GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Parabens Álvaro Alencar por essa conquista

Álvaro Alencar é do PT

Faça a sua parte, venha com a gente....


Seja grande, venha muda essa história junto com a Frente SupraPartidária...
Desta vez a história será escrita de uma outra forma. 

"Conquitar o impossivel"


"Caraguá tem que mudar, para mudar 
a maneira de Governar"...

Helio Monteiro

                                 Ouça a Rádio Oceânica Jovem Pan

Hélio Monteiro
Na próxima sexta-feira dia 30/09 ás 10 horas da manhã, Hélio Monteiro será entrevistado pelo jornalista Reganelli no programa A Cidade se Comunica.
Ouça a rádio, será falado da solicitação de instalação de uma Universidade Pública no Litoral Norte de São Paulo.
Acesse o site: www.radiooceanicaam.com.br ou sintonize seu rádio AM 670.

Programas brasileiros de redução da pobreza despertam interesse de outros países como Índia, Turquia e Botsuana

A estratégia brasileira para reduzir a pobreza despertou o interesse de outros países que querem saber qual a receita usada por aqui. O Diretor do Grupo de Redução da Pobreza do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Selim Jahan, citou algumas nações, como Índia, Turquia e Botsuana, que estão de olho nas ações brasileiras, entre elas, o Bolsa Família.
Para o diretor, o ponto positivo do programa é exigir que as famílias pobres assumam compromissos em troca de receber a transferência de renda. Para ter direito ao benefício, as famílias devem vacinar os filhos, matriculá-los em uma escola e as grávidas precisam fazer o pré-natal.
“O benefício está aí. Não estamos falando apenas de transferência de dinheiro, mas estamos falando em dar educação e outros benefícios”, disse Jahan, que trabalha na sede do Pnud, nos Estados Unidos, e veio ao Brasil para participar de reuniões no Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), uma parceria do Pnud com o governo brasileiro.
De acordo com Selim Jahan, grande número de países africanos pode usar a experiência brasileira.
Um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado em julho, aponta que 18 milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema e 39,5 milhões entraram na classe C nos últimos dez anos. Mas o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 16,2 milhões de pessoas ainda estão em situação de miséria, foco do plano Brasil sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, no início de julho. O plano pretende retirar essas pessoas da extrema pobreza até 2014

Rock in Rio: Festivais de rock já não são mais os mesmos

Até a chuva parecia ter sido planejada: 5 exatos minutos de água controlada sobre as cabeças da multidão em Jacarepaguá, das 5h33 às 5h38. Mas depois ela voltaria mais forte. Parece irônico que a convidada mais ilustre de uma reunião musical no Rock in Rio tenha sido, na tarde deste domingo, a contrabaixista norte-americana EsperanzaSpalding, jazzista por definição, assimétrica, indomável. Irônico porque Esperanza foi achincalhada na internet há alguns meses por ter derrotado, na disputa de um Grammy, a megaestrela infanto-juvenil Justin Bieber, astro de proveta.
Num mundo equilibrado numa gangorra esquizofrênica entre a devoção absoluta a um astro e a hostilidade espumante a outro, o público do Rock in Rio 2011 parece viver a vocação intermediária. Abraça a tudo e a todos com a mesma atitude com que armazena fotos no iPhone ou entra na fila para a roda-gigante ou a Tirolesa. Sem distinção. O axé maratônico se junta ao metal sinfônico, o rock de auditório do NX Zero anda de mãos dadas com o velho ídolo hippie que ia mudar o mundo. Dá até saudade do tempo das garrafadas, das reações instantâneas e balizadas pela espontaneidade.
A montanha humana que se equilibra nas costas dos amigos para aparecer num passagem de TV da Erika Mader, do Multishow, logo adiante faz fila para fazer fotos na frente do banner gigante do festival. Mais adiante, puxa pelo braço o integrante da Nação Zumbi para uma foto com o cara, e mais outra, e mais outra. É uma balada, a música geralmente é só mais um lance da mitomania social que marca a nossa época - o sorocabano que virou ídolo porque beijou Katy Perry, o sósia de Elton John contratado pela produção que subiu ao palco para ‘homenagear’ o ídolo.A “shoppingcenterização” dos festivais de rock atingiram seu ápice com o Rock in Rio, curiosamente nascido no Brasil, Eldorado de contrastes que supostamente protegeria o mundo da “shoppingcenterização”. “Por que vocês não sabem do lixo ocidental Não precisa medo não”, dizia a canção “Para Lennon e McCartney”, que Milton Nascimento tentavaontemacossado por um microfone de som muito baixo, espalhar pela Cidade do Rock, auxiliado pelo baixo elegante de Esperanza.
Se há boa música? Claro. O problema é que é preciso passar por milhares de corpos deitados na grama sintética para alcançá-la. Derrotar com os ombros os golpes de UFC dos pitboys soltos pelo parque, animados com suas camisas de times, com seus bíceps químicos. As primeiras vaias do Rock in Rio chegaram para o grupo paulistano de pop rock NX Zero, que enfrentou momentos de tensão diante de pedidos para que o show da banda terminasse mais cedo, além de desentendimentos entre seus integrantes no Palco Mundo. Para “iluminar os caminhos”, o vocalista, Di Ferrero, pediu para todo mundo acender qualquer instrumento reluzente, isqueiro ou um celular, mas mesmo isso funcionou médio. As vaias vieram, embora de uma minoria, mas bastante convicta e muitos apontavam o dedo médio para o palco.A banda Stone Sour, novo grupo de Corey Taylor, ex-Slipknot, é um amontoado de clichês do death metal. Paradoxalmente ao som pesado (e sem novidades), a cara de redneck de Taylor, e seu cabelinho repartido ao meio, pareciam anunciar um desenho de animação dos anos 1970.

Demora do TSE faz PSD temer deserções

O adiamento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o registro do PSD aumentou a pressão de prefeitos e vereadores em cima dos idealizadores do partido. Como buscarão novos mandatos em 2012, são eles os maiores prejudicados se a nova legenda não conseguir o registro até o dia 7. O TSE deve retomar o debate amanhã, mas a possibilidade de novos adiamentos tem provocado instabilidade na base do partido idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
O senador Sérgio Petecão (AC) definiu o trabalho como de “apagar incêndio”. Oposição ao governo do PT no Estado, ele conseguiu a adesão de três deputados estaduais e diversos vereadores, mas a insegurança sobre 2012 pode provocar baixas. “Estamos numa ansiedade grande. Estou apagando incêndio, tentando acalmar todo mundo.”
O deputado Júlio César, que está deixando o DEM para comandar o PSD no Piauí, confirma a apreensão dos prefeitos e vereadores. “Eles procuram a gente toda hora”, contou. Segundo ele, 18 prefeitos e 200 vereadores do Piauí estão a caminho do PSD, mas continuam em seus partidos como “plano B”. O deputado José Carlos Araújo (BA) faz relato semelhante. “Tem um bocado de prefeito e vereador preocupado. Os mais ligados a nós vão esperar até o fim do mês, mas tem gente apreensiva.”
No DEM, sigla que mais sofreu com a criação do PSD, a aposta é que a nova legenda está fora das próximas eleições. No partido, já se discute o que fazer com quem anunciou a saída e recuar. O presidente do DEM, José Agripino (RN), avisa que a análise será feita caso a caso. “O problema é dos que saíram, não nosso.”

Frente Suprapartidária quer ser uma opção para os indecisos da Cidade,

Dezenas de pessoas se reuniram na Câmara de Caraguatatuba, no inicio da tarde de sábado, para a cerimônia de oficialização da Frente Suprapartidária na cidade. De olho nas eleições municipais do próximo ano, sete partidos (PHS, PT, PR, PRB, PT do B, PC do B, PSL) se reuniram e decidiram criar a Frente Suprapartidária de Caraguatatuba. O objetivo, segundo os idealizadores da ação, é dar uma nova opção aos munícipes da cidade.
De acordo com o presidente do PHS, Edu Gama, a intenção é encontrar dentro do grupo dois nomes para disputar as eleições majoritárias de 2012. “Por enquanto temos os nomes de todos os pré-candidatos como possíveis candidatos no ano que vem. 

Mas, para garantir a disputa de igual para igual vamos definir os nomes somente no primeiro semestre de 2012, depois de uma pesquisa sobre os candidatos mais fortes e antes das convenções partidárias será escolhido um nome para representar o grupo ao Executivo”, explicou.
Já confirmados como pré-candidatos desta frente estão os nomes de Álvaro Alencar Trindade, Chiquinho Conceição (PT do B), Edu Gama (PHS), Omar Kazon (PR), Guilherme Araújo (PRB), Rodolfo (PT). (J. C.).


"Gostaria ressaltar que a Frente SupraPartidaria não prentede ser mas uma opção, e sim a Frente SupraPartidaria é a unica opção de mudança na forma de governar Caraguatatuba".

PM apreende oito veículos em Ação Força Comunitária nas quatro cidades da região

A Polícia Militar promoveu uma grande Ação Força Comunitária em todos os municípios do Litoral Norte, mediante a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo em suas diversas modalidades no Litoral Norte. A iniciativa resultou na abordagem de centenas de pessoas e na apreensão de 8 veículos auto motores.
Durante todo o último sábado houve um emprego maciço do efetivo Operacional e Administrativo, que atuou nas modalidades de Rádio Patrulha, Força Tática, ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas), Ronda Escolar, Base Comunitária Móvel, Policiamento com Bicicletas e Policiamento a pé. Foram desenvolvidas diversas ações preventivas em todo o Litoral Norte, com abordagens simultâneas em veículos e pessoas em atitude suspeita, além da realização de diversos pontos de bloqueio policial, principalmente nas entradas e saídas das cidades.
O grande número de policiais militares nas ruas proporcionou maior tranquilidade à Comunidade, que pode colaborar com as ações de polícia passando informações sobre delitos e pessoas em atitudes suspeitas por meio dos telefones 190 (emergência) e 181 (disque-denúncia). É garantido o sigilo absoluto da identidade do denunciante.
A Ação Força Comunitária obteve os seguintes resultados operacionais: 366 pessoas abordadas, 240 veículos fiscalizados e cinco carros e três motos apreendidas.

Jovem é morto a facadas no quiosque 38 do Indaiá

Um jovem de 17 anos, natural de São Sebastião e morador do bairro da Enseada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo nas proximidades do quiosque 38, localizado na praia do Indaiá, região Sul de Caraguatatuba.
A vítima foi esfaqueada três vezes no peito vindo à óbito ainda no local. Segundo as primeiras informações, o jovem era estudante e matriculado em uma escola de São Sebastião. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Caraguatatuba, mas ainda não há suspeitos sobre a autoria do crime. Este é o segundo caso de esfaqueamento registrado na região em menos de uma semana. Na terça-feira, uma jovem de 24 anos também recebeu diversos golpes de faca nas proximidades da divisa entre São Sebastião e Caraguatatuba. M.R.O.S. era natural de Encruzilhada na Bahia e estaria a alguns anos morando na região. Testemunhas relataram que um casal, sobre uma moto preta, teria sido o autor do crime.

Capacitar para atender melhor o mercado de trabalho

O crescimento e desenvolvimento de Caraguá têm obrigado tanto os empresários, e profissionais quanto o Governo Municipal a investirem na capacitação de mão-de-obra. A administração pública tem procurado parcerias para trazer para a cidade cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitar, qualificar e requalificar a população. A cidade já conta com três instituições de ensino que oferecem oportunidades de formação profissional: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); a Escola Técnica Estadual (Etec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). E ainda, o Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que capacita os micro e pequenos empresários, e favorecer a empregabilidade no município.
Para o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, a demanda de mão de obra deverá crescer no setor industrial e, com isso, gerar mais empregos. “É necessária a qualificação dos nossos moradores, para que as empresas que se instalarem contratem trabalhadores locais e não necessitem trazer mão-de-obra de outras regiões”, afirmou.

Demanda

A preocupação com a formação de mão de obra, no entanto, não é recente. Há mais de dez anos, cursos de capacitação eram oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade. Para atender a demanda crescente daquela época, o Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural (Fundacc), firmou convênio com o Governo Federal e instalou na cidade o Centro de Educação Profissionalizante do Litoral Norte (Ceprolin), que hoje é o Instituto Federal (IFSP).
A instituição conta hoje com 45 docentes e aproximadamente 1.200 alunos nos cursos de três áreas: Construção Civil, Tecnologia da Informação e Gestão. Em 2011, o Instituto Federal, passou a oferecer os cursos superiores de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais, com 40 vagas cada.
Sua estrutura oferece sete salas de aulas de uso comum, oito laboratórios deinformática e dois de construção civil, uma cozinha didática e um auditório multidisciplinar. O prédio está em fase de ampliação e as novas instalações abrigarão a biblioteca e o setor administrativo. Com as obras, três salas serão liberadas para realização de cursos.

Competência

Já a ETEC oferece formação e aperfeiçoamento nas áreas de Contabilidade, Logística e Informática para Internet, com 40 vagas cada; além de outras 80 para o ensino médio. Atualmente, a escola tem 21 professores e 480 alunos inscritos. No vestibulinho do 2º semestre de 2011, 650 candidatos disputaram 120 vagas.
A escola tem seis salas de aula, laboratórios de Informática, Gestão, Química, Física e Biologia; salas de Bar e Restaurante, Manipulação de Alimentos e de Padaria e Confeitaria. Para 2012, a ETEC terá o curso técnico em Cozinha, com 40 vagas. As inscrições para o vestibulinho do ensino médio e profissionalizante da escola abrem no próximo dia 28 de setembro e seguem até às 15h do dia 18 de outubro, no site www.vestibulinhoetec.com. A taxa de inscrição é de R$ 25.

Autonomia

O Senai de São José dos Campos, que atua em Caraguá, também qualifica e requalifica os alunos para que, no futuro, possam entrar no mercado de trabalho ou como autônomos. A unidade, inaugurada no início de 2010, tem três professores e os cursos de Instalador Hidráulico, Eletricista, Instalador Residencial, Pintor de Obras, Auxiliar de Climatização Veicular, Pedreiro Assentador e Pedreiro Revestidor.
Mas, não são somente os recém-formados que necessitam de orientação para se colocar no mercado de trabalho. Os empresários, muitas vezes, também precisam se qualificar e se atualizar, principalmente, para acompanhar o mundo em constante mudança. Em Caraguá, os empresários, contam com o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae. Cerca de três vezes por mês, consultores da entidade de São José dos Campos ministram palestras gratuitas e cursos de capacitação, conforme a demanda e a época do ano. Algumas destas capacitações são específicas para empresários, como a que será realizada no dia 29 deste mês, às 19h, com o tema “Consultoria Coletiva sobre Controle Financeiro”. As vagas são limitadas, por isso é necessário reservá-las. Mais informações no 3882-3854.
O posto é uma parceria do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba (Sinhores).

CBH-LN realizará primeira oficina sobre prevenção de riscos socioambientais

O CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), por meio do GTEA (Grupo Técnico de Educação Ambiental), realizará a 1ª Oficina Participativa sobre Educação para Prevenção de Riscos socioambientais, dia 27, terça-feira, das 14 às 17h30, na sede do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba (Rua do Horto Florestal, 1.200, bairro Rio do Ouro). Conforme a coordenadora do GTEA, Inaê Araujo, a oficina foi idealizada em razão do processo de ocupação do espaço geográfico do Litoral Norte, que vem ocasionando série de problemas sociais e ambientais pela falta de planejamento urbano adequado aos aspectos naturais (relevo, hidrografia, ecossistemas e clima). A oficina deve, entre outros aspectos, analisar como lidar com os riscos socioambientais, uma vez que a região já possui histórico de escorregamentos, inundações e erosão costeira. “Há necessidade de iniciarmos os debates sobre educação para a prevenção de risco aos diversos setores da sociedade”, Inaê completa.
A oficina é destinada a participantes do GTEA/CBHLN, representantes da Defesa Civil e de órgãos públicos, educadores, pesquisadores, lideranças comunitárias e demais interessados na temática. Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações: (12)-3832-3816.

Acompanhe a programação
14h: Abertura:Débora Olivato (Doutoranda do Programa de Geografia Física da USP) e Marcia Stasiak (Educadora do PESM Núcleo Caraguatatuba);
14h10 a 14h40: Palestra “A formação da percepção de risco da comunidade”, pelo Professor-doutor Eduardo Marandola, do Núcleo de Estudos de População/Unicap;
14h50 a 15h20: Palestra – “A real situação do Litoral Norte e a necessidade de educação preventiva aos riscos ambientais”, por Emanuel Carvalho - PESM Núcleo Caraguatatuba e GACC (Grupo de Auxílio de Defesa Civil.
15h30 a 16h: Palestra “A atuação do Instituo Geológico na prevenção de riscos naturais”, pelo geógrafo Pedro Carignato, do Instituto Geológico / Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo;
16h10 a 17h: Oficina participativa voltadas a sugestões para compor um cenário de uma educação para prevenção de risco no Litoral Norte (destinada ao ensino formal e informal) 17h a 17h30: Encerramento com sugestões de encaminhamento para a próxima oficina.

O evento integra uma série de ações de valorização da melhor idade como, grupos de dança, participação no JORI, acessibilidade, entre outras

A Semana Internacional do Idoso promete agitar Ilhabela a partir de hoje, até o dia 1º de outubro. Com o lema “Viver aqui é tudo de bom” o Fundo de Solidariedade Desenvolvimento Social e Cultural preparou uma programação especial para os jovens senhores e senhoras do município. A abertura está prevista para às 9h, na Câmara Municipal, na Vila.
Durante a semana o grupo da melhor idade poderá participar de palestras, aulas de dança, sessão de cinema, gincana, torneio de vôlei, confraternização com café da manhã, aula de panificação, trilhas, além de outras atividades. Segundo a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Heidorn Reale Colucci, e expectativa é que o evento tenha grande participação. “Queremos que nossa cidade seja um lugar bom para o idoso e por isso promovemos cada vez mais atividades voltadas a esse público. Esperamos a participação de todos durante a Semana Internacional do Idoso”, disse Lúcia em entrevista à rádio local.
A valorização do idoso integra o plano de governo do prefeito Toninho Colucci (PPS) e hoje é uma realidade em Ilhabela. A parceria do Fundo de Solidariedade com a prefeitura, por meio de secretarias como Esporte, Cultura e Educação, garante mais qualidade de vida para essa parcela da população que cresce cada vez mais na cidade. “Nós estamos trabalhando para oferecer o melhor para os idosos que nasceram aqui e também os que escolheram Ilhabela para viver. É nosso dever garantir uma vida saudável, com atividades culturais, esportivas, de lazer, acessibilidade e tudo o que estiver ao alcance do poder público”, ressaltou Colucci.

Atividades

Desde 2009 com a criação do “Grupo Melhor Idade em Ação”, os idosos estão em evidência no município. O grupo de dança faz sucesso por onde passa, não só nos eventos da prefeitura, mas também em festivais nas cidades de Campos do Jordão, Paraty, Taubaté, São Sebastião, entre outras. A melhor idade de Ilhabela também é destaque na participação dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em diversas modalidades esportivas. A Prefeitura de Ilhabela também investe em “Espaços Melhor Idade”, com academias ao ar livre nas praças da Praia Grande e do Pequeá, antigo Campo da Aviação.
A acessibilidade também é outro ponto importante não só para a terceira idade, mas também para portadores de necessidades especiais. Com essa preocupação a prefeitura trabalho no projeto de construção de calçadas no interior dos bairros em diversas regiões da cidade. Além de garantir o acesso a medida ainda garante a segurança dos pedestres.

Centro de Apoio Social ao Idoso

A cidade também foi contemplada com o Projeto Quero Vida, do Governo do Estado e deve inaugurar em breve o Centro de Apoio Social do Idoso, na Barra Velha. O local será um espaço de acolhimento, proteção e convivência aos idosos que possuem famílias sem condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele. No centro, o idoso terá atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, além do atendimento de profissionais especializados.

Confira a programação da Semana Internacional do Idoso:

Segunda-feira (26/9)
8h - Credenciamento / Café
9h - Abertura Oficial da Semana Internacional do Idoso.
9h30 - Palestra e Dinâmica de Grupo - Local: Câmara Municipal, na Vila
19h - Aula aberta de dança
Local: Espaço Cultural “Roberto Fazzini” - Praia Grande
Terça-feira (27/9)
8h - Trilha - Lanche Comunitário - Local: Trilha do Tesouro da Colina com chegada no Parque Municipal das Cachoeiras
20h - Cinema - Filme: De Pernas Pro Ar
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Vila
Quarta-feira (28/9)
8h às 18h – Gincana
Local: Ginásio de Esportes
12h às 14h - Intervalo para almoço
Quinta-feira (29/9)
8h - Café da manhã, aula aberta de ginástica e torneio de vôlei
Local: Praia do Perequê
Sexta-feira (30/9)
13h30 - Aula de Panificação Dinâmica de Grupo
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Vila
Sábado (1º/10)
12h - Almoço
13h30 - Sarau Lítero/Musical
Local: Clube da 3ª Idade

Prefeitura abre inscrições do “Via Rápida” e confirma chegada da Etec

A Prefeitura de Ilhabela abre hoje as inscrições para cursos profissionalizantes do Via Rápida. Ao todo serão mais de 70 vagas oferecidas nos cursos de garçom, técnico em vendas e cozinheiro (manipulação básica de alimentos). Os interessados deverão procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 128, no Perequê.
Os participantes receberão bolsa auxílio, obedecendo o limite de faltas e ainda transporte e lanche durante todo o curso programado para acontecer no período de 42 dias.
Os critérios de seleção são definidos pelo Governo do Estado. Em julho deste ano, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou do lançamento do programa Via Rápida Emprego, que teve a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. Na ocasião, Colucci confirmou a vinda dos três cursos para Ilhabela.
O programa estadual desenvolvido em parceria com as prefeituras oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional, de acordo com as demandas de cada região. “Primeiro trouxemos a unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para a cidade e constantemente estão vindo os cursos de qualificação. Agora conseguimos o programam Via Rápida, que é mais uma oportunidade para nosso trabalhadores”, destaca o prefeito Toninho Colucci.
Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela secretaria, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os participantes do Ação Jovem e do Renda Cidadã, programas da Secretaria de Desenvolvimento Social, também terão preferência na seleção. O objetivo do Estado é oferecer a chamada “porta de saída” dos programas de transferência de renda, ou seja, a qualificação para as pessoas gerarem renda, entrarem no mercado de trabalho e conquistarem sua autonomia. Os documentos necessários são RG e CPF.

Etec

Outra grande conquista anunciada pela prefeitura é a chegada de cursos da ETEC em Ilhabela. Em 2012, a cidade terá uma sala descentralizada da ETEC de São Sebastião com os cursos de Administração (noturno, presencial, duração de 18 meses com aulas de segunda a sexta) e de Gestão de Pequenas Empresas (noturno, semipresencial, com aulas segundas e quartas). Esta semana, o prefeito Toninho Colucci, acompanhado da secretária de Educação, Lídia Sarmento, da diretora do PAT, Alda Torres, e do diretor de Processamento de Dados, Marcelo Freitas, participou de reunião na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo.
As inscrições para o Vestibulinho 2012 estarão abertas a partir da próxima quarta-feira e prosseguem até 18 de outubro pelo site: (www.vestibulinhoetec.com.br). O exame será realizado no dia 20 de novembro. Em Ilhabela, as inscrições também podem ser feitas na sede do PAT e a taxa é de R$ 25.

Etec abre inscrições para vestibulinho; Ao todo serão 240 vagas para cursos

A partir da próxima quarta-feira, estarão abertas as inscrições para o vestibulinho da Escola Técnica Estadual – Etec de Caraguatatuba. Os interessados terão até às 15 horas do dia 18 de outubro para efetuar a inscrição que dará direito a participação no vestibulinho este ano programado para o dia 20 de novembro. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.vestibulinhoetec.com.br e a taxa de inscrição custa 25 reais.
Ao todo serão 240 vagas, incluindo as destinadas para os alunos que farão o Ensino Médio (confira relação abaixo). A novidade deste ano fica por conta do curso técnico em cozinha. Uma oportunidade a mais para os interessados em ingressar no ramo da culinária e a trabalhar em bares e restaurantes da cidade. “Caraguatatuba é uma cidade tipicamente turística e é por isso mesmo que decidimos implantar este curso de cozinha. Para qualificar os alunos que se interessem em trabalhar nos restaurantes e quiosques da praia de maneira qualificada e inteligente”, afirmou o diretor da Etec, Fabio da Silva. Além do técnico em cozinha, também serão disponibilizadas vagas para os cursos técnicos em contabilidade, logística e informática para internet. A expectativa, de acordo com o diretor, é de aumentar ainda mais o número de inscritos. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado aqui na cidade. E é por isso mesmo que acredito muito no aumento considerável do número de alunos para o ano que vem. No ano passado a demanda chegou a cinco candidatos para cada vaga, em determinados cursos. Vamos ver se este ano esta média irá aumentar”, confirmou Silva.

Presidente do Condephaat visita a cidade e abre a Oficina de Patrimônio Arquitetônico

Fernanda Bandeira destaca o ineditismo da capacitação e a importância em preservar

Na noite desta última sexta-feira, o Centro Cultural de São Sebastião Batuíra foi palco da cerimônia de abertura da “Oficina de Patrimônio Arquitetônico: Princípios gerais de preservação e projetos”. Esta capacitação faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Condephaat, das Oficinas Culturais e do Sisem – SP, e a Administração Municipal de São Sebastião através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) / Departamento de Patrimônio.
Pela primeira vez na história, o Condephaat realiza no município uma Oficina de capacitação voltada para a preservação do patrimônio material e imaterial. O evento contou com a presença da presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria do Estado da Cultura, Marília Barbour, do coordenador Regional das Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado, Washington Freitas, da secretária da Sectur, Marianita Bueno, além dos participantes da capacitação.
Para abrir o evento, o professor, poeta e prosador, Geraldo de Buta, declamou três poesias – uma delas que falava, inclusive, sobre os casarões históricos da cidade. Os presentes puderam ainda desfrutar de um coquetel com comidas típicas caiçaras. Em discurso, Marianita agradeceu a parceria entre o Condephaat e a Administração. A secretária lembrou o público que o Batuíra, local onde serão realizadas as aulas da Oficina, foi restaurado recentemente. “Este Centro Cultural reforça o esforço que a Administração de São Sebastião tem dedicado para a preservação do patrimônio e da cultura, tanto material quanto imaterial”, destacou ela, lembrando a importância em preservar o passado para a construção de uma cidade melhor.
O coordenador Regional das Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado, Washington Freitas, também destacou a importância desta parceria. “É importante dar acesso às pessoas de ampliarem seu pensamento com relação às ações culturais e artísticas. Ficamos muito felizes com a parceria”, disse. Freitas destacou os bons resultadas da parceria realizada recentemente com a Administração, através do curso Elaboração de Projeto. “Através desta capacitação, São Sebastião já tem dois projetos aprovados pelo ProAc (Programa de Ação Cultural). O Quebradas, de Hip-hop, e o Caxetas Caiçaras. Isto é motivo de orgulho para nós”, completou.

Pioneirismo e preservação

De acordo com a presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira, a oficina de capacitação de preservação do patrimônio é inédita. A Secretaria da Cultura do Estado abriu os instrumentos desta pasta para a utilização do Condephaat. “É a primeira vez que desenvolvemos uma oficina com este foco. A ideia é realizá-la em centros históricos. Onde há mais eco para estas questões”, explicou Fernanda.
“A preservação do patrimônio é muito importante. Precisamos preservar a nossa história. E é através de pessoas devidamente capacitadas que temos mais força para dar continuidade a este trabalho”, comentou a presidente, ao enfatizar também a importância do pós-curso. “Depois da oficina, estreitamos o relacionamento entre o Condephaat e o município. Criar este link com as regiões de longe é difícil. Mas, através do contato os participantes a comunicação será mais produtiva”, acredita.
Fernanda informou ainda que, futuramente, o intuito é avaliar as necessidades de cada município, de acordo com os resultados das oficinas. “Veremos o que cada núcleo mais necessita e tentaremos supri-los”.

A Oficina

A oficina foi voltada para o público formado ou estudantes de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Comunicação, História, Museologia, artes e gestão públicas; agentes e produtores culturais, professores e demais interessados no tema. Seu objetivo é qualificar os profissionais e estudantes para a preservação do patrimônio material e imaterial. O curso visa também ampliar e fortalecer as políticas públicas da Secretaria Estadual para a área de patrimônio cultural no interior do estado, através da qualificação dos que atuarem com a questão patrimonial.
A capacitação é ministrada pelos arquitetos Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves. Eles introduzirão os participantes ao universo da preservação da arquitetura e irão abordar os princípios técnicos, formais e legais no âmbito público privado. O programa da oficina prevê dois módulos temáticos, com 13 horas/aula, e um fórum de 2 horas/aula destinado à discussão de questões locais à luz do que foi apresentado durante as aulas.
Os temas abordados são: história do restauro e os princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais; organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação; procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica; e estudos de casos apresentando experiências concretas de intervenção no patrimônio edificado.

Prefeitura notifica 450 moradores com calçadas “irregulares”; multa será de R$ 780

Garantir a livre circulação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é um dos objetivos do projeto “Calçada para todos”. Moradores que residem nas principais ruas e avenidas dos bairros de Caraguá estão recebendo notificações da equipe de fiscalização, da secretaria municipal de Urbanismo, para que possam adequar as calçadas de suas casas e regularizar as áreas de passeios. Segundo a prefeitura, já foram emitidas aproximadamente 450 notificações.
O morador terá 15 dias, a contar da data de notificação, para ir à secretaria de Urbanismo buscar orientações e tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Além disso, são discutidos os prazos das obras de adaptação da calçada do morador, que varia entre 30 e 60 dias. Após esse período, um fiscal vistoria a calçada e, se estiver conforme as normas de acessibilidade, a notificação é cancelada. De acordo com o setor de Fiscalização de Posturas, da secretaria de Urbanismo, o descumprimento dos prazos combinados pode acarretar multa de aproximadamente R$ 780. Os veranistas receberão as notificações por correspondência e poderão negociar os prazos por telefone.
Pontal Santa Marina - Já o bairro Pontal Santa Marina receberá a partir de hoje os serviços de topografia para que, após 15 dias, inicie a colocação de guias e sarjetas na Avenida Éder Silva Rodrigues Alves (antiga Avenida dos Ingleses) e também nas ruas Francisco Garrido e João Batista Gardelim.
A obra será executada pela Prefeitura, sem custo para os moradores, e integra o pacote de investimentos em infraestrutura de toda a cidade. As guias e sarjetas serão colocadas primeiramente na avenida principal e depois nas outras duas ruas do bairro. Após a colocação de guias e sarjetas nessas vias, os moradores poderão aderir a um novo Plano Comunitário de Melhorias (PCM) para pavimentação asfáltica. A Administração Municipal já fez anteriormente a apresentação de um PCM em 2009, mas não houve adesão suficiente. Essa proposta será a nova oportunidade de pavimentação das ruas do bairro.

Curso de garçom recoloca profissionais no mercado de trabalho

 Com a chegada do verão e de novos empreendimentos no município, o curso de formação de garçom, promovido pelo Governo Municipal, por meio Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc) em parceria com a Escola Técnica de Caraguá (Etec), é uma boa oportunidade para ingressar ou voltar ao mercado de trabalho.
Pela parceria, a Fundacc entra com o material didático e o docente. Já a Etec cede o espaço físico para a realização do curso. As aulas são ministradas pelo professor de história Hércules Pantojo, que já foi garçom, dono de pousada e proprietário de restaurante.
No final de setembro, 17 pessoas concluirão o curso e estarão aptas a trabalhar em bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques. A capacitação tem a duração de 60 horas/aula, aplicadas em 30 dias.
Os participantes aprendem a lidar com o público, ética, manipulação e higienização de alimentos, arrumação de mesa e manejo dos talheres conforme a refeição a ser servida. A presidente da Fundacc, Zenaide Vernizzi, disse que muitos alunos estão fora do mercado de trabalho há algum tempo, e que o curso é uma oportunidade de retorno imediato. “Muitos donos de estabelecimentos procuram a Fundação e pedem para encaminhar os formados para uma entrevista de emprego”.
Desempregada há dois meses, Erlene Reis de Sá tem grandes expectativas com relação ao curso. “Essa é uma boa oportunidade para mudar de profissão e enriquecer meu currículo. Espero conseguir um emprego assim que terminá-lo”.
A diretora de Educação Profissional da Fundacc, Cristina Neves, explica que o curso de garçom atende a uma solicitação das Associações de Quiosques e de Hotéis e Pousadas de Caraguá. “Esta é a segunda turma a passar pela qualificação. A criação de uma terceira está em fase de estudo.” Os interessados em participar do curso devem ter no mínimo 18 anos e residir em Caraguá.

Novos Cursos

A Fundacc planeja criar dois novos cursos, um de camareira e outro de vendas, com o objetivo de suprir a demanda de profissionais da rede hoteleira, do comércio local e do primeiro shopping de grande porte do Litoral Norte. A previsão é que as turmas comecem a ser formadas na 2ª quinzena de outubro.

Serviço:
Fundacc
Rua Santa Cruz, 436 – Centro
Tel: (12) 3897-5660

Frente Suprapartidária quer ser uma opção para os indecisos da Cidade (Materia publicada no jornal imprensa livre)

Dezenas de pessoas se reuniram na Câmara de Caraguatatuba, no inicio da tarde de sábado, para a cerimônia de oficialização da Frente Suprapartidária na cidade. De olho nas eleições municipais do próximo ano, sete partidos (PHS, PT, PR, PRB, PT do B, PC do B, PSL) se reuniram e decidiram criar a Frente Suprapartidária de Caraguatatuba. O objetivo, segundo os idealizadores da ação, é dar uma nova opção aos munícipes da cidade.
De acordo com o presidente do PHS, Edu Gama, a intenção é encontrar dentro do grupo dois nomes para disputar as eleições majoritárias de 2012. “Por enquanto temos os nomes de todos os pré-candidatos como possíveis candidatos no ano que vem. Mas, para garantir a disputa de igual para igual vamos definir os nomes somente no primeiro semestre de 2012, depois de uma pesquisa sobre os candidatos mais fortes e antes das convenções partidárias será escolhido um nome para representar o grupo ao Executivo”, explicou.
Já confirmados como pré-candidatos desta frente estão os nomes de Álvaro Alencar Trindade, Chiquinho Conceição (PT do B), Edu Gama (PHS), Omar Kazon (PR), Guilherme Araújo (PRB), Rodolfo (PT). (J. C.).


"Gostaria ressaltar que a Frente SupraPartidaria não prentede ser mas uma opção, e sim a Frente SupraPartidaria é a unica opção de mudança na forma de governar Caraguatatuba".

Lojas do novo Shopping de Caraguá estão selecionando funcionários para contratação

Com a proximidade da data de inauguração do novo centro de compras do Litoral Norte, programada para o dia 11 de novembro, lojistas do Serramar Parque Shopping estão a todo o vapor com o processo de seleção e contratação de novos funcionários que, de cara, irão enfrentar a correria das vendas de final de ano. Enquanto algumas redes optaram em direcionar os currículos a agências de emprego, outras preferiram manter uma parceria com o Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), de Caraguatatuba, que está auxiliando no processo seletivo de determinadas marcas.
O grupo detentor das marcas M.Officer, Carmen Sttefens, Livraria Nobel e Rei do Mate, por exemplo, está selecionando currículos por meio do grupo Plantinum. Os interessados em participar da seleção devem entregar currículo com foto na loja da M.Officer do Caraguá Praia Shopping ( Avenida Arthur Costa Filho, Centro), ou enviar para o emailrh.grupoplantinum@gmail.com. A Democrata Calçados também está recebendo currículos para vendedores e caixa. Os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail dcrozariol@hotmail.com.
De acordo com a estimativa da administração do centro de compras, cerca de três mil empregos serão gerados na cidade. “A parte administrativa do shopping já está com todas as contratações feitas. Ao todo foram cerca de 20 contratações entre superintendência, marketing, financeiro, administrativo, recursos humanos e operações. O que haverá grande demanda é por vendedores, gerentes e supervisores de loja. Embora não façamos as contratações para os lojistas estamos recebendo currículos para apoiar as lojas na busca por funcionários”, explicou coordenadora de marketing Ana Paula Polacow. Segundo ela, os serviços de limpeza e segurança serão feitos por empresas terceirizadas e também já contratadas.

Campos Junior

Qual será o seu destino?

Fresquinha!!!!

Tem gente tentando intimidar pré-candidatos aqui em Caraguatatuba, a politica ainda nem começou e já começou as ameaças...

Ki gentinha é essa....

 Muitas aguas vão rolar....

Fim das pesquisa realizadas pelo Blog do Guilherme Araújo


Qual nota que você dá para os vereadores de Caraguatatuba?

Nota
Percentual
00
54%
2,5
35%
5,0
6%
7,5
2%
10,0
1%

Quantidade de dias: 60
Quantidade de pessoas entrevistadas: 5479

 Qual a sua avaliação quanto ao atendimento dos garçons de Caraguatatuba

Classificação
Percentual
Ótimo
2%
Bom
13%
Regular
26%
Ruim
13%
Péssimo
44%

Quantidade de dias: 60
Quantidade de pessoas entrevistadas: 4610

 Qual a empresa que oferece os melhores serviços de internet?

Empresa
Percentual
Niponet
12,18%
Net
28,3%
Speedy
59,6%

Quantidade de dias: 60
Quantidade de pessoas entrevistadas: 5211

Como você avalia os serviços as empresas que presta serviços de internet em Caraguatatuba

Classificação
Percentual
Ótimo
5%
Bom
3%
Regular
18%
Ruim
21%
Péssimo
51%
 
Quantidade de dias: 60
Quantidade de pessoas entrevistadas: 6618

Eu sou 10, Eu sou PRB - Adote essa ideia!!!!!


"Agora é Guilherme Araújo"

"Caraguá tem que mudar, para mudar a maneira de Governar"

Guilherme Araújo apresenta novidades para uma nova gestão com o PRB, muitas mudanças vão acontecer, vejam quais serão prioridades:


Transportes públicos: será criada secretaria de transportes e extinta a secretaria de transito, essa secretaria vai se transformar em uma diretoria dentro da secretaria de transportes. Essa diretoria tem a responsabilidade de refazer os itinerários e horários e será obrigatório ter no mínimo 01 (um) ônibus circulando nos horários de 00h00min a 05h00min.

Saúde: concursos públicos e contratação emergencial de médicos e profissionais da saúde, construção de 01 (um) hospital municipal de base, 01 (uma) policlínica especializada em pediatria, mulher e geriatria com atendimento 24horas;

Funerária: será criada uma funerária municipal e os munícipes terão os sepultamentos gratuitos desde que tenha o rendimento de 01 (um) salário mínimo vigente;

Funcionários públicos: plano de carreira e melhor salário, concursos em todas as áreas.

Educação: regularizar os salários dos profissionais da educação tendo como base os mesmo salários que são pago São Sebastião com, mas 5% em gratificação.

Guilherme Araújo escreve livro



O consultor de negócios e políticas Guilherme Araujo terminou, mas um projeto pioneiro que durou 03 (três) anos para sai da cabeça e ir para o papel.
Guilherme Araújo esta terminando de seu livro que fala sobre campanhas políticas, esse projeto teve inicio em julho de 2008 quando Guilherme veio residir em Caraguatatuba, este livro é uma viagem em várias atuações nas diversas campanhas que Guilherme Araújo já participou ao longo dos últimos anos.
Este livro vai ajudar o pré-candidato a organizar a sua própria campanha e livrá-los das armadilhas que candidatos majoritários armam nas campanhas políticas.
Este livro será um livro do dia-dia, e com certeza ira ajudar o candidato que não sabe nem por onde começar.
Guilherme Araújo esta procurando uma editora para publicar este trabalho, e espera poder lançar no segundo semestre de 2011.

O reconhecimento que sua marca merece

O Blog do Guilherme Araújo traz para você o melhor Blog de Negócios, Políticas, oferecendo as melhores opções de conteúdo online para todo o país.
No Blog do Guilherme Araújo o usuário encontra notícias, serviços, informações, conteúdo, multimídia e amplos espaços de interatividade.
A possibilidade de segmentação da campanha por canais permite que o anunciante atinja diretamente o seu público-alvo, garantindo retorno em tempo real.
Associando sua marca o Blog do Guilherme Araújo, você estará divulgando seus produtos ao público mais diversificado da internet brasileira.

Qualidade e diversificação para sua logomarca e/ou empresa


O Blog do Guilherme Araújo tem por objetivo proporcionar aos internautas um conteúdo de qualidade versando temas de utilidade no cotidiano das pessoas, mas muito mais do que isto, temos como principal missão propiciar o entretenimento.
Fundado no ano 1995, o Blog do Guilherme Araújo tem parcerias com alguns dos mais populares sites da internet brasileira, GOOGLE, Poupa tempo, delegacias virtuais, G1, Face-book, Orkut, Twitter e outros.
Em conjunto, o Blog do Guilherme Araújo atraem atualmente mais de 1.6 milhões de visitantes ao mês, provenientes de todo o território brasileiro, além de uma forte presença em Portugal e nas comunidades de língua portuguesa de países como os Estados Unidos, Coréia, Suíça, Alemanha, Itália, Espanha, Rússia, Arábia Saudita, China, França, México, Canadá, Londres, Bélgica, Holanda, Reúno Unido e o Japão.
Nossos serviços são comunidades vivas e participativas, interagindo com as aspirações do público, afetando e sendo afetadas pelas tendências.

Afrah Modas traz novidades em setembro para você



A Afrah modas traz para você:
Várias promoções em toda loja (exceto lançamentos) com descontos de até 70% (espartilhos, camisetas, baby dool e pijamas).
Aproveite e visite a Boutique Erótica com várias opções e novidades para aquecer o seu relacionamento.
Afrah Modas (Moda Íntima e Boutique Erótica) 3883-4720
A loja que revolucionou a Moda Íntima.

Contato comercial


Olá, 
A proposta do Blog do Guilherme Araújo é fornecer assessoria em estratégia de marketing on-line para determinadas empresas com alto potencial.  A ajuda de minha equipe é totalmente gratuita e nosso objetivo é mostrar que é possível atingir suas metas de marketing utilizando o Blog do Guilherme Araújo.

A seguir, incluí alguns pontos básicos sobre o Blog do Guilherme Araújo e sobre o que ele pode fazer por você e por sua empresa.

O Blog do Guilherme Araújo permite que você:
Segmente os anúncios especificamente para pessoas que estão procurando seus produtos ou serviços.
Evite exibir anúncios para usuários que provavelmente não comprarão seus produtos ou serviços.
Obtenha o máximo retorno de seu investimento em publicidade virtual.

Alcance:
A cada mês, aproximadamente 80% dos usuários da internet no Brasil (e mais outras centenas de milhões em todo o mundo) visualizam os anúncios e o Blog do Guilherme Araújo já tem visibilidade expressiva nacional e internacional atingindo no ano de 2010 a marca de 64.251.806 acessos e com isso recebendo da Google o premio do blog mais acessado na categoria de negócios e políticas.

O Blog do Guilherme Araújo pode oferecer acesso instantâneo a esse enorme público-alvo de clientes em potencial.

Custo:
O Blog do Guilherme Araújo tem uma boa relação custo-benefício para empresas de todos os tamanhos.

Na hora certa:
Os anúncios do Blog do Guilherme Araújo atraem os clientes em potencial no momento exato em que os usuários estão pesquisando ativamente informações relacionadas à sua empresa.

Com os anúncios do Blog do Guilherme Araújo, você garante que seu website esteja a apenas um clique de distância.

Flexibilidade e controle:
Além disso, pode editar sua conta a qualquer momento, com a freqüência que desejar e alterar sua propaganda a qualquer momento, colocando fotos, fazendo promoções e etc.
O Blog do Guilherme Araújo está disponível 24 horas por dia, 7 (sete) dias por semana.

Os anúncios começam a ser exibidos pela primeira vez quase imediatamente após a ativação de sua conta com as informações solicitadas pelo cliente.
Em alguns países, os anunciantes podem efetuar o pagamento por transferência bancária.
Nesse caso, os anúncios são exibidos quando recebemos o primeiro pagamento na assinatura do contrato.

Hoje, o valor médio de anuncio é R$ 250,00 mensais
Contrato de 06 (seis) meses.
Espaços disponíveis do lado esquerdo (04) quatro, sendo o 2º. 3º, 4º e 6º
Espaços disponíveis do lado esquerdo (04) quatro, sendo o 3º, 4º, 5º e 6º
Espaços disponíveis no rodapé (06) seis R$ 150,00
Proposta valida até 30/09/2011

Fico a disposição para esclarecimentos.

Guilherme Araújo
Consultor de negócios e Políticas
(12) 97989179

Chega ao fim mas um pesquisa elaborada através do Blog do Guilherme Araújo


A Câmara Municipal de Caraguatatuba deve aumentar para quantos os vereadores em 2012?

Manter os 10 vereadores (32%)

Aumentar para 13 vagas (5%)

Aumentar para 15 vagas (62%)

Aumentar para 17 vagas  (1%)

Numero de participantes: 6.547

Quantidade de dias: 60

Essa pesquisa foi aberta somente para moradores de Caraguatatuba, sendo que cada IP registrado só pode votar 01 (uma) vez.

Homens são mais felizes no trabalho que mulheres, diz pesquisa

Os homens são mais felizes e equilibram melhor o trabalho e a vida doméstica do que as mulheres, mas talvez seja porque elas ainda são as responsáveis por cuidar da casa. Uma pesquisa da Captive Network com 670 executivos americanos mostrou que os funcionários do sexo masculino são, em geral, 25% mais felizes do que as mulheres no trabalho e 8% em casa. Ao mesmo tempo, elas têm pelo menos 25% mais chance de serem as responsáveis por tarefas domésticas, como cozinhar, arrumar a casa e fazer supermercado.
A pesquisa também mostrou que os homens estão mais dispostos a fazer intervalos durante o trabalho, seja para realizar atividades pessoais (25% mais do que mulheres) ou simplesmente "para relaxar" (a diferença sobe para 35%).
Ainda de acordo com o estudo, essas características têm reflexo na saúde dos funcionários, que é afetada pelo trabalho independente de gênero, mas prejudicam mais as mulheres. Enquanto 87% dos trabalhadores admitem que a falta de equilíbrio é responsável por problemas médicos, o número de mulheres que dizem ter dificuldades como dor de cabeça, estresse, tensão e problemas de peso é, em média, 10% maior do que o de homens.

Crie e proteja a sua marca

Não basta criar uma marca. É importante tomar todos os cuidados para protegê-la. Confira abaixo, na resposta da analista do Sebrae/RJ Ivana Machado, como é necessário proceder.
Quer saber mais sobre gestão de empresas ou sobre empreendedorismo? Mande um e-mail para facaeaconteca@extra.inf.br.
Estou indo ministrar um curso em outro estado e gostaria de usar uma marca para isso. Quais são os procedimentos e valores para isso? Desde já agradeço. Higor Cavalcante
Higor,
Você tem razão em se preocupar com a utilização de uma marca, o que contribuirá para que seja lembrado, e com o registro da mesma, o que evita que alguém utilize a sua marca indevidamente.
É importante verificar se, no território nacional, não existe outra empresa ou mesmo pessoa física que detenha a marca desejada. Esta busca é feita por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No site do órgão ( http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/marcas/index.htm-new-version-new-version#1), você encontra os procedimentos para realizar esta verificação e também o valor do depósito necessário para registrar a marca.
O depósito de marca é o processo inicial para o registro. Primeiro, o interessado declara seu interesse e faz o depósito para que o orgão responsável faça a pesquisa sobre a existência ou não da marca.
Não se esqueça: antes de expor sua marca, faça o depósito e o registro no INPI. Isso evita que alguém vá ao órgão e faça isto antes de você, o que implicaria em perda da marca para quem a depositou.
O Sebrae/RJ oferece o Programa Bônus Propriedade Intelectual, que fornece um subsídio para serviços de busca e redação de patentes e registro de desenho industrial, marcas e software. Para obter mais informações, ligue para nossa Central de Relacionamento, no 0800-570-800.

FGTS completa 45 anos com perdas bilionárias para trabalhadores

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma das grandes conquistas dos trabalhadores, completou, nesta terça-feira, dia 13, 45 anos. Criado para proteger o funcionário da demissão sem justa causa, ele se tornou, por exemplo, o principal meio para a compra da casa própria. Apesar disso, o Instituto FGTS Fácil estima que deixaram de entrar no bolso do trabalhador aproximadamente R$ 250 bilhões.
O principal motivo para a perda é a falta de depósito do benefício por parte das empresas. Cerca de R$ 100 bilhões não chegaram aos empregados. A mudança da base de correção de valores, em 1990, do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para a Taxa Referencial (TR), mordeu mais R$ 85 bilhões do fundo.
Saúde e moradia
Em 2010, R$ 407,45 milhões foram sacados para tratar doenças graves. Segundo a Caixa, este ano, mais de 60 bilhões do fundo serão aplicados na economia — 50% na habitação.

Empresas assumem responsabilidade com a gestão de resíduos no Rock in Rio

Como gerenciar melhor os resíduos, reaproveitar material, diminuir o volume de lixo e ainda fazer coleta seletiva para reciclagem num ambiente que receberá 600 mil pessoas durante sete dias? Esse é o desafio que a organização do Rock in Rio, que começou anteontem, e as empresas patrocinadoras do festival de música se propuseram a enfrentar, tentando criar uma cultura de respeito ao meio ambiente em grandes eventos. O Plano de Sustentabilidade do Rock in Rio recebeu, inclusive, a certificação 100R, concedida pela Sociedade Ponto Verde (SPV), instituição portuguesa responsável por programas de coleta seletiva e reciclagem, a organizações que se destaquem pela preocupação ambiental.
A Coca-Cola, uma das principais patrocinadoras do Rock in Rio, decidiu fazer a sua parte montando um camarote VIP com materiais reciclados e reaproveitados: 1.600 engradados formam a base da estrutura, que tem cinco metros de altura. O piso é feito com chapeado de madeira de reflorestamento e os pufes são produzidos com garrafas do tipo PET reaproveitadas.
Decidimos não só falar de sustentabilidade, como montar nossa presença no evento de forma sustentável. Assim, o impacto é maior, e a mensagem fica mais forte, diz a diretora de Marketing da Coca-Cola, Luciana Feres.
A limpeza dos espaços abertos da Cidade do Rock ficará a cargo da Comlurb, que vai contar com 600 recipientes para separação de resíduos recicláveis e não-recicláveis. Já os espaços como camarins, backstage, banheiros, área VIP e salas de produção serão de responsabilidade da Locanty, que também patrocina o evento e tem experiência em gestão de resíduos e limpezas.
Dentro da filosofia do festival de música, a Locanty implantou algumas novidades: as vassouras e rodos usados pelos auxiliares de serviços gerais são produzidos com garrafas PET reutilizadas. Além disso, para evitar diminuir o volume de resíduos gerados, a Locanty vai abolir o uso de papel para enxugar as mãos nos banheiros, substituindo-os pelo álcool gel.
Muito se fala em sustentabilidade, mas pouco é realizado na prática. Nós procuramos levar a preocupação ecológica efetivamente para as nossas ações, explica o diretor de relações institucionais da Locanty, Sergio Barbosa.
Expectativa de reação do público quanto ao uso do álcool gel, Barbosa entende que o álcool gel pode enfrentar alguma resistência, por isso, a empresa treinou alguns funcionários para orientar os frequentadores.
Queremos que o público entenda que existem formas de manter as mãos higienizadas, sem que isso signifique gerar um grande volume de lixo. Nosso objetivo é justamente fazer as pessoas repensarem a sua conduta, acentua o diretor da Locanty, que também se compromete a usar apenas produtos de limpeza que sejam biodegradáveis.