GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 27 de dezembro de 2015

ELEIÇÕES 2016 – NOVAS REGRAS VALENDO

PESQUISAS: A partir de 1º de janeiro de 2016, as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre as eleições ou candidatos, para conhecimento público, serão obrigadas a informar cada pesquisa no Juizo Eleitoral que compete fazer o registro dos candidatos. O registro da pesquisa deve ocorrer com antecedência mínima de cinco dias  de sua divulgação.
CONVENÇÕES: As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem acontecer de 20 de julho a 05 de agosto de 2016. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.
FILIAÇÃO: Quem desejar disputar as eleições do próximo ano, precisa se filiar a um partido político até o dia 02 de abril de 2016, no caso, até seis meses antes da data das eleições. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político, um ano antes do pleito.
REGISTRO: Partidos políticos e coligações devem apresentar os pedidos de registro de candidatos ao respectivo cartório eleitoral até as 19 h do dia 15 de agosto de 2016. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava as 19h do dia 5 de julho.
 PROPAGANDA: A resolução sobre o tema contempla a redução da campanha eleitoral de 90 dias para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no radio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, com inicio em 26 de agosto em primeiro turno,  As duas reduções de períodos foram determinadas pela reforma eleitoral 2015.
Guilherme Araújo, Jornalista MTB nº 79157, consultor de negócios e politicas
Blog do Guilherme Araújo / Radio Caraguá Mix
5512997989179

Caraguá promoveu festa de confraternização às famílias

Mais de 1,2 mil famílias tiveram seu Natal antecipado pela Prefeitura de Caraguá, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Os moradores dos condomínios residenciais Nova Caraguá I e Getuba receberam uma grande festa na última terça e quarta-feira (22 e 23/12/2015).
Houve distribuição de brinquedos para a criançada, entrega de cestas de Natal às famílias, além de pipoca, algodão doce, suco, água e muita diversão nos brinquedos infláveis.
Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – De 15 a 18 de dezembro, também foi promovido às famílias dos Cras um almoço de Natal com direito a diversão e guloseimas. Os alunos das oficinas dos Serviços de Convivência receberam certificados de conclusão.

CONFIRA AS OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO PAT DE CARAGUÁ

Veja as vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá (PAT). O interessado deve apresentar os documentos pessoais (RG, CPF, CTPS e PIS) no PAT ou no Poupatempo.
Agente educacional, Agente social, Ajudante de cozinha, Auxiliar de contabilidade, Auxiliar de escrituração fiscal, Auxiliar de limpeza, Auxiliar financeiro, Açougueiro, Balconista, Balconista de lanchonete, Barman, Camareira de hotel, Carpinteiro, Churrasqueiro, Corretor de imóveis, Cozinheiro de restaurante, Cozinheiro geral, Eletrotécnico, Empregada doméstica, Enxugador e acabador na lavagem de veículos, Faxineiro, Fiscal de caixa, Garçom, Gerente de frota, Gerente de pousada, Instalador de painéis, Mecânico de auto em geral, Pizzaiolo, Promotor de vendas, Recepcionista de hotel, Serralheiro de metal, Vendedor interno e Vigilante.
As vagas possuem perfis específicos com relação à experiência, escolaridade, entre outros, podendo sofrer variações e não estarem mais disponíveis se atingirem o limite máximo de encaminhamentos, ou ainda, em caso de encerramento pelos empregadores que as disponibilizaram.
O PAT está localizado na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré. O telefone é (12) 3882-5211.


Secretaria de Comunicação Social

Feriado de Natal e Ano Novo

Em decorrência do feriado Réveillon (1º de janeiro) veja como fica o funcionamento dos serviços públicos de Caraguá durante as festividades.
 Expediente Prefeitura
Nos dias 31 e 1/1/2015, não haverá expediente na Prefeitura de Caraguá, conforme calendário municipal.
Comércio
Fiscalização do comércio – Durante a alta temporada, a fiscalização no comércio será intensificada para coibir a venda de produtos clandestinos.  Serão 30 agentes de fiscalização com o auxílio de viaturas, além do reforço de um caminhão da Secretaria de Serviços Públicos, que atuarão nas praias, shows e praças.   
O infrator será multado em 200 VRM’s (Valor de Referência do Município), mais a taxa de 30 VRM’s para cada unidade de mercadoria apreendida.
O Valor de Referência do Município até dia 31 de dezembro equivale a R$ 2,75 e a partir de 1 de Janeiro a taxa passa para R$ 3,03. O prazo para recorrer da penalidade é de 10 dias.
O material apreendido será encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade de Caraguá e as bebidas serão inutilizadas.
Para fazer sua denúncia ligue (12) 3897-8127 e 3897-8118, das 9h às 16h30. Nos finais de semana e feriados(12) 7813-5733 e 7813-8894.
Serviços Públicos
Limpeza pública - Os serviços de coleta de lixo na cidade ganharam reforços nesta temporada. Os coletores passaram de 35 para 76 e os caminhões, de 8 para 12.
Na região central, nos bairros Centro, Jardim Britânia e a Orla da Martim de Sá, a coleta acontece diariamente e em dois horários. Na parte da manhã entre às 5h e 23h20 e, à tarde, entre às 15h e 23h20. Já os bairros Indaiá e Martim de Sá, a coleta acontece no período da tarde entre às 15h e 23h20.
Na região Norte, o caminhão passa as terças, quintas e sábados das 5h às 13h20. Na região Sul e Oeste, as segundas, quartas e sextas, das 5h às 13h20, exceto os bairros Vapapesca e Divisa, onde a coleta acontece das 15h às 23h20.
Nesta época do ano a quantidade de lixo gerado na cidade é três vezes maior do que em outros períodos. Por isso, armazene bem e somente o coloque na rua nos horários da coleta de seu bairro.
Em caso de dúvida entre em contato no telefone (12) 3883-7667.
Veja tabela de horários de seu bairro em:
 Trânsito
Durante o período de festas, a Secretaria de Trânsito cancelou folgas e férias dos agentes de trânsito e trabalhará com seu efetivo completo, até as 2h, na orientação do trânsito para motoristas, pedestres e ciclistas.
Dois pontos da cidade terão maior concentração de agentes, sendo a Praça da Cultura, no Centro da Cidade e, no Centro de Eventos do Litoral Norte, no bairro Porto Novo.
Interdição de ruas: Devido às festividades de final de ano, no dia 31, a partir das 20h, o trecho da Av. Arthur Costa Filho entre a Av. Prestes Maia e Av. Engenheiro João Fonseca, será interditado e desviado para a Av. Anchieta.
Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) mantém o atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com exceção dos dias 24, 25, 31 e 1/1/2015, conforme calendário municipal.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é 24h nos casos de urgência. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone(12) 3897- 2113.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também é 24h e pode ser acionado pelo telefone 192 a qualquer momento.
Dengue: Colabore com o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Mantenha limpas calhas, ralos, vasos de plantas e jardins. Em caso de dúvida ligue para (12) 3887-6888 
Segurança
Reforço de policiamento: O reforço policial será de 273 policiais militares (incluindo 30 homens do Comando de Policiamento de Trânsito), 20 policiais rodoviários, 30 policiais da Atividade Delegada e 9 policiais militares ambientais.
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, ao todo a temporada de Verão em Caraguá contará com cerca de 350 policiais no efetivo.
Abastecimento de água
Sabesp - A aplicação de medidas simples tomadas pelos visitantes que chegam ao litoral para a temporada de verão é o suficiente para evitar problemas no abastecimento de água do imóvel.  Informe-se se a fatura de água está com o pagamento em dia, verifique se o registro encontra-se aberto, peça informações sobre as instalações internas (canos), limpeza periódica e dimensão da caixa d’água. Em caso de problemas com abastecimento, ligue para a Central de Atendimento, 24 horas, 195.
Lembre-se. Tome banho de no máximo 5 minutos. Lave seu carro com balde. Evite desperdícios
Iluminação Pública
Desde julho de 2015, a empresa Caraguá Luz é responsável pelo trabalho de manutenção da iluminação pública na cidade. Por isso, caso falte iluminação na sua rua, entre em contato no 0800 774 1777. É necessária a identificação e um ponto de referência para a manutenção. 
Programação dos Shows (até dia 03/01)
Praça da Cultura – Avenida da Praia (Centro)
Dezembro
27 (Domingo) Malta
28 (Segunda) Cláudio Zoli
29 (Terça) Yamandú Costa
30 (Quarta) Black Rio Tributo a Tim Maia
31 (Quinta) Família Lima
Janeiro
1 (Sexta) Léo Maia
2 (Sábado) Funk Como le Gusta
3 (Domingo) Strike
Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)
Dezembro
27 (Domingo) Bruno & Marrone
28 (Segunda) Aviões do Forró
29 (Terça) João Bosco & Vinicius
30 (Quarta) Fernando & Sorocaba
31 (Quinta)        Réveillon com Banda Barcelona

Janeiro
1º (Sexta) Thiaguinho
2 (Sábado) Lucas Morato
3 (Domingo) Péricles
Expectativa de público
A expectativa de público durante a alta temporada é de 1,5 milhão de pessoas.
Som Alto
A secretaria de Trânsito fará fiscalizações em conjunto com a Polícia Militar em sons automotivos. O máximo permitido é de 45 decibéis e caso esteja acima, o infrator será multado e haverá a apreensão do veículo. Para fazer sua reclamação ligue 0800 778 8080.
Já som alto em residência, fiscalização é de responsabilidade da Secretaria de Urbanismo em conjunto com a Polícia Militar. O volume máximo também é de 45 decibéis. A multa é de 545 VRM (Valor de Referência Municipal). O Valor de Referência do Município até dia 31 de dezembro equivale a R$ 2,75 e a partir de 1 de Janeiro a taxa passa para R$ 3,03. Para fazer sua denúncia ligue 190 – Polícia Militar ou no telefone (12) 3886-6060 da Secretaria de Urbanismo. 
Estradas
Operação descida e subida: A estimativa é que neste feriado de Natal haja um tráfego de 160 mil veículos na rodovia dos Tamoios. A operação descida inicia na quinta-feira (24), às 13h, com a implantação de uma faixa adicional, sinalizada por balizadores, do km 68 ao km 81. Retorno do feriado, no domingo (27), a pista de subida voltará ao normal, com duas faixas de rolamento. Dessa forma, a pista de descida volta a contar com uma faixa.
Horários de pico: sentido Litoral: Quinta-feira (24/12) – das 13h às 18h. Retorno do feriado,  sentido Vale do Paraíba: Domingo (27/12) – das 12h às 22h.
Obras na rodovia: As obras foram suspensas no trecho de Serra. Já na altura do km 16,1 e do km 59,3 haverá estreitamento de pistas.
Reforço no atendimento: A Concessionária Tamoios contará com 4 Ambulâncias Resgate, 1 Ambulância UTI, 7 Guinchos Leves, (sendo 3 guinchos extras),   2 Guinchos Pesados,  4 Viaturas de Inspeção de Tráfego (sendo 1 extra), 1 Caminhão para Resgate de Animais, 1 Caminhão para Combate a Incêndio.
Em casos de emergência: ligue 0800 545 0000, 24 horas por dia.
Autorização de vans
As autorizações de entrada de vans na cidade são fornecidas pelo turismo. Em caso de dúvida entre em contato no telefone (12) 3897-7910
Defesa Civil
Este é um período chuvoso em nossa região e caso tenha um desastre natural como desabamento de terra ou alagamentos, entre em contato com a defesa civil pelo telefone 199.
Ônibus:
Horários e linhas diferenciadas : A Praiamar Transportes inicia neste sábado (26), a partir das 21h, a linha “Orla via Colônia/Martim de Sá”, que circulará sem intervalos até o término dos shows Projeto Mais Verão Pra Você. Haverá ainda linhas especiais que partem da Praça Diógenes Ribeiro de Lima em direção ao local dos shows.
As linhas Jaraguá e Pegorelli passarão, na volta do bairro, pelo Centro de Eventos do Litoral Norte.
Os passageiros da Região Norte deverão desembarcar no Terminal da Avenida Brasil ou na Praça Diógenes Ribeiro de Lima e fazer a transferência para a linha que leva diretamente para o Centro de Eventos, no Porto Novo. Quem possui o cartão, pode utilizar do benefício de integração em até 90 minutos e pagar no segundo embarque apenas 50% do valor da passagem. Mais informações através do telefone (12) 3887-2111.
 Virada do Ano
Réveillon: O show Pirotécnico com fogos de artifício na virada acontecerá nas praias do Centro (ao lado da pista de skate, na Avenida da Praia), Indaiá (às margens do Rio Santo Antonio, próximo da pista de bicicross), Porto Novo(no Centro de Eventos do Litoral Norte), Martim de Sá (as baterias estarão montadas na Praça Antonio Fachini) e Massaguaçu (a festa será na Praça Irmã Lucila).
Além disso, a Praça da Cultura (Centro) terá a apresentação da Família Lima e no Centro de Eventos do Litoral Norte, no Porto Novo, a grande atração será com a Banda Barcelona.

Réveillon 2016 terá Show Pirotécnico, Família Lima e Banda Barcelona‏

A chegada do Ano-Novo será movimentada em Caraguá. Com previsão de receber aproximadamente 500 mil visitantes (turistas e veranistas), somente no Réveillon 2016, as praias do Centro, Indaiá, Porto Novo, Martim de Sá e Massaguaçu receberão shows pirotécnicos com fogos de artifício na virada.
Além disso, a Praça da Cultura (Centro) terá a apresentação da Família Lima, que traz para Caraguá o show “Os Reis do Clássico”, e celebra 21 anos de formação, com canções que marcaram sua trajetória. O público poderá conferir neste projeto grandes clássicos como “Primavera”, de Vivaldi, “Serenata Noturna”, de Mozart, “Funiculì Funiculà”, “Fígaro” e a abertura de “Guilherme Tell”, de Rossini.
Já no Centro de Eventos do Litoral Norte, na praia do Porto Novo, a grande atração será o Réveillon com a Banda Barcelona que promete muita animação para não deixar ninguém parado.
As apresentações musicais estão previstas para começar às 22h30.
VIRADA NAS PRAIAS – O show pirotécnico no Indaiá será às margens do Rio Santo Antonio, próximo da pista de bicicross. No Centro, a área destinada aos fogos de artifício fica ao lado da pista de skate, na Avenida da Praia.  Já na Martim de Sá, as baterias estarão montadas na Praça Antonio Fachini. No Massaguaçu, a festa será na Praça Irmã Lucila.  Quem estiver na Região Sul poderá conferir todas as atrações no Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo). 
SHOWS NATAL E ANO NOVO
Praça da Cultura (Centro)
 Dezembro
27 (Domingo) Malta
28 (Segunda) Cláudio Zoli
29 (Terça) Yamandú Costa
30 (Quarta) Black Rio Tributo a Tim Maia
31 (Quinta) Família Lima
Janeiro
1 (Sexta) Léo Maia
2 (Sábado) Funk Como le Gusta
3 (Domingo) Strike
Centro de Eventos do Litoral Norte (Porto Novo)
Dezembro
27 (Domingo) Bruno & Marrone
28 (Segunda) Aviões do Forró
29 (Terça) João Bosco & Vinicius
30 (Quarta) Fernando & Sorocaba
31 (Quinta) Réveillon com Banda Barcelona

Janeiro
1º (Sexta) Thiaguinho
2 (Sábado) Lucas Morato
3 (Domingo) Péricles




Secretaria de Comunicação Social

Caraguá reduz casos de Dengue em 94,5% no segundo semestre‏

Foi traçado um plano municipal com ações eficientes para o combate aos criadouros neste Verão e também em 2016
A guerra contra o Aedes Aegypti não para em Caraguá. Agora, além da Dengue, o mesmo mosquito pode transmitir também doenças sérias como Zika Vírus e Chikungunya.
 Caraguá viveu uma grande epidemia este ano, mas conseguiu dar a volta por cima no segundo semestre de 2015, graças aos esforços conjuntos da população e da Prefeitura de Caraguá. Além das ações da Operação Bota Fora, a cidade conta com 40 agentes que trabalham diretamente no combate ao Aedes Aegypti e 12 máquinas de nebulização.
 Dados atualizados do Setor de Saúde Coletiva apontam que a cidade conseguiu reduzir em 94,5% o número de infectados de julho a dezembro em comparação ao mesmo período do ano passado.
 Em 2014, de julho a dezembro, Caraguá registrou 270 casos confirmados. Este ano, de julho a 15 de dezembro, foram apenas 15 infectados. Mas não é o momento de “baixar a guarda”.
 A cidade iniciou um Plano Municipal de Controle da Dengue, que engloba atividades para este Verão e o ano de 2016. Desde o final de semana dos dias 11 e 12/12/2015, o município conta com cerca de nove agentes de controle da dengue, distribuídos em três equipes. Estes agentes, até o final de semana seguinte ao carnaval (13 e 14/2/2015), atuarão nos comércios da cidade aos sábados e, nas praias, aos domingos na fiscalização contra a Dengue e controle de outras zoonoses.
 O diretor da Divisão de Saúde Coletiva, Guilherme Garrido, afirma que o foco principal destas ações é a orientação sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, animais nas praias e outros assuntos relevantes que podem ser abordados por munícipes e turistas.
 FIQUE SABENDO
A eliminação dos criadouros é a melhor maneira de combater as doenças. E, segundo o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária, é a água parada em pratinhos nos vasos de planta, que representa ainda, em Caraguá, o principal foco de larvas do mosquito transmissor de dengue.
CONHEÇA AS AÇÕES DO PLANO MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE
As principais ações dentro deste plano serão o reforço de procedimentos já tomados durante todo o ano. Como por exemplo:
- A realização de vistorias quinzenais em 100% dos pontos estratégicos (borracharias, ferro velho, depósito de materiais de construção – locais que tendem a ter muitos criadouros);
- Vistorias em imóveis especiais trimestralmente (escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e igrejas – locais com aglomerações);
- Promover quatro ciclos de vistorias casa a casa em pelo menos 80% de todos os imóveis do Município;
- Realização de três Avaliações de Densidade Larvárias (ADLs) durante o ano. O que já foi feito nos meses de junho, julho e outubro, conforme prerrogativa do Ministério da Saúde;
- Um ciclo de vistoria casa a casa por trimestre, sendo que quatro vistorias no total devem ser realizadas durante o ano.


 Secretaria de Comunicação Social