GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Jacareí recebe doação de 90 oxímetros da Embraer

 

Instrumento é utilizado no tratamento de pessoas diagnosticadas com Covid-19. A Secretaria de Saúde de Jacareí recebeu um lote com 90 oxímetros doados pela Embraer. O aparelho é utilizado no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19 e serão utilizados na rede pública de Saúde do município. O oxímetro é um equipamento médico que consegue detectar a hipóxia silenciosa, que significa a falta de oxigênio no sangue, em que o paciente não se queixa de falta de ar. Esse é um sintoma muito frequente em casos de Covid-19.

“Ficamos muito felizes em receber esse reforço de oxímetros. Quando a falta de oxigênio no sangue não é detectada logo no início, o paciente só vai apresentar sintomas quando a saturação de oxigênio estiver muito baixa. Algumas vezes, pode ser tarde demais. Esses aparelhos vão nos ajudar muito no enfrentamento à pandemia”, disse a Secretária de Saúde de Jacareí, Rosana Gravena.

Caraguatatuba inicia cadastro para vacinação contra Covid-19 dos novos grupos prioritários

 

Segundo a prefeitura, as pessoas enquadradas nos grupos prioritários, serão vacinadas em pontos diferentes da cidade, com o objetivo de evitar aglomerações.

A Prefeitura de Caraguatatuba começa a cadastrar, na próxima segunda-feira (10), os novos públicos aptos a receberem a vacina contra à Covid-19, de acordo com o calendário do Governo estadual.

Os próximos grupos a receberem a vacina contra o coronavírus são: pessoas com síndrome de down, pacientes em terapia renal substitutiva e transplantados, grávidas e puérperas com comorbidade acima de 18 anos, pessoas com deficiência permanente (que receba o BPC) de 55 a 59 anos e pessoas com comorbidade de 55 a 59 anos.

Segundo a prefeitura, as pessoas enquadradas nos grupos apontados acima, serão vacinadas em pontos diferentes da cidade, com o objetivo de evitar aglomerações. Além disso, continua na próxima semana a vacinação de idosos acima de 60 anos, agendados pelo aplicativo 156 – Vacina Caraguá.

Confira o cronograma por grupo prioritário

Síndrome de Down – receberão a vacina no próximo dia 12 (quarta-feira), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada no bairro Indaiá, região central de Caraguatatuba. Eles devem ir direto ao local.

Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) – a clínica na qual o munícipe recebe o tratamento será responsável em aplicar a vacina.

Transplantados e imunossuprimidos – os de 18 até 59 anos serão vacinados em suas casas, pela Unidade Básica de referência, que entrará em contato com o paciente para marcar o dia e horário da imunização.

Grávidas e Puérperas – as grávidas e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos, serão vacinadas no Pró-Mulher (Centro de Referência à Saúde da Mulher), no bairro Sumaré. Elas devem ir ao local no próximo dia 11 (terça-feira).

O Estado informa que será necessário comprovar o estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ ou pré-natal ou laudo médico) e no caso das puérperas, precisarão apresentar certidão de nascimento da criança. As puérperas só estarão aptas a receber o imunizante com até 45 dias após o parto.

Pessoas com Deficiência Permanente (BPC) e Comorbidade – serão agendados através do aplicativo Vacina Caraguá (156 Caraguatatuba). Neste momento, as pessoas destes dois grupos precisam ter entre 55 a 59 anos, conforme determinação do Governo do Estado.

As pessoas com comorbidade têm que anexar no aplicativo o comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatórios médicos ou prescrição. No momento da vacinação, o documento também será necessário. O mesmo vale para as pessoas com Deficiência Permanente (BPC), no qual será necessário apresentar e anexar o Benefício de Prestação Continuada.

Comorbidades

O Ministério da Saúde define como comorbidades, as seguintes doenças: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta e dos grandes vasos, fistolas arteriovenosas, arritmia cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular e renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Segunda dose

A Prefeitura de Caraguatatuba informa, que ainda não recebeu ainda as vacinas de segunda dose para quem tem mais de 67 anos. O Governo do Estado, responsável pelo envio das doses, ainda não deu previsão da chegada das vacinas.

A Secretaria de Saúde aguarda a chegada das doses para iniciar o agendamento.

ONU pede investigação imparcial sobre operação no Jacarezinho

Operação da polícia na comunidade terminou com 25 mortos. O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, pediu nesta sexta-feira (7) ao Ministério Público que realize uma investigação independente, completa e imparcial de acordo com as normas internacionais da operação na comunidade do Jacarezinho, na zona norte da capital fluminense, que terminou com 25 mortos, entre eles um policial civil. A operação ocorreu nesta quinta-feira(6) e foi a mais letal na história do estado.

Caraguatatuba altera linhas de ônibus na região norte

 Segundo a prefeitura, com as mudanças, os moradores poderão ter acesso mais fácil a UPA Norte. A Prefeitura de Caraguatatuba informou que, a partir deste sábado (8), a empresa Praiamar Transportes alterará a operação das linhas e horários da Região Norte.

Em razão da intervenção municipal ocorrida nos serviço de transporte público, desde o dia 8 de abril, estão sendo realizados estudos para a inclusão de novas linhas, horários e trajetos.

As primeiras alterações acontecerão na região norte do município, que, atualmente, é atendida pelas linhas 302 – Tabatinga, 306 – Tabatinga via Massaguaçu e 407 – Massaguaçu.

PAT de Caraguatatuba está com 105 vagas de emprego nesta sexta-feira

 


O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba divulgou, nesta sexta-feira (7), mais de 105 vagas de emprego na cidade.

Os interessados devem comparecer ao PAT, das 8h às 12h, munidos de RG, CPF, CTPS, PIS e o currículo. O Posto de Atendimento está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré.

Caraguatatuba está em estado de alerta para infestação de dengue

 

O resultado veio após uma Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada no mês passado pelos agentes de controle da dengue. A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba apontou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti é de 1,7%, o que indica um estado de alerta no município.

O resultado veio após uma Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada no mês passado pelos agentes de controle da dengue. Ao todo, foram visitados 2.155 imóveis.

Caraguatatuba realiza operação de limpeza nas praias da região central

 

A equipe formada por 70 funcionários, da empresa terceirizada Pioneira, percorre desde a praia do Camaroeiro até o final do Indaiá. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realiza nesta sexta-feira (7), uma operação de limpeza de praias, na região central da cidade.

Segundo a administração, a equipe formada por 70 funcionários, da empresa terceirizada Pioneira, percorre desde a praia do Camaroeiro até o final do Indaiá, próximo a ponte do Rio Santo Antônio.