sexta-feira, 6 de maio de 2016

Como controlar a ansiedade

Para controlar a ansiedade e o nervosismo deve-seevitar pensamentos impróprios e ter sempre pensamentos positivos. Outras dicas úteis para controlar a ansiedade são:
  • Dormir 8 horas por noite. Uma boa noite de sono relaxa a mente e os músculos do corpo, que tendem a ficar tensos quando a ansiedade se instala
  • Alimentar-se de forma adequada.Evite alimentos estimulantes à base de cafeína, como chocolate, café, coca-cola e chá preto
  • Fazer refeições leves. Invista no consumo de frutas, legumes e cereais
  • Praticar atividade física de forma regular, pois ela produz endorfinas que ajudam na sensação de bem-estar físico e emocional
  • Usar a técnica de controle da respiração, inspirando profundamente e expirando de forma lenta
  • Evitar cigarro e bebidas alcoólicas, pois eles colaboram para o estresse e para a ansiedade
  • Optar por locais calmos e silenciosos, onde é possível relaxar um pouco e organizar os pensamentos
  • Tomar chás calmantes, como o de maracujá, ou tomar um calmante de valeriana, pois eles possuem propriedades sedativas que vão melhorar o funcionamento do sistema nervoso, combatendo o estresse e a ansiedade
  • Outra boa dica é notar num papel tudo aquilo que está causando ansiedade e o que você pode fazer para solucionar esta questão e tomar as medidas necessárias.
A maior característica da ansiedade é a excitação.  A aceleração do pensamento, na maioria das vezes, causa confusão metal e aumento da sensação de perigo, além de passar uma sensação de incapacidade de se livrar dele.
Casos mais graves, quando o indivíduo apresenta ansiedade por mais de 5 dias por semana, por pelo menos 6 meses, podem necessitar de antidepressivos, ansiolíticos e acompanhamento do psicólogo ou psiquiatra.

4 passos para controlar as emoções negativas

Para controlar as emoções negativas como raiva, tristeza, insegurança ou medo é importante, em primeiro lugar, manter a calma, identificar o motivo que causou o sentimento ruim e, focar a energia em alguma atividade que proporciona prazer, para que sensação ruim seja substituída por um sentimento agradável.
Estas emoções negativas podem surgir depois de uma discussão, após um divórcio ou desgosto amoroso ou mesmo durante a TPM e para manter o bem estar e a saúde mental, deve seguir estes 4 passos:

1. Manter a calma

Para conseguir regular as emoções é fundamental ter calma e, para isso, deve-se:
  • Parar o que está fazendo;
  • Respirar fundo, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca lentamente;
  • Mexer o corpo, balançando os braços e as pernas;
  • Fazer contagem dos números do 60 para o 0, de forma lenta, olhando para cima;
  • Beber um chá calmante como chá de valeriana. Veja como fazer em: Chá calmante.
Manter a calma permitirá pensar de forma mais ponderada, ajudando a identificar o motivo do sentimento negativo e mais facilmente substituindo-o por um positivo.

2. Identificar o motivo que provocou o sentimento negativo

Após estar mais calmo, deve-se tentar perceber o motivo que provocou o sentimento negativo, dedicando algum tempo a pensar e refletir na situação ou desabafando com alguém o que está sentindo.
Após identificar exatamente o motivo, deve procurar afastar-se, evitando a pessoa ou situação que provocou o sentimento desagradável e que levou ao descontrole emocional.

3. Fazer uma lista de sentimentos

Depois deve dedicar algum tempo a escrever os sentimentos numa folha de papel.
Para isso, deve dividi-la em duas parte, sendo que de uma lado deve-se fazer uma lista dos sentimentos positivos e agradáveis que se deseja sentir, como confiança, coragem ou calma e, do outro, os sentimentos negativos que se deseja evitar e afastar, como medo ou revolta, por exemplo.

4. Fazer o que gosta

Para conseguir atingir os sentimentos positivos é necessário fazer algo que possa dar prazer como ver um filme, escrever em um diário, ouvir uma música ou saborear um alimento, por exemplo.
Controlar as emoções nem sempre é fácil, pois é necessário gerir os pensamentos e, normalmente são as pessoas mais otimistas que melhor gerem as emoções negativas. 

Como pensar positivo

Para controlar as emoções é importante focar diariamente em pensamentos positivos, procurando ser otimista e centrando-se nas soluções e não nos problemas. Algumas das formas que podem ajudar a pensar positivo incluem:
  • Registar os momentos positivos: ao final de cada dia pode-se registrar 3 momentos agradáveis que tenham acontecido, escrevendo ou fotografando, por exemplo;
  • Rir e sorrir: deve-se manter o humor positivo e estável durante o dia, rindo-se de si e com os outros;
  • Ser fiel aos seus valores: é importante registrar os valores fundamentais da vida num papel e viver seguindo-os sempre que possível;
  • Conviver com pessoas importantes: deve-se manter relacionar com pessoas que provocam sentimentos agradáveis, como família ou amigos próximos;
  • Planejar o dia-a-dia: para ser positivista deve planear as rotinas do trabalho, domésticas ou de lazer, usando uma agenda;
  • Ser cauteloso: deve-se avaliar bem todas as situações, antecipando o que pode acontecer de positivo e negativo;
  • Ser flexível: a pessoa deve procurar adaptar-se às situações, colocando-se sempre no lugar da outra pessoa.
Além disso, ter hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico e dormir bem, é essencial para se sentir bem e em equilíbrio, contribuindo para pensar de forma positiva e sentir-se feliz.

Veja quais as consequências e como se livrar do estresse

O estresse em excesso pode levar ao aumento do peso, úlceras de estômago, alterações cardíacas e pressão alta devido ao aumento do cortisol, que é o hormônio responsável por contribuir para o bom funcionamento do sistema imune. Saiba mais funções deste hormônio em: Cortisol.
Geralmente, o estresse é provocado por excesso de trabalho, instabilidade de horários, situações de doença ou sobrecarga de tarefas pessoais e, uma das melhores formas de se livrar do estresse é dedicar 30 minutos por dia para fazer atividades relaxantes, como ouvir música, tomar um banho calmo ou andar descanso na areia, porque ajuda a diminuir os níveis de cortisol, relaxa e diminui a frequência cardíaca.
No entanto, em alguns casos, pode ser necessário ir no médico para tomar remédios que ajudam a diminuir a ansiedade, realizando sessões de psicoterapia para aprender técnicas de relaxamento e formas eficazes para gerir o tempo.

Consequências do estresse

O estresse pode provocar problemas ou doenças na maioria dos órgãos e sistemas, podendo provocar:
Unhas fracas e quebradas
  • Queda de cabelo e fios mais finos;
  • Unhas fracas e quebradiças;
  • Aumento do apetite com aumento de peso ou perda de peso devido à sensação constante de afrontamento e falta de apetite;
  • Dificuldade em pegar no sono, o que provoca cansaço frequente;
  • Doenças frequentes, como infeções urinárias, gastroenterite ou gripe.
O estresse também pode levar ao desenvolvimento de problemas mais graves como síndrome metabólica, como aumento surgimento de diabetes, níveis elevados de triglicérides e colesterol mau ou síndrome do cólon irritável.
Além disso, o estresse frequente ao longo do tempo pode comprometer praticamente todos os órgãos ou sistemas do corpo e, em casos mais graves, pode levar à infertilidade ou mesmo ao suicídio.

Como reduzir o estresse provocado pelo trabalho

Para diminuir os níveis de estresse laboral deve-se:
Tirar férias
  • Tirar férias todos os anos: as férias ajudam a esquecer as obrigações do dia a dia;
  • Fazer pequenas pausas regulares durante a hora de trabalho: a pausa, nem que seja de 5 minutos, ajuda a relaxar e organizar o pensamento aumentando a produção e rentabilidade;
  • Realizar alongamentos: na hora de trabalho o corpo também precisa de relaxar e diminuir a tensão. Veja o que fazer em: Exercícios de alongamento para fazer no trabalho.
  • Falar com o chefe: principalmente quando existe alguma dificuldade ou problema;
  • Dividir tarefas: a divisão de tarefas ajuda a diminuir a sobrecarga de cada trabalhador;
Além disso, colocar-se sempre no lugar da outra pessoa é uma das formas de diminuir os conflitos laborais, sendo por isso, importante ser tolerante e cauteloso para conseguir avaliar bem todas as situações e antecipando o que pode acontecer de positivo e negativo.

Como diminuir o estresse emocional

Normalmente, o estresse surge divido à dificuldade em gerir o tempo entre as tarefas profissionais e as obrigações familiares e, por isso, o mais importante para se livrar do estresse em excesso inclui:
  • Usar uma agenda para organizar as rotinas da semana, programando de semana a semana.
  • Distribuir as tarefas entre os diferentes elementos de uma família: devendo-se incluir as crianças, atribuindo pequenas tarefas, como fazer a cama ou arrumar o quarto, por exemplo;
  • Focar-se necessidades atuais e esquecer o passado;
  • Economizar dinheiro, gastando apenas nos bens essenciais, para evitar dívidas, que é uma das causas do estresse em excesso;
  • Evitar situações que causam mal-estar como por exemplo, se as noticias da televisão causam tensão ou o trânsito intenso provoca ansiedade é importante procurar soluções;
  • Fazer atividades de lazer relaxantes: dedicar pelo menos 30 minutos por dia a fazer atividades calmantes como ouvir música, tomar um banho, andar descanso na areia ou terra ou caminhar ao ar livre, pode ajudar a diminuir o estresse.
Além disso, deve beber diariamente um chá calmante, como camomila ou hipericão e evitar bebidas e alimentos com cafeína porque provoca o excitamento do sistema nervoso central o que leva ao aumento do estresse.

Suco de maçã e agrião para aumentar a fertilidade

O suco de maçã e agrião para aumentar a fertilidade é um excelente remédio caseiro, pois o agrião tem grande quantidade de vitamina E, restabelecendo os níveis do corpo e melhorando as funções reprodutoras.

Receita do suco de maçã e agrião para aumentar a fertilidade

Ingredientes

  • 3 maçãs;
  • 1 molho grande de agrião;

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar este suco é lavar o agrião cuidadosamente e picar as maçãs. Posteriormente os ingredientes devem ser adicionados na centrífuga para que sejam reduzidos a suco. Após adoçar o suco de maçã e agrião está pronto para ser bebido.
Os problemas de funções reprodutoras e de fertilidade estão relacionados a muitas causas, como falta de vitaminas, problemas de desenvolvimento e até causas psicológicas. Independentemente da causa, ter uma alimentação saudável é determinante para a fertilidade feminina, por isso beba o suco de maçã e agrião frequentemente e aumente a ingestão de alimentos como avelã, nozes e abacate.

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem e da mulher

Os alimentos para aumentar a fertilidade são aqueles que ajudam a produzir os hormônios sexuais, assim como a formar os óvulos e os espermatozoides. Os alimentos que aumentam a fertilidade masculina e feminina são:
  • Ostras, carnes, frutas secas, gemas de ovo, centeio e aveia porque são alimentos ricos em zinco, que é um mineral essencial na saúde reprodutiva do homem e da mulher;
  • Couve-flor, agriões, banana e brócolis, pois são alimentos ricos em vitamina B6 e esta vitamina trabalha em equipe com o mineral zinco, produzindo os níveis adequados de hormônios sexuais;
  • Peixes gordos e sementes que têm ácidos graxos ômega 3 e 6, que são necessários para um funcionamento saudáveis dos hormônios;
  • Sementes de girassol, que são especialmente ricas em vitamina E, que é importante para melhorar a saúde dos óvulos e dos espermatozoides.
Alimentos que aumentam a fertilidade

Estes são alimentos bons para aumentar a fertilidade, mas existem outros alimentos que devem ser evitados, como as bebidas alcoólicas, que podem reduzir a fertilidade pela metade, café e bebidas com cafeína, pois uma xícara de café por dia pode reduzir para metade as hipóteses de engravidar e alimentos com farinha e açúcar refinado, como bolos e biscoitos, pois utilizam grandes quantidades de vitaminas e minerais para serem processados pelo organismo, diminuindo a utilização desses nutrientes para a produção de hormônios.

Alimentos para aumentar a fertilidade feminina

Os alimentos para aumentar a fertilidade feminina, além dos descritos anteriormente, são os alimentos antioxidantes que melhoram a fertilidade e são necessários para o crescimento e desenvolvimento dos óvulos.
Os alimentos antioxidantes são ricos em:
  • Vitamina A ou betacaroteno, como cenouras, batata-doce, alperces secos, abóbora e agriões;
  • Vitamina C, como vegetais verdes, pimentos, kiwis, tomates e frutas cítricas;
  • ​Vitamina E, como frutas secas, sementes, peixes gordos, abacates, feijões e batata-doce;
  • Selénio, como castanha-do-pará, sementes de sésamo, atum, couves e cereais integrais;
  • Zinco, como carne, peixe, ostras, sementes, frutos secos, ovos e vegetais verdes folhosos;
  • Fitonutrientes presentes nas frutas e vegetais de todas as cores, como beterraba vermelha, mirtilos azuis, alperces cor-de-laranja, pimentos amarelos, toranjas rosadas e vegetais verdes folhosos.
Numa alimentação para aumentar a fertilidade feminina, deve-se ingerir pelo menos cinco porções de vegetais e frutas de cores diferentes por dia, além de consumir frutas secas e sementes 1 vez por dia.

Alimentos para aumentar a fertilidade do homem

Os alimentos para aumentar a fertilidade do homem, além dos que estão na primeira lista, são: pão integral ou de centeio, batatas, pimentos verdes, ovos e frango, pois são ricos em cromo, mineral importante para fabricar os espermatozoides.
Outros alimentos importantes para os homenssão os ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, pois esta vitamina protege os espermatozoides e ajuda a aumentar o seu número.

Video circula nas redes sociais e tem texto diz que ha suspeita de Fraude no concurso de Caraguatatuba 2016? "CETROuxa"

Oasis - Wonderwall

É assim que vamos trabalhar....


O GRUPO PENSANDO CARAGUÁ 2016 – É com satisfação que vamos levar ao conhecimento dos amigos A ZOONOSE DE CARAGUATATUBA não esta cumprindo o TAC ASSINADO ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA E O MP DE CARAGUATATUBA assinado em 29 de setembro de 2011.

Mesmo a ouvidoria não tendo ainda respondido o requerimento, nós conseguimos o TAC acima citado.













Faço uso da Lei de Acesso à Informação, instituída pela e Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e do DECRETO ESTADUAL: Confira também o Decreto Estadual que a regulamenta, nº 58.052, de 16 de maio de 2012 cria o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC.

Venho recebendo algumas denuncias de munícipes informando o que segue:
Após inúmeras idas ao Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba para fazer uso do serviço de CASTRAÇÃO, sempre deparado com a mesma situação. Segundo os servidores que lá trabalham fui orientada da seguinte forma; Que o programa de Castração se encontra paralisado e que para ligar para saber informações se o mesmo foi iniciado ou não; Após inúmeras tentativas sem êxito, busquei informações e descobri que a existência de um TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA – (TAC); Busquei informações e no (TAC) consta que o PROGRAMA DE CASTRAÇÃO NÃO PODE SER INTERROMPIDO.
Após ouvir os servidores e ler o (TAC), pergunto aos senhores responsáveis pela ZOONOZES:
1. Porque o PROGRAMA DE CASTRAÇÃO ESTA INTERROMPIDO desde dezembro de 2015?
2. Como fica a demanda da castração;
3. Quantos médicos veterinários há no Centro de ZOONOZES efetivos e contratados;
4. Relação (digitalizada) dos médicos veterinários efetivos e contratados bem como a carga horária destes;
5. O que esta impedindo de fazer a castração na Zoonose;
Sem mais para o momento, nesta oportunidade renovamos os nossos votos de admiração e respeito.
Sua manifestação foi registrada sob nº 163.002.143.530 em 10/04/2016 as 17:30 horas e será encaminhada para providências, com prazo de resposta previsto até 02/05/2016. Para consultar o andamento da sua manifestação acesse o link:http://omd50.tecnologia.ws/caraguatatuba/externo/consulta.do, digitando o nº de registro acima.

Delegacia Virtual do Estado de São Paulo

Delegacia Virtual do Estado do Rio de Janeiro