GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Presidente do Condephaat visita a cidade e abre a Oficina de Patrimônio Arquitetônico

Fernanda Bandeira destaca o ineditismo da capacitação e a importância em preservar

Na noite desta última sexta-feira, o Centro Cultural de São Sebastião Batuíra foi palco da cerimônia de abertura da “Oficina de Patrimônio Arquitetônico: Princípios gerais de preservação e projetos”. Esta capacitação faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Condephaat, das Oficinas Culturais e do Sisem – SP, e a Administração Municipal de São Sebastião através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) / Departamento de Patrimônio.
Pela primeira vez na história, o Condephaat realiza no município uma Oficina de capacitação voltada para a preservação do patrimônio material e imaterial. O evento contou com a presença da presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria do Estado da Cultura, Marília Barbour, do coordenador Regional das Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado, Washington Freitas, da secretária da Sectur, Marianita Bueno, além dos participantes da capacitação.
Para abrir o evento, o professor, poeta e prosador, Geraldo de Buta, declamou três poesias – uma delas que falava, inclusive, sobre os casarões históricos da cidade. Os presentes puderam ainda desfrutar de um coquetel com comidas típicas caiçaras. Em discurso, Marianita agradeceu a parceria entre o Condephaat e a Administração. A secretária lembrou o público que o Batuíra, local onde serão realizadas as aulas da Oficina, foi restaurado recentemente. “Este Centro Cultural reforça o esforço que a Administração de São Sebastião tem dedicado para a preservação do patrimônio e da cultura, tanto material quanto imaterial”, destacou ela, lembrando a importância em preservar o passado para a construção de uma cidade melhor.
O coordenador Regional das Oficinas Culturais da Secretaria da Cultura do Estado, Washington Freitas, também destacou a importância desta parceria. “É importante dar acesso às pessoas de ampliarem seu pensamento com relação às ações culturais e artísticas. Ficamos muito felizes com a parceria”, disse. Freitas destacou os bons resultadas da parceria realizada recentemente com a Administração, através do curso Elaboração de Projeto. “Através desta capacitação, São Sebastião já tem dois projetos aprovados pelo ProAc (Programa de Ação Cultural). O Quebradas, de Hip-hop, e o Caxetas Caiçaras. Isto é motivo de orgulho para nós”, completou.

Pioneirismo e preservação

De acordo com a presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira, a oficina de capacitação de preservação do patrimônio é inédita. A Secretaria da Cultura do Estado abriu os instrumentos desta pasta para a utilização do Condephaat. “É a primeira vez que desenvolvemos uma oficina com este foco. A ideia é realizá-la em centros históricos. Onde há mais eco para estas questões”, explicou Fernanda.
“A preservação do patrimônio é muito importante. Precisamos preservar a nossa história. E é através de pessoas devidamente capacitadas que temos mais força para dar continuidade a este trabalho”, comentou a presidente, ao enfatizar também a importância do pós-curso. “Depois da oficina, estreitamos o relacionamento entre o Condephaat e o município. Criar este link com as regiões de longe é difícil. Mas, através do contato os participantes a comunicação será mais produtiva”, acredita.
Fernanda informou ainda que, futuramente, o intuito é avaliar as necessidades de cada município, de acordo com os resultados das oficinas. “Veremos o que cada núcleo mais necessita e tentaremos supri-los”.

A Oficina

A oficina foi voltada para o público formado ou estudantes de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Comunicação, História, Museologia, artes e gestão públicas; agentes e produtores culturais, professores e demais interessados no tema. Seu objetivo é qualificar os profissionais e estudantes para a preservação do patrimônio material e imaterial. O curso visa também ampliar e fortalecer as políticas públicas da Secretaria Estadual para a área de patrimônio cultural no interior do estado, através da qualificação dos que atuarem com a questão patrimonial.
A capacitação é ministrada pelos arquitetos Samuel Kruchin e Cristiane Gonçalves. Eles introduzirão os participantes ao universo da preservação da arquitetura e irão abordar os princípios técnicos, formais e legais no âmbito público privado. O programa da oficina prevê dois módulos temáticos, com 13 horas/aula, e um fórum de 2 horas/aula destinado à discussão de questões locais à luz do que foi apresentado durante as aulas.
Os temas abordados são: história do restauro e os princípios gerais de preservação desde o século XIX até os dias atuais; organização das primeiras estruturas legais e os organismos internacionais e nacionais de preservação; procedimentos básicos para o desenvolvimento de projetos de restauro e metodologia para intervenção em bens de natureza urbanístico-arquitetônica; e estudos de casos apresentando experiências concretas de intervenção no patrimônio edificado.

Nenhum comentário: