ABI - Associação Brasileira de Imprensa

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Liberdade de Expressão e Ética

domingo, 8 de maio de 2016

Entidades se reúnem para discutir o fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas do Brasil


  • Evento, que ocorre em Brasília entre os dias 10 e 12, conta com 120 participantes;
  • Representantes de vários mosaicos, de diversas regiões do País, estarão presentes;
A Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas (Remap), o WWF-Brasil, o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA) se uniram  e preparam  a realização, em Brasília (DF), de um evento que vai aprofundar a discussão de como fortalecer os mosaicos de áreas protegidas no Brasil.
O evento, que está sendo chamado Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas 2016, tem como missão fortalecer esse instrumento de gestão voltado à conservação da natureza e ao desenvolvimento sustentável. O workshop acontece entre 10 e 12 de maio, no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na capital federal e é fechado para técnicos e convidados.
Agenda
Na programação, constam mesas-redondas, painéis, grupos de trabalho, rodadas de debates e plenária para aprovação de uma agenda conjunta para 2016/2017. Entre os temas que serão tratados estão governança, gestão integrada  e participativa, valorização sociocultural, sustentabilidade, articulação e cooperação com mecanismos de gestão compartilhada.   

Também está previsto o Intercâmbio de Mosaicos e um Encontro  da Rede Mosaico de Áreas Protegidas (REMAP), a organização que busca reunir essas iniciativas em núcleos regionais  – e que é uma das realizadoras do workshop. Cerca de 120 pessoas, técnicos e especialistas de todo o País, vão participar das atividades durante os três dias.
Importância
Os mosaicos são, na prática, um grupo de áreas protegidas adjacentes, próximas ou sobrepostas, que se unem para facilitar a gestão integrada e participativa do território em que estão inseridas. Elas fazem isso buscando encontrar soluções para problemas comuns, dividir experiências e partilhar recursos – otimizando custos e esforços e fortalecendo a conservação  e sustentabilidade de sua região.
Os mosaicos surgiram como figuras jurídicas em 2000, no decreto que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).  Atualmente, existem 22 mosaicos reconhecidos oficialmente em nosso País – e existem articulações locais que buscam o reconhecimento de cerca de mais 15 deles.  
Reflexão e troca
Eles são importantíssimos porque contribuem para a conservação de grandes extensões de áreas naturais – especialmente na Amazônia – e promovem a participação e o controle social, já que as ações, iniciativas e experiências desenvolvidas nessas áreas são coordenadas por conselhos, formados por diversos atores sociais interessados no uso e conservação daquelas terras.
Heloisa Dias, do Núcleo de Coordenação da REMAP, contou que os mosaicos de áreas protegidas, por serem um conceito novo, necessitam ainda de muita reflexão e troca de experiências.
“Precisamos muito deste tipo de encontro, em que estaremos avaliando e entendendo melhor como consolidar esse conceito e essas iniciativas, para que elas contribuam mais e mais para a sustentabilidade e conservação nesses territórios”, afirmou.
Difusão e apoio
A analista de conservação do WWF-Brasil, Jasylene Abreu, contou que esta é uma discussão que há muito precisa ser feita. “Quando falamos de mosaicos, estamos falando de um regime especial de gestão daquela área, que possui oportunidades e problemas muito peculiares. Por isso precisamos desses momentos, em que essas peculiaridades são discutidas e debatidas por quem as vive, como gestores, técnicos e pesquisadores”, declarou.  
Para o coordenador-executivo adjunto do Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, Décio Yokota, a gestão de áreas protegidas necessária na escala e diversidade de um país com as dimensões do Brasil precisa contemplar estratégias de gestão integrada. “Neste contexto, os mosaicos, instrumentos já previstos na lei desde 2000, precisam ser mais difundidos e apoiados”, afirmou.
Serviço:
O que? Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas 2016
Quando? Entre os dias 10 e 12 de maio
Onde?  No auditório do ICMBio, situado à EQSW 103/104, Bloco “D” Térreo, Complexo Administrativo Setor Sudoeste- Brasília (DF)
Contato com a imprensa:
Mariana Belmont
mariana@transbordalab.com
(11) 96413-6098
Jorge Eduardo Dantas - WWF Brasil
(92) 3644-3844 / (61) 8165-6818
Mariana Belmont 
Assessora de Comunicação
Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas


Começa a 2ª fase do Censo Previdenciário do servidor municipal de Caraguá

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e o Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promovem o Censo Previdenciário do Servidor Público – Fase II até o final de maio. Servidores ativos, inativos e pensionistas devem se cadastrar para evitar o bloqueio do pagamento e o cancelamento do benefício. A atualização das informações dos nascidos em janeiro, fevereiro e março encerra na próxima terça-feira (10).  O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, no Jardim Jaqueira, próximo ao Terminal Rodoviário.
É necessário apresentar os originais e as cópias dos documentos pessoais do Segurado e dos dependentes para efetivar a realização do Censo, ao qual será comprovado por meio de recibo de participação. Cada funcionário, aposentando e pensionista precisa fazer o cadastro na semana reservada para seu mês de aniversário durante os dias úteis. 
Os aniversariantes de abril, maio e junho comparecem de 11 a 17 de maio. Quem nasceu em julho, agosto e setembro se apresenta de 18 a 24 de maio. Para os assegurados de outubro, novembro e dezembro está reservado o período de 25 a 31 de maio.
Censo – O Censo Cadastral Previdenciário – Fase II visa atualizar os dados de todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Caraguá, Câmara Municipal, Fundacc e CaraguaPrev, além de ser uma obrigação legal e presencial.
As informações serão incluídas no sistema do Ministério da Previdência Social (SIPREV - GESTÃO) na base de dados do Programa de Apoio a Modernização de Gestão do Sistema de Previdência Social (PROPREV), que envolve todos os Regimes Próprios de Previdência (RPPS) do Brasil.
A distribuição de senhas encerra às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3883-3252/3883-3480 ou pelo site www.caraguaprev.com.br. A secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso fica na Rua Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira (próximo ao Terminal Rodoviário).  
Confira os documentos exigidos no Censo Previdenciário do Servidor Público – Fase II
Servidores Ativos – Documento de identificação com foto (RG, CNH ou carteira profissional, válida em todo território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional); CPF; comprovante de residência (atual) ou na falta deste uma declaração de residência; PASEP/PIS/NIT; título de eleitor; certidão de casamento ou certidão de união estável, realizada perante tabelião; RG ou certidão de nascimento E CPF (Obrigatório) dos dependentes (inclusive recém-nascidos); certidão de tempo de contribuição do INSS, ou outro RPPS (não é obrigatória a apresentação dessas certidões). 
Aposentados – Documento de identificação com foto (RG, CNH ou carteira profissional, válida em todo território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional); CPF; comprovante de residência (atual) ou na falta deste uma declaração de residência; PASEP/PIS/NIT; CPF (inclusive dos recém-nascidos) e/ou documento de identificação com foto (RG, CNH ou carteira profissional, válida em todo território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional) de todos os dependentes; certidão de casamento ou de união estável, realizada perante tabelião; e termo de curatela ou interdição, no caso de inválido.
Pensionistas – Documento de identificação com foto (RG, CNH ou carteira profissional, válida em todo território nacional e emitida por órgão de regulamentação profissional); CPF; e comprovante de residência (atual) ou na falta deste uma declaração de residência.  

Nota – Atendimento Secretaria de Turismo

A Secretaria Municipal de Turismo já atende os cidadãos na nova sede, inaugurada recentemente em abril, localizada na Avenida da Praia, no Centro.
O telefone de contato é o (12) 3883-4901 e e-mail turismo.caragua@gmail.com.
O espaço conta com salão de exposições, sala de treinamento e aperfeiçoamento, três salas administrativas, balcão de atendimento e informações e pátio externo para eventos de pequeno porte.

Caraguá já vacinou mais de 65% do grupo prioritário contra a gripe

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até a última quarta-feira (4/5/2016), Caraguá já imunizou 14.808 pessoas, o equivalente a 65,81% do público alvo preconizado pelo Estado. Ao todo, pela meta estadual, 80% do grupo prioritário devem ser imunizados em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação “Madre Teresa de Calcutá”.
Os grupos vacinados foram: 4.624 crianças (67,55%); 647 gestantes (53,43%); 1.401 trabalhadores da saúde (54,53%); 141 puérperas (70,85%) e 7.995 idosos (68,47%).
Este ano, a vacina trivalente protege contra os vírus H1N1, H3N3 e Influenza B. A meta é aplicar 18 mil doses, número que corresponde a 80% do público alvo da campanha.
Os grupos de risco que participam da campanha são idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses a menores de quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes em qualquer idade, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da área da saúde.
A partir da próxima segunda-feira (9/4), serão incluídos os doentes crônicos (que devem apresentar encaminhamento médico com a indicação da doença do paciente).
Cuidados e Síntomas – Mesmo com a vacina, os cuidados contra a proliferação do vírus H1N1 devem ser mantidos. Como, por exemplo, lavar sempre as mãos com água e sabão ou com álcool; evitar levar as mãos aos olhos, ao nariz e à boca; cobrir a boca quando for tossir ou espirrar e sempre ter em mãos um frasco de álcool gel para higienização.
Os principais sintomas da Gripe A são Febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e irritação nos olhos e nos ouvidos. Para o tratamento é necessário muito repouso, beber líquido, evitar álcool e cigarro. Medicamentos como o paracetamol podem ser usados para combater febre e dores, em casos graves ou, em grupos de risco, pode ser recomendado medicamento antiviral.
De acordo com a Secretaria de Saúde, até o dia 4 de maio deste ano, houve 40 notificações de Gripe H1N1. Deste número, seis foram negativos, três positivos (incluindo um óbito) e 31 estão em investigação.
Confira endereços das UBS:
UBS Centro: Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera – 1º andar
“Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata” - Tel: (12) 3897-2102
UBS Perequê Mirim: Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 295 - Tel (12) 3885-1800
UBS Porto Novo: Avenida José Herculano, 6.560 - Tel (12) 3887-6131
UBS Morro do Algodão: Avenida Geraldo Lopes, 27 - Tel (12) 3887-9100
UBS Jaraguazinho: Rua Benedito Silvério Santana, 57 - Tel (12) 3883-3500
UBS Casa Branca/Olaria: Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 799 – Tel (12) 3883-9077/7007
UBS Jetuba: Rua Geraldo Cordeiro de Souza, 270 – Tel (12) 3884-4090
UBS Massaguaçu: Rua Irineu de Mello Neto, 600 – Tel (12) 3884-1999
UBS TINGA: Rua Antonio dos Santos, 20 – Tinga – Tel (12) 3883-3277 / 3882-6446
UBS TABATINGA: Rua Manoel Pereira dos Santos, 47 – Tabatinga – Tel (12) 3884-5700
CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS – CEM/CEO: Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera
“Edifício Madre Tereza de Calcutá” – Tel: (12) 3886-1200

CIAPI abre inscrições para atividades gratuitas

O Centro de Convivência do CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso) está com inscrições abertas para diversas atividades como canto coral, dança sênior, hidroginástica, academia, bocha, teatro, informática, tecnologias para deficiências da visão, artesanato, entre outras.
O projeto é voltado para idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos com perfil de independência e autonomia, caso contrário devem vir acompanhados por familiares. 
É necessário comparecer no CIAPI, no Jardim Jaqueira, munido dos seguintes documentos: 2 fotos 3x4, cópia do CPF e RG, comprovante de renda, comprovante de endereço, cópia da carteira do SUS e do NIS (para quem tiver), laudo médico (em caso de deficiência) e declaração de aptidão física (em caso de inscrição em atividades físicas).
Outras informações pelo telefone 3886-3131 ou na sede do CIAPI na Avenida Jorge Burihan, 30, Jardim Jaqueira, próxima da Rodoviária.

PAT de Caraguá anuncia vagas

Veja as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.
Agente educacional, Auxiliar de enfermagem, Barman, Confeiteiro,Cozinheiro de restaurante, Eletricista de veículos automotores, Enfermeiro, Engenheiro civil, Gerente de oficina mecânica, Mecânico de automóvel, Auxiliar de mecânico de manutenção de embarcações, Nutricionista, Operador de escavadeira, Operador de motoniveladora, Operador de rolo compactador, Operador de trator de esteira, Padeiro, Pedreiro, Pizzaiolo, Monitor de Artes, Tratorista agrícola, Técnico de seguros, Vendedor de comércio varejista e Vendedor de consórcio.
As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.

Justiça anula Ação de Ato de Improbidade Administrativa movida contra prefeito de Caraguá

O juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Caraguatatuba, Ayrton Vidolin Marques Júnior, julgou procedente a ação judicial do prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, para anular a Ação Civil pública por suposta prática de ato de improbidade administrativa no contrato com a empresa Nutriplus Alimentação e Tecnologia Ltda para fornecimento de merendas escolares em 2002, durante seu segundo mandato. Houve comprovação de inexistência de prejuízo ao Erário Público e evidente economicidade da contratação.
Foi constatado nos autos, por meio de documentos, que o valor das refeições contratadas (R$ 0,68) na época (20/02/2002) além de mais vantajosas com relação às demais empresas consultadas, ainda representou um dos valores mais baixos se comparado com os praticados em todo o Brasil.
De acordo com a sentença, o perito analisou que houve economia de R$ 58.601,99, mesmo diante do aumento do número de alunos, e que a auditoria do Tribunal de Contas teria utilizado como paradigma preços exclusivamente de fornecimento de gêneros alimentícios, enquanto que o contrato objeto da ação civil pública trazia outros serviços agregados.
Havia, por exemplo, o preparo de merenda escolar, com fornecimento de todos os insumos, mão de obra, distribuição nos locais de consumo, prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e utensílios utilizados, incluindo encargos tributários, trabalhistas e previdenciários ou seja, “teria havido falha técnica na auditoria do Tribunal de Contas, por ter realizado comparação com paradigma mais singelo, sem considerar os demais serviços e elementos agregados”, fundamentou o juiz.
Além disso, foi declarada a nulidade dos atos processuais praticados na ação civil pública nº 1.023/2007, a partir dos embargos de declaração opostos sobre a decisão que recebeu a inicial, com consequente invalidação da sentença posteriormente proferida.
Segundo a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, o prefeito havia sido condenado à suspensão de direitos políticos, ressarcimento do dano e multa civil de duas vezes o dano, em primeira e segunda instâncias. O processo estava pendente de Recurso Especial, recentemente, admitido pelo Superior Tribunal de Justiça.
Com anulação dos atos processuais e da respectiva sentença ficaram sem efeito a suspensão de direitos políticos, o ressarcimento ao erário e a multa civil, além de outras sanções até então aplicadas em desfavor do gestor do município.

Segundo Empreende Caraguá será lançado no dia 17

Na próxima terça (17/05/2016), a partir das 18h, no Teatro Mario Covas, haverá o lançamento do segundo Empreende Caraguá destinado às micro e pequenas empresas da cidade. O projeto, desenvolvido pelo Governo Municipal, Sebrae-SP e Associação Comercial visa aumentar a competitividade e estimular a inovação de cada comércio. O evento é gratuito.
Serão apresentadas soluções e orientações que podem auxiliar o micro e pequeno empresário a minimizar os impactos da crise e aproveitar as oportunidades para se destacar no mercado. O público poderá conferir ainda, ideias inovadoras que estão sendo aplicadas por empresas e cidades turísticas no Brasil e no mundo.
O projeto Empreende Caraguá inclui viagem a Feiras, cursos, oficinas e palestras entre outras ações e possui, aproximadamente, 100 horas de duração por empresa, desenvolvidos entre maio e novembro de 2016.
Na ocasião, a equipe do Sebrae-SP apresentará os temas Gestão e Inovação, que serão trabalhados com os empresários que fizerem a adesão ao projeto durante o ano 2016, em um pacote especial de capacitações realizado pelo Sebrae-SP, em parceria com o Governo Municipal e Associação Comercial.
As vagas para as capacitações dos temas citados são limitadas e destinadas às empresas dos setores de comércio varejista, beleza, meios de hospedagem e alimentação fora do lar.
Fazem parte do pacote cursos, oficinas e palestras, os temas como vitrinismo, técnicas de exposição, visual merchandising, cenários de e-commerce, boas práticas na manipulação de alimentos, prevenção de perdas e desperdícios em alimentação, técnicas de venda para restaurantes e bares, coloração de cabelos, penteados e visagismo, gestão financeira, técnicas de planejamento e definição de metas entre outros.
Durante o evento haverá, também, o seminário “Melhore seus resultados através das Mídias Sociais” com a presença de consultores de marketing e mídias sociais e empresas representativas na área. Além da participação de empresários da região que darão depoimentos sobre boas práticas e ações para destacar a empresa perante a concorrência.
O evento é gratuito e com vagas limitadas. Mais informações pelo telefone: (12) 3882-3854 e pelo e-mail:pae.caragua@gmail.com
Serviço
II Empreende Caraguá
Data: 17 de Maio de 2016
Horário: 18h às 22h
Local: Teatro Mario Covas - Avenida Goiás, 187 - Centro

Sorteio cadastro de reserva Minha Casa Minha Vida

 Governo Municipal de Caraguá informa que na próxima segunda-feira (9/5/2016), às 10h, no Ciase Travessão haverá o sorteio de composição da reserva dos grupos para o “Loteamento Nova Caraguá II” (bairro Travessão), composto por 730 unidades, em atendimento ao Decreto Federal 412/2015.
Concorrerão todos os inscritos na base de dados do programa “Minha Casa Minha Vida” do município, que atendam às exigências do Programa.
A relação dos sorteados será publicada no site da Prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br) e no jornal “Expressão Caiçara”.
As vagas são provenientes de famílias sorteadas que não concluíram o processo de seleção e em adequação ao Decreto Municipal nº 372/2015.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, 839 dossiês já foram enviados à Caixa Econômica Federal para análise dos documentos. O sorteio de cadastro de reserva visa preencher eventuais vagas que possam surgir após o indeferimento da Caixa.
Serviço Ciase Travessão
Endereço: Rua Henrique Maximiliano Coelho Neto, 100 - Travessão

Novo Terminal Urbano atende usuários do transporte coletivo a partir desta quinta-feira (5)

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Trânsito, informa que a partir de amanhã (quinta-feira, dia 5) entra em funcionamento o Novo Terminal Urbano de Caraguatatuba, localizado na Praça dos Expedicionários, às margens da Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Sumaré.
O antigo Terminal, localizado na Avenida Brasil, será desativado. Portanto, todos os usuários do transporte coletivo deverão dirigir-se às novas instalações.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações a Secretaria Municipal de Trânsito atende os usuários pelo telefone 0800-7788080.

Justiça do Maranhão aceita denúncia contra Roseana Sarney e mais 15

A Justiça do Maranhão acatou denúncia contra a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), em investigação que aponta desvio de quase R$ 2 milhões de recursos da Saúde do Estado para aplicação em campanhas eleitorais no ano de 2010. Além da peemedebista, outras 15 pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-secretário estadual de Saúde e cunhado de Roseana, Ricardo Murad (PMDB).
O responsável por acatar a denúncia foi o juiz Fernando Mendes Cruz, da 7ª Vara Criminal. Além da ex-governadora e o ex-secretário, empreiteiros e membros da comissão de licitação também viraram réus. De acordo com o juiz, os 16 são acusados de fraudar licitação, superfaturar contratos e desviar recursos para campanhas eleitorais.
A ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB)
Senadores da Comissão de Direitos Humanos de Brasília durante reunião com a Governadora Roseana Sarn: A ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB)
Segundo o juiz Fernando Cruz, "restam presentes as condições legais, bem como indícios de autoria e materialidade para o exercício da ação penal. A denúncia preenche ainda o art. 41 do CPP (Código de Processo Penas), quais sejam: a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado."
No documento expedido é apontado que "Roseana Sarney Murad, ex-governadora do Estado, aduz a denúncia, em síntese, que as transações de recursos para as empresas contratadas sem licitação, se destinaram para financiar sua campanha eleitoral e seu partido, no pleito de 2010, na quantia de R$1.950.000,00, sendo a mesma responsável, nos termos do art. 21 da lei 9504/1997, pelos recursos recebidos na campanha eleitoral".
Por meio de sua assessoria, a ex-governadora Roseana Sarney diz que esta é mais uma ação movida por quem sempre atuou com métodos de perseguição política.
"O fato da ação ter sido provocada por integrantes de partido, como o PC do B, e por políticos que sempre fizeram oposição a mim, me dá a certeza de que se trata de mais uma perseguição. Mas isso não me intimidará. Não tenho medo a irei me defender de mais uma injustiça", declarou Roseana.

Juiz manda Ronaldo pagar dívida de R$ 2,3 mil à Prefeitura

O ex-jogador Ronaldo foi condenado a pagar dívida de IPTU à Prefeitura de São Paulo, que ganhou em primeira instância processo que move contra o ex-atacante por não ter pago imposto predial e territorial urbano (IPTU). O juiz Felipe de Melo Franco determinou, em decisão proferida no último dia 19 de abril, que o ex-atleta do Corinthians pague R$ 2.321 mil, valor já atualizado com correções de uma pendenga de R$ 1.565,76, datada de fevereiro de 2014.Quando anunciou sua decisão, o juiz avisou no despacho que o valor deveria ser pago em prazo de cinco dias, sendo que a não quitação da dívida estava sob pena de ter bens do pentacampeão mundial pela seleção brasileira penhorados pela Justiça. O valor não justifica tanto, mas a decisão consta dos autos.
Ex-jogador tem dívida por imposto predial e territorial urbano
Ex-jogador tem dívida por imposto predial e territorial urbano
"Cite-se o executado(a) para que, no prazo de 05 (cinco) dias, pague o débito, cujo valor deverá ser corrigido monetariamente até a data do efetivo pagamento, acrescido de multa, juros, honorários advocatícios - ora fixados em 10% (dez por cento) -, custas e despesas processuais, ou, em igual prazo, ofereça bens à penhora, sob pena de serem penhorados tantos bens quantos bastem para a garantia da execução, ficando, ainda, CIENTE de que o prazo para oposição de embargos é de 30 (trinta) dias, contados da intimação da constrição (art. 16, da Lei 6830/80), valendo a citação para todos os demais termos e atos processuais, até final liquidação", afirmou o juiz em seu despacho, que depois conclui: "Se negativa a citação, dê-se vista dos autos à Fazenda. Se positiva, aguarde-se, pelo prazo de cinco (5) dias, o pagamento ou a nomeação de bens; nada sendo providenciado pelo(a) executado(a), dê-se vista dos autos à exequente. Intime-se", escreveu o magistrado no documento.
Cabe recurso à decisão de primeira instância, sendo que chama a atenção o valor pequeno da dívida que ficou pendente se for levada em conta a carreira de sucesso do ex-jogador, que ainda não se manifestou publicamente sobre o processo.

Substituto de Cunha foi notificado de calção e tênis

Deputado Waldir Maranhão (PP-MA)

O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) foi surpreendido por um oficial de Justiça por volta das 06:30horas desta quinta-feira em seu apartamento funcional na quadra 302, Asa Norte de Brasília.
Ele recebeu a notícia do afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ainda de calção e tênis porque se preparava para uma caminhada matinal.
Investigado na Operação Lava Jato, desceu para atender ao chamado e logo ficou nervoso.
Maranhão saiu para a caminhada com o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) e ligou para o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), um dos mais experientes da atual Legislatura, em busca de conselhos.
"Ele disse que queria ouvir minha opinião e eu disse 'vá para a Câmara imediatamente'", conta Heráclito, que foi até a residência do presidente da Câmara em exercício.
Parlamentares que conversam com Maranhão disseram que ele estava "atônito" pela manhã.
Maranhão seguiu para a Câmara, onde chegou por volta das 10h30.
Cercado de seguranças, dirigiu-se ao gabinete ainda decorado com fotos e pertences de Eduardo Cunha, sentou-se na poltrona e passou a receber deputados. (Felipe Frazão, de Brasília)

Favorito à presidência da Câmara almoça com Cunha

Em um dia de baixa movimentação na residência oficial da Câmara dos Deputados, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) almoçou a sós com Eduardo Cunha (PMDB-RJ) nesta sexta-feira. Rosso, que comandou a comissão do impeachment de Dilma Rousseff, é tido, nos bastidores, como o favorito para suceder Cunha na presidência da Casa. Ele, no entanto, nega estar em campanha e rejeita a possibilidade de eleições neste ano, o que apenas seria possível se Cunha renunciasse ou fosse cassado. "Não tem eleição. É uma disputa fumaça", afirmou ao site de VEJA. O deputado também negou ter tratado desse assunto ou sobre a decisão do STF desta quinta-feira. Segundo ele, a conversa entre os dois esteve limitada a projetos que seguem engavetados na Câmara, como a reforma tributária. Acredite quem quiser. (Marcela Mattos, de Brasília)
Deputado Rogério Rosso (PSD-DF)

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