GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

‘Dobradinha’ de Haddad e Tarcísio contra Garcia falha e petista vira alvo em debate

 


Em uma tentativa de isolar o governador Rodrigo Garcia (PSDB), o ex- ministro Fernando Haddad (PT) adotou uma estratégia arriscada no início do debate da Band, neste domingo em São Paulo. Logo na primeira pergunta, ensaiou uma “dobradinha” com o ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicanos) com uma pergunta em tom ameno e chamando o adversário para uma crítica contra o governador tucano. Não deu certo. E Haddad tornou-se o principal alvo da noite.

O tropeço deixou o petista irritado, o que marcaria sua atuação no debate. O ex-prefeito chegou a reclamar do barulho da torcida de Rodrigo Garcia e adotou um tom mais exaltado do que os adversários.

Carlo Cury expõe mostra ‘Testemunho de Religiosidade’ no Senac São José dos Campos

 Após dois anos de pandemia, a exposição itinerante ‘Testemunho de Religiosidade: Santos entre Anjos, Cruzes e Velas’, do artista plástico e ceramista Carlo Cury, de Caraguatatuba, chega ao Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São José dos Campos. A mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados das 8h às 14h até o dia 09 de setembro.

‘Testemunho de Religiosidade: Santos entre Anjos, Cruzes e Velas’ conta com a exposição temporária de 23 peças, sendo 14 obras de arte sacra, com santos com braços articulados e cobertos por mantos; duas cruzes vestidas; três castiçais e quatro banners.

Prefeitura de Caraguatatuba promove no sábado Fórum dos Conselhos de Educação

 A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, promove no próximo sábado, (13), das 8h30 às 11h30, no Teatro Mário Covas, o Fórum dos Conselhos de Educação 2022. O objetivo do evento é esclarecer aos cidadãos sobre a importância da participação nos referidos conselhos.

Farão parte do evento representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), Conselho Municipal da Educação (CME), Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACSFUNDEB).

Os interessados em participar do Fórum dos Conselhos de Educação 2022 devem se inscrever diretamente no site de eventos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba através do link //eventos.educacaocaraguatatuba.com.br .

PAT de Caraguatatuba tem 164 vagas de emprego até quarta-feira

 O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou nesta segunda-feira (8) o quadro de vagas para 164 oportunidades de emprego até quarta-feira (10).

Os cargos com mais vagas são para Motoboy (30) e Corretor de Imóveis (10). Há uma vaga para Faxineira para pessoa com deficiência (PcD).

O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://tinyurl.com/2y9d9asm para conferir os critérios. Os interessados devem comparecer, das 8h às 14h e levar RG, CPF, Carteira de Trabalho, PIS e o currículo atualizado.

Moradores da região sul podem se dirigir ao Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), localizado na Avenida José Herculano, 7.495, no Travessão (Subprefeitura Sul), telefone (12) 3882-6170.

Usuários do Centro Dia do Ciapi tem visita especial no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba

 Um dia para relembrar memórias pessoais e da cidade. Essa foi a atmosfera da visita que os idosos e pessoas com deficiência (PcD), atendidos no Centro Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), fizeram ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na última sexta-feira (5).

Cerca de 50 pessoas participaram da atividade entre usuários e equipe técnica do Ciapi. Na visita guiada por técnicos do MACC, os participantes conheceram a exposição fotográfica “Mudanças de um Contorno”, de Felipe Samurai, que traz uma seleção de imagens da obra do Contorno da Rodovia dos Tamoios em Caraguatatuba. Também a exposição permanente sobre a história do município.

O aposentado Nelson Luiz Roveran, 81 anos, um dos participantes, relembrou a época que o museu era o ginásio estadual Adaly Coelho Passos. “Estudei, ali, em 1950. Foi uma volta ao tempo. Lembrei-me das aulas com o professor de Matemática, João Baptista Gardelin, e de outros mestres e colegas. E revi momentos marcantes da história da cidade”, contou.

Outra visitante, Maria das Graças Costa, 77 anos, também reconheceu o local onde três filhas estudaram. “Conheci o espaço do museu quando ainda era escola. Hoje é um lugar de cultura muito bom de frequentar. Adorei as contações de histórias, principalmente da lenda da praia da freira”, declarou.

Responsável pela administração do MACC, Fabiana Nogueira disse que o museu sempre recebe grupos de estudantes ao longo do ano e que receber os idosos e PcD do Ciapi foi especial. “Eles relembram fatos antigos e contribuem no encontro. O momento da contação de histórias com Nhá Rita e Leco Borba é sempre o mais divertido do passeio. É muito gratificante levar alegrias a essas pessoas”, afirmou.

Boxeador de Caraguatatuba é campeão do Campeonato Paulista de Boxe para alunos

 A equipe de Boxe da Prefeitura de Caraguatatuba e da Secretaria de Esportes e Recreação participou no último domingo (7) do 18º Campeonato Paulista de Boxe para alunos, em São Paulo, e conquistou mais um cinturão com o atleta Wesley de Faria, de 13 anos.

O evento é voltado para alunos de boxe de qualquer nível técnico que se enquadram dentro do regulamento do campeonato sendo estreantes.

O boxeador caraguatatubense, que competiu na categoria de até 66 quilos contra Matheus Eduardo, do município de Araras (SP), agradeceu o suporte de professores e apoiadores, além da Prefeitura de Caraguatatuba. “Hoje tivemos mais uma vitória, levando o cinturão para Caraguá. Só tenho a agradecer”, complementou Wesley.

Dupla de Caraguatatuba vence campeonato de Futevôlei em Ubatuba

 A dupla de atletas de Futevôlei da Prefeitura de Caraguatatuba e da Secretaria de Esportes e Recreação, Coxa e Erik, venceu no final de semana, a Copa Lázaro de Futevôlei, em Ubatuba.

A competição foi realizada na Praia do Lázaro e recebeu 18 duplas de várias cidades do Estado, como São Paulo, Campinas, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião, Guaratinguetá e Caraguatatuba.

“Foi um campeonato com nível altíssimo, com as melhores duplas da região. Quero agradecer a organização pelo convite, a Prefeitura de Caraguatatuba, em nome do Prefeito Aguilar Júnior, e secretário de Esportes Edvaldo Ormindo por estarem sempre nos ajudando e apoiando nas competições”, diz Pedro Domingos, conhecido como ‘Coxa’.

Atletas de Caraguatatuba conquistam 75 medalhas na Copa Osasco de Hapkido

 Os atletas de Hapkido da Prefeitura de Caraguatatuba e da Secretaria de Esportes, das equipes Tubarões e Eagles, participaram no fim de semana da Copa Osasco de Hapkido. Ao todo, 40 atletas conquistaram 74 medalhas, sendo 39 de ouro, 19 de prata e 15 de bronze.

Além das medalhas, Caraguatatuba foi o destaque da competição, subiu ao pódio para a conquista de seu bicampeonato. O último campeonato foi disputado em 2019 pelos atletas.

Agora, as equipes se concentram para os próximos desafios do ano, como os Campeonatos Estaduais e Mundiais.

Handebol Masculino de Caraguatatuba vence amistoso preparatório para Jogos Regionais

 A equipe de Handebol Masculino da Prefeitura de Caraguatatuba e da Secretaria de Esportes e Recreação venceu no sábado (6) a equipe Bulls, de São Paulo, pelo placar de 23x21.

O confronto, realizado na Quadra do Morro do Algodão, foi equilibrado e o final do primeiro tempo acabou empatado por 14x14. Com a experiência da equipe, a etapa final foi mais controlada, com a equipe de Caraguatatuba sempre à frente do placar.

O amistoso serviu para preparar a equipe da modalidade para os Jogos Regionais. O Handebol Masculino do município enfrenta Campos do Jordão e São Sebastião nos dias 27 e 28 de agosto, respectivamente.

‘Hora do Mamaço’ reúne cerca de 100 participantes em shopping de Caraguatatuba

 Com objetivo de promover a amamentação e estimular o aleitamento materno em lugares públicos, a Prefeitura de Caraguatatuba reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre mães, pais, familiares e rede de apoio, na ‘Hora do Mamaço’, no último sábado (06), no Shopping Serramar.

O evento chama atenção da sociedade para importância do aleitamento materno, como explica a enfermeira e coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil e do Banco de Leite Humano, Ana Cláudia Tripac. “Ainda existe um preconceito que é errado amamentar em público, que deve ser feito escondido e cobrindo os seios. Então quanto mais pessoas verem esta prática, mais mulheres serão incentivadas e se sentirão a vontade para amamentar na rua”, destacou.

‘Bairro a Bairro’ recolhe em 13 semanas mil toneladas de resíduos e chega à Região Norte de Caraguatatuba

 A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), coletou em 13 semanas desde a criação do programa ‘Bairro a Bairro’, mais de mil toneladas de resíduos das ruas. Agora, o programa concentra suas ações na região Norte do município, iniciando nesta segunda-feira (8), no Tabatinga.

Após esse bairro, as ações atingem a Cocanha, Jardim Adalgisa, Massaguaçu, Jardim do Sol, Jetuba e Jardim Santa Rosa.

Na última semana, as equipes estiveram no Jardim Gaivotas e recolheram cerca de 85 toneladas de resíduos da orla da praia e ruas do bairro.

O ‘Bairro a Bairro’ é uma força-tarefa de 120 trabalhadores que, de segunda a sexta-feira, a partir das 6h, percorrem diariamente os bairros da cidade, dando mais agilidade e eficiência à manutenção das vias públicas.

Após a conclusão dos trabalhos nas ruas da região sul, a Secretaria de Serviços inicia as atividades de limpeza e manutenção de vias e logradouros públicos dos bairros da região Norte da cidade.

No mutirão, a Sesep executa serviços de roçada, varrição, capina, pintura de guias e bota-fora, com apoio de duas retroescavadeiras, uma varredeira mecânica, duas capinadeira ‘bob bod’ e quatro caminhões para recolher os materiais em um curto período de tempo.

Operação da Prefeitura de Caraguatatuba desmonta estacionamento em área pública na Tabatinga

 O trabalho de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba foi intenso no último final de semana. A começar por ação de desocupação de área pública, ocorrida no sábado (6), na Rua João Manoel de Oliveira, no bairro Tabatinga.

Na ocasião, os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo constataram que o local estava sendo usado irregularmente como estacionamento privativo de veículos. O responsável pela infração foi identificado e notificado para encerrar as atividades, o que foi acatado imediatamente pelo cidadão.

O descumprimento da determinação sujeitará o infrator à aplicação de multa no valor de R$ 2.979,70 e demais penalidades cabíveis civis e penais, segundo os artigos 251 e 254 da Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas). Segundo dados da administração, ações como esta já resultaram na recuperação de outras 17 áreas públicas invadidas no município.

Prefeitura de Caraguatatuba inicia trabalhos de zeladoria com reeducandos do CDP

 A Prefeitura de Caraguatatuba deu início neste mês de agosto ao programa ‘Ressocialização’, uma parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), por meio do Centro de Detenção Provisória (CDP).

Durante um ano, 10 reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto atuarão nos serviços de zeladoria dos equipamentos públicos da cidade, durante seis horas diárias.

As atividades laborais iniciaram no Cemitério Municipal, onde os reeducandos realizam serviços de pintura, limpeza, higienização e revitalização. Em seguida partirão para melhorias nas praças públicas do município.

A ideia do convênio é promover a recuperação social da pessoa privada de liberdade, por meio da educação, capacitação profissional e da oferta de trabalho.

O convênio foi assinado no final do mês de julho em uma cerimônia no CDP. Na ocasião, o prefeito Aguilar Junior desejou um novo ciclo aos participantes do programa e destacou “É muito bom oferecer novas oportunidades às pessoas e promover o retorno à cidadania. O trabalho enobrece o homem e proporciona uma nova vida em liberdade”.

Prefeitura de Caraguatatuba trabalha no recapeamento, drenagem, pavimentação e duplicação na Av. José Geraldo Fernandes

 As obras de pavimentação da Fase 01 do projeto ‘Caraguá em Obras’, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, avançam com os serviços realizados na Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, no bairro Pegorelli.

O serviço contempla três bairros da Região Sul: Travessão, Perequê-Mirim e Pegorelli, sendo que praticamente todas as ruas que estavam no cronograma da primeira fase já foram pavimentadas. As equipes se concentram na abertura de caixa, execução de base, instalação de guias, execução de sarjetas, instalação de tubos e aduelas para pavimentação da Avenida José Geraldo Fernandes.

Parte da avenida já foi recapeada, no trecho que compreende a Avenida José da Costa Pinheiro Júnior até a Unidade Básica de Saúde do Perequê-Mirim. No momento é realizada a restauração da via existente, com objetivo de melhorar as condições de tráfego.

O serviço na José Geraldo Fernandes é executado desde o final de julho. No local também serão realizados os trabalhos de desapropriações no entorno, onde a via será duplicada e irá de encontro com a obra do contorno da Tamoios. Ao todo, a obra na avenida compreende uma área de 38.154,36 m².

O investimento no projeto ‘Caraguá em Obras’, que engloba em torno de 27 ruas do município, incluindo os bairros da Região Sul, gira em torno de R$ 28,5 milhões.

Força-tarefa do Procon de Caraguatatuba e ANP fiscaliza qualidade e preços de combustíveis

 A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em conjunto com o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba, fiscalizaram seis postos de combustíveis do município na última quarta e quinta-feira (3 e 4/8). Os fiscais da agência reguladora verificaram a qualidade dos combustíveis, fornecimento do volume correto pelas bombas, apresentação de equipamentos e a documentação, além do cumprimento do Decreto nº 11.121/2022, que tornou obrigatória a exibição dos preços dos combustíveis na data de 22/06/2022, e o valor atual exibido nos painéis.

O Procon de Caraguatatuba e a ANP receberam diversas reclamações sobre os preços e qualidade do produto em alguns postos de combustíveis da cidade. Nos dois dias de fiscalização, os fiscais da ANP constataram que os postos de combustíveis de Caraguatatuba apresentam ótima qualidade e não foi encontrada discrepância entre o volume abastecido nos veículos e os preços cobrados nas bombas durante aferição do técnico da agência. Somente um dos estabelecimentos fiscalizados apresentou anomalias no óleo lubrificante e no diesel combustível. Como é necessário um laudo técnico específico, amostras dos produtos foram recolhidas e serão analisadas no laboratório da ANP, em Campinas.

Prefeitura e CBVela confirmam realização do Festival de Vela de Caraguá em 2023

 O 1º Festival de Vela de Caraguá, primeiro evento náutico da categoria promovido no município, encerrou no último domingo (7) com resultados positivos para o esporte da cidade. A atração reuniu mais de 2 mil pessoas, entre atletas e o público participante do Circuito Pé na Areia, contando com atividades para toda a família.

A competição, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), teve início na sexta-feira (5) e ocorreu na Praia do Centro, próximo à Praça da Cultura, abrindo espaço para nova geração da modalidade. Durante três dias, cerca de 80 atletas de diferentes idades disputaram provas em categorias como Snipe, Tempo, Dingue, Optimist, Raceboard e IQFoil.

Todos negros

 


A foto de Luiz Morier, publicada na primeira página do Jornal do Brasil, em 30 de setembro de 1982, ganhou o Prêmio Esso de Fotografia em 1983. A imagem foi feita durante uma batida policial na estrada Grajaú-Jacarepaguá, no Rio, perto do Morro dos Macacos, e retrata a violência policial e o racismo que existe até hoje. “A sensação que tive era de que a Lei Áurea não valeu de nada”, disse Morrier

EUA são os maiores violadores dos direitos humanos no mundo

 Por José Reinaldo Carvalho, coordenador da Comissão de Relações Internacionais da ABI

Os Estados Unidos, seja nos governos republicanos ou nos democratas, se jactam de serem os campeões da democracia e dos direitos humanos no mundo e se esmeram em dar lições aos outros nesta matéria.

Em novembro do ano passado, exercendo como sempre o que consideram ser o seu direito à seletividade, organizaram a “Cúpula da Democracia”, dando publicidade à tese de que a principal disjuntiva de nossa época é entre a democracia e a autocracia. Uma falácia que a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, repetiu ao realizar uma visita provocativa à ilha de Taiwan no último dia 2.

Mas, de fato, os Estados Unidos não garantem efetivamente os direitos humanos de sua população, para além da retórica e da visão distorcida. Contrariamente a uma concepção humanista e social, a que está vigente nos Estados Unidos se refere apenas a direitos formais. O país não garante a vida, os direitos essenciais nem a segurança de seus cidadãos.

TSE exclui de grupo de fiscalização coronel que divulgou fake news sobre urnas

 Por Valdo Cruz, em G1

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu excluir do grupo de fiscalização do processo eleitoral o coronel do Exército Ricardo Sant’Anna. Ele era um dos nove militares que integram o grupo.

Em ofício enviado nesta segunda-feira (8) ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o TSE informa que o coronel será excluído do grupo por ter divulgado nas redes sociais fake news sobre as urnas eletrônicas.

O blog procurou o Ministério da Defesa e aguardava resposta até a última atualização deste texto.

A informação de que o coronel propagava fake news sobre as urnas foi divulgada na semana passada pela coluna Rodrigo Rangel, do site Metrópoles. Depois, o perfil do coronel foi apagado.

O ofício enviado nesta segunda-feira é assinado pelo presidente do TSE, Luiz Edson Fachin, e pelo vice-presidente do tribunal, Alexandre de Moraes.

Pilotis pela Democracia


 Em maio de 1977, os Pilotos da PUC-Rio se tornaram marco de uma importante inflexão na luta pelo restabelecimento das liberdades democráticas. Com o movimento estudantil à frente, mais de sete mil pessoas se reuniram e se manifestarem, desafiando abertamente a repressão. Estudantes da PUC e de outras universidades, professores, funcionários, líderes sindicais, familiares de presos, desaparecidos e exilados políticos, além de representantes de diversos segmentos e organizações da sociedade civil.

Entre vozes e pautas diversas, sobressaiu aos muitos atos e movimentos que ali, no espaço da universidade, se ensaiava uma retomada democrática de se irradiar para além de seus muros, somando-se aos muitos atos e movimentos que se avolumavam pela cidade pelo país.

Quarenta e cinco anos depois, a memória desses movimentos ressoa no ato que a Associação dos Docentes da PUC-Rio convoca, e reúne estudantes, funcionários e amplos setores da sociedade civil, representados pelas mais de vinte entidades e organizações que participarão do evento.

Às 11 horas do dia 11 de agosto de 2022, novamente nos Pilotis da PUC-Rio, leremos a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito.

Lá vem samba e a ABI vai junto

Por Maria Luiza Franco Busse, diretora de Cultura da ABI

Terminou nesse domingo, em Brasília, o 3º Congresso da Federação Nacional do Samba, entidade formada por 83 Ligas de 17 estados que representam 820 escolas de samba e blocos em atividade do Amapá ao Rio Grande do Sul. O encontro resultou na aprovação da Carta de Brasília e foi especial porque comemorou também os 5 anos de fundação da Fenasamba. A ABI participou, por meio da diretoria de Cultura, e ganhou de presente o convite para ser o enredo do carnaval de 2024 da Imperadores do Ritmo, escola do Rio Grande do Sul. 

A ideia da Fenasamba nasceu em 2013 durante audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados sobre a cadeia produtiva do carnaval, tomou força, e se institucionalizou em 2017 com o objetivo de organizar a defesa das Escolas de Samba, do carnaval e da cultura popular, segmentos ameaçados por movimentos conservadores e preconceituosos que cresciam no país.

O Congresso, que começou na sexta-feira, dia 29, se estendeu pelo último final de semana de julho e teve apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, premiou com diploma e troféu personalidades do mundo do samba. O prêmio Bambas do Samba foi para Tia Surica, baluarte e presidente de honra da Portela, e para o jornalista Odair Ferreira, locutor-oficial do carnaval de Porto Alegre. Tia Surica levantou a audiência do Museu Nacional da República ao soltar o vozeirão para dar uma canja a pedidos, cantando Eu vivia isolado do mundo, de Manacea, Candeia e Alcides Malandro Histórico.

Aos 82 anos e pequenininha, era difícil entender de onde vinha aquela voz tão grande e potente. Deve ser o tal “fenômeno que não se pode explicar”, com diz a letra de uma das músicas do outro portelense Paulinho da Viola.

ABI abre inscrições para concurso de 10 microbolsas de R$ 3 mil para jornalistas e pesquisadores

 A ABI e a plataforma METAMEMO lançaram o concurso de microbolsas para jornalistas e pesquisadores para a produção de pesquisas informacionais que se utilizem do banco de dados da plataforma  METAMEMO.

As inscrições devem ser feitas de 07 de agosto até 23h59 de 15 de Agosto de 2022 clicando nesse formulário on line.

Serão selecionadas 10 propostas que explorem a plataforma METAMEMO e diversifiquem seu uso por meio de artigos, reportagens, gráficos, análise de dados, etc para receberem fomento financeiro de R$ 3.000,00.

A Diretoria da ABI comunicará os selecionados no dia 19 de agosto de 2022 em seu site e por e-mail para os inscritos.

Os selecionados deverão publicar sob licença Creative Commons BY SA seus resultados preliminares até 15 de setembro de 2022 e a versão final de pesquisa até 26 de Setembro de 2022, sendo então reproduzidas no blog METAMIX.

Candidatos têm até o dia 15 de agosto para formalizar o registro no TSE

 Sete dos 12 presidenciáveis tiveram seus patrimônios divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último domingo (7). O candidato com maior patrimônio declarado é o empresário Felipe D’Ávila (Novo), com mais de R$ 24 milhões.

Até o dia 15 de agosto, todos os candidatos precisam formalizar o registro da candidatura no TSE, junto com o patrimônio, nomes e fotos nas urnas para as eleições. Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), José Maria Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB) e Soraya Thronicke (União Brasil), ainda não realizaram o processo junto ao tribunal.

Atrás de D’Ávila, vem o candidato do Pros, Pablo Marçal, com um patrimônio de quase R$ 17 milhões. O ex-presidente Lula (PT) declarou R$ 7,4 milhões neste ano, um valor menor do que em 2018, quando havia declarado um patrimônio de R$ 7,98 milhões.

O vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), declarou mais de R$ 1 milhão. A senadora Simone Tebet (MDB) tem um patrimônio de R$ 2,3 milhões e, sua vice, a senadora Mara Gabrilli (PSDB), quase R$ 13 milhões.

Leonardo Péricles (UP) declarou um valor de R$ 197 mil, Sofia Manzano (PCB), R$ 498 mil, e Vera Lúcia (PSTU), pouco mais de R$ 8 mil.