GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 27 de dezembro de 2015

Caraguá reduz casos de Dengue em 94,5% no segundo semestre‏

Foi traçado um plano municipal com ações eficientes para o combate aos criadouros neste Verão e também em 2016
A guerra contra o Aedes Aegypti não para em Caraguá. Agora, além da Dengue, o mesmo mosquito pode transmitir também doenças sérias como Zika Vírus e Chikungunya.
 Caraguá viveu uma grande epidemia este ano, mas conseguiu dar a volta por cima no segundo semestre de 2015, graças aos esforços conjuntos da população e da Prefeitura de Caraguá. Além das ações da Operação Bota Fora, a cidade conta com 40 agentes que trabalham diretamente no combate ao Aedes Aegypti e 12 máquinas de nebulização.
 Dados atualizados do Setor de Saúde Coletiva apontam que a cidade conseguiu reduzir em 94,5% o número de infectados de julho a dezembro em comparação ao mesmo período do ano passado.
 Em 2014, de julho a dezembro, Caraguá registrou 270 casos confirmados. Este ano, de julho a 15 de dezembro, foram apenas 15 infectados. Mas não é o momento de “baixar a guarda”.
 A cidade iniciou um Plano Municipal de Controle da Dengue, que engloba atividades para este Verão e o ano de 2016. Desde o final de semana dos dias 11 e 12/12/2015, o município conta com cerca de nove agentes de controle da dengue, distribuídos em três equipes. Estes agentes, até o final de semana seguinte ao carnaval (13 e 14/2/2015), atuarão nos comércios da cidade aos sábados e, nas praias, aos domingos na fiscalização contra a Dengue e controle de outras zoonoses.
 O diretor da Divisão de Saúde Coletiva, Guilherme Garrido, afirma que o foco principal destas ações é a orientação sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, animais nas praias e outros assuntos relevantes que podem ser abordados por munícipes e turistas.
 FIQUE SABENDO
A eliminação dos criadouros é a melhor maneira de combater as doenças. E, segundo o resultado da última Avaliação de Densidade Larvária, é a água parada em pratinhos nos vasos de planta, que representa ainda, em Caraguá, o principal foco de larvas do mosquito transmissor de dengue.
CONHEÇA AS AÇÕES DO PLANO MUNICIPAL DE CONTROLE DA DENGUE
As principais ações dentro deste plano serão o reforço de procedimentos já tomados durante todo o ano. Como por exemplo:
- A realização de vistorias quinzenais em 100% dos pontos estratégicos (borracharias, ferro velho, depósito de materiais de construção – locais que tendem a ter muitos criadouros);
- Vistorias em imóveis especiais trimestralmente (escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e igrejas – locais com aglomerações);
- Promover quatro ciclos de vistorias casa a casa em pelo menos 80% de todos os imóveis do Município;
- Realização de três Avaliações de Densidade Larvárias (ADLs) durante o ano. O que já foi feito nos meses de junho, julho e outubro, conforme prerrogativa do Ministério da Saúde;
- Um ciclo de vistoria casa a casa por trimestre, sendo que quatro vistorias no total devem ser realizadas durante o ano.


 Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário: