GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Mangueira 2017 - Versão CD Oficial - Completo

Grande Rio 2017: Samba Enredo Oficial.

Torneio Verão de Beach Soccer está com inscrições abertas em Caraguá

As fichas de inscrições do Torneio Verão de Beach Soccer 2017 podem ser retiradas na Secretaria de Esportes, no Jardim Britânia, em Caraguatatuba. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h.  As vagas são limitadas. 

As categorias Sub-13 (Ano base 2004) e Sub-15 (ano base 2002) contarão com apenas seis equipes em cada classe. 

A categoria Adulto Livre será disputada pelas 16 times que retirarem as fichas de inscrição. Os confrontos ocorrem no regime de eliminatórias simples (mata-mata). Adolescentes acima de 16 anos poderão competir entre os adultos com a apresentação da autorização dos pais ou responsável. 

O Congresso Técnico será na segunda-feira (16), às 18h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).  É obrigatória a presença de um representante de cada equipe inscrita. 

A Secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. O telefone é (12) 3885-2200.

Informações para a imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista

Caraguá dá início a “Operação Cidade Limpa”

A partir do dia 11 de janeiro (quarta-feira), a SESEP (Secretaria de Serviços Públicos) inicia a “Operação Cidade Limpa”, começando pela entrada da cidade. 

Serão realizados serviços de capina, roçada, varrição, pintura de guias entre outros. Simultaneamente, os trabalhos também serão iniciados em diversos pontos das regiões Centro, Sul, Norte e Oeste. “A Operação Cidade Limpa é um trabalho que começa no dia 11 de janeiro e só termina no dia 31 de dezembro de 2017, para ser retomado no primeiro dia de 2018,  disse o secretário da Sesep, Roberti Costa.

O novo secretário já esteve visitando diversos bairros da cidade, atendendo aos pedidos dos munícipes como a Dona Fabiana, da rua Tucano, no Jardim Gaivotas. “Ela se queixava de uma árvore caída sobre a calçada de sua rua. A árvore enorme estava no chão desde novembro do ano passado. Ela já nem acreditava mais que alguém pudesse resolver o problema. Estive lá pessoalmente com a equipe, que imediatamente retirou a árvore, abrindo o caminho e permitindo a iluminação durante a noite”, explica o secretário.

Para Roberti Costa, é importante manter sempre um canal aberto com a população, procurando atender as diversas demandas, mas, o mais importante é impor um ritmo de trabalho permanente para manter a cidade sempre limpa e agradável. “O desafio de estar à frente da Sesep é fazer de Caraguatatuba uma cidade referência em limpeza pública, incluindo nossas praias”.

Informações para a imprensa: (12) 3897-5650
Márcia de Paula (clamorena@hotmail.com)
Jornalista

Caraguatatuba segue com Disque Defesa Civil (199)

A Secretaria de Trânsito de Caraguatatuba informa que as emergências em casos de quedas de árvores, alagamentos, inundações, ataques de abelhas ou outras urgências afins devem ser registradas no Disque Defesa Civil (199). 

A pasta, agora também responsável pelo atendimento da Defesa Civil, segue com atendimento a ligações de outras urgências urbanas, além de vistorias e socorro em áreas de risco.

A Defesa Civil funciona de segunda à sexta-feira, na Rua José Benedito Farias, Nº 488, no bairro Ponte Seca e, semanalmente, das 7h às 19h atende diretamente ao número 3882-1055.

Jogos de Verão 2017 começam na próxima sexta-feira em Caraguatatuba

A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba preparou uma programação diversificada para moradores e turistas com competições de várias modalidades, lazer e exercícios. Tratam-se dos Jogos de Verão 2017, que serão realizados entre os dias 13 de janeiro e 28 de fevereiro (terça-feira de Carnaval) nas praias do Aruan, Indaiá, Centro e Martim de Sá. As atividades movimentam os locais de quinta a domingo, nos períodos da manhã, tarde e noite.
O cronograma inclui Concurso Garota e Garoto Verão, caminhada orientada, artes marciais, zumba, urbamix, atividades recreativas (cabo de guerra, queimada, chute a gol, etc.), vôlei de praia, beach soccer, futebol society, skate, beach tênis, street ball (basquete de rua), futevôlei, slackline, corrida de rua, Tai Chi Chuan.  
O secretário de Esportes, Wenceslau de Souza Neto, o Lelau, disse que os Jogos de Verão vão de encontro aos objetivos da secretaria. “Queremos integrar a comunidade com a prática de atividade física. Teremos o vôlei para pessoas acima dos 100 quilos, para incentivar a saída do sedentarismo.”
Mais informações pelo telefone (12) 3885-2200. A Secretaria de Esportes fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia.


Confira a Programação dos Jogos de Verão 2017 de Caraguatatuba

Janeiro e Fevereiro – De 13 de janeiro a 28 de fevereiro (de quinta a domingo)

Locais: Praias Martim de Sá e do Aruan
10h – Alongamento
11h – Dança: Urban Mix e Zumba
12h30 – Chute a Gol
13h30 às 14h30 – Pausa
14h30 – Chamamento
15h – Recreação
16h – Alongamento
16h30 – Dança: Zumba/Urban Mix/Ritmos
17h30 – Encerramento

Local: Praça Ton Ferreira – Centro
18h – Chamamento
18 – Recreação: vôlei, futevôlei, slackline, beach tennis, street ball (basquete de rua) e Skate.
18h30 – Recreação dirigida
19h30 – Alongamento
20h – Dança: Zumba/Urban Mix/Ritmos

Janeiro

Beach Tênis
Dia: 14 de janeiro
Horário: a partir das 9h
Local: Martim de Sá


Caiçara Street Workout  (Calestenia)  
Dia: 15 de janeiro  
Horário: a partir das 8h
Local: Martim de Sá


Beach Soccer  (Torneio Verão de Beach Soccer 2017)
Dias: 19, 20, 22, 26, 27, 28 e 29 de janeiro  
Horário: a partir das 17h
Local: Praia do Indaiá (campo de areia)

1ª Copa Caiçara Beneficente de Futebol Society
Dias: De 18 de janeiro a 3 de fevereiro
Horário: 22h
Local: Arena Caiçara – Aruan 

Concurso Garoto e Garota Verão
Dia: 21 de janeiro
Horário: a partir das 19h
Local: Martim de Sá


Fevereiro

Futevôlei
Dias: 4 e 5 de fevereiro  
Horário: a partir das 9h
Local: Martim de Sá

Vôlei de Praia
Dias: 11 e 12 de fevereiro  
Horário: a partir das 9h
Local: Martim de Sá

Corrida de Rua
Dias: 19 de fevereiro  
Horário: a partir das 8h
Local: Centro

Informações para a imprensa: (12) 3897-5650
Jornalista 

Prefeitura realiza estudo para aumentar número de caçambas de recolhimento de resíduos e entulhos

A Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) está fazendo um estudo para aumentar o número de caçambas para recolhimento de lixo e entulhos em toda a cidade.Também será verificado junto à Secretaria de Urbanismo, a possibilidade de instalar lixeiras maiores em todas as praias.

“O número de caçambas e lixeiras distribuídas pela cidade é pequeno, e se queremos que a população nos ajude a manter a cidade limpa, precisamos dar boas condições para isso. Já estamos analisando uma forma de espalhar mais caçambas pela cidade”, explica Roberti Costa.

Capina e Drenagem

Há dois dias os servidores da SESEP estão empenhados em deixar a região do Camaroeiro mais bonita. Estão sendo realizados serviços de roçada dos canteiros e da praça gramada que dá acesso à av. Jundiaí. “A última vez em que a praça foi limpa foi em novembro, mas durante o verão, com muitas chuvas, a grama cresce rapidamente e o serviço precisa ser feito com periodicidade. Ainda bem que a equipe está aqui”, comenta Janaína Freitas, moradora da região.

Já no bairro Sumaré, região central da cidade, trabalhadores da Sesep se empenham em melhorar o sistema de drenagem de águas pluviais na Rua Taubaté, entroncamento com a estrada Rio-Santos, nas proximidades do Forum. Até o final da tarde de hoje, a obra estará pronta.

Também no bairro Sumaré, na Rua José Rabelo da Cunha, uma equipe trabalha assentando blokrets para melhorar a drenagem. A equipe técnica da prefeitura, verificou que existem diversos pontos de empoçamento, que dificultam o trânsito de veículos e de pedestres, além de servirem como focos de dengue.

PAT de Caraguatatuba tem novas vagas

Seguem abaixo as vagas de emprego disponibilizadas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba. Todas estas vagas estão cadastradas no site da Prefeitura no Serviços ao Cidadão.
O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.

Monitor Artesão, Monitor tricô/crochê, Atendente de farmácia, Atendente de padaria, Auxiliar de enfermagem, Açougueiro, Cabista, Empregada  doméstica  nos serviços gerais, Farmacêutico, Funileiro de veículos, Instalador de som e acessórios de veículos, Mecânico de veículos automotores a diesel, Motorista de automóveis, Operador de caixa, Operador de telemarketing ativo e receptivo, Pintor de veículos, Pizzaiolo, Professor de dança, Professor de ensino fundamental , Professor de inglês, Promotor de vendas, Recepcionista secretária, Supervisor de vendas comercial e Vendedor de consórcio.
                                                                                                                              
As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT)  tem como objetivo promover oportunidades de emprego e inserção no mercado de trabalho e não oferece informações sobre vagas por telefone, detalhes sobre as vagas somente pessoalmente no local.
Serviço:

O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A distribuição de senhas de atendimento é feita diariamente até 16h30.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

Prefeito Aguilar Junior recebe representantes da Sabesp

Imagem inline 2

Nesta quarta-feira (11/01/2017), o prefeito Aguilar Junior recebeu no gabinete o superintende da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro e o gerente da Divisão Caraguatatuba, Pedro Fernando Ponce.

O objetivo do encontro foi ajustar parcerias entre a empresa e o Governo Municipal em busca de melhorias no saneamento básico.

Maria Cecília & Rodolfo e Pixote abrem festival Shows de Verão 2017 em Caraguatatuba

A dupla Maria Cecília & Rodolfo e o grupo Pixote se apresenta nos Shows de Verão 2017 nesta sexta-feira (13) e sábado (14), a partir das 23h, no Centro de Eventos do Litoral Norte, no Porto Novo, em Caraguatatuba. As atrações marcam o primeiro final de semana do festival, que trará até o fim de janeiro grandes nomes da Música Popular Brasileira nos palcos do Centro e do Porto Novo.

Imagem inline 2Na sexta (13), no Porto Novo, Maria Cecília & Rodolfo mostram as canções do álbum “Em Fases”, lançado em 2016, como “Depois da Briga” e os sucessos que consagraram à dupla, como “Você de Volta”, “A Fila Andou”, “Coisas Exotéricas”, “Quem Ama Cuida”, “Arrocha e Vem Comigo”, “Nunca Mais Me Deixe”, “Espalhe Amor”, “Todos os Dias”, “Deixa Eu Fazer Outra Vez” e “Se Você Quer Saber”.

O grupo Pixote canta seus “hits” no sábado (14), às 23h, no Porto Novo. Em 24 anos de estrada, a banda conquistou milhões de fãs com pagodes românticos, como “Brilho de Cristal”, “Proibido é Mais Gostoso”, “Sem Moderação Só Alegria”, “Beijo Doce”, “Frenesi”, “Mande Um Sinal, “Insegurança” e “Já é Madrugada”, além da nova música “Desculpa Perfeita”.
O secretário de Turismo, Cristian Oliveira de Souza, o “Cristian Bota”, disse que a programação musical terá atrações na Praça da Cultura (Centro) e na Praça de Eventos do Porto Novo. “A lista completas dos shows será divulgada na próxima semana. Os contratos estão em fase de finalização com a produção dos artistas”, explica.

Os Shows de Verão são uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo.

Os mestres de cerimônia

Maria Cecília e Rodolfo se conheceram em 2005 na faculdade de Zootecnia, em Campo Grande (MS). Por incentivo dos amigos, começaram a cantar juntos, mas foi só depois de dois anos, que resolveram montar uma dupla e a se apresentar em bares da cidade.  Foi em 2008, com o primeiro CD, gravado ao vivo em Campo Grande, que a dupla estourou. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e fez o Brasil cantar os versos de “Você de Volta”.

O Pixote foi formado em 1993 por um grupo de adolescentes que tocava por diversão numa praça de São Paulo, ainda com o nome de Revelação do Samba. No começo eram sete os componentes. 

Hoje, a banda conta com quatro componentes: Douglas Fernando Monteiro, o Dodô no vocal, Thiago Carvalho Santana, o Thiaguinho nos teclados, Agnaldo Nascimento Apolinário, o Tiola Chocolate no tantan e Eduardo Pereira Pacheco, o Dú no pandeiro.

Verão Band 2017
O Projeto “Verão Band 2017 – Você de Bem com a Vida” ocorre, entre os dias 13 de janeiro e 5 de fevereiro, das 10h às 16h, na Praia Martim de Sá. O projeto engloba uma série de atividades como ginástica, vôlei de praia, futevôlei, frescobol, recreação e distribuição de brindes. A ação da Band movimenta a Praia Martim de Sá de sexta a domingo.

Credenciamento de imprensa para o ‘Shows de Verão 2017’ em Caraguatatuba

Está aberto o credenciamento de imprensa aos profissionais que desejam entrevistar os artistas que se apresentarão no ‘Shows de Verão 2017’, que acontece na Praça da Cultura (Centro) e no Centro de Eventos do Porto Novo.
Os interessados devem enviar até sexta-feira (13), às 13h, impreterivelmente (para os shows que acontecem nos dias 13 e 14 de janeiro), um e-mail para comunicacao.caragua@gmail.com contendo os seguintes dados:

- Nome
- E-mail
- Nome do Veículo
- Função
Para os demais shows, o envio pode ser feito até segunda (16), às 13h.

IMPORTANTE: O credenciamento não dá direito ao profissional de levar família ou amigos.

 - Equipes de TV: Repórter, câmera e auxiliar técnico.
- Jornais impressos: Repórter e fotógrafo (o número pode ser de até quatro pessoas, caso haja revezamento da equipe durante os dias).
- Sites e blogs: Até 2 pessoas para a cobertura.

A retirada das credenciais será na sexta-feira (13) até às 17h, para os shows que acontecem neste final de semana (13 e 14), na Secretaria de Comunicação. Para os demais shows, a retirada pode ser feita até quarta (18), no mesmo período. O credenciamento dá direito à entrada no backstage de cada show. Entrevistas exclusivas ou coletivas geralmente serão realizadas com uma hora de antecedência, de acordo com a liberação da produção do artista.

A Secretaria de Comunicação NÃO FARÁ credenciamento de profissionais na hora do show, apenas receberá os veículos cadastrados com antecedência e que estejam com a credencial.

Imagem inline 1

nformações à imprensa: (12) 3897-5650
Hilton Learte (hiltonleartif@gmail.com)
Estagiários de Jornalismo

Caraguatatuba ganha ambulância para o SAMU do Governo Federal

A população de Caraguatatuba foi contemplada com uma nova ambulância para o SAMU doada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (10/1/2017). A doação foi oficializada em encontro dos novos prefeitos e gestores da Saúde com o ministro da Saúde, Ricardo Barros e o governador Geraldo Alckmin em São Paulo.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, presente ao evento como representante do prefeito Aguilar Junior, recebeu as chaves da ambulância das mãos do ministro da Saúde em cerimônia simbólica na Prefeitura de São Paulo.
Imagem inline 3“Esses recursos do Governo Federal nos proporcionam segurança para o funcionário e melhor qualidade no atendimento aos usuários. A nova gestão municipal será incansável na busca por novas parcerias para gerar mais humanização e eficiência nos procedimentos de urgências”, destacou Amauri.
Segundo o Ministério da Saúde, haverá renovação da frota do SAMU em todo o Estado de São Paulo com 81 novas ambulâncias. Nos próximos dias as cidades contempladas com as doações receberão orientações sobre a retirada das ambulâncias na cidade de Cajamar/SP. Ainda de acordo com o Governo Federal, todos os novos veículos deverão ser retirados até o dia 17 de fevereiro.

SAMU – O termo de doação das ambulâncias será publicado no Diário Oficial da União, discriminando os municípios contemplados e o prazo que os gestores terão para buscar os veículos. Caso esse tempo não seja cumprido, o Ministério da Saúde fica autorizado a fazer o remanejamento das ambulâncias para outras regiões que precisam renovar suas frotas.
O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do SAMU 192 o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.

Prefeito Aguilar Jr recebe visita do Presidente da Asmuc

O prefeito de Caraguá, Aguilar Junior, recebeu a visita do presidente da Associação dos Servidores Municipais (ASMUC), Mário Luiz da Silva, o Marinho.

Na pauta, assuntos relacionados aos servidores, entre eles, os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). Marinho informou que novidades serão anunciadas em breve e parabenizou pela primeira ação em prol da categoria, o retorno das faltas abonadas.

Prefeitura Municipal implanta atendimento 24 horas na UBS Massaguaçu

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, irá implantar na UBS Massaguaçu um Pronto Atendimento com plantão de 12 horas noturno. Para dar início aos trabalhos de vistoria no local, a equipe da secretaria iniciou nesta sexta-feira (13), a primeira etapa de visitas técnicas à unidade.

Estiveram presentes no local o secretário de Saúde, Amauri Toledo, a secretária adjunta, Derci de Fátima Andolfo, o diretor da Divisão de Assistência à Saúde, Gustavo Alexey Boher Lopes e equipe de apoio.

Atualmente, a unidade conta com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e realiza, diariamente, 40 atendimentos médicos, que geram um total de 960 consultas mensais.

Além destes acolhimentos médicos, enfermeiros da unidade realizam, em média, 32 atendimentos diários; que resultam em um total de 768 consultas.

Prefeitura instala stand de informações turísticas no Serramar Shopping

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Setur (Secretaria de Turismo) em parceria com o Serramar Shopping, abriu um Stand de Informação Turística próxima à segunda entrada da Praça de Alimentação.

Para dar as informações para os turistas estão duas funcionárias da Setur no stand, ali elas entregam também folders da secretaria, do Parque Estadual Serra do Mar e mapas da cidade.

Segundo Fernanda Galter, servidora municipal, eles atendem turistas de todos os lugares: “Eles perguntam principalmente sobre diferentes passeios, praias e cachoeiras”,completou.

O stand é uma extensão do atendimento ao público que a Secretaria de Turismo faz em sua sede na Av. da Praia, região central.

O balcão de informação fica aberto todos os dias das 12h às 22h, o Serramar Shopping fica na Av. José Herculano, 1086 - Pontal de Santa Marina, Caraguatatuba.

Transporte público de Caraguá opera com linhas e horários especiais no Festival de Verão 2017

A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Trânsito de Caraguatatuba, em conjunto com a Praiamar Transportes, informa que nos dias das atrações do festival Shows de Verão 2017, a partir das 21h, as linhas 106 (Jaraguá/Via Praias) e 104 (Pegorelli via Tarumãs) passarão na volta dos bairros pelo Centro de Eventos do Porto Novo.

Haverá linhas especiais que partem da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, em direção ao local dos shows, conforme a demanda. No novo Terminal Urbano do Sumaré, o número de coletivos também será reforçado durante o festival Shows de Verão, de acordo com o volume de passageiros. O terminal fica Av. Presidente Castelo Branco – Sumaré

Os usuários da Região Norte devem desembarcar no ponto de ônibus da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, na Avenida da Praia, e fazer a transferência para uma das linhas que levam até a Praça de Eventos do Porto Novo. Quem possui o cartão, pode utilizar o benefício de integração 90 minutos e pagar no segundo ônibus 50% do valor da passagem.

Após o término das atrações musicais, haverá ônibus diretamente do Porto Novo para os bairros do Tinga (100), Morro do Algodão (103), Rio Ouro (401) e Jaraguá/Direto (108) e Tabatinga Via Massaguaçu. 

A Secretaria de Trânsito estará de plantão até o encerramento dos shows para eventuais dúvidas, esclarecimentos e informações adicionais pelo telefone 0800-778-8080. 

Programação dos Shows de Verão 2017 – Praça de Eventos do Porto Novo

Horário: 23h e 22h aos domingos

13/01 – Maria Cecília & Rodolfo
14/01 – Pixote
15/01 – Léo Magalhães

20/01 – João Bosco & Vinícius
21/01 – Zé Felipe
22/01 – Pedro Paulo e Alex (PPA)

26/01 – Thiaguinho
27/01 – Aviões do Forró
28/01 – Eduardo Costa
29/01 – Felipe Araújo

Caraguá vai ganhar Sala do Empreendedor para abertura de empresas

O prefeito de Caraguá, Aguilar Júnior, acompanhado do secretário de Governo, Carlos Cogo, se reuniu nesta sexta-feira (13) com os representantes do Sebrae de São José dos Campos, Rodrigo Matos e Eduardo de Oliveira.

Na pauta, a apresentação de um novo projeto para a cidade. Segundo eles, a unidade será modernizada e deixará de ser PAE (Porto de Atendimento ao Empreendedor) e se transformará em “Sebrae Aqui”. Um dos objetivos desse processo é atrair o chamado MEI (Micro Empreendedor Individual), aquele pequeno empresário que lucra por ano até R$ 60 mil.

“Montamos um projeto diferenciado para Caraguá em relação as outras cidades do Vale e Litoral. A novidade em Caraguá será a Sala do Empreendedor, onde a pessoa poderá abrir sua empresa. Muitas vezes, o interessado não tem internet e no local um funcionário ajudará passo a passo a criação da empresa. Logo depois, ele já é encaminhado para cursos de capacitação”, disse Rodrigo Matos do Sebrae. 

A Prefeitura deverá disponibilizar um espaço para o funcionamento dos serviços. “Teríamos o ‘Sebrae Aqui’, Sala do Empreendedor e Banco do Povo todos próximos para que o micro empreendedor abra sua empresa, realize capacitações e, se quiser, busque financiamento para os negócios”, explicou o gerente.

Entre as capacitações previstas pelo Sebrae, em parceria com o Centro Paula Souza, estão: atendimento ao cliente, gestão financeira e gestão de marketing.

De acordo com o prefeito Aguilar Júnior, até o final de janeiro deverá ocorrer a assinatura do novo convênio e a previsão que o sistema esteja em funcionamento até abril.

Prefeitura realiza reunião para discutir acessibilidade no transporte público

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Secretaria de Trânsito e vereadores, reuniram-se na última terça-feira (10) com representantes  da Empresa de ônibus Praiamar, para discutir as questões de transporte público adaptado na cidade. 

Na reunião foram discutidas formas para melhorar a acessibilidade no transporte público, como por exemplo, palestras para os motoristas e também ações dentro dos ônibus: mini palestras aos usuários e cartazes nas janelas, para conscientizar a população. 

Pessoas com deficiência que utilizam o transporte público da cidade participaram da reunião contando relatos do dia a dia e dando sugestões de melhoria.

“É de extrema importância saber os pontos falhos no transporte público para juntos diagnosticarmos os problemas, e assim o poder público tomar as devidas providências,e poder melhorar a acessibilidade como um todo”, comentou Giovana Pacelli Capucho, secretaria da Sepedi,.

Prefeito revoga lei e torna optativo uso de faixas em táxis

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através do prefeito Aguilar Junior , se reunião nesta quinta-feira (12), com uma comissão de taxistas para discutir a obrigatoriedade do uso de faixas amarelas para identificação dos veículos. Ele anunciou que vai revogar o decreto que torna obrigatório a medida e deixar a identificação opcional, ou seja, a critério do taxista.

Foi discutida ainda a revisão sobre a transferência de alvará que era de três anos e que na última gestão passou a ser de 10 anos. A categoria entende que o ideal seria seguir o exemplo de São Paulo, onde o prazo de transferência é de dois anos e paga-se uma taxa à Prefeitura de R$ 1 mil.

Outro pedido feito pela comissão foi uma fiscalização sobre supostos serviços clandestinos de moto-táxi.

Segundo o prefeito, a parceria com a categoria será ampliada. A ideia do Governo Municipal é distribuir folhetos turísticos para os profissionais distribuírem aos seus clientes, além de melhorar o serviço do 0800 para o táxi noturno. Hoje a cidade conta com 61 táxis que prestam serviço para os moradores e turistas.