Crianças que estudam no Dante Alighieri têm aulas semanais, produzindo cofres e trabalhando com moeda virtual, enquanto mais velhos planejam investimentos diversificados.
A abordagem está em sintonia com os pilares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos objetivos de aprendizagem do PISA, que propõem educação integral e desenvolvimento pleno dos estudantes e se alinham à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A matéria fixa foi construída com a participação dos vários professores e apoiado na ciência comportamental, em análises matemáticas, sociais, econômicas, eco-ético-conscientes e pessoais dos estudantes. Assim eles podem utilizar as várias ferramentas para a tomada de decisões e viver o presente planejando o futuro, construindo seu projeto de vida pessoal.
Desde 2016 o colégio possui as disciplinas eletivas de “Planejamento Financeiro” e “Estratégias de Investimento”, em que os estudantes aprendem sobre renda fixa, renda variável, poupança, criptomoedas e outros; e “Introdução aos Estudos da Economia”, em que é trabalhado como uma empresa decide investir seu capital de giro, como é feito o cálculo de inflação, entre outros.
A nova matéria é resultado do avanço e reformulação deste programa, que também promoveu formação especializada para seus professores, voltada ao Letramento Financeiro. Mais do que ensinar a teoria, os alunos aprendem como a educação financeira pode impactar seus gastos futuros, como transportes, alimentação, e moradia, com a possibilidade de sair da casa dos pais.
“Trabalhamos tópicos como juros compostos, desconto à vista, pagamento em parcela, inflação e poder aquisitivo, em aulas interativas baseadas em questões reais, como a opção entre uso de transporte público ou compra de veículo próprio”, afirma o o coordenador de Matemática, professor Milton Sgambatti, responsável pelo tema no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio.
Veja abaixo como o tema é abordado a cada ciclo:
Educação Infantil e Ensino Fundamental 1
Para as crianças, a consciência financeira é proposta através da metodologia Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths), que incorporou a letra S à sigla para agregar conhecimentos de Ciências Humanas. O conceito de Letramento Financeiro é um dos eixos do Steam-s.
Para Verônica Martins Cannatá, coordenadora de Tecnologia Educacional do Dante Alighieri e responsável pelo currículo de Steam-s, as crianças devem ser familiarizadas com letramento financeiro desde cedo.
No maternal já são desenvolvidas atividades pedagógicas, como a construção de um cofrinho com garrafa PET para ensinar noções de quantidade. “Depois de confeccionado, o cofrinho vai para casa e a criança deverá utilizá-lo para guardar moedas ou cédulas”, explica a coordenadora. “Cada família poderá abri-lo no momento que achar mais oportuno”.
A proposta da escola é esperar o cofrinho encher para uso do valor acumulado. “Dessa forma, a criança poderá poupar uma quantia, além de desenvolver valores como planejamento e o tempo/esforço necessário para atingir um objetivo, que é combinado previamente junto com o aluno”.
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