GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Casal que namora a distância transforma saudade em arte

Danbi Shin (à esq.), na ponte do Brooklyn, em Nova York, e Li Seok, na muralha do palácio Deoksugung, em Seul

Este é não pode ser verdade, até porque assista o video abaixo. Isso só pode ser piada


Caraguá sobe no ranking e garante o Selo Município Verde Azul

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade recebe certificação ambiental e é reconhecida pela excelência de sua gestão ambiental

Com nota de 86,5 pontos, Caraguatatuba saltou da 73ª para a 45ª posição no ranking do Programa “Município VerdeAzul”, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, subindo 28 posições entre as edições de 2014 e de 2015.

O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (17), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Ao todo, 614 municípios do Estado se inscreveram para obter selo ambiental. A certificação obtida é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.
O município também foi contemplado com o Prêmio Franco Montoro pela melhor colocação no ranking da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte.
O Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Auracy Mansano Filho, reforça a importância da certificação, não só para obter os recursos financeiros disponibilizados pelo FECOP, mas também, por consolidar a qualidade ambiental do município e, consequentemente, a qualidade de vida da população.
Selo - O selo Verde Azul atesta a qualidade e o comprometimento das prefeituras em desenvolver e executar políticas ambientais. Os municípios recebem uma nota final pelo desempenho conjunto em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental.
O programa é uma realização do Governo Estadual, por meio da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.
Secretaria de Comunicação

PAT divulga vagas em Caraguá

Veja as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.
Acabador de mármore e granito, Ajudante de cozinha, Ajudante de polidor de veículos, Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de escrituração fiscal, Barman, Copeiro, Cozinheiro geral, Cuidador de idosos, Cumim, Empregado doméstico  arrumador, Farmacêutico, Garçom, Locutor anunciador, Eletricista de autos, Motorista carreteiro, Nutricionista, Pizzaiolo, Instrutor de academia, Professor de inglês, Reparador de aparelhos eletrodomésticos, Vendedor de consórcio e Vendedor pracista. 
 As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
 O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

Prefeitura cria comissão para investigar fraudes em Casas Populares

Com intuito de atender inúmeras denúncias apresentadas na Ouvidoria e, ao mesmo tempo, coibir fraudes nos programas habitacionais Nova Caraguá I, II e Residencial Jetuba, o Governo Municipal de Caraguá intensificou o trabalho de fiscalização das casas populares, com a criação de uma Comissão Municipal de Fiscalização Complementar.
A Comissão é formada por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Habitação, Governo, Urbanismo, Serviços Públicos e da diretoria de Defesa Civil, por meio do decreto nº 427, de 11 de fevereiro de 2016.
A ação iniciou no dia 16 de fevereiro, onde uma equipe designada pela Comissão averigua in loco as denúncias recebidas.Entre os principais problemas encontrados estão a venda e o aluguel das unidades, o abandono do imóvel ou a cessão para algum conhecido ou membro da família.
Denúncia – Quem souber de algo supostamente irregular, pode fazer a denúncia anônima, nos telefones (12) 3897-5651 ou 0800-7700678. É importante que, na hora de relatar o fato, a pessoa tenha detalhes do imóvel em que há suspeita de irregularidade, como nome da rua e número da casa.
Após constatação da fraude, a Comissão enviará um laudo à Caixa Econômica Federal e Ministério Público, para apuração de crimes de estelionato, falsidades e providências visando à rescisão do contrato.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, que é presidente da Comissão, pede o apoio da população para denunciar as irregularidades na ocupação dos imóveis. “A imensa maioria de contemplados não tem com o que se preocupar. Porém, quem souber de alguém que é beneficiado, mas que tenha outra propriedade ou alugado o imóvel, por favor, nos comunique. Precisamos entregar essas casas para quem realmente necessita”, alerta o secretário. 
Caraguá tornou-se pioneira ao criar mecanismos municipais em complemento à fiscalização realizada pela CAIXA, com intuito exclusivo de combater irregularidades e garantir mais justiça no sistema de distribuição das unidades.

Nota – Níveis pluviométricos e atendimento às famílias desalojadas em Caraguá

O Governo Municipal, por meio da Defesa Civil, informa que Caraguatatuba está com vários pontos de alagamentos e os mais críticos estão nos bairros Morro do Algodão, Barranco Alto, Pegorelli, Perequê-Mirim e Golfinho. Há também três pontos de escorregamento, nos bairros Olaria, Jaguazinho e Morro do Chocolate.
O município está em estado de alerta. Os índices pluviais acumulados desde domingo chegaram a 285 mm e, até o momento, foram reduzidos para 245 mm. O cálculo da Defesa Civil estima que, somente entre domingo e segunda-feira, foram 173 mm de chuva.
Até o momento, sete famílias, com aproximadamente 25 pessoas, estão desalojadas e foram abrigadas no ginásio José Francisco Prates, no bairro Perequê-Mirim.
A Prefeitura está trabalhando intensamente no monitoramento das áreas com risco de escorregamento e no socorro às famílias desalojadas. Nesta terça-feira (01/03), as famílias receberam visita de 10 agentes de saúde que examinaram as crianças e adultos.
A Defesa Civil conta com a ajuda do GAC (Grupo de Auxílio Civil) e a parceria das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania, no abrigo às famílias, e de Serviços Públicos, com a desobstrução de vias e valas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania recebe doações de roupas de cama, toalhas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, que serão destinadas às famílias atingidas pela chuva dos últimos dias.
As peças são arrecadadas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na Rua Vereador Antonio Cruz Arouca, 121 – Indaiá. Quem tiver móveis e eletrodomésticos para doar, pode ligar no telefone (12) 3886-2030 e agendar um horário para que a equipe possa retirar.

PAUTA DA 05ª SESSÃO ORDINÁRIA DIA 01 DE MARÇO DE 2016 - TERÇA-FEIRA – 19h30

ORDEM DO DIA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA:
 SESSÃO FOI SUSPENSA DEVIDO A MANIFESTAÇÃO NO PLENÁRIO
VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 060/15 – Ver Pedro Ivo de Sousa Tau - Autoriza a regulamentação da atividade comercial do serviço de taxi-boat nas praias do município. (NÃO FOI VOTADO)
PROJETO DE LEI Nº 15/16 – ÓRGÃO EXECUTIVO – Autoriza o Executivo a receber, em doação antecipada, imóvel que especifica e dá outras providências. (NÃO FOI VOTADO)
PROJETO DE LEI Nº 07/16 – Ver Pedro Ivo de Sousa Tau – Denomina de “Luiz Eduardo Aulicino”, a Av Quatro, que se inicia na Alameda Sepias e termina na Alameda Camburiu, localizadas no Loteamento Jardim das Palmeiras. (NÃO FOI VOTADO)
PROJETO DE LEI Nº 10/16 – Ver Aurimar Mansano – Denomina de “Gabriel de Oliveira” a Rua A, localizada no Bairro Barranco Alto. (NÃO FOI VOTADO)

Atualização das chuvas em Caraguá

O Governo Municipal, por meio da Defesa Civil, informa que Caraguá está em estado de atenção. Os índices pluviométricos atualizados até o momento apontam que a cidade está com 143 mm. Sete famílias, com aproximadamente 25 pessoas, continuam abrigadas no ginásio José Francisco Prates, no bairro Perequê-Mirim.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania recebe doações de roupas de cama, toalhas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, que serão destinadas às famílias atingidas pelas chuvas dos últimos dias.
As peças são arrecadadas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na Rua Vereador Antonio Cruz Arouca, 121 – Indaiá. Quem tiver móveis e eletrodomésticos para doar, pode ligar no telefone (12) 3886-2030 e agendar um horário para que a equipe possa retirar.
Desde domingo, os pontos de alagamento estavam concentrados principalmente nos bairros Morro do Algodão, Barranco Alto, Pegorelli, Perequê-Mirim e Golfinho. Há três pontos de escorregamento, nos bairros Olaria, Jaguazinho e Morro do Chocolate. Todos os locais estão sendo monitorados pela Defesa Civil.
A estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania estima que até sexta-feira (4) as famílias desalojadas, que estão no abrigo da Prefeitura, poderão retornar às suas residências.
A Defesa Civil conta com a ajuda do GAC (Grupo de Auxílio Civil) e a parceria das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania, no abrigo às famílias, e de Serviços Públicos, com a desobstrução de vias e valas.

