GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DENUNCIE INCONSTITUCIONALIDADES

O Blog do Guilherme Araújo dedica este espaço ao cidadão que deseja fazer alguma denúncia sobre leis municipais, estaduais ou federais que sejam inconstitucionais.
Uma lei é inconstitucional se incorrer, basicamente, em duas situações:
(a) a criação da lei não respeitou as regras constitucionais do processo legislativo, o que pode acarretar erro de procedimento ou incompetência do órgão legislativo (formal);
(b) ou a lei criada contém um conteúdo incompatível com as normas constitucionais (material).
A denúncia popular propicia ao cidadão um canal de comunicação com o Blog do Guilherme Araújo e, com isso, lhe possibilita participar da preservação da Constituição.
Nenhum cidadão deve ser obrigado a cumprir uma lei inconstitucional.
A sua denúncia pode impedir que isso ocorra.
O Blog do Guilherme Araújo e você cidadão estamos autorizados a tomar medidas judiciais para impedir que uma lei inconstitucional continue a produzir efeitos não esperados pela Constituição. Uma vez formulada a denúncia, o Blog do Guilherme Araújo analisará as razões do cidadão e, convencendo-se da inconstitucionalidade, tomará as medidas judiciais cabíveis contra a lei inconstitucional, tal como a Constituição determina.

Toda denúncia poderá ser encaminhada ao e-mail: blogdoguilhermearaújo@hotmail.com 
com as seguintes informações:
(1) a indicação expressa da lei ou ato normativo violador;
(2) a indicação expressa do(s) artigo(s) da Constituição violado(s);
(3) as razões da violação, mesmo que em linguagem popular.
Anexos documentais podem acompanhar a denúncia.

O Blog do Guilherme Araújo promoverá a análise das razões e dará uma resposta ao cidadão, informando a sua posição a respeito da denúncia.
Com esse espaço, o Blog do Guilherme Araújo nada mais faz do que cumprir o dever de zelar pelos valores da democracia e da república.

Qual a noticia que você gostaria de receber quando você acordar amanhã?


Eu Gostaria de ter as seguintes noticias:

Que o prefeito e o vice-prefeito cassado.
Que o ex-prefeito teve seus direitos políticos cassados.
E que houve uma renovação total na câmara municipal de Caraguá e que a Frente Suprapartidária elegeu o melhor prefeito de todos os tempos e seus vereadores.....

E você, que noticia você quer receber amanhã?

Convite


Olá, 
A proposta do Blog do Guilherme Araújo é fornecer assessoria em estratégia de marketing on-line para determinadas empresas com alto potencial.  A ajuda de minha equipe é totalmente gratuita e nosso objetivo é mostrar que é possível atingir suas metas de marketing utilizando o Blog do Guilherme Araújo.

A seguir, incluí alguns pontos básicos sobre o Blog do Guilherme Araújo e sobre o que ele pode fazer por você e por sua empresa.

O Blog do Guilherme Araújo permite que você:
Segmente os anúncios especificamente para pessoas que estão procurando seus produtos ou serviços.
Evite exibir anúncios para usuários que provavelmente não comprarão seus produtos ou serviços.
Obtenha o máximo retorno de seu investimento em publicidade virtual.

Alcance:
A cada mês, aproximadamente 80% dos usuários da internet no Brasil (e mais outras centenas de milhões em todo o mundo) visualizam os anúncios e o Blog do Guilherme Araújo já tem visibilidade expressiva nacional e internacional atingindo no ano de 2010 a marca de 64.251.806 acessos e com isso recebendo da Google o premio do blog mais acessado na categoria de negócios e políticas.

O Blog do Guilherme Araújo pode oferecer acesso instantâneo a esse enorme público-alvo de clientes em potencial.

Custo:
O Blog do Guilherme Araújo tem uma boa relação custo-benefício para empresas de todos os tamanhos.

Na hora certa:
Os anúncios do Blog do Guilherme Araújo atraem os clientes em potencial no momento exato em que os usuários estão pesquisando ativamente informações relacionadas à sua empresa.

Com os anúncios do Blog do Guilherme Araújo, você garante que seu website esteja a apenas um clique de distância.

Flexibilidade e controle:
Além disso, pode editar sua conta a qualquer momento, com a freqüência que desejar e alterar sua propaganda a qualquer momento, colocando fotos, fazendo promoções e etc.
O Blog do Guilherme Araújo está disponível 24 horas por dia, 7 (sete) dias por semana.

Os anúncios começam a ser exibidos pela primeira vez quase imediatamente após a ativação de sua conta com as informações solicitadas pelo cliente.
Em alguns países, os anunciantes podem efetuar o pagamento por transferência bancária.
Nesse caso, os anúncios são exibidos quando recebemos o primeiro pagamento na assinatura do contrato.

Hoje, o valor médio de anuncio é R$ 250,00 mensais
Contrato de 06 (seis) meses.
Espaços disponíveis do lado esquerdo (04) quatro, sendo o 2º. 3º, 4º e 6º
Espaços disponíveis do lado esquerdo (04) quatro, sendo o 3º, 4º, 5º e 6º
Espaços disponíveis no rodapé (06) seis R$ 150,00
Proposta valida até 30/09/2011

Fico a disposição para esclarecimentos.

Guilherme Araújo
Consultor de negócios e Políticas
(12) 97989179

Ola amigos, estamos juntos hoje e sempre

Afrah Modas traz novidades em setembro para você

Muito prazer....

Eu apoio essa ideia

eu apoio essa ideia e vc?

Convite

Policia perde gratificação Municipal em Caraguatatuba

Os policiais de Caraguatatuba agora sabem o que os vereadores fazem em suas funções, foi na calada da noite que os vereadores e prefeito suspendeu a gratificação que era dada aos policias de Caraguatatuba.
A nova lei foi aprovada com votos dos vereadores Baduca, Aurimar, Bota, Vilma, Lobinho e Celsinho. 
Os policias agora sabem quem é quem e com certeza estão muito tristes com a atitude considerada covarde de quem aprovou uma lei que mexe no orçamento dos policias sem pelo menos chama-los e ouvi-los.

Ter o Corpo de Bombeiros significa mais qualidade de vida”, destaca Colucci na comemoração de 1 ano da base em Ilhabela


Litoral Norte - O Posto do Corpo de Bombeiros em Ilhabela completou um ano no último dia 11 de setembro. O aniversário da chegada da corporação na cidade marca também a realização de um sonho. No sábado (10/9), uma solenidade cívica e um culto ecumênico marcaram a data, na sede do posto, na Barra Velha.

O prefeito Toninho Colucci (PPS) comemorou e dedicou a conquista à sociedade ilhabelense, que segundo ele, é a grande responsável pela instalação da base. “Ter o Corpo de Bombeiros no nosso município significa mais qualidade de vida para nossa população, mais chances de vida em um salvamento ou resgate e principalmente mais segurança. Trabalhamos muito junto ao Governo do Estado para trazer a corporação pra cá, mas além da prefeitura, toda população contribui para custear essa base”, enfatizou o prefeito. Colucci também falou do orgulho de ter uma tropa comandada pelo sargento Paulo Rodrigues, comprometida e que desempenha sua função de maneira brilhante.

O presidente da Câmara de Ilhabela, Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos, parabenizou o empenho do prefeito Colucci, que segundo ele, soube buscar apoio do governo estadual.

O comandante da Base do Corpo de Bombeiros em Ilhabela, Paulo Rodrigues, falou sobre conquistas e desafios, contribuição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e agradeceu a todas as pessoas que se esforçaram para que o desejo saísse do papel.

Em um ano foram 815 atendimentos entre resgates, salvamentos, vistorias técnicas e palestras. O culto ecumênico foi ministrado pelo Pastor Pedro Francisco da Silva, da Igreja Batista, com a participação do pároco da cidade Pe. Daniel de Santo Inácio, da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso. O evento também contou com um café da manhã.

Estiveram presente no evento o major Eduardo Stanellis, subcomandante do 3º Grupamento de Bombeiros de São Paulo; o capitão Danilo Godoi, comandante do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte; a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Colucci; o chefe de gabinete, Julio Cezar De Tullio; o vice-prefeito e secretário de Esportes, Nuno Gallo; os vereadores, Jadiel Vieira – Keko, Edvaldo Anísio da Silva e Luiz Mário de Almeida – Marinho; os secretários Cristobal Parraga (Administração), Lídia Sarmento (Educação), Sônia Monteiro (Saúde), Harry Finger (Turismo), Rogério Ribeiro de Sá – professor Catolé (Meio Ambiente) e Flávio Miranda (Obras); os diretores Raquel Julião (Administração) e Walter Faustino (Defesa Civil); o secretário executivo da Amprogás, Luis Alberto de Faria – Luizinho, além da sociedade civil organizada e populares.

III Glorifica Litoral


Litoral Norte - O maior evento gospel do Brasil terá início no dia 14 de outubro com encerramento no dia 23

Os organizadores do III Glorifica Litoral realizaram uma reunião com cantores e bandas selecionadas para abrirem as noites do maior evento gospel nacional de louvor e adoração idealizado pelo Copass (Conselho de Pastores de São Sebastião) e realizado pela atual Administração Municipal.

O encontro ocorreu no Teatro Municipal na noite dessa segunda-feira 12, com a presença de várias igrejas locais. Além do calendário, foi repassado aos presentes as regras que deverão ser cumpridas a rigor para não comprometer o sucesso do Glorifica e colaborar para a qualidade da apresentação de todos: bandas e cantores. Como parte do regulamento, foi dado ênfase aos  horários da apresentação e da passagem de som.

Tempo

Segundo os organizadores, em caso de eventual atraso no horário de chegada previsto para o show, o tempo de apresentação será reduzido valendo ressaltar que para os cantores playback ou com acompanhamento de violão ou piano  foi estipulada uma apresentação de 20 minutos, o que normalmente inclui três músicas, e para as bandas, 25 minutos.

Referente às ministrações, a organização foi categóricas ao informar que o tema deve ser pertinente ao cântico entoado, visto ser o  evento de âmbito interdenominacional.

Acesso


A liberação dos participantes ao palco, conforme informações, ocorrerá  somente no dia de apresentação, sendo de responsabilidade dos músicos a montagem, desmontagem e retirada dos equipamentos pessoais.

Além disso, a organização observou que será montado um camarim, onde os participantes poderão se preparar para a apresentação de forma reservada e confortável.

Também foi transmitido aos cantores e bandas selecionadas que, em caso de algum imprevisto responsável pela não apresentação, há a obrigatoriedade de informar a comissão organizadora com antecedência de 48 horas, no mínimo;  em caso do não cumprimento da determinada regra, a penalidade prevista é a possível exclusão da próxima edição do Glorifica Litoral.

Para o pastor Elias Rodrigues de Jesus, presidente do Copass (Conselho dos Pastores de São Sebastião), “cada etapa do processo é uma nova emoção, o que traz uma enorme gratidão e nos faz sonhar com o crescimento do Glorifica Litoral pelos próximos anos”, disse, “vamos para a terceira edição é já é possível notar a evolução do evento, o qual, com certeza, resultará em um belo momento de louvor e adoração e contentamento do público”.
Programação

14/10

Dílson – Letícia Andrade – Max e Juliano

Preletor: Andre Valadão

Show: Andre Valadão

15/10

Silvano Fontineli – Angélica – Nanci Soares

Preletor: Adhemar de Campos

Show: Andréia Fontes

16/10

Miriã Santos – Mariane de Jesus – Jucimara Pereira

Preletor: Edson Cajueiro

Show: Mariana Valadão

17/10

Ministério Quadrangular das 20h às 20h25 (passagem de som às 14h)

Isaac e Banda das 20h35 às 21h (passagem de som às 15h)

Dupla Honra das 21h10 às 21h35(passagem de som às 16h)

Preletor: Gilmar Santos

Show: Marcelo Aguiar

18/10

Banda Ônix das 20h às 20h25(passagem de som às 14h)

Banda The Brothers das 20h35 às 21h (passagem de som às 15h)

Banda Cetros das 21h10 às 21h35 (passagem de som às 16h)

Preletor: Carvalho Júnior

Show: Banda Resgate

19/10

Antônio Amorim das 20h às 20h25 (passagem de som às 13h)

Onildo Alves das 20h35 às 21h (passagem de som às 14h)

Louvor e Art das 21h10 às 21h35 (passagem de som às 15h)

Preletor: Edson Cajueiro

Banda Ônix das 22h35 às 23h (pssagem de som às 16h)

Banda The Brothers das 23h10 às 23h35 (passagem de som às 17h)

Banda Cetros das 23h45 às 00h10 (passagem de som às 18h)

20/10

Daniel Gouveia das 20h às 20h25 (passagem de som às 14h)

Grupo Kylouva das 20h35 às 21h (passagem de som às 15h)

Chamas de Adoração das 21h10 às 21h35 (passagem de som às 16h)

Preletor: Nerildo Accioly

Show: Além do Véu

21/10

Diego Rodrigues – Ravana Lio – Pedro e Aline

Preletor: Gilvan Rodrigues

Show: Brenda dos Santos

23/10

Carla Ferreira – Ricardo MC – Coral Bless

Preletor: Napoleão Falcão

Show: Fernandinho

Solange quer instituir no calendário oficial de eventos, a campanha escolar de valorização das reuniões de pais e mestres

Um projeto de lei de autoria da vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos quer incluir no calendário oficial de eventos do município, a campanha escolar de valorização das reuniões de pais e mestres, cujo objetivo é alertar os pais sobre a importância de freqüentar regularmente as reuniões escolares.
Solange propõe que o evento seja realizado na semana do início da volta às aulas.

A parlamentar entende que através das reuniões, pais e professores podem estabelecer diálogo entre eles, e o professor pode conhecer as expectativas em relação ao trabalho desenvolvido.

“Lá eles podem compartilhar interesses e missões sempre voltado para o benéfico dos alunos, além dos pais conhecerem o dia a dia das crianças na escola e o seu relacionamento com os colegas e mestres,” argumenta.
Na opinião de Solange, essa é uma forma dos pais colaborarem no processo de aprendizado e na conduta de seus filhos, estabelecendo relação de confiança entre todos.

A proposta da vereadora recebeu parecer favorável na última sessão ordinária e deve ser votada na semana que vem.

Política - Maurício solicita reparos na obra realizada Orla da Praia das Cigarras inaugurada em setembro

O vereador de São Sebastião vai apresentar na sessão de Câmara, que será realizada amanhã, dia 22,
um requerimento solicitando ao Poder Executivo reparos na obra de urbanização da orla da Praia das Cigarras, na costa norte da cidade, que foi inaugurada em setembro, do ano passado.
De acordo com o parlamentar, a obra está em estado precário. “A Prefeitura tem obrigação de citar a empresa realizadora da obra, sobre a garantia da mesma, e solicitar o imediato reparo no local”, diz.
Bardusco aponta que, em alguns locais da obra, o piso está cedendo, tornando-se ponto de acúmulo de lixo e levando risco à comunidade que passa pelo local.
Segundo o vereador, a execução dessa obra foi realizada pela empresa terceirizada “Construtel”, com recursos do Estado, através do DADE – Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias, totalizando o valor de R$ 279.084,15.
Bardusco questiona o que diz o contrato entre a empresa e o Poder Público sobre as garantias dos serviços prestados, se há previsão de reparo do local em questão, em caráter de urgência e em qual prazo.
Ainda pergunta se a empreiteira em referência, atualmente, está executando alguma outra obra no Município, caso positivo, qual a possibilidade de suspensão do contrato até que a empreiteira responsável realize os devidos reparos na orla das Cigarras.

Obra – A inauguração da obra da Praia das Cigarras ocorreu no dia 26 de setembro de 2010. 
De acordo com informações da Prefeitura, esta foi à primeira intervenção urbanística de grande porte no bairro realizada nos últimos 20 anos. A obra de reurbanização da orla mudou a paisagem da Rua da Marinha que ganhou, também, uma mureta de pedra entre o passeio público e a areia da praia. A área pavimentada corresponde a 3.670,78 metros quadrados entre calçadas e ruas.
Segundo a Prefeitura, a preocupação com o meio ambiente fez com que as guias e pavimentações desviassem de quatro árvores de grande porte com idade superior a 50 anos (dois chapéus de sol e dois coqueiros). O lado sul da orla ganhou uma aconchegante praça com mesas de jogos lúdicos.
Ao longo da orla também foram instalados 18 lixeiras urbanas dupla, 21 bancos de madeira ,10 bancos de concreto, aparelhos de ginástica (barras de flexão e abdominais), bicicletários, paisagismo, novos postes de iluminação, cerca de 300 metros lineares de mureta de pedra, rampas de acessibilidade e drenagem de águas pluviais
Os serviços foram iniciados em novembro de 2009, mas, a pedido de moradores e ambulantes foram interrompidos em virtude do início da temporada de verão e retomados em março, após o carnaval.
A plataforma de acessibilidade, conhecida como “rampa de madeira plástica” (por ser de material plástico reciclado e ter acabamento semelhante ao deck de madeira) avança 15 metros na areia da praia e é unida à rampa principal de concreto. Através dela os cadeirantes poderão facilmente tomar banho de mar.

Câmara aprova pareceres a projetos que concedem nomes a diversas vias públicas



Na última sessão ordinária realizada em 13/09, foram aprovados por unanimidade os pareceres das comissões de Justiça a três projetos de lei
que pretendem denominar algumas vias públicas do município, o Projeto de Lei 041/11, de autoria do prefeito, visa denominar e declarar de utilidade púbica as ruas da Cesp, Olímpio Romão Cezar, Alfredo do Valle, Porto Seguro, Colombo, Benedito Bráz Moreira e Atlantis, no bairro de Maresias.
Na justificativa da proposta, o Poder Executivo explica que o objetivo é ajudar na projeção de rede de distribuição de energia elétrica, no referido bairro.
Outra rua que será beneficiada com denominação é a Vista Bonita, no bairro Morro do Abrigo, por meio do projeto de lei 47/11.
Já a Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, vai passar a integrar o patrimônio público de acordo com o projeto de lei 50/11, que também está nas Comissões para emitirem pareceres.

O prefeito argumenta que a praça é oficiosamente conhecida pela expressiva denominação “Pôr do Sol”, mas agora o nome será regulamentado por lei e o imóvel fará parte do patrimônio público de São Sebastião.

As proposituras devem ter sua votação final na próxima sessão ordinária.

Muito sério e lucido, recomendo a leitura!!

Comentários de um GAY !

Tenho 42 anos, sou gay, torcedor do Internacional, advogado e moro em Londres.
Nunca sofri nenhum tipo de discriminação em virtude de minha orientação sexual.
E como gay, penso que tenho alguma autoridade nesse assunto.
Primeiramente - e já contrariando a turba - gostaria de expressar minha sincera simpatia pelo Deputado Bolsonaro, que no fundo deve ser uma pessoa de uma doçura ímpar, apesar de suas manifestações "grosseiras e/ou politicamente incorretas".
Mas ele está corretíssimo em suas ponderações sobre as ideais dos gays brasileiros.
Vou direto ao assunto.
Nunca tive problemas em ser homossexual porque sou uma pessoa comum, quase igual à vida de qualquer heterossexual.
Esse negócio de viver a vida expressando diuturnamente sua sexualidade é uma doença.
A sexualidade é algo que se encontra na esfera da intimidade e não diz respeito a ninguém.
Não tenho trejeitos e não aprecio quem os tem.
Para mim, qualquer tipo de extremo é patológico.
Minha vida é dedicada e focada em outras coisas, principalmente o trabalho.
Outros, como doentes que são, vivem a vida focados na sexualidade.
O machão grosseiro e mulherengo ou a bicha louca demonstram bem estes extremos.
Qualquer tipo de pervertido ou depravado (como a Preta Gil), o pedófilo, estão neste mesmo barco.
Nunca fui numa parada gay e jamais irei, pois para mim aquilo é um circo de loucas horrorosas, uma apologia à bizarrice e à cocaína.
Sejam francos e falem a verdade!
Hoje aplaudimos o bizarro e a perversão doentia e ainda levamos nossos filhos pra assistir esses desfiles.
Se a parada gay realmente fosse um ato político, relembrando sua real importância histórica, muito bem caberia no carnaval - abrindo o desfile das escolas de samba. Muito mais apropriado.
Está rolando sim, um movimento das bichas enlouquecidas, no sentido de transformar o mundo num grande puteiro-hospício gay.
Eu tenho um sobrinho de 11 anos e nunca senti a necessidade de explicar para ele que o "titio é gay" - isto é uma palhaçada.
As crianças devem ser educadas no sentido de respeitar o próximo e ponto.
Isto engloba tudo.
Se pararmos para olhar como o mundo se encontra, temos que reconhecer que o modelo de educação que se desenvolve há décadas foi criado no sentido de deseducar e desestruturar cultural e intelectualmente as massas.
Universidades por todo mundo vomitam milhões de pseudos-intelectuais todos os anos, mas tudo piora a cada dia e caminhamos a passos largos para o buraco.
Todos os governos do mundo conspiram contra seus próprios cidadãos e se transformaram em grandes máfias, junto com os Bancos e as Corporações estão levando tudo, inclusive (e principalmente) nossa própria humanidade.
A corrupção se alastra pelo globo e nunca vimos tantas guerras e descrições que vão desde o aspecto moral, até o material - a destruição de nosso próprio planeta.
A coisa está tão feia, mas tão feia, que somente uma intervenção "divina" é capaz de frear nossos insanos governantes e a turba alucinada.
E digo mais !
A fonte desse movimento encontra-se dentro da Rede Globo, onde a viadagem anda solta, desde muito tempo atrás.
Os maiores interessados no crescimento desse movimento gay são os diretores dessa TV desumana, a Globo,  que no fundo no fundo, incita as crianças e jovens a assumirem um lado feminino, que em tese, às vezes nem existe de fato.
Se ninguém disser um chega BEM ALTO a essa gayzada frenética, a coisa sairá dos limites - como já está saindo.
Essa é a expressão de milhares e milhares de pessoas, para não dizer milhões.
Os gays precisam de amor e compreensão, não de fanatismo apregoado pelas bichas ensandecidas.

29ª. SESSÃO ORDINÁRIA DE 13 DE SETEMBRO DE 2011

ORDEM DO DIA
 DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA:
 Regime de Urgência

PROJETO DE LEI Nº 69/2011 – OMAR KAZON – Dispõe sobre o reajuste das tarifas do transporte coletivo e de táxi e dá outras providências. (APROVADO)


PROJETO DE LEI Nº 33/2011 – CRISTIAN ALVES DE GODOI – Proíbe a venda de seringas descartáveis a menores de 18 (dezoito) anos, e dá outras providências. (APROVADO)

PROJETO DE LEI Nº 63/2011 – VER CRISTIAN ALVES DE GODOI – acrescenta na Lei Municipal nº 1.352/07, que institui o Calendário Oficial de Eventos no Município, a Festa de Santo Antonio. (APROVADO)


PROJETO DE RESOLUÇÃO 006/2011 – OMAR KAZON – Cria a Comissão de Assuntos Relevantes destinada a estudar e fiscalizar a exploração de serviços de transporte Urbano no Município, e dá outras providências. (APROVADO)

“Valorizando Pessoa Idosa” realiza almoço festivo na Costa Sul de São Sebastião

O prefeito Ernane Primazzi acompanhado da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, participou na última semana, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, de um almoço festivo realizado pela equipe do projeto “Valorizando a Pessoa Idosa”.
O evento ocorreu no Recanto Pérola da Mata, cedido pela proprietária Vera Lúcia Carvalho Mesquita, que também serviu de palco para uma apresentação de canto sob a regência da agente cultural Ana Maria Sierra. A mostra serviu como uma prévia do que ocorrerá na XV Edição do Revelando São Paulo”, na capital paulista.
Desenvolvido pela Setradh, o projeto conta com cinco núcleos. O de Boiçucanga concentra 80 idosos, dos quais, dez são acamados e recebem o atendimento da equipe em casa.
A unidade ainda mantém um programa sócioeducativo, onde o grupo recebe orientações sobre os direitos dos idosos, artes, canto, teatro, alfabetização, yoga e atividades esportivas, estas, com apoio da Seesp (Secretaria de Esportes). “Anteriormente, a noção que as pessoas tinham dos idosos era de serem inertes, inativos, improdutivos; atualmente, a realidade é outra, pois são bastante participativos e muito ativos”, disse o psicólogo do grupo, Rodrigo da Costa Bezerra.
Há dois anos no projeto, Maria Carvalho da Silva, 78, afirmou gostar das atividades oferecidas pela Administração. “É tudo maravilhoso. Gosto de tudo, principalmente das aulas de artesanato, yoga e educação física”, revelou.
Alice Moreira, aos 84 anos de idade, dos quais 11 em ativa participação dentro do projeto, relembrou que no início – o “Valorizando a Pessoa Idosa existe há 13 anos – eram seis as pessoas que desfrutavam das atividades. “Hoje há uma grande quantidade participando”, disse. “A amizade que fizemos lá, incluindo os funcionários, é muito especial”.
De acordo com Mercedes Coutinho, 60, no projeto há seis meses, se a idade permitisse, teria entrado para o grupo há muito mais tempo. Para a proprietária do recanto, Vera Lúcia, o “Valorizando a Pessoa Idosa” é saudável, importante e essencial para as pessoas não se sintam sozinhas e inúteis. “É muito bonito ver a relação de amizade do grupo”, observou. O prefeito Ernane e a primeira dama Roseli, aproveitaram o momento para conversar com os idosos e na despedida agradeceram ao convite e ao carinho com que foram recebidos.

Projeção de IED para 2011 sobe de US$ 55 bi para US$ 70 bi

O diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Luiz Mendes, antecipou ontem a revisão da projeção de Investimento Estrangeiro Direto (IED) para o Brasil em 2011. Durante audiência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o diretor afirmou que a estimativa de ingresso desses recursos neste ano está em US$ 70 bilhões, ante previsão anterior de US$ 55 bilhões. O diretor citou a projeção durante a audiência sem dar qualquer outro detalhe. De janeiro a julho, o Brasil recebeu US$ 38,448 bilhões em IED.

Presidente do Palmeiras se reúne com elenco para dar seu apoio

Protestos, derrotas, críticas e muita confusão. Os últimos dias do Palmeiras têm sido bastante conturbados. E, para tentar melhorar um pouco o clima no elenco, o presidente do clube, Arnaldo Tirone, resolveu ir ao treino do time na manhã desta terça-feira, na Academia de Futebol, quando tentou passar força aos jogadores e cobrar melhores resultados.
Acompanhado do vice-presidente Roberto Frizzo, Tirone conversou por cerca de 30 minutos apenas com o elenco palmeirense - a comissão técnica ficou fora do encontro. Os jogadores, principalmente os mais experientes, também expuseram suas opiniões, buscando uma solução para a má fase do time.
“É a segunda conversa que tivemos, a primeira foi quando fui eleito”, contou Tirone. “Não foi nada ríspido. Transmitimos a nossa preocupação e também o nosso apoio. Queremos deixar todos tranquilos e falei que confio no elenco.”
A derrota para o Internacional por 3 a 0, no último domingo, no Pacaembu, foi o último capítulo de uma sequência de tropeços - o Palmeiras venceu apenas uma vez nos últimos 10 jogos do Brasileirão. “Como o presidente falou, a luz vermelha acendeu. Sabemos que o time é bom, mas temos de mostrar em campo”, disse o volante Marcos Assunção, um dos líderes do elenco.
“É bom ter uma conversa para saber o que está errado. Aqui somos todos um grupo, e todos estamos numa fase ruim. E sabemos também das dificuldades que a diretoria tem para deixar nossos salários em dia”, afirmou Marcos Assunção.
O volante de 35 anos confirmou que o tom da conversa com Tirone foi ameno. “Tivemos uma pequena reunião, o presidente é um cara equilibrado, ele não chega soltando os cachorros”, contou Marcos Assunção. “Ele veio para ter uma conversa de amigo, para nos dar força.”
Apesar do incentivo passado ao grupo, Tirone está preocupado com a situação do time no Brasileirão - caiu para o oitavo lugar. “Não podemos mais bobear agora”, exigiu o presidente. “Acho que a ansiedade tem atrapalhado um pouco a equipe.”
Para quem sonha com o título - e a vaga na Libertadores do ano que vem -, é preciso reagir imediatamente. “Queremos a Libertadores, não a Sul-Americana. E temos time para isso”, avisou Tirone. “A Sul-Americana é ruim para um time grande como o Palmeiras. O título ainda dá, mas precisamos começar a vencer logo. Se o que estamos fazendo não é o suficiente, temos de trabalhar mais”, completou Marcos Assunção.

Descanso

Após a folga na segunda-feira, os jogadores do Palmeiras voltaram nesta terça-feira aos trabalhos e comemoram a semana livre sem jogos. O próximo desafio será no domingo, contra o Avaí, fora de casa. “Do jeito que estamos, é até bom dar uma parada para dar uma respirada”, admitiu Marcos Assunção.

Após vaga, Brasil vive agora polêmica sobre time para Olimpíada

Com a histórica conquista da vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012, a seleção brasileira vive agora uma polêmica. A discussão gira entorno da utilização de Nenê, Leandrinho e Anderson Varejão, os três maiores astros do basquete nacional na atualidade, que não disputaram o Pré-Olímpico das Américas, encerrado no último domingo, na Argentina, no qual o Brasil terminou em segundo lugar e garantiu a classificação olímpica.
O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, chegou a afirmar que, como torcedor, não incluiria o pivô Nenê e o ala Leandrinho no grupo que vai aos Jogos de Londres. Os dois jogadores, ambos da NBA, a milionária liga norte-americana, alegaram problemas físicos e pessoais para não se apresentarem à equipe que disputou o Pré-Olímpico na Argentina.
Carlos Nunes demonstrou, no entanto, apoio à convocação do ala/pivô Anderson Varejão, que, apesar de estar contundido - ainda se recupera de uma cirurgia no tornozelo direito, sofrida durante a temporada da NBA -, se apresentou à seleção e só foi dispensado depois de passar por uma série de exames. O presidente da entidade, no entanto, deixou claro que a decisão de formar a seleção para a Olimpíada caberá exclusivamente ao técnico argentina Ruben Magnano, que não se pronunciou sobre o caso.
Ao comentar o caso dos astros ausentes da NBA, Magnano apenas afirmou que não houve mudança de postura de comportamento da seleção por não poder contar com estes três jogadores. “A atitude sempre foi a mesma. Nós apenas utilizamos táticas diferentes, levando em conta o Campeonato Mundial de 2010 (quando Leandrinho e Anderson Varejão estiveram presentes na competição, enquanto Nenê foi cortado por lesão)”, declarou o técnico.
Único jogador que atua na NBA a estar presente no grupo do Pré-Olímpico em Mar del Plata, o pivô Tiago Splitter preferiu não tomar partido de nenhum dos dois lados nessa polêmica questão que agora envolve o basquete brasileiro. “Não é nosso problema. Somos amigos de todos eles e esta decisão cabe ao técnico”, afirmou o atleta, titular da seleção na histórica campanha na Argentina, que encerrou um longo jejum do basquete masculino do Brasil - a última participação olímpica tinha sido nos Jogos de Atlanta, em 1996.
Enquanto isso, Leandrinho já avisou que está à disposição da seleção e que tem muita vontade de disputar a Olimpíada, ressaltando que só não esteve no Pré-Olímpico de Mar del Plata por problemas físicos. Nenê, por sua vez, ainda não se manifestou publicamente sobre um possível retorno para defender o Brasil nos Jogos de Londres.

Tite espera ter Adriano para a arrancada final no Brasileirão

Tite sempre diz que o Campeonato Brasileiro será decidido nas 10 últimas rodadas. E é nela que o técnico terá força máxima no Corinthians, principalmente com Adriano. O atacante está recebendo uma atenção especial para voltar 100% e poder ajudar o time na tão sonhada arrancada final
Evitando falar abertamente em datas para não frustrar os torcedores, comissão técnica e médica do clube tentam, em silêncio, deixar o centroavante em condições de fazer a sua estreia no Pacaembu. Querem fazer uma grande festa no primeiro jogo do camisa 10. Duas partidas estão sendo analisadas: diante do Atlético Goianiense (28.ª rodada), no dia 9 de outubro, e contra o Botafogo (29.ª), no dia 12, a que ganha força por ser feriado nacional.
“Está sendo muito boa a recuperação, dentro do prazo estipulado e agora depende apenas da evolução do Adriano”, afirmou o consultor médico Joaquim Grava, que participou da cirurgia no tendão de Aquiles do jogador, no último dia 20 de abril. “Mas não tem data (para a volta), no futebol nunca se define nada antes”.
Na próxima segunda-feira, Adriano completará oito meses longe dos gramados. E está ansioso por voltar. Chegou a ir no vestiário do duelo contra o Flamengo para passar força ao grupo e dizer que “estava jogando junto”. Conter sua euforia também faz parte da estratégia corintiana. “Ele precisa ter calma. Na hora em que tiver condições, vai estrear. Mas adianto que em 15 dias não estará em campo. E quem acompanha o dia a dia do clube observa isso”, disse Grava.
Adriano faz dez treinos semanais. De terça à sexta, em dois períodos, sendo um de fisioterapia e outro para aprimorar a parte física. Acompanhado sempre de perto pelo auxiliar Caio Mello, ele já trabalha com bola, mas sozinho. Daqui dez dias, se unirá aos companheiros para a reta final de aprimoramento. De acordo com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, Adriano precisa emagrecer, ainda, 4,5 quilos. Quando iniciou os trabalhos no Corinthians, eram seis quilos a mais e previsão de estreia para o dia 22 de maio, diante do Grêmio.
“Quanto ele está acima do peso não posso falar porque não vi na balança. Mas achei que visualmente fosse pior. Ele está bem e tende a melhorar cada vez mais, é um atleta ainda jovem e facilmente de se readaptar”, afirmou Fábio Mahseredjian, novo preparador físico do clube. “Agora, vai depender da determinação dele. De uma dieta e de atividade física. Quanto mais fechar a boca, mais rápido vai perder esse peso”, seguiu.
Descartando ser um desafio deixar o Adriano em forma, Fábio já até o escala no Brasileirão. “Adianto que é impossível ele não se condicionar. Faltam dois meses e meio para acabar o campeonato, é tempo suficiente para que ele faça alguns jogos, quantos não sei, mas vai e não tenho medo de afirmar isso”, falou. “Só não posso dizer se em setembro, começo ou meio de outubro”.

Santos acerta com o atacante colombiano Renteria, ex-Internacional

Renteria, de 26 anos, é o último reforço do Santos na temporada. A 10 dias do encerramento do prazo para inscrição de jogadores para o Campeonato Brasileiro, os dirigentes acertaram nesta terça-feira os últimos detalhes para levar por empréstimo para a Vila Belmiro o atacante pedido por Muricy Ramalho há mais de três meses. O colombiano deve fazer os exames médicos nesta quarta e, se for aprovado, assinará contrato até julho do próximo ano.
Alto (1,86m) e bom cabeceador, Renteria trabalhou com Muricy Ramalho no Internacional, de Porto Alegre, em 2005. O seu último clube foi o Cruz Azul, do México. Ele poderá atuar pelo Santos, mesmo chegando após o fechamento da janela de transferências internacionais, porque está registrado pelo Caxias-RS.
O interesse por Renteria vem desde o último dia 18 de maio, quando o Santos empatou por 1 a 1 com o Once Caldas, da Colômbia, no Pacaembu. Após o encerramento do jogo, Tata, auxiliar de Muricy Ramalho, foi conversar com o atacante no meio do campo e anotou o número do seu telefone. Mas ele já estava comprometido com os mexicanos. Com a sua contratação pelo Cruz Azul, os santistas tiveram que procurar outro atacante e conseguiram a liberação de Borges, do Grêmio, e o empréstimo gratuito de Alan Kardec.
Renteria fez sucesso no Internacional por comemorar seus gols com o chapéu do saci, símbolo do clube, e com uma dança típica da Colômbia. Atuando pelo Once Caldas, ele foi o principal algoz do Cruzeiro na eliminação da Copa Libertadores da América, em Minas Gerais. Ao tentar pegar a bola que tinha saído pela lateral nos minutos finais do jogo, Renteria foi agredido com uma cotovelada pelo técnico Cuca, transtornado com o vexame do seu time.

De volta

Ibson participou dos treinos com bola, nesta terça, no CT Rei Pelé, e deve ser uma das novidades do Santos no clássico contra o Corinthians, no domingo, no Pacaembu. Danilo e Adriano, que cumpriram suspensão diante do Cruzeiro, também voltam.

Recuperação

Arouca e Pará correram em volta dos campos nesta terça, mas dificilmente estarão em condições de retornar ao time no domingo. O volante está fora desde o jogo contra o Fluminense (24/8) em razão de lesão de grau dois no músculo posterior da coxa esquerda. Pará está recuperado de lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e passa por recondicionamento físico, mas também deve continuar fora.

Prefeitura perdoa dívida de contribuintes; imóveis em áreas de preservação permanente estão inclusos

Os pertencentes ao patrimônio das associações de amigos de bairro e dos clubes desportivos se enquadram também no quesito

A exemplo do programa “Pague Fácil”, lançado no segundo semestre de 2010 pela Administração Municipal de São Sebastião para facilitar aos contribuintes a quitação de débitos, foi sancionada pelo prefeito Ernane Primazzi (PSC) a Lei Complementar nº 139/11, que também visa dar mais condições para o pagamento e eliminação das dívidas.
A diferença do ano passado é que a anistia era aplicada a todos os débitos perante a Fazenda Municipal. Para 2011, ela é referente somente aos débitos de natureza tributária, regularmente lançados por meio de carnês de pagamento.
São eles: o IPTU, a Taxa de Lixo, as Taxas de Fiscalização e o ISS Fixo (também chamado ISS dos autônomos).
A redução das multas e juros será de 100% para o pagamento à vista, 70% para pagamento em até três parcelas e 50% na quitação em até seis parcelas.
No ano passado, para parcelar os débitos da dívida ativa era preciso estar com o exercício corrente em dia e agora já não há mais esta necessidade. Para os débitos ajuizados, a quitação da dívida dispensa o contribuinte do pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.

Remissão

Neste ano, além da anistia, haverá também a remissão, ou perdão, da dívida. O contribuinte que quitar os débitos dos anos de 2006 a 2010 terá perdoadas as dívidas de 2002 a 2005. Lançamentos inscritos na dívida ativa, ajuizados ou não, de 31 de dezembro de 2001 para trás também serão remitidos (perdoados).

Zeis e áreas de preservação

Também ficam perdoados os débitos de tributos imobiliários sobre imóveis comprovadamente situados em áreas de preservação ambiental (APA), de preservação permanente (APP) e em Zonas de Especial Interesse Social (Zeis). Os pertencentes ao patrimônio das associações de amigos de bairro e dos clubes desportivos sem fins lucrativos se enquadram igualmente neste quesito.
Haverá, ainda, isenção de tributos imobiliários para as Zeis, APP e APA, até o exercício de 2012, mediante cadastramento ou recadastramento do imóvel pelos seus responsáveis junto à prefeitura.

Comunidade beneficiada

Para a Administração Municipal, tais medidas dão oportunidades para aquelas pessoas que, por algum motivo ou dificuldade, não puderam honrar com seus compromissos.
Além do contribuinte, quem lucra também é o setor judiciário. Isso porque, haverá consequente agilidade na resolução de processos judiciais da Comarca de São Sebastião, já que o volume tende a diminuir consideravelmente.
Uma ilustração feita pela Procuradoria Fiscal da prefeitura dá o exemplo: a Administração é parte em aproximadamente 75% dos processos em trâmite na Comarca. Destes, cerca de 99% são de execução fiscal, e muitas vezes com valores insignificantes.
Na ótica da Administração, para a Justiça será possível dar mais atenção àqueles processos que tem maior retorno para a Fazenda Municipal, e ainda tornar a prestação de serviços do Judiciário mais ágil, em benefício de toda a comunidade.
Para obter informações mais detalhadas sobre os benefícios da anistia e da remissão 2011 basta entrar no site da prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), no link “Documentos Oficiais”, onde é possível acessar o conteúdo da Lei Complementar n° 139/2011. Interessados podem procurar a divisão de Dívida Ativa, no Paço Municipal, à Rua Sebastião Silvestre Neves, nº 214, no Centro. Horário de atendimento das 9h às 17h. Telefones: (12) 3891.2071 / 3891.2073. E-mail: divida.ativa@saosebastiao.sp.gov.br

Barra do Una é utilizada como cenário em vídeo do concurso Miss Universo

A praia de Barra do Una, localizada na Costa Sul de São Sebastião, foi utilizada como cenário para a edição do vídeo de apresentação das candidatas ao concurso Miss Universo 2011, realizado na noite desta segunda (12) na capital paulista, do qual a angolana Leila Lopes saiu vencedora.
Entre os locais do Estado de São Paulo igualmente apresentados, estavam somente Santos, na Baixada Santista; a Riviera de São Lourenço, em Bertioga e a praia Vermelha de Ubatuba, no Litoral Norte.
Barra do Una é uma das mais belas de São Sebastião, com areias claras, soltas e mar pouco agitado. Sua peculiaridade é o encontro das águas salgada e doce por conta do deságue das águas escuras do Rio Una no mar, proporcionando um belo espetáculo da natureza.
O rio navegável também dá possibilidade de diversos passeios e esportes náuticos, já que traz a sua volta diversas marinas e hotéis com conforto e requinte. De lá, saem passeios de lancha para as ilhas do Montão de Trigo, das Couves, dos Gatos e As Ilhas.
Barra do Una também tem ótimos lugares para a prática de mergulho, opções de hospedagem e compras.
No sertão de Barra do Una, os ecoturistas podem conferir diversas opções de trilhas com cachoeiras em meio à Mata Atlântica.

Prefeitura perdoa dívida de contribuintes; imóveis em áreas de preservação permanente estão inclusos

Os pertencentes ao patrimônio das associações de amigos de bairro e dos clubes desportivos se enquadram também no quesito

A exemplo do programa “Pague Fácil”, lançado no segundo semestre de 2010 pela Administração Municipal de São Sebastião para facilitar aos contribuintes a quitação de débitos, foi sancionada pelo prefeito Ernane Primazzi (PSC) a Lei Complementar nº 139/11, que também visa dar mais condições para o pagamento e eliminação das dívidas.
A diferença do ano passado é que a anistia era aplicada a todos os débitos perante a Fazenda Municipal. Para 2011, ela é referente somente aos débitos de natureza tributária, regularmente lançados por meio de carnês de pagamento.
São eles: o IPTU, a Taxa de Lixo, as Taxas de Fiscalização e o ISS Fixo (também chamado ISS dos autônomos).
A redução das multas e juros será de 100% para o pagamento à vista, 70% para pagamento em até três parcelas e 50% na quitação em até seis parcelas.
No ano passado, para parcelar os débitos da dívida ativa era preciso estar com o exercício corrente em dia e agora já não há mais esta necessidade. Para os débitos ajuizados, a quitação da dívida dispensa o contribuinte do pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.

Remissão

Neste ano, além da anistia, haverá também a remissão, ou perdão, da dívida. O contribuinte que quitar os débitos dos anos de 2006 a 2010 terá perdoadas as dívidas de 2002 a 2005. Lançamentos inscritos na dívida ativa, ajuizados ou não, de 31 de dezembro de 2001 para trás também serão remitidos (perdoados).

Zeis e áreas de preservação

Também ficam perdoados os débitos de tributos imobiliários sobre imóveis comprovadamente situados em áreas de preservação ambiental (APA), de preservação permanente (APP) e em Zonas de Especial Interesse Social (Zeis). Os pertencentes ao patrimônio das associações de amigos de bairro e dos clubes desportivos sem fins lucrativos se enquadram igualmente neste quesito.
Haverá, ainda, isenção de tributos imobiliários para as Zeis, APP e APA, até o exercício de 2012, mediante cadastramento ou recadastramento do imóvel pelos seus responsáveis junto à prefeitura.

Comunidade beneficiada

Para a Administração Municipal, tais medidas dão oportunidades para aquelas pessoas que, por algum motivo ou dificuldade, não puderam honrar com seus compromissos.
Além do contribuinte, quem lucra também é o setor judiciário. Isso porque, haverá consequente agilidade na resolução de processos judiciais da Comarca de São Sebastião, já que o volume tende a diminuir consideravelmente.
Uma ilustração feita pela Procuradoria Fiscal da prefeitura dá o exemplo: a Administração é parte em aproximadamente 75% dos processos em trâmite na Comarca. Destes, cerca de 99% são de execução fiscal, e muitas vezes com valores insignificantes.
Na ótica da Administração, para a Justiça será possível dar mais atenção àqueles processos que tem maior retorno para a Fazenda Municipal, e ainda tornar a prestação de serviços do Judiciário mais ágil, em benefício de toda a comunidade.
Para obter informações mais detalhadas sobre os benefícios da anistia e da remissão 2011 basta entrar no site da prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), no link “Documentos Oficiais”, onde é possível acessar o conteúdo da Lei Complementar n° 139/2011. Interessados podem procurar a divisão de Dívida Ativa, no Paço Municipal, à Rua Sebastião Silvestre Neves, nº 214, no Centro. Horário de atendimento das 9h às 17h. Telefones: (12) 3891.2071 / 3891.2073. E-mail: divida.ativa@saosebastiao.sp.gov.br

Barra do Una é utilizada como cenário em vídeo do concurso Miss Universo

A praia de Barra do Una, localizada na Costa Sul de São Sebastião, foi utilizada como cenário para a edição do vídeo de apresentação das candidatas ao concurso Miss Universo 2011, realizado na noite desta segunda (12) na capital paulista, do qual a angolana Leila Lopes saiu vencedora.
Entre os locais do Estado de São Paulo igualmente apresentados, estavam somente Santos, na Baixada Santista; a Riviera de São Lourenço, em Bertioga e a praia Vermelha de Ubatuba, no Litoral Norte.
Barra do Una é uma das mais belas de São Sebastião, com areias claras, soltas e mar pouco agitado. Sua peculiaridade é o encontro das águas salgada e doce por conta do deságue das águas escuras do Rio Una no mar, proporcionando um belo espetáculo da natureza.
O rio navegável também dá possibilidade de diversos passeios e esportes náuticos, já que traz a sua volta diversas marinas e hotéis com conforto e requinte. De lá, saem passeios de lancha para as ilhas do Montão de Trigo, das Couves, dos Gatos e As Ilhas.
Barra do Una também tem ótimos lugares para a prática de mergulho, opções de hospedagem e compras.
No sertão de Barra do Una, os ecoturistas podem conferir diversas opções de trilhas com cachoeiras em meio à Mata Atlântica.

Falta de sinalização em lombadas gera reclamação da população

Principais problemas, segundo os moradores, estão no trecho da Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rio-Santos) e nos bairros mais afastados do Centro


Muitos moradores de bairros afastados da Região Central estão bastante insatisfeitos com a forma como a Prefeitura de Caraguatatuba faz a manutenção da sinalização de solo, principalmente com relação a lombadas que, em determinados casos, chegam a estar sem nenhum tipo de pintura. E a reclamação não fica apenas no âmbito municipal. A sinalização das lombadas da Rodovia Manoel Hipólito do Rego (Rodovia Rio-Santos) – de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também está uma calamidade, segundo este mesmo grupo de moradores.
Para a professora Alzeni Rodrigues, 43 anos, o descaso do poder público para com este tipo de ação só aumenta o risco de acidentes e atropelamentos. “Quando chegamos em bairros como Travessão, Barranco Alto e Perequê-Mirim não encontramos uma só lombada bem sinalizada seja com placas ou pintura. Já cansei de ver carro praticamente voando porque os motoristas – que estão em alta velocidade-, não avistam o obstáculo”, advertiu.
Sidneia Sampaio, 55 anos, é dona de casa e mora no Morro do Algodão, ali as lombadas também estão se tornando um caso sério para os motoristas que precisam utilizar a avenida principal do bairro. “Esta avenida além de estar cheia de buracos tem este grave problema das lombadas. A noite então, a falta de iluminação e de pintura aumenta ainda mais o risco de os motoristas sofrerem algum tipo de acidente”, enfatizou.

Outro Lado

De acordo com o Secretário Municipal de Trânsito, João Batista Amandes, de fato, há inúmeras reclamações e pedidos de munícipes com relação à sinalização de solo e pintura de lombadas em bairros da cidade. No entanto, o trabalho de pintura deverá ser feito em breve, já que acaba de ser encerrado um processo licitatório para a contratação de uma empresa fornecedora de tinta e placas. “A situação da sinalização nos bairros está crítica e nós sabemos disso. Isso tudo porque esta não era uma manutenção feita constantemente. Portanto teremos de começar de novo. E é justamente isso o que estamos planejando. Esta em fase final de licitação a contratação de materiais depois disso vamos avaliar os pedidos e analisar quais serão os primeiros bairros a serem beneficiados”, explicou.

DER

A falta de manutenção nas lombadas não se resume apenas as de competência do Município, quem passa pelo trecho de Caraguatatuba, na Rodovia Rio-Santos, também observa todos os obstáculos sem pintura.
Procurada para dar um posicionamento de se há algum plano de manutenção das lombadas ao longo da rodovia, o Departamento de Estradas de Rodagem não encaminhou nenhuma resposta até o fechamento desta edição.

Câmara questiona não realização de Festival gastronômico previsto em lei

O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, o PH (PDT) questionou a prefeitura, sobre a aplicação de uma lei municipal que prevê a realização de um festival gastronômico em São Sebastião.
Segundo PH, a lei que existe desde novembro de 2009, propõe que seja realizado o evento no mês de setembro de cada ano. O parlamentar que é o autor da lei afirmou que o festival é uma tentativa de oferecer um atrativo turístico na baixa temporada.
Contudo, PH ressaltou que apesar de o evento ter sido incluído no calendário oficial do município, ele nunca aconteceu. “Não aconteceu em 2010 e, ao que tudo indica, também não vai ser neste ano que a cidade vai promover um festival gastronômico. É uma pena ver que algumas leis não são respeitadas. A expectativa é de que pudéssemos organizar um grande festival para se tornar tradição e assim movimentar o turismo numa época tão difícil para o comércio da cidade. Não sei se existe previsão para a organização do evento, mas é estranho, pois já estamos no início de setembro e nada ainda foi divulgado sobre o festival”, declarou o parlamentar.
PH citou, como exemplo, a cidade vizinha que no mês passado realizou a 6ª edição do “Caraguá a gosto”. “Em Caraguatatuba o festival é sempre bem sucedido e neste ano teve a participação de 32 estabelecimentos. São Sebastião também possui uma gastronomia diversificada que poderia ser mais bem explorada”.

Vai acontecer

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) tem intenções de realizar um festival gastronômico ainda este ano, mas está buscando parceiros para a viabilização do mesmo.
A prefeitura declarou que devido a ausência de uma associação local na área de alimentos e bebidas, e pela baixa participação dos restaurantes na associação comercial, o processo torna-se mais complexo para a captação de recursos para este tipo de evento.
Segundo a assessoria de imprensa, o objetivo de um festival gastronômico é movimentar não somente os restaurantes como também o setor hoteleiro. E para isto, é
necessário um forte investimento em mídia, o que não cabe a gestão municipal.
Ainda conforme a assessoria, o evento já estaria garantido para o ano de 2012, pois a prefeitura já tem empresas com firme intenção de participar do projeto.

Donos de restaurantes

Alguns empresários e comerciantes foram entrevistados pela cidade, e demonstraram grande espanto ao saberem que existe, no município, uma lei que dispõe sobre a organização de um festival gastronômico.
Tamara Teixeira de Carvalho Pombo, dona de um restaurante na Rua da Praia, declarou ser completamente a favor de iniciativas que favoreçam o comércio local. “Infelizmente nossa cidade não possui nenhum atrativo para o turista. Portanto, um festival como esse poderia aquecer a economia local, que anda bastante parada. As coisas só começam a dar uma melhorada a partir de novembro, e caminha bem até depois do carnaval. Fora esse período, nós empresários, sofremos bastante”.
Tamara disse ainda que acha estranho São Sebastião estar fora do circuito dos festivais. “Todas as cidades da região possuem algo nesse sentido, e sabemos que faz sucesso. Não sei ainda porque estamos de fora disso. Precisamos chamar o povo, o turista, de alguma forma eles precisam chegar até nós”.
Sueli Lobo Chagas, também dona de um restaurante na Rua da Praia, afirmou que muitas coisas precisam ser feitas no ramo turístico da cidade para atrair mais pessoas. “Espero que esse festival gastronômico saia logo do papel. Assim, vai dar uma movimentada na baixa-temporada, que a cada ano que passa está ficando pior”.
O garçom Wilson Francisco afirmou que seria muito importante para o turismo local o cumprimento desta lei por parte da prefeitura. “Aqui nunca tem nenhum incentivo no turismo. Nosso município é o mais rico das quatro cidades do Litoral Norte, e parece que é o que menos investe. Todas as cidades vivem cheias em todos os feriados, restaurantes e hotéis sempre lotados, e aqui a cidade está às moscas. Os governantes sabem o que deve ser feito, só não sei ainda porque não o fazem. São Sebastião precisa de incentivo e iniciativas turísticas, para movimentar e estimular o comércio. Só o dinheiro da Petrobras não vai encher a barriga de toda população. O prefeito precisa perceber que somos uma cidade turística e começar urgentemente a investir em eventos. Espero que o festival gastronômico torne-se uma realidade e uma marca da cidade”.

São Sebastião e Ilhabela abrem inscrições para 2012 em educação infantil, ensino fundamental e EJA

A Seduc (Secretaria da Educação São Sebastião) está com as inscrições abertas para a educação infantil (creches e pré-escola), ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) relativas ao ano letivo de 2012.
Os interessados devem procurar a unidade escolar mais próxima à sua residência até o final deste mês, ou seja, dia 30 de setembro, munidos da documentação pessoal, ou seja, certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência.
As secretarias das unidades escolares funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, no período da manhã e à tarde das 14 às 16h. Vale lembrar que os alunos que já frequentam a escola pública não precisam realizar a inscrição, visto ser a rematrícula automática.
A Seduc ressalta a importância na observação da data limite, horários e documentação, pois, no caso dos menores de idade, a responsabilidade pela matrícula é a família.

Ilhabela

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhabela também está com inscrições abertas para as novas matrículas no ensino infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo de 2012. Também serão efetuadas pré-matrículas de alunos que têm interesse em realizar transferência de outras cidades para Ilhabela ou de escolas particulares para a rede municipal de ensino. Os pais ou responsáveis devem providenciar as matrículas até 30 de setembro, data limite para o cadastramento.
A medida cumpre o determinado na Resolução 55 da Secretaria de Educação do Estado, que define os procedimentos e critérios do programa de matrícula antecipada para cadastramento e atendimento à demanda do ensino fundamental, na rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
A recomendação é que os pais que planejam transferir seus filhos da rede pública para particular ou para outros municípios avisem a secretaria da escola em que o aluno estuda atualmente, para efeito de cadastro do número de vagas disponíveis para o próximo ano. Já as rematrículas serão efetuadas diretamente nas escolas. As datas serão divulgadas posteriormente. Mais informações na Secretaria de Educação, à Av. São João, nº277, Perequê ou pelo telefone (12) 3896-2250.

Projeto para trazer Universidade Federal à região tramita em Brasília, revela deputado federal

O deputado federal Vicentinho do Partido dos Trabalhadores (PT) visitou o Litoral Norte nessa segunda-feira, tendo compromissos nas cidades de Ilhabela e São Sebastião. Vicentinho almoçou e participou de rápida reunião com os partidários sebastianenses, onde tratou sobre seu Projeto de Lei, que já está em tramitação em Brasília, para trazer uma universidade federal para o Litoral Norte. Vicentinho acredita na viabilidade da implantação de uma universidade federal em uma das quatro cidades que compõem a região. O potencial do Litoral Norte com a expectativa de crescimento e desenvolvimento em razão de projetos como a ampliação do porto, duplicação dos Tamoios e a exploração do Pré-Sal na Bacia de Santos, levaram Vicentinho a formular e protocolar seu projeto na capital do país. Apesar de o autor esperar uma votação em breve, não há prazo para que tal projeto de lei entre em votação no Planalto.
Cumprindo protocolo de etiqueta partidária, Vicentinho também se manifestou em apoio à pré-candidatura de Fernando Puga a Prefeitura de São Sebastião.

Ilha

Contudo, a agenda do deputado no Litoral Norte começou em Ilhabela. No arquipélago, o deputado se reuniu com militantes e sociedade civil para tratar sobre o projeto de criação da Guarda Civil Municipal e da Guarda Mirim. Cerca de 40 pessoas compareceram na manhã da última segunda-feira, na Câmara Municipal para participar da audiência pública sobre segurança sócio ambiental, requerida pelo vereador Luiz Mario de Almeida Matarazzo (PV), o Marinho.
O intuito da audiência é a implantação da Guarda Civil Municipal na ilha. Para isso a audiência teve objetivos de colher dados e informações junto ao legislativo federal, além de estabelecer as bases conceituais de um plano municipal de segurança sócio-ambiental. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Planejamento Sócio-Ambiental, Jorge Guaracy, a criação deste plano de segurança é que vai definir se há a necessidade de criação de uma guarda municipal, bem como os custos e as suas funções. “Temos uma sociedade que está vivendo um sentimento de insegurança, por outro lado os dados do Conseg mostram que está acontecendo um combate à criminalidade”, ressaltou.
O deputado federal Vicentinho reforçou a ideia da implantação de uma guarda municipal, relatando que não é contra a polícia militar, e sim a favor de uma força que trabalhe na prevenção à criminalidade. “A GCM cumprirá um papel que não está prevista na constituição para a polícia militar, trata-se de um trabalho de prevenção e cidadania”, relatou. O deputado ainda frisou que a guarda é a oitava prioridade dentre as quarenta, que a conferência nacional de segurança pública propôs. Segundo o deputado, melhorar as condições das polícias hoje é uma necessidade urgente que compete aos governos estaduais. “O trabalho da GCM é de prevenção junto à comunidade e não seria uma contradição a sua implantação”, rebateu o deputado. Já o secretário municipal de meio ambiente, Rogério Ribeiro de Sá (Catolé), questionou a respeito da possibilidade de repasse de verba federal para implantação da guarda e também sobre o fator sócio ambiental que envolve a questão. Vicentinho disse que não consta nos projetos uma sustentação e participação do governo federal. Exemplificando a questão sócio-ambiental, o deputado citou a atuação da polícia ambiental junto à guarda civil ambiental na cidade de São Bernardo do Campo. “Elas atuam muito parceiramente, em diversas ações de preservação”, comentou.
O prefeito Toninho Collucci valorizou a importância da segurança na cidade e da reforma tributária. “Vejo com bons olhos a guarda municipal, mas é necessária uma reforma tributária para custearmos suas necessidades”, relatou.
O vereador Marinho encerrou a audiência pública enfatizando que a segurança no município evolui, mas a criminalidade também. “O papel desta Casa de Leis e da sociedade é provocar o legislativo, o executivo e as demais instituições para que a segurança esteja de acordo com o que a população precisa, acredito que a guarda civil municipal é extremamente importante, finalizou o vereador.
A mesa de discussão foi composta por Vicentinho, que também é presidente da Frente Parlamentar Pró-Guardas Municipais, o presidente da Casa de Leis ilhéu, vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB), o chefe do Executivo, Antônio Colucci (PPS), dos vereadores Erick Pinna Desimone (PR), Roberto Lourdes do Nascimento (Timbada-PDT), Edvaldo Anísio da Silva (PV) e Nanci Peres, além e Marinho. O sub comandante do 20° Batalhão da Policia Militar de Caraguá Major Helcio da Silva Vieira, o delegado Seccional da Policia Civil de São Sebastião, Múcio Alvarenga e o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Ilhabela, Onofre Sampaio também marcaram presença.
Outros que estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito de Ilhabela, Oswaldo Nuno Gallo; o secretários municipais de Cultura, Valdir Verissimo, o Tenente Daniel Lemes, comandante do Pelotão da Policia Militar de Ilhabela, o delegado Assistente da Policia Civil de Ilhabela, Jairo Luiz Pontes, os diretores municipais Marcelo Santos (Trânsito) e Marcelo de Freitas (DPD), o presidente do COMTUR, Leopoldo Pedalini Neto e membros da sociedade civil.
Após os compromissos na região, o deputado Vicentinho seguiu para a cidade de Jaguariúna.

MP recebe denuncia de construção irregular com dois pavimentos na Praia de Santa Tereza

O vereador Roberto Lourdes do Nascimento, o Timbada (PDT), denunciou ao Ministério Público (MP) uma obra irregular que está sendo construída na Praia de Santa Tereza, na região Central de Ilhabela. De acordo com declarações do parlamentar, a obra teria sido embargada pela prefeitura, contudo, a mesma ainda estaria em andamento.
Timbada disse ainda que a obra está sendo construída em área de orla marítima. “Todos sabem que construções com dois pavimentos é proibida por lei em Ilhabela. Existe a Lei de Uso de Solo, e ela precisa ser respeitada. Qualquer leigo que olhe para a obra já consegue identificar algumas ilegalidades. Por exemplo, não foi feito o recuo previsto pela lei. Eles levantaram uma parede, na mesma parede em que existe o muro que faz divisão com a viela que dá acesso à praia. Isso está certo? Eu acho que não. Só faz vista grossa quem quer”.
O parlamentar declarou também que o dono da construção teria solicitado à prefeitura um alvará de pequenas reformas, contudo segundo a lei, o proprietário do imóvel teria que ter apresentado um projeto solicitando autorização para a obra. “Isto que está acontecendo na Praia de Santa Tereza é um crime. Por isso estou pedindo ajuda a todos os vereadores, porque eu sou da oposição, e posso não ser ouvido, mas se meus colegas me apoiarem poderemos salvar aquela área. Vou pedir ao vice-prefeito Nuno Gallo, que apure as denúncias e interceda pela comunidade local. Tudo que posso fazer é entrar com esta ação no Ministério Público”.

O que diz a lei

Alguns trechos da Lei de Uso do Solo afirmam que a construção de arranha-céus é proibida no território do município, assim considerada qualquer edificação com mais de dois pavimentos incluído o térreo, mesmo destinando-se para fins hoteleiros ou sob o pretexto de revestir encostas ou penhascos.
A legislação também prevê também que sejam obedecidos recuos mínimos nas construções em orla marítima para área frontal 6m, nos lados: 1,50m, e nos fundos 4m.
Em outro artigo da lei, é afirmado que em terrenos confrontantes com faixa de marinha só serão admitidas construções térreas, enquanto que, nas demais extensões ou áreas onde houver permissão para edificações, as mesmas poderão ter o máximo de dois pavimentos, computado o térreo. Existe ainda, uma permissão na lei para construções de dois pavimentos em terrenos fronteiros à faixa de marinha sejam realizadas, desde que recuadas no mínimo 30m da faixa de marinha.

O que diz a prefeitura

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Ilhabela, o local já possuía uma construção. E por este motivo a obra teria recebido um alvará permitindo a reforma.
Ainda conforme a assessoria, a obra não está ilegal, ela só teria sido embargada anteriormente, pois em uma ação da fiscalização o alvará não foi encontrado na construção. Entretanto, em nova vistoria realizada pelo departamento de fiscalização, o alvará de reforma teria sido apresentado às autoridades e a situação regularizada.
Quanto às irregularidades denunciadas pelo vereador, em virtude do descumprimento da Lei de Uso do Solo, a prefeitura ainda não se manifestou, mas revelou que irá apurar.

MP recebe denuncia de construção irregular com dois pavimentos na Praia de Santa Tereza

O vereador Roberto Lourdes do Nascimento, o Timbada (PDT), denunciou ao Ministério Público (MP) uma obra irregular que está sendo construída na Praia de Santa Tereza, na região Central de Ilhabela. De acordo com declarações do parlamentar, a obra teria sido embargada pela prefeitura, contudo, a mesma ainda estaria em andamento.
Timbada disse ainda que a obra está sendo construída em área de orla marítima. “Todos sabem que construções com dois pavimentos é proibida por lei em Ilhabela. Existe a Lei de Uso de Solo, e ela precisa ser respeitada. Qualquer leigo que olhe para a obra já consegue identificar algumas ilegalidades. Por exemplo, não foi feito o recuo previsto pela lei. Eles levantaram uma parede, na mesma parede em que existe o muro que faz divisão com a viela que dá acesso à praia. Isso está certo? Eu acho que não. Só faz vista grossa quem quer”.
O parlamentar declarou também que o dono da construção teria solicitado à prefeitura um alvará de pequenas reformas, contudo segundo a lei, o proprietário do imóvel teria que ter apresentado um projeto solicitando autorização para a obra. “Isto que está acontecendo na Praia de Santa Tereza é um crime. Por isso estou pedindo ajuda a todos os vereadores, porque eu sou da oposição, e posso não ser ouvido, mas se meus colegas me apoiarem poderemos salvar aquela área. Vou pedir ao vice-prefeito Nuno Gallo, que apure as denúncias e interceda pela comunidade local. Tudo que posso fazer é entrar com esta ação no Ministério Público”.

O que diz a lei

Alguns trechos da Lei de Uso do Solo afirmam que a construção de arranha-céus é proibida no território do município, assim considerada qualquer edificação com mais de dois pavimentos incluído o térreo, mesmo destinando-se para fins hoteleiros ou sob o pretexto de revestir encostas ou penhascos.
A legislação também prevê também que sejam obedecidos recuos mínimos nas construções em orla marítima para área frontal 6m, nos lados: 1,50m, e nos fundos 4m.
Em outro artigo da lei, é afirmado que em terrenos confrontantes com faixa de marinha só serão admitidas construções térreas, enquanto que, nas demais extensões ou áreas onde houver permissão para edificações, as mesmas poderão ter o máximo de dois pavimentos, computado o térreo. Existe ainda, uma permissão na lei para construções de dois pavimentos em terrenos fronteiros à faixa de marinha sejam realizadas, desde que recuadas no mínimo 30m da faixa de marinha.

O que diz a prefeitura

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Ilhabela, o local já possuía uma construção. E por este motivo a obra teria recebido um alvará permitindo a reforma.
Ainda conforme a assessoria, a obra não está ilegal, ela só teria sido embargada anteriormente, pois em uma ação da fiscalização o alvará não foi encontrado na construção. Entretanto, em nova vistoria realizada pelo departamento de fiscalização, o alvará de reforma teria sido apresentado às autoridades e a situação regularizada.
Quanto às irregularidades denunciadas pelo vereador, em virtude do descumprimento da Lei de Uso do Solo, a prefeitura ainda não se manifestou, mas revelou que irá apurar.