GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fazendo a diferença

Guilherme Araújo recebe amigos para jantar, em seu château, no Ipiranga.

Efeito DOMINÓ

A morte trágica da cantora Amy Winehouse, muito provavelmente por uso abusivo de álcool e drogas, já está gerando um efeito dominó em muitos artistas no exterior e no Brasil que tiveram ou têm problemas do tipo. Nessa quarta-feira, Vera Fischer foi a primeira entre os artistas nacionais a se internar em uma clínica de reabilitação na Barra da Tijuca, no Rio, e deve ser seguida por alguns de seus colegas de emissora. Um diretor de elenco da Globo foi quem incentivou a internação.

*As clínicas de rehab têm sido recomendadas por amigos e familiares de artistas que temem um fim como o de Amy. O papel mais recente de Vera na TV foi Catarina, na novela "Insensato Coração".

Será que o vereador Baduca Filho vai ser pre-candidato ao legislativo


Será verdade?

Evangélicos são os brasileiros mais resistentes à união homoafetiva, aponta Ibope

Brasileiros que se declaram protestantes ou evangélicos são o setor mais resistente na sociedade à união de casais do mesmo sexo, aponta pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Ibope Inteligência. O segmento apresentou o maior percentual de pessoas contrárias à união --77% contra 23% de favoráveis --, que, em junho, foi aprovada pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
A pesquisa nacional, realizada entre os dias 14 e 18 de julho, apontou que 55% dos brasileiros são contrários ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, e 45% são favoráveis. Na segmentação por religiões, além dos protestantes, católicos e ateus ou sem religião se mostram bastante divididos em relação ao tema: 50% de católicos se disseram a favor da união, e 50% contra, enquanto, entre os ateus, esses índices ficaram em, respectivamente, 51% e 49%. Entre os entrevistados que se definiram adeptos de “outras religiões”, o índice de favoráveis à união homoafetiva foi maior: 60%, diante dos 40% de quem é contra.

Adoção por casais do mesmo sexo

A respeito da aprovação da adoção de crianças por casais do mesmo sexo, os resultados seguem tendência semelhante à da opinião sobre a união: 55% dos brasileiros se declaram contrários. O indicador é mais alto entre os homens, com 62% de contrários, e também entre pessoas maiores de 50 anos (70% contrárias) e entre brasileiros com escolaridade até a quarta série --67% se declararam contrários.
Já por regiões, segundo o Ibope, a contrariedade é maior no Nordeste (60%), no Norte/Centro-Oeste (57%), no Sul (55%) e no Sudeste (52%).

Amigos gays

A pesquisa também revela que a rejeição da população é sensivelmente menor em relação à possibilidade de um(a) amigo(a) se revelar homossexual. Para 73% dos brasileiros, por exemplo, essa hipótese não os afastaria de suas amizades. Outros 24% disseram que afastariam muito ou pouco e 2% não souberam responder.
Para a diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope Inteligência, Laure Castelnau, os dados apresentados na pesquisa são reveladores. “Os dados mostram que, de uma maneira geral, o brasileiro não tem restrições em lidar com homossexuais no seu dia a dia, tais como profissionais ou amigos que se assumam homossexuais, mas ainda se mostra resistente a medidas que possam denotar algum tipo de apoio da sociedade a essa questão, como o caso da institucionalização da união estável ou o direto à adoção de crianças”, definiu.
Ao todo, 2.002 brasileiros foram entrevistados pelo instituto em 142 municípios.

Álvaro Alencar e Guilherme Araújo em 2012




No mundo da política tudo pode acontecer desta vez esta sendo cogitada uma possível aliança entre Álvaro Alencar e Guilherme Araújo do PRB, ainda é cedo, mas esta sendo analisado e muito bem planejado com muitas articulações e manobras, o PRB esta estudando todas as possibilidades, mas não abre mão de fazer parte das próximas eleições.

O PRB já conversou com o vereador Omar kazon, Ex-prefeito Aguilar e o vereador Wilson Gobetti, vice-prefeito ACS Junior e Nivaldo Alves, mas até o momento nada foi acertado com ninguém.

Na próxima semana estamos planejando algumas reuniões com Edu Gama do PHS e os companheiros do PT ai encerraram todas as etapas de conversas para analisar e definir que rumo seguir.

Política é assim, se faz com planejamento, articulação e respeito aos nossos pares de partidos e não tomando partidos de seus filiados como esta sendo feito em Caraguá.

Guilherme Araújo escreve livro


O consultor de negócios e políticas Guilherme Araujo terminou, mas um projeto pioneiro que durou 03 (três) anos para sai da cabeça e ir para o papel.
Guilherme Araújo esta terminando de seu livro que fala sobre campanhas políticas, esse projeto teve inicio em julho de 2008 quando Guilherme veio residir em Caraguatatuba, este livro é uma viagem em várias atuações nas diversas campanhas que Guilherme Araújo já participou ao longo dos últimos anos.
Este livro vai ajudar o pré-candidato a organizar a sua própria campanha e livrá-los das armadilhas que candidatos majoritários armam nas campanhas políticas.
Este livro será um livro do dia-dia, e com certeza ira ajudar o candidato que não sabe nem por onde começar.
Guilherme Araújo esta procurando uma editora para publicar este trabalho, e espera poder lançar no segundo semestre de 2011.

E vamos que vamos......

A força da mulher Caiçara

+ uma


O prefeito Antônio Carlos da Silva, Dr. Sidnei de Oliveira Andrade, Celso Fabiano Bugarelli -ME e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba foram sentenciados e a justiça colocou os bens indisponíveis.
Se continuar assim aonde vai parar? E se as novas leis valerem para as próximas eleições alguns políticos de Caraguatatuba não poder participar.

O PRB faz traça plano e deve ter candidatura própria


Muita conversa e pouca ação, mas o PRB continua no páreo de ter uma candidatura própria em 2012 e para se ter uma confirmação basta observar o que Michelder e Guilherme Araújo vêm fazendo pelos bastidores.
Enquanto os caciques querem dar ordem o PRB ouve, mas já tem idéia do que fazer nas próximas eleições.
Apesar do pouco tempo em que mora na cidade, o consultor de negócios e políticas Guilherme Araújo vem articulando o PRB em Caraguá e interagindo com o diretório regional do PRB em São Paulo, e em Brasília e Rio de janeiro com o senador Marcelo Crivella. Cada dia que passa Guilherme Araújo mostra que é conhecedor de política e pelas beiradas vem conquistando o seu espaço no meio dos políticos do Litoral Norte e em especial de Caraguatatuba.

Imagina isso ACONTECENDO


Guilherme Araújo e Michelder têm conversado permanentemente com o Dr. Álvaro Alencar afim de que ele venha para o PRB. Caso isso venha se confirmar o PRB mostra o seu crescimento e maturidade política. A idéia é fortalecer e compor com candidatos que venham com propostas novas para uma política já ultrapassada e cheia de coronéis.
Alem de Álvaro Alencar outros grandes lideres estão a caminho...
Observem o que vem por ai...

Fresquinha e quentíssima


O Dr. Álvaro Alencar vai assinar hoje a desfiliação do PMDB, isso deve acontecer no final tarde de hoje quando o atual presidente do PMDB e Álvaro Alencar vão se encontrar.

Reunião de políticos


Ontem à noite Guilherme Araújo, Álvaro Alencar, Dr. João Lucio e Michelder se reunirão para um papo agradável e descontraído no Caraguá Praia Shopping. Após horas de conversas e boas risadas ficou acertado que as diferenças são pequenas e que as idéias são as mesmas no que se refere à política de Caraguatatuba. Todos defendem que não pode ter apenas cartas marcadas e que todos têm o direito de ser candidato ao executivo em 2012.

Caraguá Praia Shopping


O Caraguá Praia Shopping esta com inúmeras lojas fechadas, e muitos clientes têm enviado e-mails e ligado para o Blog do Guilherme Araújo procurando saber o que esta acontecendo com os lojistas. Espero que a administração do Caraguá Praia Shopping observe o que esta acontecendo e tome alguma atitude, afinal esse é o único SHOPPING que a cidade de Caraguá tem.

O Blog do Guilherme Araújo fecha, mas um contrato


O consultor de negócios e políticas Guilherme Araujo acaba de fechar, mas um contrato com um grupo de lojas de roupas e acessórios em São Sebastião. O contrato estabelece consultoria de vendas, treinamento dos funcionários, exposição de vitrine, programa de controle da empresa, site, propaganda e pesquisa de mercado. Com esse contrato o Blog do Guilherme Araújo chega a marcar histórica de 58 clientes ao longo do ano de 2011. O grupo tem 03 (três) lojas 02 (duas) em são Sebastião e 01(uma) em Caraguatatuba.

O reconhecimento que sua marca merece


O Blog do Guilherme Araújo traz para você o melhor Blog de Negócios, Políticas, oferecendo as melhores opções de conteúdo online para todo o país.
No Blog do Guilherme Araújo o usuário encontra notícias, serviços, informações, conteúdo, multimídia e amplos espaços de interatividade.
A possibilidade de segmentação da campanha por canais permite que o anunciante atinja diretamente o seu público-alvo, garantindo retorno em tempo real.
Associando sua marca o Blog do Guilherme Araújo, você estará divulgando seus produtos ao público mais diversificado da internet brasileira.

Qualidade e diversificação para sua logomarca e/ou empresa


O Blog do Guilherme Araújo tem por objetivo proporcionar aos internautas um conteúdo de qualidade versando temas de utilidade no cotidiano das pessoas, mas muito mais do que isto, temos como principal missão propiciar o entretenimento.
Fundado no ano 1995, o Blog do Guilherme Araújo tem parcerias com alguns dos mais populares sites da internet brasileira, GOOGLE, Poupa tempo, delegacias virtuais, G1, Face-book, Orkut, Twitter e outros.
Em conjunto, o Blog do Guilherme Araújo atraem atualmente mais de 1.6 milhões de visitantes únicos ao mês, provenientes de todo o território brasileiro, além de uma forte presença em Portugal e nas comunidades de língua portuguesa de países como os Estados Unidos, Coréia, Suíça, Alemanha, Itália, Espanha, Rússia, Arábia Saudita, China, França, México, Canadá, Londres, Bélgica, Holanda, Reúno Unido e o Japão.
Nossos serviços são comunidades vivas e participativas, interagindo com as aspirações do público, afetando e sendo afetadas pelas tendências.

Afrah Modas apresenta a primeira Boutique Erótica do Litoral Norte

Casos de bicho de pé na cidade fazem CCZ trabalhar na prevenção com comunidade

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou durante a última semana um trabalho de conscientização e prevenção contra a pulga Tunga penetrans, mais conhecida como “bicho de pé”. O trabalho dá continuidade às ações realizadas na comunidade do Camburi em fevereiro deste ano.
Como forma de prevenção, o CCZ, em parceria com o PSF, aplicou medicamento nos cães e conversou com os moradores sobre os cuidados para não se tornar hospedeiro deste inseto que causa coceiras e dor nos pés. No total, foram tratados 70 animais. A equipe da Administração Regional Norte aplicou veneno no ambiente, para evitar contaminações.
Segundo a veterinária Márcia Araújo, no caso do bicho de pé, não é necessário que se faça este tipo de trabalho no município todo. “Neste caso, fazemos o trabalho de prevenção apenas nas áreas em que já foram registrados históricos de casos”, explica a veterinária.

Tunga penetrans

O bicho de pé, quando adulto (machos e fêmeas virgens) vive em lugares de solo arenoso, quente e seco. Seu ambiente natural, geralmente, são os chiqueiros, já que os porcos são seu hospedeiro principal. Quando não há porcos, o parasita se instala sob a pele de cães e seres humanos. Esta é a menor pulga que existe. Ela se alimenta exclusivamente de sangue.
A fêmea grávida penetra na pele do hospedeiro (seja porco, cão ou humano), deixando apenas um orifício para respirar. Com o acúmulo de ovos em seu abdômem, ela se expande até atingir o tamanho de uma ervilha, depois deposita seus ovos em chão úmido e sombreado, iniciando novamente o ciclo e dando origem a novos bichos de pé. Depois de 15 dias dentro da pele, a fêmea é expulsa através de uma reação inflamatória natural do corpo. A prevenção é feita tratando os animais domésticos e aplicando produtos químicos para o tratamento do ambiente. Usar sapatos também impede a infecção.

Mais uma jovem do Rio Escuro é internada com suspeita de meningite

Se confirmado, o caso pode ser o terceiro no bairro em menos de duas semanas; na Santa Casa, até funcionários da triagem estão utilizando máscaras



A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba confirmou nesta quarta-feira que mais um morador do bairro Rio Escuro foi internado na Santa Casa com suspeita de meningite. A jovem tem 23 anos e passa bem. Apesar de ela ter apresentado os sintomas e de receber o tratamento específico, a Vigilância ainda não confirmou o caso como meningite.
A jovem realizou os exames necessários (extração do líquido da medula) e os resultados devem ser divulgados nesta quinta-feira pelo Laboratório Central, localizado na capital paulista. Se confirmado, o caso será o terceiro registrado no bairro em menos de duas semanas, sendo que os outros dois causaram as mortes de uma criança de 11 anos e de um adolescente de 17.
Após as ocorrências, a sensação de pânico tomou rapidamente conta do bairro e, consequentemente, da cidade. Muitos moradores da Região Sul de Ubatuba passaram a procurar a Santa Casa, o que acabou gerando alarde também no centro de Ubatuba. A situação fez com que a gestão do hospital disponibilizasse até máscaras aos funcionários que realizam o primeiro atendimento. A imagem diferente logo na recepção contribuiu para uma sensação maior de preocupação da população com relação à meningite.
No entanto, o gerente de relacionamentos da Santa Casa, Clovis Rotth, garante que não há motivos para pânico. “Já ouvi boato de que a cidade teria 50 casos de meningite. Quero de antemão tranqüilizar a população, pois não existe nada disso. O que temos foi a internação de uma jovem, que passa bem, e aguarda o resultado dos exames. Todos os outros casos que causaram suspeitas foram descartados”, explica Rotth, argumentando que a sensação de alarde foi a responsável por todo esse montante de “casos suspeitos”.
“É natural que a população fique apreensiva após duas mortes de jovens do mesmo bairro. Foi isso que aconteceu, qualquer sinal de dor de cabeça e febre o pessoal corria pra Santa Casa. Eles estão fazendo o correto e nossa orientação é que realmente o cidadão venha ao hospital o mais rápido possível. Essa movimentação causa uma certa preocupação, mas a realidade é que temos apenas uma pessoa internada com suspeitas e que passa bem. Esse quadro é bem diferente do que tem sido alarmado como boato”, completa o gerente de relacionamentos da Santa Casa.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba está em reunião em São Paulo, justamente, para tratar do assunto. Apesar da suspeita de mais um caso no Rio Escuro, nenhum comunicado foi divulgado até o momento, o que significa que as autoridades municipais seguem entendendo que a situação do bairro não se trata de surto da meningite.

Bombeiros recebem certificado do treinamento de combate a incêndio e cobertura vegetal

O Corpo de Bombeiros de Ilhabela recebeu o certificado do treinamento de brigada de combate a incêndio e cobertura vegetal 2011, estando apto para a avaliação Diretiva 8 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o chamado Selo Verde Azul. Segundo o comandante do Posto de Bombeiros, sargento Paulo Rodrigues, além dos dez bombeiros civis municipais, também participaram do curso os agentes da Defesa Civil e 25 funcionários da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela.
Na manhã desta quarta-feira, Rodrigues fez a entrega de um certificado oficial ao prefeito Toninho Colucci (PPS), acompanhado dos vereadores Márcio Garcia (PTB), Jadiel Vieira – Keko (PTB) e Luiz Mário de Almeida – Marinho (PV). O documento é assinado pelo comandante do 11º Grupamento de Bombeiros, Claudinei Passoni, responsável pelos grupamentos de bombeiro do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. “É importante sempre a participação nestes cursos, pois assim, todos estarão em constante aperfeiçoamento para o atendimento as emergências. Em setembro comemoraremos um ano de nosso posto de bombeiros, um sonho de nossa gente e que hoje é realidade”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

Secretário de Saúde recebe relatório sobre problemas na rede municipal

O responsável pela Secretaria de Saúde (Sesau), Aldo Conelian recebeu em mãos relatório que aponta problemas na rede municipal de saúde. O relatório, formulado por comissão de fiscalização e avaliação do Conselho Municipal de Saúde (Comus), foi entregue em sessão ordinária do conselho, na tarde de quinta-feira.
Os problemas foram levantados em razão da comissão ter apurado denúncias sobre possíveis irregularidades na rede. Entre o que foi levantado pela comissão, muitos problemas são de ordem de manutenção, como goteira, vazamentos, ferrugem em portas e janelas, pintura, mofo e bolor em algumas salas. Mas há também apontamentos como falta de acessibilidade, falta sinalização e telefones em algumas unidades. As faltas também se dão em lixeiras, tampa de vasos sanitários e material de escritório. Além de falta de anestésicos, e medicamentos que segundo o relatório já não compõem a rede há seis meses. Assim como produtos de limpeza, que em algumas unidades não contam há sete meses. Também foi elencado no relatório, problemas com transporte de pacientes entre outros.
“A comissão de avaliação do conselho esteve em todas as unidades de saúde da cidade fazendo o levantamento”, explica a presidente do Comus, Ana Cristina Rocha. Ela ressalta que a ação em relatar os problemas constatados é umas das atribuições do conselho. “É nossa responsabilidade verificar a realidade da rede de saúde e alertar o secretário”, comenta Ana, que revelou já ter sido chamada pelo promotor para responder pelas obrigações do Comus.
Em primeiro momento, Aldo Conelian disse que Ana poderia “pintar um quadro caótico”, mas que a situação melhorou desde quando assumiu a pasta. “Eu não estou falando que está tudo a mil maravilhas. Mas infelizmente é uma constante, em prédios públicos problemas como goteiras”, declara o secretário. Ele acrescenta que reformas é uma necessidade contínua, mas pondera: “Tenho certeza que estão (prédios públicos) melhor do que quando a gente pegou”.
No entanto, Aldo agradeceu a comissão por ter pontuado os problemas na rede municipal. “Mas é importante destacar que não existe inoperância por parte da secretaria”, diz. O secretário destaca as dificuldades em uma pasta complexa e cheia de dificuldades e expectativas. “Precisamos matar um leão por dia para lidar com cerca de 1.300 funcionários e ainda resolver todos os problemas”, desabafa Aldo.
Quanto aos meses de falta de medicação e material de limpeza, o secretário afirma: “Isso não existe. Pode ter acontecido eventualmente, mas não consecutivamente”.
Todavia, o secretário se prontificou a tomar providências. E ao ser questionado pelos conselheiros qual seria sua decisão, Aldo dispara: “A decisão sempre será pela melhoria”.
Em relação a falta de medicamentos, a Sesau fala que já houve licitação para os mesmos e a distribuição está sendo normalizada. Sobre o transporte de pacientes, houve um veículo que apresentou problema em algumas peças, entretanto já reparadas pela equipe do departamento de Frota (Defrota), regularizando o serviço.
De acordo com a Sesau, não foi feito nenhum registro de reclamação sobre falta de material de limpeza por nenhuma unidade de ESF. O almoxarifado central é responsável pela distribuição regular de tal material, que não se encontra em falta.
Mas haverá ainda outro relatório. Em vista que o entregue ao secretário foi específico aos trabalhos de responsabilidade única da Sesau. Já o próximo será relativo aos trabalhos das empresas tercerizadas: Ecorad Serviços de Diagnóstico por Imagem, Oftalmolaser e a do Laboratório de Análises Clínicas Itapema, contratadas outrora pelo instituto Acqua.

Sesau

A sessão ordinária do conselho serviu também para apresentação sobre as atividades desenvolvidas pela pasta em prestação de contas referente ao segundo trimestre deste ano. Apresentação essa que foi repetida ontem pela manhã, na Câmara Municipal durante audiência pública trimestral.
O secretário de Saúde, Aldo Conelian Júnior e a equipe de coordenação dos projetos da pasta, apresentaram para o público presente os números relativos a cada programa desenvolvido no município, em cumprimento do artigo 12 da Lei nº. 8689/93, que exige a divulgação dos dados da execução orçamentária e financeira e as ações desenvolvidas pela referida secretaria a cada trimestre.
De acordo com a legislação, “o gestor do SUS (Sistema Único de Saúde), em cada esfera de Governo apresentará, trimestralmente ao Comus (Conselho Municipal de Saúde), correspondente, e em audiência pública nas Câmaras de Vereadores e nas Assembleias Legislativas respectivas, relatório detalhado para análise e ampla divulgação, contendo, dentre outros dados, o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada”.
A sessão extraordinária solicitada pela Sesau à Câmara de Vereadores foi aberta pelo presidente da Casa em exercício, vereador Marcos Jorge, seguida pelo pronunciamento do secretário, que agradeceu a presença de todos. Na sequência os responsáveis pelos programas apresentados discorreram sobre cada item, esclarecendo como é feita a captação dos dados e como é o funcionamento de cada ação.

Premiê norueguês diz que resposta aos ataques será “mais democracia”

O primeiro-ministro Jens Stoltenberg prometeu ontem, que os dois ataques que chocaram o país não vão intimidar a Noruega e que seus habitantes vão lutar por “mais democracia”. Os noruegueses vão se defender ao mostrar que não estão com medo da violência e com uma participação maior na política, disse ele aos jornalistas.
“É absolutamente possível ter uma sociedade aberta, democrática, inclusiva e ao mesmo tempo ter medidas de segurança e não ser ingênuo”, disse ele. Stoltenberg destacou seu compromisso com a abertura, defendendo a liberdade de pensamento, mesmo se isso incluir visões extremistas como as do homem de 32 anos que confessou os ataques de sexta-feira, nos quais pelo menos 76 pessoas morreram.
“Nós queremos ser muito claros para distinguir entre visões e opiniões extremas, que são completamente legais e legítimas. O que não é legítimo é tentar implementar essas visões extremas usando a violência, disse ele. “Eu acho que o que vemos é que haverá uma Noruega antes e um Noruega posterior ao 22 de julho”, disse ele. “Mas eu espero e também acredito que a Noruega que teremos depois será uma sociedade mais aberta e tolerante do que tínhamos antes.”
O governo da Dinamarca informou ontem que uma dinamarquesa de 43 anos, Hanne Balch Fjalestad, morreu no ataque realizado na ilha de Utoya, o que faz dela a primeira vítima estrangeira confirmada dos ataques. Ela trabalhava como atendente de primeiros socorros durante o acampamento do Partido Trabalhista. Ela deixa quatro filhos, dentre eles Anna, de 20 anos, que sobreviveu ao massacre.
Anders Behring Breivik confessou a autoria dos ataques, dizendo que foram uma tentativa de salvar o Ocidente da colonização muçulmana.
Ontem, a Força Delta defendeu seu grupo de operações especiais, dizendo que a quebra de um barco não causou atraso significativo para que chegassem à ilha onde Breivik matou 68 pessoas.
A polícia tem sido questionada por causa do tempo que levou até chegar à ilha após os primeiros relatos de disparos no acampamento. Embora a ilha fique a apenas 40 quilômetros da capital norueguesa, a polícia precisou de 90 minutos para chegar ao local. O helicóptero de uma emissora de televisão já sobrevoava a ilha quando a polícia chegou.
Marius Arnesen, cameraman da emissora NRK, que fez as imagens do massacre em Utoya, disse à Associated Press que seu helicóptero chegou entre 18h e 18h10 e que a polícia disse que chegou à ilha às 18h25.
A polícia já estava atarefada com os grandes danos provocados pela explosão no quarteirão de prédio do governo no centro de Oslo. Quando informações do tiroteio chegaram, a polícia foi de carro em vez de seguir de helicóptero porque a tripulação do único helicóptero disponível estava de férias. E então o primeiro barco que tentaram usar para cruzar o lago quebrou.
O líder da Força Delta, Anders Snortheimsmoen, disse aos jornalistas que o grupo imediatamente pegou outra embarcação e que o grupo chegou à praia ao mesmo tempo que a polícia local e que o problema com o barco não causou atrasos. Durante a mesma coletiva de imprensa, o ministro da Justiça Knut Storberget elogiou o grupo, dizendo que seus integrantes ajudaram a “limitar a tragédia”.

Suicida mata prefeito de Kandahar; Taleban assume ataque

Um suicida que escondia explosivos em seu turbante matou o prefeito de Kandahar ontem, apenas duas semanas depois do assassinato do poderoso meio-irmão do presidente do Afeganistão Hamid Karzai, numa província do sul do país. O Taleban assumiu a autoria do atentado de ontem.
O prefeito Ghulam Haider Hamidi, de 65 anos, foi a terceira pessoa influente do sul do Afeganistão a ser assassinada em apenas duas semanas, elevando temores sobre um aumento da violência após a morte do meio-irmão do presidente. O Taleban afirmou ser responsável pelos três assassinatos, embora as rivalidades tribais e a existência de criminosos sejam frequentes na região e ainda não esteja claro quem está por trás dos três assassinatos.
O porta-voz do Taleban, Qari Yousef Ahmadi, disse à Associated Press que o prefeito de Kandahar foi morto porque ele ordenou a destruição de casas que teriam sido construídas ilegalmente. Ahmadi disse que o prefeito foi morto para vingar a morte de duas crianças que morreram durante as demolições. O governador de Kandahar, Tooryalai Wesa, disse que duas crianças morreram acidentalmente quando escavadeiras derrubavam as casas. Um civil também foi morto na explosão, além do prefeito e do suicida, e duas outras pessoas ficaram feridas.
Durante seus quatro anos como prefeito, Hamidi se tornou um inimigo do Taleban, bem como de outras pessoas envolvidas com atividades criminais. O prefeito foi morto no interior do fortificado complexo do governo no centro da capital, pouco antes de uma reunião com cidadãos envolvidos numa disputa de terras, disse Mohammad Nabi, funcionário do gabinete do prefeito
A explosão aconteceu quando alguém que segurava um pedaço de papel se aproximou de Hamidi, que caminhava ao lado de outra pessoa, relatou Nabi. “Ele tentou dizer algo para o prefeito e então a explosão aconteceu”, disse Nabi, que afirmou que o homem com o papel era o suicida. “Depois disso, alguns tiros foram disparados. Eu me escondi atrás da parede. As janelas estavam quebradas e havia fumaça preta.”
O genro do prefeito, Abdullah Khan, disse que Hamidi lançou uma campanha contra senhores da guerra e criminosos no sul afegão e era particularmente severo com pessoas que tomavam o controle ilegal de propriedades. “Eu não sei quem fez isso. Agora, é função da polícia investigar”, disse Khan.
“O suicida colocou os explosivos dentro de seu turbante”, disse Sher Shah Yousafzai, vice-chefe de polícia da província de Kandahar. “Assim que o prefeito chegou para trabalhar, o agressor detonou os explosivos”.
“O prefeito Hamidi lutava contra todos os poderosos em Kandahar, contra os grileiros de terras e pessoas que infringiam a lei”, disse o escritório do governador em comunicado. “É por isso que foi morto pelos militantes”.
O meio-irmão do presidente, Ahmed Wali Karzai, foi morto a tiros em sua casa em Kandahar por um conhecido no dia 12 de julho. A morte deixou um vácuo no poder na cidade e representa um golpe para o presidente bem como à estabilidade no sul do país, onde o Taleban tem forte presença. O prefeito Hamidi era considerado um aliado de Wali Karzai. Ele trabalhou no mercado financeiro dos Estados Unidos durante anos e tinha dupla cidadania afegã e norte-americana. Cinco dias após o assassinato de Wali Karzai, o círculo interno do presidente sofreu outro golpe quando um homem armado matou Jan Mohammad Khan, conselheiro do mandatário sobre questões tribais e ex-governador da província de Uruzgan, também no sul do país. Um parlamentar também foi morto em 17 de julho no ataque à casa de Khan. As informações são da Associated Press.

Escritora carioca faz livro interativo com 17 finais possíveis

Qualquer artista espera que seus trabalhos sejam olhados, ouvidos ou lidos. E para produzir, é preciso imaginar o tipo de pessoa do outro lado da obra. Agora imagine escrever um livro pensando em vários modelos de leitores que podem intervir no destino dos personagens.
Após conquistar uma das bolsas do Programa Petrobrás Cultural, Simone Campos, uma jovem escritora carioca, resolveu experimentar o desafio. Para isso, baseou-se em um tipo de literatura conhecido como livro-jogo ou ficção interativa, e armou uma história na qual o protagonista é um técnico de informático louco por videogames.
Seu novo livro “Owned - Um Novo Jogador”, em processo final de edição, tem 274 páginas e 17 desfechos possíveis. O mais curto vem logo na página 80 e o mais longo, na 229. O estilo não-linear segue uma característica da literatura que ficou famosa com escritor argentino Julio Cortázar em seu romance “O Jogo da Amarelinha” (ed. Civilização Brasileira, 604 págs., R$ 44,50). A “rayuela” do título original é um jogo que se equivale à nossa amarelinha, em que o jogo muda conforme uma ação do jogador. Em “Owned”, o personagem André ganha um objeto enquanto joga um game no computador e, a partir desse momento, sua vida começa a ser afetada pelas ações no ambiente virtual. A escritora afirma que assim como o personagem de “Dom Quixote”, André também sofre na sua vida real por causa de elementos imaginários ou virtuais. “O objetivo é mostrar o poder da ficção no dia a dia das pessoas”, diz a autora.
A cada capítulo, o leitor decide qual atitude o personagem deve tomar, o que o leva a uma página diferente e, consequentemente, a uma outra história. Assim o leitor não só participa como molda o personagem, o que, segundo a autora, cumpre um dos objetivos do livro que é fazer o leitor refletir sobre personalidade e caráter. O livro estará disponível também online. Além de gratuita, a edição na web permite gravar as escolhas do leitor.
Gamer - A escritora, de 28 anos, com três livros e diversos contos na carreira, teve uma infância baseada nos dois elementos: literatura e videogame. Assim como André, Simone Campos também ganhava livros e jogos eletrônicos do padrinho desde os sete anos. Ela ainda é uma jogadora fiel e dona de um PlayStation 3 e, hoje, avalia sua infância e seu hobby favorito com mais maturidade.
Para ela, jogos cumprem a função de “largar âncoras longe da realidade”, diz. “A ficção inclui tudo que é fantasia: livro, videogame, imaginação, mentiras; elementos que servem para escapar e retrabalhar a vida real. A forma como você vive uma vida paralela na sua cabeça influencia a forma como vai ver a sua vida real.”
Videogames carregam o prejuízo de serem vistos como um desvio, sempre responsabilizados por notas baixas na escola ou introversão. A escritora carioca espera que seu livro seja não só uma quebra desse preconceito mas também tem a esperança de unir os dois mundos e seus habitantes. “Eu quero que leitores que nunca tiveram contato com videogames passem a jogar; e jogadores que se mantêm longe dos livros, se interessem por literatura”, diz. Até porque “o livro é como se fosse um software e a cabeça, o hardware”.
Questionada sobre a relação entre atrocidades no mundo real e jogos violentos, a escritora-gamer se mostra irritada. “Essa ligação é absurda. E quando o assassino é religioso? Veja “Macbeth” (William Shakespeare) ou “Dom Casmurro” (Machado de Assis). Não há violência quando Bentinho tenta matar o filho? E a suposta onda de suicídios após o “Os Sofrimentos do Jovem Werther” do Goethe? Videogame é arte e obras de arte em geral são capazes de muita coisa”.
Simone, que quando jovem fugiu da literatura de “moçoilas” para os videogames, explora o seu ponto de vista crítico quanto à visão desequilibrada em relação às mulheres também em “Owned”. Embora o protagonista seja homem, ele terá de se envolver com sete mulheres durante a história. Moldando suas personagens, Simone relembra heroínas duronas como Lara Croft, de Tomb Raider, mas diz que o perfil mais comum no mundo do games ainda é de mulheres muito frágeis ou seminuas e atraentes. No livro, algumas delas são nerds, fãs de pornografia e jogadoras ferrenhas.

Petrobras não descarta aumento do preço da gasolina

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, não descartou ontem a possibilidade de reajuste do preço da gasolina. Segundo ele, é difícil fazer previsão porque até chegar à rede varejista existem vários fatores que podem influir na valorização do produto, como o impacto das oscilações no mercado internacional e repasse ao consumidor final de despesas como impostos e margem de lucro.
Desde 2009, observou Gabrielli, o preço do litro de gasolina está fixado em R$ 1,05, nas refinarias da estatal que responde pela formação de um terço da valorização do combustível no comércio varejista.
No entanto, assinalou o executivo, caso haja aumento da demanda em razão da queda na oferta de etanol, o país terá de recorrer à importação . “Nossa capacidade de produção [gasolina] está no limite. Se a demanda crescer, vamos ter importar mais.”
Segundo Gabrielli, 95% dos derivados de petróleo distribuídos no mercado brasileiro são produzidos no país e apenas 5% são importados. Neste ano, informou, o volume comprado no exterior equivale a três dias de consumo ante quatro dias, no ano passado. Ele deu as declarações depois de apresentar o Plano Estratégico Petrobras 2020, que prevê investimentos de US$ 224,7 bilhões de 2011 até 2015, para um grupo de investidores, em São Paulo. Esse montante envolve a execução de 688 projetos dos quais já foram aprovados um total 275, em 2009; 95 em 2010 e 104 este ano.

Usuários terão direito à mudança de plano de saúde sem carência a partir de hoje

A partir desta quinta-feira, mais de 13 milhões de usuários de planos de saúde terão direito de mudar de operadora sem precisar cumprir novos prazos de carência. As operadoras tiveram 90 dias para se adaptar à nova regra estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse prazo terminou ontem. Com a norma, quem se beneficia são os clientes de planos de saúde individual, familiar e coletivo por adesão (contratado por conselhos profissionais, entidades de classe, sindicatos e federações). Esse último grupo representa mais de 5 milhões de usuários. A ANS espera aumentar a concorrência no mercado e melhorar o atendimento ao consumidor.
Para fazer a portabilidade, o cliente precisa estar com o pagamento das mensalidades em dia. A nova regra permite que ele mude de um plano de abrangência municipal, por exemplo, para outro com cobertura em todo o estado ou nacional. O usuário terá quatro meses a partir do mês de aniversário do contrato para fazer a mudança, e não mais dois meses como era anteriormente.
A ANS criou também uma portabilidade especial para usuário de plano de saúde que está sob intervenção da agência ou em processo de falência e para quem perdeu direito ao plano por causa da morte do titular. Nesses casos, a portabilidade não está limitada ao mês de aniversário do contrato nem é exigida uma permanência mínima no plano para pedir a mudança.
A nova norma não vale para planos coletivos contratados por empresas para seus funcionários, os chamados planos empresariais.

Caraguá é medalha de ouro no Latino Americano de Hapkido/Tae Kwon-Do 2011

Representando o Estado e em particular a região, os atletas de Caraguá, Grão-Mestre Luiz Cesar Grotti dos Santos (Luizão) Faixa-Preta 7° Dan, Professor João Carlos Kasemiro (Caçula), Faixa-Preta 3º Dan e Professor Jairo Lopes Ferreira (Old Dragon) Faixa-Preta 2º Dan fizeram bonito no último fim de semana, na capital gaúcha Porto Alegre, onde aconteceu o 3º Campeonato Latino Americano de Hapkido e Tae kwon-do. Atletas de várias partes do Brasil e de Países do Mercosul, como a Colômbia, Paraguay e Uruguay e Venezuela, compareceram ao evento, além da presença de vários Grão-Mestres Coreanos que vivem no país.
Desta vez o destaque do Campeonato ficou por conta do Caraguá, professor Jairo (Old Dragon) que competiu na categoria Master peso-meio-pesado em Kiok-pa (Quebramentos). Foi aplaudido de pé ao quebrar uma pilha de telhas com o Ginásio lotado, mostrando força e superação. Caçula e Mestre Luizão não atingiram classificação, mas Grão-Mestre Luizão foi o técnico do professor “Jairão da Lanchonete Estrêla”, que arrancou aplausos do público e os três representantes do Litoral Norte, foram premiados pela participação. O evento que aconteceu no ginásio do CETE no centro de Porto Alegre-RS, e foi organizado pelo Grão-Mestre Itagiba Vitório 7º Dan de Hapkido, que premiou o atleta Professor Jairo, com as Medalhas de Ouro em Hapkido e Tae Kwon-do, em um total aproximado de 600 atletas, além de centenas de pessoas que compareceram para prestigiar este tão importante evento para a America Latina.

Equipe de motocross de Ilhabela é destaque em campeonato regional

A equipe de motocross de Ilhabela foi destaque no 1º Motocross Litoral Norte, disputado na cidade de Caraguatatuba, no último fim de semana. Quatro pilotos do arquipélago chegaram em primeiro lugar nas suas categorias.
O pequeno Gustavo Rodrigues, 6 anos, venceu a prova na categoria 50 cilindradas. Outro pequeno ilhabelense, Bruno Leal, também fez bonito ao terminar a prova em 4º lugar.
Entre os adultos, pela categoria Nacional B (de 200 a 250 cilindradas), Ronan Rodrigues venceu a prova que teve a participação de 14 pilotos. Já nas categorias Nacional A e Força Livre, vitória do ilhabelense Juninho Cruz. Sua filha, Julia Cruz, venceu no feminino. Também participaram das provas os pilotos de Ilhabela, Carlos Pizzarilha, Sávio Motos, Junior e Buziano. Já o piloto Edilan Rodrigues Oliveira, que também participa das provas de motocross na região, teve problemas em sua moto e não se inscreveu na corrida. A equipe contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela.

Luis Fabiano é submetido a uma nova cirurgia no joelho

A lesão no tendão da perna direita de Luís Fabiano está clinicamente curada. Mas o calvário do jogador parece estar longe do fim. O corte da cirurgia realizada no dia 20 de maio não cicatrizou e, ontem, o atacante do São Paulo foi submetido a mais uma operação, desta vez na pele. A sua estreia, diversas vezes adiada, deve demorar ainda mais para acontecer.
“Após a conversa com o cirurgião plástico, foi decidido que será necessário fazer uma correção no local. O tratamento com curativos não estava fazendo efeito”, explicou o médico do clube, José Sanchez. Ele ainda ressaltou que o procedimento nada tem a ver com a raspagem feita no tendão do jogador. “Não vai se mexer no que já foi operado. Não houve nada de mais grave, apenas foi verificada uma secreção no local dos pontos.”
Mantendo a mesma postura tomada nas últimas semanas, o São Paulo evita estipular prazos para a total recuperação de Luís Fabiano. “Depois do procedimento é que poderemos dar uma pista de quanto tempo realmente será necessário. Mas não podemos pensar em menos de uma semana a dez dias para voltar a fazer trabalho com bola”, revelou Sanchez.
Como a nova cirurgia exige urgência, ela será realizada ainda nesta semana. Mas a definição de data e local depende da disponibilidade do cirurgião plástico e de Rene Abdalla, também médico do clube. “Eles terão de achar um tempo na agenda para definir quando e em qual hospital será feito o procedimento cirúrgico”, completou Sanchez.

Diretor santista cutuca Real e diz que Neymar vale mais que 45 milhões de euros

Apesar das especulações de times europeus, o Santos segue reafirmando que não tem interesse em vender Neymar por enquanto. Mais do que isso, o clube da Vila Belmiro ainda acredita que o valor da rescisão contratual do camisa 11 está abaixo do que ele realmente vale.
“Não temos nenhuma intenção de abrir negociações por Neymar neste momento. Ele quer ficar, e nós queremos que ele fique”, disse o diretor santista Pedro Luiz Nunes Conceição entrevista ao jornal espanhol Marca.
O dirigente chegou até a provocar o Real Madrid ao falar do valor mínimo pedido pelo Santos para vender o jogador: “45 milhões (de euros) é barato. Ele vale mais do que isso. Não conseguimos entender como um clube que pode gastar 30 milhões de euros em um jogador de defesa como o Coentrão, não pode dar 45 por um atacante que marca gols e dá espetáculo”, cutucou Nunes, mencionando o preço alto que o clube merengue pagou ao Benfica para contratar o lateral português Fábio Coentrão.
Um dos clubes que mais tem sondado Neymar no Santos é o Real Madrid, que, segundo o próprio técnico José Mourinho, ainda está em busca de um atacante para fechar o plantel madridista para a próxima temporada. Em resposta às especulações do Real, Nunes já avisou: “(O Real Madrid) está mal acostumado. Acha que o dinheiro é tudo na vida e às vezes não é assim. Existem outros valores que estão acima disso”.

Ganso

O Paris Saint-Germain está disposto a pagar 40 milhões de euros (cerca de R$ 90 milhões) ao Santos para contratar o meia Paulo Henrique Ganso, na que seria a contratação mais cara da história do futebol francês, informou ontem, o diário esportivo “L’Équipe”.
Leonardo, novo diretor esportivo e treinador da equipe, teria aumentado em 10 milhões de euros (R$ 23 milhões) a oferta já confirmada de 30 milhões de euros (R$ 67 milhões) pelo jogador brasileiro de 21 anos, acrescenta o periódico.
No entanto, o montante pode não ser suficiente, já que o Santos quer manter o companheiro de Neymar até o Mundial de Clubes que a equipe disputará em dezembro.
Segundo o “L’Équipe”, Leonardo está convencido que a qualidade de Ganso vale R$ 90 milhões, “embora sua lentidão gere ebate”.

Londres entra oficialmente em contagem regressiva para Olimpíada

Londres está agora oficialmente em contagem regressiva o início da Olimpíada de 2012. Diversos eventos pela Inglaterra marcaram ontem, a data de 27 de julho, exatamente um ano antes do início dos Jogos. E, no final do dia, uma lotada Trafalgar Square, no centro da capital britânica, foi palco de festiva cerimônia e muita comemoração dos londrinos.
“As ruas, os trens, os ônibus, os táxis, os hotéis, as bicicletas, todos estarão prontos para receber os atletas no maior evento da terra”, disse o prefeito de Londres, Boris Johnson. “Estamos no prazo e dentro do orçamento”, afirmou o primeiro-ministro David Cameron.
Também presente ao evento em Trafalgar Square, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, aproveitou para fazer o convite oficial para os atletas participarem dos Jogos Olímpicos de 2012. “De acordo com a tradição, eu convido os participantes dos Jogos a competirem na 30ª Olimpíada em Londres”, discursou o dirigente belga.
O festivo evento desta quarta-feira também contou com a presença do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, o ex-atleta inglês Sebastian Coe, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, além de atletas e artistas.
Mesmo faltando um ano para a cerimônia de abertura dos Jogos, a capital britânica já está praticamente pronta: 88% das obras do Parque Olímpico, no leste de Londres, já foram finalizadas. Depois de entregar o Estádio Olímpico, o Velódromo, as arenas de handebol e basquete e o centro de imprensa internacional, foi inaugurado nesta quarta-feira o Centro Aquático projetado pela arquiteta iraniana Zaha Hadid, cuja construção começou em 2008.
Logo no início da cerimônia em Trafalgar Square, os presentes puderam assistir pelo telão a inauguração do Centro Aquático, que foi marcada pelo mergulho do inglês Tom Daley, que tem apenas 17 anos e é uma das maiores esperanças de medalha para a Grã-Bretanha - jovem astro dos saltos ornamentais, ele já conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos da Commonwealth, no ano passado, na Índia. “Foi divertido! Mal posso esperar pela Olimpíada agora”, escreveu o atleta no Twitter.
Depois, foi a vez de o nadador Mark Foster vencer outros ex-atletas olímpicos britânicos naquela que foi simbolicamente a primeira competição realizada na moderna e bela piscina do Centro Aquático dos Jogos de Londres.
Também foram apresentadas nesta quarta-feira as medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos atletas nos Jogos de Londres. Desenhadas pelo artista britânico David Watkins, elas têm o logotipo de Londres/2012 de um lado e a deusa Nike, símbolo da vitória, do outro. As 2.100 medalhas necessárias para as competições serão produzidas no País de Gales.
Enquanto isso, a contagem regressiva começou oficialmente na capital britânica. Depois de algumas falhas, o grande relógio instalado em Trafalar Square agora marca os dias e horas que faltam para o início da Olimpíada.
E a bandeira olímpica cobre o Museu National Gallery, um dos ícones da cidade. Assim, faltando exatamente um ano para a festa realmente começar, Londres desperta para a Olimpíada.

Jovens de Ubatuba podem passar para a fase final de concurso internacional de Nike

Nesse último mês a Nike lançou via Facebook o concurso The Nike Chosen. A competição consiste em criar um perfil da rede social com fotos e vídeos de uma turma de praticantes de esportes radicais, para mostrar um pouco da rotina e do talento de atletas espalhados por todo o mundo. Os perfis mais “curtidos” na internet serão os vencedores. Ubatuba tendo atletas fortes no surf está representada por algumas equipes, porém a equipe Reverse, formada pelos atletas João Santana, Fábio Leite, Everton Santos e Lucas Santin tem sido o destaque, não apenas da cidade, mas de todo o país. A equipe foi noticiada esta semana pela Nike mundial em sua pagina na internet, como destaque entre os concorrentes brasileiros.
O que era apenas uma brincadeira tomou grandes proporções. Na primeira semana eles tinham em média 5 mil votos e hoje contam com mais de 31 mil entre “Likes” e comentários do perfil. A quantidade torna o grupo ubatubense o líder atual da sessão “surfe”. A Nike escolherá 9 equipes que irão para a semi-final de onde sairão apenas 3, que terão a oportunidade de participar da final em “Huntington” na California.
A equipe campeã ganha estadia de 7 dias em um famoso local do surfe internacional, com tudo acompanhado por uma equipe de filmagem profissional de altíssimo nível e uma chance de surfar com a equipe de atletas de surf da Nike. Ganha também convite para os três dias do US Open de surfe, com entrada VIP e um prêmio em dinheiro que pode chegar a US$ 10 mil para cada membro da galera vencedora.
“Temos apenas 2 dias para levar o nome de nossa cidade de modo Internacional e contamos com a colaboração da imprensa para que esse sonho se torne realidade”, disse a assessora de imprensa, Sofia Szenczi, repassando o site: http://apps.facebook.com/nike-chosen/crews/reverse/2698.

Com título, Uruguai sobe para quinto lugar no ranking da Fifa

A conquista do título da Copa América, no último domingo, na Argentina, fez o Uruguai atingir a sua melhor colocação desde que o ranking de seleções da Fifa foi criado em 1993. Na lista divulgada ontem, os uruguaios subiram 13 posições e aparecem agora em quinto lugar - até então, o máximo que tinham conseguido foi o sétimo posto, depois da Copa do Mundo na África do Sul.
Atual campeã europeia e mundial, a Espanha se manteve na liderança do ranking, enquanto Holanda e Alemanha seguem respectivamente na segunda e terceira posições. Já o Brasil, mesmo eliminado nas quartas de final da Copa América, subiu um posto na lista divulgada mensalmente pela Fifa, ultrapassando a Inglaterra e assumindo o quarto lugar.
Com a ascensão de Brasil e Uruguai, a Inglaterra caiu para o sexto lugar no ranking, seguida, pela ordem, por Portugal, Itália, Croácia e Argentina, que completam o Top 10. Além do Uruguai, outras seleções que fizeram sucesso na Copa América subiram bastante no ranking. O Paraguai, por exemplo, ganhou seis posições com o vice-campeonato na competição continental e agora é o 26º colocado. Já o Peru, que ganhou a medalha de bronze na Argentina, passou do 49º para o 25º lugar.
A Venezuela também avançou, ganhando 29 posições após o histórico quarto lugar na Copa América, passando a ocupar o 40º lugar no ranking. Enquanto isso, o México fez caminho oposto: eliminado ainda na primeira fase da competição realizada na Argentina, caiu da nona para a 20ª colocação na lista da Fifa.
A próxima atualização do ranking será publicada pela Fifa no dia 24 de agosto.

STJD denuncia Kleber, o Gladiador, por Fair Play

Paulo Schmitt, procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), denunciou ontem o atacante Kleber e os flamenguistas Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, e eles podem pegar até 6 jogos de gancho, pelo artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (“Assumir atitude contraria à disciplina e à ética”).
O Palmeiras não acredita que seu jogador será penalizado. No confronto entre os dois times, semana passada, Kleber não teria respeitado um lance de fair play - os adversários esperavam ele devolver a bola, mas o palmeirense seguiu a jogada e quase anotou um gol.
Já os flamenguistas foram denunciados pela declaração de Thiago Neves, que afirmou que eles forçaram o terceiro cartão amarelo para não enfrentar o Ceará na rodada seguinte.

Contra Ituano e Corinthians

O volante Rogério e o atacante Basílio deixaram o Palmeiras há muito tempo, mas o clube ainda luta na Justiça para receber valores referentes às saídas dos atletas para Corinthians e Ituano, respectivamente. Somados os dois processos, o Verdão calcula ter para ganhar cerca de R$ 40 milhões e, nesta terça-feira, obteve vitória contra a equipe do interior paulista.
“O advogado Pedro Renzo fez uma ótima sustentação, que culminou com a vitória. O valor inicial era de R$ 2 milhões, que o Ituano deveria ter depositado pelo Basílio. Eles não fizeram, e hoje passa de R$ 6 milhões. Sempre cabe recurso, mas só será postergatório. Não vai surtir efeito, foi 3 a 0 hoje (terça) no tribunal”, afirmou Antonio Carlos Corcione, sócio de Renzo e ex-dirigente palmeirense.
Além disso, o Verdão ainda luta para receber do Corinthians R$ 34 milhões, envolvendo a transferência do volante Rogério. O Palmeiras alega que não foi recompensado pelo clube rival pela saída do meio-campista, em 2000.
“É um caso semelhante, que está rolando e já entramos com o pedido de execução”, acrescentou Corcione. O Timão, porém, ainda pode recorrer.

Inscrições para o Projeto Ventos & Velas terminam amanhã

 As 50 vagas para o segundo semestre do Projeto Ventos e Velas tem inscrições abertas até amanhã. O projeto é desenvolvido pela Administração Municipal através da Seesp (Secretaria de Esportes). Adolescentes de 10 a 15 anos poderão se inscrever para as aulas, que serão ministradas nos períodos da manhã e da tarde. Em cada período haverá duas turmas.
De acordo com a coordenação do projeto, as aulas matutinas acontecerão todas as terças, quintas e sextas, das 8h30 às 10h (1ª turma) e das 10h às 11h30 (2ª turma).
No período da tarde, sempre às segundas, quartas e sextas, a 1ª turma inicia às 14h, até às 15h30. Já o horário da 2ª turma é das 15h30 às 17h.

Como fazer

O candidato interessado deverá comparecer à Escola de Vela para preenchimento da ficha de inscrição e, posteriormente, será convocada uma reunião para apresentação dos documentos necessários. Serviço: As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na Av. Vereador Antonio Borges, nº 1905, no Balneário dos Trabalhadores, Praia Grande, região central do município.

Patriota reconhece que relação comercial entre Brasil e Argentina exige atenção

Na semana em que a presidenta argentina Cristina Kirchner visita o Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, minimizou ontem a crise comercial entre os dois países. “Quando você tem uma relação comercial intensa, é natural que surjam situações que exigem atenção. É assim que acontece com qualquer relacionamento comercial bilateral da importância deste que temos com a Argentina”, disse Patriota.
De acordo com o chanceler, a crise comercial não será o tema principal da visita de Kirchner, mas deve constar na agenda que começa amanhã. “Questões comerciais têm seus canais habituais já consolidados no diálogo do ministro Pimentel [Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] com a ministra Débora Giorgi [ministra da Indústria argentina]”.
Desde meados deste ano, intensificaram-se as trocas de acusações do setor industrial dos dois países sobre restrições para entrada de produtos. Na Páscoa deste ano, por exemplo, as cargas de caminhões brasileiros abastecidos com ovos de chocolate foram perdidas devido à demora para entrar na Argentina. No dia 12 de maio, o Brasil impôs barreiras à importação de carros de todos os países, mas a decisão foi vista como uma retaliação à Argentina.
De acordo com Patriota, a visita de Cristina, que começa às 11h, seguirá protocolo sem novidades: reunião bilateral seguida de uma reunião ampliada, contato com a imprensa e almoço no Itamaraty. Mais tarde, Cristina irá inaugurar a nova sede da Chancelaria argentina em Brasília .
Patriota disse que haverá um comunicado conjunto semelhante ao adotado na visita de Dilma a Buenos Aires, com avaliação de áreas de cooperação como a espacial, nuclear, financeira e a coordenação dentro do G20. “Acho que será uma excelente oportunidade para fazermos uma avaliação aqui do percurso já transcorrido nesses primeiros meses desde que a presidenta Dilma esteve em Buenos Aires”.

Lula volta a Brasília em meio à crise nos Transportes

Depois de visitar Bahia e Pernambuco na semana passada, onde articulou com aliados a formação dos palanques nas eleições municipais de 2012, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aterrissa em Brasília nesta sexta-feira. Lula dividirá os holofotes com a presidente Dilma Rousseff na inauguração da nova sede da Embaixada da Argentina, com a presença da presidente daquele país, Cristina Kirchner, prevista para 16 horas.
Antes, pela manhã, Cristina e sua comitiva serão recebidas por Dilma e pelo chanceler Antonio Patriota. De acordo com o Instituto da Cidadania - entidade que agora prepara a criação do Instituto Lula, voltado para causas políticas e sociais no Brasil e no exterior -, o ex-presidente foi convidado a participar da inauguração da embaixada pela presidente Cristina Kirchner, que faz uma visita oficial ao Brasil.
Lula, que tem atuado como conselheiro informal de Dilma nos bastidores, volta a Brasília num momento de turbulência para o governo, em meio à crise no Ministério dos Transportes e às vésperas do fim do recesso parlamentar. Na próxima semana, o governo enfrentará no Congresso tentativas de convocar o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e de instaurar uma CPI para investigar as denúncias na pasta.

Para Moreira Franco, é preciso rigor para apurar e punir casos de corrupção

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, defende que a apuração de casos de corrupção no governo seja feita com rigor pela Corregedoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal (PF), independentemente de questões partidárias. Ele, que é do Diretório Nacional do PMDB há mais de 20 anos, salienta que a legenda não age com protecionismo em relação à chamada faxina – postura adotada pelo governo para eliminar qualquer foco de desvio de conduta de seus agentes.
“Não estamos nos protegendo e não temos o menor receio de que as apurações devam ser feitas com rigor pela Polícia Federal e pela CGU [Corregedoria-Geral da União]. Apurado qualquer ilícito e qualquer desvio de conduta, [ele] tem que ser rigorosamente punido, seja companheiro do partido ou não.”
Para Moreira Franco, a corrupção “deprime” o país que precisa ter “uma prática republicana”. Segundo ele, os peemedebistas são convictos de que a corrupção tem um custo financeiro e político muito alto. “É um grande empecilho ao crescimento. Inibe ações de investimento, o empreendedorismo, a inovação, a iniciativa pessoal, porque você fica a mercê de propinas, de desvios para obter facilidades”, destacou em entrevista à Agência Brasil.
Perguntado se estava correta a imagem de que o PMDB tinha mais intimidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, mais espaço no governo Dilma, o secretário negou. “Com o presidente Lula não só tinha mais intimidade, como também nessa questão de espaço o partido tinha mais. O que difere hoje é que nós temos o vice-presidente da República [Michel Temer], então o grau de responsabilidade do partido é muito superior ao que tinha”, salientou.
O ministro fez questão de frisar que o PMDB tem interesse no sucesso do governo. “Isso muda uma linha de comportamento que tinha sido sempre praticada pelo PMDB. O partido participava do governo em negociações no Congresso, no Salão Verde [da Câmara dos Deputados], e não como agora. Construímos essa relação na rua, participando do processo eleitoral”, frisou.

Maluf não descarta concorrer à Prefeitura em 2012

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) não descarta se candidatar à Prefeitura de São Paulo em 2012. Ontem, durante inauguração da ponte Governador Orestes Quércia, em São Paulo, Maluf dividiu o palco com autoridades, tirou foto com populares, rasgou elogios ao ex-governador morto em 2010 e deixou em aberto a possibilidade de concorrer pela quinta vez. “Ainda tem um ano para pensar. Só perde quem não disputa, quem disputa sempre vence”, filosofou.
Embora nos bastidores venha negociando apoio ao deputado federal Gabriel Chalita, pré-candidato do PMDB à sucessão do prefeito Gilberto Kassab (ex-DEM), Maluf afirmou que o assunto ainda não está em pauta no PP. “Isso não está sendo tratado agora. Ainda temos 11 meses para as convenções dos partidos”, afirmou. No entanto, o deputado destacou que seu partido tem atualmente uma proximidade com o governador tucano Geraldo Alckmin e que uma eventual declaração de apoio do PP deve levar em consideração o entendimento com Alckmin. “Vamos discutir primeiro com o governador Geraldo Alckmin”, disse.
Entre fotos e cumprimentos durante a inauguração, Maluf não deixou de afagar seus “eleitores”. “É de vocês que eu gosto”, declarou aos populares assim que chegou no evento. “A gente trabalha para gerar emprego”, disse a outro simpatizante.
O deputado aprovou a homenagem ao ex-governador do PMDB. “O que fica para o homem público é o que ele constrói para a coletividade. O Quércia merece essa homenagem porque ele trabalhou muito por São Paulo”, justificou o deputado, que se gaba das obras deixadas em São Paulo nos períodos em que foi governador e prefeito.
Perguntado sobre as denúncias de fraude na coleta de assinaturas para a criação do partido do prefeito Gilberto Kassab, o PSD, Maluf tergiversou: “Não tenho cartório de reconhecimento de firma”. O deputado disse que não têm dúvidas de que Kassab conseguirá assinaturas suficientes para criar a nova legenda, mas que a lista de apoiamento ao PSD não contará com sua assinatura. “A minha (assinatura) desta vez não está falsificada, simplesmente porque não está lá”, ironizou, em referência a um dos processos contra ele. Em 2004, o Ministério Público informou que o deputado autorizou, através de uma carta, a transferência de recursos para o exterior. Na época, Maluf alegou que sua assinatura na carta foi falsificada.

Dilma admite problemas nas obras de rodovias

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje em Maceió que o governo federal enfrenta problemas nas obras de duplicação das BR-101. Segundo ela, questões indígenas estão atrasando as obras de duplicação da BR-101, no trecho que corta Alagoas.
“As obras começaram em maio de 2010, mas estão sofrendo problema de continuidade, não com falta de verbas, mas por conta do atraso na liberação de licenças ambientais, autorizando as obras nos trechos que cortam áreas indígenas”, esclareceu Dilma.
Em entrevista às rádios Gazeta e Novo Nordeste AM, no aeroporto de Maceió, hoje pela manhã, a presidente disse que um novo cronograma das obras da duplicação da BR-101 será realizado, levando em consideração as licenças ambientais, que estão para ser concedidas, e a escolha da construtora que irá assumir o trecho da rodovia que seria construído pelo Serviço de Engenharia do Exército Brasileiro.

Dnit

Dilma evitou comentar denúncias de irregularidades nas obras sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), objeto de investigação por parte do Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com informações publicadas pela imprensa, dos cinco trechos entregues pelo governo federal a empreiteiras, três apresentam indícios de fraudes, pagamento de propina e má execução dos serviços. No entanto, as denúncias investigadas pelo TCU não envolvem Alagoas, mas Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Governo do Estado avalia usina de lixo como melhor solução

A reportagem do Imprensa Livre procurou o Governo do Estado para saber quais medidas seriam as mais viáveis para o tratamento do lixo e também sobre os aterros sanitários, que têm as suas vidas úteis atualmente comprometidas, além da proibição na criação de novos aterros pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, (Cetesb). O responsável pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) estadual, Bruno Covas afirma que a usina de lixo é a melhor solução para os municípios e o Estado de São Paulo, ressaltando que sua pasta tem o papel de promover a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental no Estado.
Para Bruno Covas, a medida de implementação da usina de lixo vem somar força aos avanços nas questões de disposição de resíduos sólidos e representa um “grande passo” em relação aos aterros sanitários. “No momento, é a melhor solução”, considera.
O responsável pela pasta ambiental do Governo do Estado atenta ainda que a poluição e os males à saúde, causados por esse tipo de termelétricas, com o uso de tecnologias de controle já existentes em outros países, são inferiores aos causados pela existência de um aterro sanitário em áreas urbanas, além de ocuparem menos espaço. Ainda, em aterros, os resíduos sólidos muitas vezes também são queimados, e podem poluir ar e solo. Portanto, usufruir desse material para gerar energia é uma forma sustentável de eliminá-lo.
Quanto à incineração do lixo, Bruno Covas considera ser uma medida que deve estar sempre associada à reciclagem e ao reaproveitamento do lixo. “É preciso ficar claro que não é todo o lixo que pode ser incinerado”. Ainda, antes da queima há a necessidade de uma separação de materiais, e o processo, apesar de gerar energia, ainda é de alto custo. Sendo assim, incinera-se somente o que chamamos de “rejeitos”, ou seja, resíduos sólidos que não podem ser nem reaproveitados, nem reciclados. Vale pontuar que o projeto sebastianense já não conta mais com a incineração, sendo chamado de Usina de Tratamento Mecânico Biológico.

PNRS

“No momento é a única solução cabível (usina de lixo) para alcançarmos as metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Esperamos que a tecnologia seja aperfeiçoada de forma a baratear a implementação desse procedimento”, afirma Covas.
Segundo a PNRS, que entrou em vigor em agosto de 2010, há um prazo até 2014 para desenvolver-se soluções para a disposição de lixo. A partir de então ficará proibido depositar qualquer tipo de material sem prévio tratamento em aterros sanitários.
O secretário informa que o espaço ocupado pelas usinas é bem menor, e os riscos oferecidos por essa solução são menos danosos à saúde e ao meio ambiente do que os aterros sanitários. No mundo, existem cerca de 800 usinas de incineração de lixo para a produção elétrica, queimando aproximadamente 300 mil toneladas de resíduos sólidos por dia. Cidades como Mônaco, Paris, Munique e Viena, entre outras, por exemplo, já têm usinas de incineração de lixo para a produção elétrica em seus centros.

Economia

O modelo pretendido em São Sebastião para a implantação da usina é a Parceria Público-Privada (PPP), assim não haveria no momento investimentos estaduais no empreendimento. Frente a isso, Covas diz que o trabalho do Estado de São Paulo é conscientizar a sociedade sobre um novo conceito chamando Economia Verde. Ideia quem vem surgindo como uma tendência mundial e consiste em mostrar que o desenvolvimento sustentável também é economicamente viável. “A implementação de usinas que incineram o lixo para gerar energia é um bom exemplo desse conceito”.
Outro avanço apontado pelo secretário como importante na gestão de resíduos sólidos foi a assinatura do protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) com vistas a futura cooperação técnica para o desenvolvimento de uma prática chamada Logística Reversa, fundamento que parte do princípio que os produtores e fornecedores devem compartilhar a responsabilidade pela destinação do lixo. Atualmente, a prática já é conhecida na sociedade pelas garrafas retornáveis. O convênio ampliará os limites de atuação. A medida é uma iniciativa inovadora e resultará em menos resíduos sólidos, destinação apropriada dos materiais, aumentando a reciclagem e, consequentemente, diminuindo o consumo de matéria-prima e estimulando a geração de empregos.

Viabilizar

No início do ano, o governador, Geraldo Alckmin sinalizou favoravelmente a construção de uma usina de lixo tanto em São Sebastião como também outra na Baixada Santista. A reportagem questionou o que o Estado estaria fazendo atualmente para viabilizar essa. O secretário diz que dentro de suas competências para viabilizar a ação no sentido de torná-la concreta, a SMA normatizou o licenciamento e o funcionamento dessas unidades. Os órgãos do Estado que estão trabalhando para viabilizar o empreendimento são a Secretaria de Energia – SE e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE.
A Cetesb será envolvida no processo a partir do momento em que a prefeitura ou a empresa realizadora da obra solicitar o licenciamento ambiental para a construção e implantação da usina, necessário para todos os empreendimentos que gerem impacto ambiental. “Ainda não existe nenhum tipo de incentivo (fiscal) para esse fim. A SMA está estudando uma proposta para apresentar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foi entregue um ofício no Ministério da Energia propondo o sugerido, no entanto, a ideia ainda está em fase inicial de análise”.
Bruno Covas atenta que a Cetesb avaliará o empreendimento mediante solicitação da prefeitura ou empresa responsável pela obra. A regra de controle para licenciamento e operação dessas usinas, assegura a viabilidade do procedimento. Além da resolução deverá ser observada ainda toda a legislação de controle da poluição do Estado.
Contudo, o secretário afirma que há o consenso entre os técnicos da Cesteb de que a solução térmica é a melhor disponível atualmente. Mas que formalmente não existe nenhum pedido da prefeitura de São Sebastião para empreendimento.

Em contraponto a Lula, Vaccarezza diz que PT prevê prévias

Em contraponto à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o PT não realize prévias nas eleições municipais de 2012, o líder do governo federal na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), lembrou ontem que o estatuto do PT prevê a realização de consulta primária quando a legenda tiver mais de um nome para uma disputa eleitoral. O deputado federal avaliou que Lula tem agido em busca de uma “melhor solução” ao pregar que a sigla chegue a um acordo na escolha das candidaturas, mas lembrou que o ex-presidente já disputou prévias em 2002, para a definição do candidato do PT à sucessão ao Palácio do Planalto. Na época, o senador Eduardo Suplicy (SP) insistiu na realização da consulta partidária.
“As prévias fazem parte do estatuto. Se tiver dois candidatos, o estatuto define que vão ter prévias”, destacou o deputado federal, após participar de seminário na capital paulista. “O Lula está defendendo uma melhor solução para o partido, que seria nós chegarmos a um acordo. Mas ele mesmo já disputou prévias, quando foi candidato a presidente. Então, o nosso estatuto obriga a ter prévias”, observou. O parlamentar salientou que ainda é cedo para definir o nome do PT para a sucessão da Prefeitura de São Paulo, no ano que vem.
O ex-presidente é contra a realização de prévias e já trabalha para evitá-las na escolha dos candidatos petistas nas disputas municipais. Lula avalia que o modelo com voto dos filiados deixa sequelas na disputa e mais atrapalha do que ajuda. Em viagens, o ex-presidente já articula alianças de outras siglas com o PT. Em São Paulo, o petista defende a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, encontrando resistência em algumas alas da sigla, que pregam a candidatura da senadora Marta Suplicy.

PPS quer convocar Lobão sobre denúncia de propina na ANP

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), vai protocolar hoje, na Comissão Representativa do Congresso Nacional, requerimento de convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para falar sobre a denúncia de um suposto esquema de cobrança de propina na Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Segundo a edição da revista Época desta semana, dois assessores da ANP foram filmados supostamente cobrando propina para acelerar e facilitar a tramitação de processos para registro de empresas.
O líder do governo na Casa, Cândido Vaccareza (PT-SP), classificou como “esquisita” a apresentação do requerimento durante o recesso parlamentar.
O líder do PPS também quer que o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, preste esclarecimentos sobre o assunto, além do afastamento imediato dos acusados. “É a forma mais isenta para fazer uma investigação séria de mais um episódio do governo do PT”, disse Bueno. “A denúncia é gravíssima, já que há imagens de pessoas da ANP envolvidas e falando em seu nome, como se ali fosse um grande balcão de negócios para enriquecimento de alguns “
De acordo com Vaccarezza, não há motivo para que a Comissão Representativa seja acionada. “Acho esquisita a posição do deputado, porque a Comissão Representativa serve para responder na ausência do Congresso em situações emergenciais. Como a Casa voltará a se reunir no dia 2 de agosto, não há razão para protocolar o pedido agora”, disse o líder governista. Segundo ele, a comissão correta para protocolar o requerimento é de Fiscalização e Controle, o que só pode se feito após o fim do recesso. No entanto, Vaccarezza ressaltou que a posição do governo é a de investigar todo o desvio de conduta ética. “O governo não vai acobertar conduta ilícita”.
Depois de ser protocolado, o requerimento será encaminhado ao presidente da Comissão Representativa do Congresso Nacional, o senador José Sarney (PMDB-AP). O Regimento Comum do Congresso não estabelece prazo para que seja marcada uma reunião com os oito senadores e 17 deputados que integram o colegiado, caso o pedido do PPS venha a ser aceito.
Durante o recesso, o PPS e os demais partidos de oposição não têm condições de realizar sessão extraordinária da Comissão Representativa do Congresso Nacional sem apoio da base aliada, uma vez que é necessária a presença de pelo menos três senadores e seis deputados da comissão. Hoje, a oposição tem apenas três deputados e dois senadores - entre eles, não há representantes do PPS - na comissão. Como a comissão funciona apenas no recesso, o requerimento precisa ser analisado e votado até a próxima sexta-feira. Isso, entretanto, só ocorrerá se os governistas aceitarem.

Temer diz que declaração de voto Jobim não altera sua posição

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), minimizou as declarações do ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), que revelou ter votado no tucano José Serra para a sucessão presidencial de 2010. De acordo com Temer, a revelação não coloca em risco o cargo de Jobim. “A franqueza dele não altera a posição dele no governo”, garantiu.
Durante inauguração da ponte Governador Orestes Quércia, em São Paulo, Temer contou que não se surpreendeu com as declarações que o ministro da Defesa deu à Folha de S.Paulo. “O Jobim é muito franco. Ele disse uma coisa verdadeira, que ele já havia me contado e que já havia dito à presidente Dilma Rousseff. Ele é um quadro muito valoroso do PMDB e faz um trabalho excepcional no Ministério da Defesa”, enfatizou.
O peemedebista lembrou a divisão interna do partido durante a campanha presidencial de 2010. Em alguns Estados, como São Paulo, o PMDB apoiou o candidato do PSDB e, em outros, como no Rio de Janeiro, esteve no palanque de Dilma. “Nem todos os peemedebistas votaram na chapa”, reforçou. Segundo Temer, a importância de Jobim no governo supera o fato dele ter votado contra a orientação do PMDB nacional. “A grande maioria votou na chapa Dilma/Temer. Outros tiveram dificuldades, mas foram compreendidos”, disse. Superada as divergências internas, o vice-presidente disse que o PMDB vive agora um momento diferente da época do ex-governador Orestes Quércia, um dos líderes peemedebistas que mais resistiu à coligação com o PT de Dilma Rousseff. “Hoje o PMDB é um partido unidíssimo”, frisou.

Faxina

Indagado se a “faxina” realizada no Ministério dos Transportes poderia se estender a outros ministérios, inclusive os da cota do PMDB, Temer seguiu na mesma linha da presidente Dilma Rousseff (PT): “Todos os partidos têm de se submeter aos regimes normais de controle porque o governo tem de prestar contas à sociedade brasileira. A fiscalização há de ser normal a todos os partidos que integram o governo”.
De acordo com ele, não está descartada a possibilidade de haver novas mudanças no Ministério dos Transportes. “Evidentemente que o ministro (Paulo Sérgio Passos) continuará verificando se houve desajustamentos lá e, se houver desajustamentos, tomará as providências”, garantiu. No entanto, Temer acredita que as principais mudanças já foram feitas. “Acho que, a essa altura, é retomar o rumo normal do Ministério dos Transportes”.