GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 12 de março de 2023

Prefeitura de São Sebastião reorganiza eventos esportivos previstos para março

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), decidiu que, em solidariedade às vítimas da tragédia a qual assolou o município e ocasionou a morte de 64 pessoas, os seis eventos que ocorreriam neste mês março foram cancelados.

Além disso, a decisão foi tomada em razão do apoio que as equipes da secretaria têm dado às forças de socorro e reconstrução da cidade, já que o município ainda se encontra em situação de calamidade pública devido aos estragos causados pelas chuvas.

Equipe de ciclismo de São Sebastião se prepara para temporada 2023

 A equipe de ciclismo de São Sebastião se prepara para as principais competições de 2023. Neste mês, a equipe já conquistou pódio no GP de Taubaté e na abertura do Ranking Paulista de Estrada, realizado no fim de semana.

São Sebastião foi representada pelos atletas Fernando Cunha, Lucas Gomes, Thiago Matias e Roberth Garcia. Fernando ficou com a quarta colocação na categoria Master A2 e Lucas em quinto lugar na categoria Master A1.

“Consideramos um bom resultado por conta da grande dificuldade do circuito, assim como o alto nível dos atletas rivais. O resultado foi muito importante, pois demonstra que estamos nos preparando bem e contamos com ótimos atletas na equipe. Esta última prova foi realizada pela Federação Paulista de Ciclismo, em Guarulhos, e iremos mais longe ainda para representar a nossa cidade”, disse o técnico da equipe, Tiago Cesar de Araújo.

Professores de São Sebastião discutem Pedagogia de Emergência

 A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião promoveu encontros virtuais nos dias 6 e 7 de março com os professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de fornecer informações sobre a metodologia da Pedagogia de Emergência.

O evento formativo ocorreu durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), sendo conduzido pelo presidente da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, Willian Baudakian, e medido pelo professor da rede Paulo Vicente. Ao todo, o encontro teve mais de 800

O objetivo foi apresentar aos docentes bases teóricas e propostas de trabalho pedagógico que possam ajudá-los a reconhecer e amenizar os traumas dos estudantes, causados pelo maior temporal registrado no Brasil, e assim colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

Empresários de São Sebastião recebem atendimento do Sebrae Móvel em diversos bairros

 O atendimento do Sebrae Móvel continua atendendo empresários de São Sebastião por meio da iniciativa SOS Empresa – ReConstruir, promovida com o objetivo de unir forças para ajudar e apoiar as micro e pequenas empresas afetadas pela tragédia das fortes chuvas.

Nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), a ação ocorre nos bairros Barra do Sahy, Juquehy, Cambury, Boiçucanga, Canto do Mar, das 9h às 17h. Na van, que funciona como escritório sobre rodas, além de informações sobre gestão, as pessoas terão orientação jurídica gratuita com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 136ª Subseção de São Sebastião.

Nova creche Creche do Pontal da Cruz entra em fase de conclusão da obra

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), deu início aos serviços finais para conclusão e entrega da nova Creche do Pontal da Cruz. Na unidade, as equipes executam os últimos ajustes de elétrica, hidráulica e revestimentos de pintura. A previsão é de que os trabalhos serão concluídos até agosto deste ano.

Segundo a Secretaria da Educação (SEDUC), as melhorias estão sendo realizadas tanto no interior do prédio quanto no ginásio poliesportivo, com o objetivo de garantir máximo conforto e funcionalidade nos ambientes de aprendizagem.

Prefeitura de São Sebastião intensifica serviços de limpeza geral na Vila Sahy e região

 Nos últimos 18 dias, após o desastre natural que atingiu São Sebastião, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) da Prefeitura, já removeram mais de 5 mil caminhões cheios de detritos e escombros que se acumularam nos bairros do município.

O ponto mais crítico, epicentro da forte tempestade foi a Vila Sahy, Barra do Sahy, Costa Sul, em que a Rua Maria Caetana foi deteriorada pelos deslizamentos de terra e quedas de árvores da Serra do Mar. Cerca de 50 veículos foram retirados do lamaçal. Segundo as equipes da SESEP, em uma semana, os serviços de limpeza geral serão concluídos e os carros retirados do local.

Coronel Porto chega a São Sebastião e assume Gerência de Apoio do Litoral Norte

 O Coronel André Marcelo Warol Porto Rodrigues chegou a São Sebastião nesta quinta-feira (9) para comandar a Gerência de Apoio do Litoral Norte, criada pelo governador Tarcísio de Freitas com objetivo de coordenar ações de auxílio às vítimas e reconstrução dos municípios afetados pelas fortes chuvas de 19 de fevereiro.

Ele foi recepcionado pelo prefeito Felipe Augusto e pelos integrantes do Gabinete de Gerenciamento de Crise composto por agências das esferas federal, estadual e municipal.

Felipe Augusto apresentou os trabalhos já realizados e em andamento, além de destacar a presença em tempo integral do coronel para acompanhar as demandas da cidade. “O governador Tarcísio esteve conosco na primeira semana da tragédia e sempre tem acompanhado e nos ajudado neste período. A sua presença é muito importante para a celeridade desse processo”.

A nova gerência será responsável por analisar os impactos das pessoas afetadas, gerenciar a relação com órgãos públicos e monitorar as ações relativas ao Plano de Reconstrução.

O coronel Porto recebeu das mãos do general Ferraz a incumbência de assumir o comando do Gabinete de Gerenciamento de Crise, onde os integrantes se reúnem diariamente, às 7h30 e as 17h para fazer uma avaliação dos trabalhos referentes a recuperação de São Sebastião após o temporal.

“Por tudo que vi aqui, São Sebastião já é um case de sucesso a nível nacional de como todas as forças de segurança se reuniram para o trabalho de atendimento às vitimas, busca por desaparecidos e agora na recuperação da cidade. Outros Estados vão se perguntar como vai fazer o mesmo em uma situação de crise como essa”, elogiou.

Navio da Marinha e parte da tropa do Exército deixam São Sebastião nesta sexta-feira

 Após 18 dias da tragédia que se abateu sobre São Sebastião, aos poucos a fase grave é superada. Prova disso é que o Navio-Aeródromo Multipropósito 'Atlântico' (NAM), que está ancorado em Juquehy, segue nesta sexta-feira (10) de volta para o Rio de Janeiro, onde é sua base. Com ele, também retornam cerca de 1 mil fuzileiros navais, médicos e aeronaves.

Quem também desmonta a base na cidade é o Exército que fica apenas com equipes que agora trabalham nas áreas dos dutos da Petrobras para a limpeza da lama que desbarrancou.

O comandante do Exército, general Rodrigo Ferraz Silva, da 12ª Brigada de Infantaria-Aeromóvel, que desde o início dos trabalhos, em 19 de fevereiro, esteve à frente do Gabinete de Gerenciamento de Crise, explicou que a desmobilização das frotas é comum quando a fase mais crítica é contornada.

Prefeitura de São Sebastião espera receber R$ 20 milhões dos governos federal e estadual para a calamidade

 A Prefeitura de São Sebastião estima receber mais de R$ 20 milhões em repasses provenientes de recursos dos governos federal e estadual, tanto os que já foram liberados quanto os que ainda aguardam liberação.

Esses recursos serão utilizados para auxiliar o município em suas ações de enfrentamento da calamidade pública resultante da tempestade que atingiu a cidade durante o Carnaval, causando deslizamentos de encostas, o fechamento da Rodovia Manoel Hipólito do Rêgo (SP-55), o desabamento de casas, enchentes e a morte de 64 pessoas.

Prefeitura de São Sebastião abre cadastro e cria banco de imóveis para auxílio aluguel

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), vai implantar no município o ‘Banco de Imóveis-Auxílio Aluguel’.

O intuito é sensibilizar e incentivar proprietários de imóveis desocupados ou mesmo casas de temporada, a alugar suas propriedades aos desabrigados das chuvas do dia 19 de fevereiro, mediante o 'auxílio aluguel’.

Este é o mesmo sistema implantado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, quando a cidade também passou por uma tragédia semelhante.

Prefeitura de São Sebastião fornece vale-transporte gratuito para vítimas de catástrofe

 A Prefeitura de São Sebastião vai fornecer vale-transporte gratuito para as vítimas dos alagamentos e deslizamentos ocorridos no último dia 19 de fevereiro. A medida passa a vale a partir do próximo dia 15 de março e faz parte do pacote de ações previstas para a reconstrução da cidade.

O benefício “Cartão SOU Reconstrução” é voltado aos moradores que já estão cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e que se encontram em situação de pobreza ou estrema pobreza conforme indicação do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

O Decreto 8.809/2023 foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (9) e também regova, a partir do dia 15 de março, o Decreto 8.778/2023 que instituía a suspensão da cobrança da tarifa pública no Serviço de Transporte Coletivo Urbano do Município de São Sebastião por conta da decretação de estado de calamidade pública.

Prefeitura trabalha para atendimento da comunidade e reconstrução econômica de São Sebastião

 Além de atender a comunidade atingida pelas fortes chuvas de 19 de fevereiro, a Prefeitura de São Sebastião tem atuado para que o município, aos poucos, vá retornando ao seu novo normal.

As equipes de diversas secretarias estão em várias frentes de atendimento pelos bairros mais atingidos, seja na limpeza, acompanhamento das famílias impactadas, vistorias das casas, apoio e voluntariado de agências como Sebrae, Poupatempo, Sabesp, EDP que levam seus serviços diretamente para as áreas que precisam de assistência.

Prefeitura de Caraguatatuba investirá mais R$ 50 milhões em obras contra enchente na cidade

 A Prefeitura de Caraguatatuba foi autorizada a contratar com a Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo) operações de crédito na ordem de R$ 50 milhões para obras contra enchentes de Norte a Sul do município.

Para buscar os recursos, foi necessária a aprovação de um projeto de lei complementar no Legislativo. A proposta recebeu voto favorável de todos os vereadores na sessão da última terça-feira (7/3) da Câmara.

Os recursos provenientes das operações de crédito autorizadas serão obrigatoriamente aplicados na execução das despesas previstas, com juro zero e incidência apenas de taxa SELIC.

Fundacc inicia Oficinas Culturais nesta segunda, 13

São mais de cinco mil vagas nas áreas de artes cênicas, arte circense, artesanato e artes plásticas, cine foto, cursos livres, dança, ecologia, folclore e música

As Oficinas Culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba retornam as suas atividades presenciais na próxima segunda-feira, 13/03 nos polos distribuídos de norte a sul do município.
O polo do Morro do Algodão inicia suas atividades no dia 15. Ainda há vagas para as atividades e as inscrições podem ser feitas nos locais.
Com 5.135 vagas oferecidas pela fundação cultural, as oficinas são nas áreas de artes cênicas, arte circense, artesanato e artes plásticas,cine foto, cursos livres, dança, ecologia, folclore e música. As aulas
ocorrem nos períodos da manhã, tarde e noite nos Centros Culturais do Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Morro do Algodão, Poiares,Ponte Seca, Sumaré, Olaria, Massaguaçu e na sede da Fundacc.

Eleições Gerais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião acontecem no dia 15 de março

 Na próxima quarta-feira (15), a partir das 15h, serão realizadas as Eleições Gerais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPC-SS) para escolha dos representantes titulares e suplentes da Sociedade Civil do mandato 2023/2024. A ação ocorrerá de forma presencial, no Teatro Municipal, localizado no Centro Histórico da cidade.

Serão eleitos candidatos em 11 segmentos culturais: Artes Visuais; Audiovisual; Artes Cênicas; Dança; Música; Literatura e Bibliotecas; Comunidade Negra; Cultura Tradicional; Cultura Popular; Artes e Culturas Urbanas; e Grupos de Gênero.

O candidato com a maior votação será escolhido como titular e o segundo mais votado como suplente, em cada segmento cultural.

Equipe de natação de São Sebastião compete na primeira etapa do Aloha Spirit 2023

 Atletas de natação apoiados pela Secretaria de Esportes (SEESP) da Prefeitura de São Sebastião irão participar da primeira etapa do Aloha Spirit 2023, realizado em Ilhabela, entre sexta-feira (10) e domingo (12).

O município estará representado na competição, considerada o maior evento de esportes aquáticos do mundo, pela Equipe Cardume, contando com a participação dos nadadores Waldir Lorenzeti, Denis Sarak, Felipe Sarak, Fernanda Veloso Zakka e Giulianno Lúcio. Este último atleta, será um dos premiados na cerimônia do ranking de campeões de 2022, que ocorre dentro da 1ª etapa deste ano.

“Estou cheio de expectativa para a primeira etapa do Aloha e feliz por poder receber a premiação do ranking do ano passado em ‘casa’. Muita gratidão a Prefeitura de São Sebastião e a Secretaria de Esportes. O meu agradecimento especial vai para Lenise Raplavschi que foi a grande responsável por eu ter conseguido nadar as quatro provas do Circuito Aloha 2022. Que venha 2023 com novos formatos de provas e disputas”, comentou Giulianno.

Neste ano, o festival contará com modalidades como Va’a, Stand Up Paddle, Natação em Águas Abertas, Surfski, Paddleboard, Waterman e Apneia. O evento une as modalidades e promove um encontro de cultura e amizade, reunindo competidores de diversas localidades.

Biblioteca Municipal de São Sebastião disponibiliza WhatsApp para dúvidas e informações sobre os serviços oferecidos

 A Biblioteca Municipal de São Sebastião “Álvaro Dória Orselli – Seu Alvinho” disponibiliza um novo meio de comunicação para os munícipes leitores tirarem dúvidas e obterem informações sobre os serviços oferecidos pela Biblioteca.

Agora é possível fazer renovações de empréstimo, sugestões e receber as divulgações das atividades realizadas no espaço, por meio do número de WhatsApp (12) 3892-5641.

O canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exclusivamente para mensagens. O atendimento também pode ser feito por meio do telefone fixo (12) 3892-5641 e pelo e-mail biblioteca@fundass.com.br.

A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Manoel Rufino, 15, no Centro Histórico.

Escolas municipais de São Sebastião realizam reuniões de planejamento e alinham estratégias educativas

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou reuniões de planejamento nas escolas municipais, nesta sexta-feira (10). O objetivo foi alinhar as equipes e elaborar estratégias de ensino para o bimestre retomado nesta semana.

As reuniões de planejamento são importantes para garantir a continuidade do aprendizado dos alunos e ajudar a minimizar os impactos causados pela int

Os encontros, previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e matriz curricular, incluíram discussões sobre a organização pedagógica de planos de ação para o desenvolvimento dos alunos, que recentemente passaram por situações traumáticas devido à tempestade.

Professores, supervisores e equipes gestoras das unidades escolares usufruíram deste momento para realizar a seleção de materiais didáticos e práticas pedagógicas, assim como tratar da organização do calendário escolar, compartilhando ideias e estabelecendo metas para facilitar o processo educativo nos próximos meses.

Equipes da Defesa Civil, SEDES e CDHU iniciam cadastramento em comunidades de Boiçucanga

 As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de São Sebastião (SEDES) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) iniciam, nesta sexta-feira (10), o cadastramento dos moradores de área de risco em comunidades de Boiçucanga, na Costa Sul do município. Também participam colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Os agentes da Defesa trabalham para fazer o laudo em relação às casas que já foram vistoriadas por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que engloba o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Geologia (IG) do governo do Estado.

Em cima desses laudos, a equipe da CDHU entra em campo para fazer a parte social que consiste na identificação do imóvel, número de ocupantes, condição socioeconômica da família, se tem crianças ou não, entre outras informações.

O grupo já passou pelo Itatinga, na região central, e Vila Sahy, na Costa Sul. Agora está em fase adiantada no Morro do Esquimó, em Juquehy, e entra em Boiçucanga, na Vila Tropicanga e comunidades adjacentes.

Animais expostos em feira de adoção de São Sebastião ganham um lar

 A tradicional Feira de Adoção de Cães e Gatos promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nesta quinta-feira (9), no Centro Histórico, resultou na adoção de quatro animais, entre eles, três cães machos filhotes e um gato.

O resultado é considerado positivo, mas duas cachorras, com cerca de três anos cada, voltaram às baias do CCZ, onde continuarão recebendo os cuidados da equipe enquanto aguardam um novo lar.

Outros dois cachorros e um gato foram adotados ontem na sede do CCZ, no bairro Jaraguá, totalizando sete animais em um dia.

O local continua com um grande número de cães e gatos aguardando um novo lar, incluindo vítimas das chuvas sem tutores, vítimas de maus-tratos e abandonos. A adoção desses animais é muito importante para que a equipe continue com o trabalho de acolhimento de animais em estado de vulnerabilidade.

Para adotar um cão ou gato, é necessário ter 18 anos ou mais e apresentar documento com foto e comprovante de residência.

As adoções acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Dario Leite Carrijo, 2.800 A, no bairro Jaraguá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3861-2555.

Prefeitura de São Sebastião orienta população sobre programas sociais

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), prossegue com atendimento humanitário às vítimas das chuvas, e de benefícios sociais aos usuários do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Segundo a secretaria, até o momento foram efetivados 152 recâmbios sociais – em que pessoas e famílias vítimas do desastre natural optaram por retornar às suas cidades de origem, com este auxílio social, garantido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os atendimentos ocorrem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Prefeitura de São Sebastião mantém força-tarefa de limpeza no Itatinga e região

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), mantém diariamente as ações de zeladoria urbana nos bairros da cidade.

Nesta semana, equipes da Regional Topolândia realizaram as ações de limpeza e roçagem nas ruas Tancredo Neves e Geralda Garcia de Santana, no bairro Itatinga, além

da Praça da Rua Amélia, Praça da Bíblia, Rua Benedito Mariano dos Santos e Avenida Professor Doutor José Machado Rosa, na Topolândia.

Houve também, serviços de desobstrução das galerias de águas pluviais da Rua Jaconias Caruso, travessas 90, 06 e Rosalina, além de manutenção asfáltica na Rua Sebastião Faustino da Silva, Avenida Professor Doutor José Machado Rosa, bairro Topolândia, Antônio Tenório dos Santos, e reparos na escadaria, bairro Itatinga, além de ações de limpeza geral e desobstrução do córrego Mãe Isabel, altura da Travessa Rosalina.

Governo do Estado apresenta dois terrenos na Baleia Verde para construção de casas às vítimas das chuvas

 O Governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial, de quinta-feira (9), decretos visando à desapropriação de duas áreas na região da Baleia Verde, na Costa Sul de São Sebastião. Esses locais, indicados pelo prefeito Felipe Augusto, somam 39,3 mil metros quadrados, sendo destinados à construção de moradias para famílias desabrigadas e desalojadas, vítimas das fortes chuvas de 19 de fevereiro.

O governo estadual já havia anunciado a desapropriação de outro terreno na Barra do Sahy, com 10.632,00 m², na Avenida Marginal, na altura do quilômetro 172 da Rodovia Doutor Manuel Hypólito Rêgo (SP-55). A Prefeitura também disponibilizou outros sete terrenos do município para a implantação do Programa Habitacional do Estado, ficando três em Maresias, dois em Barequeçaba e dois na Topolândia.

São Sebastião tem desempenho histórico na geração de empregos em 2022

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e de Planejamento (SEPLAN), comemora os resultados expressivos alcançados pelo município na geração de empregos em 2022.

Durante o período, foram geradas 2.269 vagas de emprego com carteira assinada, recorde histórico na cidade desde 2004, ano em que os registros começaram a ser disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Os números também são 55% superiores aos de 2021, quando foram geradas 1.459 vagas de emprego em São Sebastião.

Agências parceiras fazem mais de 6,4 mil atendimentos em São Sebastião com escritórios móveis

 Desde o fatídico dia 19 de fevereiro quando choveu o maior volume de água já registrado no País em 24 horas, São Sebastião tem recebido ajudas humanitárias e de agências de serviços públicos e bancários que trouxeram escritórios móveis para facilitar o atendimento da comunidade atingida.

Isso porque muita gente perdeu todos os seus documentos, ficou sem água, energia e nem consegue se deslocar para atendimentos básicos em bancos, por exemplo. Desta forma, logo após a tragédia até esta sexta-feira (10) foram registrados mais de 6,4 mil atendimentos em agências como Poupatempo, Sebrae, EDP, Sabesp, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Somente pelo Poupatempo, o governo do Estado emitiu 3,5 mil documentos, entre RGs e CNHs, na unidade móvel instalada na Vila do Sahy, na Costa Sul, bairro mais atingido pelas fortes chuvas do último feriado de Carnaval.

8 de março não é só dia de homenagens, mas também de enfrentamento ao machismo



ABI vai realizar 1.a Semana Nacional de Jornalismo

 
Para comemorar seus 115 anos de fundação, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realizará, de 27 a 31 deste mês, a 1ª Semana Nacional de Jornalismo ABI em parceria com a Faculdade de Comunicação Social/UERJ. A ideia é debater, com base em diferentes visões, o jornalismo contemporâneo no Brasil.

A Semana tem o objetivo de provocar uma ampla reflexão sobre o jornalismo a partir de temas que vão desde o ensino nas universidades até as plataformas digitais, passando pelo papel do repórter, pela ética no exercício da profissão, pela mídia independente, pela diversidade na mídia, pelo papel político da imprensa e pela imagem do país na imprensa internacional.