GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 13 de dezembro de 2015

EDUCADORES FINALIZAM ANO LETIVO COM DANÇA, TEATRO, EXPOSIÇÃO E PALESTRAS

Educação é prioridade no Governo Municipal de Caraguatatuba. Investimento em novas escolas, reformas das unidades já existentes, projetos esportivos e culturais, ampliação da Escola em Tempo Integral e a formação continuada dos educadores foram algumas das ações de 2015.
Nesta semana, o encerramento do ano letivo contou com uma confraternização que reuniu os Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs), professores, supervisoras e a equipe do Apoio Pedagógico, no Teatro Mario Covas.
Durante as atividades, um grupo de ADIs se encontrou para uma vivência de dança circular, na área externa do Teatro, enquanto outra turma foi percorrer a exposição dos principais trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano, no saguão do espaço. Depois, houve troca de atividades entre os grupos. Em seguida, assistiram ao espetáculo teatral Dona Baratinha, encenado pelo grupo da Fundacc.
O ADI, Luiz Fernando da Silva, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo), disse que o encontro foi excelente. “Pude ver o trabalho de outras escolas e ter contato com colegas que não conhecia. Foi muito divertido também a dança circular e a peça”, avaliou.
BATE PAPO – A Secretária de Educação, Roseli Morilla, recebeu professores para uma conversa com a doutora em Educação, Emília Cipriano, que implementou trabalho de formação continuada junto aos coordenadores pedagógicos, Supervisão e equipe do Apoio Pedagógico neste ano.
Atual secretária adjunta de Educação da Prefeitura de São Paulo, Emília Cipriano contou experiências vividas em mais de 30 anos como professora e disse que em um cenário onde os valores éticos, morais e sociais estão se deteriorando, a sala de aula é a saída para a mudança. “Caraguá tem a missão de educar com responsabilidade e qualidade para humanizar e transformar a realidade”, disse.
Educação Infantil – Os professores de Educação Infantil se encontraram com duas grandes especialistas, de renome nacional – as professoras doutoras Vera Melis e Elvira Souza Lima.
Pós Doutorada em Formação de professores e Etnografia Urbana, Vera Melis desenvolveu formação continuada, com foco no Protagonismo Infantil, em encontros mensais, voltada aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.
“A base da Educação Infantil está no brincar, no movimento, no conhecimento de si e do outro, na valorização da relação interpessoal e na organização do ambiente. Assim, devemos estruturar o trabalho com as crianças para o próximo ano”, afirmou Vera.
Logo depois, foi a vez da psicóloga e antropóloga, Elvira Souza Lima, afirmar que, mesmo em um mundo onde a tecnologia impera, nada substitui as relações interpessoais.  Ela reforçou a importância das brincadeiras, principalmente dos 0 aos 7 anos, para o desenvolvimento do córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões, raciocínio lógico, expressão da personalidade e modulação de comportamento social.

Nenhum comentário: