GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Agora sim... estamos livres

Acaba de ser aprovada o Ministério da Farra dos Machos - Secretaria de Diversão e Lazer - Diretoria dos Namorados, Maridos e Amantes. Estes ministério vai definir novas diretrizes para o lazer do homem.


EAD cresce e aparece no Brasil

Cursos a distância somam 5,8 milhões de matrículas em 2012.
EAD cresce no Brasil
A educação a distância vai bem, obrigado: cresce e atrai cada vez mais alunos, inclusive entre os mais jovens. Esse pode ser um rápido resumo do Censo EAD.BR 2012, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) no fim de setembro.
Comparando os novos dados aos resultados de 2011, o estudo apontou um crescimento de 52,5% nas matrículas durante o período, alcançando a marca de quase 5,8 milhões de inscritos. Desse total, 74,4% das matrículas foram realizadas em cursos livres, 19,8% nos autorizados e 5,8% em disciplinas de cursos presenciais que podem ser realizadas a distância.
Ao mesmo tempo, a evasão caiu em 2011 e 2012. Dentre as principais causas de desistência apontadas destacaram-se a falta de tempo para estudar e participar do curso (23,4%), a falta de adaptação à metodologia (18,3%) e o aumento de tarefas no trabalho (15%).
Outro dado apresentado pelo Censo EAD.BR 2012 foi a concentração dos cursos reconhecidos e autorizados no nível superior: 53% das ofertas eram referentes a cursos de pós-graduação e 26% de graduação.
O estudo foi realizado com uma amostra de 231 instituições. Destas, 44,8% são privadas – com ou sem fins lucrativos – e 23,3% são públicas (16,2% federais e 7,1% estaduais). As instituições sem foco exclusivo na área educacional correspondem a 11,5%, seguidas de 10,3% das que compõem o Sistema S (Senac, Senai, Senar, Sesc, Sescoop, Sesi e Sest).
A maior parte das instituições que participou da pesquisa é da Região Sudeste (46,4%), seguida pela Região Sul (20,6%). Segundo a Abed, todas as regiões do Brasil tiveram representação no estudo, mas o destaque ficou para a Região Norte (7%), cuja participação vem aumentando nos últimos três anos.
O Sudeste do país também concentra a maioria das ofertas de cursos reconhecidos (49%) e livres (62%). A Região Sul é a segunda em volume, enquanto a Centro-oeste é a segunda em relação à oferta de cursos livres.
Novo perfil de alunos
O aumento no número de matrículas também apontou uma mudança no perfil dos estudantes que apostam na educação a distância. Hoje, a ampliação da oferta de cursos nessa modalidade já começa a atrair um público mais jovem.
Em 2011, a média de idade dos alunos que optava pela EAD era de 33 anos – faixa etária já bem mais jovem que a média de 40 anos apurada em meados da década passada. O estudo aponta que, em 2012, a maior parte dos estudantes tinha entre 18 e 30 anos – tanto nos cursos autorizados (50%) como nos livres (59%). E, nesse novo cenário, os alunos com idade entre 31 e 40 anos passaram a ser maioria apenas nos cursos corporativos.
A mudança do perfil não para por aí. O Censo EAD.BR 2012 também detectou que as mulheres com até 30 anos são maioria, representando 51% das matrículas nos cursos autorizados e livres. Mesmo em minoria, o número de homens cresceu em 2011 e 2012, saltando de 43% dos alunos de cursos autorizados e livres e 52% nos corporativos para 45% e 56%, respectivamente.
Com a mudança do perfil, os cursos a distância passam a atender alunos que buscam um diploma de curso superior ou querem atualizar os conhecimentos profissionais. Na prática, são estudantes que não começaram a graduação logo após o ensino médio, já trabalham e não têm condições de frequentar diariamente uma faculdade. Enfim, são alunos que veem o diploma como uma alternativa em busca da ascensão profissional e, mesmo diante de dificuldades, desejam se aprimorar.
De acordo com Luciano Sathler, diretor da Abed, a modalidade favorece a democratização do acesso à educação. E, dentre as principais vantagens desses cursos, destaca-se a flexibilidade de tempo e de espaço. "O aluno pode estudar no momento que for melhor e onde preferir, com a vantagem de que, no ambiente virtual, ele encontra um corpo de tutores e docentes para dialogar fora das aulas."

Fragante - Imagens mostram rapaz executado com três disparos à queima-roupa e à luz do dia no RJ

23.jan.2014 - Rapaz é morto com três tiros em Belford Roxo, no Rio de Janeiro

Um vídeo divulgado nesta quinta-feira (6) mostra um rapaz assassinado com três tiros à queima-roupa em uma movimentada avenida de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ainda de acordo testemunhas que deram relato ao portal, a vítima seria um ladrão e estava atacando comerciantes e pedestres na ocasião.
O caso aconteceu no final da tarde do dia 23 de janeiro. Pelas imagens divulgadas, é possível ver o rapaz de bermuda branca, sentado sem camisa perto de um ponto de ônibus. Ele é pego pela cabeça por um rapaz usando camisa escura e tênis. Segundos depois, uma moto ocupada por duas pessoas para ao lado dos rapazes e, da garupa, salta um homem armado. Ele saca uma pistola e dispara três vezes à queima-roupa na direção da vítima, que tenta se defender levantando as mãos e abaixando a cabeça.
O IML de Nova Iguaçu (RJ) registrou a entrada do corpo às 2h do dia 24, sem identificação. Segundo informações, o registro de ocorrência feito na 54ª DP revela que, na mesma ocasião, outro homem foi morto alguns metros adiante com vários tiros. Na versão registrada na delegacia, porém, não consta que os dois homens fossem ladrões, como disseram algumas testemunhas. Elas afirmaram que dois rapazes tentaram invadir um ônibus e foram impedidos por um grupo de homens, que os escoltaram até o local da execução, a cerca de 100 metros, onde aguardaram pelo atirador. O primeiro rapaz morreu ali mesmo, e o segundo conseguiu escapar, mas foi atingido pouco depois.
Diante da barbárie ocorrida na Baixada Fluminense, o comandante do 39º BPM, tenente-coronel Paulo Roberto das Neves, disse que "não vai tolerar justiçamentos". Foi aberto inquérito para investigar o crime, e, segundo o delegado Luiz Henrique Guimarães, titular da 54ª DP, a delegacia já recebeu as imagens e vai pesquisar o rosto dos executores no banco de dados da corporação: "Onde ocorreu o crime, há tráfico e milícia e histórico de confronto. Quem tiver informação pode ligar para a delegacia (3771-0520)", pediu o delegado.

Mais da metade da população paulista está acima do peso Levantamento aponta que 13,5% são fumantes e 15% de pessoas que abusam de bebida alcoólica; 38% consomem carnes com excesso de gordura

Um levantamento feito pela Secretaria da Saúde revela que mais da metade da população do Estado de São Paulo está acima do peso. O estudo, feito em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP apontou que 52,6% das pessoas estão nesta situação. 
A pesquisa inédita foi feita para monitorar fatores de risco e de proteção para doenças crônicas, que mais causam adoecimento e mortalidade precoce no país. Para isso, foram ouvidas, por telefone, 5,7 mil adultos, de ambos os sexos, que moram na capital, cidades da Região Metropolitana e interior do Estado entre 2012 e 2013.
Os principais resultados obtidos revelam que 37,9% dos entrevistados consomem regularmente carnes com excesso de gordura, 14,3% não realizam atividades físicas e 13,5% são fumantes. Além disto, 15% abusam da ingestão de álcool. Também foi observado que 31,5% das pessoas ouvidas consomem refrigerante cinco ou mais dias da semana.
Os pesquisadores aplicaram um questionário com perguntas sobre características demográficas e socioeconômicas, padrão de alimentação e atividade física, frequência de consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, autoavaliação do estado de saúde, peso e altura e também questões relacionadas a situações de trânsito.
Por meio da pesquisa, foram identificados os principais fatores de risco: tabagismo, sedentarismo, abuso de álcool e alimentação inadequada. A partir do resultado, o Governo do Estado poderá definir novas políticas públicas na área de prevenção e promoção da saúde.

