O Deputado Federal Jovem Marroni Alves junto com os deputados jovens de Japeri e Itaguaí, fizeram uma visita na última semana a Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro – CGMRJ para conhecer como é feito o trabalho pela Controladoria.
O Rio de Janeiro foi o primeiro município brasileiro a ter um órgão dedicado exclusivamente ao controle interno. A Controladoria Geral do Município, criada em dezembro de 1993 pela Lei nº 2.068 (arquivo em PDF), tem como funções principais exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial das entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, razoabilidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas.
Essa visita é o resultado da articulação da CGM junto ao grupo de da Secretária de Estado de Educação que cuida do Parlamento Jovem Brasileiro através da professora Jane Milan, e possibilita alunos do ensino médio a conhecer de perto os processos de controle na utilização de recursos públicos.
O deputado federal jovem Marroni disse sobre o ganho que teve com a visita: “Foi algo fantástico, aprendi muitas coisas dentro da utilização de um recurso público. Há um limite para tudo, a praça do nosso bairro, o posto de saúde, a estrada, a iluminação pública enfim… nada é de graça tudo se gasta. Vi por exemplo que o Restaurante Popular que oferece comida há R$ 1 real tem dinheiro retirado do Fundo Nacional de Pobreza e Miséria assim tendo custo aos cofres públicos da união.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário