Sete nomes se colocaram como candidatos ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral ainda precisa avaliar a viabilidade das candidaturas.
Veja a lista completa de candidatos a governador do Rio de Janeiro, formatada por ordem alfabética.
Cláudio Castro (PL)
Cláudio Castro, 42 anos, é governador do Rio de Janeiro desde maio de 2021. Assumiu a cadeira após o impeachment do ex-governador Wilson Witzel, de quem era vice. Formado em Direito, Castro foi eleito vereador pelo PSC em 2016, antes de integrar o governo de Witzel. O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), é candidato a vice na chapa.
Cyro Garcia (PSTU)
O professor Cyro Garcia, 67 anos, é formado em Direito pela UFRJ, com mestrado e doutorado em História pela UFF. Participou da fundação do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas, anos depois, se desvinculou de ambos e ajudou a fundar o PSTU e a Central Sindical Popular Conlutas. Samantha Guedes é a candidata a vice na chapa.
Juliete Pantoja (UP)
Nascida em Saracuruna, na Baixada Fluminense, Juliete Pantoja, 32 anos, é vice-presidente estadual da Unidade Popular (UP) e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que organiza ocupações urbanas e luta pelo direito das pessoas à moradia. A candidata a vice é Juliana Alves, estudante de arquitetura.
Marcelo Freixo (PSB)
O deputado federal Marcelo Freixo, 54 anos, formado em História e Economia, se filiou ao PSB em 2021, após longa atuação no PSol. Antes de chegar à Câmara dos Deputados, em 2018, foi deputado estadual, entre 2008 e 2017, e se candidatou a prefeito do Rio de Janeiro em 2012 e em 2016. O vice na chapa é Cesar Maia (PSDB).
Paulo Ganime (Novo)
O deputado federal Paulo Ganime, 39 anos, atual líder do Novo na Câmara dos Deputados, é engenheiro de produção e cursou Economia. Antes de entrar na política, em 2018, trabalhou nas áreas financeira e de gestão de projetos em empresas multinacionais. Seu vice é o biólogo Helio Secco.
Rodrigo Neves (PDT)
Nascido em São Gonçalo, Rodrigo Neves, 45 anos, é formado em sociologia e iniciou a carreira política na década de 1990. Já foi vereador, deputado estadual, secretário estadual e duas vezes prefeito de Niterói. O candidato a vice é o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD).
Wilson Witzel (PMB)
O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, 54 anos, tenta voltar ao cargo do qual foi afastado em 2020 em meio a acusações de corrupção, negadas por ele. Atuou como juiz federal entre 2001 e 2018, quando venceu a eleição para governador. Sofreu impeachment em abril de 2021 e se tornou inelegível por cinco anos, por decisão unânime do Tribunal Especial Misto do TJRJ. Ele agora tenta reverter a decisão. O candidato a vice é Sidclei Bernardo.
Candidatos ao Senado pelo estado do Rio de Janeiro
- Alessandro Molon (PSB)
- André Ceciliano (PT)
- Bárbara Sinedino (PSTU)
- Cabo Daciolo (PDT)
- Clarissa Garotinho (União Brasil)
- Daniel Silveira (PTB)
- Hiran Roedel (PCB)
- Marcelo Itagiba (Avante)
- Raul Bittencourt (UP)
- Romário (PL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário