GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 20 de agosto de 2022

Atentado terrorista ao prédio da ABI no Rio de Janeiro completa 46 anos

 O atentado terrorista a bomba ao prédio da ABI no Rio de Janeiro completa 46 anos nesta sexta-feira, 19 de agosto.

No dia 19 de agosto de 1976, uma bomba destruiu as dependências da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro. O ataque destruiu todo o 7º andar do edifício-sede da nossa entidade, onde funcionavam o Conselho, os serviços administrativos e a Presidência. As autoridades nunca conseguiram identificar os autores do atentado a bomba.

Horas mais tarde, outro explosivo foi encontrado na sede da seção carioca da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas foi desativado a tempo. Foram os primeiros de uma série de ações paramilitares contra entidades e cidadãos engajados na luta pela democracia, que se estenderiam até o governo seguinte e jamais foram esclarecidas pelas autoridades de segurança.

Combate à violência contra jornalistas nas eleições

 A ABI, a Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro promovem nessa sexta-feira, 19, às 16 horas, um encontro com autoridades e representantes de importantes instituições da sociedade, para debater e definir ações de combate à violência política contra jornalistas e comunicadores, nas eleições.

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos, o Instituto dos Advogados do Brasil, o Ministério Público do Trabalho, os sindicatos patronais de Rádio, TV, Jornais e Revistas, além de representantes de vários veículos e grupos de comunicação foram convidados para o encontro, que será realizado no auditório do Sindicato dos Jornalistas, à rua Evaristo da Veiga, nº 16, 17º. andar, Cinelândia – Centro do Rio de Janeiro.

O início do processo eleitoral acirrou o clima de violência existente nas redes sociais e nas ruas. Nesse cenário, o exercício profissional faz dos jornalistas alvos de mensagens de ódio, agressões virtuais e até mesmo físicas.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em visita às empresas de radiodifusão e de impressos, ouviu dos jornalistas uma reivindicação constante: a garantia de segurança nas eleições.

A Democracia não prescinde do trabalho fundamental dos jornalistas. E o SJPMRJ quer assegurar que os profissionais possam desempenhar a sua função sem risco e com a devida liberdade de expressão.

Não podemos perder ninguém para o ódio, seja nas coberturas externas ou internas.

A necessidade inadiável de regulação de todas as mídias

 Por Luis Nassif, em GGN

Confesso que, desde que me conheço como gente, sempre me assustou a besta das ruas, o sentimento de linchamento que estimula torcidas organizadas, grupos de rua, onde os mais fracos se tornam os mais agressivos e o ritual da malhação do Judas.

Historicamente, a mídia corporativa – e a partidária – sempre se curvaram ao monstro das ruas. Em sua entrevista à revista Piauí, Tutinha, da Jovem Pan, foi verdadeiro: “Não sou político, ofereço apenas o que meu público quer”.

Sem jornalistas não há democracia

 SEM JORNALISTAS NÃO HÁ DEMOCRACIA

Carta-aberta dos jornalistas de Rádio e TV de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal

Na terça-feira, 16 de agosto de 2022, estivemos reunidos em assembleia virtual que contou com a presença de cerca de 200 jornalistas do segmento de Rádio e TV das três praças, além de profissionais de Jornais e Revistas do DF. Nos reunimos para debater e deliberar sobre a mobilização dos Jornalistas diante da intransigência patronal, que há
meses insiste em empobrecer nossa categoria. Em que pese as datas-bases das três praças serem diferentes, bem como são os índices de correção da inflação, o desejo dos trabalhadores é o mesmo: garantir a reposição da inflação para a categoria.

VI Curta Caraguá inicia ciclo de capacitação para professores da rede estadual

 Em sua 6ª edição, o Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte, iniciou seu ciclo de capacitação para professores da rede estadual que irão supervisionar a criação dos filmes junto aos alunos.

Ao todo, o projeto recebeu 26 inscrições de escolas da região e conta com 44 professores participando dos workshops, mais 16 pedagogos ouvintes e milhares de alunos da rede pública de ensino que serão beneficiados através destes profissionais.

Agenda Cultural: confira as atrações deste fim de semana em Caraguatatuba

 A agenda cultural deste fim de semana está recheada com várias atrações. Na sexta-feira (19), a partir das 8h30, o tradicional Folclore em Festa, evento recreativo alusivo ao Dia do Folclore, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba chega à Praça do Caiçara com diversas atividades para toda a garotada.

A programação do evento será realizada das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, e atenderá crianças de todas as idades. Música, Contação de Histórias, personagens do folclore caiçara, brincadeiras tradicionais e muito mais é o que aguarda aqueles que comparecerem ao local.

Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba abre inscrições para eleição de novos membros

 A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa a todos os interessados, em especial as entidades representativas dos segmentos (Sindicatos ou Associações de Docentes, Conselhos ou Colegiados de Pais de Alunos, Entidades Estudantis e Entidades da Sociedade Civil) perante o Conselho de Alimentação Escolar - CAE, para participar do processo de eleição do Conselho de Alimentação Escolar 2022.

No período de 18 de agosto a 2 de setembro de 2022 essas entidades deverão realizar Assembleia específica para cada um dos segmentos, para escolha dos seus representantes, que irão concorrer no processo de eleição para compor o Conselho de Alimentação Escolar.

CaraguaPrev capacita inativos no Café da Manhã dos Aposentados em setembro

 O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o Café da Manhã dos Aposentados e Pensionistas no dia 2 de setembro (sexta-feira), a partir das 8h30, no Teatro Mario Covas, no Indaiá. Serão convidados aposentados e pensionistas, além de servidores da ativa em abono de permanência ou que estejam próximo desse incentivo para continuar trabalhando (EC 41/2003).

O Programa de Pré e Pós-Aposentadoria do CaraguaPrev prepara os funcionários inativos da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundacc, Câmara Municipal e do próprio instituto que estão perto de se aposentar para essa nova fase da vida com palestras, atividades físicas, culturais, lúdicas e de lazer.

O prefeito Aguilar Junior fará a abertura oficial do evento. A programação ainda inclui palestras do Procon, Sebrae e uma apresentação musical da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc).

O instituto gerencia 778 aposentadorias e pensões por morte até momento. Atualmente, o Regime Próprio de Previdência Social conta com cerca de 5 mil segurados do serviço público municipal.

O CaraguaPrev fica na Avenida Prestes Maia, 302, no Centro. O atendimento presencial ao público é das 9h às 16h30, nos dias úteis. Mais informações pelo telefone (12) 3883-3252, WhatsApp (12) 3883-3480 ou e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br. O Teatro Mario Covas está localizado na Avenida Goiás 187, no Indaiá.

Taça Cidade de Caraguatatuba de Judô será dia 28 de outubro no Cemug

 A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, em conjunto com a Federação Paulista de Judô, realizam no dia 28 de outubro a Taça Cidade de Caraguatatuba de Judô.

A competição será realizada na quadra do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e fará parte da 1ª etapa do Circuito Kimono Shihan de Competições da federação da modalidade.

De acordo com a organização, a competição tem previsão para começar às 7h30, com o inicio das inscrições e pesagem do Sub9, Sub11 e Sub13. Das 8h30 às 9h30, será a vez da pesagem do Sub15 ao Máster. A abertura oficial está prevista para as 9h com inicio das competições na sequência.

“Caraguatatuba se mostrou, desde a retomada esportiva, um polo regional de eventos e fomento ao esporte. A gestão do prefeito Aguilar Junior tem um compromisso em sempre estimular a prática esportiva e a recepção destes eventos é prova de que estamos atingindo nossos objetivos”, explica Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.

Mais informações sobre regulamento, inscrições e categorias, acesse: https://fpj.com.br/campeonatos/

Caraguatatuba disputa Malha, Basquete, Vôlei e Tênis nesta semana nos Jogos Regionais

 Os atletas da Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação, continuam com as disputas do 64º Jogos Regionais do Estado de São Paulo. Nesta semana, o município disputa jogos de Basquete, Malha, Vôlei e Tênis.

No Basquete Masculino, Caraguatatuba enfrenta São Sebastião, às 20h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), neste sábado. O município busca sua primeira vitória para conquistar a vaga para a fase eliminatória.

Futsal feminino de Caraguatatuba realiza seletiva de atletas no dia 27 de agosto

 A equipe de futsal feminino da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, Geração Independente, realiza no dia 27 de agosto (sábado) uma nova seletiva para atletas no Ginásio Jorge Burihan, no bairro Olaria.

A seletiva é aberta para atletas de qualquer tipo físico nascidas entre 2005 e 2008 na categoria sub 17, com início às 18h, e acima de 18 anos na categoria adulto, com início a partir das 20h.

Para a participação, as interessadas devem levar água, chuteira e irem com roupa própria para exercícios físicos.

Fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba acompanham vistoria técnica em linhas de transmissão de energia elétrica

 A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, acompanhou uma vistoria técnica realizada, na última terça-feira (16), pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP), para examinar as condições da rede operada pela empresa na cidade.

Durante o trabalho, equipes percorreram toda a extensão da linha de transmissão – responsável por levar a energia elétrica até os pontos de consumo final – no perímetro urbano do município, entre as divisas de São Sebastião a Ubatuba.

Na ocasião, foi identificada a necessidade de poda de árvores e a supressão de vegetação, além de constatado o despejo de móveis inservíveis, entulhos e lixo, assim como a existência de construções irregulares e de atividade comercial no trecho de passagem das linhas. Os técnicos da CTEEP constataram ainda a necessidade de manutenção entre as 57 torres de transmissão do município.

Prefeitura de Caraguatatuba recebe educador do Cebimar para realizar palestra em escola pública municipal

 Alunos do 6º ano da escola municipal Maria Moraes de Oliveira receberam, na última quarta-feira (17), o biólogo e educador do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) do Litoral Norte, Luciano Douglas dos Santos Abel, para um palestra sobre a diversidade de vida dos oceanos.

O convite foi feito pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

A apresentação foi orquestrada pelo educador da Universidade de São Paulo (USP), que atualmente trabalha na unidade do Litoral Norte, conhecida como CEBImar. Foram abordados diversos aspectos da vida marinha, em especial as encontradas nos mares da região.

Por meio de fotos, vídeos e conversas a respeito de diferentes e desconhecidas espécies dos oceanos, Luciano Abel chamou a atenção para animais e vegetação que são pouco valorizados, mas de grande importância para o ecossistema. “A diversidade de vida nos mares é muito mais ampla do que as divulgadas pelas mídias e a proposta foi justamente levar os alunos a conhecerem um pouco mais dessa riqueza”, disse.

Cerca de 40 alunos do 6º ano participaram da atividade e puderam ver algumas espécies conservadas para pesquisas como lula, polvo, tubarão, conchas e estrelas do mar, entre outras.

Palestras conscientizam alunos da rede municipal de Caraguatatuba sobre o risco do uso de cerol

 A Prefeitura de Caraguatatuba deu início, na última terça-feira (16), à realização de palestras em escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de alertar e orientar os estudantes sobre os perigos do uso de cerol, a conhecida mistura entre cola e vidro, e outros materiais cortantes nas linhas usadas para empinar pipas.

O trabalho faz parte da campanha “Linha Sem Cerol”, executada pela Secretaria de Urbanismo, responsável pela fiscalização e aplicação de sanções previstas na Lei Municipal nº 1.025/2003, a qual proíbe a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição desse tipo de material dentro do município.

A primeira atividade foi realizada na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim. Na ocasião, o fiscal de Posturas, Alex Catapani, levou o assunto para a sala de aula num bate-papo dinâmico, apresentando vídeos e abrindo para perguntas dos alunos. A conversa abordou os danos causados pelo uso de cerol, linha chilena e semelhante, que vão desde prejuízos à rede elétrica, até o ferimento e morte de pessoas.

Audiências públicas da LOA da Prefeitura de Caraguatatuba começam na segunda-feira

 A Prefeitura de Caraguatatuba promove três audiências públicas presencias de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 nas próximas segunda, terça e quarta-feira (22, 23 e 24), a partir das 19h, na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá; na Emef Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu; e na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, respectivamente.

O material da audiência pública eletrônica da LOA 2023 estará disponível para consulta de 22 a 28 de agosto, no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/. A população tem a oportunidade de encaminhar sugestões através de um formulário específico na página oficial. A resposta será enviada no e-mail informado no momento do cadastro.

Técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, auxiliados por outros representantes da Prefeitura, explicarão a proposta na audiência presencial nos três bairros.

12º Multiação oferece inscrição do Cadastro Único, Multivacinação e diversos serviços das secretarias municipais

 O 12º Multiação será no dia 27 de agosto (sábado) e conta com diversos serviços gratuitos disponíveis à população da Região Norte. Como um gabinete itinerante, quem comparecer na EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, poderá resolver algumas situações sem precisar ir até o Centro.

Das 9h às 13h, a população terá acesso aos serviços e orientações das secretarias municipais e contará com a presença do prefeito Aguilar Junior juntamente dos secretários municipais para atendimento aos munícipes.

“O Multiação é a oportunidade de a população levar sugestões e resolver diversos serviços de forma rápida em um único local. Participem!”, destaca o prefeito Aguilar Junior.

Marinha do Brasil alerta para ondas de até 3 metros entre quinta-feira e sábado; risco de chuvas e ventos fortes

 A Marinha do Brasil emitiu alerta sobre a passagem da uma frente fria em alto-mar que poderá afetar a faixa litorânea entre os estados do Paraná e do Rio de Janeiro, atingindo o Litoral Paulista, que pode provocar ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com altura de até 3 metros, entre a noite do dia 18 (quinta-feira) e a manhã do dia 20 de agosto (sábado).

A orientação aos navegantes de comunidades de pescam esporte e recreio é que consultem essas informações antes de saírem ao mar.

Doações de leite humano em Caraguatatuba aumentam 18% durante ‘Agosto Dourado’

 A Campanha ‘Agosto Dourado’ que incentiva o aleitamento materno, já proporciona ao Banco de Leite Humano da Prefeitura de Caraguatatuba o aumento de 18% de doações de leite materno. Até o final do mês, a expectativa é que esse número dobre.

O Banco de Leite Humano foi criado em 2018 e, desde então, são 462 doadoras cadastradas, aproximadamente 650 litros de leite doados e 627 recém-nascidos prematuros beneficiados.

Por semana, a unidade utiliza, em média, 12 litros de leite. A extração do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela e a quantidade também fica a critério da doadora. Por isso, é importante que mais mulheres estejam dispostas à doação.

Prefeitura de Caraguatatuba inicia revitalização de campos e quadras de society, tênis e beach tennis

 A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a reforma e revitalização das quadras de futebol society, além das quadras de tênis e beach tennis em diversos bairros do município.

O primeiro a receber melhorias é o campo conhecido como Antonio Pereira da Silva, o Jota, no bairro do Rio do Ouro. Haverá troca de alambrado, recuperação da grama sintética, além de reparos gerais e pinturas.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, outros locais também estão inclusos no cronograma de reforma e recuperação como o Complexo de Lazer Aurora Mendes de Souza, no Ipiranga; a Praça Esportiva José Pedro Marsigli (Pepe), localizada no Centro e a quadra de tênis do Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug).

Desembargador diz que Moraes fez declaração de guerra e pede aposentadoria durante sessão

 O vice-presidente e corregedor do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal, Sebastião Coelho da Silva, anunciou aposentadoria nesta sexta-feira (19), durante a sessão do plenário, afirmando que a atitude era uma reação à sua insatisfação com o Supremo Tribunal Federal e com o discurso de posse de Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Coelho da Silva, que também é desembargador do Tribunal de Justiça, disse que Moraes fez uma "declaração de guerra ao país" em sua fala diante do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-presidentes da República, em vez de promover uma fala de conciliação.

Ex-afilhada de R. Kelly diz que fez sexo 'centenas de vezes' com cantor antes dos 18

 Uma ex-afilhada de R. Kelly, 55, afirmou ter mantido relações sexuais "centenas de vezes" com o cantor antes de completar 18 anos. Atualmente, ela tem 37 anos e usa o pseudônimo Jane. Segundo o site TMZ, ela se apresentou nesta quinta (18) no julgamento federal do artista, em Chicago.

Ela afirmou que tinha apenas 15 anos quando começou a ter relações sexuais com o então padrinho. Jane disse que não conseguia dizer não por se sentir intimada demais. Ela teria pedido para Kelly ser seu padrinho em 1990, quando tinha apenas 13 anos.

Segundo a suposta vítima, a primeira interação sexual entre os dois foi quando ela tinha cerca de 14 anos, e o cantor tocou seu seio dentro de um estúdio de gravação em Chicago. Jane afirmou que as relações sexuais aconteciam na casa do artista, no estúdio de gravação, ônibus de turnê e até mesmo em quartos de hotel.

Covid-19: Pfizer pede autorização de uso emergencial de nova vacina

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu da farmacêutica Pfizer o pedido de autorização de uso emergencial de uma segunda vacina contra covid-19. A nova vacina é do tipo bivalente, ou seja, age contra duas cepas do vírus. Neste caso, a vacina é constituída de uma mistura da cepa original, usada na vacina ComiRNAty, já aplicada no Brasil desde fevereiro de 2021, e da cepa Ômicron, subvariante BA.1.

Uma vez recebido o pedido de autorização de uso emergencial, a Anvisa tem 30 dias para concluir a avaliação. Este prazo é interrompido sempre que for necessária a solicitação à empresa de complementação de informações ou esclarecimentos sobre os dados de qualidade, de eficácia e de segurança apresentados.

Reino Unido foi o primeiro país a aprovar uma vacina voltada para combater a Ômicron. A vacina bivalente, fabricada pelo laboratório norte-americano Moderna, teve aprovação confirmada nesta semana. A decisão do órgão regulador britânico, equivalente à Anvisa, foi baseada em ensaios clínicos que apontaram uma “forte resposta imune” contra a Ômicron desencadeada pelo imunizante.

Ex-goleiro se assume gay e diz que 'fama' prejudicou carreira

 O ex-goleiro Emerson, que teve passagens por Grêmio, Flamengo, Juventude, Bahia, entre outros, se assumiu gay e afirmou que a "fama" de ser homossexual prejudicou a carreira dele no futebol.

"Eu parei de jogar com 35 anos, fui até o final, joguei em vários clubes. Sei que a fama me prejudicou bastante. Eu poderia até ter tido muito mais sucesso. Poderia ter feito muito mais coisas do que fiz, ter conquistado muito mais coisas. Eu acredito que é muito positiva (a carreira), principalmente por ter conseguido enfrentar tudo isso, ter sobrevivido até o final. O fato de ser gay não me parou, eu fui até o final. Mas sei de dirigentes que não me contrataram porque eu sou gay", disse ao podcast "Nos Armários dos Vestiários".