GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ABI é parceira do Festival 3i de jornalismo

Estão abertas as inscrições para o Festival 3i de Jornalismo, que será realizado no Rio, entre 18 e 20 de outubro, na Fundição Progresso.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) é uma das apoiadoras do evento e os sócios da entidade têm direito a um cupom-desconto de 30%. Os interessados podem entrar em contato com o endereço das@abi.org.br e solicitar o link para o cupom desconto a ser enviado por e-mail.
Os ingressos estão disponíveis online pela plataforma Sympla. A entrada inteira custa R$ 270, meia-entrada R$ 135. Os ingressos que incluem participação em workshop saem a R$ 320 e R$185 a meia-entrada.

Em sua segunda edição, o festival reunirá jornalistas de oito países responsáveis por grandes inovações no jornalismo independente.
A diretora de Assistência Social da ABI e fundadora da Rede Reinventar JornalistasRJ, Rosayne Macedo, destaca a importância de apoio a iniciativas que incentivam a valorização de novas experiências, tanto para jornalistas mais experientes, como para os que estão ingressando no mercado:
“Aos 111 anos, a ABI valoriza seu passado e se preocupa com o futuro da imprensa e da profissão. Antenada com os novos tempos, também faz seu exercício de reinvenção ao apoiar iniciativas voltadas à modernização das técnicas de jornalismo e incentivo a novas experiências, de olho num mercado em constante transformação”.
Ela prossegue, apontando novos caminhos: “Vemos ótimos projetos inovadores e independentes que estão dando certo, especialmente na linha do fact-checking, tão necessário nesses tempos de fake news. Estas iniciativas abrem também novas perspectivas profissionais para jornalistas já experientes ou que estão ingressando no mercado, em um momento em que precisamos criar mais oportunidades de trabalho”, afirma a jornalista Rosayne.
O Festival receberá jornalistas do México, Argentina, Colômbia, Peru, Costa Rica, Espanha e Estados Unidos para debater o futuro da profissão. Compõem o conselho curador as empresas de comunicação ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Congresso em Foco, Énois, Jota, Marco Zero Conteúdo, Nexo, Nova Escola, Poder360, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil divulgou a programação.
O evento tem o Google News Initiative como parceiro-fundador e o Facebook como parceiro. Serão oito painéis, quatro em cada dia. A organização elegeu os temas mais relevantes para o jornalismo atual, como desinformação, vazamentos, colaboração entre veículos, os riscos da profissão, dados e tecnologia e modelos de negócio.
Primeiro Festival das Américas voltado para a inovação no jornalismo digital, todas as sessões enfocarão soluções criativas e inspiradoras. Entre os convidados internacionais estão Glenn Greenwald, do The Intercept, Maria Teresa Ronderos, do recém-lançado Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP), Millie Tran, do New York Times, Janine Warner, da SembraMedia, Giannina Segnini, da Universidade de Columbia, Tania Montalvo do site mexicano Animal Político, Ariel Merpet, do Chequeado (Argentina), Nelly Amancio do Ojo Público (Peru) e Darryl Holliday, do City Bureau, de Chicago.Cada conversa terá três participantes e um mediador.
Participam também Paula Cesarino Costa, editora de diversidade da Folha de S. Paulo, Chico Otávio, do jornal O Globo, a premiada repórter Elvira Lobato, Raull Santiago do Coletivo Papo Reto, Rogério Galindo do portal paranaense Plural.jor e Kátia Brasil da Agência Amazônia Real, entre outros.
“O Festival se destaca de outros eventos de jornalismo por trazer diversos convidados estrangeiros, integrando o público brasileiro com o que há de mais inovador no continente”, conta Natalia Viana, secretária executiva do Festival 3i e codiretora da Agência Pública.
A sexta-feira será dedicada a workshops e o sábado e o domingo a mesas de discussão e exposições. Todos os ingressos para o Festival 3i dão direito à participação nas mesas do sábado e do domingo, além da palestra de abertura na sexta-feira.
Para participar dos workshops é necessário comprar um ingresso especial que dá direito à inscrição em uma das nove oficinas. Com 25 vagas cada uma, elas terão exercícios práticos e duração de três horas. A escolha do workshop deve ser feita no ato da compra, pela própria plataforma de venda de ingressos.
As oficinas serão dadas pelas organizações do conselho curador do Festival 3i e por parceiros. Os temas foram escolhidos levando em conta os maiores desafios enfrentados por jornalistas atualmente: fact-checking; Lei de Acesso à Informação; cobertura de protestos; elaboração de projetos; produção de podcasts; segurança digital; produção de vídeos; jornalismo investigativo; e leitura crítica de mídia.
Programação:
18.out – 6ª feira
Workshops
10h – 13h: Princípios do Fact-checking:
Com Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa.
Workshop voltado para conhecer as técnicas e ferramentas básicas do fact-checking;
10h – 13h: Aprendendo a fazer pedidos pela Lei de Acesso à Informação:
Com Marina Atoji, gerente-executiva da Associação Brasileira de de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Workshop voltado para introduzir os alunos aos conceitos e primeiros passos para obter informações de órgãos públicos via LAI;
10h – 13 – Como cobrir protestos:
Com Daniel Arroyo da Ponte Jornalismo.
Workshop voltado para a cobertura de protestos de rua, incluindo dicas de segurança e proteção.
10h – 13h – Como escrever um projeto:
Com Nina Weingrill da Énois.
Diretora da organização que tem mais de 10 anos vai explicar o passo-a-passo para um bom projeto jornalístico pontual conseguir financiamento;
14h – 17h – Como fazer um Podcast de sucesso:
Com José Orenstein, do Nexo.
O editor executivo do Nexo vai falar de um dos podcasts mais influentes atualmente, o Durma Com Essa e contar o que é necessário para fazer um podcast de sucesso;
14h – 17h – Segurança Digital para jornalistas:
Com Lucas Teixeira da Escola de Dados.
Como guardar e transportar conteúdos sensíveis e se comunicar com segurança para jornalistas que lidam com investigações;
14h – 17h – Como fazer vídeos para online:
Com Ana Aranha da Repórter Brasil.
Diretora do documentário Jaci, vencedor do prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo em 2016, vai explicar o que faz um bom vídeo online para viralizar nas redes;
14h – 17h – Iniciação à reportagem investigativa:
Com Elvira Lobato e Natalia Viana, da Agência Pública.
A premiada jornalista Elvira Lobato vai revisar algumas das suas reportagens mais relevantes mostrando como foi feito o passo a passo da investigação;
14h – 17h – Leitura Crítica de Mídia e Conteúdos Online:
Com Laércio Portela, editor da Marco Zero.
Numa época em que sobra desinformação, esse workshop vai ensinar os princípios para uma leitura inteligente e crítica da imprensa e de sites.
19h – Abertura do Festival 3i 2019
19.out – sábado
10h-11h30:
Quem está vencendo a desinformação
Apresentada por Agência Lupa e Nova Escola
Mediador – Gilberto Scofield, Agência Lupa
Tania Montalvo, Animal Político (Peru)
Adriana Barsotti, professora da pós e da graduação da ESPM-Rio com pós-doc em news literacy
“Hache” Ariel Merpet, Chequeado (Argentina)
13h-14h30:
A urgência da colaboração jornalística
Apresentada por #Colabora e Agência Pública
Mediador –Agostinho Vieira, Projeto #Colabora
Maria Teresa Ronderos, Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP)
Katia Brasil, Amazônia Real
José Roberto de Toledo, revista piauí, membro do ICIJ
15h-16h30:
Quando o repórter vira alvo
Apresentada por O Eco e Congresso em Foco
Mediador – Samantha do Carmo, Congresso em Foco
Fabiano Maisonnave, Folha de S. Paulo
Nelly Luna Amancio, Ojo Público (Peru)
Chico Otávio, O Globo
17h-18h30:
O trabalho do jornalista: vazamentos, prospecção de dados e tecnologia
Apresentada por Agência Pública e Repórter Brasil
Mediador – Natalia Viana, Agência Pública
André Campos, Repórter Brasil
Glenn Greenwald, The Intercept
Giannina Segnini, Columbia University Data Journalism/Investigative Journalism
20.out – domingo
10h-11h30:
Chegando até a audiência
Apresentada por Nexo
Mediadora: Paula Miraglia, Nexo
Millie Tran, New York Time
Christiano Nygaard, Infoglobo, Valor Econômico e Editora Globo (a confirmar)
Jaqueline Amaral, Artplan (a confirmar)
13h-14h30:
A receita dos novos modelos no jornalismo
Apresentada por Poder360
Mediador: Mateus Netzel, Poder360
Esther Alonso, El Diario.es (Espanha)
Tiago Barra, Cappra Institute for data Sciences
Rogério Galindo, Plural.jor
15h-16h30
Quem tem voz nas redações?
Apresentada por Marco Zero Conteúdo e Ponte Jornalismo
Mediadora:Carolina Monteiro, Marco Zero Conteúdo
Coletivo La Garganta Poderosa (Argentina)
Andre Santana, Mídia Étnica, Portal Correio Nagô
Paula Cesarino Costa, editora de Diversidade da Folha de S.Paulo
17h-18h30
Como cobrir a cidade fora das redações tradicionais
Apresentada por Ponte e Énois
Mediadora: Maria Teresa Cruz, da Ponte Jornalismo
Darryl Hollyday, City Bureau (Chicago)
Raull Santiago, Coletivo Papo Reto
Elvira Lobato, publicou reportagens sobre desertos de notícias dentro dos territórios de MG e Alagoas

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