GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Capacitar para atender melhor o mercado de trabalho

O crescimento e desenvolvimento de Caraguá têm obrigado tanto os empresários, e profissionais quanto o Governo Municipal a investirem na capacitação de mão-de-obra. A administração pública tem procurado parcerias para trazer para a cidade cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitar, qualificar e requalificar a população. A cidade já conta com três instituições de ensino que oferecem oportunidades de formação profissional: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); a Escola Técnica Estadual (Etec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). E ainda, o Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que capacita os micro e pequenos empresários, e favorecer a empregabilidade no município.
Para o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, a demanda de mão de obra deverá crescer no setor industrial e, com isso, gerar mais empregos. “É necessária a qualificação dos nossos moradores, para que as empresas que se instalarem contratem trabalhadores locais e não necessitem trazer mão-de-obra de outras regiões”, afirmou.

Demanda

A preocupação com a formação de mão de obra, no entanto, não é recente. Há mais de dez anos, cursos de capacitação eram oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade. Para atender a demanda crescente daquela época, o Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural (Fundacc), firmou convênio com o Governo Federal e instalou na cidade o Centro de Educação Profissionalizante do Litoral Norte (Ceprolin), que hoje é o Instituto Federal (IFSP).
A instituição conta hoje com 45 docentes e aproximadamente 1.200 alunos nos cursos de três áreas: Construção Civil, Tecnologia da Informação e Gestão. Em 2011, o Instituto Federal, passou a oferecer os cursos superiores de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais, com 40 vagas cada.
Sua estrutura oferece sete salas de aulas de uso comum, oito laboratórios deinformática e dois de construção civil, uma cozinha didática e um auditório multidisciplinar. O prédio está em fase de ampliação e as novas instalações abrigarão a biblioteca e o setor administrativo. Com as obras, três salas serão liberadas para realização de cursos.

Competência

Já a ETEC oferece formação e aperfeiçoamento nas áreas de Contabilidade, Logística e Informática para Internet, com 40 vagas cada; além de outras 80 para o ensino médio. Atualmente, a escola tem 21 professores e 480 alunos inscritos. No vestibulinho do 2º semestre de 2011, 650 candidatos disputaram 120 vagas.
A escola tem seis salas de aula, laboratórios de Informática, Gestão, Química, Física e Biologia; salas de Bar e Restaurante, Manipulação de Alimentos e de Padaria e Confeitaria. Para 2012, a ETEC terá o curso técnico em Cozinha, com 40 vagas. As inscrições para o vestibulinho do ensino médio e profissionalizante da escola abrem no próximo dia 28 de setembro e seguem até às 15h do dia 18 de outubro, no site www.vestibulinhoetec.com. A taxa de inscrição é de R$ 25.

Autonomia

O Senai de São José dos Campos, que atua em Caraguá, também qualifica e requalifica os alunos para que, no futuro, possam entrar no mercado de trabalho ou como autônomos. A unidade, inaugurada no início de 2010, tem três professores e os cursos de Instalador Hidráulico, Eletricista, Instalador Residencial, Pintor de Obras, Auxiliar de Climatização Veicular, Pedreiro Assentador e Pedreiro Revestidor.
Mas, não são somente os recém-formados que necessitam de orientação para se colocar no mercado de trabalho. Os empresários, muitas vezes, também precisam se qualificar e se atualizar, principalmente, para acompanhar o mundo em constante mudança. Em Caraguá, os empresários, contam com o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae. Cerca de três vezes por mês, consultores da entidade de São José dos Campos ministram palestras gratuitas e cursos de capacitação, conforme a demanda e a época do ano. Algumas destas capacitações são específicas para empresários, como a que será realizada no dia 29 deste mês, às 19h, com o tema “Consultoria Coletiva sobre Controle Financeiro”. As vagas são limitadas, por isso é necessário reservá-las. Mais informações no 3882-3854.
O posto é uma parceria do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba (Sinhores).

Nenhum comentário: