GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

CMDCA afasta conselheiros tutelares a bem do serviço público

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba emitiu duas resoluções no final da tarde desta terça-feira (15/10) para informar sobre a demissão de cinco conselheiros tutelares a bem do serviço público. Um outro profissional já havia pedido exoneração do cargo.
A decisão partiu após conclusão de Processo Administrativo Disciplinar interno (instaurado após denuncia feita pelo Ministério Publico) e elaborado pela Comissão Técnica Disciplinar da Secretaria de Administração.
Cabe ressaltar que também ocorre investigação pelo Ministério Público sobre uma denúncia de incontinência pública e conduta escandalosa (comportamento que não se ajusta aos limites da decência e que esteja revestida de publicidade ou repercussão pública).

Membros do Comtur aprovam projeto do Portal de Entrada de Caraguatatuba

O Conselho Municipal do Turismo (Comtur) realizou, nesta segunda-feira (14), uma reunião extraordinária para a aprovação de projetos e propostas da Prefeitura de Caraguatatuba, entre eles, o que trata da construção do Portal de Entrada da cidade.
A obra deve ser contemplada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), órgão da Secretaria de Turismo do Estado, e, para isso, o projeto precisava da aprovação do Comtur.
A estrutura contempla uma construção em aço revestido com Bloco Administrativo, sala para Centro de Informações Turísticas (CIT), Sala de Controle, dois banheiros acessíveis. “Queremos saber se neste portal será possível a fiscalização de ônibus e vans de turismo de um dia”, quis saber a presidente do Comtur, Sandra Abril, e foi informada que sim.
O local aprovado pela Concessionária Tamoios para a construção é no final da Rodovia dos Tamoios, onde fica a antiga casinha do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), no Jaraguazinho.

O meu muito obrigado a todos os membros do Grupo Blogueiros, Jornalistas e Ativistas. E não esqueça de que “Juntos Somos Mais Fortes”.


O Grupo Blogueiros, Jornalistas e Ativistas em Caraguatatuba tem a oportunidade de ser protagonista na agenda de inovação na área da politica pública, criando um espaço de conteúdos jornalístico, e geração de conhecimento e que dialogue ainda mais com empreendedores públicos e privados, empresas, outras esferas de governo e com o cidadão.
Hoje desfrutamos do prestigio de ter um seleto grupo de pessoas de diversos segmentos como Jornalistas e blogueiros e Ativistas e Advogados que nos coloca nesta posição de destaques.
Entre muitas atribuições de cada membro, trazemos à sociedade a importância do debate sobre inovação no legislativo e executivo municipal, no contexto da Inovação Pública, voltada à melhoria da efetividade dos poderes públicos municipais, e dos canais de interlocução com o cidadão.
O Grupo Blogueiros, Jornalistas e Ativistas tem o objetivo de conectar o cidadão ao que há de mais inovador no jornalismo. Buscamos a construção de uma agenda que contemple como Caraguatatuba pode participar da revolução politica e social e quais são os passos a serem seguidos.
Desde a fundação do Grupo Blogueiros, Jornalistas e Ativistas contamos com a participação de jornalistas, blogueiros, ativista social e politico, advogados e colaboradores.
O meu muito obrigado a todos os membros do Grupo Blogueiros, Jornalistas e Ativistas. E não esqueça de que “Juntos Somos Mais Fortes”.

Guilherme AAraújo, jornalista – (MTB nº 79157)

Vegetarianismo e Alimentação Sustentável são temas de palestra na 4ª Semana de Segurança Alimentar

No Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, comemorada na última quarta-feira (16), o Banco de Alimentos, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu as palestras “Vegetarianismo – Mitos e Verdades” e  “Desperdício de Alimentos e Sustentabilidade”.
O evento faz parte da programação da 4ª Semana de Segurança Alimentar (14 a 18), e foi realizado no auditório da Fundacc e aberto ao público.
Na primeira exposição, a nutricionista Sabrina Viana, coordenadora da pós-graduação em Nutrição Vegetariana e Estilo de Vida do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP), desmistificou conceitos sobre a alimentação vegetariana.

CaraguaPrev abre inscrições para eleição de conselheiros deliberativos e fiscais

Servidores públicos municipais e aposentados da categoria podem se inscrever para a eleição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), de 21 de outubro a 1º de novembro, das 9h às 16h, na sede do instituto, no Centro
Os servidores ativos e inativos votarão em seus representantes nos órgãos no dia 3 de dezembro (terça-feira), das 10h às 16h, em urnas colocadas na Prefeitura de Caraguatatuba, no Centro; Secretaria de Serviços Públicos, no Jardim Aruan; na Secretaria de Educação, no Indaiá; CaraguaPrev, no Centro; e Câmara Municipal, no Centro.
Funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara Municipal e inativos concorrem a cinco vagas de conselheiros deliberativos, incluindo uma para o representante dos aposentados e uma para os servidores do Legislativo, além do número equivalente de suplentes.
A categoria também elegerá três de conselheiros fiscais titulares e três suplentes. Outros três membros que compõem o Conselho Deliberativo serão indicados pelo Poder Executivo, totalizando oito representantes no órgão.

Caraguatatuba inicia formação em educação integral

Foi realizado nesta quarta-feira (16/10), na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, o primeiro módulo do ciclo formativo sobre educação integral. As oficinas sobre a concepção de educação integral foram aplicadas pelos professores multiplicadores Ciclo Formativo do Litoral Norte.
Essas ações serão replicadas em HTPC´s (hora de trabalho pedagógico coletivo) de forma que os docentes ampliem suas práticas pedagógicas e atuem na construção coletiva da revisão do currículo municipal, visto que há a necessidade de alinhar os documentos da rede à BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que, a partir de 2020, será implantada em todas as escolas do Brasil.

Secretaria de Educação realiza simulado preparatório para o SAEB

Nesta quinta-feira (17/10), a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, realiza em todas as unidades da rede de ensino, um simulado online preparatório para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que será aplicado entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro.
Os simulados acontecem nas novas salas de informática, com ampla estrutura de internet, fazendo com que os resultados cheguem em tempo real, garantindo uma visualização estatística dos resultados.
Esse é o segundo simulado aplicado no ano. O primeiro foi feito no início do ano letivo, sendo utilizado como diagnóstico de aprendizado.
As questões foram elaboradas pelos educadores do Setor de Apoio Pedagógico e digitalizadas pela equipe de informática educativa.
O SAEB é um conjunto de avaliações permite ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Sesep realiza nivelamento mecânico em rua do Tabatinga

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou o nivelamento mecânico da Rua Cinco, do bairro Tabatinga, localizado na Região Norte da cidade.
Mais de 50 toneladas de bica corrida (composto de pó de pedra e cascalho) foram utilizadas para fazer o nivelamento da rua.
O objetivo do serviço é melhorar as condições de trânsito sobre a via, proporcionando maior segurança para veículos e pedestres. Segundo a equipe Regional Norte da Sesep, a rua estava intransitável contendo diversas erosões causadas pelas chuvas.
Todo o serviço foi feito com o apoio de uma motoniveladora (Patrol) e um caminhão trucado, que faz o transporte dos materiais até a via. Além do nivelamento que já foi finalizado, equipes de limpeza, varrição e roçada estão trabalhando nas ruas do Tabatinga.

Prefeitura intensifica limpeza de praias para a alta temporada

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensifica o serviço de limpeza de praias para a alta temporada. Os trabalhos estão sendo realizados com o apoio da empresa terceirizada Pioneira.
A limpeza de praias já é feita periodicamente durante todo o ano. Somente esta semana, a Sesep está realizando os serviços de limpeza nas praias Martim de Sá, Prainha, Camaroeiro, Centro, Indaiá, Palmeiras e Porto Novo. As demais praias da cidade também receberão os trabalhos após a finalização destas.
No total a equipe da Pioneira trabalha com 15 funcionários somente na limpeza de praias contando com o apoio de um trator roçadeira e duas varredeiras mecânicas para orla da praia.

Árvores são replantadas após ressaca da maré na Praia da Mococa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou nesta quinta-feira (17/10), o replantio de cinco árvores que foram arrancadas pela maré de quarta-feira (16/10), na Praia da Mococa, região norte da cidade.
O serviço foi realizado pela equipe de seis funcionários da Sesep, com auxílio de uma retroescavadeira. Os coqueiros e chapéus-de-sol foram retirados e replantaram a aproximadamente 4 metros de distância do local de origem.
O objetivo é evitar novamente a ocorrência do desbarrancamento, uma vez que as árvores estavam muito próximas do mar e, portanto, passíveis de serem atingidas novamente pela maré.

Pró Mulher de Caraguatatuba realiza Mutirão de Mamografia em dois sábados com agendamento na UBS

Mulheres acima de 40 anos interessadas em fazer exames de mamografias e consultas ginecológicas poderão solicitar agendamento diretamente no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) durante todo o mês de outubro, em menção ao Outubro Rosa.
Nos sábados (19 e 26/10) haverá realização de mamografia a mulheres agendadas diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Interessadas em realizar exames nessas datas devem procurar sua UBS de referência para avaliar possibilidade de agendamento.

Caraguatatuba divulga lista de habilitados às eleições do COMUS

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (17), a lista com a relação dos habilitados à Eleição do Conselho Municipal de Saúde (COMUS ) biênio 2020/2021.
O Conselho Municipal de Saúde é extremamente relevante por ser um órgão de caráter permanente, deliberativo e fiscalizador da execução da Política de Saúde, inclusive sob os aspectos econômicos e financeiros.
Os integrantes precisam participar de todas as etapas de modo a poder influir, criticar e acompanhar a execução do Planejamento de Saúde do Município.
A eleição do segmento de usuários tem previsão de realização para o dia  12 de dezembro.
Confira aqui todas as próximas etapas.
Clique aqui para conferir a lista com a relação dos candidatos habilitados às eleições do COMUS.

Prefeitura e Compac promovem 3º Aviva Caraguá com shows de Anderson Freire, Gabriela Rocha e DJ PV

Entre os dia 31 de outubro e 2 de novembro, a partir das 18h, a Praça da Cultura (Avenida da Praia) recebe o 3º Aviva Caraguá 2019. O evento é organizado pelo Conselho de Ministros e Pastores (Compac), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo.
Presenças confirmadas de expoentes da música gospel Anderson Freire, Gabriela Rocha e DJ PV. Bandas locais também se apresentam diariamente. No sábado, tem a tradicional Marcha para Jesus. A expectativa é da presença de cerca de 20 mil pessoas.

Prefeitura realiza corte em rodovia no Jetuba para obras de drenagem

A Prefeitura de Caraguatatuba já realiza o corte Rodovia SP-55 (Rio-Santos), na altura do km 93,1 no bairro Jetuba, para as obras de drenagem. A empresa terceirizada contratada realiza também a instalação de aduelas no local.
São feitos desvio do trânsito para Avenida Marginal Jetuba e para o acostamento da SP-55. A intervenção, que deve durar cerca de 15 dias, tem autorização do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e é acompanhada por agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.
As obras fazem parte do projeto de revitalização e drenagem da Marginal Jetuba e inclui 1,5 km de melhorias na via, incluindo canalização com tubos, nova pavimentação, paisagismo, iluminação, sarjetas e revitalização de calçadas.
O objetivo da Prefeitura de Caraguatatuba é solucionar o problema de alagamentos no local e melhorar o acesso aos bairros Jetuba e Portal Fazendinha.

Palestra destaca redução de 80 toneladas de lixo com a Coleta Seletiva em Caraguatatuba

Para incentivar a mudança de comportamento e transmitir a importância da consciência ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) promoveu na última quarta-feira (16/10), palestra sobre Gestão de Resíduos aos alunos da Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, no bairro Massaguaçu.
O tema foi repassado pelo chefe de Meio Ambiente da SMAAP, Reinaldo Gomes Dias dos Santos, para 40 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. No encontro ele abordou sobre coleta pública de lixo, estratégias de redução de consumo do lixo, coleta seletiva e ecopontos.

Confira relação dos sorteados para cursos do Senai

O Fundo Social de Caraguatatuba divulgou a relação de nomes dos candidatos selecionados para os cinco cursos promovidos em parceria com o Senai até o final deste ano. A seleção foi feita por meio de sorteio, aberto ao público, realizado às 10h desta quinta-feira (17).
As inscrições foram realizadas nos dias 15 e 16 de outubro para os cursos de Auxiliar de Eletricista, Reparador de Aparelhos Eletrodomésticos, Auxiliar Mecânico de Motor Diesel Marinizado, Auxiliar de Mecânico de Motor de Popa 2 e 4 tempos e Instalador de Drywall e contou com 275 inscritos.

Prefeito vai a Brasília em busca de definição da situação dos quiosqueiros e verbas para Saúde

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve nesta quarta-feira (16), em Brasília, juntamente com representantes da Associação dos Quiosques de Caraguatatuba para participar de uma reunião e discutir sobre a situação dos estabelecimentos que estão sob ameaça de demolição.  
O pedido de demolição, de abertura de licitação e regramento da orla marítima foram propostos pelo Ministério Público Federal (MPF), mas rejeitados pelo magistrado, sendo impedidos até o momento por decisão judicial, no entanto, o processo ainda está em andamento.

ABI recebe 26 novos sócios: bem-vindos!

O Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) aprovou, na sua reunião de segunda-feira (30/09) o ingresso de 26 novos sócios – 17 efetivos e oito colaboradores – além de transferir uma antiga associada colaboradora para a categoria de efetiva. Outros 20 pedidos de associação caíram em exigência por falta de documentação que comprove realmente que os candidatos preenchem as condições exigidas pelo Estatuto da Entidade. Há ainda um caso que permanece sob análise.
Na análise de pedidos de filiação, o Conselho Deliberativo tem se respaldado no que rege o Estatuto da ABI que especifica as exigências para a associação, tais como:

Abraji lança curso gratuito sobre jornalismo local

Com o objetivo de contribuir para a imprensa local, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) , com apoio do Facebook, está lançando o curso online ​Jornalismo Local Sustentável​, voltado para profissionais de comunicação ou que tenham projetos para empreender nesse setor.
Gratuito e aberto a jornalistas, o ​curso será realizado em oito semanas, entre 21 de outubro e 13 de dezembro de 2019. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de outubro de 2019.
Pesquisa feita pelo ​Atlas da Notícia​ mostra que há vastas regiões do país onde a imprensa local inexiste. Em muitos outros lugares, ela está em crise ou é dominada por grupos políticos ou religiosos.
O conteúdo será desenvolvido em quatro módulos: ​Jornalismo local de qualidade​; ​Territórios e comunidades​; ​Ferramentas digitais para jornalistas​; e ​Jornalismo economicamente sustentável​.

ABI: palco para debate sobre “vaza jato”

Dentro dos seus propósitos de defesa da Liberdade de Expressão, de promover o debate sobre temas relacionados à imprensa, além do incentivo ao trabalho de jornalistas, a Associação Brasileira de Imprensa sediará nesta terça-feira, 08 de outubro, o lançamento do livro Relações Obscenas – As Revelações do The Intercept/BR.
A obra, editada pela Tirant lo blanch, com o apoio de entidades como o Instituto de Defesa da Classe Trabalhadora – Declatra, o Instituto Joaquín Herrera Flores, da Associação dos Juízes pela Democracia (AJD), da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e da Associação Latino-Americana dos Juízes do Trabalho, reúne 65 artigos escritos por 80 autores diferentes.
Com a capa e todas as suas ilustrações desenhadas pelo genial Renato Aroeira, a obra foi organizada pela jornalista e mestra em Ciências Sociais Maria Inês Nassif, o doutor em Direito Wilson Ramos Filho, o Xixo, a advogada e doutora em Direitos Humanos Mirian Gonçalves e o juiz do trabalho e doutor em Ciência Política Hugo Cavalcanti Melo Filho.

ABI é parceira do Festival 3i de jornalismo

Estão abertas as inscrições para o Festival 3i de Jornalismo, que será realizado no Rio, entre 18 e 20 de outubro, na Fundição Progresso.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) é uma das apoiadoras do evento e os sócios da entidade têm direito a um cupom-desconto de 30%. Os interessados podem entrar em contato com o endereço das@abi.org.br e solicitar o link para o cupom desconto a ser enviado por e-mail.
Os ingressos estão disponíveis online pela plataforma Sympla. A entrada inteira custa R$ 270, meia-entrada R$ 135. Os ingressos que incluem participação em workshop saem a R$ 320 e R$185 a meia-entrada.

Representante da Frente Polisário visita a ABI

O presidente da ABI, Paulo Jeronimo, reuniu-se nesta 5ª. feira, na sede da entidade, com Emboirik Ahmed, representante da Frente Polisário para o Brasil, da República Árabe Saaraui Democrática. O encontro foi agendado pelo Diretor da ABI/DF, Helio Doyle.
Na reunião, Emboirik Ahmed sintetizou a história da Frente Polisário e da sua luta pela autonomia do território do Saara Ocidental, com a autodeterminação do povo Saaraui, por meio da criação da República Árabe Saaraui Democrática.
O Saara Ocidental é o último território não descolonizado na África, dividido entre as zonas ocupadas pelo Marrocos, as controladas pela Frente Polisário e os acampamentos de refugiados na Argélia.
Paulo Jeronimo apresentou a proposta de realização de um evento, na ABI, com a exibição de um documentário sobre a história do Saara Ocidental, seguida de um debate. Além disto, o presidente da “Casa do Jornalista” sugeriu ao representante da Frente Polisário a realização de palestras nas faculdades com cursos de Relações Internacionais, para divulgação do movimento saaraui.
Também participaram da reunião, os diretores da ABI Jesus Chediak (Cultural) e Marcus Miranda (Econômico-Financeiro).

“NOTA DE REPUDIO”


Eu Guilherme AAraújo, blogueiro, jornalista - (MTB n° 79157), ativista políticos e social, consultor de politicas, administrador do Grupo do WHATSAPP de Blogueiros, Jornalistas e Ativistas, venho através desta NOTA DE REPUDIO rebater o conteúdo deste vídeo.
Este senhor em seu desabafo ataca a imprensa de forma desrespeitosa, com supostas insinuações infundadas e esqueceu falar no vídeo, que a imprensa divulga o que recebeu após checar a veracidade dos fatos.