GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O evento integra uma série de ações de valorização da melhor idade como, grupos de dança, participação no JORI, acessibilidade, entre outras

A Semana Internacional do Idoso promete agitar Ilhabela a partir de hoje, até o dia 1º de outubro. Com o lema “Viver aqui é tudo de bom” o Fundo de Solidariedade Desenvolvimento Social e Cultural preparou uma programação especial para os jovens senhores e senhoras do município. A abertura está prevista para às 9h, na Câmara Municipal, na Vila.
Durante a semana o grupo da melhor idade poderá participar de palestras, aulas de dança, sessão de cinema, gincana, torneio de vôlei, confraternização com café da manhã, aula de panificação, trilhas, além de outras atividades. Segundo a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Heidorn Reale Colucci, e expectativa é que o evento tenha grande participação. “Queremos que nossa cidade seja um lugar bom para o idoso e por isso promovemos cada vez mais atividades voltadas a esse público. Esperamos a participação de todos durante a Semana Internacional do Idoso”, disse Lúcia em entrevista à rádio local.
A valorização do idoso integra o plano de governo do prefeito Toninho Colucci (PPS) e hoje é uma realidade em Ilhabela. A parceria do Fundo de Solidariedade com a prefeitura, por meio de secretarias como Esporte, Cultura e Educação, garante mais qualidade de vida para essa parcela da população que cresce cada vez mais na cidade. “Nós estamos trabalhando para oferecer o melhor para os idosos que nasceram aqui e também os que escolheram Ilhabela para viver. É nosso dever garantir uma vida saudável, com atividades culturais, esportivas, de lazer, acessibilidade e tudo o que estiver ao alcance do poder público”, ressaltou Colucci.

Atividades

Desde 2009 com a criação do “Grupo Melhor Idade em Ação”, os idosos estão em evidência no município. O grupo de dança faz sucesso por onde passa, não só nos eventos da prefeitura, mas também em festivais nas cidades de Campos do Jordão, Paraty, Taubaté, São Sebastião, entre outras. A melhor idade de Ilhabela também é destaque na participação dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em diversas modalidades esportivas. A Prefeitura de Ilhabela também investe em “Espaços Melhor Idade”, com academias ao ar livre nas praças da Praia Grande e do Pequeá, antigo Campo da Aviação.
A acessibilidade também é outro ponto importante não só para a terceira idade, mas também para portadores de necessidades especiais. Com essa preocupação a prefeitura trabalho no projeto de construção de calçadas no interior dos bairros em diversas regiões da cidade. Além de garantir o acesso a medida ainda garante a segurança dos pedestres.

Centro de Apoio Social ao Idoso

A cidade também foi contemplada com o Projeto Quero Vida, do Governo do Estado e deve inaugurar em breve o Centro de Apoio Social do Idoso, na Barra Velha. O local será um espaço de acolhimento, proteção e convivência aos idosos que possuem famílias sem condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele. No centro, o idoso terá atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, além do atendimento de profissionais especializados.

Confira a programação da Semana Internacional do Idoso:

Segunda-feira (26/9)
8h - Credenciamento / Café
9h - Abertura Oficial da Semana Internacional do Idoso.
9h30 - Palestra e Dinâmica de Grupo - Local: Câmara Municipal, na Vila
19h - Aula aberta de dança
Local: Espaço Cultural “Roberto Fazzini” - Praia Grande
Terça-feira (27/9)
8h - Trilha - Lanche Comunitário - Local: Trilha do Tesouro da Colina com chegada no Parque Municipal das Cachoeiras
20h - Cinema - Filme: De Pernas Pro Ar
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Vila
Quarta-feira (28/9)
8h às 18h – Gincana
Local: Ginásio de Esportes
12h às 14h - Intervalo para almoço
Quinta-feira (29/9)
8h - Café da manhã, aula aberta de ginástica e torneio de vôlei
Local: Praia do Perequê
Sexta-feira (30/9)
13h30 - Aula de Panificação Dinâmica de Grupo
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz – Vila
Sábado (1º/10)
12h - Almoço
13h30 - Sarau Lítero/Musical
Local: Clube da 3ª Idade

Nenhum comentário: