GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CBH-LN realizará primeira oficina sobre prevenção de riscos socioambientais

O CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), por meio do GTEA (Grupo Técnico de Educação Ambiental), realizará a 1ª Oficina Participativa sobre Educação para Prevenção de Riscos socioambientais, dia 27, terça-feira, das 14 às 17h30, na sede do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba (Rua do Horto Florestal, 1.200, bairro Rio do Ouro). Conforme a coordenadora do GTEA, Inaê Araujo, a oficina foi idealizada em razão do processo de ocupação do espaço geográfico do Litoral Norte, que vem ocasionando série de problemas sociais e ambientais pela falta de planejamento urbano adequado aos aspectos naturais (relevo, hidrografia, ecossistemas e clima). A oficina deve, entre outros aspectos, analisar como lidar com os riscos socioambientais, uma vez que a região já possui histórico de escorregamentos, inundações e erosão costeira. “Há necessidade de iniciarmos os debates sobre educação para a prevenção de risco aos diversos setores da sociedade”, Inaê completa.
A oficina é destinada a participantes do GTEA/CBHLN, representantes da Defesa Civil e de órgãos públicos, educadores, pesquisadores, lideranças comunitárias e demais interessados na temática. Não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações: (12)-3832-3816.

Acompanhe a programação
14h: Abertura:Débora Olivato (Doutoranda do Programa de Geografia Física da USP) e Marcia Stasiak (Educadora do PESM Núcleo Caraguatatuba);
14h10 a 14h40: Palestra “A formação da percepção de risco da comunidade”, pelo Professor-doutor Eduardo Marandola, do Núcleo de Estudos de População/Unicap;
14h50 a 15h20: Palestra – “A real situação do Litoral Norte e a necessidade de educação preventiva aos riscos ambientais”, por Emanuel Carvalho - PESM Núcleo Caraguatatuba e GACC (Grupo de Auxílio de Defesa Civil.
15h30 a 16h: Palestra “A atuação do Instituo Geológico na prevenção de riscos naturais”, pelo geógrafo Pedro Carignato, do Instituto Geológico / Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo;
16h10 a 17h: Oficina participativa voltadas a sugestões para compor um cenário de uma educação para prevenção de risco no Litoral Norte (destinada ao ensino formal e informal) 17h a 17h30: Encerramento com sugestões de encaminhamento para a próxima oficina.

Nenhum comentário: