segunda-feira, 27 de junho de 2016

Novo presidente

Novo presidente

Olá republicanos de todo Brasil!
Diante da missão que assumi na última quinta-feira ao aceitar o convite do presidente em exercício Michel Temer para comandar o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, transmiti a presidência nacional do PRB interinamente ao meu vice, ex-senador Eduardo Lopes.
Em virtude da agenda carregada como ministro e da necessidade de dedicação total à função para ajudar na recuperação do Brasil,  tive ainda que me afastar do meu escritório e demais atividades que exercia concomitantes à de líder partidário. A situação do país é grave e o tempo é curto. Não podemos errar.
Eduardo Lopes é competente e está totalmente alinhado comigo e com a Executiva Nacional doPRB. Dará continuidade ao que vimos fazendo para chegarmos fortes nas eleições de outubro. Nossa meta de curto, médio e longo prazo continua, e gerir este ministério faz parte dela.
Peço a vocês a mesma receptividade com ele que sempre tiveram comigo. Peço a vocês o mesmo empenho e determinação para fazer do PRB um dos maiores partidos do Brasil. Peço que não esmoreçam e que se agarrem a tudo que temos dito e feito ao longo destes últimos anos.
O país precisa de cada um de nós. Somente juntos, e unicamente juntos, conseguiremos atravessar essa ponte rumo ao futuro. Não será fácil, vocês sabem, mas somos forjados no sacrifício e no sofrimento e saberemos lidar com tudo isso. Posso contar com vocês? Boa sorte, Eduardo Lopes!
Marcos Pereira
Ministro da Indústria, Comércio e Serviços e Presidente Nacional do PRB licenciado

Alex Redano pede explicações do Detran sobre cobrança indevida

O deputado estadual Alex Redano (PRB-RO) apresentou requerimento, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, solicitando ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informações acerca da cobrança de taxa sobre a fiscalização de veículos automotores quanto à ausência de extintores de incêndio.

Alex Redano pede explicações do Detran sobre cobrança indevidaDe acordo com o parlamentar republicano, o pedido se faz necessários devido à dúvida de uma considerável parcela da comunidade rondoniense sobre a cobrança dessa taxa, pelo Corpo de Bombeiros em convênio com o Detran. “Sabemos que a antiga legislação, não mais em vigor, versava sobre a taxa a ser cobrada pelas vistorias realizadas, mas após a revogação os veículos de passeio não são mais obrigados a portar o extintor, contudo a taxa ainda é cobrada”, frisou.
Além disso, Redano destaca que a cobrança é feita mesmo sem a vistoria no veículo e que por conta das reclamações e indagações da população é preciso entender melhor esse processo. O requerimento pede o envio das informações sobre a situação atual da cobrança da taxa e um relatório sobre o motivo da cobrança ainda ser feita, mesmo sem vistoria ao veículo e a inexistência da lei que obrigava o motorista a portar o extintor.
Indicação
Em outro documento apresentado durante sessão na Assembleia Legislativa, o deputado Alex Redano pediu ao governo de Rondônia efetivo da Polícia Civil no município de Itapuã do Oeste. Segundo ele, Itapuã recebe auxílio desta natureza do município de Candeias do Jamari, sendo que na cidade já existe uma instalação física pronta para utilização, mas falta efetivo para isso.

Souza Santos cria programa de prevenção de acidentes domésticos com crianças

Souza Santos cria programa de prevenção de acidentes domésticos com crianças

A Câmara Municipal de São Paulo analisa o projeto de lei do vereador Souza Santos (PRB/SP) que sugere a criação do Programa de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos com crianças. Se aprovado, o programa será executado nas unidades básicas de saúde, escolas, creches e demais espaços de convivência comunitária existentes no município, em que são atendidas gestantes, mães e crianças.
“Nossa proposta tem como objetivo diminuir o número de casos e servir como meio de orientação aos pais. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada ano são registradas seis mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, vítimas de acidentes domésticos. Nossa proposta visa diminuir esse número”, ressalta o vereador.
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o alto número de acidentes representa um custo de R$ 63 milhões para o Serviço Único de Saúde (SUS). Segundo Souza Santos, a expectativa é que o projeto seja votado em breve e contribua na diminuição dos constantes acidentes envolvendo os pequenos.
Ainda de acordo com a proposta, o poder executivo terá que instituir a semana de conscientização sobre acidentes domésticos com crianças, de caráter permanente e edições a cada ano, contadas a partir da aprovação da lei. A programação da semana compreenderá palestras com especialistas e atividades voltadas para a propagação dos cuidados que devem ser tomados na prevenção de acidentes, especialmente com crianças.

Entrevista inedita - “Meu combustível é estar perto do povo”, diz Wagner Montes



“Meu combustível é estar perto do povo”, diz Wagner MontesO deputado estadual Wagner Montes (PRB-RJ) é uma figura muito popular em todo Brasil. Com 41 anos de vida pública, deputado estadual mais votado da história do Rio de Janeiro, ele tem como maior objetivo militar para que a população tenha melhores condições de vida.
Como primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Wagner continua fiel aos propósitos que o levaram à vida pública. Empresta ao político a sinceridade e bom humor que o fazem líder de audiência, como apresentador no programa diário “Balanço Geral”, da Record. De volta ao PRB, ele dispara: “Agora é 10!”
ENTREVISTA:
PRB Rio de Janeiro – Você é deputado estadual, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), apresentador de televisão, o que demanda muitas responsabilidades. Como administra tantas tarefas e num momento em que o cenário político está bastante conturbado com reflexos na política do Estado?
Wagner Montes – Para mim é muito tranquilo, em meus 41 anos de vida pública, não há manchas. Como primeiro vice-presidente da Alerj, presido a maioria das sessões, atendo em meu gabinete e ainda tenho o meu programa na Record. Minha luta maior é administrar o tempo.
PRB Rio de Janeiro – Foi aprovado recentemente o seu projeto que permite aos servidores públicos mudarem a data de pagamento de suas contas e impostos livres de taxas e juros. Qual foi o seu objetivo ao criá-la?
Wagner Montes – A minha luta é que o pagamento seja feito até o 2° dia útil, no máximo até o 5° dia, como é praxe no país. Mas, desde o momento em que o Estado passa por sérias dificuldades, o pagamento foi mudado para o 7° dia e posteriormente para o 10º dia útil, não é justo que o servidor público pague multas em suas contas. Pleiteio que as concessionárias e empresas do Estado, que prestam serviços a estes servidores, não cobrem os encargos, taxas e multas pois estes servidores estão recebendo os salários com atraso.
PRB Rio de Janeiro – O que o apresentador Wagner Montes e o político têm em comum?
Wagner Montes – Minha postura, minha serenidade e o discernimento que sempre peço a Deus para me dar nos momentos de decisão, o que é fundamental na política.
PRB Rio de Janeiro – Ano leitoral, cenário político sui generis, Crivella pré-candidato a prefeito pelo PRB. Acredita que é uma boa opção para o Estado e por quê?
Wagner Montes – Eu acho que é a hora do Crivella, que representa as boas-novas. Estarei ao lado dele, marchando com ele. Sou de Caxias, mas o Rio me adotou.
PRB Rio de Janeiro – E o seu retorno ao PRB?
Wagner Montes – Eu praticamente participei da fundação do PRB, que tem uma história importante neste momento histórico que o Brasil está passando. Volto ao partido, pois sei que temos muitos projetos políticos a desenvolver. Sou soldado e gosto de marchar com nossos companheiros. Quero crescer junto com o partido. PRB é 10!

PRB Nacional reúne coordenadores regionais de imprensa em Brasília

PRB Nacional reúne coordenadores regionais de imprensa em Brasília

Aconteceu na sede da FRB em Brasília,  o “1º Curso de Comunicação PRB Brasil – Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais” com a finalidade de qualificar os coordenadores estaduais de comunicação das regionais do partido. Durante as palestras, os 29 comunicadores puderam interagir com os especialistas e identificar soluções peculiares de cada região. Com a bandeira “Informar, compartilhar e crescer”, a Agência PRB Nacional, em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB), trouxeram o jornalista Rodrigo Ledo, especialista em gestão de crise e comunicação política, e a jornalista Andrea Lopes, especialista em gestão de comunicação digital. A meta é realizar outros encontros anualmente.
Para começar, os coordenadores foram surpreendidos com uma mensagem em vídeo do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que ressaltou que o PRB não será mais um partido qualquer no cenário político nacional.  Na primeira parte do curso, a coordenadora nacional de Comunicação do PRB Helen Assumpção reforçou a importância da interação do grupo na consolidação da imagem corporativa do partido. Em seguida, foi a vez do presidente da FRB, Mauro Silva, de apresentar de que forma os comunicadores poderiam levar aos Estados os cursos gratuitos fornecidos pela entidade.
Foto Douglas Gomes Curso Comunicação PRB Brasil 002
Na segunda parte do curso, o especialista em gestão de crise e comunicação política, o jornalista Rodrigo Ledo, apresentou palestra sobre assessoria de imprensa. “Quanto mais o grupo está disposto e aberto a utilizar a comunicação como fator estratégico, maiores as exigências, mas também as chances de sucesso – e vice-versa”, aponta.

Para finalizar, a especialista em gestão de comunicação digital, jornalista Andrea Lopes, exibiu a palestra “Mídias Sociais” repleta de estratégias e dicas de planejamento para potencializar o diálogo do partido com o público. “Temos que estar atentos a cada movimento”, aconselha.
Foto Douglas Gomes Curso Comunicação PRB Brasil 017O dia da realização do curso foi marcado também pela comemoração dos três anos de gestão nacional do presidente Marcos Pereira frente ao PRB, que alavancou o número de filiados e expandiu a atuação dos movimentos da sigla.
Agência PRB Nacional recebeu equipes de vários sotaques do Brasil. Do PRB do Sul, estava Leandro Oliveira, de Santa Catarina; Karine Bertani, Jorge Fuentes e Jefferson Souza, do Rio Grande do Sul; e Alaor Oliveira e Ana de Matos, do Paraná. Representando os diretórios do PRB Nordeste, estava Euler Barbosa, do Ceará; José Uchoa, do Piauí; Izabela Reis, da Bahia; Gleice Queiroz, do Sergipe; Thiago Silva, de Alagoas; e Priscila Prestes, de Pernambuco. Do PRB Norte, estava Rodenilson Andrade, de Rondônia; JR Rodrigues, de Roraima; e Tacila Aires e Vinícius Rocha, de Tocantins. Do PRB Centro-Oeste, Geysa Albuquerque, do Distrito Federal; Dayana Jesus, do Mato Grosso do Sul; e Maurizan Landim, do Goiás. Já do PRB Sudeste, estava Guilherme Araújo - Jornalista de Caraguatatuba; Danielli Guerson e Aline Farias, de São Paulo; e Marta Fernandes, do Rio de Janeiro. Também presente, a jornalista Suellen Siqueira da Fundação Republicana Brasileira e a equipe de Comunicação Nacional do PRB, Eulla Carvalho, Wanessa Naves, Douglas Gomes e Jamile Reis.

“Acredito que é possível fazer política sem corrupção”, diz vereador Nunes na tribuna



“Acredito que é possível fazer política sem corrupção”, diz vereador Nunes na tribuna
Taubaté (SP) – O vereador Nunes Coelho (PRB/SP) levantou grande discussão política na tribuna durante a sessão ordinária na última semana. O parlamentar fez uso da palavra para refletir com a população sobre a atual situação política do Brasil. “Em primeiro lugar, quero parabenizar nossa Justiça brasileira e, principalmente, a Polícia Federal, que, nos últimos dias, vêm desmontando esse sistema instalado em nosso país.” O “sistema”, segundo o parlamentar, é a corrupção que acontece e desvia dinheiro de serviços básicos. “A gente vê pela mídia que um recebeu milhões, o outro recebeu milhões, enquanto observamos o caos na saúde, na educação e segurança pública”, lamentou Nunes.

Para ele, a Justiça está começando a se movimentar e a ser feita, tirando do poder aqueles que não têm responsabilidade com seu mandato. “A Justiça está passando o país a limpo. Os nossos filhos e netos, a nova geração, podem comemorar um ciclo novo da política que vai surgir em breve no País”, avaliou.
O parlamentar contou que completou 54 anos no dia 14 de junho e que pretende continuar no meio político com a esperança de novas lideranças, com princípios, ética e respeito pelo dinheiro público. Por isso, alegou ver com “bons olhos” toda a movimentação por parte da Polícia Federal, que está mostrando e dando esperanças ao povo.
A população, lembrou Nunes Coelho, pode começar a acreditar que a política terá menos pessoas desonestas, mas, ainda assim, deve estar atenta às promessas e ao histórico político de cada candidato na época de eleições.
Ele salientou que a tecnologia é boa para deixar as informações transparentes. “As redes sociais contribuem muito para que a população fique atenta. Se você colocar no Google o nome de qualquer pessoa envolvida com política, aparecerá o histórico e a vida dele.”

Agricultores visitam a 23ª Hortitec

Visando o fortalecimento da agricultura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente levou um grupo de agricultores para a 23ª Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), na quinta-feira (23), em Holambra (SP).
A visita técnica contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que ofereceu o transporte para um grupo de 18 agricultores de Caraguatatuba.
A Hortitec apresenta aos agricultores novas tecnologias e incentiva a inovação para permitir maior competitividade dos produtos no mercado.
De acordo com a agricultora Betisabá Tavares, o evento foi importante como fonte de informação e atualização. “Foi muito bom ter participado. Como agricultora, obtive mais conhecimento de novas técnicas e produtos”, comentou.
Para a moradora do Pegorelli, Ivone Iolanda de Jong, foi um passeio bastante construtivo para ela que tem intenção de trabalhar com agricultura. Ela conta que achou interessante uma apresentação de plantio de tomate, pepino, abóbora em sacos plásticos de alta durabilidade e as plantas crescem como trepadeiras por um varal instalado acima dos sacos. “Achei muito prático, não junta bicho, fácil de limpar e cuidar, principalmente para nós com mais idade, porque não precisa se abaixar”, contou.
Na exposição foram apresentadas outras propostas inovadoras, como um equipamento para gerar e suprir a falta de energia em emergências em Hidroponia, climatização de estufas agrícolas; uma Seletora de Mudas em Tubetes e Desentubetadora Automática de Mudas; outra empresa apresentou sua linha de equipamentos para processamento de hortaliças e vegetais prontos para o consumo. Esse é um setor em crescimento não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Para o empreendedor, além do crescimento do setor, outra vantagem é o alto valor agregado do produto.

Fundo Social de Caraguá promove cursos de qualificação profissional

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba desenvolve diversos cursos voltados à qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores, junto às lideranças comunitárias e entidades sociais gratuita.
São cursos de padaria artesanal, Escola de Modas e Construção Civil, destinados a pessoas com idade acima de 16 anos, com exceção do curso de construção civil, em que a idade mínima exigida é de 18 anos e tem como objetivo uma fonte de geração de renda familiar.
A duração é de 80 horas e não é necessária escolaridade mínima. As vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever na sede do fundo do Fundo Social de Solidariedade do Travessão e devem apresentar o RG e CPF. Não é necessário comprovar renda.
Padaria Artesanal – Os alunos aprendem 10 tipos de pães e bolos, além de noções básicas de boas práticas de higiene e alimentação. Com duração de dois meses, as turmas são de até 10 pessoas, com aulas de manhã e a tarde.
Pólo da Construção Civil - São cursos de Pedreiro, encanador e assentador de piso e azulejos, com três turmas de 15 pessoas. Os alunos fazem aulas práticas em laboratórios que reproduzem os ambientes de trabalho e que, por meio de simulações, propiciam o desenvolvimento das técnicas peculiares a cada um deles.
Escola de Moda - São oferecidos cursos de iniciação de corte e costura e, customização de roupas.
Os cursos são realizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com o Governo Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba e Secretaria de Assistência Social.
Serviços:
Cursos de Padaria
Ciasc - Perequê
Rua José da Costa Pinheiro Junior, 2161 – Perequê-Mirim
(12) 3887-2712

Sede do Fundo Social de Solidariedade
Praça Jorge de Castro, s/nº, no bairro Travessão
(12) 3881-3715

Núcleo Social Morro do Algodão
Rua São Miguel, 1382 – Morro do Algodão
(12) 3888-3447

Cide – Tinga
Av Marechal Deodoro da Fonseca, 1155 – Tinga
(12) 3882-6090

Escola de Moda e Pólo de Construção Civil
Sede do Fundo Social de Solidariedade
Praça Jorge de Castro, s/nº, no bairro Travessão
(12) 3881-3715

Escola do CIDE Centro é campeã da Gincana Virtual

A equipe Olimpo's Team, da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, do CIDE Tinga, foi a vencedora da 3ª Gincana Virtual - Jogos Olímpicos no Brasil. O resultado e a premiação ocorreram nesta quarta (22/6/2016), na Secretaria de Educação, no Indaiá.
O 2º lugar ficou com a equipe Poente, da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no Martim de Sá; o 3º e 4º lugares ficaram com as equipes Guardiões e Winner, respectivamente, ambas da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca; e em 5º lugar, a equipe Edna em Ação, da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim.
O objetivo da gincana é oferecer aos professores e alunos a oportunidade de utilizar recursos tecnológicos em ambientes virtuais e redes sociais para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Além de promover a cidadania e desenvolvendo as habilidades de liderança, organização, trabalho em equipe, criatividade, gestão de tempo e responsabilidade.
O vice-prefeito, Antonio Carlos Junior, prestigiou a entrega dos prêmios e disse que essa iniciativa fortalece e aprimora o sistema educacional do município.
A secretária de Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, ressaltou que atividades como a gincana virtual proporcionam conhecimento geral e tecnológico, fundamentais no mercado de trabalho.
A professora de História, Luciana Vitório, da EMEF Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim coordenou oito equipes na competição. “Acho muito importante estimular aos alunos além dos livros, e mostrar que eles são responsáveis pelo seu aprendizado. O grande prêmio é que o conhecimento adquirido”, disse.
A coordenadora da equipe campeã, Amanda Nunes Tenório, professora de Educação Física, disse que aprendeu muito nas etapas da gincana. “Aprendemos a usar ferramentas tecnológicas que nem eu e os alunos sabíamos. Passamos a conhecer muitas histórias sobre os Jogos Olímpicos”, afirmou.
A 3ª Gincana Virtual é uma promoção da Conecta Empresa de Tecnologia Educacional em parceria com a Secretaria de Educação.
Competição e Prêmios - As equipes foram formadas por cinco alunos e um professor responsável. Cada uma teve que cumprir várias tarefas como elaborar coreografia com os cinco aros olímpicos, pesquisar sobre a história do evento, criar um livro digital (e-book) com 10 páginas sobre os valores olímpicos, criar uma logomarca e slogan para os Jogos Paralímpicos, entre outras.
Cada aluno da equipe vencedora recebeu uma bicicleta e o professor um smarthphone. O grupo que ficou em segundo, recebeu fones de ouvidos auriculares HeadSet e o professor um smartphone. As equipes que ficaram em 3º, 4º e 5º lugares receberam um curso completo na área de tecnologia na Jumper – Cursos Profissionais e Idiomas.

Câmara cria CPI para apurar possíveis irregularidades no pagamento de férias a professores da rede pública‏

Foi instalada na última terça-feira, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Caraguatatuba, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar eventual não pagamento de 1/3 de férias e a Média Férias Magistério para aproximadamente 1.200 professores da rede pública municipal no ano de 2015.
A comissão foi formada após sorteio, e será composta por: Pedro Ivo de Sousa Tau (Presidente), Agostinho Lobo de Oliveira (Lobinho) – relator, Cristian Alves de Godói (Baduca Filho), Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia) e Celso Pereira – membros.
O requerimento que cria a CPI foi protocolado pelo Vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), que conseguiu a assinatura de um terço dos Vereadores, atendendo a exigência do artigo 71 e seguintes da resolução 04/90, do regimento interno.
A comissão terá poderes de investigação das autoridades judiciais, além de outros previstos no regimento interno. A CPI tem o prazo de 90 dias para apurar a denúncia, podendo ser prorrogado, desde que devidamente aprovado pelo plenário da Câmara, em tempo a ser respeitado.

Inverno com muitas atrações em Caraguá

Caraguá está em clima de festa com tantos eventos esperando moradores e turistas a partir desta semana com atrações culturais, esportivas e gastronômicas. Comida típica junina, tainha, camarão e muita inovação no Caraguá a Gosto.
  “Cantilena do Mundo – Uma Viagem Musical”
Caraguá recebe o show “Cantilena do Mundo – Uma Viagem Musical” com o grupo Umandarakê, das Oficinas Culturais da Fundacc. Obras culturais de diversos países, incluindo o Brasil, Peru, Alemanha, Japão e Croácia.
Dia 22/6, às 19h, no Museu de Arte e Cultura
Entrada franca – Inform.:  (12) 3897-5661
Espetáculo “Yebo”
O TMC apresenta o espetáculo “Yebo”, com o Grupo Gumboot Dance Brasil (dança de botas de borracha), uma forma de dança popular criada por trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Ingressos no Teatro. Dia 22/6 às 19h, no Teatro Mário Covas.
Entrada franca - Informações – (12) 3881-2623
Caraguá recebe milhares de atletas 

