A Beira Mar

A Beira Mar
Bar e Restaurante

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Incêndio na boate Kiss

Mas uma casa de shows w eventos esta sendo reconstruída e em breve deve inaugurar ao publico. 
Peço ao senhor Comandante do Corpo de Bombeiro de Caraguatatuba, desejamos que esta nova casa tenha passado pela fiscalização e cumprido todos os critérios de segurança estipulado por lei, para que não venha acontecer o que aconteceu na Boate Kiss na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul.



Conheça o resultado da tragédia que aconteceu na Boate Kiss em Santa Maria/RS.

incêndio na boate Kiss foi um evento que matou 242 pessoas e feriram 116 outras em uma discoteca da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi causado pelo acendimento de um sinalizador por um integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a morte de mais de duas centenas de pessoas.
O sinistro foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte-Americano, ocorrida em 1961, em Niterói, que vitimou 503 pessoas, e teve características semelhantes às do incêndio ocorrido na Argentina, em 2004, na discoteca República Cromañón. Classificou-se também como a quinta maior tragédia da história do Brasil, a maior do Rio Grande do Sul, a de maior número de mortos nos últimos 50 (cinqüenta) anos no Brasil e o terceiro maior desastre em casas noturnas no mundo.

Procedeu-se a uma investigação para a apuração das responsabilidades dos envolvidos, dentre eles os integrantes da banda, os donos da casa noturna e o poder público. O incêndio iniciou um debate no Brasil sobre a segurança e o uso de efeitos pirotécnicos em ambientes fechados com grande quantidade de pessoas. A responsabilidade da fiscalização dos locais também foi debatida na mídia. Houve manifestações em toda a imprensa nacional e mundial, que variaram de mensagens de solidariedade a críticas sobre as condições das boates no país e a omissão das autoridades.

Santa Clarita

Pague os salários dos funcionários da empresa SOL por favor...


Esta é a nossa realidade


Em Caraguatatuba assim como em outros municípios esta é realidade atual. 

E ainda temos os que ainda deixam dinheiro enterrado e fazem pagamento com dinheiro mofado.

Informação importante - Moradores de Caraguatatuba


Convite


Emagreça com a dieta do limão

Há quem não compreenda as inúmeras virtudes do limão à saúde humana: seus valores nutricionais, poderes curativos e até mesmo suas possibilidades diversas de utilização na culinária. Isto se deve ao fato de seu gosto forte, azedo, e como dito, incompreendido. Costuma-se ter a idéia errônea de que o consumo do limão traz mais prejuízos ao corpo do que benefícios agregados, que a sua ingestão causa danos e agressões ao estômago e aparelho digestivo. Mas, ao contrário do comumente pensado, esta fruta possui o poder de eliminar toxinas, ajudar no combate ao ácido úrico e pode até auxiliar no emagrecimento!
Dentre as frutas onde está presente ácido cítrico como princípio ativo (a laranja e a tangerina, por exemplo), o limão consegue ser o campeão em virtude da queima de adiposidade. Este ácido consegue ter ação adstringente, com atividade semelhante a de um “detergente” expelindo todas as toxinas e gorduras, fazendo uma espécie de desintoxicação no organismo. Vale lembrar também que o limão tem efeito alcalinizante, consegue tornar a acidez de vários líquidos do corpo, e também do sangue, mais neutros, propiciando uma guinada no metabolismo, o que é essencial para quem deseja perder peso. Seus feitos não param por aí: o limão também ajuda a fortalecer e regenerar tecidos com inflamações das mucosas e sua ingestão proporciona efeito diurético, uma maravilha para quem pretende expulsar de vez toda a gordura extra!

Perca peso com a Dieta do Limão

Água + limão: sucesso

Muitas das aplicações benignas do limão no emagrecimento já foram citadas. O porquê da utilização da água então? A água, especialmente gelada, é termogênica, ou seja: para a sua absorção, o organismo aumenta a temperatura interna corporal e acelera o metabolismo. Com isso, a perda de calorias e energia é ativada.
Quando tomado pela manhã, em jejum, 200 ml de água gelada mais o suco de um limão, ocorre a sensação de saciedade, diminuindo também a ansiedade e a necessidade de comer doces. Isto, unido a uma dieta balanceada de forma nutricional, promete valer-se na eliminação de calorias. A dieta, seguida corretamente, pode secar até8 kg em um mês.

Sem excessos: de gordura e de limões

Os nutricionistas afirmam que o consumo de dois limões por dia é o suficiente. Por isso, não adianta sair ingerindo limões exageradamente achando que o efeito da dieta será mais rápido ou mais eficiente. Lembre-se de que tudo em excesso é prejudicial. Tenha calma! Emagrecer é bom, já imaginou emagrecer com saúde? Melhor ainda! Vale ressaltar também de que o limão não tem efeito milagroso. Seus princípios ativos auxiliam na perda de peso, mas não fazem o trabalho por si só. Há a necessidade de uma nutrição saudável para que seus efeitos sejam postos em prática.

Convite


A Executiva do PRB paulista tem a honra de convidá-los para participarem do Encontro Estadual do PRB. Líderes, deputados, prefeitos, vereadores e pré-candidatos irão debater os rumos do partido e realizar as filiações finais para as eleições de 2014.

Organize a caravana da sua cidade. Participe deste momento histórico para o nosso PRB, o único partido 10 do Brasil. Avise os amigos. Compartilhe!

Caraguatatuba INFORMAÇÃO PARA CONHECIMENTO de TODOS os MUNÍCIPES. - PAUTA DA 27ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 10 DE SETEMBRO DE 2013 - TERÇA-FEIRA


ORDEM DO DIA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA:



PROJETO DE LEI Nº 43/13 – Órgão Executivo- Autoriza o Poder Executivo a contratar empresa para construir, administrar, operar e manter o Aquário no Município de Caraguatatuba, mediante concessão onerosa.



PROJETO DE LEI Nº 53/13 – Ver Júlio Cezar Alves- Denomina de “Ademar Martins” a Rua Sete, localizada no loteamento Gardem Mar, Bairro Massaguaçu.



PROJETO DE LEI Nº 65/13 – Ver José Mendes de Souza Neto- Denomina “Willy do Espírito Santo” a Rua 10 localizada no Loteamento Balneário Camburi, e sua continuação, a Rua L, localizada no loteamento Vila Atlântica, neste Município.



PROJETO DE LEI Nº 66/13 – Ver Wenceslau de Souza Neto – Institui no Calendário oficial do Município de Caraguatatuba o “Dia do Espírita” e dá outras providências.



DISCUSSÃO E VOTAÇÃO EM 1º TURNO:


PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº 03/13 – Órgão Executivo - Dá nova redação ao artigo 174 da Lei Orgânica do Município de Caraguatatuba.


Para constar, foi lavrada esta Pauta, que vai assinada pelo Senhor Presidente.



Secretaria da Câmara, 06 de setembro de 2013.



VEREADOR JOSÉ MENDES DE SOUZA NETO
PRESIDENTE

Inscrição a vista

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil. As inscrições vão até dia 30 de outubro. o concurso busca reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino que contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

Confira maiores detalhes do site do Instituto Ressoar:

A incrível vitória de Ingrid‏

Caros amigos, 



Ingrid, membro da Avaaz, ajudou a evitar que uma mulher norueguesa fosse presa por ter sido estuprada em Dubai. Ao criar uma petição no site da Avaaz, Ingrid causou um efeito avalanche nas redes sociais, o que ajudou a pressionar os governos a agir. Agora, a norueguesa está livre! Tudo começou com um simples ato: clique abaixo para iniciar uma campanha sobre um assunto que lhe interessa – é incrivelmente rápido e fácil

Comece uma Petição
Ingrid, membro da Avaaz, usou o nosso site para ajudar a evitar que uma mulher norueguesa fosse presa por ter sofrido um estupro!

Marte Dalelv foi violentada durante uma visita a Dubai mas, quando foi prestar queixa na polícia, foi detida e soube que poderia ser condenada a 16 meses de prisão por "sexo extra-conjugal"! Quando Ingrid leu sobre o caso, ela imediatamente criou uma petição no site da Avaaz exigindo que os governos de Dubai e da Noruega garantissem a liberdade da mulher. A petição e a página no Facebook criada por Ingrid bombaram nas redes sociais e pessoas de todo o mundo assinaram a petição e encheram os dois governos de e-mails enviados aos endereços que Ingrid disponibilizou na página de sua petição da Avaaz. 

Em apenas dois dias, Marte Dalelv foi libertada. E o Ministro das Relações Exteriores norueguês, Espen Barth Eide, postou a seguinte mensagem no Twitter: "Marte está livre! Obrigado a todos que assinaram a petição e ajudaram."

A campanha de Ingrid foi destaque na imprensa, coberta pelos principais de meios de comunicação do mundo, e claramente aumentou a pressão diplomática para libertar Marte e trazê-la de volta para sua família. Tudo isso começou com um simples ato por meio de uma petição no site da comunidade da Avaaz. Pense em um assunto do qual você gosta e clique aqui para começar. É incrivelmente rápido e fácil começar uma campanha:

https://secure.avaaz.org/po/petition/start_a_petition_d/?cl=3250046082&v=28573 

As palavras do primeiro-ministro noruguês dizem tudo: "Não há dúvidas de que a atenção de pessoas de todo o mundo e a persistência do ministro de Relações Exteriores (…) influenciaram esta decisão." Em apenas alguns minutos, a ação de Ingrid deu início a uma campanha incrível e ajudou a convencer os tomadores de decisão em Dubai e na Noruega a fazerem algo.

Criar uma campanha é rápido e leva apenas alguns minutos, mas o impacto causado pode durar anos. Além disso, se uma petição por si mesma obter um grande apoio de pessoas, a equipe da Avaaz poderá escolher esta campanha para dar conselhos de estratégia, ajudar o criador a lidar com a imprensa e até mesmo enviar esta petição para mais membros da nossa comunidade. Temos dezenas de dicas e conselhos para ajudar os criadores de petição em suas jornadas – basta começar a petição, compartilhar sua causa com seus amigos e começar o caminho para uma vitória sobre qualquer questão, seja ela local, nacional ou global.

