O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Fala serio, palhaço
O ser humano que se diz gente e politico e sai por ai arranhado o carro, merece o que?
A sua hora vai chegar!!!!
Leia e medite!!!
"E depois de uma tarde de quem sou eu
E de acordar a uma hora da madrugada em desespero...
Eis que as três horas da madrugada eu me acordei
E me encontrei
Simplesmente isso:
Eu me encontrei calma, alegre
Plenitude sem fulminação
Simplesmente isso
Eu sou eu
E você é você
É lindo, é vasto
Vai durar
Eu sei mais ou menos
O que vou fazer em seguida
Mas por enquanto
Olha pra mim e me ama
Não
Tu olhas pra ti e te amas
É o que está certo."
E de acordar a uma hora da madrugada em desespero...
Eis que as três horas da madrugada eu me acordei
E me encontrei
Simplesmente isso:
Eu me encontrei calma, alegre
Plenitude sem fulminação
Simplesmente isso
Eu sou eu
E você é você
É lindo, é vasto
Vai durar
Eu sei mais ou menos
O que vou fazer em seguida
Mas por enquanto
Olha pra mim e me ama
Não
Tu olhas pra ti e te amas
É o que está certo."
Comissão de Transporte anda em ônibus da cidade
A comissão de assuntos relevantes (CAR) destinadas a estudar e fiscalizar a exploração de transporte coletivo urbano do município, criada pela resolução 159/2011, esteve na manhã do dia 01 de dezembro dentro do ônibus da Praiamar fazendo o trajeto do Perequê-mirim até a rodoviária da cidade.
O Presidente da CAR, Omar Kazon, o relator Agostinho Lobo de Oliveira, Silmara Selma Mattiazzo, membro, e Valmir Gonçalves, secretário, conversaram com os munícipes, que mostraram indignação e revolta com o serviço da empresa.
Toda a comissão ouviu atentamente as reclamações dos usuários da Praiamar e pôde constatar diversos problemas. As péssimas condições do meio de transporte, a falta de abrigo de ônibus, o desrespeito pelo idoso entre outras coisas foram presenciadas pelos Vereadores. Na volta para o Perequê-mirim, em um dos pontos, na Avenida Rio Branco, um idoso pedia a parada do ônibus que não ocorreu, poucos metros à frente, a parada foi feita para a entrada de outro cidadão.
“Essas coisas são inadmissíveis. Cadê o respeito pelo ser humano. Um senhor, uma pessoa de idade não pode ser preterida jamais. Sempre ouvimos criticas em relação à Praiamar, hoje vimos que o negócio é realmente feio”, falou Omar Kazon.
O ônibus que partiu às 8h do Perequê-mirim demorou 50 minutos para chegar até a rodoviária. Isso e a espera por um ônibus no ponto de aproximadamente 35 minutos para voltar a região Sul da cidade assustaram os Vereadores.
Segundo representantes da comissão de transporte, muitas reclamações foram feitas e serão levadas para os responsáveis da Praiamar. Uma reunião já está sendo agendada.
De acordo com a CAR, as principais revoltas dos usuários de ônibus são: motoristas sem preparo para conduzir os portadores de necessidades especiais, falta de acessibilidade, demora na viagem, motorista fazendo função do cobrador, valor abusivo da passagem, falta de ponto de ônibus e demora na espera de ônibus.
Como pode um vereador sem partido? Informações tirada do site da Camara Municipal de Caraguatatuba
Informações sobre o(a) Vereador(a)
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Baduca Filho, como é conhecido, foi por 12 anos Assessor Parlamentar de seu pai, Baduca, já falecido. Formado em Direito na UNIP e pós-graduado no Curso Êxito, em Direito Público, o vereador se elegeu pela primeira vez em 2004, com 1.625 votos. O segundo mandato foi conquistado em 2008, quando teve 2.140 votos. |
Sãosebanoticias São Sebá PSC obriga servidor a pagar caixinha para partido
Funcionários que trabalham nos gabinetes dos deputados filiados à legenda têm que reservar 5% do que ganham para o partido. De cada gabinete, sai R$ 3 mil por mês. No ano, o expediente arrecada mais de R$ 600 mil.
Nos corredores da Câmara, sempre se falou sobre a existência de esquemas nos quais os deputados e os partidos embolsam parte do dinheiro que pagam aos funcionários que contratam. Uma prática ilegal, já que engorda bolsos políticos com dinheiro público que tem outra destinação. Embora muito falado, é um expediente nunca comprovado. Até agora. O Congresso em Foco obteve documentos que comprovam a existência do esquema em uma legenda: o Partido Social Cristão (PSC).
O PSC fica com 5% dos salários dos funcionários comissionados da Câmara vinculados ao partido, lotados na Liderança, na Mesa ou nos gabinetes. Os documentos obtidos pelo Congresso em Foco mostram como isso acontece no gabinete do vice-líder e presidente da legenda no Pará, deputado Zequinha Marinho. Não importa se o funcionário é ou não filiado à sigla. O pagamento é compulsório: o servidor sabe que tem de fazer o repasse, e há, inclusive, uma tabela com os valores que cada destinou ao PSC.
A tabela está num e-mail enviado por Zequinha Marinho à sua secretária, Edilande das Dores de Souza, a “Landi”, ela própria uma das contribuintes. Na mensagem, Zequinha pede a Landi que cobre o restante do dinheiro que ainda não foi pago pelos funcionários. E então, fica claro que Camylla Torres, por exemplo, repassou R$ 354 e que Marcos Guedes pagou uma caixinha de R$ 201.
A mensagem mostra que apenas no dia 24 de março deste ano, os funcionários do gabinete de Zequinha e um da Liderança depositaram R$ 1.979,93 na conta corrente do partido no Banco do Brasil do Shopping Castanheiras, em Belém (PA). Outros R$ 613 ainda seriam depositados no dia seguinte. Dois funcionários, cujas contribuições somadas poderiam chegar a R$ 280, ainda não haviam feito o repasse do dinheiro. Com o pagamento dos restantes, a arrecadação no final daquele fim de março chegaria a R$ 2.882.
Outros documentos demonstram que os repasses não foram uma exclusividade do mês de março. Dois comprovantes de depósito obtidos pelo Congresso em Foco mostram pagamentos de R$ 130, cada um, feitos em julho e em agosto. Os funcionários pedem o anonimato porque, apesar das queixas feitas a Marinho, dizem nunca terem conseguido estancar a partilha de seus salários.
Débito automático e boleto
O esquema era tão azeitado que os funcionários, podiam, se quisessem, fazer os pagamentos ao PSC com débito automático. Um formulário com uma autorização para o Banco do Brasil (veja aqui) permitia que o servidor preenchesse seu nome, cargo e número de sua conta para que a transferência fosse feita sem sua intervenção. “O débito deve ser realizado na mesma data em que entrar o crédito na minha conta corrente de depósitos referente à remuneração pelo cargo acima ocupado”, diz o texto.
E se não houvesse saldo na conta? O funcionário assumiria um compromisso. “Comprometo-me, desde já, a manter saldo suficiente para a finalidade ora assumida, ficando isento esse banco de qualquer responsabilidade (…) pela não-liquidação do compromisso”, continua o documento.
Mas isso nem sempre foi possível. Algumas transferências foram rejeitadas pelo Banco do Brasil. De acordo com o relatório de Landi, às vezes o sistema da instituição financeira acusava que a conta do PSC era “Privativa” e não poderia receber transferências. Assim, onze funcionários deixaram para fazer o pagamento no dia 25 de março.
PH visita comunidade da Ilha Montão de Trigo
O vereador PH visitou, na manhã da última quarta-feira (30/11), a Ilha Montão de Trigo, situada a cerca de 10 quilômetros da costa sebastianense. No local existem 13 casas onde vivem 47 pessoas. Há, inclusive, uma escola de ensino fundamental.
Segundo PH, a visita teve como objetivo conhecer as necessidades dos moradores e verificar se foram atendidas as reivindicações feitas há dois anos. “Estive no Montão em 2009 quando repassei ao prefeito as dificuldades relatadas pela comunidade local. Mas, desde então, pouco mudou”, considera o vereador.
Ele alerta, principalmente, para problemas estruturais da escola. “O cupim está comendo algumas vigas de sustentação e há risco de desabamento”, entende. PH também constatou a necessidade de que seja instalado um reservatório de água para facilitar o tratamento e distribuição.
Na área da Saúde, o vereador apurou que, há pelo menos dois anos, as famílias que habitam a ilha não recebem a visita de uma equipe do PSF. “Não é porque se trata de uma comunidade isolada que não possa ter o devido acompanhamento médico”, acredita PH.
O morador Valentim Manoel de Oliveira sugeriu ainda que, duas vezes por mês, uma embarcação seja enviada pela Prefeitura para recolher o lixo produzido na ilha.
Na sessão da próxima terça-feira (6/12), o vereador PH apresenta uma Moção de Apelo ao prefeito pedindo providências para os problemas observados durante a visita.
Caxias tem primeiro decreto sobre exploração de areais do Rio
Como havia sido prometido pelo prefeito José Camilo Zito (PSDB) quando decidiu suspender no início deste mês os trabalhos em dez areais de Duque de Caxias, devido a diversos crimes ambientais praticados pelas empresas, foi sancionado nessa quinta-feira, 12 de agosto, um decreto que determina as normas para este tipo de atividade na cidade.
“É a primeira legislação específica para este tipo de exploração aprovada por um município do estado do Rio”, ressaltou Samuel Maia, secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.
O decreto delimita de forma detalhada os documentos necessários para se obter o licenciamento, as regiões do município em que essa atividade pode ser desenvolvida e o tamanho máximo que cada unidade de extração pode ter (10 mil metros quadrados), além da distância mínima entre elas e a profundidade limite de que as escavações podem atingir (oito metros). Os planos de exploração e operação das empresas interessadas deverão ser apresentados para aprovação da licença, contendo método de extração, equipamentos que serão utilizados, além das instalações que serão erguidas.
Para a liberação da autorização também será exigido a apresentação de um Prad (Plano de Recuperação de Área Degradada), inclusive do entorno do empreendimento, e será exigido como garantia um depósito caução no valor desse plano, que deverá ser executado em, no máximo, 30 dias após o encerramento das atividades de exploração na área. Como penalidade caso os areais licenciados quebrem essas normas, poderão ter desde multas de até 500 UFIRs até a cassação dos alvarás e licenças concedidas pela prefeitura.
O novo decreto vale a partir da data em que foi sancionado e os areais que já funcionavam possuem 60 dias de prazo para se enquadrar nas novas normas. Segundo Samuel Maia, dos dez areais interditados no início do mês, apenas três apresentaram os documentos e projetos necessários para continuar em operação. “Os outros areais permanecerão fechados enquanto não se enquadrarem”, declarou o secretário. Entre os crimes ambientais praticados por eles, estão a retirada da mata nativa, contaminação de lençol freático, assoreamento de rios, criação de lagos artificiais imensos e profundos e destruição de sambaquis com mais de dois mil anos de idade.
Para Samuel Maia, o novo decreto vai melhorar a qualidade da exploração de areais na cidade. “Com regras claras, além de reduzir o perigo para os moradores, haverá garantias de recuperação ambiental das áreas exploradas e não ficará passivos ambientais para as gerações seguintes após o término das atividades dos areais”, afirmou.
Caxias tem proposta para o Conselho Nacional de Segurança
Patrizi (E) e os delegados Antônio Silvino (59ª DP) e Márcia Noely (DEAM)Cerca de 200 autoridades de segurança pública e segmentos da sociedade civil de Duque de Caxias discutiram nesta quarta-feira, 31 de março, propostas que poderão ser incluídas no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), através da reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP. As propostas foram apresentadas e discutidas na 1ª Consulta Livre do Conselho Comunitário de Segurança Pública (AISP15), que aconteceu na Unigranrio.
O encontro foi aberto pelo presidente do conselho, Jailson Liberato dos Santos, e pelo coronel PM Sérgio do Monte Patrizi, Secretário de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, que representou o prefeito José Camilo Zito. Entre os participantes o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Sergio Luiz Mendes Afonso, e delegados da 59ª, 60ª, 61ª, 62ª DPs instaladas no município, e de Atendimento à Mulher (DEAM), do Instituto de Segurança Pública (ISP), do CONASP, do Ministério da Justiça, lideranças comunitárias e sindicalistas.
Os participantes assistiram três palestras sobre o tema. A representante do Ministério da Justiça, Verônica dos Anjos, falou sobre “Missão e atribuição do Regimento Interno – Formas e mecanismo de monitoramento da CONSEG”. O delegado de Polícia Civil, Carlos Augusto Neto Leba, abordou o tema “Processo eleitoral – Relações institucionais com os conselhos”, e o ex-secretário de segurança do município Zaqueu Teixeira, destacou “Segurança Pública e o CONASP”.
Todas as autoridades elogiaram a iniciativa e frisaram que as contribuições apresentadas pela população de Duque de Caxias poderão ou não ser aceitas pelo Conselho e, que mesmo assim, o encontro mostrou o compromisso e o dever de ajudar no processo normativo. “Esse encontro vai proporcionar a elaboração de caminhos para um sistema de segurança melhor e esperamos ser modelo para todo o Brasil”, disse o secretário de segurança de Caxias, Sergio Patrizi.
Zaqueu Teixeira foi um dos convidados do encontro em Caxias
Marroni Alves visita a CGMRJ para conhecer como é feito o trabalho pela Controladoria
O Deputado Federal Jovem Marroni Alves junto com os deputados jovens de Japeri e Itaguaí, fizeram uma visita na última semana a Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro – CGMRJ para conhecer como é feito o trabalho pela Controladoria.
O Rio de Janeiro foi o primeiro município brasileiro a ter um órgão dedicado exclusivamente ao controle interno. A Controladoria Geral do Município, criada em dezembro de 1993 pela Lei nº 2.068 (arquivo em PDF), tem como funções principais exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial das entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, razoabilidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas.
Essa visita é o resultado da articulação da CGM junto ao grupo de da Secretária de Estado de Educação que cuida do Parlamento Jovem Brasileiro através da professora Jane Milan, e possibilita alunos do ensino médio a conhecer de perto os processos de controle na utilização de recursos públicos.
O deputado federal jovem Marroni disse sobre o ganho que teve com a visita: “Foi algo fantástico, aprendi muitas coisas dentro da utilização de um recurso público. Há um limite para tudo, a praça do nosso bairro, o posto de saúde, a estrada, a iluminação pública enfim… nada é de graça tudo se gasta. Vi por exemplo que o Restaurante Popular que oferece comida há R$ 1 real tem dinheiro retirado do Fundo Nacional de Pobreza e Miséria assim tendo custo aos cofres públicos da união.”
Denuncia
Acabo de receber um comentário da senhoras Jurema Dias do travessão que diz o seguinte:
Fui almoçar no Serramar Parque Shopping e quase não pude pagar a conta de tão caro.
Esse é shopping é para o litoral ou para estrangeiros com dolares, francos suiços ou euros?
Aqui segue uma dica aonde se encontra bandidos PERIGOSOS!!!
Nos ministerios
No senado federal
Na camara federal
Nas assembleias legislativas
Nas camaras municipais
Policia ai vai uma dica, basta observar alguns escandalos....
Vale a pena conhecer esse projeto
Instituto PIVI (Projeto de Incentivo à Vida é uma entidade de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em agosto de 1993.
Atua na área de assistência social visando efetivar o processo de inclusão social, resgatar, promover e formar crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social, que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, buscando a auto-realização e preparação para o futuro, bem como o exercício consciente de sua cidadania.
Há 17 anos o Instituto PIVI, vem atuando na contramão dos problemas sociais e contribuindo para a melhoria da condição de vida das crianças e adolescentes da região. Atualmente são atendidas gratuitamente aproximadamente 100 crianças, adolescentes e jovens, em regime integral e parcial, além do acolhimento institucional, encaminhados pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar.
Atua na área de assistência social visando efetivar o processo de inclusão social, resgatar, promover e formar crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social, que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, buscando a auto-realização e preparação para o futuro, bem como o exercício consciente de sua cidadania.
Há 17 anos o Instituto PIVI, vem atuando na contramão dos problemas sociais e contribuindo para a melhoria da condição de vida das crianças e adolescentes da região. Atualmente são atendidas gratuitamente aproximadamente 100 crianças, adolescentes e jovens, em regime integral e parcial, além do acolhimento institucional, encaminhados pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar.
O Projeto é mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas.
http://www.pivi.com.br/
http://www.pivi.com.br/
Reclamação
O Blog do Guilherme Araújo vem recebendo alguma reclamações referente aos atendimento das pessoas que atendem os telefonemas na Câmara Municipal de Caraguá.
Os munícipes alegam que ligam e muitas das vezes não conseguem concluir as suas ligações, dizem que tem determinados horários em que o telefone toca - toca e ninguém atende..
Diretora Salete da uma olhadinha nessa situação neste setor.
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Alguem vai rodar........
Pelo que tudo indica Salete diretora da Camara Municipal de Caraguá é a indicada do vereador Wilson Gobetti para 2012.
Imagina o que isso vai da na hora das escolhas.
Ainda existem Coroneis no meio politico de Caraguá
Em Caraguá não pode comentar nada e nem publicar no blog que alguns políticos que fazem besteira fica de cara feia.
Srs. políticos (a), seja do bem e faça as coisas certa que o Blog do Guilherme Araújo terá o maior prazer em divulgar as coisas boas que vc vier fazer.
Dicas
Ser homem ou mulher publico (a) e ou politico é não esquecer nunca que o seu telhado se torna de vidro.
Dignidade é para poucos.
O melhor da vida é ser gente de verdade e não pilantra que sai por ai riscando os carros das pessoas de bem.
