GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 30 de julho de 2013

CORREIO DO BRASIL Governo tucano de Alckmin se vê diante novo escândalo de corrupção

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O governo tucano de Geraldo Alckmin, em São Paulo, está diante de mais um escândalo de corrupção. Reportagem da revista semanal de centro Isto é apresenta documentos da Siemens, empresa integrante do cartel que drenou recursos do metrô e trens de São Paulo, que levaram o Cade e o Ministério Público a concluir que houve um desvio de mais de R$ 400 milhões dos cofres paulistas. O esquema foi montado por empresas da área de transporte sobre trilhos e funcionários graduados, com posições de mando no PSDB, para lucrar com as licitações públicas durante os últimos 20 anos.
estudantes da usp
Alckmin não respondeu às denúncias da revista
Leia, abaixo, a íntegra da reportagem publicada na edição deste fim de semana da IstoÉ:
Trens e Metrô superfaturados em 30%
Ao analisar documentos da Siemens, empresa integrante do cartel que drenou recursos do Metrô e trens de São Paulo, o Cade e o MP concluíram que os cofres paulistas foram lesados em pelo menos R$ 425 milhões.
Na última semana, ISTOÉ publicou documentos inéditos e trouxe à tona o depoimento voluntário de um ex-funcionário da multinacional alemã Siemens ao Ministério Público. Segundo as revelações, o esquema montado por empresas da área de transporte sobre trilhos em São Paulo para vencer e lucrar com licitações públicas durante os sucessivos governos do PSDB nos últimos 20 anos contou com a participação de autoridades e servidores públicos e abasteceu um propinoduto milionário que desviou dinheiro das obras para políticos tucanos. Toda a documentação, inclusive um relatório do que foi revelado pelo ex-funcionário da empresa alemã, está em poder do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para quem a Siemens – ré confessa por formação de cartel – vem denunciando desde maio de 2012 as falcatruas no Metrô e nos trens paulistas, em troca de imunidade civil e criminal para si e seus executivos. Até semana passada, porém, não se sabia quão rentável era este cartel.
Ao se aprofundarem, nos últimos dias, na análise da papelada e depoimentos colhidos até agora, integrantes do Cade e do Ministério Público se surpreenderam com a quantidade de irregularidades encontradas nos acordos firmados entre os governos tucanos de São Paulo e as companhias encarregadas da manutenção e aquisição de trens e da construção de linhas do Metrô e de trens. Uma das autoridades envolvidas na investigação chegou a se referir ao esquema como uma fabulosa história de achaque aos cofres públicos, num enredo formado por pessoas-chaves da administração – entre eles diretores do metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) –, com participação especial de políticos do PSDB, os principais beneficiários da tramoia. Durante a apuração, ficou evidente que o desenlace dessa trama é amargo para os contribuintes paulistas. A investigação revela que o cartel superfaturou cada obra em 30%. É o mesmo que dizer que os governantes tucanos jogaram nos trilhos R$ 3 de cada R$ 10 desembolsado com o dinheiro arrecadado dos impostos. Foram analisados 16 contratos correspondentes a seis projetos. De acordo com o MP e o Cade, os prejuízos aos cofres públicos somente nesses negócios chegaram a RS 425,1 milhões. Os valores, dizem fontes ligadas à investigação ouvidas por ISTOÉ, ainda devem se ampliar com o detalhamento de outros certames vencidos em São Paulo pelas empresas integrantes do cartel nesses e em outros projetos.
Entre os contratos em que o Cade detectou flagrante sobrepreço está o de fornecimento e instalação de sistemas para transporte sobre trilhos da fase 1 da Linha 5 Lilás do metrô paulista. A licitação foi vencida pelo consórcio Sistrem, formado pela empresa francesa Alstom, pela alemã Siemens juntamente com a ADtranz (da canadense Bombardier) e a espanhola CAF. Os serviços foram orçados em R$ 615 milhões. De acordo com testemunhos oferecidos ao Cade e ao Ministério Público, esse contrato rendeu uma comissão de 7,5% a políticos do PSDB e dirigentes da estatal. Isso significa algo em torno de R$ 46 milhões só em propina. “A Alstom coordenou um grande acordo entre várias empresas, possibilitando dessa forma um superfaturamento do projeto”, revelou um funcionário da Siemens ao MP. Antes da licitação, a Alstom, a ADtranz, a CAF, a Siemens, a TTrans e a Mitsui definiram a estratégia para obter o maior lucro possível. As companhias que se associaram para a prática criminosa são as principais detentoras da tecnologia dos serviços contratados.