Pesquisa da USP busca tratamento alternativo para depressão

Para pesquisadores, trabalho de estimulação transcraniana é alternativa segura e eficaz, que atua apenas nas áreas cerebrais relacionadas à depressão
Cientistas da USP estão recrutando voluntários para uma pesquisa que desenvolverá um tratamento alternativo para o Transtorno Depressivo Maior (TDM), mais conhecido como "depressão", sem uso de remédios. O objetivo é comparar se a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e os antidepressivos têm efeitos semelhantes.
A estimulação transcraniana é uma alternativa segura e eficaz, que atua apenas nas áreas cerebrais relacionadas à depressão, como o córtex dorso-lateral pré-frontal esquerdo. O medicamento antidepressivo, no entanto, costuma agir não só no local necessário como também em todo o corpo, aumentando as chances de efeitos colaterais.
Os interessados em participar da pesquisa, que tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), precisam ter entre 18 e 75 anos, apresentar depressão com sintomas, não utilizar, no momento, o antidepressivo escitalopram e ter disponibilidade para comparecer no Hospital Universitário (HU) da USP por 15 dias consecutivos, excluindo finais de semana.
Para participar, basta encaminhar email para: pesquisacientificahu@gmail.com oupesquisa.depressao@gmail.com ou ainda se inscrever no site: www.cinausp.org/pesquisa.

Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar mamografia gratuita sem pedido médico

A partir da segunda quinzena de fevereiro, as mulheres paulistas com idade entre 50 e 69 anos poderão realizar, gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), exames de mamografia no mês em que comemoram aniversário, sem a necessidade de apresentar pedido médico. Intitulado "Mulheres de Peito" o programa pioneiro foi lançado nesta quarta-feira, 5, e tem como principal objetivo a detecção precoce do câncer de mama.
O atendimento estará disponível em todo o Estado, em mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais do Estado e clínicas conveniadas. Estima-se que 12 mil mamografias a mais serão feitas por mês na rede estadual de saúde. Para agendar o exame, as mulheres deverão entrar em contato com um call center no mês em que aniversariam. O serviço de agendamento entrará em operação dias antes do início do programa.
Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar mamografia gratuita sem pedido médico pelo programa Mulheres de Peito
"Não precisa ter pedido médico, basta a mulher ter essa idade, este é o protocolo, e procurar o serviço médico. A detecção rápida e precoce de qualquer neoplasia faz com que a doença tenha um prognóstico muito bom, então vai salvar muitas vidas, pegando logo no início qualquer manifestação de câncer de mama e podendo tratar. O câncer é uma doença curável, desde que diagnosticada corretamente e tratada logo no início de forma adequada", disse o governador Geraldo Alckmin no lançamento do Programa, realizado no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), na capital paulista. 
Critérios de agendamento
Para agendar a mamografia gratuita e sem apresentação de pedido médico alguns critérios devem ser seguidos. Em 2014 serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. Como a recomendação é para o mês de aniversário de cada mulher, as aniversariantes de janeiro poderão realizar os exames neste mês de fevereiro também. Mulheres nascidas em ano ímpar contarão com o benefício do Programa no ano que vem, também no mês do aniversário.
No entanto, mulheres que nasceram em ano ímpar e que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia poderão fazer o pedido também neste ano de 2014, pelo "Mulheres de Peito". A previsão é de que o exame seja feito no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação ter sido realizada.