Em 2012 eu recomendo para serem reeleitos os seguintes vereadores
Omar Kazon, Lobinho, Celso Pereira, Pedro Ivo, Gobetti e Aurimar Mansano já os demais peço que vcs procurem saber o que eles vem fazendo com vereador e cidadão.
è verdade, alguem duvida?
Aviso, cuidado tem um pilantra em caraguá que tem um contato com os marrozinhos e se ele não gostar de vc ele manda este lhe aplicar multas no seu carro.
O dia desse esta contato estamos fazendo um levantamento desse (a) marginal desfaçado de gente.
Vamos acabar com os maus politicos que ronda em Caraguatatuba!!!!
Qual é a função de um vereador (a) alguem sabe me dizer?
Se souber deixe o seu comentario.
Convite aceito
Obrigado meu presidente Helinho da Escola de Samba Grande Rio pelo convite e pelo belo carnaval que a nossa escola esta preparando para 2012.
A minha presença esta confirmada no jantar da nossa agremiação Escola de Samba Grande Rio.
Eu apoio essa ideia
O PRB esta firme em Caraguá e em 2012 a historia será outra....
O PRB é o partido da familia Brasileira.
Venha com a gente!!!!
Filie-se ao PRB em Caraguatatuba, informações (12) 97989179 .
Queremos filiar mas 200 novos filiados.
Agora no COL, Ronaldo defende investimento em estádios: 'Não se faz Copa com hospital' Novo membro do COL, Ronaldo lembrou o legado que a Copa deixará e defendeu o gasto de dinheiro para a construção de estádios
No dia em que foi anunciado como membro do conselho de administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ronaldo deu as suas opniões sobre o dinheiro gasto na preparação para o Mundial. Em seu discurso nesta quinta-feira, muitas vezes ele disse que irá trabalhar para o povo brasileiro. Porém, ao ser questionado se a população não precisaria mais de investimento na área da saúde e educação ao invés de gastos com a construção de novos estádios, o ex-jogador deu uma resposta forte.
"Acho que se gasta em tudo. Está sendo gasto também muito dinheiro em saúde, segurança, mas vamos receber uma Copa. Sem estádio não se faz Copa. Não se faz Copa do Mundo com hospital. Tem que ver o que você quer, o que é melhor. Não faço parte do governo. Só tenho certeza que vou fazer o melhor para termos a melhor Copa do Mundo", afirmou Ronaldo.
Ídolo dos torcedores brasileiros, carismático e com uma imagem forte também fora do país, Ronaldo entra no COL com um papel que vai além de ser um administrador. Durante a entrevista coletiva desta quinta, no Rio de Janeiro, as respostas bem-humoradas do Fenômeno deixaram claro o seu poder de cativar as pessoas. Apesar de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, continuar presidindo o COL, Ronaldo será a bandeira do comitê.
"Acho que se gasta em tudo. Está sendo gasto também muito dinheiro em saúde, segurança, mas vamos receber uma Copa. Sem estádio não se faz Copa. Não se faz Copa do Mundo com hospital. Tem que ver o que você quer, o que é melhor. Não faço parte do governo. Só tenho certeza que vou fazer o melhor para termos a melhor Copa do Mundo", afirmou Ronaldo.
Ídolo dos torcedores brasileiros, carismático e com uma imagem forte também fora do país, Ronaldo entra no COL com um papel que vai além de ser um administrador. Durante a entrevista coletiva desta quinta, no Rio de Janeiro, as respostas bem-humoradas do Fenômeno deixaram claro o seu poder de cativar as pessoas. Apesar de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, continuar presidindo o COL, Ronaldo será a bandeira do comitê.
"Pode ser uma campanha de marketing, mas de autoestima do povo brasileiro. Imagina o investimento que está sendo feito em nosso país de infraestrutura, aeroportos, estradas. O legado que a Copa vai deixar para o povo, que precisa se sentir orgulhoso. Teremos ferrovias novas, estádios novos. Infelizmente eu parei de jogar e não vou pegar nenhum pronto. Há quanto tempo não é feito um investimento deste tamanho em nosso país", disse o ex-atacante.
Apesar de evitar falar diretamente sobre o assunto, Ronaldo também reconheceu que pode ter um papel importante no relacionamento entre o COL e o Governo Federal. Devido às denúncias de corrupção contra o presidente da CBF, a presidente Dilma Roussef e Ricardo Teixeira têm as relações estremecidas.
"São tempos de muitas incertezas, de notícias distorcidas e falsas. É o momento ideal de aproximar todas as partes envolvidas nesse processo", admitiu Ronaldo.
Apesar de evitar falar diretamente sobre o assunto, Ronaldo também reconheceu que pode ter um papel importante no relacionamento entre o COL e o Governo Federal. Devido às denúncias de corrupção contra o presidente da CBF, a presidente Dilma Roussef e Ricardo Teixeira têm as relações estremecidas.
"São tempos de muitas incertezas, de notícias distorcidas e falsas. É o momento ideal de aproximar todas as partes envolvidas nesse processo", admitiu Ronaldo.
Harley-Davidson Fat Boy Special
Uma das motocicletas mais cultuadas do mundo motociclístico, a Harley-Davidson Fat Boy traz novidades em sua linha 2012: guidão recuado e assento mais baixo em forma de cunha. Ao pilotá-la, fica claro que as mudanças se convertem em um maior nível de conforto para piloto. O ícone americano – que ficou imortalizado no filme “O Exterminador do Futuro 2”, estrelado em 1992 por Arnold Schwarzenegger – ganhou aparência mais dark, uma vez que várias peças receberam acabamento em cromo acetinado preto na versão “Special”. Com preço definido de R$ 48.200, o modelo estará disponível já em janeiro para o motociclista brasileiro.
Assim como todos os modelos da família Softail vendidos no Brasil, da qual a Fat Boy Special faz parte, a moto também conta com freios ABS como item de série, além do tradicional motor Twin Cam 96 de 1600 cm³, transmissão de seis velocidades e sexta-marcha Over-Drive (Six-Speed Cruise Drive, como prefere a Harley).
Esta nova versão da Fat Boy também traz rodas de liga leve maciça, porém pintadas em preto, com 25 pequenos orifícios. Detalhe, o pneu traseiro tem perfil baixo e 200 mm de largura. Além de escapamento duplo estilo shot gun, com ponteira cromada.
Motor V2
A Fat Boy Special que será comercializada por aqui estará equipada com o motor Twin Cam 96, e não com o Twin Cam 103 da versão norte-americana testada pela Agência INFOMOTO nos Estados Unidos. A título de curiosidade, o Twin Cam 103 oferece quase 2 kgfm de torque a mais se comparado com o Twin Cam 96 (13,9 kgf.m contra 12,1 kgf.m). A Harley-Davidson do Brasil acredita que o motor de maior torque seja um diferencial da linha Touring.
A opção da subsidiária brasileira pode não ser a das melhores, até por que a Fat Boy recebeu melhorias que estão diretamente ligadas ao conforto, já que oferece uma posição de pilotagem mais agradável. Da mesma forma, um motor de maior capacidade cúbica e torque só ajudaria ainda mais nas retomadas, nas manobras e nos deslocamentos que exigem baixos e médios regimes de rotação. Enfim, mais segurança!
Teste dinâmico
Neste teste realizado em Park City, vizinho à capital de Utah, Salt Lake City, no meio-oeste americano, a Fat Boy Special demonstrou muita desenvoltura e estabilidade, apesar de seus 313 kg (a seco).
O motor conta com injeção eletrônica de combustível e câmbio de seis velocidades com uma característica muito importante para quem gosta de viajar. A sexta marcha é Over-Drive. Ou seja, a última marcha “tranquiliza” o motorzão V-Twin, que trabalha com giro mais baixo, oferecendo conforto, menos vibração e maior economia de combustível.
No conjunto de suspensão e freios, o destaque é a adoção do sistema ABS, item de série em toda a família Softail. Claro que nenhum motociclista quer usar os freios no limite, principalmente em situações extremas, porém só de saber que o ABS está ali, à disposição, há certo alívio. Além disso, a Fat Boy conta com disco simples de 292 mm em ambas as rodas – com cáliper de 4 pistões na dianteira e cáliper de dois pistões na traseira.
Durante as dezenas de quilômetros percorridos, o conjunto de suspensão da Special se mostrou bastante firme, copiando bem o piso. Mas vale ressaltar que imperfeições ou ondulações não fazem parte das estradas norte-americanas. Para este trabalho, a versão Special da HD conta com o tradicional garfo telescópico com 130 mm de curso na dianteira e, na traseira, sistema bichoque (escondidos e montados horizontalmente sob a moto), com 91 mm de curso.
Primeiras impressões
Para muitos motociclistas, ser dono de uma Harley é mais que ter simplesmente uma moto na garagem. É compartilhar um estilo de vida que leva a bandeira do entretenimento e da amizade sobre duas rodas. No caso da Fat Boy é mais do que isso, trata-se de pilotar um ícone cuja história começou a ser escrita em 1990.
Na linha 2012, a HD melhorou a posição de pilotagem. Sobre a Fat Boy Special o piloto vai confortavelmente sentado, com os pés apoiados em pedaleiras plataforma. Isso sem falar no novo guidão, mais baixo e inclinado. Agora o piloto fica em uma posição mais natural, encaixado no banco e com os braços semi-flexionados. Em modo geral, o motociclista seguirá viagem com bom nível de conforto, desde que não se incomode com o vento no peito.
A Harley-Davidson Fat Boy Special foi feita para o motociclista que tem um destino, mas sem rota definida ou pressa de chegar lá. Aqui, vale a premissa de que o caminho é a parte mais interessante da viagem. Com capacidade para 18,9 litros de gasolina, esta Harley sugere poucas paradas e mais tempo rodando, uma vez que oferece uma autonomia de cerca de 350 km.
Resumindo: Confortável, o conjunto também conta com boa estabilidade, mas não convém exagerar na inclinação da moto para contornar curvas, pois as pedaleiras irão “ralar” no asfalto.
Para finalizar, o painel de instrumentos da Fat Boy Special foi instalado no centro do tanque de combustível. O mostrador traz várias informações – hodômetros total e parcial, relógio, indicador de marcha e rpm, mostrador de nível de combustível e contador de autonomia e luzes indicadoras de LED - e ajuda a compor o visual clássico de uma moto que pode ser considerada um mito da recente história do motociclismo mundial.
Ficha técnica
Harley-Davidson Fat Boy Special
Motor Dois cilindros em “V”, Twin Cam 96B, refrigerado a ar
Capacidade cúbica 1585 cm³
Potência máxima N/A
Torque máximo 12,1 kgf.m a 3.000 rpm
Diâmetro x Curso 95,3 x 111,1 mm
Alimentação Injeção Eletrônica de combustível
Taxa de Compressão 9,2:1
Sistema de Partida Elétrica
Capacidade do Tanque 18,9 litros
Câmbio 6 velocidades, com Cruise Drive
Transmissão Final Correia Dentada
Quadro Berço duplo
Suspensão Dianteira Garfo telescópico, com 130 mm de curso e 41,3 mm de diâmetro
Suspensão Traseira Bichoque (escondidos e montados horizontalmente), com 91 mm de curso
Freio Dianteiro Disco Simples flutuantes com 292 mm de diâmetro e pinça de 4 pistões
Freio Traseiro Disco simples com 292 mm de diâmetro e pinça de duplo pistão
Dimensões
Comprimento: 2.390 mm – Largura: 905 mm – Altura: 1075 mm
Pneu Dianteiro 140/75 – R17 (67V)
Pneu Traseiro 200/55 – R17 (78V)
Altura do Assento 670 mm
Altura Mínima do Solo 120 mm
Entre-eixos 1630 mm
Peso Seco 313 kg
Cores Vivid Black, Big Blue Pearl e Brilliant Silver Pearl
Preço Sugerido R$ 48.200,00
Assim como todos os modelos da família Softail vendidos no Brasil, da qual a Fat Boy Special faz parte, a moto também conta com freios ABS como item de série, além do tradicional motor Twin Cam 96 de 1600 cm³, transmissão de seis velocidades e sexta-marcha Over-Drive (Six-Speed Cruise Drive, como prefere a Harley).
Esta nova versão da Fat Boy também traz rodas de liga leve maciça, porém pintadas em preto, com 25 pequenos orifícios. Detalhe, o pneu traseiro tem perfil baixo e 200 mm de largura. Além de escapamento duplo estilo shot gun, com ponteira cromada.
Motor V2
A Fat Boy Special que será comercializada por aqui estará equipada com o motor Twin Cam 96, e não com o Twin Cam 103 da versão norte-americana testada pela Agência INFOMOTO nos Estados Unidos. A título de curiosidade, o Twin Cam 103 oferece quase 2 kgfm de torque a mais se comparado com o Twin Cam 96 (13,9 kgf.m contra 12,1 kgf.m). A Harley-Davidson do Brasil acredita que o motor de maior torque seja um diferencial da linha Touring.
A opção da subsidiária brasileira pode não ser a das melhores, até por que a Fat Boy recebeu melhorias que estão diretamente ligadas ao conforto, já que oferece uma posição de pilotagem mais agradável. Da mesma forma, um motor de maior capacidade cúbica e torque só ajudaria ainda mais nas retomadas, nas manobras e nos deslocamentos que exigem baixos e médios regimes de rotação. Enfim, mais segurança!
Teste dinâmico
Neste teste realizado em Park City, vizinho à capital de Utah, Salt Lake City, no meio-oeste americano, a Fat Boy Special demonstrou muita desenvoltura e estabilidade, apesar de seus 313 kg (a seco).
O motor conta com injeção eletrônica de combustível e câmbio de seis velocidades com uma característica muito importante para quem gosta de viajar. A sexta marcha é Over-Drive. Ou seja, a última marcha “tranquiliza” o motorzão V-Twin, que trabalha com giro mais baixo, oferecendo conforto, menos vibração e maior economia de combustível.
No conjunto de suspensão e freios, o destaque é a adoção do sistema ABS, item de série em toda a família Softail. Claro que nenhum motociclista quer usar os freios no limite, principalmente em situações extremas, porém só de saber que o ABS está ali, à disposição, há certo alívio. Além disso, a Fat Boy conta com disco simples de 292 mm em ambas as rodas – com cáliper de 4 pistões na dianteira e cáliper de dois pistões na traseira.
Durante as dezenas de quilômetros percorridos, o conjunto de suspensão da Special se mostrou bastante firme, copiando bem o piso. Mas vale ressaltar que imperfeições ou ondulações não fazem parte das estradas norte-americanas. Para este trabalho, a versão Special da HD conta com o tradicional garfo telescópico com 130 mm de curso na dianteira e, na traseira, sistema bichoque (escondidos e montados horizontalmente sob a moto), com 91 mm de curso.
Primeiras impressões
Para muitos motociclistas, ser dono de uma Harley é mais que ter simplesmente uma moto na garagem. É compartilhar um estilo de vida que leva a bandeira do entretenimento e da amizade sobre duas rodas. No caso da Fat Boy é mais do que isso, trata-se de pilotar um ícone cuja história começou a ser escrita em 1990.
Na linha 2012, a HD melhorou a posição de pilotagem. Sobre a Fat Boy Special o piloto vai confortavelmente sentado, com os pés apoiados em pedaleiras plataforma. Isso sem falar no novo guidão, mais baixo e inclinado. Agora o piloto fica em uma posição mais natural, encaixado no banco e com os braços semi-flexionados. Em modo geral, o motociclista seguirá viagem com bom nível de conforto, desde que não se incomode com o vento no peito.
A Harley-Davidson Fat Boy Special foi feita para o motociclista que tem um destino, mas sem rota definida ou pressa de chegar lá. Aqui, vale a premissa de que o caminho é a parte mais interessante da viagem. Com capacidade para 18,9 litros de gasolina, esta Harley sugere poucas paradas e mais tempo rodando, uma vez que oferece uma autonomia de cerca de 350 km.
Resumindo: Confortável, o conjunto também conta com boa estabilidade, mas não convém exagerar na inclinação da moto para contornar curvas, pois as pedaleiras irão “ralar” no asfalto.
Para finalizar, o painel de instrumentos da Fat Boy Special foi instalado no centro do tanque de combustível. O mostrador traz várias informações – hodômetros total e parcial, relógio, indicador de marcha e rpm, mostrador de nível de combustível e contador de autonomia e luzes indicadoras de LED - e ajuda a compor o visual clássico de uma moto que pode ser considerada um mito da recente história do motociclismo mundial.
Ficha técnica
Harley-Davidson Fat Boy Special
Motor Dois cilindros em “V”, Twin Cam 96B, refrigerado a ar
Capacidade cúbica 1585 cm³
Potência máxima N/A
Torque máximo 12,1 kgf.m a 3.000 rpm
Diâmetro x Curso 95,3 x 111,1 mm
Alimentação Injeção Eletrônica de combustível
Taxa de Compressão 9,2:1
Sistema de Partida Elétrica
Capacidade do Tanque 18,9 litros
Câmbio 6 velocidades, com Cruise Drive
Transmissão Final Correia Dentada
Quadro Berço duplo
Suspensão Dianteira Garfo telescópico, com 130 mm de curso e 41,3 mm de diâmetro
Suspensão Traseira Bichoque (escondidos e montados horizontalmente), com 91 mm de curso
Freio Dianteiro Disco Simples flutuantes com 292 mm de diâmetro e pinça de 4 pistões
Freio Traseiro Disco simples com 292 mm de diâmetro e pinça de duplo pistão
Dimensões
Comprimento: 2.390 mm – Largura: 905 mm – Altura: 1075 mm
Pneu Dianteiro 140/75 – R17 (67V)
Pneu Traseiro 200/55 – R17 (78V)
Altura do Assento 670 mm
Altura Mínima do Solo 120 mm
Entre-eixos 1630 mm
Peso Seco 313 kg
Cores Vivid Black, Big Blue Pearl e Brilliant Silver Pearl
Preço Sugerido R$ 48.200,00
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