GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Quadrilha é acusada de desviar milhões da saúde pública no RJ Materiais hospitalares, que deveriam ser destinados aos pacientes, eram desviados‏


O que um estábulo tem a ver com um hospital público? Para o Ministério Público, tem tudo a ver. O Fantástico mostra como agia uma quadrilha acusada de roubar milhões de reais da saúde. Até materiais hospitalares, que deveriam ser destinados aos pacientes, eram desviados para uso em cavalos de raça. Veja agora a vida de bacana de quem estava por trás desse esquema.

​                                             ​
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/12/quadrilha-e-acusada-de-desviar-milhoes-da-saude-publica-no-rj.html

Auracy Mansano recebe título de cidadão caraguatatubense

A Câmara Municipal de Caraguatatuba, em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira, concedeu a Auracy Mansano Filho, atual secretário municipal de meio ambiente, agricultura e pesca, o título de cidadão caraguatatubense.
A homenagem se deu por meio do decreto legislativo 281/2015, de autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho, pelos relevantes serviços prestados ao município de Caraguatatuba.
O Vereador Aurimar Mansano, irmão do homenageado, presidiu a solenidade, que contou com a presença de Parlamentares, do Vice-Prefeito, Antonio Carlos da Silva Junior; familiares; amigos e colegas de trabalho. A filha de Auracy, Giovana Aznar Mansano, que não pode estar presente, acompanhou e participou da cerimônia pela internet, em um computador instalado no plenário.
Nascido em São Paulo, em 28 de junho de 1965, o novo cidadão caraguatatubense, filho de Auracy Mansano e Maria Elma Mansano, veio para Caraguá aos 13 anos de idade. Estudou na escola Thomaz Ribeiro de Lima onde se formou. Aos 17 anos entrou na Fundação Vale Paraibano de Ensino, onde fez seis anos de engenharia civil. No ano de 1989 conheceu a também engenheira Suzana Aznar, com quem se casou e tem uma filha.
Iniciou sua carreira em Caraguatatuba como engenheiro civil, projetando e construindo várias edificações em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Em 1989, lecionou aulas de matemática para as sétima e oitava séries, na escola Comendador Mario Trombini.
Sua experiência deve ao seu trabalho em diversas empresas, construtoras e Prefeitura Municipal. Preocupado em compartilhar conhecimento e se manter atualizado, lecionou no curso de Gestão Ambiental, no Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba. Prestou serviços para a Petrobras, na Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba – UTGCA. Por aproximadamente três anos foi o responsável por projetos na área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS).
Com sua vasta experiência em questões ambientais e no desenvolvimento sustentável e ordenado do município, atuou na gestão pública. Em 1997, foi secretario municipal de urbanismo, onde, junto com o prefeito Antonio Carlos, ampliou a gama de serviços e anexou o Meio Ambiente como responsabilidade desta secretaria. O prefeito concordou imediatamente e transformou a Secretaria Municipal de Urbanismo em Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.
No ano de 2000, veio a necessidade de cuidar da demanda da Agricultura e Pesca no município, e em 2002 foi criada oficialmente a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, na qual o Engenheiro Auracy foi convidado a assumir. Na mesma época foi criado o Conselho Municipal de Meio Ambiente, onde foi gestor da pasta de 2002 a 2008. De 2009 a 2011, Auracy teve a oportunidade de trabalhar para a empresa Energia Petrobrás. Em meados de 2011, voltou para a prefeitura de Caraguatatuba, novamente como secretario de urbanismo. Em 2013, assumiu a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, onde atua como secretário até os dias de hoje.
É reconhecido e respeitado nas comunidades de pesca e agricultura familiar, além de ambientalistas da região. Foi um dos fundadores do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e do Gerenciamento Costeiro.
Assessor de Imprensa

Mulheres do interior paulista viajam 565 km para conhecer o mar‏

Poderia ser apenas um final de semana comum e sem novidades para um grupo formado por aproximadamente 50 mulheres do município de Ribeirão Corrente, no interior de São Paulo. Mas não foi. Isso porque grande parte da turma veio conhecer o mar e escolheu a praia Martim de Sá, em Caraguá, para o primeiro contato.
Amanda Cristina da Silva, 20 anos, é vendedora e uma das beneficiadas do projeto “Mulheres Rumo ao Litoral”. “O mar ao mesmo tempo que é lindo, me deu um pouco de medo. Estou adorando a estadia na praia, já fizemos compras de Natal em um shopping e vamos contar só coisas boas quando voltarmos para nossa cidade. Estou me sentindo de férias”, disse.
Além de passar o dia na praia, a agenda destas mulheres está cheia até domingo (13), dia que retornam para Ribeirão Corrente. Hoje à noite elas assistem o espetáculo “O Mágico de Ôvonók”, no Teatro Mario Covas. Amanhã (12), retornam para a Martim de Sá e, depois, participam de uma festa de confraternização dos aniversariantes do mês.
E quem já viu o mar pela primeira vez garante que retorna renovada e com tranquilidade para continuar trabalhando. Esta é a opinião da ajudante de limpeza, Geovana Aparecida Alves, 54 anos. Ela, que conheceu Caraguá em 2014, também por meio do projeto, disse que sempre fica impressionada com a beleza do mar. “É a segunda vez que consigo vir para a praia. Fiquei esperando o ano inteiro para saber se ia conseguir, estava muito ansiosa”, disse.
MULHERES RUMO AO LITORAL – As participantes são selecionadas por critérios estabelecidos pela Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Corrente. Foram beneficiadas, por exemplo, mulheres dos programas Renda Cidadã e Bolsa Família, além de trabalhadoras rurais, donas de casa, vendedoras etc.
A vereadora do município e primeira-dama, Ana Lobo Montanher, que acompanha o grupo em Caraguá, disse que o projeto existe há três anos. “Além da oportunidade de conhecer o mar, as mulheres sentem-se mais livres quando estão no litoral, esquecem os problemas e melhoram a autoestima”, explicou.
Durante a estadia das participantes, o projeto Mulheres Rumo ao Litoral contou com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Secretaria de Comunicação Social

SAMU DE CARAGUÁ GANHARÁ DUAS AMBULÂNCIAS NOVAS NO ANIVERSÁRIO DE CINCO ANOS

Desde sua inauguração, em 22 de novembro de 2010, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguá já atendeu a mais de 82 mil urgências no município. Somente em 2015, foram 13.561 ocorrências, que equivalem a 36% das urgências ocorridas em todo o Litoral Norte durante o ano.

Em dezembro, o atendimento terá reforço de duas novas ambulâncias, compradas pelo Governo Municipal de Caraguá, que irão substituir uma de suporte básico e outra de suporte avançado. No total, hoje a frota conta com quatro viaturas, três unidades básicas e uma avançada (UTI).  A equipe é composta por médicos socorristas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem em um total de 44 profissionais.

O coordenador do serviço, o médico Arthur Maranha, afirma que a satisfação da população com os serviços é cada vez maior. “Em 2013, por exemplo, registramos 14 mil ocorrências em Caraguá e apenas seis reclamações; em 2014, foram 15 mil atendimentos e três reclamações. Já em 2015, não tivemos o registro de nenhuma queixa”, ressalta.
Melhorias - Maranha afirma ainda que, em busca de melhorias no atendimento à população, muito já foi feito neste período. As equipes passam por treinamentos constantes junto ao Ministério da Saúde e ao Núcleo de Educação Continuada; além da aquisição de novos equipamentos e ampliação da Rede de Urgência e Emergência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Caraguá e a nova UPA em fase de construção na zona sul da cidade.
Ele destaca ainda que um dos grandes problemas que o serviço enfrenta na cidade são os trotes realizados pelos usuários. “Isto é perigoso porque no intervalo deste deslocamento, alguém pode falecer por atraso na chegada da ambulância por questões de segundos”, afirma o coordenador.
Temporada – Entre os dias 30 e 31/12/2015 e de 01 a 03/01/2016 e no carnaval, de 05 a 09/02/2016, o Samu de Caraguá contará com o reforço de mais uma viatura e uma equipe de suporte básico de vida, devido ao maior fluxo de turistas na cidade.
                                              Secretaria de Comunicação Social

PAT DE CARAGUÁ ANUNCIA VAGAS

Veja as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.
Ajudante de cozinha, Atendente balconista, Auxiliar de depósito, Auxiliar de escrituração fiscal, Auxiliar de manutenção predial, Auxiliar de pessoal, Açougueiro, Balconista de açougue, Balconista de lanchonete, Churrasqueiro, Cilindrista de borracha, Corretor de imóveis, Cozinheiro de restaurante, Eletricista de instalações de veículos automotores, Eletrotécnico, Empregada doméstica, Faxineira, Fiscal de ônibus, Garçom, Gerente de frota, Instalador de painéis, Lavador de veículos, Mecânico de auto em geral, Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, Operador de caixa, Prensista de borracha, Promotor de vendas, Repositor de mercadorias, Serrador de mármore e Serralheiro de metal.
As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.


Secretaria de Comunicação Social

CORRIDA DO DIA DO ESPORTISTA ENCERRA CIRCUITO EM CARAGUÁ

Neste sábado (12), às 20h, o Centro de Eventos do Litoral Norte, na praia do Porto Novo, será o local de largada e chegada da última corrida de rua de 2015 de Caraguá. Ao todo, 1.092 atletas se inscreveram para o Adrena Run Dia do Esportista/Desafio Pitiko Confecção.
prova noturna terá percursos de 12 Km e 6 Km de distância entre as orlas do Porto Novo e Indaiá. Os kits serão entregues hoje (11), das 16h às 20h, na Pitiko Confecções, e no sábado (12), das 13h às 18h, na Nice Calçados. Não haverá entrega de kits no local da prova. 
Os atletas disputam as categorias 16 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e acima de 60 anos. O percurso da corrida é formado por trechos de asfalto, terra batida, subidas e descidas. A garotada compete nas categorias 2 a 4 anos, 5 a 7 anos, 8 a 10 anos e de 11 a 13 anos, com trajetos de 50m, 100m, 300m e 500m, respectivamente.  O trajeto da caminhada é composto por 3 Km de distância.
Corrida Adrena Run Dia do Esportista/Desafio Pitiko Confecção integra a 6ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de Caraguatatuba, formado pelas provas do Dia Internacional da Mulher, Aniversário da Cidade, Morro de Santo Antonio, Dia da Independência e Dia das Crianças/Nossa Senhora Aparecida.
 Programação
Dia 12 de dezembro (sábado)
16h às 19h – Guarda-volume e montagem das tendas
19h – Largada Adrena Run kids  
19h45 – Aquecimento
20h  Largada das provas de 12 Km e 6 Km
21h45  Premiação
23h – Encerramento     
Local: Avenida Seis – Porto Novo (próximo ao Centro de Eventos do Litoral Norte)  #CircuitoAdrenaRun

*Programação sujeita a alterações



Secretaria de Comunicação Social

DIA DAS ARTES MARCIAIS PROMOVE INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

Uma data dedicada aos fundamentos e filosofias de lutas. Esse é o objetivo do Dia das Artes Marciais neste domingo (13), das 9h às 20h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia, em Caraguá.

O público poderá vivenciar e aprender com os mestres da Secretaria de Esportes as técnicas de kung fu, karatê Shotokan, taekwondo, Krav Magá (luta marcial israelense), boxe, karatê Toeikan (de contato), hapkido, judô e jiu jitsu.

O evento é gratuito e aberto ao público. O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. O telefone é o (12) 3885-2200.

