GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 28 de junho de 2014

Como funcionam os programas de milhas nos cartões de crédito? Os programas de fidelidade mais conhecidos e que têm vários parceiros são o TAM Fidelidade e o Smiles, da Gol

É cada vez mais frequente os cartões de crédito oferecerem a opção de um programa de acúmulo de créditos na forma de pontos ou milhas creditados de acordo com seus gastos.
Em alguns cartões a associação aos programas de fidelidade é automática e sem custos. Porém, estes cartões possuem uma taxa administrativa anual maior do que as que são normalmente cobradas nos cartões de crédito que não oferecem a associação a programas de fidelidade. Mas se você optar pelo pagamento de uma taxa maior, você tem a vantagem de poder trocar os pontos do seu cartão por passagens aéreas!
Antes de tudo...
Para usar os créditos do seu cartão para emitir passagens, é necessário que você transfira esses créditos para uma conta de um programa de fidelidade de uma companhia aérea com o qual o seu cartão tenha acordo.
Portanto, para transferir milhas do seu cartão Y para um programa de fidelidade aérea, você primeiro deve já ter se inscrito no programa de fidelidade aérea! E só é permitido transferir milhas/pontos para contas de programas de fidelidade aérea cujo titular é o mesmo do cartão de crédito!
Fica a dica:
Como você não paga nada para se associar a um programa de fidelidade aérea, faça já sua inscrição nos programas de fidelidade das companhias parceiras nas quais antevê a possibilidade de emitir uma passagem no futuro. Já tendo a conta e a senha na mão, a emissão depende unicamente de encontrar a disponibilidade de assentos. Outro fato é escolher um cartão que tenha acordo com o programa de fidelidade aérea no qual você deseja creditar as milhas ou pontos ganhos no cartão.
Programas de Fidelidade
Os programas de fidelidade mais conhecidos e que têm vários parceiros são o TAM Fidelidade e o Smiles. Mas, antes de se inscrever nos programas, consulte os parceiros de cada um deles para escolher o melhor.
Acúmulo de pontos/milhas
O acúmulo dos créditos é baseado no valor pago na fatura. Normalmente o valor é convertido em dólares, para efeito unicamente de contabilizar os créditos, ou seja, todo mês seu gasto no cartão é convertido para um valor em dólar e para cada dólar você ganha 1 ponto.
Esse valor pode variar para mais ou para menos dependendo da categoria do seu cartão e em que companhia aérea você troca essas milhas. Se quiser acumular mais, vale a pena escolher um banco com cartão co-branded (aqueles que têm impressa a marca do programa de fidelidade), pois ele acumula de 1,3 milha/ponto a 2 milhas/pontos por dólar.
Como transferir seus pontos
A transferência pode ser de graça ou pode ser cobrada uma taxa. O cartão ainda pode impor um número de créditos mínimo para poder permitir a transferência. Tudo isso demonstra a necessidade de ler as regras do seu cartão com atenção.
Mas vale lembrar que nem todo cartão de crédito acumula milhas!
Por isso, lembre-se: cada cartão de crédito tem suas regras, contrato e benefícios associados. Por isso, para não cair em armadilhas e ficar pagando contas sem acumular pontos, entre em contato com o SAC do seu cartão de crédito para informações sobre resgate de pontos, transferência, prazos e validade! 
Validade dos créditos
A validade desses créditos acumulados depende do seu programa, podendo valer por apenas 2 anos ou então não vencerem nunca enquanto você mantiver o cartão e estiver pagando a taxa anual administrativa. Portanto, se pensar em cancelar seu cartão onde ainda tenha créditos acumulados, use os créditos primeiro antes de cancelá-lo!

Anvisa aprova o uso da Vacina Quadrivalente contra HPV para homens Saiba o que é e quais as recomendações? Confira no hagah e tire as suas dúvidas!

O que é HPV? Muitas pessoas já ouviram falar, porém poucas sabem descrever o que é a doença, seus sintomas e suas consequências. O HPV (papilomavírus humano) é um vírus silencioso na maioria das vezes. Muitos destes são eliminados sem sequer a pessoa se dar conta que teve contato.

Existem mais de 100 tipos de HPV e destes, aproximadamente, 30 tipos vão afetar homens e mulheres. Essa doença é o principal causador de câncer de colo de útero e também está ligado a tumores de pênis, ânus, boca e garganta. 
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, 500 mil mulheres em todo mundo sofrem de câncer de colo do útero e pelo menos 250 mil acabam morrendo. No Brasil, a doença é a segunda maior causa por morte de câncer entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
‰ importante destacar que a visita ao ginecologista e ao urologista regularmente é fundamental. A vacina contra o HPV já está disponível no Cevacine - Centro de Vacinação de Curitiba. 
O uso de preservativo é medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para outras doenças sexualmente transmissíveis.
Prevenção 1) O que é a Vacina Quadrivalente contra HPV?A Vacina Quadrivalente contra HPV é a primeira vacina para prevenção do câncer do colo do útero, lesões pré-cancerígena e verrugas genitais caudados pelo vírus HPV.
2) Como a Vacina Quadrivalente contra HPV é administrada?A Vacina Quadrivalente contra HPV é administrada numa série de 3 injeções intramuscular num período de 6 meses. A segunda e a terceira dose devem ser dadas 2 meses e 6 meses, respectivamente, após a primeira dose.

Exames de laboratório: o que eles podem revelar sobre a sua saúde Entenda o significado de alguns exames que o seu médico solicita

Vamos imaginar que algo não está muito bem em você. Uma dor de cabeça ou mesmo uma indisposição podem ser algo muito mais grave, ou não, apenas um exame pode detectar.

Portanto, quando o seu médico pedir um hemograma completo ou um exame citomegalovírus, não se assuste “ o hagah conversou com o Dr. Emílio Salvador Granato, responsável técnico do Frischmann Aisengart, acadêmico honorário da Academia Paranaense de Medicina e professor aposentado da UFPR (Citologia Clínica) e ele explicou o que cada um dos principais exames faz.
*Hemograma Completo (ou somente hemograma).
‰ o exame mais solicitado na prática médica porque fornece dados sobre valores absolutos quantitativos dos glóbulos vermelhos (eritrócitos), leucócitos e plaquetas, e eventuais alterações qualitativas das três séries acima referidas. Com estes dados se obtêm informações sobre o estado funcional da medula óssea, órgão produtor dos elementos figurados acima referidos. O uso deste exame: diagnosticar anemias, processos inflamatórios e infecciosos, doenças da hemostasia (sangramento).?
*Fator Rh  
‰ um sistema de antígenos eritrocitários descrito em 1939 por Levine e Stetson e denominado Rh por Landsteiner e Wiener, em 1940. ‰ um sistema complexo, constituído por cerca de 45 diferentes antígenos. Na rotina só é determinado o Rh0 ou D (nomenclatura de Landsteiner/Wiener e Fischer/Race) respectivamente. Sua importância maior está relacionada às transfusões de sangue e, portanto, os bancos de sangue devem determiná-la com toda a precisão.?
*Fezes  
O exame parasitológico de fezes tem o objetivo de pesquisar a presença de parasitos que vivem no aparelho digestivo (endoparasitos), sob a forma de ovos, cistos ou do próprio parasito.
Urina  ‰ o mais antigo dos exames de laboratório clínico, praticado há séculos e que, quando cuidadosamente praticamente, é um dos mais valiosos exames da prática laboratorial. Na sua análise constam os aspectos físicos, químicos e análise do sedimento que fornecem inúmeras informações do funcionamento do rim e também de outros órgãos internos.
*Hepatite B Doença aguda, provocada por um vírus DNA hepatotrópico, altamente infectante, em que o homem é o reservatório. O diagnóstico é clínico-laboratorial, pois não é possível identificar o agente etiológico sem os agentes sorológicos e de biologia molecular específicos. Não existe tratamento específico para a forma aguda, apenas sintomático, quando necessário. Estima-se que o vírus da hepatite B seja o responsável pela morte de cerca de 1 milhão de pessoas anualmente no mundo inteiro. Em cerca de 1 a 2% de adultos imunocompetentes a infecção persiste e provoca hepatite crônica, com evolução para cirrose e carcinoma hepatocelular.?
*HIV  Human Immunodeficiency Virus, tipo 1, retrovírus da família Lentiviridae, dependente de uma única enzima “ a transcriptase reversa “ para se replicar nas células hospedeiras o linfócito TCD4+, importante componente do sistema imunológico humano. Causador de uma complexa doença chamada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida “ SIDA -, representa um dos maiores problemas de saúde em função da gravidade e pelo caráter pandêmico. As pessoas infectadas pelo vírus apresentam, entre 5 e 30 dias, sinais e sintomas da fase aguda que, em geral, passam desapercebidos. Segue-se um período de lactência até o aparecimento da imunodeficiência, que varia de 5 a 10 anos “ em média, 6 anos -, porém o indivíduo infectado pode transmitir o vírus em todas as fases, com risco maior ou menor, dependendo da viremia (quantidade de vírus no sangue).?
*Toxoplasmose  Também conhecida como a doença do gato, é causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário de vida intracelular obrigatória de distribuição mundial e que tem como hospedeiros intermediários muitas espécies de animais e aves “ zoonose -, cujo hospedeiro definitivo é o gato e alguns outros felídios. A contaminação se dá pela ingestão de cistos em alimentos crus ou mal cozidos, em água contaminada com fezes de gatos, por via transplacentárias dos trofozoitos, transfusões de sangue e transplante de órgãos. A prevalência da doença varia de país para país, mas estima-se que 70 a 95% da população mundial já foram infectados. Não se transmite diretamente de pessoa para pessoa, exceto nas infecções de mãe para filho durante a gestação.
Clinicamente pode se apresentar de várias maneiras. A toxoplasmose febril aguda, embora na maioria das vezes a infecção inicial seja assintomática, pode acometer pulmão, coração, fígado e cérebro com evolução benigna. Linfadenite, adenopatia localizada em nódulos cervicais posteriores, especialmente em mulheres, semelhante à mononucleose infecciosa, com linfócitos atípicos no sangue periférico (hemograma). Toxoplasmose ocular retinite aguda, com intensa inflamação e retinite crônica, com perda progressiva da visão. Toxoplasmose neonatal - resultado da infecção intraulterina, varia de assintomática a letal, dependendo do período de gestação em que o feto é infectado.
Os cistos do toxoplasma permanecem em nosso organismo por tempo indefinido, e nos casos de imunossupressão importante pode haver recrudescimento da toxoplasmose como nascida, na doença de Hodgkin e uso de imunossupressores. O diagnóstico da toxoplasmose se baseia nos sinais e sintomas clínicos e exames sorológicos, com a pesquisa doa anticorpos dos tipos IgG e IgM, rotineiramente ou eventualmente com testes biomoleculares. Nos pacientes imunocompetentes o tratamento nem sempre é indicado. O Ministério da Saúde recomenda tratamento apenas em: gestantes, recém-nascidos e pacientes imunodeprimidos. Nos casos de SIDA, após o tratamento inicial, os pacientes devem continuá-lo profilaticamente pelo resto de suas vidas.
  Activia, Yakult e outros produtos que prometem benefícios para sua saúde *Sífilis Doença infectocontagiosa complexa causada pelo Treponema pallidum, um espiroqueta, sistêmica, capaz de infectar praticamente todos os órgãos e tecidos, provocando as mais variadas manifestações clínicas. A transmissão ocorre durante todas as formas de contato sexual, através de pequenas lesões da pele e mucosas, genitais ou extragenitais. Raramente é transmitida por transfusão sanguínea ou por via transplacentária. Clinicamente se apresenta como infecção recente (sífilis primária), com uma lesão inicial que é o cancro duro com linfadenopatia regional auto-limitada, que aparece 2 a 6 semanas após a contaminação e que desaparece em cerca de 4 semanas, sem deixar cicatrizes, mesmo sem tratamento, e como sífilis tardia, separadas estas fases por um período latente e sem sintomas - que pode ser altamente destrutiva, e levar à morte.
Na sífilis secundária há disseminação dos treponemas pelo organismo. Suas manifestações acontecem de 4 a 8 semanas após o cancro e a mais precoce é a roséola exantema não pruriginoso, seguida de lesões palmo-plantares, placas mucosas, adenopatia generalisada, alopecia em clareira, e condilomas planos. A sorologia é sempre positiva.
laboratorio
A sífilis tardia “ surge após o primeiro ano de evolução e ocorre em indivíduos não tratados ou inadequadamente tratados. Nesta fase as manifestações podem ser cutâneas, ósseas, cardiovasculares, neurossífilis e outras. O diagnóstico é sempre clínico-laboratorial, quando os testes sorológicos, quando os testes devem ser cuidadosamente avaliados em todas as fases. Os exames sorológicos são usados rotineiramente e podem ser de 2 categorias: os não-treponêmicos, que usam antígenos não-treponêmicos, em que os mais comumente usados são os VDRL (Venerial Disease Research Laboratory) e o RPR (Rapid Plasma Reagin) para o screeming rotineiro valioso para estabelecer o diagnóstico e por ser expresso quantitativamente, quando positivo, pode ser usado para avaliar a eficácia do tratamento.
Este testes tornam-se positivos após 4 a 6 semanas da infecção ou 1 a 3 semana do aparecimento da lesão primária (cancro). São quase invariavelmente positivos, mas não são altamente específicos, podendo ser encontrados em doenças causadas por outros treponemas e agentes infecciosos como malária, mononucleose infecciosa e lepra, doenças do tecido conjuntivo, auto-imunes, hepatite C, gravidez e em idosos.
E os testes treponêmicos, em que o antígeno é o próprio treponema ou suas proteínas, com os quais reagem os anticorpos. São eles: o TPHA (hemaglutinação), FTA-abs (atualmente pouco utilizado pela sua complexidade) e os testes de enzimaimunoensaio, que por serem altamente sensíveis, específicos e automatizados são mais reprodutíveis.
*Glicemia  Dosagem bioclínica da glicose sanguínea. Um dos exames mais solicitados no laboratório, tem sua máxima utilidade no diagnóstico, tratamento e acompanhamento do diabete melito. Valor iguais ou maiores que 125 mg/dL em jejum em mais de uma ocasião ou acima de 200 mg/dL 2 horas após sobrecarga de glicose são diagnósticos de diabete, de acordo com os critérios ADA (American Diabetes Association).?
*Rubéola  Doença infecciosa sistêmica causada por um vírus RNA do gênero Rubivirus, da família Togaviridae, transmitido de pessoa para pessoa pelo contato e pelas secreções naso-faríngeas emitidas por tosse e espirro. Tem um período de encubação de 2 a 3 semanas, e com a duração de 2 a 3 semanas também. ‰ transmissível de 7 dias antes da erupção até 7 dias após. Caracterizada por febre, mal estar e coriza, coincidente com a erupção macro-papular, de 1 a 3 dias de duração, na face, tronco e extremidades, e com adenopatia cervical e retro-ouricular, 5 a 10 dias antes, e dores articulares especialmente em mulheres jovens.
laboratorioO diagnóstico é clínico-laboratorial, com os sinais e sintomas acima, e os exames de laboratório, com os testes de IgG e IgM, por enzimaimunoensaio para detecção dos anticorpos específicos, podendo ocorrer falsos positivos para o IgM por infecções pelo vírus Epstein- Barr, citomegalovírus, parvovírus e com o fator reumatóide. ‰ uma condição clínica grave quando contraída pela gestante, pelos efeitos sobre o feto, produzindo a Síndrome da Rubéola Congênita, quando transmistida pela infecção da placenta e conseqüente viremia fetal, em 40 a 60% das mulheres grávidas infectadas, principalmente durante as primeiras 9 semanas da gestação, com elevadas taxas de mal formações fetais.
A vacinação é a única forma de prevenir a rubéola e está disponível nos serviços de vacinação públicos e privados.?
*Citomegalovírus  CMV “ Herpesvirushumano tipo 5 (HHVCMV-5). Provoca doença viral, na maioria dos casos assintomática. Após a infecção primária o vírus permanece latente em diferentes células como monócitos, neutrófilos, células renais, macrófagos, endotélio vascular e epitélio pulmonar. Mais de 80% da população mundial está infectada e a soropositividade aumenta com a idade, com o número de parceiros sexuais e doenças sexualmente transmissíveis.
A transmissão é sexual, congênita (pela amamentação), transfusões, transplantes e de pessoa para pessoa. Em pessoas imunocompetentes provocam um quadro semelhante a mononucleose infecciosa, caracterizada por febre, mal estar, artraugias, dores musculares, esplenomegalias e lesões cutâneas com duração de 7 a 8 semanas. Laboratorialmente ocorre a presença de linfócitos atípicos, alterações nas provas funcionais e hepáticas, e testes sorológicos positivos para IgG e IgM.Não há vacina disponível. O tratamento ou a prevenção dependem das circunstância do quadro clínico, dos órgãos ou tecidos afetados, e do comprometimento ou não do sistema imunológico.?

Mitos e verdades sobre a depressão pós-parto Saiba o que é a doença e como funciona o tratamento para sofre de depressão pós-parto

Certamente você já ouviu falar em depressão pós-parto, que é a rejeição da mãe em relação ao filho que acabou de nascer. Mas você saberia identificar por que isso acontece e quais são os sintomas da doença?
Para o psicólogo André Uniga Junior, os sintomas da depressão pós-parto são os mesmos sintomas referentes à depressão, como tristeza, isolamento e alguns momentos de agressividade. No entanto, nesse caso, a doença vem acompanhada de sentimentos de rejeição com o filho que acaba nascer.
"A porcentagem de mulheres que apresenta esse tipo de doença é baixa, mas algumas relatam que sentem, após o parto, alguns momentos uma tristeza em decorrência da novidade que está diante delas", explica.
O tratamento para essa depressão existe, mas para que o problema seja resolvido, é necessário compreender qual é a origem dessa rejeição.
"Certa vez, atendi uma mãe que não conseguia entender de onde vinha o sentimento de rejeição por um filho tão amado, desejado e planejado. Quando conseguiu compreender a razão, viu que não era por falta de amor ao seu filho, mas sim um sentimento de raiva pelo seu marido e pai da criança, que durante a gestação, havia traído a esposa com uma garota de programa", exemplifica André.
Para entender melhor sobre o assunto, listamos alguns mitos e verdades, e o especialista analisou cada um. Confira!
:: A mulher fica mais sensível depois do parto
Verdade. O parto é um momento em que as mulheres entram em contato com uma parte do feminino que está sendo vivenciado pela primeira vez. Além dessa situação, a gestação por si só demanda muita energia da futura mamãe, e por consequência, o parto também demandará muita energia. Ou seja, a mulher se tornará muito mais sensível após o parto, fato que pode contribuir para o aparecimento desse tipo de depressão. Mas é importante saber que o aparecimento desses sintomas só vão acontecer caso haja um fator que desencadeie esse sentimento de rejeição pela criança, como no exemplo citado anteriormente.
:: Em alguns casos, a mãe pode rejeitar o bebê e até mesmo o marido
Verdade. A rejeição ao marido pode ocorrer em alguns casos. Caso haja uma situação em que esse marido deixe de contribuir com ela (como acolher e cuidar de sua esposa) e passe a tratá-la com indiferença, achando que tudo não passa de uma "frescura", por exemplo. É importante frisar que a depressão, por si só, já tem sintomas de isolamento, mas que não necessariamente signifique uma rejeição.
:: As causas da depressão são apenas hormonais
Mito. A depressão pode apresentar causas comportamentais, como no caso citado da mãe que passou a rejeitar o filho por associar o nascimento da criança com a traição que o marido havia feito durante a gestação.
:: A mulher deprimida sente-se culpada
Verdade. A culpa é um dos sentimentos que norteiam a depressão pós-parto. O importante, nesses casos, é entendermos de onde vem essa culpa. Entendendo, por consequência, que essa culpa tem uma razão e que sem dúvida essa razão não é sua criança recém-nascida, passar a diminuir a culpa por estar rejeitando seu filho contribuirá para que amá-lo se torne mais fácil e prazeroso!
:: Quem tem depressão pós-parto na primeira gravidez tem mais chances de ter na próxima gravidez
Mito. Geralmente a depressão pós-parto ocorre na primeira gestação, até mesmo porque algumas das motivações para essa rejeição é a criança presente ali, a novidade do filho, e até mesmo não saber o que fazer com o bebê quando ele está chorando. Caso isso ocorra em uma segunda gestação, a mãe estará mais preparada em relação aos sentimentos que irão aparecer.

Como limpar o ouvido corretamente Segundo especialista, o cotonete é um vilão para a saúde!

Limpar ouvido com cotonete é um hábito comum entre os brasileiros, mas totalmente desaconselhado pelos médicos. Isso porque as hastes flexíveis acabam empurrando a cera para dentro do ouvido, o que pode causar inflamação.
O uso contínuo de cotonete faz com que a pele comece a descamar. Ao longo do tempo pode causar eczema, uma inflamação crônica(dermatite) na pele do ouvido, explica o otorrinolaringologista e professor da Universidade Federal do Paraná Rogério Hamerschmidt.
Outro problema, aponta o especialista, é que o uso desses pequenos objetos dá a falsa impressão de limpeza. Na verdade, o cotonete não limpa; ele empurra ainda mais a cera para dentro do ouvido. Temos que lembrar que a cera é uma forma de proteção que o ouvido tem. Se a pessoa quiser usar o cotonete, até pode, desde que o uso seja apenas para retirar alguma sujeirinha mais visível, sugere o médico. O ideal, aconselha Rogério, é fazer a limpeza com uma toalha, logo após o banho.
Causas das dores de ouvido
Várias são as causas das dores de ouvido. No inverno, por exemplo, é comum as crianças sofrerem com resfriados e gripes, e isso pode acabar evoluindo para uma otite (inflamação no ouvido). No verão, a causa mais comum é a inflamação da pele por causa da água. Nessa época, muita gente toma banho em praias e piscinas. Nessas situações, é comum a água entrar no ouvido, o que pode gerar dor, lembra o especialista.
Dicas para mergulhadores
Para as pessoas que fazem mergulho e querem evitar a dor de ouvido, o aconselhável é usar tampões de silicone, pois eles diminuem a entrada de água.
Pressão no ouvido: que tal um chiclete?
Masque chiclete quando estiver no avião ou estiver descendo a serra de carro. O ouvido se comunica com o nariz através da tuba auditiva e uma das funções é manter o equilíbrio do ouvido com o ambiente externo. Quando descemos a serra, o canal se fecha porque há maior pressão, por isso sentimos aquele desconforto. Pra evitar isso, o ideal é mascar um chiclete porque quando a pessoa mastiga, o canal fica mais aberto e não deixa a pressão ser tão forte. A mesma dica fica para quem viaja de avião, durante pousos e decolagens.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/hino.htm



Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado."
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Brasília} Discurso do Senador Crivella na cerimônia que sancionou a Lei ...

Discurso da Presidenta Dilma na cerimônia que sancionou a Lei dos Motoboys

A lista do PT: partido apela para táticas cada vez mais autoritárias

Que o PT não tem nenhum apreço pelo convívio democrático com as divergências qualquer um já sabe – ou deveria saber. Mas o partido vem apelando cada vez mais, fruto do desespero com a crescente rejeição ao governo Dilma. O ápice das táticas autoritárias ocorreu quando o vice-presidente do partido decidiu publicar no site oficial uma “lista negra” com nove formadores de opinião considerados “inimigos da pátria”.
Reinaldo Azevedo, um dos citados, foi o primeiro a reagir, mostrando que não haverá recuo diante da clara tentativa de intimidação pelo PT. Azevedo acrescentou ainda outro texto mostrando como os jornalistas “neutros”, que pedem mais “moderação” nas críticas ao PT, acabam fazendo o jogo sujo do partido autoritário.
Esses não precisam temer, pois o PT sabe quem os “critica” tentando, no fundo, defendê-lo. São aqueles que condenam as práticas ilegais e os “malfeitos” do PT, mas logo em seguida citam os tucanos também, e concluem que são todos parecidos. Isso é música para os petistas, do partido mais corrupto e autoritário de todos.
Hoje foi a vez de Demétrio Magnoli, outro que foi incluído na lista, reagir. Em artigo publicado no GLOBO, o sociólogo mostra como o PT partiu de forma escancarada para a estratégia da intimidação, tentando por tabela pressionar a imprensa independente a ficar mais “pianinho” e “maneirar” nos ataques. Ou seja, calar esses “malditos” colunistas da lista negra do PT. Diz ele:
O partido que ocupa o governo decidiu, oficialmente, produzir uma lista de “inimigos da pátria”. É um passo típico de tiranos — e uma confissão de aversão pelo debate público inerente às democracias. [...] O artigo assinado por Alberto Cantalice, vice-presidente do partido, acusa “os setores elitistas albergados na grande mídia” de “desgastar o governo federal e a imagem do Brasil no exterior” e enumera nove “inimigos da pátria” — entre os quais, este colunista. Nas escassas 335 palavras da acusação, o representante do PT não cita frase alguma dos acusados: a intenção não é provar um argumento, mas difundir uma palavra-de-ordem. Cortem-lhes as cabeças!, conclama o texto hidrófobo. O que fariam os Cantalices sem as limitações impostas pelas instituições da democracia?
O artigo do PT é uma peça digna de caluniadores que se querem inimputáveis. Ali, entre outras mentiras, está escrito que os nove malditos “estimulam setores reacionários e exclusivistas a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes”. Não há, claro, uma única prova textual do crime de incitação ao ódio social. Sem qualquer sutileza, Cantalice convida seus seguidores a caçar os “inimigos da pátria” nas ruas. Comporta-se como um miliciano (ainda) sem milícia.
Em comum, esses nove citados têm apenas as críticas contundentes ao governo federal. As divergências são enormes, mas todos respeitam o debate democrático, ao contrário do próprio PT. Esse tipo de lista, produzida – repito – pelo vice-presidente do partido em seu site oficial, é coisa de regime fascista. E o PT ainda gosta de acusar os outros de fascistas…

Lista negra

A nova lista do PT: caça às “bruxas” é retaliação autoritária

Após a “lista negra” de “inimigos da pátria” criada pelo vice-presidente nacional do PT, para intimidar formadores de opinião críticos ao governo, foi a vez de o PT criar nova lista, agora com o nome de todos os membros do PMDB que participaram do lançamento da chapa ‘Aezão’, união entre Pezão e Aécio Neves.
Às 11h32 do último dia 12, um assessor da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Cássio Parrode Pires, enviou uma mensagem à assessoria de imprensa do PMDB no Rio. No e-mail, ele pedia a lista de presença no almoço de lançamento da aliança, na Barra da Tijuca, ocorrido na véspera. Eis a mensagem de email que o assessor do Palácio do Planalto enviou ao PMDB local:
O ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, tentou justificar a “caça às bruxas” como algo absolutamente normal:
Prefeito negocia com todo mundo. Enviamos o e-mail para saber quem eram (os prefeitos) e chamá-los para almoçar. Prefeito, quando você chama para almoçar, para conversar sobre algum assunto, ele vem. O Picciani pode falar o que quiser, mas isso é do jogo.
Só se for aquela parte das dentadas, mão na bola ou canelada fora do campo. No modelo “federalista” brasileiro, sabemos bem como a coisa funciona. Com a União concentrando o grosso do orçamento público, os prefeitos acabam reféns do governo federal, e precisam “passar o chapéu” para mendigar verbas, especialmente em ano eleitoral.
É por isso, aliás, que o prefeito carioca Eduardo Paes tem sustentado a nefasta aliança com o PT, alegando que é imprescindível a parceria entre governos federal, estadual e municipal. Tese esdrúxula, pois, por tal ótica, jamais uma prefeitura poderia ser independente ou de oposição.
Mas quando é o PT no governo central, sabemos que a pressão das verbas será usada e abusada como moeda de troca política. Existem vários casos de liberação de verbas, de compra de produtos locais, entrega de tratores ou caminhões, obras do PAC, tudo voltado para o favorecimento desproporcional dos aliados do governo central. É a velha mistura abjeta entre estado, governo e partido, que o PT não criou, mas pratica como nenhum outro.
Aécio Neves, após brincar que muitos aliados do PT já debandaram e o governo não percebeu, disse:
A presidente Dilma se desdiz. Jogou pela janela o discurso que fez há quatro dias na convenção que referendou sua candidatura. Está deixando explícito que a sua nova fórmula para a mudança é essa, a pior de todas, é a mercantilização da política.
A nova lista do PT é exatamente para isso: aprimorar o instrumento de mercantilização da política, ver quem ainda pode ser comprado, e quem deverá ser retaliado de forma autoritária e pouco republicana, por ter apoiado a oposição. A coisa pública fica em último plano quando o estado é tratado somente como “cosa nostra”.

DENUNCIA GRAVÍSSIMA - Afinal, quem nomeia?

a
Lula: sem-cerimônia nas articulações para a formação de um segundo governo Dilma
Há cerca de um mês, Lula esteve com Marcelo Crivella e lhe propôs renunciar à candidatura ao governo do Rio de Janeiro, virar vice de Lindbergh Farias e, em 2015, ganhar um ministério importante num eventual segundo governo Dilma.
Pode parecer uma articulação como outra qualquer. Não é. Significa que Lula já está nomeando ministros num governo que não é o seu. E, até onde se sabe, Dilma não lhe deu essa procuração.

Fato

Desde 09 de março de 1995, quando O Blog do Guilherme Araújo foi fundado por Guilherme Araújo, a empresa jornalística nas redes sociais, comandada por quase 02 (duas) décadas por Guilherme Araújo, agem de acordo com princípios que as conduziram a posições de grande sucesso: o êxito é decorrência direta do bom jornalismo que praticam. Certamente houve erros, mas a posição de sucesso em que se encontram hoje mostra que os acertos foram em maior número. Tais princípios foram praticados por gerações e gerações de maneira intuitiva, sem que estivessem formalizados ordenadamente num código. Cada uma de nossas redações sempre esteve imbuída deles, e todas puderam, até aqui, se pautar por eles. Por que, então, formalizá-los neste documento?
Com a consolidação da Era Digital, em que o indivíduo isolado tem facilmente acesso a uma audiência potencialmente ampla para divulgar o que quer que seja, nota-se certa confusão entre o que é ou não jornalismo, quem é ou não jornalista, como se deve ou não proceder quando se tem em mente produzir informação de qualidade. A Era Digital é absolutamente bem-vinda, e, mais ainda, essa multidão de indivíduos (isolados ou mesmo em grupo) que utiliza a internet para se comunicar e se expressar livremente. Ao mesmo tempo, porém, ela obriga a que todas as empresas que se dedicam a fazer jornalismo expressem de maneira formal os princípios que seguem cotidianamente. O objetivo é não somente diferenciar-se, mas facilitar o julgamento do público sobre o trabalho dos veículos, permitindo, de forma transparente, que qualquer um verifique se a prática é condizente com a crença.
É possível que, para a maioria, ele não traga novidades. Se isso acontecer, será algo positivo: um sinal de que a maior parte das pessoas reconhece uma informação de qualidade, mesmo neste mundo em que basta ter um computador conectado à internet para se comunicar.
Desde logo, é preciso esclarecer que não se tratou de elaborar um manual de redação. O que se pretendeu foi explicitar o que é imprescindível ao exercício, com integridade, da prática jornalística, para que, a partir dessa base, os veículos do Blog do Guilherme Araújo possam atualizar ou construir os seus manuais, consideradas as especificidades de cada um. O trabalho tem o preâmbulo "Breve definição de jornalismo" e três seções: a) Os atributos da informação de qualidade; b) Como o jornalista deve proceder diante das fontes, do público, dos colegas e do veículo para o qual trabalha; c) Os valores cuja defesa é um imperativo do jornalismo.
O documento resultou de muita reflexão, e sua matéria-prima foi a nossa experiência cotidiana de quase 02 (duas) décadas. Levaram em conta os nossos acertos, para que sejam reiterados, mas também os nossos erros, para que seja possível evitá-los. O que nele está escrito é um compromisso com o público, que agora assinamos em nosso nome e de nossos filhos.

Rio de Janeiro, 28 de junho de 2014


Guilherme Araújo


Qual os eu palpite para o jogo entre o Brasil x Chile?


Obrigado

Na noite de ontem eu recebi na minha um grupo de 14 senhoras todas moradoras do bairro Sumaré agradecendo e se colocando a disposição nesta nossa luta... Obrigado senhoras Marialva, Sheila, Dinah, Aparecida, Rosalina, Dora, Rosangela, Cristiane e as outras que eu não me lembro o nome agora. Estamos juntos e não vamos parar...

Eu sou um DIAMANTE LAPIDADOS POR DEUS e vcs?

Tem um jornalzinho e mais uma meia duzia que andam perdendo tempo pelos bastidores falando mal do Guilherme Araújo e do Blog do Guilherme Araújo eu não ligo, sabe o porque? Por você que fala mal é um simples CACO DE VIDRO, já o Guilherme Araújo e o Blog do Guilherme Araújo são DIAMANTE LAPIDADOS POR DEUS.

Parabéns

Guilherme Araújo parabeniza os moradores e comerciantes que compareceram na reunião da SABS no ultimo dia 25.06.2014 realizada no bairro do Sumaré. No meu entendimento, o bairro do Sumaré assim como outros bairros tem que ter uma associação de amigos de bairro atuantes.

E agora FAAP? Segundo informações tem alunos faltando às aulas.

Eu gostaria de obter a informações FAAP de como esta a presença dos alunos de Pós-Graduação do CURSO DE GERENCIAMENTO DE CIDADES ministrado pela FAAP em Caraguatatuba, pago pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Segundo informações tem alunos faltando às aulas.

Marcos Pereira convida republicanos para construírem um novo Brasil





Venha com a gente...

Cidadão brasileiro vai expulsar corruptos com seu voto na urna, diz Pereira





Na mensagem desta semana, o presidente nacional do PRB Marcos Pereira chama a atenção do eleitor quanto ao poder do seu voto na urna em outubro. ” Neste ano de eleição, ano também de copa do mundo, o juiz da partida será o cidadão brasileiro que, em 5 de outubro, vai expulsar os corruptos através do seu voto na urna”.
Pereira também comenta o início das convenções no dia 10 de junho, quando serão oficializadas as alianças para as disputas eleitorais. O líder nacional conclama todos os republicanos para redobrarem esforços para o cumprimento da meta estabelecida pelo partido, que é dobrar o número das bancadas estaduais e federal.