Caraguá inicia Campanha de Combate à Tuberculose

Com o objetivo de informar a população sobre os sintomas e o tratamento adequados, a Secretaria de Saúde de Caraguá promove até o dia 15 de março a Campanha de Combate à Tuberculose 2016 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 7h às 17h.
As UBS receberão os moradores que apresentam tosse com catarro há mais de duas semanas para serem encaminhados aos exames preventivos. O trabalho de combate à doença já é realizado anualmente, mas esta ação preventiva é preconizada pela Secretaria Estadual da Saúde. A meta é aumentar a detecção de casos, elevar o percentual de cura e reduzir o abandono no tratamento.
Além disso, a Equipe do Programa de Controle da Tuberculose estará com uma tenda montada para orientação dos usuários em frente ao Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Madre Teresa de Calcutá (CEM/CEO)  durante toda a campanha das 8h às 15h.
A doença - A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas de que se tem notícia e, apesar dos grandes avanços da medicina, ainda é uma grande preocupação. Os números são alarmantes, mas a tuberculose tem cura se for seguido o tratamento corretamente.
Antigamente, a Tuberculose era considerada mortal e criaram-se tabus a respeito da enfermidade, o que ainda dificulta o controle. Atualmente, o Brasil apresenta 73% de cura dos casos tratados e aproximadamente, 12% de abandono do tratamento.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. Pode afetar diferentes órgãos, mas o comprometimento pulmonar é o mais frequente. É transmitida de uma pessoa para outra pelo ar, através da tosse ou do espirro em ambientes fechados.
Ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose tem cura. Mas para que haja um controle efetivo da doença é indispensável que se detecte a tuberculose rapidamente e inicie o tratamento correto.
O tratamento é prolongado e dura, no mínimo, seis meses, e na maioria dos casos não é necessária a hospitalização. Após duas semanas de tratamento correto não ocorre mais a transmissão.
UBS Centro
Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera – 1º andar
“Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata” - Tel: (12) 3897-2102
UBS Perequê Mirim
 Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 295 - Tel (12) 3885-1800

UBS Porto Novo
 Avenida José Herculano, 6.560 - Tel (12) 3887-6131

UBS Morro do Algodão
 Avenida Geraldo Lopes, 27 - Tel (12) 3887-9100

UBS Jaraguazinho
Rua Benedito Silvério Santana, 57 - Tel (12) 3883-3500

UBS Casa Branca/Olaria
Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 799 – Tel (12) 3883-9077/7007

UBS Jetuba
Rua Geraldo Cordeiro de Souza, 270 – Tel (12) 3884-4090

UBS Massaguaçu
Rua Irineu de Mello Neto, 600 – Tel (12) 3884-1999
UBS TINGA
Rua Antonio dos Santos, 20 – Tinga – Tel (12) 3883-3277 / 3882-6446

UBS TABATINGA
Rua Manoel Pereira dos Santos, 47 – Tabatinga – Tel (12) 3884-5700
CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS – CEM/CEO
Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera
“Edifício Madre Tereza de Calcutá” – Tel: (12) 3886-1200

Bispo Diocesano faz uso da tribuna para falar sobre saneamento básico

No início da 05ª sessão ordinária de 2016, realizada na noite da última terça-feira na Câmara Municipal, Dom José Carlos Chacorowski, Bispo da Diocese de Caraguatatuba, fez uso da tribuna livre.
O Bispo falou para os Vereadores e aos presentes no plenário, sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema saneamento básico. O objetivo é despertar a responsabilidade na cobrança de ações que contribuam com a melhor qualidade de vida das pessoas.
Campanha da Fraternidade deste ano é ecumênica e fala da responsabilidade sobre “a casa comum”, os cuidados com o meio ambiente, seja na implantação do saneamento básico ou no trato com o lixo.
Antes da sessão, o Presidente da Câmara, Oswaldo Pimenta de Mello Neto (China) recebeu em seu gabinete Dom José Carlos, Padre Alessandro, da Catedral do Divino Espírito Santo e Padre Mauro, da Paróquia São João Batista.

Bispo Diocesano faz uso da tribu