O responsável por estabelecer o escopo de fornecimento e os preços a serem praticados pelas empresas nesse contrato era o executivo Masao Suzuki, da Mitsui. Sua empresa, no entanto, não foi a principal beneficiária do certame. Quem ficou com a maior parte dos valores recebidos no contrato da fase 1 da Linha 5 Lilás do Metrô paulista foi a Alstom, que comandou a ação do cartel durante a licitação. Mas todas as participantes entraram no caixa da propina. Cada empresa tinha sua própria forma de pagar a comissão combinada com integrantes do PSDB paulista, segundo relato do delator e ex-funcionário da Siemens revelado por ISTOÉ em sua última edição. Nesse contrato específico, a multinacional francesa Alstom e a alemã Siemens recorreram à consultoria dos lobistas Arthur Teixeira e Sérgio Teixeira. Documentos apresentados por ISTOÉ na semana passada mostraram que eles operam por meio de duas offshores localizadas no Uruguai, a Leraway Consulting S/A e Gantown Consulting S/A. Para não deixar rastro do suborno, ambos também se valem de contas em bancos na Suíça, de acordo a investigação.
No contrato da Linha 2 do Metrô, o superfaturamento identificado até agora causou um prejuízo estimado em R$ 67,5 milhões ao erário paulista. As licitações investigadas foram vencidas pela dupla Alstom/Siemens e pelo consórcio Metrosist, do qual a Alstom também fez parte. O contrato executado previa a prestação de serviços de engenharia, o fornecimento, a montagem e a instalação de sistemas destinados à extensão oeste da Linha 2 Verde. Orçado inicialmente em R$ 81,7 milhões, só esse contrato recebeu 13 reajustes desde que foi assinado, em outubro de 1997. As multinacionais francesa e alemã ficaram responsáveis pelo projeto executivo para fornecimento e implantação de sistemas para o trecho Ana Rosa/ Ipiranga. A Asltom e a Siemens receberam pelo menos R$ 143,6 milhões para executar esse serviço.
O sobrepreço de 30% foi estabelecido também em contratos celebrados entre as empresas pertencentes ao cartel e à estatal paulista CPTM. Entre eles, o firmado em 2002 para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de dez trens da série 3000. A Siemens ganhou o certame por um valor original de R$ 33,7 milhões. Em seguida, o conglomerado alemão subcontratou a MGE Transportes para serviços que nunca foram realizados. A MGE, na verdade, serviu de ponte para que a Siemens pudesse efetuar o pagamento da propina de 5% acertada com autoridades e dirigentes do Metrô e da CPTM. O dinheiro da comissão – cerca de R$ 1,7 milhão só nessa negociata, segundo os investigadores – mais uma vez tinha como destino final a alta cúpula da estatal e políticos ligados ao PSDB. A propina seria distribuída, segundo depoimento ao Cade ao qual ISTOÉ teve acesso, pelo diretor da CPTM, Luiz Lavorente. Além da MGE, a Siemens também recorreu à companhia japonesa Mitsui para intermediar pagamentos de propina em outras transações. O que mais uma vez demonstra o quão próxima eram as relações das empresas do cartel que, na teoria, deveriam concorrer entre si pelos milionários contratos públicos no setor de transportes sobre trilhos. O resultado da parceria criminosa entre as gigantes do setor pareceu claro em outros 12 contratos celebrados com a CPTM referentes às manutenções dos trens das séries 2000 e 2100 e o Projeto Boa Viagem, que já foram analisados pelo CADE. Neles, foi contabilizado um sobrepreço de aproximadamente R$ 163 milhões.
Não é por acaso que as autoridades responsáveis por investigar o caso referem-se ao esquema dos governos do PSDB em São Paulo como uma “fabulosa história”. O superfaturamento constatado nos contratos de serviços e oferta de produtos às estatais paulistanas Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos [CPTM] supera até mesmo os índices médios calculados internacionalmente durante a prática deste crime. Cálculos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, por exemplo, apontam que os cartéis ocasionam um prejuízo aos cofres públicos de 10% a 20%. No caso destes 16 contratos, a combinação de preços e direcionamentos realizados pelas companhias participantes da prática criminosa levaram a um surpreendente rombo de 30% aos cofres paulistas.
Diante das denúncias, na última semana o PT e outros partidos oposicionistas em São Paulo passaram a se movimentar para tentar aprovar a instalação de uma CPI. “O governador Geraldo Alckmin diz querer que as denúncias do Metrô e da CPTM sejam apuradas. Então, que oriente a sua bancada a protocolar o pedido de CPI, pelo menos, desta vez”, propôs o líder do PT na Assembleia paulista, Luiz Cláudio Marcolino. “É flagrante que os contratos precisam ser revisados. Temos de ter transparência com o dinheiro público independente de partido”, diz ele. Caso a bancada estadual do PT não consiga aprovar o pedido, por ter minoria, a sigla tentará abrir uma investigação na Câmara Federal. “Não podemos deixar um assunto desta gravidade sem esclarecimentos. Ainda mais quando se trato de acusações tão contundentes de desvios de verbas públicas”, afirmou o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). O que se sabe até agora já é suficiente para ensejar um inquérito. Afinal, trata-se de um desvio milionário de uma das principais obras da cidade mais populosa do País e onde se concentra o maior orçamento nacional. Se investigada a fundo, a história do achaque de 30% aos cofres públicos pode trazer ainda mais revelações fabulosas.
