GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

“Valorizando Pessoa Idosa” realiza almoço festivo na Costa Sul de São Sebastião

O prefeito Ernane Primazzi acompanhado da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, participou na última semana, em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, de um almoço festivo realizado pela equipe do projeto “Valorizando a Pessoa Idosa”.
O evento ocorreu no Recanto Pérola da Mata, cedido pela proprietária Vera Lúcia Carvalho Mesquita, que também serviu de palco para uma apresentação de canto sob a regência da agente cultural Ana Maria Sierra. A mostra serviu como uma prévia do que ocorrerá na XV Edição do Revelando São Paulo”, na capital paulista.
Desenvolvido pela Setradh, o projeto conta com cinco núcleos. O de Boiçucanga concentra 80 idosos, dos quais, dez são acamados e recebem o atendimento da equipe em casa.
A unidade ainda mantém um programa sócioeducativo, onde o grupo recebe orientações sobre os direitos dos idosos, artes, canto, teatro, alfabetização, yoga e atividades esportivas, estas, com apoio da Seesp (Secretaria de Esportes). “Anteriormente, a noção que as pessoas tinham dos idosos era de serem inertes, inativos, improdutivos; atualmente, a realidade é outra, pois são bastante participativos e muito ativos”, disse o psicólogo do grupo, Rodrigo da Costa Bezerra.
Há dois anos no projeto, Maria Carvalho da Silva, 78, afirmou gostar das atividades oferecidas pela Administração. “É tudo maravilhoso. Gosto de tudo, principalmente das aulas de artesanato, yoga e educação física”, revelou.
Alice Moreira, aos 84 anos de idade, dos quais 11 em ativa participação dentro do projeto, relembrou que no início – o “Valorizando a Pessoa Idosa existe há 13 anos – eram seis as pessoas que desfrutavam das atividades. “Hoje há uma grande quantidade participando”, disse. “A amizade que fizemos lá, incluindo os funcionários, é muito especial”.
De acordo com Mercedes Coutinho, 60, no projeto há seis meses, se a idade permitisse, teria entrado para o grupo há muito mais tempo. Para a proprietária do recanto, Vera Lúcia, o “Valorizando a Pessoa Idosa” é saudável, importante e essencial para as pessoas não se sintam sozinhas e inúteis. “É muito bonito ver a relação de amizade do grupo”, observou. O prefeito Ernane e a primeira dama Roseli, aproveitaram o momento para conversar com os idosos e na despedida agradeceram ao convite e ao carinho com que foram recebidos.

Nenhum comentário: