A Beira Mar

A Beira Mar
Bar e Restaurante

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Prefeito recebe superintendente do SPU para tratar da regularização de quiosques em Caraguatatuba

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu hoje (10/05) em seu gabinete, o superintendente da SPU (Secretaria do Patrimônio da União), Robson Tuma, para tratar da regularização dos quiosques instalados na cidade.
No encontro, também estiveram presentes os secretários de Urbanismo, Ricardo Gaspar, de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti e de Comunicação, Malu Baracat, além dos coordenadores do SPU Lúcio Melchiades da Mata Gomes e Denis Selymes.
O objetivo do encontro é de dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados para a regularização dos quiosques instalados em áreas da União, na orla marítima.
Atualmente, Caraguatatuba possui 98 quiosques credenciados na cidade (da praia Tabatinga ao Porto Novo). Durante a temporada, geram aproximadamente 1,5 mil empregos diretos.
Durante a reunião de hoje, ficou definido o prosseguimento dos trabalhos de levantamento cadastral dos quiosques. A intenção do grupo é de estabelecer critérios para a regularização.
Aguilar Junior destaca a importância do trabalho realizado juntamente com a SPU para que seja realizado o ordenamento da orla e considera a enorme relevância que a atividade tem para o setor turístico da cidade.
“Estamos estudando a forma de regularizar os quiosques, da melhor maneira possível para que os quiosqueiros não tenham prejuízo”, explica ele.

Prefeitura leva serviços de limpeza e pintura ao Morro do Santo Antonio

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou esta semana serviços de pintura da imagem de Santo Antonio e da rampa de voo livre, no alto do Morro Santo Antonio. Também estão sendo levados serviços de roçada, capina e varrição da estrada que dá acesso ao morro.
Os trabalhos são realizados por funcionários da Secretaria de Serviço Públicos (Sesep) e até amanhã (11/05) devem estar finalizados, deixando um dos mais famosos cartões postais da cidade pronto para visitação.
No dia 13 de maio (domingo) o espaço receberá um grupo de católicos que sairá a pé da Paróquia de Santo Antonio em direção ao Morro, às 15 horas. Durante a subida, o grupo reza o terço e na chegada, está prevista a bênção e a distribuição de pães, às 16 horas. A cerimônia será conduzida pelo padre Carlos Alberto da Silva.   

Prefeitura faz troca de tubulação na avenida Francisco Garrido, Pontal de Santamarina


A Prefeitura de Caraguatatuba realizou hoje (09/05) a instalação de tubulação de águas pluviais na avenida Francisco Garrido, no Pontal de Santamarina, região Sul da cidade, às margens do córrego, no trecho próximo a ponte da Amizade e a rua 22.
O trabalho foi ralizado por uma equipe de quatro funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), com apoio de uma retroescavadeira e um caminhão. A instalação já foi finalizada, faltando agora o reassentamento dos bloquetes que foram retirados para a colocação dos tubos.

Segundo os funcionários, o trecho da rua estava afundando, colocando em risco os veículos. Com a obra, a rua voltou ao nível e a drenagem das águas pluviais ficou mais fácil. A previsão é de que até o final da semana, os bloquetes sejam reassentados, liberando o trânsito na via.

Caraguatatuba terá 240 unidades habitacionais da CDHU para famílias que vivem em área de risco

O prefeito Aguilar Junior anunciou que Caraguatatuba ganhará mais 240 unidades habitacionais de interesse social para atender famílias que vivem em área de risco, com renda até R$ 1.800,00.
Serão construídos 12 prédios cada um com cinco andares e quatro apartamentos por andar, com elevadores e estacionamento, em uma área no bairro Travessão.
A abertura de licitação e a obra ficarão sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
“Nossa equipe resgatou e deu prosseguimento a esse projeto que estava parado na CDHU desde 2010. Fizemos um novo levantamento e um relatório detalhado sobre o déficit habitacional no município e enviamos ao Ministério das Cidades e ao CDHU, demonstrando a necessidade de construção imediata de novas unidades habitacionais de interesse social e conseguimos a aprovação”, explicou Aguilar Junior.
Assim que a CDHU finalizar o processo, será aberto edital de licitação para empresas construtoras já cadastradas no órgão darem início às obras.
Recadastramento
A Secretaria de Habitação informa que está disponível no site da Prefeitura, ferramenta de acordo com a portaria 163/2016, que permite que o munícipe verifique sua situação junto ao cadastro habitacional e, caso necessário, efetuar o recadastramento.
O cidadão deve acessar a página www.caraguatatuba.sp.gov.br e clicar na opção Serviços – Programas Habitacionais – Consulta de Inscrição. Se a inscrição estiver ativa, não há necessidade do recadastramento. Caso esteja inativa, a pessoa deve clicar na opção Cadastro Habitacional On-line e fazer o recadastramento.
Os interessados também podem ir pessoalmente à Secretaria de Habitação, na Avenida Minas Gerais, 1.290, bairro Indaiá, esquina com a Avenida Mato Grosso (Rua da Catedral do Divino Espírito Santo, no sentido praia). O telefone para mais informações é o (12) 3885-1600.

Prefeitura instala novos parquinhos infantis de madeira na cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a instalação de novos parquinhos infantis na cidade, todos feitos de madeira.
São brinquedos educativos e que trazem desafios às crianças, como mini-parede de escalada, desafio dos pneus, ponte e escorregador.
As primeiras duas unidades foram instaladas no centro da cidade (perto dos campos society que estão em obras) e outra no Residencial Nova Caraguá I.

Caraguatatuba participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e Febre Amarela neste sábado (12/05)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba estarão abertas, neste sábado (12/05), das 8h às 17h, para vacinar a população contra Gripe (Influenza) e Febre Amarela. Além das salas de vacinas em unidades, haverá stands de vacinação no Shopping Praia Caraguá, das 10 às 17h, no Serramar Shopping, das 14 às 21h e na Praça Cândido Mota, das 8h às 17h.

IFSP prorroga prazo de inscrição para cursos técnicos

Foram prorrogadas as inscrições para os cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP). Inicialmente planejado para terminar no próximo dia 13/05, as inscrições irão até o próximo dia 20.

O IFSP oferece diversos cursos. Dentre eles, Administração (vespertino), Informática para Web (vespertino), Meio Ambiente (vespertino), Edificações (noturno) e Aquicultura (EaD).

Para inscrever-se, o candidato deve acessar o site do IFSP através do link:https://processoseletivo.ifsp.edu.br/

Secretaria de Educação de Caraguatatuba divulga lista final dos monitores do Programa Mais Alfabetização

A Secretaria de Educação informa que já está disponível, em sua sede e pelo site da Prefeitura de Caraguatatuba, a relação dos aprovados para assistentes de alfabetização voluntários no Programa Mais Alfabetização.
Ficam convocados os candidatos classificados do 1º ao 80º lugares, a comparecerem na Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 17 h, para escolha de Unidade Escolar de atuação, de acordo com a classificação, que poderão optar pela quantidade de turmas, mínimo uma e máximo três.

Câmara entregará título de Cidadão Caraguatatubense a José Ernesto

Será realizada nesta sexta-feira, a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, a sessão solene para a entrega do título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. José Ernesto Ghedin Servidei.
A homenagem se dá por meio do decreto legislativo nº 370, de 22 de março de 2018, de autoria do Vereador Elizeu Onofre da Silva (Ceará), que foi aprovado pelo Legislativo Municipal por unanimidade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
José Ernesto Ghedin Servidei nasceu no dia 21 de março de 1970 na cidade de Juiz de Fora no Estado de Minas Gerais. É Filho de Domingos Ernesto Servidei e Marilene Ghedin Servidei.

Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae/SP promovem Semana do MEI de 14 a 19 de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba em parceira com o Sebrae/SP realizam a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) entre os dias 14 e 19 de maio, com diversas palestras (online e presenciais) e orientações técnicas para pessoas interessadas em se tornar MEI.  Os interessados podem se inscrever gratuitamente para as atividades da Semana do MEI de segunda a sexta, das 9h às 16h, na Secretaria de Governo, no Centro. As vagas são limitadas.

Câmara promove audiência pública sobre o deck do Massaguaçu

O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), convocou uma audiência pública para esta quarta-feira, 16 de maio, às 18h30, para debate da atual situação do deck da orla do Massaguaçu.
Representantes da Prefeitura e autoridades competentes de outros órgãos foram convidados para participarem do encontro, que tem como objetivo esclarecer para a população o porquê de o trecho ainda estar interditado e não ter o serviço de manutenção realizado.
Moradores da região Norte e veranistas protestaram meses atrás cobrando uma atitude da Prefeitura Municipal, que por sua vez, justificou que o local foi interditado atendendo recomendação do Ministério Público e que teria sido construído sem licença ambiental, não levando em consideração os fenômenos naturais, como as alterações da maré.
“Temos visto essa discussão com frequência, inclusive aqui na Câmara, durante as sessões. Nada melhor do que esclarecer com as autoridades responsáveis e tentarmos de uma vez por todas resolver essa situação. Fiz questão de pedir essa audiência pública para que a população saiba o que realmente está acontecendo. O povo tem todo o direito de ter uma real satisfação”, falou Tato Aguilar.
As audiências são abertas ao público, que podem participar com perguntas e sugestões. Quem não puder comparecer, poderá assistir ao vivo pelo site:www.camaracaragua.sp.gov.br, pelo facebook e aplicativo oficial da Câmara Municipal.

Gastos absurdos com o dinheiro publico

Já que os 15 (quinze) vereadores (a) em tese estão omissos de suas atribuições, vamos encaminhar ao MP e pedir que fiscalize esta licitação.
Atenção senhores (a) munícipes. À Prefeitura de Caraguatatuba abriu e já está em fase de finalização uma licitação no valor de R$ 4 milhões.
Enquanto a pessoas aguardamos por até 2 horas a espera por um atendimento na UPA, o CIASE DO SUMARÉ está precisando de manutenção e reformas urgentes e outros serviços essenciais o prefeito autoriza este gasto que poderia esperar até que outras prioridades fossem resolvidas.

Informações sobre a licitação:
Edital: 91/2017
Processo: 93972017
Concorrência pública: 03/2017
Objetivo: Contratação de agencia de publicidade para a prestação de serviços publicitários, na elaboração de projetos e campanhas publicitarias.


História e atrativos de Caraguatatuba serão contados em gibi da Turma da Mônica
Publicado em: 03/05/2018

Turma da Mônica desenhada: Cascão, Mônica segurando seu coelho Sansão, Cebolinha e Magali

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Instituto Maurício de Souza, vai criar um gibi contando em quadrinhos a história da cidade e divulgar os principais atrativos turísticos.

O processo ainda está em fase de criação e a ideia é que a Turma da Mônica participe de algumas aventuras que tenham como pano de fundo os principais pontos históricos e turísticos de Caraguatatuba.

A equipe de Maurício de Souza deverá visitar a cidade nos próximos dias para conhecer os locais e buscar informações mais detalhadas.

A previsão é que o material seja publicado até julho. Serão confeccionados 100 mil exemplares do gibi, que também será distribuído nas escolas da rede municipal e nas praças de pedágios da Rodovia dos Tamoios.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, a revistinha será muito importante para que as crianças e os turistas conheçam detalhes da história da cidade e saibam a verdadeira importância da nossa cidade no crescimento do Estado de São Paulo.

Fonte: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2018/05/historia-e-atrativos-de-caraguatatuba-serao-contados-em-gibi-da-turma-da-monica/