GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Veja quais as consequências e como se livrar do estresse

O estresse em excesso pode levar ao aumento do peso, úlceras de estômago, alterações cardíacas e pressão alta devido ao aumento do cortisol, que é o hormônio responsável por contribuir para o bom funcionamento do sistema imune. Saiba mais funções deste hormônio em: Cortisol.
Geralmente, o estresse é provocado por excesso de trabalho, instabilidade de horários, situações de doença ou sobrecarga de tarefas pessoais e, uma das melhores formas de se livrar do estresse é dedicar 30 minutos por dia para fazer atividades relaxantes, como ouvir música, tomar um banho calmo ou andar descanso na areia, porque ajuda a diminuir os níveis de cortisol, relaxa e diminui a frequência cardíaca.
No entanto, em alguns casos, pode ser necessário ir no médico para tomar remédios que ajudam a diminuir a ansiedade, realizando sessões de psicoterapia para aprender técnicas de relaxamento e formas eficazes para gerir o tempo.

Consequências do estresse

O estresse pode provocar problemas ou doenças na maioria dos órgãos e sistemas, podendo provocar:
Unhas fracas e quebradas
  • Queda de cabelo e fios mais finos;
  • Unhas fracas e quebradiças;
  • Aumento do apetite com aumento de peso ou perda de peso devido à sensação constante de afrontamento e falta de apetite;
  • Dificuldade em pegar no sono, o que provoca cansaço frequente;
  • Doenças frequentes, como infeções urinárias, gastroenterite ou gripe.
O estresse também pode levar ao desenvolvimento de problemas mais graves como síndrome metabólica, como aumento surgimento de diabetes, níveis elevados de triglicérides e colesterol mau ou síndrome do cólon irritável.
Além disso, o estresse frequente ao longo do tempo pode comprometer praticamente todos os órgãos ou sistemas do corpo e, em casos mais graves, pode levar à infertilidade ou mesmo ao suicídio.

Como reduzir o estresse provocado pelo trabalho

Para diminuir os níveis de estresse laboral deve-se:
Tirar férias
  • Tirar férias todos os anos: as férias ajudam a esquecer as obrigações do dia a dia;
  • Fazer pequenas pausas regulares durante a hora de trabalho: a pausa, nem que seja de 5 minutos, ajuda a relaxar e organizar o pensamento aumentando a produção e rentabilidade;
  • Realizar alongamentos: na hora de trabalho o corpo também precisa de relaxar e diminuir a tensão. Veja o que fazer em: Exercícios de alongamento para fazer no trabalho.
  • Falar com o chefe: principalmente quando existe alguma dificuldade ou problema;
  • Dividir tarefas: a divisão de tarefas ajuda a diminuir a sobrecarga de cada trabalhador;
Além disso, colocar-se sempre no lugar da outra pessoa é uma das formas de diminuir os conflitos laborais, sendo por isso, importante ser tolerante e cauteloso para conseguir avaliar bem todas as situações e antecipando o que pode acontecer de positivo e negativo.

Como diminuir o estresse emocional

Normalmente, o estresse surge divido à dificuldade em gerir o tempo entre as tarefas profissionais e as obrigações familiares e, por isso, o mais importante para se livrar do estresse em excesso inclui:
  • Usar uma agenda para organizar as rotinas da semana, programando de semana a semana.
  • Distribuir as tarefas entre os diferentes elementos de uma família: devendo-se incluir as crianças, atribuindo pequenas tarefas, como fazer a cama ou arrumar o quarto, por exemplo;
  • Focar-se necessidades atuais e esquecer o passado;
  • Economizar dinheiro, gastando apenas nos bens essenciais, para evitar dívidas, que é uma das causas do estresse em excesso;
  • Evitar situações que causam mal-estar como por exemplo, se as noticias da televisão causam tensão ou o trânsito intenso provoca ansiedade é importante procurar soluções;
  • Fazer atividades de lazer relaxantes: dedicar pelo menos 30 minutos por dia a fazer atividades calmantes como ouvir música, tomar um banho, andar descanso na areia ou terra ou caminhar ao ar livre, pode ajudar a diminuir o estresse.
Além disso, deve beber diariamente um chá calmante, como camomila ou hipericão e evitar bebidas e alimentos com cafeína porque provoca o excitamento do sistema nervoso central o que leva ao aumento do estresse.

Nenhum comentário: