O artista plástico e ceramista Carlo Cury e Claudio Luiz Dias, de Caraguatatuba, inauguraram, na última terça-feira (9), data em que se comemorou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o acervo indígena Hartãt, espaço voltado à exposição de réplicas de artefatos arqueológicos e peças confeccionadas por diferentes etnias brasileiras.
Na ocasião, também foi assinado o pedido de tombamento do acervo junto ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC), para que o mesmo seja reconhecido como bem de valor histórico e cultural para o município, desta forma sendo preservado para a população e gerações futuras.
O espaço Hartãt, também chamado “maloca” - tipo de cabana comunitária utilizada por alguns nativos indígenas -, conta, atualmente, com a exposição de peças e réplicas arqueológicas de quatro etnias: Tapajônica, Tupi/Guarani, Waura e Waiwai. Das obras expostas estão peças em cerâmica, cestarias, bancos de madeira entalhados em formato de animais, além de objetos de uso cotidiano para as etnias, ornamentos e instrumentos musicais, que compõem a mostra inaugural ‘Povos Originários’.