GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Candidatos religiosos declararam patrimônio milionário nas eleições

 Nestas eleições, ao menos 640 candidatas e candidatos usarão títulos religiosos nas urnas. Desses, ao menos 36 declararam patrimônio milionário ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São pastores, pastoras, bispos, irmãos, apóstolos, padres e missionários que juntos somam quase R$ 79 milhões em bens.

A maioria dos nomes com títulos religiosos utilizam termos cristãos. O destaque é dos evangélicos. Somente pastores são 393. Há ainda 81 pastoras candidatas. Também aparecem bispos e bispas (53), missionários e missionárias (53), reverendos (2), apóstolos (4), padres (13), pais e mães de santo (27). Comuns no meio cristão, os termos ‘irmão’ e ‘irmã’ são usados por 150 postulantes.  

Os partidos que concentram maior quantidade de candidatos/candidatas que usam nomes ligados à religião são Partido Trabalhista Brasileiro – PTB (49), Partido Social Cristão – PSC (44), Republicanos (44), Democracia Cristã (40), Patriota (38) e Partido Liberal – PL (37), sendo o último a legenda do presidente Jair Bolsonaro. 

IDOSA É PRESA POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE EM BIRIGUI.

Uma idosa de 63 anos, moradora de Birigui (SP), foi presa no último domingo (14), por embriaguez ao volante, após bater o veículo que ela conduzia um VW/Gol contra um Toyota/Corolla que estava estacionado pela rua Egídio Navarro, na Vila Bandeirantes, em Birigui (SP).


Segundo o que foi apurado pela reportagem, por volta das 18h06min, uma equipe de Polícia Militar foi acionada para atendimento de ocorrência de acidente de trânsito, onde um veículo, Gol, cor prata, conduzido por R.S.S, de 63 anos, havia colidido contra um Corolla, cor preta, que estava estacionado.
Etilômetro:
Segundo retalou a condutora do veículo Gol, ela trafegava pela Rua Egídio Navarro, no bairro Vila Bandeirante, sentido centro, quando ao desviar de um veículo que trafega em seu sentido oposto, veio a colidir com o carro estacionado. Durante a breve entrevista com a condutora, a equipe policial notou que ela aparentava estar sob influência de alcóol, sendo que a ela, foi oferecido o teste de etilômetro, sendo feito de forma voluntária. O etilômetro acusou o resultado de 0,84 mg/L.

"Eu quero continuar ajudando Caraguá depois de terminar o mandato", disse o vice-prefeito Antônio Carlos…

O vice-prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior, o Júnior, que não pode ser candidato nas próximas eleições por ser filho do prefeito, disse, em entrevista exclusiva ao Portal RADAR LITORAL, que pretende continuar na política. Ele se mostrou muito satisfeito com os cerca de 55 mil votos que recebeu nas eleições do ano passado, quando foi candidato a deputado estadual. O vice-prefeito abordou diversas questões administrativas e o episódio do anúncio da renúncia de seu pai.


Antônio Carlos Júnior, o Júnior, que não pode ser candidato nas próximas eleições por ser filho do prefeito, disse, em entrevista exclusiva ao Portal RADAR LITORAL, que pretende continuar na política. Ele se mostrou muito satisfeito com os cerca de 55 mil votos que recebeu nas eleições do ano passado, quando foi candidato a deputado estadual. O vice-prefeito abordou diversas questões administrativas e o episódio do anúncio da renúncia de seu pai.

Caraguatatuba registra primeiro caso da varíola do macaco

 A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta segunda-feira (15) o primeiro caso da varíola dos macacos (Monkeypox). O paciente é do sexo masculino, tem 22 anos e é morador da região sul. É o terceiro registro na região. Os anteriores foram em Ubatuba e São Sebastião.


Segundo a Secretaria, ele apresentou sintomas no dia 1º de agosto, após retornar de uma viagem a São Paulo. No dia 5 de agosto procurou atendimento, onde foi feita a coleta do exame e permaneceu em isolamento domiciliar.

Até o momento, o município registrou sete notificações, sendo um caso positivo, três negativos e três aguardam resultado.

Ilhabela abre Chamamento Público para credenciamento de facilitadores de oficinas sociais

 

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, abriu o chamamento público para credenciamento de profissionais autônomos para complementar o trabalho social desenvolvido com famílias atendidas nos programas, projetos ou serviços da pasta em caráter temporário.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pessoalmente até o dia 28, no horário das 9h às 15h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social – situada à Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê – Ilhabela. Além de apresentar o projeto que pretende desenvolver, o interessado precisa preencher a ficha de inscrição e apresentar documentação exigida no edital disponível no site da prefeitura ou pelo link: https://www.ilhabela.sp.gov.br/licitacao.

Ciama de Ilhabela promove curso para gestantes e casais grávidos no Agosto Dourado

 A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promove um curso para gestantes e casais grávidos, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, no chamado "Agosto Dourado". Entre os temas abordados no treinamento estão concepção, pré-natal, momento do parto, amamentação e cuidados com o bebê, empoderamento e dicas dos profissionais para o processo de gestação.


O primeiro encontro foi realizado na semana passada. Outros estão agendados para os dias 16 e 23 deste mês.

A enfermeira obstetra, Guiguita Santana, acompanhada da médica ginecologista obstetra, Ivana Marvão, ministraram um treinamento prático, sanando dúvidas e iniciando as práticas de cuidado e assistência, que passarão a fazer parte da rotina de vida dos mesmos, quando as crianças nascerem. Além do curso, as profissionais do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno - Ciama, estão promovendo Oficinas de Aleitamento nas Unidades Básicas de Saúde.

A enfermeira obstetra, Guiguita Santana, afirma que após o parto toda mamãe é agendada, ainda na primeira semana no Ciama, para avaliar o bom andamento da amamentação e incentivar a doação de leite. “Acolhemos a mãe e sua família, ouvindo e prestando suporte necessário neste momento tão especial e delicado, sempre em conjunto com as Unidades de Saúde da Família, até o momento que ela se sinta segura na amamentação”, finaliza.

Toninho Colucci estende por mais um final de semana o Boteco do Camarão

 O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, estendeu por mais um final de semana (19, 20 e 21/8) a realização do Boteco do Camarão, que tem recebido um grande número de visitantes nos estabelecimentos participantes, que vendem iguarias gastronômicas à base de camarão.


“O Boteco do Camarão já é um grande sucesso e em razão disso, vamos estender por mais um final de semana sua realização. Participe e prestigie deste evento tão importante, que movimenta nosso calendário turístico, gera emprego e renda para nossos trabalhadores e recebe moradores e turistas para degustação de diversos pratos deliciosos, com música ambiente, no nosso Centro Cultural da Vila”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

Ambientado no Centro Cultural da Vila, o Boteco do Camarão é promovido pela Prefeitura de Ilhabela e Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, e integra a programação do 27ª Festival do Camarão de Ilhabela, que vai até o dia 11 de setembro, nos principais restaurantes da cidade.

Nesta edição, 45 estabelecimentos participam do Festival e o Boteco do Camarão conta com 27 estandes. A lista completa dos restaurantes participantes está disponível no site oficial da Prefeitura de Ilhabela (ilhabela.sp.gov.br).

Um dos destaques do Boteco do Camarão foram as apresentações do renomado chef Dalton Rangel, que realizou nos dois últimos sábados (6 e 13 de agosto), com uma Aula-Show daa preparação de pratos à base de camarão e temperos locais. 

A 27ª edição do Festival do Camarão de Ilhabela é uma realização da Prefeitura de Ilhabela e da Associação Comercial Empresarial de Ilhabela (ACEI), que teve início no dia 1º de agosto e segue até o dia 11 de setembro nos restaurantes participantes.

Espaço Kids

Durante a realização do Boteco do Camarão, as crianças podem aproveitar o Cine Jardim Ilhabela, que conta com uma variedade de filmes como opção de lazer para toda família também no Centro Cultural da Vila, centro histórico da cidade. O “Cine Jardim Ilhabela” tem entrada gratuita com distribuição de ingressos uma hora antes do início de cada sessão, limitados a 60 lugares. As sessões serão realizadas durante o mês de agosto, às sextas, sábados e domingos, às 12h, 14h, 16h e 19h. O Centro Cultural da Vila fica localizado na Rua da Padroeira, 140, na Vila.

Defesa Civil alerta para chegada de frente fria com chuva forte, vento de 75 km/h e queda de temperatura até domingo

 A Defesa Civil do Estado informa que, entre quinta-feira (18) e domingo (21), a passagem de uma frente fria vai provocar nova queda de temperatura no Litoral Norte. A previsão é que os termômetros baixem para 13 graus. Ainda a partir desta terça-feira (16) podem ocorrer ventos de até 75 km/h.


Aliado a isso, a frente fria também deve trazer muita chuva para a região, conforme o meteorologista Willian Yasuo Minhoto, da Casa Civil. Ainda de acordo com ele, as menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã.

Diante dessa previsão, a orientação é para a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua.

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, informou que o município está de prontidão para a virada do tempo. “Nossa orientação é que as pessoas se protejam em casa ou locais abrigados”.

Já a Defesa Civil de São Sebastião ressalta a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e àquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer aquecimentos improvisados com fogueiras e manter hidratação constante.

A Defesa Civil permanece com o monitoramento das áreas de risco do município e pede para população que em caso ocorrência ligue para o número 199.


CONTRABANDO DE CIGARROS DO PARAGUAI E PORTE ILEGAL DE ARMAS: IDOSO DE 77 ANOS É PRESO NA POLÍCIA FEDERAL EM SÃO SEBASTIÃO

 


A Polícia Militar prendeu, no final da tarde de segunda-feira (15/8), um idoso de 77 anos com armas e grande quantidade de cigarros contrabandeados do Paraguai, em uma casa no bairro Canto do Mar, na Costa Norte de São Sebastião. Foram apreendidas três armas: uma pistola calibre 380 e uma espingarda calibre 12, ambas com numerações raspadas, e uma espingarda de pressão. 

A Polícia Militar iniciou a diligência após denúncia de tráfico de drogas no bairro e que um homem estaria armado. Abordado, ele franqueou a entrada dos policiais à residência, onde foi localizada a carga de cigarro contrabandeada do Paraguai. 

Por se tratar do crime de contrabando - prática da importação ou exportação clandestina de mercadorias e bens de consumo que dependem de registro - a ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Federal, no bairro Porto Grande, em São Sebastião.


O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia, onde o grande número de viaturas chamou a atenção de quem passava pelo local na noite de segunda-feira. Nesta terça (16/8) está prevista a audiência de custódia. 

Os cigarros paraguaios apreendidos tem comercialização proibida no Brasil. O idoso responderá pelos crimes de contrabando (art. 334, §1º, inciso I, do Código Penal), posse de arma de fogo de uso permitido e posse de arma de fogo adulterada (arts. 12 e 16, do Estatuto do Desarmamento).

Projeto determina que registro contenha informações que evitem prejuízo em transação imobiliária


 A Câmara dos Deputados analisa proposta pela qual o registro do imóvel deve conter informações que possam levar à invalidade de futura negociação imobiliária. É o caso da existência de hipoteca judiciária, de restrição de uso ou de processo sobre suspeita de fraude relativo ao bem.

A iniciativa prevista no Projeto de Lei 1269/22 inclui artigo na Lei da Improbidade Administrativa.

Segundo o autor, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), o objetivo é “resguardar o terceiro de boa-fé, pessoa que adquire o bem sem conhecimento de situações que possam levar à ineficácia futura da transação”.

Nova iluminação do Congresso reforça campanha de combate à violência contra a mulher


Desde domingo (14) o prédio do Congresso Nacional está iluminado de lilás, em apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher. A iluminação especial foi proposta pelo Senado e seguirá até quarta-feira (17).

Segundo o Fórum de Segurança Pública, em 2021, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada sete horas, 30 sofreram agressão física a cada hora, uma foi estuprada a cada 10 minutos. Além disso, a cada dois dias uma travesti ou mulher trans foi assassinada no ano passado.

Proposta assegura aposentadoria especial ao profissional de saúde que permanecer em atividade


 O Projeto de Lei 1665/22 assegura a aposentadoria especial ao profissional de saúde que retornar voluntariamente à atividade após a concessão do benefício. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91).

Atualmente, a aposentadoria especial poderá ser concedida ao segurado da Previdência Social que trabalhou sujeito a condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. É o caso da exposição a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou à associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Autor da proposta, o deputado Sargento Alexandre (Pode-SP) explicou que hoje quem trabalha em condições insalubres ou perigosas precisa escolher entre permanecer nas atividades de risco ou receber a aposentadoria especial.

Quilombolas reivindicam ações do Congresso para proteção de suas terras


Representantes de comunidades quilombolas de 22 estados e do Distrito Federal pediram ações do Congresso Nacional para conseguirem proteger suas terras. Eles participaram de um ato político-cultural chamado Aquilombar, realizado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, no último dia 10, e que teve como objetivo cobrar dos parlamentares a tramitação de propostas ligadas aos quilombos.

Os quilombolas pedem aos parlamentares que não aprovem a PEC 215/00, que delega exclusivamente ao Congresso Nacional o poder de demarcar terras de povos tradicionais, e o projeto de decreto legislativo (PDL) 177/21, que autoriza o Brasil a sair da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A convenção trata do respeito às culturas e aos modos de vida dos povos tradicionais e reconhece os direitos deles à terra e aos recursos naturais.

Projeto obriga síndico a fornecer a condôminos comprovante de quitação de taxas anual Texto inclui a medida no Código Civil


O Projeto de Lei 1806/22 inclui entre as competências do síndico de condomínio a obrigação de dar anualmente aos condôminos comprovante de quitação das taxas e despesas devidas no ano anterior.

Autor da proposta, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) explica que o objetivo é que “o condômino não precise guardar todos os comprovantes mensais, mas apenas esse documento de quitação anual.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida no Código Civil. Segundo o projeto, caso exista contribuição questionada judicialmente, o condômino terá o direito à quitação das contribuições quitadas no período.

O parlamentar lembra que a Lei 12.007/09 estabeleceu a obrigatoriedade de as pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados emitirem declaração de quitação anual de débitos aos consumidores. A ideia dele é estender a facilidade de comprovação de quitação de débitos aos condôminos.

Tramitação
A proposta será analisada, em pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Decreto autoriza emprego das Forças Armadas para garantia da segurança nas eleições A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965


 Foi publicado na sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU), decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das eleições deste ano, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno). As localidades e o período de emprego das Forças Armadas serão definidos conforme os termos de requisição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965. O Código Eleitoral (Lei 4.737/65) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.

Já a Lei Complementar 97/99 atribuiu ao presidente da República a responsabilidade de determinar a ativação de órgãos operacionais na defesa da Pátria e na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, e na participação em operações de paz.

Habilitação para voto em trânsito se encerra nesta quinta-feira É preciso ir até a um cartório eleitoral, apresentar um documento oficial com foto e indicar o local onde pretende votar

 Até o próximo dia 18 de agosto, eleitores e eleitoras que estiverem longe dos seus locais de votação no primeiro ou no segundo turnos das eleições – respectivamente, 2 e 30 de outubro – poderão se habilitar na Justiça Eleitoral para votar em outro local predeterminado. É o chamado voto em trânsito, uma espécie de transferência temporária de domicílio eleitoral.

Para votar em trânsito, basta ir até a um cartório eleitoral no prazo estabelecido, apresentar um documento oficial com foto e indicar o local onde pretende exercer o direito de voto no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos.

Brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos devem votar Se não for possível justificar no dia, o prazo para esclarecer a ausência é de 60 dias após as eleições

 

Todos os brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos devem votar no primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas dentro dessa faixa etária. Quem não votar está sujeito a punições, como multa e até cancelamento do título de eleitor.

Por outro lado, o voto é facultativo para quem tem 16 ou 17 anos ou mais de 70 anos de idade e também para os que não foram alfabetizados. Quem completar 16 anos até 2 de outubro, inclusive, pode votar, desde que tenha se alistado.

Projeto susta decreto que altera prazos de metas de redução de emissão de gases de efeito estufa Deputado diz que o novo decreto fere princípio que busca dar previsibilidade para investimentos na descarbonização da matriz brasileira


 O Projeto de Decreto Legislativo 308/22 susta o decreto do governo que alterou as regras para o cumprimento das metas anuais compulsórias de redução de emissões de gases causadores de efeito estufa.

Editado em julho, o decreto modificou o regulamento da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

Autor da proposta em análise na Câmara dos Deputados, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) explica que, com o novo decreto, a data para a comprovação das metas de aquisição dos créditos de descarbonização (CBIO’s) por parte das distribuidoras, referente aos anos de 2023 a 2030, passa para 31 de março do ano subsequente – antes era 31 de dezembro) do respectivo ano. A mudança amplia o prazo em 3 meses.

Proposta proíbe o uso de dióxido de titânio na fabricação de alimentos


 O Projeto de Lei 2257/22 proíbe o uso de dióxido de titânio na fabricação de alimentos, bem como a importação de itens que contenham essa substância. O texto em análise na Câmara dos Deputados prevê que eventual descumprimento das regras será uma infração às normas sanitárias federais (Lei 6.437/77).

O dióxido de titânio é um composto químico, derivado de mineral natural, usado como corante industrial, entre outras finalidades. Atualmente, esse uso é autorizado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o autor da proposta, deputado Ney Leprevost (União-PR), no caso da utilização de dióxido de titânio em alimentos, estudos indicam potencial de causar lesões inflamatórias no trato intestinal de animais de experimentação.

Projeto estabelece diretrizes para tratamento de pessoas com autismo e TDAH Proposta cria centros regionais multidisciplinares para atuar como unidades de referência de atenção primária e multidisciplinar

 


O Projeto de Lei 1669/22, do deputado Dr. Jaziel (PL-CE), estabelece as diretrizes a serem seguidas pelo poder público no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O ponto principal do projeto é a atenção primária dos pacientes, que deve ser realizada por unidades básicas de saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e a criação de centros regionais multidisciplinares para diagnóstico e tratamento.

Caraguatatuba recebe Circuito Sesc de Artes neste domingo na Praça do Caiçara

O Circuito Sesc de Artes chega a Caraguatatuba neste domingo (21) com diversas atrações gratuitas para todos os públicos. Música, apresentações de teatro, dança e circo, oficinas de artes visuais e tecnologias, ações literárias e cinematográficas é o que aguarda aqueles que comparecerem à Praça do Caiçara, no Centro da cidade, a partir das 15h.

Promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, o Circuito Sesc de Artes busca promover encontros e o contato com a arte e a cultura em sua diversidade.

Para Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc, a parceria mais uma vez estabelecida com o Sesc é de extrema importância para o município. “Este intercâmbio cultural é muito importante para nós, fazedores de cultura, e para a população em geral. Prestigiem o circuito! A participação de todos é imprescindível, venham passar a tarde conosco”, convidou a presidente.

Jogos da 1ª e 2ª Divisões do Futebol Amador de Caraguatatuba começam neste domingo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, inicia neste domingo (21), as disputas dos jogos da 1ª e 2ª Divisões do Campeonato de Futebol Amador do município.

Ao todo, serão disputadas 15 partidas neste final de semana, sendo oito da 1ª Divisão e sete da 2ª Divisão, sendo que a rodada começa a partir das 11h. Os campos dos confrontos serão do Poiares, Centro Esportivo, Estrela do Morro e Barranco Alto.

Pela divisão principal, no Barranco Alto, os jogos serão entre Cirrose F&S x Tabajara FC, AE Gaivotas x AA Riza, CA Fortaleza x EC Brasília e AF Santa Cruz x AA Corinthians.

Já no Morro do Algodão, completam a rodada as disputas entre EC Barranco Alto x EC Pegorelly, EC Casa Branca x GR Rio do Ouro, EC Primavera x Cruz de Malta e EC Barcelona x EC Grêmio.

A 1ª Divisão é dividida em dois grupos; no Grupo A estão Cirrose, Tabajara, Fortaleza, Brasília, Barranco Alto, Pegorelly, Barcelona e Grêmio. O Grupo B é composto por Gaivotas, Riza, Santa Cruz, Corinthians, Casa Branca, Cruz de Malta, Rio do Ouro e Primavera.

2ª edição do Esquenta Caraguá é adiada e evento será realizado nos dias 27 e 28 de agosto

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, adiou a realização da 2ª edição do Esquenta Caraguá, evento que em 2021 marcou o início da retomada economia. O evento agora está marcado para os dias 27 e 28 de agosto, na Praça Ton Ferreira, a partir das 8h.

O Esquenta Caraguá seria realizado neste final de semana, mas a administração municipal optou pela mudança devido à previsão de chuvas e ventos para os dias 20 e 21 de agosto.

A festividade reunirá as competições de Futevôlei, Basquete 3x3 e Skate na Praça Ton Ferreira. O evento receberá ainda a etapa regional da modalidade de Vôlei de Praia dos Jogos das Instituições Federais (JIF 2022), onde participarão 16 equipes.

O Skate, uma das modalidades que mais crescem em Caraguatatuba, será disputada no Esquenta Caraguá 2022 apenas por crianças e adolescentes de até 15 anos. Todos os atletas deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis para assinatura da autorização de participação e a competição será dividida entre a categoria masculina e feminina.

Prefeitura de Caraguatatuba participa de evento de inovação no Parque Tecnológico de SJC

Representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Caraguatatuba participam da 1ª Edição da PqTec Innovation Week no dia 23 de agosto (terça-feira), no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Cerca de 5 mil pessoas, entre empresários, gestores públicos, acadêmicos, estudantes e profissionais de diversas áreas devem passar pelo evento até o dia 26 de agosto (sexta-feira). A iniciativa visa conectar ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O congresso tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimento, conexão, aprendizado e networking. Serão 38 painéis, com diferentes temas, como a forma que gestores públicos podem explorar o 5G para a geração de receitas acessórias e como podem usar tecnologias remotas na área de saúde. Para o setor agro, conteúdos como tecnologias e decisões autonomias para todos os tipos de propriedade.

O evento também contará com mais de 40 estandes e diversos espaços e atividades pensados para potencializar o networking. A área de exposição será o ponto de encontro entre pessoas, empresas, iniciativas e novas ideias. Diversas empresas estarão presentes, como a Parker, líder mundial em tecnologias de movimento e controle; a Erione, especializada em inteligência em telecomunicações, segurança e conectividade; e a Proxion Solutions, empresa integradora de soluções.

Previsão de mau tempo faz Prefeitura e Sesi transferirem encerramento de projeto dados a moradores do Nova Caraguá II

Devido à previsão de mau tempo para este final de semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, e o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, transferiram a festa de encerramento do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) do Residencial Nova Caraguá II, que seria realizado a partir das 10h deste sábado (20), no Ciase Travessão, para o dia 8 de outubro,.

Este projeto já beneficiou mais de 700 famílias do residencial com cursos, capacitação, palestras educativas e atendimentos sociais.

Caraguatatuba desenvolve cadernos sobre educação ambiental e capacita professores

 A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, apresentou nos dias 4 e 11 de agosto as duas cartilhas de educação ambiental desenvolvidas pela pasta em parceria com o Conselho e Secretaria de Meio Ambiente. A apresentação do material foi feita durante a capacitação de 30 educadores da rede municipal que darão início ao uso do material em atividades pedagógicas com alunos do ensino fundamental I e II (4º, 5º, 6º e 9º ano).

Os materiais e a capacitação foram embasados em boas práticas dos ‘6Rs’ (repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reparar, reciclar) como uma das soluções para a diminuição dos impactos nos ambientes naturais litorâneos e uma matéria-prima importante para geração de renda e a economia circular. Com conteúdos e atividades práticas integrados, retratam a realidade local. O conteúdo segue ainda as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs), a ‘Carta da Terra’, que propõe uma mudança de hábitos para alcançar um futuro melhor para todos os cidadãos do planeta, e as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como transversalidade, inter e multidisciplinaridade.

Prefeitura de Caraguatatuba notifica condomínio para retirada de tendas na Tabatinga

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, notificou, na última segunda-feira (15), o condomínio Costa Verde Tabatinga a retirar, em um prazo de até 48 horas, toda estrutura de tendas montada na faixa de areia da praia, localizada na região norte da cidade.

Segundo a Secretaria, caso a determinação estabelecida não seja cumprida, os equipamentos serão apreendidos pela fiscalização. Com base no artigo 243 da Lei Municipal 1.144/80 (Código de Posturas), é proibida a instalação de qualquer dispositivo fixo na praia para abrigo ou qualquer outro fim.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, explica que a colocação de aparelhos ou qualquer dispositivo é permitido desde que sejam desmontáveis e não permaneçam mais tempo do que o de sua utilização. “Esse trabalho é realizado o ano todo, sendo intensificado na alta temporada, mas neste ano, estamos antecipando para que o pessoal possa se adequar para atender as normas e evitar problemas futuros”, disse.

No município, a infração é passível de uma multa de 621 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.577,15. A Prefeitura lembra que a população pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156 (telefone, site ou aplicativo), inclusive de forma sigilosa.

Prefeitura de Caraguatatuba amplia horários de ônibus para melhorar atendimento em períodos de pico

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, realizou adequações nos horários de ônibus com objetivo de ampliar e melhorar o atendimento ofertado pelo transporte público coletivo da cidade.

O novo quadro de horários entrou em vigor na segunda-feira (15). As medidas beneficiam as linhas que servem os itinerários com maior movimentação de passageiros e apresentavam maior ocupação dos ônibus em horário de pico, nos períodos entre 7h e 10h e das 17h às 20h.

Um dos casos foi na linha do bairro Morro do Algodão, que além da mudança nos horários também recebeu mais um carro para atender aos usuários da região. Dessa mesma forma, algumas outras linhas também passaram por remanejamento.

Agosto Lilás: Técnicas do Social ministram palestra sobre violência contra a mulher em Escolas Estaduais

Esta semana, dentro da programação do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, farão palestra na quarta-feira (17), no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Caraguatatuba (Ceeja), no bairro Massaguaçu, às 19h30. Na quinta-feira (18), às 9h, será na Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira, bairro Jardim Casa Branca, e às 19h30, novamente no Ceeja

O bate-papo tem o objetivo levar conhecimento aos estudantes do município sobre a lei que define que a violência doméstica contra a mulher é crime e aponta as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão. Também indica as responsabilidades de órgãos públicos para ajudar a mulher que está sofrendo a violência.

A abordagem principal será sobre a Lei Maria da Penha ou Lei 11.340/2006, sancionada no dia 7 de agosto de 2006. Essa norma tem o objetivo de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher de forma a prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, através de medidas protetivas.

Prefeitura de Caraguatatuba continua com operação Tapa-Buracos e limpeza de pontos de ônibus

Em mais um mês de operação, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, contemplou 16 bairros de norte a sul da cidade e já tapou mais de 230 buracos.

A operação foi realizada nos bairros Massaguaçu, Olaria, Sumaré, Cidade Jardim, Centro, Jardim Britânia, Jardim Primavera, Jardim Aruã, Tinga, Poiares, Pontal Santamarina, Morro do Algodão, Barranco Alto, Travessão, Pegorelli, Perequê-Mirim.

Os atendimentos referentes a tapa-buraco se deram por meio da Central 156 e por meio de ofícios. Em julho, a Secretaria também realizou o reparo de oito cabeceiras de rios e córregos.

No mesmo período, as equipes voltadas ao trabalho de limpeza e revitalização dos pontos de ônibus estiveram atendendo bairros de norte a sul e higienizaram em torno de 30 pontos.

Defesa Civil alerta para chuvas fortes e queda de temperatura a partir de quinta-feira

A Defesa Civil do Estado informa que, entre quinta-feira (18) e domingo (21), a passagem de uma frente fria vai provocar nova queda de temperatura no Litoral Norte. A previsão é que os termômetros baixem para 13 graus.

Aliado a isso, a frente fria também deve trazer muita chuva para a região, conforme o meteorologista Willian Yasuo Minhoto, da Casa Civil. Ainda de acordo com ele, as menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã.

Diante dessa previsão, a orientação é para a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua.

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, informou que o município está de prontidão para a virada do tempo. “Nossa orientação é que as pessoas se protejam em casa ou locais abrigados”.

Caraguatatuba promove Dia D de Multivacinação no próximo sábado

 No próximo sábado (20), a Prefeitura de Caraguatatuba realiza, das 8h às 17h, o Dia D de Multivacinação para pessoas de até 15 anos de idade. O mutirão busca atualizar a carteira vacinal com até 13 imunizantes diferentes.

O objetivo é deixar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes e aumentar a cobertura vacinal do município, que desde a pandemia tem tido uma queda em âmbito nacional.

O mutirão será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto da Tabatinga, com aplicação das seguintes vacinas: Poliomielite (VIP ou VOP – crianças de seis meses a cinco anos), Hepatites A e B, Tríplice viral e tetraviral, Pneumonia, Meningite e Otite (Pneumocócica 10 valente), Rotavírus Humano, Meningocócica C, Febre amarela, Difteria, tétano e coqueluche (Tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Meningocócica ACWY, Covid-19 e Gripe (Influenza).

Mutirão atende cerca de 200 pacientes oftalmológicos e prefeito Aguilar Junior anuncia mais dois para este ano

 A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (16), mutirão oftalmológico em parceria com uma ótica da cidade. Cerca de 200 pacientes que aguardavam agendamento pelo SUS foram atendidos.

O prefeito Aguilar Junior participou do mutirão e na ocasião entregou 50 óculos para pacientes que já estavam encaminhados. “É uma sensação de pertencimento. A pessoa tem a consulta e na mesma hora já escolhe a armação de sua preferência. São mais de 10 modelos disponíveis, nos mais variados estilos”, destaca.

A parceria disponibilizou ao mutirão uma van para atendimento com médico oftalmologista onde, após a avaliação, o paciente já faz a prova e escolha da armação para confecção de óculos.

PODCAST #11: JANAINA PASCHOAL E DELEGADO DA CUNHA- DACUNHA NA ESCUTA

GANHADOR DO SORTEIO DEIXA TIRINGA REVOLTADO | COMÉDIA SELVAGEM

Uma armadilha nas pesquisas Cerca de 20% dos pesquisados indicam candidato na estimulada, mas provavelmente não votarão em ninguém


Há um detalhe delicado nas pesquisas eleitorais: a diferença entre o não voto (brancos, nulos e abstenção) que será verificado na urna e os que, em pesquisas estimuladas, não escolhem nenhum candidato quando a lista é apresentada. No dia da eleição, o não voto tem rondado os 30%, mas nas pesquisas estimuladas esse contingente é apenas um terço disso. Cerca de 20% dos pesquisados indicam candidato na estimulada, mas provavelmente não votarão em ninguém.

Daí a necessidade de prestar muita atenção ao cenário espontâneo, em que o pesquisado não é apresentado à lista. Aqui, o não voto costuma estar bem mais próximo do que será no dia da eleição. Até porque em 2 de outubro (e talvez dali a quatro semanas) a escolha do eleitor terá de ser espontânea, ele precisará decidir sem ter diante dele as opções disponíveis para os diversos cargos em disputa.

Quando serão os debates para presidente? Veja as datas para as eleições 2022 Veja as datas e onde assistir aos debates na Globo, CNN, Band, G1 e outros veículos na eleição à Presidência

Com o registro das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) perto do fim para as eleições 2022, o Brasil começa oficialmente a temporada de debates.


Para a disputa à Presidência da República, estão previstas até o momento cinco debates, pela televisão e pela internet.

Os debates antes do primeiro turno acontecem entre agosto e setembro e os do segundo turno, em outubro.

O primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro de 2022 e o segundo turno, se houver, para 30 de outubro. Além de presidente, os eleitores escolhem neste ano governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Quem são os candidatos ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022 Veja a lista completa de candidatos a governador do Rio de Janeiro, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética

Sete nomes se colocaram como candidatos ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral ainda precisa avaliar a viabilidade das candidaturas. 

Veja a lista completa de candidatos a governador do Rio de Janeiro, formatada por ordem alfabética.

Procuradoria eleitoral de SP impugna candidatura da procuradora Gabriela Manssur Manssur alega que deixou o Ministério Público em abril e classifica a impugnação como uma 'tentativa de parar quem pode lutar pela causa das mulheres'

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo impugnou o registro de candidatura da promotora do Ministério Público estadual Gabriela Manssur, que busca concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. O procurador regional eleitoral auxiliar Luiz Carlos dos Santos Gonçalves alega que o ato de filiação da promotora ao MDB, que se deu em abril, é inválido, uma vez que, à época, Manssur ainda não havia se exonerado da Promotoria.



"Constata-se, deste modo, que Maria Gabriela Prado Manssur incide em inelegibilidade, por ausência de desincompatibilização tempestiva e falta-lhe uma condição de elegibilidade, por ausência de filiação partidária válida e tempestiva", registra trecho do parecer assinado na sexta-feira, 12.

Manssur alega que deixou o Ministério Público em abril e classifica a impugnação como uma 'tentativa de parar quem pode lutar pela causa das mulheres'.

Em SP, Hospital A.C. Camargo prevê parar de atender pacientes de câncer pelo SUS A Prefeitura informou que tem realizado reuniões com a instituição "a fim de avaliar a possibilidade de continuidade da assistência à população"

 Referência no tratamento de câncer em São Paulo, o hospital A.C. Camargo deve deixar de atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de dezembro deste ano.


A informação, antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi confirmada nesta segunda-feira, 15, pela instituição. A Prefeitura informou que tem realizado reuniões com a instituição "a fim de avaliar a possibilidade de continuidade da assistência à população".

"O atual convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo para atendimento aos pacientes do SUS não será renovado", afirmou, em nota, o hospital A.C. Camargo, que ressaltou que a decisão faz parte de uma nova fase da instituição.

Dinheiro do BNDES foi parar em loja de venda de armas; uso é ilegal O financiamento para compra e venda de armamentos é expressamente proibido pelo banco de fomento

 Recursos bancados pelo BNDES permitiram que um empresário se preparasse para entrar no comércio varejista de armas e munições no Rio Grande do Sul. O financiamento para compra e venda de armamentos é expressamente proibido pelo banco de fomento. Mas uma manobra patrocinada pelo major da reserva da Polícia Militar gaúcha Ivan Keller fez com que ele obtivesse o empréstimo sem se submeter às vedações previstas pelo banco estatal.


Filiado ao PL e apoiador do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), o oficial reformado da PM obteve do BNDES em 2021 um aporte de R$ 130 mil com juros de 5,45% para financiar o "ensino de esportes" no seu Clube de Tiro Keller. Um ano depois, ainda durante a vigência do contrato e antes de o financiamento ser quitado, ele se prepara para abrir uma loja de armas na cidade de Santa Cruz do Sul.

Fuvest: inscrições para vestibular da USP estão abertas até 23 de setembro 1ª fase será realizada no dia 4 de dezembro deste ano, enquanto as provas da 2ª fase estão agendadas para os dias 8 e 9 de janeiro

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abriu nesta segunda-feira, 15, as inscrições para o vestibular 2023, que destina vagas para estudar na Universidade de São Paulo (USP). Os interessados devem realizar a matrícula no site da fundação até as 12h de 23 de setembro e pagar a taxa de inscrição de R$ 191,00 até o dia 27 do mês que vem.


Datas das provas da Fuvest

Fuvest também divulgou as datas das provas: a 1ª fase será realizada no dia 4 de dezembro deste ano, enquanto as provas da 2ª fase estão agendadas para os dias 8 (Português e Redação) e 9 de janeiro (prova de disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida). Os exames de habilidades específicas (exigidas para os cursos de artes cênicas, artes visuais e música) serão aplicadas entre os dias 11 e 14. A previsão é que os resultados em primeira chamada sejam divulgados em 30 de janeiro.

Acordar na madrugada para comer pode ser distúrbio de sono, diz médica A síndrome do comer noturno é um distúrbio alimentar que se caracteriza pelo aumento da necessidade de ingestão de alimentos à noite


 Acordar no meio da noite para revirar a geladeira em busca de alimentos pode ser um distúrbio de sono, porque o organismo da maioria das pessoas está preparado para o jejum durante a madrugada e não digerir comidas calóricas e em abundância durante o período do sono. O distúrbio alimentar associado ao sono e a síndrome do comer noturno podem explicar esta conduta atípica.

“Nessas pessoas, o organismo entende que a hora de maior funcionamento seria à noite. Por causa disso, têm pouca fome de manhã e mais apetite à noite”, afirmou médica e pesquisadora do Instituto do Sono Dalva Poyares.

Educação financeira é matéria obrigatória neste colégio de São Paulo

 Crianças que estudam no Dante Alighieri têm aulas semanais, produzindo cofres e trabalhando com moeda virtual, enquanto mais velhos planejam investimentos diversificados.


O colégio paulistano Dante Alighieri incluiu a 
educação financeira em toda a sua jornada educacional, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A escola passou a oferecer neste ano uma matéria fixa de letramento financeiro dentro da grade curricular para os seus cerca de 4,5 mil alunos.

A abordagem está em sintonia com os pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos objetivos de aprendizagem do PISA, que propõem educação integral e desenvolvimento pleno dos estudantes e se alinham à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A matéria fixa foi construída com a participação dos vários professores e apoiado na ciência comportamental, em análises matemáticassociaiseconômicaseco-ético-conscientes e pessoais dos estudantes. Assim eles podem utilizar as várias ferramentas para a tomada de decisões e viver o presente planejando o futuro, construindo seu projeto de vida pessoal.