No início, Ingrid não estava convencida de que criar uma petição online poderia salvar Marte. Mas quando ela e sua organização, a Partnership for Change, viram o impacto do que eles fizeram juntos, perceberam o quão poderosa essa forma de mobilização pode ser. Envie este email para aquele amigo ou amiga que sempre tem boas ideias para fazer do mundo um lugar melhor ou comece você mesmo a ser parte desta mudança:

https://secure.avaaz.org/po/petition/start_a_petition_d/?cl=3250046082&v=28573 

Muitas das campanhas da Avaaz foram criadas por membros da nossa comunidade. As campanhas têm os mais diversos temas: desde pressionar o governo para trazer trabalhadores indianos presos no Bahrain de volta para casa a permitir que os detentos de uma prisão no Novo México possam receber visitas de seus cônjuges. Todas essas campanhas foram criadas em questão de minutos. Juntos, podemos transformar o mundo e multiplicar nosso impacto aos milhares.

Com esperança e empolgação por tudo que podemos conseguir fazer juntos, 

Alice, Emma, Oli, Carol, Ricken, Luca, Laura e toda a equipe da Avaaz 

Campanha original: Marte Deborah Dalelv Released (em inglês)(Petições da Comunidade da Avaaz)
http://www.avaaz.org/en/petition/Release_Marte_Deborah_Dalelv

Marte Deborah Dalelv foi libertada (em inglês) (Partnership for Change) 
http://www.pfchange.org/2013/07/22/marte-deborah-dalelv-released/ 

Mulher norueguesa presa após ser estuprada em Dubai, recebe “perdão” (em inglês) (New York Times) 
http://thelede.blogs.nytimes.com/2013/07/22/norwegian-woman-sentenced-after-reporting-rape-in-dubai-is-pardoned/?_r=0 

Mulher presa por denunciar estupro em Dubai está livre, diz Noruega (UOL Notícias)
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/07/22/mulher-presa-por-denunciar-estupro-em-dubai-esta-livre-diz-governo.htm 

Norueguesa violada e condenada regressa a casa (Diário de Notícias)
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3336042&page=-1 

Norueguesa é condenada à prisão em Dubai por denunciar estupro (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/07/1313685-norueguesa-e-condenada-a-prisao-em-dubai-por-denunciar-estupro.shtml 

Crivella promove Semana do Peixe no Paraná‏

Crivella promove Semana do Peixe no Paraná
Representantes de Colônias de Pescadores, consumidores e empresários se reuniram nesta quinta-feira (5), no Mercado Municipal de Curitiba para participarem do Lançamento da Semana do Peixe, na cidade. A abertura do evento contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, e do superintendente Federal da Pesca e Aquicultura, José Antonio Faria de Brito entre outras autoridades.
 Na solenidade, o ministro ressaltou que um dos objetivos da campanha, que segue até o dia 15 de setembro, é despertar no povo brasileiro o hábito de comer peixe.
 
“As nossas ações durante a Semana visam estimular o consumo, promover nos mercados um preço menor, incluir o pescado na merenda escolar e também mostrar os benefícios desta proteína animal para uma alimentação saudável”, disse Crivella.
 
O ministro destacou ainda medidas importantes implementadas pelo governo federal para aumentar a produção de pescado como o lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura com R$ 4,1 bilhões, a inclusão do peixe na cesta básica e a aprovação no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), da resolução que simplifica o licenciamento ambiental.
 
“A simplificação no licenciamento ambiental  vai aumentar bastante a produção de pescado no país.  Os parques aquícolas que demoravam em torno de 5 a 6 anos para serem licenciados poderão ser licenciados em no máximo 3 meses. O Paraná, por exemplo, tem Itaipu e muitas águas continentais e, com a essa resolução do Conama, ficou muito mais fácil construir parques e áreas aquícolas”, afirmou o ministro.

Att,
Exiba foto curitiba.JPG na apresentação de slides

Crivella lança Semana do Peixe em Santos e entrega novas carteiras de pescador.‏





Crivella lança Semana do Peixe em Santos e entrega novas carteiras de pescador.
O ministro da pesca e aquicultura, Marcelo Crivella, esteve  na última quarta-feira (4), em Santos, no Litoral Paulista, e acompanhado do Prefeito Paulo Alexandre entregou as primeiras carteiras de pescador do Recadastramento Nacional dos Pescadores. O evento fez parte da programação oficial da 10ª Semana do Peixe, que começou no último dia 1º em todo o Brasil. Crivella ainda recebeu do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, um projeto para a revitalização da região onde se localiza o Terminal Pesqueiro Público de Santos, propondo a acomodação dos comerciantes da rua do peixe no local e a realização de uma gestão compartilhada da estrutura.
Aos pescadores o ministro reforçou a importância do recadastramento e da moralização do setor, diante de denúncias de que falsos pescadores estariam recebendo recursos do seguro defeso. “A carteirinha de pescador agora é como o CPF não precisa renovar o que para os pescadores é uma redenção. Com ela os pescadores têm acesso aos benefícios sociais do governo como por exemplo o Seguro Defeso que hoje chega a R$ 2 bilhões oriundos dos recursos do FAT. Mas nesse recadastramento estamos também separando o joio do trigo já que a Polícia Federal apurou fraudes no sistema."
Att,

Como abrimos o voto‏

Caros amigos do Brasil,
Deputados são recebidos pela Avaaz no aeroporto de BrasíliaDeputados são recebidos pela Avaaz no aeroporto de Brasília
Na terça-feira passada, os parlamentares que chegaram à Brasília para trabalhar foram recebidos com uma festa surpresa da Avaaz. E no final do dia, depois de vários encontros, a Câmara do Deputados aprovou o fim do voto secreto! Veja como nós fizemos com que nossas 650 mil vozes fossem ouvidas nesta semana…

No aeroporto nossos legisladores viram duas placas: "Tudo a esconder: Voto Secreto" ou "Tudo a declarar: Voto aberto já." Com a presença de jornalistas, os deputados – de diferentes partidos – se viram no centro das atenções, tiveram que declarar seu posicionamento em relação ao voto secreto e muitos se comprometeram a derrubá-lo.

Foi incrível -- veja o vídeo da ação e algumas das notícias aqui: G1Correio Braziliense.
Na sessão que aprovou o voto aberto, o Presidente recebe petição com 650 mil assinaturasNa sessão que aprovou o voto aberto, o Presidente da Câmara recebe petição com 650 mil assinaturas.
Em seguida, acompanhamos os deputados até o Congresso, onde a Comissão Especial estava prestes a discutir a proposta do voto aberto para perda de mandato. Lá, um deputado aliado, Vanderlei Macris (PSDB-SP), pendurou nossa petição em frente à mesa para demonstrar seu apoio. Depois tivemos a oportunidade de entregar nossa petição na mesa do plenário ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, minutos antes da votação. Alves mencionou nossa campanha para todo plenário: “Foi a solução que encontrei para uma resposta rápida desta Casa, e aqui estão, por exemplo, 650 mil assinaturas que me foram entregues agora pelo voto aberto. Manifestações que os senhores têm recebido, com certeza, como eu no Rio Grande do Norte.”

Nós esperamos e, finalmente, às 21h, recebemos a notícia de que havíamos vencido! É um enorme passo para nossa poderosa comunidade da Avaaz e para democracia brasileira. É uma proposta que acaba com todos os tipos de voto secreto, não somente aqueles que podem manter o mandato como os de Donadon. Uau!
Frente Parlamentar pelo Voto Aberto com faixa em apoio à campanhaFrente Parlamentar pelo Voto Aberto com faixa em apoio à campanha
Mas ainda falta o Senado aprovar. E Renan Calheiros, presidente do Congresso, já anunciou que irá desmembrar a proposta para votar apenas as partes que lhe interessam. Afinal, ele só se elegeu presidente do Congresso por causa do voto secreto. Nós temos o momento e essa vitória a nosso favor e estamos estudando como podemos pressionar o Senado a aprovar a voto aberto para todas situações.

Para festejar o sucesso dessa semana e compartilhar nossas ideias de como seguir adiante, escreva seu comentário clicando no link da página abaixo:

https://secure.avaaz.org/po/como_abrimos_o_voto/?bUzoVcb&v=28973
Deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) é cercado por ativistas e pela imprensaDeputado Sandro Mabel (PMDB-GO) é cercado por ativistas e pela imprensa
Nos disseram que seria impossível votar a Ficha Limpa, mas nós provamos o contrário. Agora estamos fazendo o impossível novamente com o fim do voto secreto. Para relembrar o que fizemos juntos até agora nesta campanha, veja a linha do tempo produzida pelo Estadão alguns dias atrás aqui.

Essa batalha já dura mais de um ano, e não vamos desistir até que o Senado aprove o fim do voto secreto. E iremos além: nós precisamos de um sistema político que seja profundamente transparente e novas regras para as eleições do ano que vem. Todos nós desempenhamos um papel fundamental no combate aos acordos obscuros e à corrupção na política, porque a voz de cada um faz diferença. Compartilhe sua opinião sobre esse momento valioso para nossa democracia e para nosso trabalho em conjunto clicando abaixo:

https://secure.avaaz.org/po/como_abrimos_o_voto/?bUzoVcb&v=28973


Com muito respeito por essa comunidade inspiradora, 

Fortunati: 'Não impeçam o programa de dar aos moradores acesso aos médicos' Nas boas-vindas aos inscritos no Mais Médicos, prefeito de Porto Alegre critica entidades de classe contrárias ao programa

A Prefeitura de Porto Alegre recebeu os primeiros 13 profissionais, todos brasileiros, enviados ao município pelo programa Mais Médicos, do governo federal, nesta segunda-feira, 2. O grupo passará o dia em reunião com técnicos da Secretaria Municipal da Saúde para tomar conhecimento do sistema de atendimento da capital gaúcha. "Eu não posso obrigar ninguém a trabalhar na Lomba do Pinheiro, Bom Jesus ou Restinga, mas não impeçam o programa de dar aos moradores desses bairros acesso aos médicos", disse o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), referindo-se às entidades de classe que discordam do Mais Médicos. Os participantes brasileiros do programa chegam nesta segunda a 454 cidades do Brasil.
Ao dar boas-vindas aos participantes, Fortunati reiterou que o município tem encontrado dificuldades para contratar médicos para atender regiões periféricas da cidade e elogiou a disposição dos inscritos no Mais Médicos para prestar atendimento básico à população.
Nesta terça-feira, os médicos devem visitar os postos de saúde e na quarta-feira iniciar o atendimento à população.
Na primeira etapa da distribuição dos médicos, nesta semana, 57 profissionais estão sendo encaminhados a 26 municípios do Rio Grande do Sul. Os números incluem Porto Alegre.

Formados na Bolívia, Paraguai e Venezuela conseguem na Justiça participar do Mais Médicos

Pelo menos 13 médicos brasileiros e estrangeiros formados em universidades do Paraguai, Bolívia, Peru e Venezuela conseguiram na Justiça o direito de participar do programa Mais Médicos - que vai pagar uma bolsa de R$ 10 mil para que eles atuem no interior do País. Três deles já estão fazendo o curso preparatório no Brasil.
Segundo a advogada Mirtys Fabiany Azevedo Pereira, que representa os profissionais, todos eles tiveram suas inscrições barradas porque se formaram em países em que a proporção de médicos é menor do que a do Brasil (que é de 1,8 por mil habitantes). Pelas regras do programa, o Ministério da Saúde não aceitaria médicos com registros profissionais em países com índices menores de médicos por mil habitantes para não prejudicar a saúde nos locais.
No Peru, por exemplo, a proporção é de 0,9 médico a cada mil habitantes. No Paraguai, 1,1 médicos por mil, na Bolívia, 1,2 e na Venezuela é de 1,9 por mil. Já em Cuba, que fechou um acordo com o governo brasileiro para o envio de 4 mil médicos para trabalhar no programa, a proporção é de 6,7 por mil. "Esses médicos já moram no Brasil e já tentam revalidar o diploma aqui há algum tempo para trabalhar. Consegui demonstrar para a Justiça que eles não estão saindo desses países só agora, portanto não há prejuízo", explica a advogada.
Desde o início das inscrições no Mais Médicos, Mirtys já entrou com 23 mandados de segurança representando 114 profissionais para garantir o direito deles participarem do programa. Vinte processos ainda estão em julgamento, alguns em graus de recursos. "Alguns juízes estão indeferindo o pedido alegando que esses médicos precisam fazer a prova do Revalida, por isso estou recorrendo", diz a advogada.
O Revalida é a prova aplicada a médicos formados no exterior que querem atuar no Brasil, mas ela não será exigida para os profissionais selecionados para o Mais Médicos. O Ministério da Saúde informou que vai cumprir as decisões judiciais, mas que vai recorrer. Ainda segundo o ministério, esses médicos não poderão começar a atuar antes que haja uma decisão definitiva.

Cidades de SP com piores IDHs ficam sem profissionais do Mais Médicos Dos 71 municípios paulistas com menor índice, 41 se inscreveram e nenhum foi escolhido; primeira fase do programa federal não encaminhou ninguém para as regiões mais pobres do Estado: o Vale da Ribeira, o Sudoeste Paulista e o Pontal de Paranapanema

Profissionais começam a trabalhar no programa Mais Médicos - 1 (© Ricardo Brandt ESTADAO DIVULGAÇÃO)

A distribuição dos primeiros 134 profissionais do Mais Médicos no Estado de São Paulo mostra que o programa federal lançado em julho pela presidente Dilma Rousseff até agora não beneficiou as cidades com piores índices sociais. Os locais com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ficaram de fora na primeira fase, enquanto a maioria entre as 33 cidades contempladas tem altos indicadores de desenvolvimento.
O IDH das cidades é medido pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), por meio da qualidade de vida, com base em indicadores de saúde, renda e educação. Segundo o Ministério da Saúde, um dos critérios para se enquadrar no programa é que o município tenha 20% ou mais da população vivendo em situação de alta vulnerabilidade social.
O município de Ribeirão Branco, no sudoeste paulista, tem o pior IDHM entre as 645 cidades paulistas, mas não se inscreveu no programa. A segunda pior cidade em indicadores sociais, Barra do Turvo, no Vale do Ribeira, está na lista das cidades inscritas, mas não foi contemplada. Já a cidade com o maior IDHM de São Paulo e do Brasil, São Caetano do Sul, já foi escolhida para receber dois médicos brasileiros. O município de Santo André, em sétimo lugar no ranking paulista, terá um brasileiro e um estrangeiro.
Ao destinar 55 médicos brasileiros e 82 estrangeiros (entre eles três cubanos) para o Estado de São Paulo, o programa não encaminhou um único profissional para as regiões mais pobres do Estado, o Vale do Ribeira, o Sudoeste Paulista e o Pontal do Paranapanema. No Vale do Ribeira, 13 cidades aderiram ao programa, mas nenhuma foi selecionada na fase inicial.
Fim da lista. Entre os municípios contemplados com médicos, o pior no ranking social estadual é Santo Antônio de Posse, na região de Campinas, em 574.º lugar. Os 71 que estão em situação igual ou pior não foram incluídos, embora 41 desses tenham pedido médicos. A própria Santo Antônio de Posse não havia sido escolhida por nenhum profissional, mas foi selecionada pelo Ministério da Saúde como uma das três cidades paulistas que vão receber um cubano (as outras são Pedreira, na região de Campinas, e Embu-Guaçu, na Grande São Paulo).
Na ponta de cima do IDHM, entre as 50 melhores cidades no ranking, além de São Caetano e Santo André, foram selecionadas a capital, Americana, Campinas, São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Barueri, Holambra e Piracicaba.
A situação é ainda pior quando se leva em conta só o IDHM Longevidade, a subdivisão que considera índices relacionados à saúde. Entre os municípios que receberam médicos, os piores neste ranking são Engenheiro Coelho e Francisco Morato, empatados em 510.º lugar. Abaixo ou igual a eles há 134 cidades, 50 das quais pediram e não receberam profissionais.
A maioria das cidades atendidas está na Grande São Paulo ou na região de Campinas, áreas que detêm os maiores indicadores de desenvolvimento econômico do Estado. O município de Itatiba, em 75.º lugar no IDHM paulista, não preenchia os requisitos de pobreza e precariedade social do programa, segundo a prefeitura, mas foi incluída por estar inscrita em outro projeto federal, o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e já recebeu um médico. A cidade de 103.037 habitantes tem 88 médicos no serviço municipal.

Hamam assina convênio para instalação de Centro Novo Dia Espaço será de acolhimento e proteção para idosos

O secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam (PRB), acompanhado do deputado estadual Sebastião Santos (PRB), visitou a cidade de Birigui, onde assinou com o prefeito do município, Paulo Bearari, o convênio para instalação de um Centro Novo Dia na cidade.
O equipamento, que faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso, é um espaço de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. A prioridade do atendimento é para aqueles cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia, pois precisam trabalhar. A unidade terá investimento no valor de R$ 500 mil.

Jabez Cardoso de Melo Prefeito de Itapuranga (PRB-GO)

Apesar de ter começado sua vida profissional muito cedo, ele nunca deixou de ajudar o próximo e, com afinco, se empenhava em diversos trabalhos sociais. Foi quando surgiu dentro do seu peito um sentimento e uma vontade de fazer ainda mais por sua cidade Itapuranga. Daí, ele decidiu se candidatar à Prefeitura, mas não foi fácil: Uma derrota logo na primeira tentativa.  Persistente e com a chama ardente da esperança, ele se candidatou novamente. Foi quando mais de quarenta e cinco por cento da população decidiu que quem deveria assumir a prefeitura goiana de Itapuranga, em 2012, era o republicano Jabez Cardoso de Melo que, inclusive, nos contará com transparência um pouco sobre sua trajetória política.
 
Entrevista
1- Como o senhor decidiu se candidatar a prefeito pelo PRB?
J.C – Conheci o PRB por meio de um amigo. Ele me apresentou o partido, eu gostei dos ideais e me filiei. Achei importante a ideologia do PRB, principalmente no que diz respeito ao cidadão brasileiro, pois foi o amor que tenho por minha cidade e a vontade de contribuir com povo que me motivou a me candidatar como prefeito.
2- E quais são as prioridades na sua gestão?
J.C.- A educação para mim é prioridade. Mas vamos investir também na geração de emprego e na qualidade de vida do povo itapuranguese.
3- Conte-nos a situação de Itapuranga quando o senhor assumiu o cargo.
J.C – Quando assumi me deparei com um estado muito triste: Ruas sujas e intransitáveis com muitos buracos, folhas de pagamentos atrasadas, maquinário sucateado e com dívidas em torno de 12 milhões de reais.
4- Quais ações o senhor tem tomado para tentar reverter este quadro?
J.C - Logo no inicio do meu mandato realizamos um mutirão intitulado “Cidade limpa você é quem faz” e, em seguida, iniciamos uma operação tapa buracos em toda cidade. Já fizemos vários investimentos na área da Saúde como a aprovação de cinco propostas de construção de cinco novos postos de saúde que contemplam oito equipes de saúde, por exemplo.
5- E o que mais o senhor destacaria nestes oito meses de mandato?
J.C –As obras no Posto Central, que está sendo completamente reformado com investimento de mais de 100 mil reais. Temos ainda para Itapuranga outras propostas cadastradas junto ao Ministério da Saúde.
6- E quanto custaria a execução dessas outras propostas? Quem seria contemplado?
J.C – Uma das propostas contempla a construção da Academia de Saúde, que sairia no valor de 180 mil reais, por exemplo. Outra proposta, seria a ampliação da maternidade do Hospital Municipal Itapuranga, o HMI, que sairia no valor de 240 mil reais, onde o seu projeto de custeio custaria 70 mil reais por mês durante um ano. Já o projeto de custeio de mão de obra especializada custaria 120 mil reais por mês.
7- Para finalizar, o que é ser 10 para o senhor?
J.C – Ser 10 é respeitar o cidadão brasileiro, trabalhar com honestidade, com transparência e a favor do povo.

Cleber Verde quer aposentadoria especial para radialista Se aprovado o projeto categoria poderá se aposentar com 25 anos de contribuição

O deputado Cleber Verde (PRB) apresentou, nesta quarta-feira (4), o Projeto de Lei Complementar (PLP 323/2013) que dispõe sobre a concessão de aposentadoria especial ao radialista, após 25 anos de contribuição. Segundo o parlamentar, a proposição fará justiça à categoria que tem sofrido com problemas de saúde decorrentes da profissão.
“O contato com os monitores de vídeo, a radiofrequência dos transmissores, o peso das câmeras, a tensão nas centrais técnicas, os problemas de cordas vocais e de doenças pulmonares, são apenas alguns problemas presentes na categoria”, explicou.
A proposição está aguardando despacho do presidente da Câmara dos Deputados para ser encaminhada às comissões de mérito.

Programa municipal DST/AIDS de Montes Claros é premiado em Congresso Brasileiro de AIDS

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS de Montes Claros foi premiado no IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e V Congresso Brasileiro de AIDS. O programa é uma iniciativa do prefeito Ruy Muniz (PRB) em parceria com Secretaria Munici­­­­pal de Saúde da cidade.
O trabalho “Diferenças Comportamentais Relacionadas ao Risco de Infecção pelo HIV em Usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento do Município de Montes Claros, Minas Gerais” da enfermeira Ana Paula Ferreira Holzmann, que também contou com a participação de Sônia Maria de Oliveira Barros, Maria José Rodriguez Vaz, Valdete Cassia Versiani e Edna de Freitas Gomes Ruas, foi premiada como o Melhor Trabalho Completo, no congresso que foi realizado entre 18 e 21 de agosto, em Salvador.
O trabalho científico premiado foi resultado da dissertação de mestrado de Ana Paula a partir das suas atividades desenvolvidas no Programa Municipal de DST/AIDS de Montes Claros. Além de Ana Paula, os servidores do Programa DST/AIDS Antônio Carlos Ferreira, Leia Cardoso e Vanilda Veloso também participaram da equipe de Montes Claros que elaboraram sete trabalhos científicos para o congresso.
Além da apresentação dos trabalhos, e da premiação, a participação no congresso contribuiu na atualização dos conhecimentos e na troca de experiências sobre o funcionamento de outros serviços, o que poderá contribuir para o Programa Municipal de DST/AIDS.

FRB ministra palestra sobre política na Rede Record Funcionários de diversos setores da emissora estiveram presentes

A Fundação Republicana Brasileira (FRB) esteve na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), na Record Brasília. Na oportunidade, o cientista político e coordenador acadêmico da FRB Leonardo Barreto ministrou a palestra “Manifestações e a Política Brasileira”.
Cerca de setenta funcionários dos setores de jornalismo portal R7, estúdio e redação, administrativo, técnico, operacional, comercial e de transporte da emissora assistiram às explanações. A política atual e os protestos iniciados em junho deste ano, por todo o país, foram o foco da palestra.
Segundo Barreto é preciso acabar com a sensação de que não temos controle sobre os políticos. “Estamos vivendo um momento de desconforto. Precisamos manter os protestos, mas mudar a chave. O que separa as pessoas de uma situação ruim para outra, melhor, é basicamente a política”, disse.
O professor explicou ainda a diferença entre política e politicagem. “O processo político não é necessariamente um processo de corrupção, jogatina. Podemos citar grandes transformações sociais que a política tem feito, goste você ou não. O processo político e democrático é um processo de aprendizado”, enfatizou.
Mauro Silva presidente da FRB, falou sobre o Curso de Política, ministrado regularmente na sede da FRB, na capital federal e nos estados. Além disso, convidou os presentes a conhecer a nova sede, inaugurada no dia 2, e os serviços disponibilizados gratuitamente à comunidade. “Para nós é uma satisfação estar aqui e poder contribuir de alguma forma, por meio da conscientização política. Nossa sede está de portas abertas para vocês”, disse.
Durante o evento uma série de atividades foram realizadas, entre elas ginástica laboral, cuidados com a saúde e beleza, palestras sobre segurança no trabalho e atividades voltadas à sustentabilidade, como artesanato com materiais recicláveis e o projeto “Plante uma árvore”, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.                    











A SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é fundamentada na legislação trabalhista como um evento obrigatório a ser realizado periodicamente nas empresas de todo o Brasil. O organograma é feito pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), regida pela lei 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

Durante o período, são realizadas atividades de conscientização dos empregados sobre saúde, segurança no trabalho e prevenção de acidentes. Além de orientações sobre diversos temas, previamente escolhidos.

Gymnasiade: Trinta e seis países confirmaram participação Equipes dos países confirmados disputarão oito modalidades

Equipes de 36 países estão confirmadas para participar da Gymnasiade 2013 – Jogos Mundiais Escolares, o maior evento escolar do mundo, que será realizado em Brasília durante os dias 27 de novembro a 04 de dezembro de 2013.
O evento promete reunir na capital federal os melhores atletas com faixa etária entre 14 e 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos, fundamental e médio e que disputarão oito modalidades: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez.
“A confirmação da participação desses países é fruto de um trabalho que está sendo realizado em conjunto por todo o Governo do DF. Tenho certeza que a Gymnasiade deixará um importante legado para a cidade na realização dos próximos eventos esportivos”, avaliou o secretário de Esporte, Julio Ribeiro.
Além do Brasil, estão confirmadas as equipes da Arábia Saudita, Armênia, Bélgica Alemã, Bélgica Flamenga, Bélgica Francesa, Bielorrússia, Bulgária, Cabo Verde, China, China Taipei, Chipre, Dinamarca, Equador, Escócia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Porto Rico, Qatar, República Dominicana, República Moldova, Rússia, Turquia e Ucrânia.
Gymnasiade
A capital federal foi escolhida pela International School Sport Federation (ISF) como sede dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasiade - de 2013. Brasília venceu a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha, e será a primeira cidade das Américas a sediar o evento.

Professores da Secretaria de Esporte recebem homenagem Professores foram homenageados pelo dia do Profissional de Educação Física

Representada por Julio Ribeiro (PRB) a Secretaria de Esporte preparou uma homenagem aos professores de Educação Física, profissionais da área que são vistos como a base de todo o trabalho desenvolvido pela pasta. A homenagem foi em comemoração ao dia do profissional de Educação Física que é comemorado no mês de setembro.
 O secretario em exercício, Célio René falou da importância da valorização do colaborador. “A Secretaria de Esporte quer demonstrar o respeito que tem pelo profissional de saúde que modifica a vida de muitos cidadãos, por meio do esporte, um fenômeno capaz de transformar vidas e agregar milhões de pessoas e principalmente que estão comprometidos com a formação da criança e do adolescente”, disse René.
Estiveram presentes profissionais de 11 Centros Olímpicos do DF e da Escola de Esporte da SEsp, que na ocasião assistiram a palestra do Técnico da Seleção Brasileira de Natação, Fábio Costa.
Para o diretor do Centro Olímpico da Ceilândia, Hélio Leite, “receber essa homenagem demonstra que a Secretaria reconhece o profissional, contribuindo para a valorização e empenho no trabalho que é realizado nos Centros Olímpicos”, afirma o diretor.

Hamam e Carvalho percorrem interior de São Paulo Objetivo dos republicanos é levar Desenvolvimento Social

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, e o coordenador de Ação Social, Vinicius Carvalho, ambos do PRB, estão percorrendo o interior de São Paulo para conhecer as demandas sociais e as equipes das diretorias regionais (DRADS) e promover os programas da pasta.
Na última semana, eles estiveram nas regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba e Fernandópolis. Em Rio Preto, Vinicius esteve reunido com lideranças sociais e participou da abertura do encontro regional do Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS).
“É muito fácil aprovar programas de um escritório lá em São Paulo. Temos que estar perto das pessoas beneficiadas, das prefeituras e de nossa equipe. Somente assim saberemos com precisão quais são as dificuldades e as demandas e como resolvermos os problemas”, destacou.
O encontro com as entidades reuniu presidentes e técnicos de ONGs dos 47 municípios que integram a região. A visita a entidades, conveniadas ou que recebem verbas através de emendas parlamentares, também faz parte do roteiro de visitas de Hamam e Carvalho. Muitas destas viagens são acompanhadas de perto pelos deputados estaduais Sebastião Santos e Gilmaci Santos, do PRB.
Em Birigui, Hamam visitou a Casa do Caminho Ave Cristo, uma entidade que atende dependentes químicos maiores de 15 anos de idade. Lá, houve a assinatura de documento para aumento do repasse do Governo do Estado para a instituição. A transferência anual de recursos subiu de R$ 180 mil para R$ 255 mil.
Com isso, o número de atendidos subirá de 30 para 40. “Parabenizo a entidade pelo trabalho realizado com os jovens e pela dura batalha contra a dependência química. Acredito que a expressão usada pela instituição ‘Promovendo Vidas’ se encaixa perfeitamente”, comentou secretário Rogerio Hamam. Em Fernandópolis, Vinicius visitou a APAE e a entidade Sonhadores.
De retorno à Grande São Paulo, Vinicius esteve reunido com entidades da região de Osasco para conhecer as dificuldades de quem realiza um grande serviço à população. “Vocês são peça fundamental na qualidade de vidas destas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nós, como governo, devemos nos aproximar de vocês”, afirmou Vinicius.

Sebastião prestigia posse do novo Superintendente da Pesca e Aquicultura em SP

O deputado estadual Sebastião Santos (PRB), membro da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, prestigiou a posse do novo superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado de São Paulo, Marcos Alves Pereira, na cidade de Santos. Ele foi empossado pelo ministro Marcelo Crivella no Palácio José Bonifácio, na prefeitura.
O novo superintendente trabalha com pesca há mais de 20 anos. O pai de Pereira era pescador e até hoje seus familiares trabalham na atividade. “Conheço o dia-a-dia das famílias que vivem da pesca e aquicultura, fato que me motiva a fazer ainda mais, já que sei o quanto precisam da atenção do governo. Trabalharei todos os dias pelo povo paulista com zelo e ética. Agradeço a confiança e assumo a responsabilidade de trazer resultados ao nosso estado. Contem comigo”, afirmou.
Sebastião declarou que Crivella “acertou na escolha do novo superintendente”. “Atuante na área, Marcos tem tudo para fazer um excelente trabalho. Ele tem base técnica da pesca e aquicultura, conhece as dificuldades desses profissionais e ainda possui ótimo relacionamento com as colônias e associação de pescadores”, disse.
No objetivo de fomentar a produção no estado o ministro empossou o novo superintendente. “São Paulo possui um grande potencial e diversos reservatórios de águas da União. A presidente Dilma lançou este ano Resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que descomplica e desonera a produção nessas áreas para motivar o pescador a produzir. Os reservatórios serão licenciados pelo IBAMA”, explicou Crivella.
Na cerimônia, o ministro enfatizou a importância de São Paulo, ressaltando que o estado tem enorme potencial para produzir o pescado. “Se o Brasil usar 0,5% das áreas aquícolas para a produção de peixe conseguiremos em pouco tempo produzir no mínimo igual à China”, disse Crivella, afirmando que atualmente os chineses produzem 50 vezes mais que os brasileiros.
O Brasil possui as maiores reservas de água doce do planeta e um extenso litoral. Segundo o ministro, além de movimentar economicamente o país, quando o pescador passa ser um aquicultor, deixa de depender apenas da pesca artesanal. Na ocasião, Crivella citou os programas do ministério que incentivam os pescadores.