Músico e ator David Bowie é homenageado em mostra do MIS

Exposição organizada pelo Victoria and Albert Museum (V&A), de Londres, traz set lists de shows, letras de músicas, manuscritos, instrumentos, entre outras relíquias
Um dos maiores ícones da música mundial, David Bowie é homenageado em mostra do MIS (Museu da Imagem e do Som). A exposição, que conta com material organizado pelo Victoria and Albert Museum (V&A), de Londres, apresenta set lists de shows, letras de músicas, manuscritos, instrumentos, desenhos, além de 47 figurinos, trechos de filmes e shows ao vivo, do "camaleão" da música.
Os visitantes experimentam uma viagem por meio de inúmeros personagens de Bowie e performances lendárias, destacando suas influências artísticas e suas experiências com o surrealismo, o expressionismo alemão, a mímica e o teatro Kabuki.
Uma extensa programação relacionada ao músico acontece paralelamente à exposição, em programas regulares do MIS. Serão apresentados filmes de que Bowie participou, além do lançamento de um livro sobre o artista, coeditado pelo Museu, em parceria com a editora Cosac Naify.
SERVIÇO
Exposição "David Bowie"
De 31 de janeiro a 20 de abril, as terças a sextas, das 12h às 21h; sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11 às 20h
Ingressos: R$ 25 (antecipados, pelo site www.ingressorapido.com.br)
Na recepção do MIS: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia): As terças-feiras, a entrada é gratuita
http://www.mis-sp.org.br/ 

PM vai contratar 5 mil oficiais administrativos

As novas vagas fazem parte de uma série de medidas do Governo para valorização da corporação

A Polícia Militar vai abrir concurso público para contratação de 5 mil oficiais administrativos, que deverão exercer as funções burocráticas da corporação. A medida foi publicada no Diário Oficial na última terça-feira, 4.
A contratação foi aprovada pelo governador Geraldo Alckmin com o intuito de reforçar o policiamento nas ruas, uma vez que os novos oficiais serão civis que vão substituir gradativamente soldados temporários no fim dos seus contratos.
A criação das vagas faz parte de uma série de medidas do Governo do Estado para a valorização da Polícia Militar. Como o aumento do teto salarial para recebimento do auxílio alimentação, remuneração extraordinária para policiais que trabalharem nos dias de folga e aumento dos benefícios para policiais reformados e aposentados.

Projeto Guri tem inscrições abertas para cursos gratuitos de música em todo o Estado

ão vagas para 46 polos na Capital e região metropolitana e para 300 polos no interior e litoral
Estão abertas as inscrições para novos alunos nos cursos de música do Projeto Guri em todo o Estado. São 13 mil vagas na Capital e região metropolitana, distribuídas em 46 polos. Os demais polos do interior e litoral terão mais 22 mil vagas em 20 cursos e as inscrições devem ser feitas de 3 de fevereiro a 7 de março.
As matrículas da Capital devem ser feitas até o dia 7 de fevereiro para os cursos dos seguintes instrumentos: canto, violão, cavaquinho, bandolim, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, piano e guitarra.
Todos os cursos são gratuitos destinados a crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos que estejam matriculados em uma instituição de ensino, pública ou particular.

Para fazer a matrícula, é preciso ir diretamente ao polo em que deseja estudar, acompanhado pelos pais ou responsáveis, levando RG (ou certidão de nascimento) comprovante de residência e de matrícula escolar.
São duas categorias de curso, uma indicada para crianças de 6 a 9 anos e outra para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos para o estudo de instrumentos específicos, teoria musical, canto coral e prática de conjunto.
Confira as datas e locais de matrícula:
Capital
Matrículas de 27/1 a 7/2
Sede: Largo General Osório, 147 - Luz - São Paulo - SP
Fone: (11) 3585-9888
www.gurisantamarcelina.org.br
Interior e litoral
Matrículas de 3/2 a 7/3
Sede: Avenida Francisco Matarazzo, 682 - Água Branca - São Paulo - SP
Fone: (11) 3874 - 3355
www.projetoguri.org.br

Memorial da América Latina abre exposição de pintor espanhol Mostra inaugura as comemorações de 25 anos da fundação do local

No sábado, 8, o Memorial da América Latina inaugura a mostra Ciria Windows, na Galeria Marta Traba. A exposição é um recorte da obra do pintor espanhol José Manuel Cria. A mostra é uma parceria da Fundação Memorial da América Latina com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), da Espanha, e tem curadoria do espanhol Gabriel Serrano. 
A exposição privilegia uma face mais figurativa da obra de Cria. São pinturas de grande formato em espaços pequenos com colagens fotográficas. A mostra inaugura o calendário deste ano da Galeria MartaTraba e também abre as comemorações dos 25 anos do Memorial, que serão completados em março.
SERVIÇO
Mostra Internacional Ciria Windows 
Galeria Marta Traba - Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda)
Abertura: 8 de fevereiro, às 11h
Período: 9 de fevereiro a 8 de março
De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada Gratuita
Acesso pelos portões 1, 2 e 5
Estacionamento (Portão 4): 5 R$/6h. Após, 2 reais/hora
www.memorial.org.br

Governo do Estado disponibiliza 401 vagas para pessoas com deficiência Oportunidades foram obtidas por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da Secretaria do Emprego

Pessoas com deficiência têm acesso a oportunidades de trabalho exclusivas no Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), do Governo do Estado. Nesta semana, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho disponibiliza 401 oportunidades.
"Queremos neste ano superar a marca de 2013, quando inserimos 832 pessoas no mercado de trabalho", afirma a coordenadora do Padef, Marinalva Cruz.
Para ter acesso às vagas, é necessário se cadastrar no site do programa Emprega São Paulo, a agência de empregos do Governo paulista. Também é possível fazer o cadastro pessoalmente, em um PAT, em um posto do Poupatempo ou na sede do Padef (Rua Boa Vista, 170 - 1º Andar - Bloco 4 - Centro - São Paulo), onde o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Os candidatos com deficiência devem apresentar, além de RG, CPF, Carteira de Trabalho e PIS (se possuir), laudo médico com CID (Código Internacional de Doenças) e audiometria (no caso de deficiência auditiva).

SP lança novo RG digitalizado, mais seguro e barato

Modelo dificulta ação de falsificadores e custará R$ 9,69

O novo modelo é digitalizado e terá o custo mais acessível para a população

Um modelo mais barato, digitalizado e com mais dispositivos de segurança. Este é o novo RG lançado em São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 6. Além destas vantagens, o documento fica pronto mais rápido. A primeira via do RG continua sendo gratuita. A partir da segunda via, o custo será de R$ 9,69. Em ambos os casos, o cidadão não precisa mais arcar com a foto.

O novo RG terá o QR Code que armazenará eletronicamente informações como nome, data de nascimento e fotografia
"É um grande passo no sentido de facilitar a vida do cidadão, que vai ganhar tempo. De outro lado, reduz custos", afirmou o governador. Outro aspecto são os novos itens de segurança. O QR Code (impresso no verso do RG) armazenará eletronicamente informações como nome, data de nascimento e fotografia. O código será lido por um aplicativo de uso exclusivo da polícia.
Todos os RGs já são emitidos no novo formato, com papel especial, película protetora e borda diferenciada. Além disto, o número do RG aparece em vermelho e negrito, para facilitar a visualização. A foto e a impressão digital também estão mais nítidas.
O novo sistema de digitalização da foto e das impressões digitais está sendo implantado na Central do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton), em 10 postos do interior e em parte do Poupatempo Luz, na capital. Até março, outras regiões receberão mais 200 kits de coleta digitalizada.
Nas próximas semanas, cada Seccional e 15 postos da Grande São Paulo também receberão os kits. A expectativa é que até o fim de 2014 o novo sistema esteja implantado em todos os postos do Estado.
Coleta de digitais
Com o novo RG, o IIRGD terá um novo sistema de coleta de impressões digitais. Todas as impressões digitais de novos RGs emitidos (são 400 mil por mês) serão armazenadas digitalmente. "O criminoso, quando vai cometer um crime, apoia em algum lugar, algum vestígio de impressão digital ele deixa. E com esse banco de dados, você vai poder esclarecer o crime", disse Alckmin.
O banco ainda será alimentado por cadastro do Detran. Em dois anos, a estimativa é de que as impressões digitais de 20 milhões de pessoas estejam cadastradas.
Como tirar RG
Para tirar a carteira de identidade, o cidadão precisa se dirigir aos postos do Poupatempo, à sede e aos demais postos do IIRGD. A primeira via é gratuita. A partir da segunda, custa R$ 30,21, até o novo sistema. É necessário levar Certidão de Nascimento ou Casamento, além de foto 3x4 recente, no caso dos postos que ainda não têm o sistema eletrônico.
O antigo modelo de RG continua valendo.