PROGRAMAÇÃO

Domingo (13)
9h às 10h – Abertura e Tai Chi Chuan
10h às 11h – Kung Fu
11h às 12h – Karatê Shotokan
12 às 13h – Taekwondo
13h às 14h – krav Magá (luta marcial israelense)
14h às 15h – Boxe
15h às 16h – Karatê Toeikan (de contato)
16h às 17h – Karatê Shotokan
17h às 18h – Hapkido
18h às 19h – Judô
19h às 20h – Jiu Jitsu

EDUCADORES FINALIZAM ANO LETIVO COM DANÇA, TEATRO, EXPOSIÇÃO E PALESTRAS

Educação é prioridade no Governo Municipal de Caraguatatuba. Investimento em novas escolas, reformas das unidades já existentes, projetos esportivos e culturais, ampliação da Escola em Tempo Integral e a formação continuada dos educadores foram algumas das ações de 2015.
Nesta semana, o encerramento do ano letivo contou com uma confraternização que reuniu os Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs), professores, supervisoras e a equipe do Apoio Pedagógico, no Teatro Mario Covas.
Durante as atividades, um grupo de ADIs se encontrou para uma vivência de dança circular, na área externa do Teatro, enquanto outra turma foi percorrer a exposição dos principais trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano, no saguão do espaço. Depois, houve troca de atividades entre os grupos. Em seguida, assistiram ao espetáculo teatral Dona Baratinha, encenado pelo grupo da Fundacc.
O ADI, Luiz Fernando da Silva, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo), disse que o encontro foi excelente. “Pude ver o trabalho de outras escolas e ter contato com colegas que não conhecia. Foi muito divertido também a dança circular e a peça”, avaliou.
BATE PAPO – A Secretária de Educação, Roseli Morilla, recebeu professores para uma conversa com a doutora em Educação, Emília Cipriano, que implementou trabalho de formação continuada junto aos coordenadores pedagógicos, Supervisão e equipe do Apoio Pedagógico neste ano.
Atual secretária adjunta de Educação da Prefeitura de São Paulo, Emília Cipriano contou experiências vividas em mais de 30 anos como professora e disse que em um cenário onde os valores éticos, morais e sociais estão se deteriorando, a sala de aula é a saída para a mudança. “Caraguá tem a missão de educar com responsabilidade e qualidade para humanizar e transformar a realidade”, disse.
Educação Infantil – Os professores de Educação Infantil se encontraram com duas grandes especialistas, de renome nacional – as professoras doutoras Vera Melis e Elvira Souza Lima.
Pós Doutorada em Formação de professores e Etnografia Urbana, Vera Melis desenvolveu formação continuada, com foco no Protagonismo Infantil, em encontros mensais, voltada aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.
“A base da Educação Infantil está no brincar, no movimento, no conhecimento de si e do outro, na valorização da relação interpessoal e na organização do ambiente. Assim, devemos estruturar o trabalho com as crianças para o próximo ano”, afirmou Vera.
Logo depois, foi a vez da psicóloga e antropóloga, Elvira Souza Lima, afirmar que, mesmo em um mundo onde a tecnologia impera, nada substitui as relações interpessoais.  Ela reforçou a importância das brincadeiras, principalmente dos 0 aos 7 anos, para o desenvolvimento do córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões, raciocínio lógico, expressão da personalidade e modulação de comportamento social.

OPERAÇÃO VERÃO REFORÇA SEGURANÇA EM CARAGUÁ

Com previsão de receber aproximadamente 1 milhão de visitantes, entre turistas e veranistas, Caraguá se prepara para a estação mais quente do ano, com reforço no policiamento a partir do dia 18 de dezembro.
A Operação Verão contará com 273 policiais militares. Deste número, estão inclusos 30 homens do Comando de Policiamento de Trânsito e 20 policiais rodoviários, que farão o patrulhamento nas principais vias. O total aproximado de PM’s, entre a semana do Natal e o Carnaval, chega a 350 policiais, incluindo o efetivo fixo do 20º Batalhão da Polícia Militar.
Além deste reforço, haverá cerca de 30 policiais militares do efetivo da Atividade Delegada e nove policiais ambientais. Eles atuarão em toda a cidade na prevenção de delitos, fiscalização do comércio, fiscalização ao meio ambiente, fiscalização de posturas e perturbação do sossego.
DE OLHO NO TRÂNSITO – Tecnologia é fundamental para o aprimoramento das ações de combate às irregularidades cometidas no trânsito. Em Caraguá, há quatro radares fixos inteligentes que monitoram, além da velocidade, os veículos furtados, que estão com licenciamento atrasado, entre outras funções. Além desses aparelhos, um radar móvel será utilizado em toda a cidade durante o Verão.
A fiscalização ganha também o auxílio dos etilômetros (bafômetros). As blitz no trânsito terão foco na busca de porte de arma de fogo, entorpecentes, identificação de pessoas procuradas, Carteira Nacional de Habilitação vencida, suspensa, cassada, licenciamento vencido, condições de segurança do veículo e equipamentos obrigatórios.
Com 32 Agentes de Trânsito em Caraguatatuba, durante o Verão as escalas de horários dos funcionários será diferenciada para atender a grande demanda nesta época do ano. A previsão é de que o efetivo de 20 agentes fiscalizem diariamente as ruas, operando em horários diferenciados.
SOM ALTO NA MIRA DA FISCALIZAÇÃO – O combate ao som alto neste Verão também será intensificado na ação conjunta entre a Prefeitura de Caraguá e a Polícia Militar. Serão utilizados seis decibelímetros para medir o som nos carros, que não poderão passar dos 45 decibéis. Os veículos que ultrapassarem este limite serão apreendidos e o proprietário autuado.
Em caso de perturbação no sossego público nas residências, a Polícia Militar e a Secretaria de Urbanismo vão autuar os proprietários dos imóveis. As multas serão enviadas ao dono da casa, pelo endereço de cadastro do IPTU.

Secretaria de Comunicação Social

CARAGUÁ INVESTE NA MÚSICA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Maior disciplina e melhor desempenho na sala de aula. Esses são os resultados positivos que os alunos da Banda Marcial de Caraguá já demonstram em pouco tempo de convivência. Outra conquista importante e recente foi o primeiro lugar geral, na categoria Juvenil (até 21 anos), no Concurso de Bandas e Fanfarras de Franco da Rocha (SP).
O grupo é formado por 112 alunos da EMEF Prof Euclydes Ferreira (Perequê Mirim) e EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), regida pelo instrutor Daniel Maciel.
Em Franco da Rocha, no último domingo (6), a Banda alcançou o 1º lugar nos quesitos Corpo Coreográfico e Mór (comandante da Banda); e 2º lugares, em Baliza e Corpo Musical. Em outubro, eles faturaram o 2º lugar geral, no 26º Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas da Cidade de Caieiras.
“Os alunos estão superando as expectativas e muitos deles não tinham contato com música ou qualquer instrumento. Estou muito feliz”, declarou o regente.
O PROJETO – A Banda Marcial em Caraguatatuba foi iniciada em abril de 2012 pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Educação. Os instrumentos - trombone, trompete, bombardino, tuba e fliscorne ou flugelhorn, e de percussão – são fornecidos pela Prefeitura e os ensaios são realizados duas vezes por semana, além das duas aulas de música (teórica e prática).

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO ELEGE NOVOS MEMBROS

Na próxima segunda (14), os cidadãos de Caraguá terão a oportunidade de participar da votação de novos membros para o Conselho Municipal do Idoso. Concorrem no pleito 22 inscritos para três vagas e suplências em cada um dos segmentos: Associações Civis, Associações de Atendimento ao Idoso e Pessoa Física Idoso. Há, também, uma vaga e uma suplência para Instituições de Ensino Superior.
O papel do conselheiro é acompanhar, fiscalizar e avaliar as ações direcionadas ao público idoso no município. Incentivar e apoiar a realização de eventos, estudos e pesquisas no campo da promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso. Receber denúncias de desrespeito a esses direitos e adotar as medidas cabíveis.
Os interessados devem ser maiores de 16 anos e a comprovação será por meio de apresentação de documento de identidade com foto, comprovante de residência e/ou título eleitoral de Caraguatatuba. Após a eleição, haverá apuração.
A eleição ocorre a cada dois anos, aberto por edital público em cumprimento à Lei Municipal 1.861 de 8 de setembro de 2010.
SERVIÇO - A votação será das 12h às 18h, na sede da Secretaria de Educação. Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá.

Secretaria de Comunicação 

Transforme sua vida AGORA! Faça uma formação em Coaching.‏

PPC

Requerimentos aprovados na 41ª Sessão Ordinária‏

REQUERIMENTO Nº 136/15 – Ver Celso Pereira – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de construção de abrigo no ponto de ônibus na Praia do Camaroeiro sentido centro/bairro.
REQUERIMENTO Nº 137/15 – Ver Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Requer ao Executivo informações sobre a existência ou possibilidade de convênio com o Governo do Estado para a realização de Obras em escolas Estaduais do nosso Município.
REQUERIMENTO Nº 138/15 – Ver Renato Leite Carrijo de Aguilar – Requer ao Executivo informações sobre o quadro de servidores públicos do município – ADI.
REQUERIMENTO Nº 139/15 – Ver Renato Leite Carrijo de Aguilar – Requer ao Executivo informações sobre as medidas preventivas no combate a dengue.
REQUERIMENTO Nº 140/15 – Ver Pedro Ivo de Sousa Tau – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de equiparar a ciclovia da SP – 55, do Indaiá ao Travessão a ciclovia da Av da Praia.
REQUERIMENTO Nº 141/15 – Ver Pedro Ivo de Sousa Tau – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de implantar ciclovia na Av Irmã São Francisco.
REQUERIMENTO Nº 142/15 – Ver Pedro Ivo de Sousa Tau – Requer ao Executivo informações sobre as ações que fazem parte do plano de revitalização da orla da Praia do Massaguaçu.
REQUERIMENTO Nº 143/15 – Ver Pedro Ivo de Sousa Tau – Requer ao Executivo informações sobre as obras de infraestrutura no loteamento Morada do Mar, no Bairro Massaguaçu.
REQUERIMENTO Nº 144/15 – Ver Pedro Ivo de Sousa Tau – Requer ao Governador do Estado de SP,  informações sobre a possibilidade de instalação de ciclovias ou ciclofaixas, interligando os bairros da região Norte do Município.
REQUERIMENTO Nº 145/15 – Ver Oswaldo Pimenta de Mello Neto – Requer ao Governador do Estado de SP informar qual o motivo do atraso do repasse de verbas para o Hospital das Clínicas de São Sebastião.
REQUERIMENTO Nº 146/15 – Ver Wenceslau de Souza Neto – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de implantação de uma base do Corpo de Bombeiros no Bairro Jardim Britânia.
REQUERIMENTO Nº 147/15 – Ver Petronílio Castilho dos Santos – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de viabilizar uma linha de ônibus coletivo passando na frente do condomínio Jetuba.
REQUERIMENTO Nº 148/15 – Ver Aurimar Mansano – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de pavimentação no loteamento Recanto do Morro no Bairro do Algodão.
REQUERIMENTO Nº 149/15 – Ver Aurimar Mansano – Requer ao Executivo informações sobre a continuidade das obras de pavimentação no loteamento Mirante Caragua no Bairro Morro do Algodão.
REQUERIMENTO Nº 150/15 – Ver Aurimar Mansano – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de incluir no Plano de Obras do Município – 2016 obras de urbanização na Praça Nilo Ricardo Santana – Bairro Porto Novo.
REQUERIMENTO Nº 151/15 – Ver Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de criação do “Protocolo de Intenções” celebrado pelo municípios de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, visando a Constittuição do Consórcio Intermunicipal com objetivo de viabilizar a casa abrigo.
REQUERIMENTO Nº 152/15 – Ver Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de construir uma unidade Lar do Idoso – Centro Dia Vida Melhor para idosos no Bairro Perequê-Mirim.
REQUERIMENTO Nº 153/15 – Ver Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Requer ao Executivo informações sobre andamento do projeto “Caragua Acessível”, e a possibilidade de disseminá-lo pro todo município.
REQUERIMENTO Nº 154/15 – Ver Petronílio Castilho dos Santos – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de isentar a cobrança de IPTU, dos imóveis cujas residências se encontrem em áreas congeladas e outras.
REQUERIMENTO Nº 155/15 – Ver Petronílio Castilho dos Santos – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de viabilizar uma linha de ônibus coletivo passando em frente ao condomínio Residencial jetuba e Shopping Serramar.
REQUERIMENTO Nº 156/15 – Ver Petronílio Castilho dos Santos – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de conceder aumento de pelo menos 15% no valor pago ao servidor público, a titulo de vale alimentação.
REQUERIMENTO Nº 157/15 – Ver Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Requer ao Executivo informações sobre a continuidade e término das obras no Centro Esportivo do CIDE Sul.
REQUERIMENTO Nº 158/15 – Ver Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de instalação de um semáforo no cruzamento das avenidas José da Costa Pinheiro Junior e Orlando Alves de Souza.
REQUERIMENTO Nº 159/15 – Ver Elizeu Onofre da Silva – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de instalar “Academia ao Ar Livre” no Bairro Jetuba, no Cond Nova Caraguá e na Praça Circular.
REQUERIMENTO Nº 160/15 – Ver Elizeu Onofre da Silva – Requer ao Executivo informações sobre a contratação de egressos do sistema penitenciário, através da Lei Municipal 2.197/2014.
REQUERIMENTO Nº 161/15 – Ver Wenceslau de Souza Neto – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de construção de uma UBS para atender os bairros Jardim Britânia e Pontal Santa Marina.
REQUERIMENTO Nº 162/15 – Ver Aurimar Mansano – Requer ao Executivo informações sobre a possibilidade de um Pronto Socorro Infantil no Município.
REQUERIMENTO Nº 163/15 – Ver Aurimar Mansano – Requer ao Executivo informações sobre a implantação de banco de sangue ou uma sala equiparada para receber os doadores de sangue no município.
REQUERIMENTO Nº 164/15 – Ver Aurimar Mansano – Requer ao Executivo informações sobre o andamento das obras de reforma da Casa de Saúde Stella Maris, na área destinada ao Proto Socorro.
REQUERIMENTO Nº 165/15 – Ver Júlio Cezar Alves – Requer ao Executivo informações sobre estudo realizado pela Secretaria de Obras para melhoria nas margens do Rio Juqueriquerê.
REQUERIMENTO Nº 166/15 – Ver Elizeu Onofre da Silva – Requer ao Executivo informações sobre a função de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil – ADI.
REQUERIMENTO Nº 167/15 – Ver Aurimar Mansano – Requer ao Executivo informações sobre serviços público muicipal de saúde que especifica.
REQUERIMENTO Nº 168/15 – Ver Aurimar Mansano – Requer ao Executivo informações sobre serviços público muicipal de saúde que especifica.

NOVAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO PAT

Veja as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.
Atendente balconista, Auxiliar de depósito, Auxiliar de pessoal, Auxiliar financeiro, Balconista, Balconista de açougue, Churrasqueiro, Cilindrista de borracha, Corretor de imóveis, Cozinheiro geral, Eletricista de instalações de veículos, Eletrotécnico, Empregada doméstica, Faxineira, Fiscal de ônibus, Garçom, Gerente de frota, Instalador de painéis, Lavador de veículos, Mecânico de auto em geral, Oficial de serviços gerais, Operador de caixa, Prensista de borracha, Promotor de vendas, Serrador de mármore, Serralheiro de metal, Vendedor pracista e Vigilante.
As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.
Secretaria de Comunicação Social

CARAGUÁ PROMOVE MAIS DE 700 EXAMES DE PSA DURANTE A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Com programação especial, as Unidades Básicas de Saúde de Caraguá (UBSs) realizaram durante todo o mês de novembro 722 exames de PSA (antígeno prostático específico) preventivos contra o câncer de próstata, na Campanha Novembro Azul 2015. Além destes procedimentos, 65 pacientes foram encaminhados para avaliação com urologista e 52 grupos de prevenção da doença foram formados.
Novembro Azul – Criada e lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2012, a Campanha Novembro Azul tem o objetivo de informar ao público masculino sobre a importância de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) no país.
Prevenção - A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens, a partir dos 45 anos de idade, façam o exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA. Os especialistas afirmam que o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue (PSA) ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
A prevenção inclui também uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Evitar álcool e cigarro e praticar 30 minutos diários de atividade física, igualmente, também são fundamentais na prevenção da doença.
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
 Secretaria de Comunicação Social

Secretaria de Saúde de Caraguá fortalece conversa com a população‏

Desde esta segunda-feira (07/12/2015), a Secretaria de Saúde de Caraguá iniciou uma série de conversas com os usuários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município.
A primeira UBS visitada foi a do Perequê-Mirim. Lá, o secretário de Saúde, Juan Lambert, e sua equipe receberam cada morador individualmente para sanar dúvidas, ouvir sugestões e reclamações.
Os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) do local aproveitaram a ocasião para reivindicar algumas melhorias para a UBS, com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes.
A equipe da Secretaria de Saúde, responsável pelas visitas, informa que passará por todas as UBSs de Caraguá para conversar particularmente com cada usuário. Os encontros serão agendados conforme cronograma de cada unidade.
A próxima conversa será com os usuários da UBS Morro do Algodão na próxima segunda-feira (14) às 9h.
Saiba mais sobre a UBS Perequê-Mirim:
  • São 22 mil cadastrados
  • 400 atendimentos diários realizados
  • 336 visitas realizadas por Agentes Comunitários de Saúde por dia entre os bairros Perequê-Mirim, Pegorelli, Nova Caraguá e em parte do Jardim Tarumã e Travessão.
 Secretaria de Comunicação Social

LANÇAMENTO DO PACTO MUNICIPAL PELA DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA ENCERRA “16 DIAS DE ATIVISMO”

Terminou na quinta (10), a Campanha “16 dias de Ativismo pela Garantia dos Direitos e Fim da Violência”, promovida desde 25 de novembro pela Prefeitura de Caraguá, com o objetivo de mobilizar a sociedade na erradicação de qualquer tipo de violência, além de assegurar os direitos humanos. O encerramento será no Teatro Mario Covas, a partir das 15h30.
Durante os 16 dias de Campanha, as Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Educação e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc) desenvolveram atividades internas.
Depois de caminhadas, campanhas e testes de saúde, a ação chega ao fim e apresenta os resultados obtidos durante o período e o mapa da violência do município, além do lançamento do Pacto Municipal pela diminuição da violência, com início em 2016.
O evento contará também com apresentações de teatro e danças urbanas, com os grupos “Os Grandes Infantes” e “Geração Futuro”, respectivamente.
A campanha é uma realização da Prefeitura de Caraguá, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Educação e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc).
Confira a programação restante da campanha:
Dia 9 – quarta-feira
Atividades desenvolvidas nas secretarias de Educação; Desenvolvimento Social e Cidadania; Saúde e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, relacionado ao tema da Campanha
Apresentação teatral na Fundação CASA – Grupo “Grandes Infantes”
Dia 10 – Declaração Universal dos Direitos Humanos – quinta-feira (Teatro Mario Covas)
15h30 - Credenciamento e Coffee Break
16h – Abertura
16h30 - Fala das autoridades
17h - Apresentação dos resultados obtidos durante o período / Mapa da violência no município/Lançamento do Pacto Municipal pela diminuição da violência, a partir de 2016
18h - Apresentação da Peça de Teatro “Os Grandes Infantes” e grupo de danças urbanas “Geração Futuro”.
18h30 - Encerramento da campanha
Secretaria de Comunicação Social