Caraguá entra em clima esportivo na semana de 22 de junho a 1º de julho, com a 
33ª edição dos Jogos Abertos da Juventude. Serão 3.500 atletas de 147 cidades, competindo em 15 modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, gin. Artística e rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, damas e xadrez. As provas acontecem no Colégio Módulo, Centro Esportivo Municipal e outros. Inform.: (12) 3885-2200 ouwww.jogosjuventude.caraguatatuba.sp.gov.br
Show de carros antigos no Serramar Parque Shopping
Se você é apaixonado por carros antigos, programe-se para o 2º Encontro de Carros Antigos. Dia 26 de junho, no Serramar Parque Shopping, com grandes atrações das 9h às 18h. Além de conhecer clássicos antigos, você terá a oportunidade de vender e trocar carrinhos miniaturas com colecionadores e tirar fotos. O show de carros antigos traz ainda uma Barbearia Móvel e um Mercado de Pulgas (antiguidades).
Arraiá tem atrações e ofertas no Caraguá Praia Shopping
O Caraguá Praia Shopping entra em clima de festa junina nos dias 24 e 25 de junho e 01 e 2 de julho, oferecendo ao público o Arraiá das Ofertas, com decoração temática, participação de barraquinhas do Instituto Pró + Vida e Associação de Combate ao Câncer. A atração contará com comidinhas típicas gratuitas como pipoca, bolo, bolinho caipira e quentão. E ainda tem a quadrilha do Centro de Convivência da Terceira Idade dia 25, às 20h. Todas as lojas estão com descontos de até 50% nos produtos.
Gastronomia em alta
Um festival de tainhas!
Nossos pescadores já estão preparados para o 13º Festival da Tainha, um dos eventos mais esperados na cidade. Em julho, com apresentações culturais, shows locais, artesanato, barracas de doces típicos, diversão para as crianças e, claro, várias receitas à base deste peixe que faz tanto sucesso entre moradores e turistas. No Entreposto de Pesca do Porto Novo. Dias 8, 9 e 10. Horário: das 12h às 24h. Abertura: dia 7, às 19h
Festival do Camarão
tradicional Festival do Camarão vem chegando, colocando em destaque o melhor da cultura caiçara.
Além de muito camarão preparado por cozinheiros experientes neste crustáceo, o público poderá ver de perto a feitura da farinha de mandioca e da rede de pesca artesanal, a cunhagem de canoa, a tenda do artesanato identitário (local), a contação de histórias, além de programação musical com artistas da região e a corrida de canoa caiçara no Camaroeiro.
Venha deliciar-se com o bobó de camarão e outros pratos famosos, o bolinho de camarão... Hummm... e muito mais! Tudo ao som de boa música e à beira mar.
Dias 13 a 17 de julho, na Praça da Cultura (Praia do Centro). Das 9h às 24h. 
Vem aí o 11º Caraguá a Gosto
No período de 1º de agosto a 4 de setembro, restaurantes, pizzarias, bares e quiosques de Caraguatatuba entram em clima de festa com o 11º Caraguá a Gosto propondo desafios aos chefs de cozinha e aos amantes da culinária um verdadeiro festival de cor e sabor.
O Caraguá a Gosto é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo com o apoio da Associação Comercial de Caraguatatuba, Sebrae-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Etec-Escola Técnica de Caraguatatuba e AHP-Associação de Hoteis e Pousadas.
O público será o jurado e elegerá os melhores em criatividadesaborapresentação e ambiente do setor gastronômico de nossa cidade. Você vota no seu prato favorito e ajuda a eleger o Melhor em: Comida de Boteco, Sabores da Praia, À La Carte e Pizza.
A programação está repleta de surpresas para o público e chefs de cozinha, como a presença do MasterChef Henrique Fogaça ministrando uma Aula Show na abertura, dia 3 de julho, com gravação de um programa de entretenimento regional.
Outra inovação será o 1º Jazz e Vinho, que reunirá convidados especiais como Chico Oliveira e Banda, Serial Funkerss e Felipe Blues, no palco da Praça da Cultura, nos dias 5, 6 e 7 de julho, às 22 horas. O evento terá ainda estandes de massas e vinhos.

Vem aí o 11º Caraguá a Gosto O evento traz atrações inovadoras para o público e chefes de cozinha, como a presença do MasterChef Henrique Fogaça e o 1º Jazz e Vinhos.

No período de 1º de agosto a 4 de setembro, restaurantes, pizzarias, bares e quiosques entram em clima de festa com o 11ª Caraguá a Gosto propondo desafios aos chefs de cozinha e aos amantes da culinária um verdadeiro festival de cor e sabor.
O Caraguá a Gosto é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba, com o apoio da Associação Comercial de Caraguatatuba, Sebrae-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Etec-Escola Técnica de Caraguatatuba e AHP-Associação de Hoteis e Pousadas.
E o público será o jurado que elegerá os melhores em criatividadesaborapresentação e ambiente do setor gastronômico de nossa cidade. Cozinheiros e chefs prometem um verdadeiro festival da boa comida.
Dos sabores da terra à sofisticação de receitas tradicionais e inovadoras.  São diversos estabelecimentos entre restaurantes, bares, pizzarias e quiosques concorrendo aos prêmios de Melhores em: Sabor da Praia, à La Carte, Comida de Boteco e Melhor Pizza.
Os estabelecimentos participantes terão o banner de identificação do evento e terão a disposição cédulas de votação para o público atribuir notas de 5 a 10 aos pratos saboreados. A partir da melhor média obtida nos 4 quesitos serão premiados um estabelecimento e um chef de cada categoria.
A programação está repleta de surpresas para o público e chefes de cozinha, como a presença do MasterChef Henrique Fogaça ministrando uma Aula Show na abertura, dia 3 de agosto, com gravação de um programa de entretenimento regional.
Outra inovação será o 1º Jazz e Vinhos integrado ao Caraguá a Gosto e oferecendo mais um atrativo ao público. O evento reunirá convidados especiais como Chico Oliveira e Banda, Serial Funkerss e Felipe Blues, no palco da Praça da Cultura, nos dias 5, 6 e 7 de agosto, às 22 horas. Paralelamente estandes com massas e vinhos complementam o evento com mais sabor e cor.

Paratletas de Caraguá conquistam medalhas no Campeonato Paulista de Atletismo e Natação

Os paratletas do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paraolímpico (Paiep) faturaram 19 medalhas para Caraguá, no Campeonato Paulista de Atletismo e Natação para Pessoas com Deficiência (PcD). As disputas foram no sábado (18/06/2016), no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.
Clique para obter Opções
Na natação foram 11 medalhas, seis de ouro, quatro de prata e uma de bronze. No atletismo foram oito medalhas, duas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
A nadadora Ana Maria Laurindo faturou ouro nos 100m borboleta e 100m costas, e prata nos e 200m medley. Débora Ferreira conquistou três medalhas de ouro nos 50m borboleta, 50m livre e 100m peito. Os homens também tiveram excelentes resultados. O atleta Jefferson Silva levou prata nos 50m borboleta e bronze 100m peito; Adalberto Romano ouro nos 50m costas; e Tiago dos Santos, prata nos 200m medley e 100m peito. Os técnicos responsáveis pelo treinamento dos nadadores são Thiago Intrieri e Rosângela Silva.
No atletismo, Daniel Juvenildo foi de prata nos 1.500m para cadeirantes; Álvaro Alencar prata nos 100m e 400m (corrida); Cristiane de Siqueira prata no arremesso peso; Eliano Lucas prata no lançamento de glub (pino de madeira) e no lançamento de disco. O destaque ficou com Micheli Castilho que conquistou ouro no lançamento glub (pino de madeira) e no lançamento de disco - primeira mulher brasileira a competir na categoria F51 (atletas que competem em cadeira por causa de sequelas da Polimielite, lesões medulares ou amputações).
O coordenador do Paiep, Felipe Leite, disse que o desempenho da equipe de paratletas tem crescido a cada ano desde que o programa iniciou em 2013. “Praticamente todos os atletas conquistaram o pódio. E os que não conquistaram também progrediram em suas performances individuais”, afirmou.
O Paiep é uma iniciativa do Governo Municipal de Caraguá, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho agradece apoio do Governo Municipal

Clique para obter Opções

O Juiz veio à cidade para participar da Correição Ordinária na Vara do Trabalho.
Na manhã do ultimo dia (22), o Desembargador Manuel Soares Ferreira Carradita, vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, esteve em Caraguá para agradecer o apoio do Governo Municipal por ter cedido estagiários e servidores públicos para atuarem na Vara do Trabalho local.
O Juiz agradeceu ao vice-prefeito, Antonio Carlos Junior, no gabinete, e também parabenizou as políticas públicas desenvolvidas na cidade. “A última vez que estive em Caraguá foi há 23 anos. A cidade está linda e cresceu muito”, concluiu.

Tesouro Direto Saiba como escolher os títulos

Sabe quando seu gerente de banco define seu perfil de investimentos como conservador? Pois bem, ter perfil conservador de investimentos hoje, no Brasil, é uma ótima opção. E ser conservador não implica deixar seu dinheiro “rendendo" na poupança que, cá entre nós, é o último lugar onde você deveria deixar seu suado dinheiro.
Julia fez 18 anos em 3 de julho do ano passado. Nesse dia resolveu colocar um dinheiro na poupança. O objetivo era não gastar esse dinheiro e deixar o mesmo rendendo. Só que a notícia em julho desse ano não foi nada boa. Ao colocar esses R$ 1000 na poupança, considerando a taxa deste ano de 7,7% ela ganhou R$ 77. Mas, na verdade, a conta não é tão simples assim. Julia viu nos jornais que a inflação anual está em torno de 9,5%, ou seja, maior que o rendimento da poupança. Então, no fim das contas, os R$ 1000 se transformaram, em apenas um ano, em R$ 983.
Agora, se ela tivesse investido no Tesouro Selic, por exemplo, o resultado seria positivo. O mesmo valor colocado no Tesouro, descontando a inflação do período e o imposto de renda, o montante seria de R$ 1033,20.
Então, ser conservador significa escolher investimentos disponíveis que trazem rendimentos maiores que a poupança e que ao mesmo tempo ofereçam baixo risco. Para quem nunca ouviu falar sobre Tesouro Direto, explicamos: é um programa de venda de títulos públicos do Tesouro Brasileiro para pessoas físicas, como eu e você.
Os títulos públicos são instrumentos financeiros de renda fixa emitidos pelo governo federal. O objetivo do governo é obter dinheiro de qualquer pessoa ou empresa para financiar suas despesas. Ou seja, você “empresta dinheiro” ao governo e ele te devolve este montante depois de um tempo com um adicional de pagamento de juros, que é o seu retorno do investimento.
Todos os títulos do Tesouro Direto têm uma data de vencimento, que é a data em que o Tesouro Nacional quita suas obrigações financeiras com os investidores. É o dia do resgate do valor do título. Mas isso não quer dizer que você não possa sacar seu dinheiro antes. Sim, você pode. E sabemos que o país está em uma situação bastante complicada, mas ainda indicamos o Tesouro.
Quando falamos do Tesouro Direto, enxergamos boas oportunidades e sugerimos, neste momento, opções como o Tesouro IPCA 2050 (NTNB 2050), que oferece proteção da inflação, juros reais ainda altos e possibilidade de se apropriar na veia da esperada redução dos prêmios de risco associados a Brasil.
Veja abaixo as modalidades vendidas pelo Tesouro Nacional:
Tabela de oferta de títulos do Tesouro Direto
Além de ser uma opção de investimento muito segura, o Tesouro Direto tem outras vantagens
  • Desde 2015 o Tesouro passou a ter liquidez diária, ou seja, você pode vender no mesmo dia em que decidir fazê-lo.
  • O Tesouro Direto permite programar o investimento, o que ajuda na disciplina para investir. Em contato com o banco ou com a corretora, você pode programar uma espécie de “débito automático”, ou “aplicação automática”.
  • O rendimento do investimento é bom. Como o Brasil tem atualmente uma alta taxa básica de juros (Selic) e também uma alta inflação, os títulos do Tesouro que acompanham Selic e inflação pagam bem.
  • É bem fácil de aplicar e você pode fazê-lo por conta própria. Você precisa apenas ter uma conta em um banco ou em uma corretora para começar.
  • O site oficial do Tesouro Direto é bastante claro e explica detalhes sobre seu funcionamento. Você pode olhar os títulos atualmente disponíveis para compra, como o Tesouro IPCA+ (que antes se chamava NTN-B) ou o Tesouro Selic (que antes se chamava LFT). Não se assuste com os preços de compra, que superam os R$ 500. É possível comprar apenas uma fração dos títulos.
Mas quais são os riscos do Tesouro Direto? Deve-se investir pelo banco ou pela corretora? O Tesouro é melhor que a poupança? Qual o melhor título para você? Hoje você vai encontrar essas respostas e algumas outras, afinal, construir riqueza depende do seu planejamento e das suas escolhas sobre onde investir e como poupar.
Um abraço,
Bruna Bessi

Delegacia Virtual do Estado de São Paulo

Delegacia Virtual do Estado do Rio de Janeiro