Teve início na quarta-feira (10), a oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) promovida pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), voltado para pessoas surdas e ouvintes, com duração de três meses.
A Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.
Há 12 anos como profissional intérprete de Libras, Thaísa Helena Vida Leal, disse que o objetivo do curso é proporcionar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais a idosos e pessoas com deficiência auditiva, frequentadoras do Ciapi, que queiram aprender essa forma de comunicação.
Uma das alunas da oficina é a aposentada Maria de Lourdes Furlanette, 67 anos, Frequentadora do Ciapi, tem significativa perda auditiva desde os dois anos de idade, após sofrer com sucessivas doenças – catapora, caxumba, sarampo e varíola.
“Faço leitura labial e consigo me comunicar com as pessoas, apesar das minhas dificuldades na fala. Sempre quis aprender Libras e essa está sendo uma ótima oportunidade e também para interagir com outras pessoas”, declarou.
As aulas são realizadas todas as segundas e quartas, das 15h às 16h, no Ciapi. Os interessados podem se inscrever na secretaria do equipamento, das 8h às 16h30.
Na próxima segunda-feira (15) começa também a oficina de Libras para funcionários do Ciapi e servidores da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), das 17h às 18h.
Ciapi
O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.
O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.
Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.
O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras)
que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.
Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário