GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 4 de setembro de 2011

PT encerra congresso com defesa do financiamento público de campanhas políticas

O PT convocou hoje (4) a militância do partido para um trabalho de convencimento dos parlamentares, em geral, da necessidade de uma reforma política que inclua o voto em lista, com indicação prévia dos candidatos, e o financiamento de campanha com recursos públicos.

De acordo com a resolução política extraída do 4º Congresso Nacional do PT, que terminou neste domingo, o objetivo é acabar com o financiamento privado em campanhas políticas e com suas “nefastas consequências”. Com o financiamento público, o PT acredita que haverá melhor correlação de forças políticas nas eleições e, consequentemente, “consolidação da hegemonia” do partido no país.
A meta do PT para as eleições municipais do ano que vem é fazer o maior número possível de prefeitos e vereadores, embora admita coligações com os partidos da base de apoio ao governo federal. Para tanto, o Partido dos Trabalhadores reaviva algumas de suas tradicionais bandeiras, como a redução da jornada de trabalho, sem redução do salário, e o combate ao trabalho escravo.
A longa resolução política divulgada hoje inclui, em 24 páginas, comentários sobre o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e análises sobre as dificuldades econômicas e financeiras no Brasil e no mundo e defende apoio incondicional à presidenta Dilma Rousseff.
O PT defende ainda a luta por um sistema de saúde público, universal e de qualidade, que possa contar com novas fontes de financiamento, e a luta pela universalização e ampliação da educação, da creche e da pós-graduação, com destaque  para o fortalecimento da educação pública em todos os níveis.

Orgia sexual no cemitério acaba com 11 pessoas presas.



Reprodução.
Cemitério é um lugar que muitas pessoas querem distância, mas um grupo  resolveu fazer uma festa de “arromba” - daquelas que acabou rolando sexo e orgia no local. Conforme o Boletim de Ocorrência registrado, eles faziam uso de bebidas alcoolicas. As informações são do portal G1.
Onze pessoas foram presas e nove adolescentes apreendidos após serem surpreendidos em meio a uma festa dentro do cemitério, na madrugada deste domingo (4). A Prefeitura de Curitiba informou que os menores cujas famílias foram localizadas foram entregues. Os demais foram encaminhados à Fundação de Ação Social.
Não foi a primeira vez que uma ‘Festa Gótica’, como a flagrada pela Guarda Municipal ocorreu no cemitério. De acordo com o delegado, é constante a invasão do local para esse tipo de evento.
Apesar de haver sexo envolvido na festa, o delegado descarta a hipótese de crime sexual.
“Atentado ocorre quando há violência física ou presumida. No caso de violência presumida não se constatou nenhuma pessoa menor de 14 anos”, disse Caricatti. Ele também contou que nenhuma das mulheres que participaram relatou ter sido violentada.

FUTEBOL JUNIOR

Juniores atropelam Lecce em torneio na Itália

Garotada rubro-negra volta ao Rio com o segundo lugar em seu grupo


Thomás marcou um golaço contra o Lecce  














Thomás marcou um golaço contra o Lecce
 
O time de juniores do Flamengo se despediu do Torneio Tirreno e Sport, que está sendo realizado na Itália, com uma bela vitória sobre o Lecce (ITA), por 4 a 1. Os meninos rubro-negros mostraram qualidade e terminaram a competição em segundo lugar do Grupo B. Os gols do Fla forma marcado por Thomás, Digão, João Felipe e Rafinha.
Desde o início da partida, o Flamengo estava melhor e mostrava sua superioridade em campo. Após algumas chances perdidas, Thomás, em uma jogada de gênio, recebeu a bola, driblou três adversários e com muita categoria tocou na saída do goleiro, abrindo o placar para o Rubro-negro.
Com a vantagem e claramente superior tecnicamente, não demorou muito para o Flamengo chegar ao segundo gol. O meia Pedrinho recebeu a bola pela ponta e após linda jogada cruzou para Digão marcar o segundo.
O terceiro gol do Flamengo aconteceu já no segundo tempo, quando a partida já estava 2 a 1. João Felipe mostrou toda a sua garra ao conseguir achar um espaço na área adversária após confusão da zaga do Lecce e ampliar a vantagem. O gol foi muito comemorado pelos companheiros de time. Momentos depois, Rafinha aproveitou a grande jogada do ataque rubro-negro e deu números finais a partida.
Mesmo com o belo resultado, o Flamengo acabou eliminado da competição, pois só o primeiro de cada grupo se classificava para a final.
"Gostaria de agradecer a todos que ajudaram nessa viagem e dizer que o Flamengo foi muito bem representado por seus atletas e comissão técnica, com um excelente nível técnico e com o coração na ponta da chuteira. Infelizmente, não conseguimos o título esperado, mas com certeza essa viagem não foi em vão", disse o diretor executivo da base rubro-negra, Carlos Noval.

 REMO

Fabiana Beltrame conquista medalha de ouro inédita no Mundial de Remo

Com larga vantagem, catarinense vence o single skiff leve e se torna a primeira representante nacional a subir ao lugar mais alto do pódio na competição

Campeã da Copa do Mundo em junho, Fabiana Beltrame escreveu mais uma página dourada na história do esporte brasileiro. Na manhã desta sexta-feira, a catarinense de 29 anos mostrou superioridade clara em relação às adversárias e conquistou, em Bled, na Eslovênia, a primeira medalha de ouro do país em um Mundial de Remo. Beltrame foi soberana de ponta a ponta e, com o tempo de 7min44s58 e vantagem de quase dois barcos de diferença, venceu no single skiff leve (LW1x), em final que teve até cisne atrapalhando a largada. A suíça Pamela Weisshaupt ficou com a prata (7min48s24), e a alemã Lena Mueller (7min50s44), com o bronze.
- Sai decidida, e ninguém ia me tirar esse ouro. Na quinta usei uma tática de não forçar muito na semifinal. Só me classifiquei mesmo com o tempo necessário para nesta sexta poder dar uma boa largada. Não esperava que fosse chegar com essa diferença. Com muito treinamento, consegui o bom resultado. Cheguei exaurida, mas ficar no pódio com minha filha foi emocionante demais. Estou sentindo até agora. Era um sonho mesmo ganhar esse ouro. Estou muito feliz. Espero que seja o primeiro de muitos que o Brasil ganhará no futuro - disse, em entrevista por telefone ao SporTV.

BASQUETE

Americano começa a treinar no Flamengo

Ala/armador David Jackson é um dos reforços da temporada








Um dos reforços do Flamengo para a temporada 2011/2012, o americano David Jackson já está no Rio de Janeiro e inicia o treinamento no clube, nessa sexta-feira (02.09), às 10h30. O ala/armador fará alguns testes físicos e na próxima semana começa a treinar com bola.

Jackson  estava jogando no La Union, da Argentina, e já foi eleito o melhor jogador da Liga Argetina (em 2009, pelo Peñarol, de Mar Del Plata) e o melhor ala/armador da competição (2010 e 2011). Na última temporada, obteve média de 19,4 pontos por partida.
Nessa temporada, o Flamengo também contratou o ala/pivô argentino Federico Kammerichs, o pivô da seleção brasileira Caio Torres e o ala/armador do Toronto Raptors, da NBA, Leandrinho.
O americano David Jackson falará com a imprensa após o treinamento dessa sexta-feira.

A propósito,
É muita coincidência ???
Depois que o jornalista Renato Mauricio Prado criticou veementemente e publicamente a seleção do "sócio da globo", o Sr. Ricardo "Al Capone" Teixeira sobre a convocação do R10 para esse amistoso "caça níquel" do dia 5 na Inglaterra, estranhamente ele "desapareceu do programa matutino Redação Sportv - canal 39 da net... Será que ele "morreu" ? rs..

Provavelmente a emissora o deve ter "enviado dentro de uma caixa lacrada" para algum torneio de tenis ou outro "esporte de massa" espalhado pelo mundo, pois lá ele não poderá atrapalhar a boa "harmonia" entre a CBF e a Vênus platinada ...  ou não...


A propósito - PARTE 2

Já se passaram quatro dias e os conselhos de administração,de beneméritos, fiscal, de administração, jurídico e a presidência do clube, não se pronunciaram sobre o que vão fazer a respeito do sócio/ benemérito / ex radialista / ex presidente do clube, o "Sr" Kleber Leite ...
Será que ele TAMBÉM  será anistiado em um "acordão" como foi o "Sr". Márcio Braga ???


 A propósto, - PARTE 3
Foram apresentadas as candidatas a Musa do brasileiro 2011 por uma emissora de televisão. Tudo muito bom, tudo muito bem, as meninas são bonitas , mas, apenas uma pergunta:
Elas são cadidatas a musas do campeonato brasileiro ou do campeonato Sueco, Holandês, Dinamarquês ou Alemão ???

E como toda sexta ...

CORAGEM !!!

Uma vez, um prisioneiro escapou do presídio, depois de 15 anos enclausurado. Durante sua fuga, ele encontrou uma casa, arrombou e entrou. Ele deu de cara com um jovem casal que estava na cama. Então, ele arrancou o cara da cama, o amarrou numa poltrona e depois amarrou a mulher na cama.
O marido viu o bandido deitar -se sobre a mulher, beijar - lhe a nuca e logo depois, levantar-se e ir ao banheiro. Enquanto ele estava lá. o marido falou para a mulher:
- Amor, ouça, esse cara é um prisioneiro, olhe suas roupas ! Ele provavelmente passou muito tempo na prisão e há anos não vê uma mulher, por isso beijou a sua nuca. Se ele quiser sexo, não resista não reclame, apenas faça o que ele mandar, dê prazer a ele para que ele se satisfaça e vá embora nos deixando vivos. Esse cara deve ser perigoso, se ele se zangar, nos mata...
Seja forte, amor, eu te amo !!!
E a mulher respondeu:
- Estou feliz que você pense assim. Com certeza ele não vê uma mulher há anos, mas ele não estava beijando a minha nuca. Ele estava cochichando em meu ouvido... Ele me falou que te achou muito sexy e gostoso e perguntou se temos vaselina no banheiro. Seja forte, amor, Eu também te amo !!!
Moral da história:
PEDIR CORAGEM AOS OUTROS É FÁCIL...

Será que o "bonde" voltará aos trilhos ?

É claro !!!


E apesar da insistência do "pofexô" em colocar aquele zagueiro estabanado de volta a equipe titular; e apesar de estranhamente o time ter mudado de comportamento e atitude dentro de campo nas últimas partidas, nós estamos vivos e vamos para a luta !!!

Conosco nada é fácil !!!

Então,

Flamengo

x

tricolor baiano

16 H
 Estádio do engenhão
Estaremos lá !!!

Eu apoio

Dia 07 de setembro no MASP em São Paulo sairá a escola de Samba UNIDOS CONTRA A CORRUPÇÃO. Escola criada para declararmos todo a nossa raiva e protesto contra esse sistema corrupto, desonesto, falho, picareta comandado pelos poderes executivo, legislativo e judiciário.


Vamos participar !!!


Vamos realizar isso em todo o País !!!

Pare o Tráfico Humano - JOCUM promove Congresso e Seminário sobre o Tráfico de Pessoas em BH



Durante a época da Copa do Mundo da Alemanha, organizações de direitos humanos previam que 40.000 mulheres (muitas menores de idade) seriam traficadas para dentro daquele país para atender à demanda de prostituição. O número estimado para o mesmo evento na África do Sul, no ano passado, também foi de 40.000 mulheres. Apesar de ninguém poder confirmar números exatos, demonstra uma tendência terrível!!!

Quantas serão traficadas durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 aqui no Brasil? Muito destes números vão depender da nossa postura como Missão e Igreja.

Com isso em vista, em Belo Horizonte teremos um evento muito significativo de 29 de Setembro a 5 de Outubro de 2011. Estamos aproveitando o aniversário de 25 anos da nossa base para promover o Congresso Pare com o Tráfico Humano e o Seminário Combate ao Tráfico Humano em parceria com David Batstone e sua equipe da organização NotforSale. Então, venham para Belo Horizonte ser treinados para reconhecer, denunciar e intervir em situações de tráfico, especialmente de mulheres. Venham e participem deste congresso e seminário.

Vereador Baduca na TV

Acabei de ver a entrevista do vereador Baduca Filho com Oscar de Oliveira na TV Litoral. 
O vereador Baduca fala de seus projetos e suas propostas.
Você está sentindo falta de uma mulher que seja verdadeiramente companheira e te ame tanto quanto você quer ser amado? Cansado de passar finais de semana sozinho ao invés de celebrar a vida? E chega a pensar... O que tem de errado comigo? Por que eu não encontro aquela garota especial que vai me respeitar e amar como eu sonho?

"Descubra como ser um HOMEM SEDUTOR e ter A MULHER que quiser te amando e desejando intensamente."

Como fazer uma mulher apaixonar-se por você independente da sua aparência.  Como mantê-la fiel a você mesmo quando ela está longe.  Como salvar seu relacionamento e faze-la amar você como ela nunca amou ninguém antes  Entender como exatamente pensam as mulheres e usar isso a seu favor.  Como estar certa que o desejo dela é por você e mais ninguém.  Dez coisas que você pode fazer para ficar constantemente na cabeça da mulher.  Segredos para enlouquecer uma mulher na cama.  Os 13 erros que nenhum homem pode cometer para conquistar e seduzir uma mulher.  Como ser surpreendente na cama, para que ela não procure nenhum outro  Três passos para fazer com que ela execute tarefas por conta própria e feliz. Como abrir e entrar no tão fechado coração de uma mulher.  Entender como exatamente pensam as mulheres e usar isso a seu favor  Fantasias divertidas que irá fazê-la desejar você o ano todo.  O que você deve usar pelo menos uma vez por semana para recebê-la. E muito mais....

É NO MÍNIMO, INTRIGANTE DE FATO! ! ! ! !

É um mistério; ou não!
Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns ....
1/1/11, 11/1/11, 1/11/11, 11/11/11 e Tem mais!!!
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a
idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a
111 para todos!
Por exemplo: o Johnatan nasceu em 1981 e vai fazer 30 anos. Portanto:
81 + 30 = 111
ALGUEM EXPLICA O QUE É ISSO ????
É o Ano do dinheiro!!!
Este ano outubro terá 5 domingos, 5 segunda feira e 5 sábados.
Isto acontece uma vez a cada 823 anos.
Estes anos são conhecidos como 'moneybags'.
Passe para 8 boas pessoas e o dinheiro aparece em 4 dias,
baseado no feng-shui chinês.
Quem parar não recebe; é um mistério...

Bom, eu é que não vou parar...não custa nada tentar...

Câmara Municipal: número de cadeiras? - PAULO HENRIQUE RIBEIRO SANTANA - PH

O número de habitantes é o alicerce para fixação do número de Vereadores no âmbito das Câmaras Municipais; veja, nesse sentido, a proporção estabelecida pelo artigo 29, incisoIV, da Constituição Federal:
CAPÍTULO IV
Dos Municípios
           Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:
IV - para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de: (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)
d) 15 (quinze) Vereadores, nos Municípios de mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes e de até 80.000 (oitenta mil) habitantes; (Incluída pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)
          Deve-se, porém, ressaltar que, na fixação das cadeiras da Câmara Municipal, o texto constitucional, com a redação dada pela EC nº 58/2009, se utilizou apenas do termo "limite máximo", o que significa dizer que a escala do artigo 29, inciso IV, serve apenas como parâmetro quanto ao número máximo de Vereadores.
 
          Assim, caberá à Câmara Municipal, por meio da Lei Orgânica, definir o número de suas cadeiras, mediante critérios proporcionais, isto é, o número de representantes do povo em consonância com a população do município.
 
          Logo, nada obsta que a fixação do número de Vereadores na Casa Legislativa Municipal seja ABAIXO do "limite máximo" estabelecido na Constituição Federal; lembre-se, a escala do artigo 29, inciso IV, é tão somente parâmetro máximo e não número determinado de cadeiras.
 
          Visando atender a Emenda Constitucional nº 58/2009 a Câmara Municipal deve por meio de uma emenda alterar a Lei Orgânica Municipal fixar o número de cadeiras mediante critérios proporcionais.
 
          Alguns partidos já definiram que votarão no teto máximo de 15 Vereadores, o PDT, partido que presido, é contra e conta com a sua colaboração para barrarmos este número. Cada Vereador custa em média R$ 20.000,00 por mês aos cofres públicos, então concluimos que o mandato de mais 5 Vereadores irão custar algo em torno de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões) aos cofres públicos. Estes recursos podem e devemos cobrar que sejam apilcados em mais investimentos do nosso sistema municipal de Saúde. 

          Na data de 25 de fevereiro de 2011 solicitei a realização de consultas públicas visando tornar este processo mais democrático e transparente com a possibilidade de uma ampla discussão com a participação popular. Embora não exista uma obrigação legal, entendo que exista uma obrigação moral em ouvir a população na decisão deste processo.
 
          Amanhã, 05 de stembro às 19:00 horas será realizada mais uma consulta pública no Teatro Municipal, gostaria de contar com a sua participação.
 
          Atenciosamente.
PAULO HENRIQUE RIBEIRO SANTANA - PH
Vereador e Presidente do Diretório do PDT de São Sebastião

TELEFONES (12) 3891-0029 e (12) 7811-2633 Nextel: ID 129*15647
Visite: www.phsaosebastiao.com.br
www.oblogdoph.com
http://twitter.com/vereadorph

Afrah Modas traz novidades em setembro para você


Eu sou 10, Eu sou PRB - Adote essa ideia!!!!!




NH Victoria's Secret

Aqui vc encontra tudo em beleza

NH Victoria's Secret & Perfumes Importados


   
PERFUMES IMPORTADOS COMO AZZARO, FERRARI BLACK, AMOR AMOR, 212 MEN, 212 SEXY, JOOP, DOLCE GALBANA E OUTROS

                   
     
         
       
     

                                  BOLSAS VICTOR HUGO, LOUIS VUTTON
     


Em primeira mão

Os vereadores Pedro Ivo e Silmara Mattiazzo do DEM, já estão de malas prontas para o PSD. 

Esta filiação esta programada para o final de setembro... 

Aguardem!!!!

Caddu lança show “Felicidade” no Teatro Mario Covas de Caraguatatuba

O jovem Caddu, revelação da música em Caraguá, apresenta canções inéditas e de composição própria no show “Felicidade”, atração do Teatro Mario Covas no sábado, às 21h.
“Felicidade” une teatro, dança, poesia, música e artes plásticas, com letras que falam da alegria da vida, fatos corriqueiros, fofocas, brigas, banhos de caixa d’água e paixões, tudo com uma enorme qualidade literária e musical. A classificação é livre.
Os ingressos para o show custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada. O Teatro Mario Covas fica na Av. Goiás, 187, no Indaiá.

E vem aí... The Platters!

O maior grupo vocal de todos os tempos brinda Caraguá com uma única apresentação dentro da turnê internacional pela América do Sul. No repertório, sucessos como “Smoke gets in your eyes” (tema dos filmes Meu querido Intruso e Always – Além da Eternidade), “The great pretender” (do filme Livro do Amor) e o clássico dos clássicos: “Only you”, estão garantidos. Mais que um exemplar da boa música, o show “The Platters” é sinônimo de uma experiência eterna e inesquecível, resgatando a magia dos gloriosos “Anos Dourados”. A apresentação está marcada para o dia 9 de setembro, sexta-feira, às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 80 inteira e R$ 40 meia-entrada. Mais informações no Teatro Mario Covas.

Prefeitura de São Sebastião realiza a 5ª Festa do Migrante na Costa Norte

A Prefeitura de São Sebastião já está nos últimos preparativos para a 5ª Festa do Migrante, a ser realizada no Campo do Estrela, no bairro da Enseada, localizada na Costa Norte da cidade. A festividade começou ontem, e prossegue até domingo.
O tradicional evento é realizado pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com as Associações Amigos dos Bairros Jaraguá (Asabaja), Canto do Mar (Ambacam) e Enseada (Ambe).
Segundo informações da Sectur, a programação tem início sempre às 19h. No espaço, os moradores poderão desfrutar das barracas de comidas e bebidas típicas. No sábado, o público poderá curtir o forró do cantor Frank Aguiar, com início previsto para as 23h30. Para finalizar a programação musical em grande estilo, no domingo, às 21h30, o show ficará a cargo da moradora de São Sebastião, Daniela Gomes e Banda.
Ao todo, a prefeitura disponibilizará na festa 16 barracas, divididas entre as associações de bairro, igrejas Católicas do Jaraguá, do Canto do Mar e da Enseada, EMs Cynthia Cliquet Luciano e Maria Rangel, igreja Filadélfia, Bloco do Siri na Lata, projeto Garoça, creches Maria Leonarda e Diva Bernardino, Gres X9, Esporte Clube Estrela, e Emei Mundo Encantado.

Palestras sobre atividades físicas adaptadas e exercícios para grupos especiais atraem estudantes e professores

Atividades paralelas no piso superior foram igualmente disputadas por estudantes de Pedagogia

O segundo dia de atividades dentro da 3ª Semana de Educação Física promovido pela atual Administração, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), reuniu no Teatro Municipal de São Sebastião na noite de quarta-feira 31, um público formado não apenas por estudantes e profissionais da área, mas igualmente, universitários do curso de Pedagogia da Fass (Faculdades São Sebastião).
A procura pelo grupo se concentrou na oficina de brinquedos, instalada no piso superior do prédio, onde dezenas de alunos observaram, aprenderam e participaram das brincadeiras, através de equipamentos produzidos com materiais diversificados, em sua maioria, composto por produtos recicláveis.
Entre as estudantes, Bruna Bianca e Yasmin Teixeira, foram unânimes ao declararem terem se divertido como crianças nas oficinas. “Vim para conhecer os brinquedos, aprender como fazer e manuseá-los, a fim de poder levar esta experiência para a faculdade”, disse Bruna. “Nossa intenção é apresentar durante o Dia da Criança e trabalhar com o público infantil”, acrescentou Yasmin. Ambas estão no segundo semestre do curso.

Palestra

Simultaneamente, no anfiteatro, a palestrante Tatiane Calve, graduada em Bacharelado em Educação Física, mestre em Motricidade Humana pela Unesp de Rio Claro, com curso em Educação Física Adaptada pelo Centro de Saúde e Esportes de Beitostolen, na Noruega e atual docente e coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, mantinha a atenção dos presentes com o tema “Possibilidades em Atividades Físicas Adaptadas”.
Com diversas fotos e dois breves vídeos, Tatiane provou aos estudantes e aos profissionais da área haver, sim, a real possibilidade de inclusão física, instrucional e social dos grupos especiais às atividades físicas. “A dificuldade existe e é grande”, pontuou, “porém a inclusão social existe e está bem presente nos dias de hoje”, acrescentou, “mas é preciso aprender a lidar com essa realidade proporcionando, sempre, a segurança do indivíduo”, concluiu.
A palestrante, como exemplo do sucesso das atividades físicas/esportivas desenvolvidas com grupos especiais, citou a integração reversa desenvolvida em Bauru, cujos resultados têm sido positivos. “Nesse sentido, estudantes das escolas regulares estão em constante visita às escolas especiais onde passam a conhecer a realidade do dia a dia daquelas outras crianças, pois sentem na pele o que tais alunos passam quando estão em escolas regulares”.
Tatiane também mencionou alguns trabalhos desenvolvidos no exterior, mais precisamente nos Estados Unidos, onde portadores de alguma deficiência (física/sensorial), praticam modalidades esportivas específicas adaptadas, a exemplo do hóquei sobre piso, corrida, arremesso de peso, ciclismo etc. “As condições são adaptadas para oferecer o melhor e conseguir como resposta também o melhor. Às vezes, os professores subestimam o potencial desses grupos especiais, porém, com as adaptações, podem obter ótimos resultados”, mencionou pouco antes de exibir um pequeno vídeo onde uma criança sem pernas, durante uma atividade física, fazia uma parada de cabeça sobre o solo e outra, cega, disputava uma corrida sem o apoio de um corredor auxiliar, apenas conduzido por dois cabos, um fixado de uma ponta à outra do trecho a ser percorrido e o outro, interligado a este por uma argola, preso à mão do aluno.

Superação

O mesatenista Marcelo Cardim, atleta sebastianense integrante da Seleção Brasileira Paraolímpica, encerrou a palestra. Apoiado em muletas, subiu ao palco e falou sobre sua trajetória no esporte. “Em 2002, já era um atleta olímpico no tênis de mesa; em 2006 sofri um acidente de moto que resultou na amputação de minha perna esquerda. O ano seguinte foi todo de recuperação e adaptação à minha nova condição e como a Tatiane disse, somos todos adaptáveis às novas circunstâncias. Em 2008, resolvi voltar ao esporte, já com as muletas, e mantive bons resultados nas competições, a exemplo dos Jogos Regionais: primeiro ou segundo lugar, não me recordo, pois são muitas as lembranças”, observou o atleta.
Segundo declarou, naquele mesmo ano, enquanto disputava os jogos pelo circuito paraolímpico no Rio de Janeiro, foi convidado a integrar a seleção nacional e desde 2010 é atleta permanente da Seleção Brasileira Paraolímpica. Cardim informou que só não disputará os Jogos Panamericanos em Guadalajara, no México, por ter passado por uma recente cirurgia e estar em recuperação, porém, adiantou que participará das Paraolimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. “Durante todo este tempo, como atleta, tenho contado com apoio da Administração para disputar tanto os campeonatos nacionais como os internacionais, daí eu ser grato ao Município”, finalizou.
Os trabalhos da noite foram encerrados com mais um curso sobre “Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais”, ministrado pelo mestre em Educação Física, Christiano Bertoldo Urtado.
Doutorando em Ciências e docente da Universidade Gama Filho nos cursos de pós-graduação em exercício físico adaptado à reabilitação cardíaca e grupos especiais; fisiologia do exercício e prestação do exercício; bases nutricionais da atividade física; nutrição esportiva; condicionamento físico e saúde no envelhecimento; fisiologia e treinamento aplicados às atividades de academias e clubes, Bertoldo falou sobre aplicação de exercícios aos idosos e obesos. De acordo com ele, a metade da população brasileira masculina sofre com a obesidade e mais de 40% das mulheres, também.
Entre os tópicos apresentados por Bertoldo, estava a preocupação em aplicar os exercícios para tais grupos especiais de forma a garantir o bem estar e sua segurança.

Prefeitura de Caraguá, Sesi e Construtora Wilney Cardoso lançam programa Atleta do Futuro

O Governo Municipal através da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Construtora Wilney Cardoso lança neste domingo, 4 de setembro, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) o Programa Atleta do Futuro (PAF).
A iniciativa, pioneira no Litoral Norte, deve contemplar mais de 1500 crianças com faixa etária entre 6 e 17 anos, nos 600 já inscritos nas modalidades vôlei, futebol de campo, natação, tênis, judô e ginástica rítmica.
Conforme o coordenador do PAF e professor da Secretaria de Esportes, Ernesto Nardi Marques, este programa do Sesi já acontece em outros grandes centros como São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Cruzeiro, e tem a supervisão de grandes mestres da Educação Física. “Caraguatatuba só tem a ganhar com uma parceria como esta. Neste convênio, viabilizado através da Construtora Wilney Cardoso, o Sesi entra com os materiais, capacitação docente, uniforme e alimentação durante competições, e a prefeitura participa com os recursos humanos que a Secretaria de Esportes já dispõe e com o espaço físico. O grande benefício é da população, já que, investindo no esporte de base, estamos preparando os atletas do futuro”, destacou Marques.
O lançamento do Programa do Sesi em Caraguá envolverá os alunos participantes e suas famílias em um grande encontro no Centro Esportivo no Cemug. Segundo o professor Ernesto Nardi Marques toda a população é bem vinda. “Vamos receber nossos alunos já inscritos nas modalidades, e neste dia também faremos inscrições de novos participantes, acompanhados do pai ou responsável, inclusive com a realização de exame médico e preenchimento de ficha de inscrição. Estão convidadas todas as famílias de crianças já participantes do programa. Temos vagas e queremos oferecê-las aos nossos atletas do futuro. A compensação será os frutos que teremos a médio e longo prazo, graças a esta parceria com o Sesi”, disse.
Além da presença de autoridades, haverá assinatura simbólica do PAF, apresentações de Ginástica Rítmica, da professora Arlete Gonçalves Leite, de Dança, e uma gincana sob a coordenação da professora Camila Sette, e entrega de uniformes do SESI aos alunos participantes de todas as modalidades. Mais informações: (12) 3888-1086

II Encontro Internacional Interdisciplinar Sobre Mudanças Climáticas traz propostas de cientistas para Caraguá

As propostas que o II Encontro Internacional Interdisciplinar Sobre Mudanças Climáticas traz é a oportunidade de divulgar idéias e projetos, realizados pela comunidade científica, liderados por instituições de ensino superior, sensibilizar o público em geral sobre as mudanças climáticas, reforçar as ligações institucionais acadêmica, e promover a consciência de políticas públicas na questão sócio-ambiental.
O evento acontece de 20 a 23 de setembro, em Caraguatatuba. O foco maior deste evento, organizado pelo Instituto Caraguatá, será elaborar um questionário com linguagem simples, uniforme e objetiva para ser aplicado em todo território brasileiro para avaliar o conhecimento da população em geral a respeito das mudanças climáticas e seus efeitos.
Este questionário será elaborado no quarto dia, após os três dias de palestras, onde todos participantes irão colaborar com sugestões que serão levantadas nos diversos temas discutidos no II Encontro Internacional Interdisciplinar Sobre Mudanças Climáticas.
O objetivo deste questionário será levantar dados técnicos da população, e os possíveis efeitos que as mudanças climáticas influência ou influenciou em algum momento a vida cotidiana das pessoas nas últimas décadas.
Este questionário será referencia de estudo a partir da finalização do documento, para conflitar com dados de outros países onde serão aplicados os questionários, resguardando as características únicas de cada Pais.
Segundo o organizador do evento no Brasil, Pedro dos Santos Raymundo, primeiro secretário do Conselho Internacional Sobre Mudanças Climáticas da America do Sul e Caribe e Presidente do Instituto Caraguatá, esses dados que serão colocados no questionário com participação dos principais especialistas na área interdisciplinar sobre mudanças climáticas irá servir de referencia cientifica para o planeta. “Será um privilégio para o Brasil sediar este evento e saber que sairá deste Encontro um documento que servirá de base científica para todo o mundo, aplicaremos o conhecimento cientifico para linguagem do dia a dia das pessoas, procurando através do questionário tirar o máximo de informações sobre de que forma o homem vem se adaptando as mudanças climáticas nas últimas décadas, e será um grande desafio, somente assim iremos aproximar esta discussão cientifica para dia a dia das pessoas” finaliza Raymundo.

Metodologia

Após a elaboração do questionário, a segunda fase será a aplicação do mesmo em diversas áreas do Brasil, levando em conta as características de cada região, mas sempre o mesmo questionário aplicado em uma metrópole, também será aplicado em uma cidade pacata do interior, para com cruzamentos de dados poder tirar os parâmetros se ouve ou não mudança climática em determinada região.

Edição

Após a face de aplicação do questionário, será feito a edição dos dados e disponibilizados por meio de um livro todo registro técnico, cientifico e jornalístico, para ser apresentado no III O Encontro Internacional Interdisciplinar sobre Mudanças Climáticas, que será na Alemanha daqui a dois anos.
Para próximo encontro já terá o resultado dos dois questionários sobre os possíveis efeitos que as mudanças climáticas causam no cotidiano das pessoas, pois juntará com os dados do primeiro questionário que foi realizado na Colômbia mais propriamente na cidade de Pacora em Conjunto com a Universidade de Caldas onde ocorreu o I Encontro Internacional Interdisciplinar sobre Mudanças Climáticas em 2009, e do que será produzido no Brasil pelo Instituto Caraguatá. Este importante documento fará parte do calendário de Encontros Internacionais Interdisciplinares sobre Mudanças Climáticas.

FAB inicia investigações da queda de helicóptero em Maresias

Militares do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram na última sexta-feira no local onde caiu o helicóptero Robinson R44, matrícula PP-CLE. Nele, estavam o empresário André Bicego Martins, 36 anos, e o casal de amigos Edson Reis, 46 anos, e Luciana Reis, 47 anos. Martins era o piloto e dono da aeronave.
A equipe do Cenipa fotografou o local, que fica no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), no sertão de Maresias, onde ficaram os destroços da aeronave. De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa da FAB, estão sendo coletadas todas as informações possíveis para esclarecer os fatores que contribuíram para o acidente. Esse tipo de aparelho não possui ‘caixa-preta’, por isso, a coleta dos dados são fundamentais para a identificação do motivo da queda. Ainda conforme a FAB, não há data prevista para a divulgação do relatório final do acidente.
Após a saída da equipe do Cenipa, o espaço será liberado para as autoridades policiais, no caso, a Delegacia de Polícia de Boiçucanga, para as investigações. Só depois disso será possível a retirada dos destroços.
Ontem, além dos militares da Força Aérea, muitos curiosos também estiveram na mata para verificar e registrar as imagens do helicóptero que caiu na última terça-feira de manhã, quando o empresário sobrevoava o trecho em direção a Angra dos Reis (RJ).
Testemunhas relataram que no momento que ouviram um barulho ventava muito no bairro, cerca de 70 quilômetros por hora e com rajadas mais fortes, além da presença de um forte nevoeiro.
Quem esteve no local do acidente relatou que a impressão é que a aeronave simplesmente caiu de uma altura não relativamente alta e explodiu. Os corpos das vítimas foram levados ontem para Campinas, onde foram velados e sepultados.

Investigações

De acordo com o Cenipa, a investigação de acidente aeronáutico compreende a reunião e a análise de informações e a obtenção de conclusões, incluindo a identificação dos fatores contribuintes para a ocorrência, visando a formulação de recomendações sobre a segurança. O Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) não trabalha com “causa” de acidente, mas com fatores contribuintes.
Segundo o órgão, a investigação é de grande importância para melhorar o máximo possível a segurança operacional, seja militar ou civil. Por causa disso, existem convenções e resoluções internacionais para padronizar procedimentos de apuração, análise e recomendações, sempre com o objetivo de evitar a recorrência de casos.
Com relação a apontar culpados e as implicações judiciais, a FAB esclarece que esse trabalho é das polícias, do Ministério Público e da Justiça, ou seja, das autoridades competentes para investigar, denunciar e julgar.
A investigação de acidente aeronáutico, em todo o mundo, é um procedimento paralelo e independente, realizado por órgão especializado e voltado unicamente para a prevenção de novas ocorrências e melhoria da segurança operacional.

Perfil: Jeannis Platon... E a paixão pelo fundo do mar

Jeannis Michail Platon é um apaixonado inveterado pelo fundo do mar, mergulhador profissional e escritor, nasceu em Heraklion, na Ilha de Creta, na Grécia. Mudou-se para o Brasil ainda menino, com apenas 12 anos. Logo que chegou já se encantou.
Quando se mudou para o Brasil, em 1960, foi morar no Bom Retiro, em São Paulo, com seus pais. Depois de São Paulo, a família se mudou para Mogi das Cruzes, onde construiu uma fábrica de confecção de roupas para crianças.
E foi em 1967, quando pela primeira vez, a trabalho, pois nessa época, ainda era comerciante - Jeannis colocou os pés no Litoral Norte e se apaixonou pelas belezas naturais. Principalmente, pelo mar. Com brilhos nos olhos, ele conta que quando chegou aqui, se deparou com esse mar, e a beleza tão exuberante de Ilhabela não pôde resistir, e se apaixonou. Hoje em dia, aos 63 anos, ele ainda mergulha de vez em quando para não enferrujar, a paixão pelo fundo do mar será eterna.

Um pouquinho da história

O escritor contou que toda sua família, na Grécia, é formada por mergulhadores não profissionais. Seus tios eram escafandristas de esponjas na Ilha de Creta, tiravam as esponjas do fundo do mar com escafandro. Por possuir tamanha herança familiar, seu primeiro mergulho foi aos 10 anos. Não podendo resistir mais a sua paixão, em 1969, decidiu mudar-se para o litoral e fixar residência em São Sebastião.
Ele revela que, apesar de ter feito alguns mergulhos na Grécia, o arquipélago foi seu berço. Em Ilhabela que ele aprendeu a mergulhar, caçar e, posteriormente, desenvolveu sua paixão por arqueologia submarina, na qual se especializou em naufrágios. O mergulho, então, tornou-se sua paixão e sua profissão.
Quando Jeannis veio para São Sebastião, continuou trabalhando com feiras, e depois de três anos abriu sua primeira, em 1970, a Casa do Povo, que ficava localizada na rua Três Bandeirantes. Alguns anos depois, também em São Sebastião, inaugurou a loja esportiva SportMar, no centro. Na mesma época, acabou montando também uma em Caraguatatuba e Ubatuba. Ele relembrou sua trajetória, e falou que trabalhou por muitos anos no comércio náutico da região. A loja de Ubatuba existe até hoje, mas a do centro de São Sebastião, acabou vendendo para antiga gerente. Com a chegada da aposentadoria, preferiu se dedicar mais às pesquisas subaquáticas, e a sua outra profissão, a de escritor. Jeannis abriu também outra loja chamada SportMar Decorações Náuticas, um pouco mais afastada do centro da cidade. Ele confessa que o local é mais um passatempo, e que é lá que trabalha mais em seus estudos. Devido suas descobertas, estudos, pesquisas e publicações, tornou-se membro efetivo da Academia Brasileira Maçônica de Artes, Ciências e Letras. Além de ser também o presidente da Fundação Mar.

A paixão pela Princesinha

Mergulhador profissional, formado no 7º Grupo de Mergulhadores da Marinha do Brasil, Jeannis trabalhou muitos anos em Ilhabela com turismo náutico. Ele tinha um navio, um caça- minas, que comprou em um leilão da Marinha do Brasil, e fez dele um navio de mergulho. O “Hipocampo” foi comprado em 1974, e funcionava como uma escola de mergulho, naquela época a Ilha Alcatrazes era aberto à visitação pública. Ele conta que levava mergulhadores daqui do litoral, para passar o final de semana lá, com direito a pernoite e tudo. Eles iam na sexta-feira e voltavam no domingo.
Durante o tempo em que o Hipocampo esteve na ativa, 1974 a 1992, Jeannis formou cerca 3.500 mergulhadores. Então, em 1992, quando a Marinha fechou Alcatrazes, para seus exercícios de tiro, ele se viu obrigado a vender a embarcação, porque nem o mergulho contemplativo seria mais permitido, assim, infelizmente, não havia razão para manter o navio operando. Em sua trajetória, Jeannis já trabalhou com resgate de embarcações naufragadas, mergulhando nas plataformas da Bacia de Campos, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Trabalhou em toda a Costa Litorânea Brasileira, como mergulhador profissional por mais de 35 anos.

Realizações e frustrações

Jeannis escreveu três livros, e contou que já tem mais quatro prontos para serem publicados, apenas aguardando apoio culturalo. O livro Ilhabela e seus Enigmas, que já lhe rendeu uma aparição no programa global Jô Soares, teve como embasamento os principais naufrágios da região. Seu conteúdo foi adquirido durante 30, 40 anos, de mergulho. “Tudo que eu conheci eu coloquei no livro, que é especifico para o mergulho”. Os outros dois livros são Tesouro Sombrio, e Descubra São Sebastião, história, lendas, ilhas e praias.
Em seus mergulhos e viagens submarinas por Ilhabela, conseguiu juntar muitas peças oriundas de embarcações naufragadas. Foi também dessas expedições ao fundo do mar que conseguiu juntar seu acervo.
Ele já retirou peças do fundo do mar, que hoje fazem parte do Museu Naval da Marinha do Brasil. Existe uma estátua, um monumento que estava no navio Príncipe de Astúrias, recuperada por ele, que também foi requisitada para o acervo da Marinha.
O trabalho mais importante que ele já realizou aqui na região foi com o navio transatlântico Príncipe de Astúrias, que afundou atrás da Ilhabela na Ponta da Pirabura. O navio foi considerado o segundo maior naufrágio da história, em relação ao número de mortos, ficando atrás apenas do mundialmente conhecido Titanic. O Príncipe de Astúrias transportava 1.890 pessoas, e chegou a um número aproximado de 1.500 mortos. Ele conta que se salvaram apenas um pouco mais de 100. O naufrágio aconteceu em 5 de março de 1916.

A Fundação e o Museu

Há 18 anos, ele montou a Fundação Mar, localizada no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande. “Eu e mais uns amigos, doamos peças de uns naufrágios mais antigos que nos mergulhávamos e montamos o Museu, com patrocínio da prefeitura de São Sebastião”.
Há mais ou menos um ano, montou em Ilhabela o Museu do Mar. Desta vez, toda a coleção exposta no museu é exclusivamente sua. Jeannis revela com um pouco de tristeza, que ainda não conseguiu nenhum tipo de patrocínio cultural, nem divulgação, por parte do poder público de Ilhabela. E que o Museu só está aberto ainda, devido a seus esforços em disseminar cultura. Porém, as despesas são grandes. “Estamos atrás do restaurante Deck, no bairro do Perequê, num salão grande, lá tem mais de 1.500 peças, todas minhas. Temos âncoras do ano de 1700. Certo dia, eu recebi um email de um turista que esteve em Ilhabela e sabia da existência do Museu, mas infelizmente a pessoa não conseguiu achar, pois não havia nenhuma indicação na cidade. Pretendo trabalhar até o final desta temporada, se não conseguir apoio cultural da cidade, vou ter que fechar as portas do museu”. O mergulhador também se mostrou um tanto quanto magoado com a região, como um todo, ao afirmar que a história não está sendo mais passada entre as gerações pelos caiçaras. Ele acredita que a cultura local esteja esquecida. Como por exemplo, a arte de fazer canoa, rede. Segundo ele, a pessoa que vai a Ilhabela fará um turismo comercial apenas. Não haverá mais história e cultura.

A comemoração dos 206 anos de emancipação da Princesinha do Litoral - Especial aniversário de Ilhabela, a Capital da Vela

Ilhabela comemora hoje, 206 anos de emancipação político administrativa, e comemora também diversos avanços no município. Alguns entrevistados ressaltaram o grande avanço na infraestrutura da cidade, e outros alertaram para alguns aspectos em que ainda precisa melhorar.
O prefeito Toninho Colucci observou que a história e a cultura de Ilhabela ultrapassam os 206 anos de emancipação político administrativa. “Quem nos visita, sempre quer voltar. Não só pelas belezas naturais que temos a oferecer, mas principalmente, por essa nossa gente trabalhadora e hospitaleira. É por todos vocês, moradores de Ilhabela, que lutamos a cada dia para proporcionar um lugar cada vez melhor para se viver. Ilhabela é hoje conhecida por suas belezas, por sua gente encantadora”.
Colucci lembrou ainda a importância que o município obteve com a conquista do título de Capital Nacional da Vela. “É um reconhecimento público pelo Congresso Nacional e pela presidenta Dilma Rousseff de nossa vocação náutica”.
O prefeito disse que tem cumprido os compromissos da prefeitura com a população, através de muito trabalho. Sempre levando as melhorias a quem mais precisa. “É que é por essa gente de fé e de muita garra que lutamos a cada dia, para proporcionar cada vez mais uma ilha de trabalho e oportunidade para todos”.

Crescimento e desenvolvimento

Ilhabela vive hoje uma grande expectativa de crescimento, por conta da exploração do petróleo e gás, do anúncio da nova Tamoios, da ampliação do porto, entre outros. Mas está atenta, pois quer que o desenvolvimento venha, mas junto com a sustentabilidade. “Vivemos numa cidade diferenciada, não só por ser um arquipélago, mas por ter sua economia voltada quase que na totalidade para o turismo. Nossa única indústria é o turismo, a principal geradora de emprego e renda do município. Vários investimentos da prefeitura são voltados a estimular o crescimento desta nossa indústria”, declarou Toninho Colucci.
Para o prefeito, a grande conquista do município é o saneamento básico. Segundo ele, durante anos, a questão do saneamento foi esquecida, pois faltava coragem para cobrar os investimentos da Sabesp e não se tinha vontade política de realizar tais obras. Ilhabela tinha o pior índice entre as cidades da região. “Conseguimos mudar a realidade. Cada R$ 1 que conseguimos investir em saneamento são R$ 4 economizados em saúde pública. Encontramos Ilhabela com apenas 4% de esgoto coletado e tratado e já conseguimos, numa parceria inédita com a Sabesp, elevar para 36% este ano, tendo a meta de ultrapassar os 50% em 2012. O saneamento reflete não só no turismo, com praias e cachoeiras limpas, mas em saúde pública”, avaliou o prefeito.

Porém

Em contrapartida, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Mário Sérgio Gonçalves Perrechil, demonstrou grande preocupação com a conscientização acerca do turismo sustentável. “Eu espero para os próximos anos que o turismo sustentável esteja melhor do que no presente, e melhor no passado. Nossas reservas, que são o carro chefe da economia do município estão se esgotando.
Segundo ele, a Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, briga para que os comerciantes e empresários da região, bem como os governantes, comecem a pensar no turismo sustentável.
Perrechil declarou ainda que, hoje em dia, quando se fala em sustentabilidade muitas pessoas acreditam que vão sair perdendo, em desvantagem, por não saberem de fato o que o termo significa. Mas, o presidente afirmou que essa mentalidade precisa ser mudada, para que o turismo continue proporcionando o crescimento e desenvolvimento à cidade. “Nossas praias, matas, trilhas, praias, são os principais chamarizes ao turismo. É a fonte econômica do município. Se não tivermos mais este atrativo na cidade, Ilhabela pode fechar as portas. Apesar de estarmos entre os 65 destinos de turismo, não podemos esquecer jamais da sustentabilidade”.

As vozes da cidade

“O custo de vida aqui na cidade está muito alto. Para nós que nascemos, e sempre moramos aqui, está muito caro a moradia, o consumo, e manter um padrão de vida. Fazer compras no supermercado é quase um assalto. Acho que precisava de fiscalização para controlar o preço dos mercados, eu não sei se a prefeitura pode fazer alguma coisa, espero que sim, pois está tudo descontrolado. Se a gente faz compra de manhã os alimentos e produtos têm um preço, de noite já tem outro. Mas fora esse problema a cidade está de parabéns! Marilda de Jesus Souza, 67 anos
“A cidade está de parabéns, as ruas estão bem melhores do que já foram. Mas ainda precisamos melhorar muitas coisas. A população sempre precisa de melhorias para viver com mais dignidade. Tenho apenas uma reclamação, precisamos de mais investimentos na área da saúde. Precisamos de mais médicos e também queremos poder fazer exames aqui, sempre que tenho que realizar algum exame mais complexo, tenho que ir para Caraguatatuba”. Lauro Silvestre dos Santos, 77 anos.
“A cidade não está ruim, já esteve pior, mas poderia estar melhor. Eu não sou daqui, mas vim morar aqui em 1988. Ilhabela foi meu ponto de referência, onde constitui minha família, tive meus filhos, e trabalho até hoje. Adoro esta cidade e por isso sou muito grato a tudo que ela já me proporcionou e proporciona. Entretanto, acho que a grande reclamação da maioria da população é a mesma que a minha, que é a saúde, demora-se muito para fazer um exame na rede pública, é um setor que precisa ser revisto. Outra grande problemática do município é o trânsito, sofremos muito com a falta de fiscalização, falta de sinalização, falta de lombadas, principalmente no Sul de Ilhabela. A prefeitura deveria fazer algum planejamento para aquela região que está bastante perigosa, sempre vemos acidentes daquele lado”. Evilanio Viana Rodrigues, 35 anos.
“O desenvolvimento do município está muito melhor do que eu esperava, com o calçamento e asfaltamento das ruas. Parabéns pelo aniversário de emancipação política, apesar de eu não entender muito bem o que isso significa quero que fique registrado que a nossa cidade está avançando bastante. Porém, nós precisamos de um pouco de investimento na cultura, a cidade precisava de um cinema, as crianças deveriam ter mais áreas de lazer para poderem brincar”. Rosimaris Gonzaga de Campos, 56 anos.

Costa Norte vota por 15 vereadores na próxima legislatura

Os moradores da Costa Norte tiveram sua vez de manifestarem sobre o aumento de vereadores a partir de 2013 durante a segunda consulta pública, ocorrida na noite de quinta-feira. O resultado da segunda consulta pública foi, por maioria de votos, a favor do número máximo de parlamentares permitido por lei a partir de 2013, 15 vereadores.
Presentes na Regional Norte, no bairro do Canto do Mar, tiveram presentes cerca de 60 pessoas. Porém, muitos já haviam marcado presença, e já teriam votado na primeira consulta pública, na Costa Sul, na última quinta-feira. Situação essa percebida e alarmada pela vereadora Solange Ramos (PPS). “Espero que não peguem o papelzinho pra votar de novo. Espero que sejam honestos”, ansiou. Além de Solange estiveram presentes os pares Paulo Henrique (PDT), o PH, Ernane Primazzi (PSC), o Ernaninho, Maurício Bardusco (PPS), Marcos Tenório (PMDB) e o presidente de Câmara, Artur Balut (PSDC).
O chefe do legislativo ressaltou a pouca participação da população nas duas consultas. Balut diz que mesmo não tendo uma maior representatividade da sociedade, convida a todos a conferirem posteriori, se os vereadores deram ouvidos e foram coerentes com as manifestações e resultados das votações nas consultas públicas. Ele pondera para que os pares usem o bom senso para atender o resultado das consultas.
Os edis que compareceram na consulta em Boiçucanga mantiveram seus discursos. Somente Solange, que na Costa Sul acataria o que a população dissesse, desta vez afirmou que seria contra o resultado a favor de 11 vereadores em 2013. “Se for 11 e tiver votando eu saiu da sala (plenário)”.
Já Ernaninho diz tratar-se de um assunto simples. “Não vejo polêmica”. Ele avalia que não adianta só aumentar o número de vereadores para a melhora nos trabalhos no Legislativo. “É preciso de uma maior participação popular”.
Representante da Costa Norte, Bardusco antecipará seu voto em favor de 15 edis. Outro agente da região, Tenório diz preferir a manutenção do número que existe hoje. “Ou se aumentar pelo menos que seja para 11”. Tenório acredita ao invés de gastar dinheiro com mais parlamentares, seria melhor um investimento no patrimônio do Poder Legislativo, e dá como exemplo a necessidade de um prédio novo para Câmara.

Microfone

Demétrio Viana de Negreiros que foi vereador há 10 anos, foi o primeiro a se manifestar e relatou que na época que atuava no Legislativo eram 15 edis e ninguém achava ruim. “Eu não vejo o porquê não aprovar 15 vereadores. Acho que 10 são poucos para atender a população”, considera. Segundo ele, quanto mais vereadores mais a população é atendida pelo Poder Público. Edvaldo Pereira Campos também avalia que 10 vereadores são poucos “para uma cidade tão extensa”. Ele também entende que 15 seria o número ideal.
Outro ex-vereador, na gestão do ex-prefeito João Siqueira, Gilmar Pinheiro, também recordou época que a cidade era com 15 vereadores. “É mais fácil trabalhar com 15 do que com 10. Porque 10 é número par”. Para ele, quando o número na vereança foi reduzido houve queda na qualidade dos trabalhos da Câmara. “De 2001 para cá, em nossa cidade a Câmara Municipal não tem mostrado nada de trabalho. O que estamos pedindo é para aumentar para 15, pois até 2015, nós estaremos perto de 100 mil habitantes”.
Contudo, João Freitas, presidente da Associação de Moradores da Enseada, fez questão de registrar voto contrário ao aumento de cadeiras. Inclusive, ao invés de aumentar, preferia que diminuísse para nove edis. De acordo com ele os moradores com que tem conversado também concordam com a redução para nove cadeiras em 2013. Porém, Freitas também concorda com a manutenção da vereança atual, com 10 cadeiras.
Luiz Guedes também se colocou a favor de 15 parlamentares e ressaltou que não é candidato nas próximas eleições. “Discutir a qualidade do vereador, o povo discute na urna”, comenta. Adelson Pimenta acredita que quanto maior vereadores, maior a representatividade. “Por isso sou a favor do número máximo, aumentado para 15 vereadores”, afirma.
Já José de Souza Costa considera que São Sebastião tem os melhores eleitores do Brasil. “Esse povo está mais atento do que se imagina. Muitos que não vieram foi para não se expor, mas amanhã estarão lendo jornal, ouvindo rádio. Precisamos de qualidade e não quantidade. Quer dizer que só tiver nove, esses noves não prestam?”, indaga. Ele também pediu para que quando os pares forem decidir no plenário, que o voto fosse aberto.
O vereador PH foi um dos últimos pares a discursar na segunda consulta pública. “Todos que manifestaram pelo aumento foram vereadores ou tem a pretensão de ser. E todos os que foram contra e até a favor da redução foram uma minoria que não tem pretensão política. Por isso o PDT em favor de representar as minorias votará pelo mínimo”, dispara.
A consulta pública na Costa Norte teve ao todo 58 votos. Destes 25 votaram em favor de 15 vereadores. Em segundo lugar foi o outro extremo, para a redução a nove cadeiras houve 16 votos. Para 11 vereadores, como assim prefere a Região Sul, houve nove votos. Pela manutenção do número atual de vereadores houve quatro votos. Três pessoas votaram em favor de 13, e um voto foi favorável a 14 cadeiras em 2013. Para 12 vereadores não houve votos.

Mais consulta

Também foi cogitado, durante a noite da quinta-feira, a realização de mais três consultas públicas nos bairros da Olaria, Itatinga e Topolândia. Edvaldo Pereira Campos disse que o bairro da Topolândia se sente excluído e por isso requer uma consulta pública própria. “Gostaria que vissem esse pedido com carinho”, almejou. Balut, de bate pronto respondeu que as consultas públicas são uma questão moral e não uma exigência legal. E acrescentou que até gostaria de fazer mais uma, mas era preciso de parâmetro “e não dar uma característica de estar fazendo uma situação política”. Assim Balut disse estar respeitando um padrão de horário e forma nas consultas das três regiões. “É inviável fazer consultas em cada bairro”.
Porém, no fim do evento, Balut disse que consultará o Jurídico da Câmara para checar a viabilidade de mais uma consulta pública. Desta vez, específica para os bairros do Topo, Itatinga e Olaria. Mas até o momento, o previsto é para que as consultas terminem nesta segunda-feira, com a terceira, a ser realizada no Teatro Municipal, a fim de ouvir a população da Região Central. As consultas públicas foram de decisão da Mesa Diretora para debater com os cidadãos a possibilidade de aumento do número de vereadores a partir da próxima legislatura. Atualmente, o município conta com 10 parlamentares.

Praia do Lázaro volta a ficar poluída e Sahy recebe segunda restrição seguida

De acordo com o último boletim de balneabilidade divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a poluição fecal atingiu menos pontos do que na semana passada no Litoral Norte. Apesar da redução de locais restritos ao banho, algumas bandeiras vermelhas da Cetesb foram fincadas em praias “desacostumadas” com o excesso de coliformes fecais.
Nessa semana, o melhor exemplo é a praia do Lázaro, na região Sul de Ubatuba. Há sete meses o local não recebia uma restrição da Cetesb, porém, nessa semana, registrou sinal vermelho. Além do Lázaro, Itaguá e Perequê Mirim completam a lista de impróprias em Ubatuba. Por outro lado, o Rio itamambuca e a praia de Picinguaba, que tinham registrado poluição na última semana, desta vez, receberam sinal verde da Companhia paulista.
A vizinha Caraguatatuba acompanhou a tendência de melhora na balneabilidade regional e apresenta apenas uma praia restrita ao banho nesse final de semana: Tabatinga. Já o Indaiá, que esteve poluído na semana passada, conseguiu bandeira verde na análise mais recente.
Em São Sebastião a quantidade de raias poluídas (duas) se manteve na comparação com o último boletim. São Francisco e Barra do Sahy seguem com bandeira vermelha para esse final de semana. No primeiro local, na Costa Norte, é a vigésima restrição nesse ano. Já o Sahy acumula oito restrições em 2011.
Ilhabela segue o município do Litoral Norte com mais problemas de balneabilidade. Dos 13 pontos monitorados no arquipélago 4 estão impróprios ao banho humano para esse final de semana. Praia Grande, Perequê, Itaguaçu e Viana são as praias consideradas poluídas pela Cetesb na cidade.

Caraguá e São Sebastião se preparam para Desfile de 7 de setembro

Em Ubatuba e Ilhabela a solenidade é realizada nos dias de aniversário dos municípios

Josiane Carvalho

Quem passa pela Avenida da Praia, no Indaiá, em Caraguatatuba já pode conferir o inicio dos preparativos para o desfile cívico de 7 de setembro (dia da Independência do Brasil) que será realizado na próxima quarta-feira a partir das 9h, na Avenida Geraldo Nogueira da Silva. Antes disso, por volta das 8h, será feita a cerimônia de hasteamento das bandeiras na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro.
Os motoristas deverão ficar atentos as alterações no trânsito nas imediações da área do desfile já que um trecho da pista sentido Bairro-Centro estará interditada para a realização do evento.
Com o tema “Caraguá teu futuro espelha essa grandeza” cerca de 2 mil pessoas, entre professores, educadores e alunos farão o desfile que, de acordo com a organização do evento, tem como objetivo envolver o futuro e o progresso de Caraguá nas cores da bandeira.
Ao todo serão 28 escolas municipais e duas fanfarras e além das mais de 50 instituições que já confirmaram presença estará na solenidade representantes do 4º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e a Banda Municipal Carlos Gomes.
Somente da Polícia Militar três pelotões serão destacados para fazer o desfile a pé, e motorizado com as viaturas e as motos da Ronda Ostensiva com apoio de Motocicletas (Rocam).
Entre as recomendações feitas pela organização, o uso de protetor solar, chapéu, roupas e calçados confortáveis e o consumo de líquidos como água, água de coco e sucos naturais.
Um posto de arrecadação de feijão para a Gincana da Solidariedade será colocado atrás do palanque oficial onde também estará a disposição da população ambulância para emergências, tenda para crianças perdidas e água.

São Sebastião

Em Sebastião, o desfile será dividido em dois dias. Para os moradores da Costa Sul o evento será realizado na segunda-feira. Já no Centro, a solenidade ocorre no próprio feriado, dia 7.
Os motoristas deverão ficar atentos as mudanças no trânsito das vias de Boiçucanga, na Costa Sul, e da Avenida Doutor Altino Arantes – Rua da Praia, na Região Central.
No dia 5, a partir das 7h, a avenida Walkir Vergani, no trecho entre as ruas Maria Aparecida de Moura Diógenes de Matos terá o trânsito desviado por dentro do bairro. Quem transitar entre Cambury e Maresias, deverá desviar pela rua Diógenes de Matos e seguir pela Gilmar Furtado de Oliveira, que terá o sentido de mão invertido. Já o motorista que estiver no trajeto Maresias/Cambury deverá fazer o acesso pela Rua Maria Aparecida de Moura e seguir pela Rua Sargento Felisbino Teodoro da Silva, com sentido único para a saída do Bairro.
Já no Centro da cidade, no dia 7 de setembro, a Rua da Praia (Doutor Altino Arantes) e a rua nova (acesso da balsa a Rua da Praia), ficarão interditadas das 7h às 13h.

Outras Cidades

Em Ubatuba e Ilhabela tradicionalmente os desfiles cívicos não são realizados no dia da Independência do Brasil, mas sim, nas datas comemorativas ao aniversário das cidades. No caso da Ilha, em 3 de setembro e em Ubatuba, no próximo dia 28 de outubo.

Moradores pedem mais atenção para a rodovia estadual SP-131

A rodovia estadual SP-131 tornou-se alvo de constantes reclamações em Ilhabela. Recentemente, o lado norte da rodovia esteve em evidência devido à má conservação, como falta de pavimentação, e crateras na via. Alguns munícipes entrevistados acreditam que devesse haver mais investimentos na recuperação e reconstrução da via, bem como na instalação de lombadas e dispositivos que coíbam o excesso de velocidade ao longo da SP-131.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP) confirmaram os anseios dos munícipes que se preocupam cada vem mais com o trânsito em Ilhabela, como a falta de sinalização e fiscalização. De acordo com a Secretaria, até o mês de julho, foram registrados 56 boletins de ocorrência (BO) por lesão corporal culposa em acidente de trânsito, e duas mortes. Contudo, na última terça-feira, este número de mortos em acidentes de trânsito passou para três, devido a uma colisão entre uma motociclista e um automóvel, também no trecho sul da rodovia.

Realidades

Francisco Silvério, 32 anos, morador do sul de Ilhabela, acredita que a malha viária de Ilhabela ficou pequena para a quantidade de veículos que hoje tem nas ruas, principalmente na época de férias. “Eu acho que a única coisa que os motoristas têm medo é de multa, quando mexe do bolso do condutor as pessoas começam a pensar duas vezes antes de cometer qualquer infração, seja na hora de fazer uma ultrapassagem perigosa, em local proibido, ou infringindo o Código Brasileiro de Trânsito. A culpa por tantos acidentes é de todos, tanto do governo que não investe, quanto dos condutores que não respeitam as leis”
Gisele Fernandes, 46, moradora da Barra Velha, opinou dizendo que os motoristas, independente do veículo que conduzem, deveriam ser mais prudentes. “Trabalho em um comércio aqui da avenida, e diariamente vejo muitas irregularidades no trânsito. Não preciso ir até o sul da ilha para perceber que a maioria dos condutores não tem consciência alguma sobre como dirigir com responsabilidade. E essa situação fica mais crítica quando eles transitam por rodovias sem sinalização e em péssimo estado de conservação. É o que acontece em alguns trechos do sul, por isso vemos tantos acidentes por lá”.

Alternativas oficiais

A prefeitura de Ilhabela, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a estrada da região sul do município tem recebido atenção especial da Divisão de Trânsito, que vem realizando uma série de estudos para a implantação de redutores de velocidade. De acordo com o setor, vários obstáculos já foram instalados em alguns pontos da rodovia. Segundo a assessoria, a prefeitura também tem investido na construção de calçadas, oferecendo assim mais segurança aos pedestres.
Conforme a assessoria de imprensa, o prefeito Toninho Colucci oficiou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a troca das sinalizações. Novas placas já foram instaladas na avenida Riachuelo.
A prefeitura contou que vai apostar na educação no trânsito e vai preparar medidas preventivas de conscientização. A assessoria informou também que todo o trecho faz parte da rodovia SP-131, ou seja, tem jurisdição estadual.
A assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que vem fazendo a manutenção de rotina na rodovia. Entretanto, revelou que já está em análise um projeto de readequação de sinalização para a via, porém, o plano ainda não tem nenhum prazo para ser implantado.

Polícia autua prefeitura por falta de licença e danos ambientais no Vale do Sol


A Polícia Militar Ambiental do Litoral Norte advertiu e multou, nesta quinta-feira, a prefeitura de Ubatuba por supressão de vegetação e retificação de curso d’água em uma área no bairro do Vale do Sol, Zona Oeste da cidade. Segundo o boletim da PM, além dos danos causados no local, a administração municipal ainda não tinha a licença devida junto aos órgãos competentes (Cetesb). A autuação embargou as intervenções na área e exigiu que a prefeitura obtivesse as documentações necessárias para a continuidade dos trabalhos.
O local fica no interior do bairro Vale do Sol e é considerado pela própria gestão ubatubense como Zona Especial de Interesse Social (Zeis). De acordo com a prefeitura, as intervenções no local estão sendo realizadas com o objetivo de realocar 56 famílias que atualmente vivem na beira do Rio Ipiranga, em área considerada de risco e de preservação permanente.
Em contato com o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, Claudinei Salgado, a prefeitura avaliou a atuação da PM Ambiental como arbitrária e adiantou que entrará com um mandado de segurança contra as advertências e multas estabelecidas.
Salgado explica que as intervenções da prefeitura estão baseadas em um legislação federal, que autoriza o licenciamento ambiental pelo município em Zonas Especiais de Interesse Social. “Essa foi uma lei aprovada pela União e que tem o objetivo de dar celeridade em processos de regularização fundiária e social. E, ao invés de termos o apoio do Estado neste importante tipo de política pública, encontramos uma atuação negativa que desprezou nosso trabalho”, afirma o secretário, alegando que a área em questão já apresenta ocupação indevida.
“O que eles apontam como retificação de curso d água foi a instalação de uma tubulação em um córrego onde essas famílias estavam despejando esgoto in natura. Estamos preparando o local para a construção de casas populares que tenham toda a estrutura de saneamento adequada e isso foi necessário”, argumentou Claudinei Salgado.
A prefeitura explica que buscará reverter as decisões na justiça e espera retomar os trabalhos no Vale do Sol o mais rápido possível.

Milagre

Deus colocou uma barra de ouro na cabeceira de um rabino, que quando acordou e viu o que Deus tinha feito ergueu as mãos para o alto e disse:

– Senhor, quem sou eu para receber esta dádiva?


E diante do silêncio de Deus, o rabino continuou:


– Quem sou eu para ser distinguido desta maneira?


E:


– Quem sou eu para enriquecer assim, da noite para o dia?


E disse mais:


– Quem sou eu, pobre de mim, para merecer um presente tão precioso, quando tantos mais necessitados do que eu não receberam?
E mais:


– Quem sou eu, Senhor, na minha humildade, para ser abençoado por este milagre?


E Deus ficou tão impressionado com os protestos reincidentes do rabino que falou:


– Talvez eu tenha mesmo me enganado, e essa barra de ouro seja para outro rabino...


Ao que o rabino escondeu a barra de ouro dentro da camisola, rapidamente, e disse:


– Quem sou eu para ser a prova de que Deus se engana?


PERFUMES
E tem a parábola do mendigo cego que todos os dias recebia uma esmola de uma mulher que passava, e que ele reconhecia pelo perfume. Cada dia um perfume diferente.


– Mmmm. Violeta – dizia o mendigo, depois de ouvir o tilintar da moeda no seu chapéu.


– Acertou – dizia a mulher.


No outro dia:


– Mmmm. Jasmim. Maravilha.


– Obrigada.


– Mmmmm. Rosa.


– Acertou de novo.


Todos os dias a mesma coisa.


– Mmmm. Lírio.


– Mmmm. Cravo.


– Mmmmm. Dracena.


Um dia a mulher disse ao mendigo que não tinha nenhuma moeda para lhe dar.
– Não importa – disse o mendigo. – Só o seu perfume de gardênia já me enche de prazer.


– Obrigada!


Até que um dia a mulher resolveu testar o mendigo.Perfumou-se de enxofre e amoníaco e despejou muitas moedas no seu chapéu. E o mendigo ouviu o tilintar das muitas moedas, aspirou fundo e exclamou:


– Mmmmm. Flor de laranjeira!


DECIDIDO
(Da série “Poesia numa hora dessas?!”)

Encoste o ouvido num tronco
e ouça o sangue do mundo rodando.
Encoste o ouvido no chão
e ouça o mundo ronronando.
O mundo funciona sozinho
e com destino decidido.
Recolha-se ao seu cantinho
e, claro, limpe o ouvido.