GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Aldeia Marakanã: prioridade é garantir o território

 Por Fátima Lacerda e Marcos Gomes, da  Comissão pela Igualdade Étnico-Racial da ABI

Nove anos depois da violenta desocupação da Aldeia Marakanã (2013), no Rio, o desejo de preservação do território se mantém, acompanhado do sonho de instalar, no prédio do antigo Museu do Índio, uma universidade voltada para a preservação da cultura dos povos indígenas.  Dispostas a resistir, em 2016 algumas etnias voltaram a ocupar a Aldeia, enquanto aguardam o desfecho das ações jurídicas que correm nos tribunais há mais de 15 anos, na disputa travada com o governo do Estado.


O velho casarão, construído no século XIX, foi  transferido ao Serviço Nacional do Índio em 1910, na época do Marechal Rondon, sendo a sua primeira sede. Mais tarde também abrigaria o Museu do Índio, até a década de 1970, quando seu acervo foi para Botafogo. Permaneceu abandonado até ser reivindicado pelos povos indígenas que alimentavam o desejo de manter uma aldeia urbana, onde indígenas poderiam se hospedar na passagem pelo Rio de Janeiro, e onde as questões indígenas poderiam reverberar, alcançando maior repercussão nacional e internacional. Os sonhos viraram pesadelo quando o governo Sergio Cabral decidiu por abaixo o patrimônio, para em seu lugar construir um estacionamento. Apesar do abandono, o prédio continua de pé, mas as querelas judiciais parecem longe do fim.

ABI assina Carta Aberta pela aprovação da PEC 96/2019

 
A ABI é uma das signatárias da Carta Aberta ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, Artur Maia, reivindicando a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 96/2019, que torna obrigatória a execução orçamentária prevista para a manutenção e desenvolvimento do ensino:

Ao Deputado Arthur Oliveira Maia (presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC) e aos deputados e deputadas membros(as) da CCJC

Renato Freitas volta a ser vereador de Curitiba após Justiça suspender cassação

 O vereador Renato Freitas (PT) teve seu mandato restabelecido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) nesta terça-feira (5). A corte suspendeu a sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que cassou o mandato do petista por “procedimento incompatível com o decoro parlamentar”.


Em sua decisão, a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima determinou o cancelamento dos efeitos das sessões dos dias 21 e 22 de junho, quando foi votada a cassação do vereador.

De acordo com a defesa de Freitas, o parecer da magistrada foi “no sentido de garantir o direito de defesa do vereador, por conta do açodamento da intimação do próprio vereador e de seus defensores para a sessão de julgamento do mesmo”.

ABI firma convênio com tradicional instituição de ensino na Tijuca

A Diretoria de Assistência Social da ABI fechou parceria com o Colégio dos Santos Anjos que, em 2023, completará 130 anos de existência. Os filhos e netos de associados e funcionários poderão estudar lá com 10% de desconto nas mensalidades. A escola, que tem sede na Tijuca, Rio de Janeiro, atende alunos que vão desde crianças no maternal a jovens no Ensino Médio.


 

Foram duas orientadoras educacionais do Colégio dos Santos Anjos que procuraram a Casa do Jornalista, alegando que estavam buscando parceiros “centenários e respeitados”. A diretora de assistência social da ABI Ana Helena Tavares recebeu as duas representantes do colégio na sede da Araújo Porto Alegre na sexta-feira, 1° de julho. O presidente da ABI Octávio Costa, que estava presente, comentou que, coincidentemente, seus filhos estudaram lá e elogiou muito a qualidade de ensino.

Além do desconto nas mensalidades, o convênio inclui a possibilidade de cessão de espaço por parte do Colégio Santos Anjos. Conforme a disponibilidade de agenda da sede do colégio no Rio de Janeiro, quadras de esportes e auditórios poderão ser solicitados, institucionalmente, pela ABI para eventos diversos.









Povo que luta

 Por Angelo Cavalcante (*)

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), por meio do seu Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG) acaba de elaborar o documento Balanço das Greves de 2021.

É estudo panorâmico acerca das greves realizadas pelo conjunto dos trabalhadores no penoso e árido ano de 2021.

O estudo serve para mostrar que SIM, há muita e inteligente resistência dos trabalhadores ante aos abusos de Bolsonaro e correlatos e; em seguida, demonstra e revela que o movimento sindical segue se reinventando, se atualizando e, estamos a ver, em meio a muitos obstáculos e dificuldades ainda é importante instrumento de luta da classe trabalhadora.

Será que vamos ter outras surpresas para as próximas eleições?

 O empresário no ramo de pousada e ex-secretário de municipal de turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano é pré-candidato a deputado federal pelo Partido Novo Caraguatatuba...