sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Roberto Santiago recebe o título de Cidadão Caraguatatubense

A Câmara Municipal de Caraguatatuba concedeu em sessão solene realizada na noite da última quarta-feira, o título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. Roberto Santiago, deputado federal, pelos relevantes serviços prestados ao município.

De autoria do Vereador José Eduardo da Silva (Duda Silva), a homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo 346, de 18 de agosto de 2017, aprovado por unanimidade pela Câmara.
Amigos e familiares lotaram o plenário do Legislativo para acompanhar a solenidade, que contou com a presença de Vereadores de Caraguatatuba; do Vice-Prefeito, Eugênio de Campos Junior, que representou o Prefeito Aguilar Junior; o Prefeito de Atibaia Saulo Pedroso e a sua esposa Simone Cardoso; os Vereadores de Piracaia: Glauco Godoy (Presidente), Rodrigo Trops e Alberto Luiz; entre outras autoridades do município de Caraguá.
Roberto Santiago
Roberto Santiago é Deputado Federal (PSB) por São Paulo, Vice-Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Presidente da FENASCON e FEMACO - Federação Nacional Estadual dos Trabalhadores em Serviços de Limpeza Urbana em Áreas Verdes e Asseio e Conservação Ambiental.
Nascido em primeiro de julho de 1958, Santiago é filho de José Santiago Roca e Carmem Gomes da Silva. É casado com a Sra. Fabiane Cabral da Costa Santiago, Socióloga, que são os pais de Luiz Roberto de Oliveira Santiago, Natália Oliveira Santiago e Carolina Dolores Costa Santiago.

Traz em sua trajetória de vida páginas marcadas pela luta a favor dos trabalhadores e pelo incansável esforço para organização da sociedade civil.
Sempre combatível e determinado, Roberto Santiago defendeu o Litoral Norte com toda a sua veemência na Tribuna do Plenário da Câmara Federal, cobrando celeridade na solução dos prejuízos causados pelo vazamento de óleo pela Petrobrás, terminal de São Sebastião-SP, que muito prejudicou mais de 60 famílias, maricultores e pescadores de Caraguatatuba, que perderam, na época, mais de 100 toneladas de pescado. A atuação do deputado teve o reconhecimento da população caraguatatubense, que depositou nas urnas 2153 votos, nas eleições de 2014.
No entanto o desempenho do paramentar torna-se ainda maior em importantes projetos que beneficiaram e ainda beneficiam toda a população brasileira. Santiago foi relator do projeto que estabelece a Política de Valorização do Salário Mínimo e de diversos projetos que tratam do plano de carreira de servidores públicos.
Foi o responsável por estender o projeto “Minha Casa Minha Vida” a todos os municípios brasileiros, apresentando uma Emenda Modificativa ao projeto original do Governo Federal, que pretendia contemplar somente as cidades com mais de 200 mil habitantes.
Em 2011 presidiu a Comissão de Direitos do Consumidor destacando-se na batalha contra a ineficácia das operadoras de celulares e dos planos de saúde.
Em 2012 ajudou o articular na aprovação, na Comissão do Trabalho, da profissão de diarista, contemplando mais de 6 milhões de pessoas vinculadas com tratamento igual aos demais para trabalhadores brasileiros, com duas ou mais diárias por semana, direito à carteira de trabalho, aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e outros benefícios previstos na Constituição e na CLT. Participou ativamente na aprovação da regulamentação da profissão dos 12 milhões de comerciários que, apesar de contar com sindicatos e acordos coletivos não eram oficialmente reconhecidos
Santiago também lutou pela garantia de 30% de periculosidade para os carteiros. Igualmente aos vigilantes o parlamentar se empenhou para a conquista do adicional de 30% pelo “risco de vida” desses profissionais. É também autor do projeto de lei que reduziu a jornada de trabalho dos coletores e garis,
Em 2013 foi presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara Federal - uma das mais importantes Comissões do Congresso Nacional.
Foi idealizador do maior evento em defesa da causa animal do país: o “Acampamento Nacional de Defesa dos Animais”. A mobilização teve ampla cobertura da Imprensa e repercussão internacional, sendo considerada, por observadores políticos uma ação histórica a favor da causa.
Reconhecimentos:
·         “Em 2011, foi contemplado com a Medalha do Grande Oficial do Tribunal Superior do Trabalho”.
·         Premiado como “O Deputado do Ano” pelo site Congresso em Foco.
·         Eleito entre os “Parlamentares Mais Influentes Do Congresso Nacional” pela ArkoAdvice, no relatório da “Elite Paramentar 2011”.
·         Em 2012, recebeu o “Prêmio Cebrasse do Setor de Serviços” na categoria “Paramentar - Ações pelo Empreendedorismo Brasileiro”.
·         Em 2013, foi agraciado com a “Medalha Comemorativa, alusiva aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho” pelo TST.
·         Consagrado pela Revista DIAP pela 6ª vez consecutiva, como um dos 100 parlamentares mais influentes do país.

Delegacia Virtual do Estado de São Paulo

Delegacia Virtual do Estado do Rio de Janeiro