A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, apresentou nos dias 4 e 11 de agosto as duas cartilhas de educação ambiental desenvolvidas pela pasta em parceria com o Conselho e Secretaria de Meio Ambiente. A apresentação do material foi feita durante a capacitação de 30 educadores da rede municipal que darão início ao uso do material em atividades pedagógicas com alunos do ensino fundamental I e II (4º, 5º, 6º e 9º ano).
Os materiais e a capacitação foram embasados em boas práticas dos ‘6Rs’ (repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reparar, reciclar) como uma das soluções para a diminuição dos impactos nos ambientes naturais litorâneos e uma matéria-prima importante para geração de renda e a economia circular. Com conteúdos e atividades práticas integrados, retratam a realidade local. O conteúdo segue ainda as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs), a ‘Carta da Terra’, que propõe uma mudança de hábitos para alcançar um futuro melhor para todos os cidadãos do planeta, e as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como transversalidade, inter e multidisciplinaridade.
A capacitação foi aplicada por Andree Marie de Ridder Vieira, bióloga Franco-brasileira, educadora ambiental e presidente do Instituto Supereco.
A ideia da cartilha foi apresentada em 2021 pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, aprovada e financiada com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Desde então, foram diversas reuniões de alinhamento para produção do material, contando com a validação de conteúdo pela equipe de Educação Ambiental e do Apoio Pedagógico da Educação. Os cadernos receberam os nomes ‘Detetives do lixo marinho: vamos nessa com Caraguá!’ e ‘Jovem 2030 e os 6Rs: a mudança que queremos!’
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o objetivo dos cadernos e das atividades de Educação Ambiental é valorizar a criança e o jovem como protagonista da transformação, estimulando o desenvolvimento do respeito ao meio ambiente e cidadania desde a infância. “O grande diferencial dos nossos cadernos é que eles trazem a realidade local para que as crianças possam criar relações diretas e desenvolver o sentimento de pertencimento”, disse.
Após a apresentação e a capacitação dos educadores, mais de 2 mil exemplares já foram distribuídos na rede de ensino.
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