GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Vielas no Centro Histórico de São Sebastião são alvo de furto

 A Prefeitura de São Sebastião lamenta informar que as vielas que dão acesso à Rua da Praia, no Centro Histórico, foram alvo de depredação e furto. Lâmpadas e grelhas de ferro do sistema de drenagem de águas pluviais foram furtadas.

A ação criminosa foi registrada pelas câmeras de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI) e a Polícia Municipal está em busca dos infratores.

Profissionais da Educação de São Sebastião discutem inclusão em evento promovido pela FGV

 A equipe da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião participou do Webinar Inclusão na Educação Infantil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na última quinta-feira (30).

O evento mobilizou palestrantes do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, do Instituto Rodrigo Mendes, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Secretaria da Educação de Caraguatatuba e da Responsabilidade Social da Petrobras, que abordaram tópicos importantes sobre o tema inclusão.

Prefeitura e Transpetro discutem parcerias para promover ações de prevenção ambiental em São Sebastião

 Representantes da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e da equipe de responsabilidade social da Transpetro, composta por Shirlei Araújo e Alessandra Sarmento, se reuniram para estabelecer uma parceria com o objetivo de atualizar o cadastro de pescadores do município e realizar ações de educação ambiental para a população local.

No que diz respeito ao cadastro de pescadores da cidade, a atuação da Transpetro é meramente preventiva, visando agir em caso de mitigação necessária.

Outro tema discutido na reunião foi a possibilidade de reestruturar e reivindicar o projeto ‘Re-refinar para Preservar’, que funcionou em São Sebastião de 2014 até 2019. A ideia é que o projeto seja estabelecido em duas bases na costa norte e sul da cidade.

Prefeitura de São Sebastião tem inscrições abertas para aulas de dança a pessoas com deficiência e idosos

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião ‘Deodato Sant'Anna’ (Fundass), está com inscrições abertas para aulas de dança voltadas a esse público. São oferecidas 10 vagas por turma.

As atividades são desenvolvidas no Núcleo do bairro São Francisco, na região central do município, às segundas e quartas-feiras, às 16h; e Polos Culturais do Canto do Mar, na Costa Norte, às segundas e quartas-feiras, às 13h, e de Boiçucanga, na Costa Sul, às segundas e quartas-feiras, às 8h.

Alunas concluem formação em Patchwork e CIP anuncia abertura de novos cursos

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), encerrou, na última sexta-feira (31), o curso profissionalizante de Patchwork, promovido pelo programa municipal ‘Costuração’, que visa capacitar e formar empreendedoras costureiras para geração de emprego e renda.

Com carga horária de 40 horas, a formação teve início no último dia 20 de março e trabalhou a técnica conhecida de costura patchwork, que desenvolve a junção de retalhos de tecido, através de pontos para formar uma peça maior.

A aposentada Edinália Alves de Matos, moradora do bairro Itatinga, foi uma das alunas do curso. “Me encontrei aqui. Eu ouvi falar dos cursos oferecidos pelo CIP e comecei a fazer. Esse já é o meu terceiro curso. Foi uma experiência muito interessante”. Ela também não descarta a possibilidade de fazer uma renda extra após o aprendizado. “Hoje em dia, nunca é demais”.

Pelo menos dez alunas se formaram nesta turma, que foi a primeira do gênero de reutilização de roupas usadas.

Rosemary Maria dos Santos Silva também está em seu terceiro curso do ‘Costuração’. Além disso, ela faz parte de um grupo de voluntárias que confeccionam cortinas para as escolas municipais de São Sebastião. Com sua experiência, ela dá sugestão para pessoas que têm interesse em iniciar na área. “Tenham paciência, amor, vontade de aprender, pois é algo muito gratificante”, orienta.

Cristiane Almeida, responsável por ministrar a capacitação, conta que as peças utilizadas no curso de Patchwork são parte das doações recebidas por conta das chuvas, mas que não davam para serem utilizadas, entretanto, poderiam ter os tecidos reaproveitados. “A proposta da capacitação foi justamente trazer essa conscientização, de que muitas peças que as pessoas, às vezes, acham que não tem utilidade, podem ser reaproveitadas para criação de uma nova peça”, diz.

Todas as peças produzidas pelas alunas no curso de ‘Costuração – Patchwork” serão destinadas para o Fundo Social de São Sebastião. Elas serão comercializadas e o dinheiro revertido em recursos para serem empregados em políticas públicas para as famílias que foram afetadas pelas chuvas do dia 19 de fevereiro.

Novas inscrições

Com o encerramento do curso de Patchwork, o CIP abre inscrições para novas turmas. A partir de 11 de abril, devem se iniciar as aulas de costura voltadas para técnicas de corte e modelagem.

Segundo a diretora do CIP, Nívea Quinsan, pelo menos dez novas turmas serão abertas ao longo de 2023 e os interessados podem procurar presencialmente o Centro Integrado Profissionalizante, à Rua Antônio Pereira Silva, 56, na Topolândia, ou entrar em contato pelo telefone (12) 3892-5535 para mais informações.

Os cursos na área de costura possuem carga horária de 40 horas e são voltados para jovens a partir dos 16 anos. Lembrando que os alunos não precisam se preocupar com custos, já que as capacitações oferecidas pelo CIP são inteiramente gratuitas.

Prefeitura de São Sebastião tem espaço para atividades voltadas a idosos e pessoas com deficiência no bairro São Francisco

 Moradores idosos ou com deficiência que residem no bairro São Francisco ou imediações agora podem fazer atividades físicas ou culturais sem precisar se deslocar muito. As inscrições estão abertas na Rua Martins do Val, 254, antiga sede social ‘Clube do 7 de Setembro’.

As ações são desenvolvidas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com a Secretaria de Esportes (SEESP) e a Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião ‘Deodato Sant'Anna’ (Fundass).

São oferecidas aulas de segunda a quinta-feira nas modalidades de ginástica funcional, tênis de mesa, caminhada e alongamento, funcional e ginástica adaptada, violão, coral, dança e jogos de carta e tabuleiro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Para participar de uma ou mais modalidade, o interessado deve procurar o Núcleo São Francisco, das 8h às 17h, e levar documentos pessoais. No caso de atividades esportivas, é preciso atestado médico de liberação para atividades.

Procon de São Sebastião realiza atendimento móvel na Vila Sahy e Juquehy nesta terça e quarta-feira

 O Procon de São Sebastião fará atendimento móvel na Costa Sul nesta terça-feira (4) em Juquehy, e na quarta-feira (5) na Vila Sahy. O objetivo é atender as vítimas das chuvas ocorridas durante o Carnaval.

A ação, que tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJUR), ocorrerá das 9h às 16h, sendo realizado na Praça dos Estudantes na Vila Sahy e, posteriormente na Rua Abelardo de Moraes, na altura do número 280, em Juquehy.

Em breve, o Posto de Atendimento do Procon retomará o atendimento na Regional de Boiçucanga, na Costa Sul, que está localizada na Avenida Walkir Vergani, 36.

Sabesp instala caixas d'água na Vila Sahy para atender moradores da região

 A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), concluiu na última sexta-feira (31) a instalação de três caixas d’água na parte baixa da Vila do Sahy.

Com capacidade de cinco mil litros cada, as caixas d’água serão reabastecidas para atender os moradores dos bairros Barra do Sahy, Cambury/Camburizinho e Baleia.

A distribuição de água por meio de caixas e caminhões-tanque vai funcionar até a conclusão das obras do sistema de abastecimento da Sabesp na região. Os investimentos da Companhia serão de R$ 27 milhões e cerca de 6 mil imóveis de Barra do Sahy, Baleia e Cambury/Camburizinho serão conectados à rede da Sabesp.

Fatec de São Sebastião abre inscrições para Vestibular 2º Semestre 2023

 A partir do dia 12 de abril, estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2º Semestre 2023 da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Sebastião, do Centro Paula Souza (CPS). A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais em Gestão Empresarial, Logística e Gestão da Tecnologia da Informação.

Os interessados em ingressar em um dos cursos poderão se inscrever até as 15h do dia 2 de junho, por meio do site www.vestibularfatec.com.br. A prova será aplicada no dia 25 de junho.

Entre os dias 3 e 11 de abril é possível solicitar a isenção e a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, desde que o candidato atenda às determinações para cada finalidade; resultado será divulgado pela internet no dia 24, a partir das 15 horas. O valor integral da taxa é de R$ 91.

Hospital de Clínicas de São Sebastião promove nova campanha para doação de sangue nesta quinta-feira

 O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) promove, nesta quinta-feira (6), mais uma campanha de doação de sangue entre os funcionários da instituição e voluntários. A iniciativa contará com transporte fornecido pela Prefeitura, levando os doadores até o Hemocentro – Núcleo de Hemoterapia de Taubaté.

Até o momento, 15 doadores estão agendados para essa ação. Ainda há vagas disponíveis para quem deseja participar. O grupo de interessados deve sair da frente do Hospital, às 7h.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) do HCSS e organizadora da campanha, Darlete Cruz, explica que elas ocorrem, no mínimo, uma vez por mês, a depender da formação dos grupos de voluntários.

Prefeitura de São Sebastião busca novas instalações para atender alunos de Juquehy

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), segue em negociação para locação de um novo prédio para atender os estudantes da Escola Municipal Prof.ª Nair Ferreira de Almeida, de Juquehy, Costa Sul do município.

O novo local será adaptado para receber alunos de ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano), que seguem sendo atendidos pelo ensino remoto, em ação semelhante ao período de pandemia.

Entre as ações promovidas para garantir seu acesso à educação estão a disponibilização de cadernos de atividades preparadas pelos professores e fornecidos pelo ‘Currículo em Ação’ do governo do Estado, entre outras atividades na plataforma virtual de aprendizagem.

Prefeitura de São Sebastião investe mais de R$ 32 milhões em obras de infraestrutura em Maresias

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), está empenhada em continuar levando desenvolvimento para todo o município. Um exemplo disso é o pacote de obras em andamento em Maresias, na Costa Sul, que engloba mais de 40 ruas e inclui serviços de pavimentação, drenagem e iluminação. O investimento ultrapassa R$ 32 milhões.

As intervenções tiveram início no final de 2022 e estão avançando nas ruas Silvina Auto Salles, Elis Regina, Porto Seguro, do Forno e Braz Fidelis Moreira, esta última já tem mais de 90% da pavimentação concluída.

Prefeitura de São Sebastião leva mais uma edição do ‘Ação em Família’ para Vila Sahy nesta quarta-feira

 A Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, recebe nesta quarta-feira (5), das 9h às 15h, mais uma edição do ‘Ação em Família’. Vários serviços da Prefeitura estarão à disposição da população, especialmente as mais afetadas pelas chuvas de 19 de fevereiro.

A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e terá equipes de atendimento das Secretarias da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), Meio Ambiente (SEMAM), Urbanismo (SEURB), Saúde (SESAU), Educação (SEDUC) e Obras (SEO), além da Segurança Pública (SEGUR), por meio da Defesa Civil e Polícia Municipal.

Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lançou um conjunto de ações de fomento ao turismo gastronômico e rural para o estado de SP.

 Comandada pelo republicano Roberto de Lucena (@robertodelucena), a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lançou um conjunto de ações de fomento ao turismo gastronômico e rural para o estado de SP. O programa “Sabor de SP” chega com a proposta de promover a culinária regional por meio de festivais, workshops de capacitação e rodadas de negócios nos dez roteiros gastronômicos mapeados pelo estado.

Será uma semana de atividades em cada um dos roteiros regionais, mobilizando gestores públicos, empreendedores e o público final.
“A gastronomia regional é um dos principais atrativos de quem viaja a lazer pelo estado, além de proporcionar um contato genuíno com a cultura e a história dos municípios”, disse o secretário.