tipo de dúvida, novidades e deixe bem claro que estará sempre pronto a ajudar.

Treinamento: Dentre as opções gratuitas de serviços pós-venda, a oferta de treinamento, ao cliente, é uma das bem recebidas. A maioria dos consumidores sente dificuldades, principalmente na primeira compra, ao instalar um aparelho ou utilizar um software, por exemplo.

Assessoria/Acompanhamento: Outra ação de pós-venda é a disponibilização dos serviços de acompanhamento técnico, sem custo adicional.

A IMPORTÂNCIA DE UM BANCO DE DADOS
É através do banco de dados que passamos a conhecer o comportamento dos clientes e sinalizamos suas principais necessidades.

Uma das principais funções de um banco de dados é registrar as características dos produtos adquiridos pelo cliente como: valor, forma de pagamento, qualidade do produto, data da compra e de entrega. A partir dessas informações será possível conhecer o estilo, o potencial e as preferências do cliente sem que ele seja incomodado com perguntas.

Dados como nome, telefone, endereço e data de aniversário, ao serem solicitados ao cliente, precisam ser justificados sempre como cadastro para futuras comunicações.

As características dos produtos adquiridos apresentam grande importância. Cores, estilo e tamanho definirão o perfil do seu cliente para um futuro contato.

A utilização inteligente da informação permite ainda analisar outros aspectos como mercado, distribuição geográfica de nossos atuais e futuros clientes, nível social e imagem da empresa.

Para a construção de um banco de dados é necessário avaliar a quantidade de informações que a empresa pretende gerar. Para isso é necessário avaliar:
• Quanto ao uso das informações: para quem, como obtê-las, como usá-las;
• Cadastro atual: o que serve das atuais informações;
• Responsabilidade: quem irá manipular as informações e para quê.
Em segundo lugar, tendo levantado suas necessidades internas, a empresa deve planejar as seguintes ações:
• Cadastro de clientes atuais.
• Compra de um software para gerenciar, por exemplo, a comunicação com o cliente via telefone, chat e e-mail.
• Estratégia de marketing que irá conduzir as ações de busca de informações.