GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Reunião debate preparativos dos 60º Jogos Regionais do Interior em Caraguá

Representantes de diversas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba discutiram a organização dos 60º Jogos Regionais do Interior na manhã desta quinta-feira (14), na Secretaria de Educação.O município sediará o evento pela 7ª vez em 12 anos, entre os dias 20 e 30 de julho.  A cerimônia de abertura será na próxima quarta-feira (20), às 18h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.
O prefeito, Antonio Carlos e, o vice-prefeito, Antonio Carlos Junior, também participaram da reunião coordenada pelo secretário de Esportes, Luiz Carlos de Mello Cardim, e pelo diretor de Esportes, Leandro Domingos de Souza.
No encontro, foram debatidos assuntos relacionados à manutenção, transporte, alimentação, informática, telefonia, primeiros-socorros, trânsito, divulgação, segurança e locais de competições.
O secretário de Esportes, Luiz Carlos de Melo Cardim, agradeceu o envolvimento das outras secretarias municipais nas edições anteriores do evento. “As delegações avaliaram muito bem a nossa organização nos Jogos Regionais. Isso acontece por causa do comprometimento de vocês”, reconheceu.
Cerca de oito mil atletas de 37 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Alto Tietê e parte da Grande São Paulo (2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo) disputam competições de atletismo, atletismo ACD, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação ACD, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez, além das modalidades extras futevôlei, skate, futebol de mesa (futebol de botão), futebol americano, paraciclismo e gateball.
Caraguá recebeu o torneio nos anos de 2004, 2005, 2008, 2012, 2013 e 2014. Mais informações podem ser obtidas no site www.jogosregionais.caraguatatuba.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3885-2200.
Os 60º Jogos Regionais do Interior são uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Caraguá.

Prefeito de Caraguá recebe destaques do Campeonato Brasileiro de Karatê

Nessa quarta-feira (13), o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, recebeu no gabinete os atletasLuiz Felipe Andrade AguiarGabriel Passos da SilvaAna Beatriz Mangabeira Barboza e a professora Maria do Carmo, para parabenizá-los pela conquista das medalhas na Etapa Classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê. As competições e a seletiva ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de julho, em Porto Alegre (RS). Cerca de 1.200 atletas competiram por vagas na final do Brasileiro e na Seleção Brasileira da modalidade.
De acordo com Maria do Carmo, o resultado da competição foi um dos melhores que Caraguatatuba já conseguiu no esporte.
O Estado de São Paulo foi o campeão da etapa na classificação geral, com 408 medalhas (134 de ouro, 106 de prata e 168 de bronze). Santa Catarina ficou em 2º lugar, com 169 medalhas (50 de ouro, 43 de prata e 76 de bronze). O Rio Grande do Sul obteve o 3º lugar, com 74 medalhas (15 de ouro, 23 de prata e 36 de bronze). 
A Etapa Classificatória do Campeonato Brasileiro foi realizada pela Confederação Brasileira de Karatê, Federação Gaúcha de Karatê e Austral Sports, e contou com o apoio da IPA-Metodista, NET, Claro, H2O, Trevisan, Prefeitura de Porto Alegre, Sport Clube Internacional, Feci, Rede Master e Latam.

Chef Henrique Fogaça no 11º Caraguá a Gosto

Jurado do Programa MasterChef Brasil transmitido pela TV Band ministrará Aula Show em Caraguá
renomado Chef Henrique Fogaça, jurado do programa MasterChef Brasil, é uma das ilustres presenças que integram a programação do 11º Caraguá a Gosto, a ser realizado de 1º de agosto a 4 de setembro.
No dia 3 de agosto, a Aula Show será ministrada pelo chef na Praça da Cultura, às 19h e o público, previamente inscrito, concorrerá à degustação do prato preparado por ele.
Na sua vinda à Caraguá, a convite do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, o Chef gravará um programa de entretenimento regional, o Muito +, da TV Band.
A participação do Chef Henrique Fogaça deverá ser inspiração aos participantes deste delicioso evento gastronômico, que desafia os amantes da culinária e chefs de cozinha a um verdadeiro festival de sabores.
Os inscritos deverão apresentar na entrada o voucher enviado pela secretaria de Turismo e um documento oficial com foto. Quem não fez a inscrição poderá assistir, porém sem lugar reservado. Quem não recebeu o voucher, deve entrar em contato com a secretaria de Turismo pelo telefone (12)3897-7910
O Caraguá a Gosto contará também com o Jazz e Vinhos Festival, entre os dias 5, 6 e 7 de julho, e que reunirá convidados especiais, como Chico Oliveira e Banda, Serial Funkerss, Felipe Blues e diversas big bands, no Palco na Praça da Cultura, no Centro.
O Jazz e Vinhos Festival será composto de estandes de massas e vinhos, onde o público poderá saborear todas essas delícias ao ar livre, tudo em ritmo de jazz, e em um tributo a Glenn Miller.
O Chef - Um dos nomes mais respeitados do cenário gastronômico paulista na atualidade, Henrique Fogaça nasceu em Piracicaba, interior de São Paulo, e foi criado em Ribeirão Preto. Matriculou-se no curso de Chef Executivo da FMU e começou sua carreira vendendo lanches em uma kombi na Rua Augusta. 
Além de ser jurado no programa MasterChef Brasil, transmitido pela TV Band, Fogaça é sócio do restaurante Sal Gastronomia, considerado um dos melhores restaurantes da cidade de São Paulo. O Chef é sócio de mais dois bares e tem produtos com seu nome, como cervejas e um molho de Pimenta Chipotle e maracujá.  
É também apoiador de causas sociais, principalmente aquelas voltadas para o público infantil. Desde 2010, leciona aulas de culinária para crianças com Síndrome de Down no Projeto Chefs Especiais.

Crianças da Igreja Santa Edwiges visitam Batalhão da Polícia Militar

Nessa terça-feira (12/07/2016), os alunos da catequese da Igreja Santa Edwiges, da Paróquia São José Caraguatatuba, do bairro Jardim dos Sindicatos, visitaram o 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior/I (20º BPMI/I), localizado no bairro Sumaré, em Caraguá. Antes da sede da PM, as crianças conheceram a Secretaria Municipal de Urbanismo.
Os alunos estavam acompanhados do secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, e das professoras da Catequese. No 20º Batalhão, foram recebidos pela tenente Yolanda Sobral de Luna e  pelo capitão Marcelo Eliano Leite.
Durante o encontro, a tenente Yolanda, que trabalha há cerca de 20 anos na Polícia Militar, apresentou às crianças os diversos setores de funcionamento do quartel e destacou a importância do trabalho da Polícia Militar que zela, diariamente, pelo bem-estar da população e, trabalha, arduamente, para atender as necessidades de todos.
Liderada pelo cabo Magalhães, a Sala de Relações Públicas foi o primeiro setor apresentado aos visitantes. Em seguida, conheceram o Setor de Serviço de Dia. Yolanda explicou às crianças que neste setor podem ser solicitadas informações sobre a Polícia Militar.
Em seguida, foram para a Seção de Justiça e Disciplina (SJD), comandada pelo capitão Edilson. O setor é responsável por todos os processos que são encaminhados à Justiça e para a disciplina geral. Já na Sala de Audiência, tiveram a oportunidade de observar retratos de todos os ex-comandantes do 20ª BPMI/I.
Os alunos também conheceram o subcomandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior/I, Major PM César Fernandes, que coordena as ações policiais no Litoral Norte e a administração do quartel. “Agradeço a presença das crianças. As portas do batalhão estarão sempre abertas para que o jovem conheça as atividades do dia a dia da Polícia Militar”, disse.

Campeonato Municipal de Futsal de Caraguá está com inscrições abertas

A Secretaria de Esportes de Caraguatatuba abriu inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal das Séries Ouro, Prata e Bronze.  As fichas podem ser retiradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Departamento de Futebol da secretaria, no Jardim Britânia.
Os Congressos Técnicos das Séries Ouro e Prata serão no dia 10 de agosto, às 18h e às 19h30, respectivamente, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O sorteio dos grupos da Série Bronze ocorre no dia 12 de agosto, às 18h, no mesmo local.   As inscrições encerram nas datas dos Congressos Técnicos de cada série.  O endereço é Av. José Herculano, 50 – Jd. Britânia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2200.

Caraguatatuba apresenta culinária caiçara no Festival Revelando São Paulo

Entre os dias 6 e 10 de julho, Caraguá participou da 15ª edição do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba, realizado em São José dos Campos, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”. O evento reuniu gastronomia, artesanato, músicas, danças e costumes tradicionais da cultura paulista.
Nesta edição, Caraguá apresentou o prato “Caiçarola de Frutos do Mar”, desenvolvido e criado pelo chef de cozinha, Manoel Vicente da Silva, conhecido como Manú.
Para o chef, que participa do festival há oito anos, esta receita é uma homenagem aos caiçaras de Caraguá. “Amo cozinhar e me sinto realizado ao participar de eventos como este e poder ver o público saboreando meus pratos. O verdadeiro cozinheiro é aquele que se alimenta ao ver as pessoas se deliciando com as suas invenções”, afirma.
A Secretária de Educação de Caraguá, Marta Regina de Oliveira Braz, disse que participar deste evento, é poder admirar a cultura artística e gastronômica do Estado de São Paulo.
Durante os cinco dias, o público visitou stands de artesanato de peças em fibras naturais, cerâmica e bonecas de pano. No quesito musical, Caraguá foi representada pela Orquestra de Viola Caipira “Estrela de Ouro”; Cia. de Folia de Reis de Santo Antonio, do bairro Tinga; pela Fanfarra Municipal Comunidade Alaor (Famcal) e pelos bonecões gigantes.
Cerca de 100 municípios do estado, participaram desta edição do Revelando São Paulo. A proposta das atividades é resgatar a cultura de comunidades caipiras, caiçaras, piraquaras, tropeiras, quilombolas e indígenas.
Revelando São Paulo - O Programa Revelando São Paulo foi criado em 1996 pela Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Sempre voltado para a Cultura Tradicional do Estado de São Paulo (Patrimônio Imaterial) é um articulador e promotor de ações e políticas culturais em todo o Estado, envolvendo pesquisas, relações institucionais, contatos com as mais diversas comunidades, diálogos e parcerias com os dirigentes culturais dos municípios e instituições privadas de natureza cultural e/ou educacional.
No festival, participam mais de 300 grupos de cultura tradicional, como batuques, folias, jongos, congos, grupos folclóricos de comunidades de imigrantes, cururus, comunidades indígenas, trança fitas, bandas e fanfarras, irmandades religiosas, quilombolas, violeiros e orquestras de violas, ciganos, fandangos, além da rica culinária paulista e, também, seu rico artesanato, em mais de 180 estandes. Atualmente são promovidas quatro edições do Festival por ano: Entre Serras e Águas, em Atibaia; Vale do Ribeira, em Iguape; Vale do Paraíba, em São José dos Campos; e Capital, em São Paulo.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-5661.

Caraguá estuda flexibilização do calendário escolar para pagamento de férias dos professores municipais

Representantes dos professores municipais e da Prefeitura de Caraguatatuba debateram o pagamento do 1/3 Constitucional, relativo às férias dos docentes, na sexta-feira (8), na Secretaria de Administração. No encontro, foi proposto aos professores que tirassem metade das férias e do recesso nos meses de janeiro e julho, conforme o vencimento do período aquisitivo (data do aniversário de admissão do funcionário) de cada docente e o calendário escolar. O grupo se reuniu pela primeira vez na manhã da quarta-feira (6), no mesmo local.
Participaram da conversa, o secretário de Administração, Silvio Tavares de Andrade; a secretária de Educação, Marta Regina de Oliveira Braz; a secretária adjunta de Educação, Olímpia Arruda; a diretora da Divisão de Recursos Humanos, Gláucia Faria; as procuradoras jurídicas, Márcia Paiva de Medeiros (administrativa) e Maia Soares Bisan (trabalhista); a chefe do RH da Secretaria de Educação, Arlete Correa do Prado Magro; o presidente da Associação dos Servidores Municipais de Caraguatatuba (Asmuc), Mário Luiz da Silva; os professores Fábio Luiz dos Santos Coelho e Simone Paes; e a mãe de aluno, Miriam Cláudia Oliveira Pires Comochia.
Após a análise de cada caso, verificou-se que os professores com o vencimento do período aquisitivo até o dia 10 junho (data de fechamento da folha) receberam o 1/3 Constitucional em 30 de junho e tiraram férias neste mês de julho. Os demais professores não fizeram jus ao direito às férias por não terem completado o período aquisitivo das mesmas até a data mencionada (10/06) e estes, foram mantidos em recesso escolar.
Como proposta, para atender os professores no qual o período aquisitivo de férias será adquirido posteriormente, ou seja, até o dia 10 de dezembro, o pagamento do 1/3 Constitucional ocorrerá no dia 30 dezembro deste ano e gozarão férias em janeiro de 2017. A partir do próximo ano (2017), será alterado o calendário escolar para previsão de concessão de férias sempre em dois períodos (15/janeiro e 15/julho), e o período subsequente será o de recesso escolar.  O restante dos 15 dias de férias serão gozados nos meses de julho e janeiro, de acordo com o aniversário da data de admissão de cada servidor.   
A comissão ainda discutirá esta proposta com a categoria.  A rede municipal de ensino tem 1.180 professores atualmente.
Histórico
No período anterior a 2015, os professores recebiam de forma automática as férias, sem considerar os diversos afastamentos e faltas injustificadas, independente do período aquisitivo (data do aniversário de admissão do funcionário) ter sido adquirido e sem cumprir os critérios da Lei Complementar nº 25, de 25 de outubro de 2007, e das demais legislações pertinentes ao tema.   
O Artigo 61 Lei nº 2.065, de 18 de janeiro de 2013, que dispõe sobre Formas Regulamentadoras Funcionais e do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal e dá outras providências, prevê somente o direito a férias e recesso, mas não forma de concessão. 
Para os professores com direito às férias e de tirá-las em julho de 2016, o pagamento de 1/3 Constitucional e média de carga suplementar foi efetivado na folha de pagamento de junho de 2016.

19º Festival do Camarão de Caraguá começa nesta quarta-feira, 13

Tudo pronto para o tão aguardado Festival do Camarão de Caraguá. A 19ª edição do evento começa nesta quarta-feira (13/7), às 18h, na Praça da Cultura, no Centro.
A festa deste ano reúne 17 famílias de pescadores da comunidade pesqueira da Praia do Camaroeiro e uma do Porto Novo, selecionadas para oferecer ao público pratos à base de camarão e doces tradicionais.
De acordo com o presidente da Associação de Pescadores, Nilo Rolim, as expectativas são as melhores e como a pesca do camarão Sete Barbas, principalmente, está indo muito bem, os preços também estão favoráveis para o consumidor.  O quilo do camarão 7 Barbas será comercializado a R$12; sem cabeça R$20, e limpo R$25. Já o camarão branco, não tão farto este ano, será vendido a preços que variam de R$ 35 a R$ 40 o quilo.
A abertura oficial do festival será às 19h, com a apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes. Estão programados diversos shows musicais durante o evento e no domingo (17), as atrações começam às 10h, com a Corrida de Canoa Caiçara, em frente à Praça da Cultura. No mesmo dia, às 15h, o público poderá prestigiar o 5º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba, com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro.
Para participar do festival, todos os interessados passaram por um criterioso processo de seleção. “Foram realizadas comprovações de documentos, participações em atividades culturais e curso de boas práticas e manipulação de alimentos, tudo para garantir a qualidade e trazer autenticidade ao conceito do festival, que prima sempre pela valorização da Cultura Caiçara em Caraguatatuba”, contou o diretor cultural da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Adbailson Cuba.
De quinta-feira a domingo, além das apresentações musicais e culturais, o evento contará também com atrações como a tenda das Artes, exposição de artesanato identitário (local), a Casa Caiçara e da Farinha, com café de garapa e demonstração da produção da farinha de mandioca, cunhagem de canoa no tronco de Guapuruvú, tenda do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, entre outras atividades. 
O Festival do Camarão é uma realização do Governo Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Esportes e Recreação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Turismo, Serviços Públicos e a de Meio Ambiente, Agriculta e Pesca. Mais informações: (12) 3897-5661.
Programação do 19º Festival do Camarão
Dia 13/7 – Quarta: Das 18h às 24h l Abertura Oficial: 19h
De 14 a 17/7 – Quinta a Domingo: Das 10h às 24h
Programação Confirmada
Dia 13/7 – Quarta
19h – Banda Municipal Carlos Gomes
20h30 – Água Viva Coral
22h – Conexão Central (MPB)
Dia 14/7 – Quinta
19h – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba
19h30 – Grupo Fandango Caiçara
20h30 – Banda D2 (MPB)
22h – Banda Legend (MPB)
Dia 15/7 – Sexta
19h – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba
19h30 – Puxada de Rede e Samba de Roda com o Mestre Angolinha
20h30 – Sandro Bacellar (MPB)
22h – Grupo Coincidência (Samba)
Dia 16/7 – Sábado
13h – Julie Drummond (MPB)
14h – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba
19h – Grupo de Maracatu Odé da Mata
20h – Quadrilha Junina do CCTI – Estrela do Mar
20h30 – Bonecos Gigantes da Mantiqueira
22h - Guilherme Martinez 
22h15 – Os Cabra Zoró (Forró)
Dia 17/7 – Domingo
10h – Corrida de Canoa Caiçara
14h – Contação de Histórias com Nhá Rita e Leco Borba
15h – 5º Festival de Música Raiz de Caraguatatuba
18h – Forró de Três (Forró)
20h – Bichos da Costeira (Reggae)
21h30 – Zé Maria

Confira as vagas no PAT de Caraguá desta terça

Veja as vagas de emprego abertas no sistema Maisemprego, utilizado pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.
Atendente de bar, Cabeleireiro, Chapeiro, Esteticista, Manicure, Mecânico de automóvel, laminador de fibras de vidro, Nutricionista, Pintor de veículos (reparação), Instrutor de academia, Professor de física e Vendedor porta a porta.
As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.
Secretaria de Comunicação Social

Festival da Tainha comercializa em torno de 15 toneladas de peixe

O 13º Festival da Tainha realizado no Porto Novo, em Caraguá, no fim de semana, de 7 a 10 de julho, atraiu cerca de 15 mil pessoas, com as tradicionais e deliciosas receitas à base do peixe. Em porções, assada, recheada, espalmada, acompanhando arroz, pirão, fritas e saladas, custaram entre R$ 25 e R$ 60, para quatro pessoas. A tainha in natura foi comercializada por R$ 12 o quilo.
De acordo com o presidente da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), Stefano Mattiazzo Dolognini, o evento ocorreu perfeitamente, com diversas famílias de pescadores envolvidas, gerando trabalho e renda, fortalecendo o turismo local e oferecendo mais uma opção de lazer para moradores.
O Festival da Tainha contou com 12 barracas e envolveu nove famílias de pescadores do Porto Novo, Massaguaçu e Camaroeiro, e, ainda dois comerciantes de doces. Além da gastronomia e das atrações artísticas e musicais, o público pode curtir passeios de barco no Rio Juqueriquerê. Os passeios custaram R$ 10 para adultos e R$ 5 para crianças.
Para o secretário de Turismo, Andre Procópio, o Festival da Tainha é uma atividade auto-sustentável. “O evento compõe o lastro de um turismo sustentável da região, porque envolve a comunidade pesqueira, viabiliza o pescado, fortalece o setor gastronômico da cidade e, ainda, incentiva o turismo. O Festival da Tainha dá início à nossa programação gastronômica, que segue com o Festival do Camarão, de 13 a 17 de julho e o Caraguá a Gosto, de 1 de agosto a 4 de setembro”, concluiu.

Secretaria de Saúde de Caraguá presta contas à comunidade

Nesta sexta-feira (8/7/2016), a equipe da Secretaria de Saúde de Caraguá abordou as últimas conquistas da pasta de 2015 até julho deste ano para os representantes das Associações de Moradores de Bairros, Conselhos Municipais e Conselhos Gestores de Caraguá. O encontro foi no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação.
O secretário de Saúde, dr. Juan Lambert, apresentou à comunidade presente as últimas ações da Secretaria e falou sobre avanços promovidos pelo Governo Municipal nas áreas da Atenção Básica, na rede de especialidades médicas e no combate  à Dengue no município.
Principais conquistas:
Novas especialidades - Entre os principais avanços estão as novas especialidades médicas implantadas no município que, até meados de junho, já realizaram mais de três mil atendimentos. Destes, foram promovidas 193 consultas pela hematologia desde fevereiro; 1.579 pela otorrinolaringologia desde novembro de 2015; 1.247 pela reumatologia desde setembro do ano passado e 12 pela oncologia clínica desde maio.
Compra de 200 cirurgias de Catarata - Para reduzir o tempo de espera por cirurgias de catarata no Ambulatório Médico de Especialidade (AME) aos pacientes de Caraguá, o Governo Municipal comprou 200 cirurgias de catarata. Dentro deste projeto, já foram encaminhados, até meados de junho, 84 pacientes que já passaram por avaliação para serem encaminhados à cirurgia.
Samu de Caraguá ganha duas novas ambulâncias - Desde dezembro de 2015, o atendimento conta com o reforço de duas novas ambulâncias compradas pelo Governo Municipal de Caraguá. Estes veículos substituíram uma de suporte básico e outra de suporte avançado. No total, hoje a frota conta com quatro viaturas, três unidades básicas e uma avançada (UTI).  A equipe é composta por médicos socorristas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem em um total de 44 profissionais.
Redução de 99% nos casos de dengue de 2015 para 2016 – De acordo com a Secretaria de Saúde, houve uma redução de 99% no número de casos de 2015 para 2016. Até o dia 8 de julho, a cidade registrou 498 notificações da doença, destas, 60 casos foram confirmados e 438 negativos. Até esta data, a cidade seguiu por um mês sem nenhuma confirmação de caso positivo da doença.

Caraguá adquire novo nebulizador para reforçar ações contra Dengue - Um novo nebulizador veicular foi adquirido pelo Governo Municipal de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, no início deste ano. A ferramenta é utilizada quando há confirmação de casos da doença. Segundo a Secretaria, o equipamento, que custou, aproximadamente, R$ 70 mil, apóia os agentes que já usam 12 nebulizadores costais. 


Exército no combate à Dengue - Quinze soldados do Exército Brasileiro estiveram em Caraguá em março deste ano para acompanhar agentes de combate à Dengue em bloqueios mecânicos nos bairros do município. As ações foram concentradas no bairro Morro do Algodão, onde as equipes foram bem vindas por moradores que aprovaram a presença do exército em visitas casa a casa na última segunda.
             
    Secretaria de Comunicação Social

Caraguá promove capacitação sobre violência para servidores

Com o tema, “Diga não à violência”, os servidores das Secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Recreação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Desenvolvimento Social e Cidadania e Conselhos Municipais de Caraguá passaram por capacitação sobre violência nos dias 11 e 12 de julho, no auditório do Centro Universitário Módulo. O objetivo do encontro foi desenvolver em cada setor, habilidades ainda mais técnicas e humanizadas voltadas ao acolhimento, cuidado integral e proteção à pessoa em situação de violência.
O evento também teve como meta ampliar a capacidade destes profissionais nas fases de identificação, notificação e acompanhamento de casos suspeitos ou confirmados de violência.
A capacitação foi ministrada por profissionais do Núcleo Estadual de Violência e do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, que abordaram desde o preenchimento da ficha de investigação - com o objetivo de aumentar as notificações e melhorar a qualidade destas informações - até a importância do acolhimento qualificado e humanizado às vítimas.
De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguá, este encontro promoverá um fortalecimento das Políticas de Promoção à Saúde no município, mediante as ações de vigilância, prevenção e redução das violências. Por meio destas capacitações, busca-se trazer um novo olhar quanto a estas práticas aos profissionais envolvidos. 

Padre Mauro recebe título de Cidadão Caraguatatubense

A Câmara Municipal de Caraguatatuba, em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira, concedeu o Título de Cidadão Caraguatatubense ao Reverendíssimo Padre Mauro José Ramos, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Pároco na Paróquia São João Batista, Padre Mauro recebeu a honraria por meio do Decreto Legislativo 292, de 09 de março de 2016, de autoria do Vereador Julio Cezar Alves.
Nascido na cidade de Votuporanga, o novo Cidadão Caraguatatubense é filho de João José Ramos e de Maria Aparecida Santana Ramos. Cresceu e viveu no município de Cosmorama - SP até os quatro anos de idade, num vilarejo conhecido como Vila Nova.
Depois seus pais se mudaram para o município de Américo de Campos SP. Foi ai que Mauro cursou o primeiro grau numa escolinha de Fazenda chamada Escola Alto Alegrinho, que também servia como sala de catequese. Foi nessas salas que o pequeno Mauro aprendeu as primeiras noções sobre bíblia, sobre a igreja. Nesse ambiente se confessou com o padre Zezinho. Foi nessas salas abençoadas que a mesa da professora se transformava em altar e que se celebrou a missa que ele recebeu pela primeira vez a Hóstia Consagrada do Corpo do Senhor Jesus.
Quando Mauro terminou a quarta série do primeiro grau, não tinha mais escola na zona rural. Seus pais lhe perguntaram se ele levaria a sério os estudos caso investissem nele. O menino estava disposto a estudar. Então os pais investiram as economias que tinham numa moto CG 125, e mesmo com 11 anos, ensinaram o menino a pilotar moto e durante 3 anos e amargou nas estradas de terra rumo a cidade em busca do seu futuro. Um ano sozinho e dois com a irmãzinha de 7 anos na garupa. Ele estudou no Colégio Francisco Vila Horta, escondido da Polícia Rodoviária e protegido por Deus, por Maria Santíssima e pelo dono da única Auto Escola da cidade que escondia a moto pro padre Mauro poder estudar.
Com a crise do preço do café, os pais já não conseguiam mais trabalhar no campo, pois eram agropecuaristas, foi necessário se mudarem para a cidade com a família. Foram morar em Onda Verde SP (1990). Cidade que fica perto de São José do Rio Preto. Não foi fácil. A princípio moraram de favor na casa de parentes, até que a casa que possuíam tivesse condições de ser habitada. Nessa cidade, o garoto Mauro foi trabalhar no campo, pois era o que sabia fazer, mas continuou levando a sério seus estudos. Durante um ano fez um curso de datilografia, o curso começava as 8, terminava as 9 da manhã e depois tinha que ir pra a roça a pé por uns cinco quilômetros para não perder o emprego. Após concluir o colegial se aventurou na cidade grande, num curso de Técnico em Contabilidade na Faculdade de Direito Dom Pedro de São José do Rio Preto concluindo o curso em dois anos. Daí foi um pulo para começar a trabalhar na cidade numa loja de vendas de maquinas industriais para alta costura. Onde aprendeu um pouco de tudo, limpeza e montagem de peças, escritório, serviço de banco, serviço de vendas, atendimento ao cliente, etc.
Foi nesse período que veio forte a vocação de ser padre. A vontade de servir a Deus de maneira mais forte. Pois em Onda Verde, foi Catequista, Coordenador de um grupo de Jovens que se chamava Associação Amor ao Próximo, este grupo de jovens era um ecumênico, formado por jovens de várias religiões e tinha um único objetivo, Ajudar o Próximo, na época o feito maior do grupo foi construir uma casa para um morador de rua chamado Sr, Anísio. Mauro também era auxiliar do Padre Mario Cuomo, italiano e muito devoto dos sagrados corações de Jesus e Maria, Depois do trabalho acompanhava o padre bem idoso, nas visitas as famílias e aos doentes, sobretudo na zona rural.
Em 1995, foi fortemente tocado pelo apostolado do Padre Nino Carta, padre italiano, que fora reitor do seminário de Rio Preto e pároco da cidade de Onda Verde, que dentre os carisma, difundia o ideal do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich, um ideal de vida cristã baseado na Unidade, na Alegria de Vida e de abraçar a Cruz de Jesus Cristo no dia a dia. O padre Nino Carta, fora transferido para Caraguatatuba e em uma visita a Caraguá,  o jovem Mauro se sente interpelado pela Palavra de Deus, Isaías 43, “Não tenhas medo Israel, eu troco reinos por ti” Padre Mauro dá o seu sim definitivo a Deus... No dia 04 de Outubro de 1996, dia de São Francisco, sua família vem a Caraguatatuba entrega-lo aos cuidados do Divino Espírito Santo, na então paróquia Divino Espirito Santo onde ele fez experiência vocacional por dois anos. Nesse período Trabalhou como Secretário Paroquial da Divino Espírito Santo e Cursou o Primeiro ano de Filosofia no Seminário Santo Antônio de Taubaté, Diocese de Taubaté, subindo e descendo todas as noites com os estudantes que estudam em Taubaté.
Em 1997, entra no Seminário São José, Diocese de Santos e retoma o Curso de Filosofia do começo na Universidade Católica de Santos. Em 2000, inicia o curso de Teologia no Instituto Teológico São Paulo em São Paulo Capital, período esse em que sai a nomeação da Diocese de Caraguatatuba e Padre Mauro, como seminaristas juntamente com o Padre Alessandro Henrique Coelho, decidem pertencer a desafiadora e nova diocese que nascia.
Em 16 de julho de 2004, dia de Nossa Senhora do Carmo é ordenado Diácono e em 12 de dezembro do mesmo ano, dia de Nossa Senhora de Guadalupe é ordenado Padre, pelas mãos de Dom Frei Fernando Mason, primeiro bispo diocesano da diocese de Caraguatatuba, atualmente bispo de Piracicaba. Já como Diácono, padre Mauro é vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Boiçucanga, onde continua também como padre. Ainda como diácono, assume como Conselheiro Espiritual as Equipes de Nossa Senhora, do qual assume a função até os dias de hoje.
Em 2005, na vacância da transferência de Dom Fernando, assume como Administrador Diocesano padre Vilson Dias de Oliveira, atualmente Dom Vilson, bispo de Limeira, que na ocasião transfere Padre Mauro para Ubatuba, bairro do Ipiranguinha e o faz Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, período que assume até o ano de 2007. Nesse período também padre assume a Mauro assessoria da Animação Bíblico Catequética da Diocese que durará 10 anos sobre seus cuidados.
Em 2007, com a nomeação do segundo bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom Antônio Carlos Altieri, sdb, padre Mauro é nomeado Reitor do Seminário Maior São José de Anchieta (na época Beato Anchieta). Como Reitor do Seminário assume a Secretaria Missionária da Osib do Estado de São Paulo (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil). Nesse período assume também a assessoria da Pastoral Familiar. Em agosto de 2008, por ocasião das funções de Reitor do Seminário, a diocese o envia para uma Especialização em Formação na Colômbia, mais precisamente na capital Bogotá, no Itepal (Institulo Teológico Pastoral da América Latina do Centro Latino Americano e Caribenho – O CELAM). O curso serviu para formar, abrir horizontes, aprender a falar o espanhol e fazer amigos. Em 2009 é escolhido pelo Clero Diocesano de Caraguatatuba Representante da Pastoral Presbiteral, cargo que assumirá até o ano de 2013, e o fará membro da Comissão de Presbíteros do Estado de São até o ano de 2014.
Em 2011, padre Mauro José Ramos foi transferido para a Cidade de Caraguatatuba, Paróquia São João Batista, que compreende o bairro do Poiares, Tinga, Itaúna, Gaivotas e Fazenda Serramar. De 2011 até hoje podemos destacar o grande protagonismo deste padre missionário:
2011 - Criação da Celebração Querigmática Conhecida como Renovação das Promessas do Batismo, onde todo dia 24 de cada mês, por ocasião do dia do padroeiro São João Batista, cada fiel católico é convidado a renovar nas águas abençoadas o seu próprio batismo. Trata-se de uma celebração do Anúncio do nascimento, vida, paixão, morte e ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo e do Resgate de cada pessoa para a fé.
2011 – Resgate da Carreata de São Cristovão – Padre Mauro, animou os padres do Setor Caraguatatuba a retomarem o rito de fé que no dia 25 de Julho de cada ano, se faz a carreata em louvor ao padroeiro dos motoristas e viajantes. Sobretudo pelo resgate da imagem que fica na entrada da cidade recebendo os visitantes turistas do nosso litoral norte. Desde então, em todo Julho, tem acontecido a benção dos veículos na avenida da praia. Momento de conscientização e oração dos motoristas em atenção ao trânsito.
2012 – Padre Mauro propõe a sua Paróquia que não se venda álcool nas festas do Padroeiro São João Batista. O padre Mauro ficava incomodado com a cerveja que se vendia nas festas e com a luta das famílias que vinham procura-lo dizendo que não ajudariam na festa por causa dos filhos ou esposos alcoólatras. Isso, sem contar, as pastorais e grupos da Igreja que trabalham contra a dependência. A proposta do padre foi aceita por unanimidade e até hoje todos são felizes com essa decisão.
2012 – Padre Mauro promove um debate entre os candidatos à prefeitura de Caraguatatuba. Com a aprovação da Justiça Eleitoral e por sorteio prévio, cada candidato teve a oportunidade de expor suas ideias e debater com o povo suas propostas de governo. Na ocasião a oportunidade foi única e o evento aconteceu em cinco noites seguidas.
2013 – Padre Mauro, juntamente com a sua comunidade tem a ideia de promover a Semana Nacional da Família celebrada nas ruas de sua paróquia. São cinco dias muito intenso, onde as famílias da comunidades motivadas por um tema central e nacional, organizaram os dias da semana frente das casas de familiares da paróquia para partilharem a vida em torno da mesa da Eucaristia.
2014 – Padre Mauro é nomeado Coordenador Diocesano de Pastoral, ou seja, junto aos presbíteros e fiéis lideranças tem a responsabilidade de Coordenar os trabalhos pastorais de toda a diocese. Sendo assim, juntamente com o seu bispo e Conselho de presbíteros e da início ao Projeto Diocesano de Pastoral “Construindo Comunhão”, no qual tem a responsabilidade de coordenar e animar. O projeto já está em pleno funcionamento no seu segundo ano cujo tema deste ano é Batismo Fonte de Misericórdia e Comunhão.
2015 – Padre Mauro, se lança um pouco mais com a comunidade e juntos decidem fazer a Primeira Novena Missionária da Paróquia São João Batista. São 9 dias celebrados em lugares inusitados da paróquia; como Shopping Center da Cidade com a presença do bispo diocesano, estacionamento de grandes supermercados, Rodoviária, Praças Públicas, na Frente de Escolas, Praças Públicas onde ficam os pobres e embriagados, ruas movimentadas, creches, etc. A Novena Missionária foi um sucesso de público e de espiritualidade.
Dentre todo seu trabalho dentro do seu ministério de padre, também é importante ressaltar o dom que o padre Mauro possui para a poesia. Dom esse percebido na capacidade que tem para as suas homílias sempre muito apreciadas pelo povo e também pelos textos que sempre escreve em momentos especiais. O padre possui uma página nas redes sociais na qual por quatro anos consecutivos tem publicado diariamente frases de cunho poético, que tem ajudado a suscitar nas pessoas inspiração para uma vida nova. O padre tem participado de concursos de poesia e saraus no qual tem sido vencedor e demonstrado capacidade de oratória, composição e interpretação de suas próprias obras.
imprensa@camaracaragua.sp.gov.br
www.camaracaragua.sp.gov.br

Thiaguinho lembra brincadeira sobre a mulher na infância: 'Vou casar com a Mili'


Thiaguinho lembra brincadeira sobre a mulher, Fernanda Souza, na infância: 'Vou casar com a Mili'
Fernanda Souza vai estrear como apresentadora em outubro e as gravações para seu programa no Multishow estão a todo vapor. Depois de receber Neymar, a quem chamou de "cunhadinho", a atriz entrevistou o marido, Thiaguinho, na última segunda-feira (11). No descontraído bate-papo, o casal, junto há cinco anos, relembrou que a irmã do cantor era fã de Fernanda quando ela protagonizava a novela "Chiquititas", na pele de Mili.


"Ela (a irmã) só queria saber de Chiquititas, todo dia, toda hora 'essa Mili é legal, essa Mili não sei o quê', eu falei: 'eu vou casar com essa Mili aí, você vai ver'", contou Thiaguinho, que depois mudou a frase: "Eu vou pegar essa Mili". "Pegar? Ah, vida! Pegar é muito diferente de casar! Você tinha dito casar. Thiago, você não respeitou a Mili!", brincou a apresentadora, que comemorou 32 anos no último mês com a amiga Bruna Marquezine.
Fernanda usa bolsa de R$ 7 mil em passeio com o marido: No fim de junho, o casal curtiu um cineminha a dois, no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Para o passeio, Fernanda escolheu um look cheio de estilo. Com jeans destroyed, camisa jeans e blazer, a atriz apostou em bolsa da grife italiana Prada, vendida no site oficial da marca pelo equivalente a R$ 7 mil.
Fernanda e Thiaguinho ainda encontraram um fã ilustre durante o passeio no shopping: o ex-jogador Juninho Pernambucano, atual comentarista esportivo da Globo. Ao lado da mulher e uma das três filhas, ele pediu para tirar uma selfie com o pagodeiro.

Atriz de 'Liberdade' diz ter sofrido preconceito por falta de depilação


Nesta segunda-feira (11), a atriz Yasmin Gomlevsky, que atualmente vive a prostituta Vidinha em "Liberdade, liberdade", marcou presença na sessão para convidados de "O Musical Mamonas" no Rio de Janeiro.
Yasmin disse ter sofrido preconceito nas ruas por conta de sua caracterização na novela. Por ter ficado sete meses sem depilar para a trama de época, a atriz revelou ter sido vítima do que ela chama de "jovens caretas". No intervalo das gravações, Yasmin esteve com amigas na praia e, em algumas das vezes, ouviu comentários sobre seu “sovaco peludo”.
A atriz ainda continuou revelando bom humor para lidar com a situação: "Sofri preconceito. As pessoas têm muito problema com o que é diferente. Na praia, eu estava com uma amiga e fiquei com o braço erguido, sem me importar, afinal estava relaxando. Ai tinha um grupinho de jovens conservadores, grupo aliás que nunca vou entender na minha vida, mas enfim... Eles ficaram olhando e apontando pra mim. Um bando de jovens caretas, né? Quando eles passaram eu dei risada e levantei bem o braço apontando para o sovaco peludo. Passei a entender na pele o que era o preconceito", disse ela.

Mesmo após revolta de atores, Globo deve esticar 'Haja Coração'


undefined
A Globo decidiu que pelos bons índices de audiência apresentados até agora, a novela das sete “Haja Coração” deve ganhar mais tempo no ar.  A trama das sete de Daniel Ortiz, que tem índices comemorados na emissora, deve ser esticada.

A direção do canal chegou a cogitar estender “Haja Coração” em até 65 capítulos, levando a novela até janeiro de 2017, mas houve uma revolta por parte do elenco, pois quase todos têm compromissos.
Inicialmente prevista para terminar em 04 de novembro, “Haja Coração” deve ganhar uns poucos capítulos a mais. Conhecendo as estratégias da Globo, que não encerra suas novelas depois da metade de novembro, o folhetim das 19h deve terminar no dia 11, ganhando uma semana.

Novela 'Velho Chico': Tereza dá uma surra em Luzia. 'Vou lhe ensinar respeito'

A filha de Afrânio (Antonio Fagundes) é surpreendida pela dona de casa ao procurar Santo (Domingos Montagner) na cooperativa.
Tereza (Camila Pitanga) vai dar uma surra em Luzia (Lucy Alves), nos próximos capítulos da novela 'Velho Chico': 'Vou lhe ensinar um pouco de respeito, sua descompensada'Tereza (Camila Pitanga) vai dar uma surra em Luzia (Lucy Alves), nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". A dona de casa volta a apanhar da filha de Afrânio (Antonio Fagundes) quando a mãe de Miguel (Gabriel Leone) vai até a cooperativa para falar com Santo (Domingos Montagner). As cenas estão previstas para irem ao ar no dia 26 na trama das nove da TV Globo.
Já no local, Luzia surpreende Tereza e parte para cima dela, xingando-a. Mas a neta de Encarnação (Selma Egrei) tem um ataque de fúria, afirma não ter medo da rival e revida com tapas em cima de tapas. Quem adianta é o colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (11). No final da surra, chegam Miguel e Olívia (Giullia Buscacio), de quem não é meia-irmã, e a mulher de Santo é empurrada pela ex-namorada dele. Assustada, Luzia cai no choro enquanto Tereza é repreendida pelo filho já do lado de fora da cooperativa. A herdeira do Saruê chama a rival de maluca e diz que agora em diante a dona de casa vai pensar duas vezes antes de partir para cima dela.
"Cutruvia, desavergonhada! Tá fazendo o que, aqui, no escritório de meu marido? Posso sabê?", pergunta, aos gritos, Luzia ao se encontrar com Tereza sentada à espera do irmão de Bento (Irandhir Santos). "Calma, Luzia, eu posso explicar. Só vim aqui por causa da cooperativa", alega a mulher de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), para quem vai admitir nunca ter sido apaixonada. "Você veio se esfregá mais ele. Veio se roçá mais meu marido! Vá procurá um mato em bêra de estrada, que estradêra é o que você é", dispara a mãe de Olívia.
'Galinha sem dono!', insulta a dona de casa: Mas Luzia não engole as explicações da rival. Num bastô todas mentira que você contô a ele, não? Num bastô o filho que você arrumô pra prendê ele, sua ordinária! Você veio foi atentá minha família", aponta. Nesse momento, a filha de Afrânio diz que não vai ficar para ouvir absurdos e acaba empurrada pela dona de casa. "Num vai saí pra voltá depois quando eu num tivé aqui, não, sua rueira. Você só sai quando ganhá um corretivo, sua galinha sem dono! Mulhé presepêra! Eu vô lhe ensiná a respeitá meu marido!", esbraveja a mulher de Santo.
Ao pedir para a dona de casa tirar as mãos de cima dela, Tereza leva um tapa de Luzia, com quem Carlos vai fazer sexo. "Foi a última vez que você encostou um dedo em mim, sua maluca", retruca a neta de Encarnação, com o sangue quente. A partir daí, ela começa a surrar a mãe de Olívia: "Quem você pensa que eu sou? Eu vou lhe ensinar um pouco de respeito, sua descompensada". "Você nunca mais se atreva a encostar a mão em mim", finaliza empurrando Luzia para longe.