Papelada vira cinzas
Uma pasta amarela com cerca de 200 páginas guardada na 1ª Vara Criminal do Fórum da cidade de Itu, interior paulista, expõe um lado ainda mais sombrio das investigações que apuram o desvio milionário das obras do metrô e trens metropolitanos durante governos do PSDB em São Paulo nos últimos 20 anos. Trata-se do processo judicial 9900.98.2012 que investiga um incêndio criminoso que consumiu durante cinco horas 15.339 caixas de documentos e 3.001 tubos de desenhos técnicos. A papelada fazia parte dos arquivos do metrô armazenados havia três décadas. Entre os papeis que viraram cinzas estão contratos assinados entre 1977 e 2011, laudos técnicos, processos de contratação, de incidentes, propostas, empenhos, além de relatórios de acompanhamento de contratos de 1968 até 2009. Sob segredo de Justiça, a investigação que poderá ser reaberta pelo Ministério Público, diante das novas revelações sobre o caso feitas por ISTOÉ, acrescenta novos ingredientes às já contundentes denúncias feitas ao Cade pelos empresários da Siemens a respeito do escândalo do metrô paulista. Afinal, a ação dos bandidos pode ter acobertado a distribuição de propina, superfaturamento das obras, serviços e a compra e manutenção de equipamentos para o metrô paulista.
Segundo o processo, na madrugada do dia 9 de julho do ano passado, nove homens encapuzados e armados invadiram o galpão da empresa PA Arquivos Ltda, na cidade de Itu, distante 110 km da capital paulista, renderam os dois vigias, roubaram 10 computadores usados, espalharam gasolina pelo prédio de 5 mil m² e atearam fogo. Não sobrou nada. Quatro meses depois de lavrado o boletim de ocorrência, nº 1435/2012, a polícia paulista concluiu que o incêndio não passou de um crime comum.
– As investigações não deram em nada – admite a delegada de Policia Civil Milena, que insistiu em se identificar apenas pelo primeiro nome. “Os homens estavam encapuzados e não foram identificados”, diz a policial. Investigado basicamente como sumiço de papéis velhos, o incêndio agora ganha ares de queima de arquivo.
O incidente ocorreu 50 dias depois de entrar em vigor a Lei do Acesso à Informação, que obriga os órgãos públicos a fornecerem cópias a quem solicitar de qualquer documento que não seja coberto por sigilo legal, e quatro meses depois de começarem as negociações entre o Cade e a Siemens para a assinatura do acordo de leniência, que vem denunciando as falcatruas no metrô e trens paulistas.
– Não podemos descartar que a intenção desse crime era esconder provas da corrupção – entende o deputado Luiz Cláudio Marcolino, líder do PT na Assembleia Legislativa do Estado.
Além das circunstâncias mais do que suspeitas do incêndio, documentos oficiais do governo, elaborados pela gerência de Auditoria e Segurança da Informação (GAD), nº 360, em 19 de setembro passado, deixam claro que o galpão para onde foi levado todo o arquivo do metrô não tinha as mínimas condições para a guarda do material. Cravado em plena zona rural de Itu, entre uma criação de coelhos e um pasto com cocheiras de gado, o galpão onde estavam armazenados os documentos não tinha qualquer segurança. Poderia ser facilmente acessado pelas laterais e fundos da construção. De acordo com os documentos aos quais ISTOÉ teve acesso, o governo estadual sabia exatamente da precariedade da construção quando transferiu os arquivos para o local. O relatório de auditoria afirma que em 20 de abril de 2012 – portanto, três dias depois da assinatura do contrato entre a PA Arquivos e o governo de Geraldo Alckmin – o galpão permanecia em obras e “a empresa não estava preparada para receber as caixas do Metrô”. A comunicação interna do governo diz mais. Segundo o laudo técnico do GAD, “a empresa não possuía instalações adequadas para garantir a preservação do acervo documental”. Não havia sequer a climatização do ambiente, item fundamental para serviços deste tipo.
O prédio foi incendiado poucos dias depois da migração do material para o espaço.
– Não quero falar sobre esse crime. Briguei com o meu sócio, sai da sociedade e tomei muito prejuízo. Esse incêndio foi estranho. Por isso, prefiro ficar em silêncio – disse um dos proprietários da empresa, na época do incêndio, Carlos Ulderico Botelho. Outra excentricidade do crime é que o fato só foi confirmado oficialmente pelo governo seis meses depois do ocorrido.
Em 16 páginas do Diário Oficial, falou-se em “sumiço” da papelada. Logo depois da divulgação do sinistro, o deputado estadual do PT, Simão Pedro, hoje secretário de Serviços da Prefeitura de São Paulo, representou contra o Governo do Estado no Ministério Público Estadual:
– Acredita-se que os bandidos tenham provocado o incêndio devido o lugar abrigar vários documentos.

Para o parlamentar, “esse fato sairia da hipótese de crime de roubo com o agravante de causar incêndio, para outro crime, de deliberada destruição de documentos públicos”, disse Simão, em dezembro passado. Procurados por ISTOÉ, dirigentes do Metrô de SP não quiseram se posicionar.

Atenção: Como obter o MTB de jornalista sem o diploma

O registro profissional de jornalista (chamado de MTB) pode ser obtido em qualquer Delegacia Regional de Trabalho (na cidade de SP, fica na Rua Martins Fontes, 109, Centro). Para quem tem diploma, é fácil. Mas o registro pode ser solicitado para quem não tem diploma nenhum, com base na decisão do STF (leia aqui a reportagem da Folha). A nossa leitora Paula Alves contribuiu com essa excelente reportagem abaixo sobre a sua experiência na DRT de São Paulo na semana passada!

MTB sem diploma

Você, jornalista por profissão e não por diploma, pode e deve solicitar ser devidamente registrado junto ao Ministério do Trabalho e Empregos (MTE) da sua cidade.

Sou estagiária e curso o último semestre de Jornalismo. A empresa para qual presto o estágio gostou tanto do meu desempenho que querem me contratar como Jornalista oficial. Mas não podem (ou não querem) esperar até eu obter meu Certificado de Conclusão de Curso - que deve sair somente no segundo semestre deste ano. O Diploma então, mais demorado ainda.

Diante disso,procurei o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e eles defendem irredutíveis a obtenção do MTB apenas com o Diploma, ou, pelo menos, com o Certificado de Conclusão de Curso. No entanto, não negaram a possibilidade de obtê-lo sem a formação acadêmica.

Assim, fui ao Ministério do Trabalho e Emprego. Na recepção, me foi entregue um "Comprovante de Agendamento" - uma folha com instruções de quais documentos devem ser apresentados - com três situações que permitem adquirir o MTB. Todo o processo funciona por agendamento.

Devo retornar lá daqui a um mês, em data e horário marcados, para entregar a documentação necessária (original e cópia) e gerar o registro "Com Base na Decisão do STF", já que ainda não tenho o Diploma ou Certificado. Tudo indica que o registro será feito no mesmo dia.

São essas as situações de direito para obter o MTB:

Atestado do Sindicato (Original do atestado, RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço)
Com Base na Decisão do STF (RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço)
Curso Nível Superior (Diploma ou Certificado  + Histórico, RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço)

Não deixem de fazer valer os seus direitos.
E boa sorte!

Ciro Gomes diz que Dilma tem equipe de quinta categoria

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Ministro Ricardo Lewandowski: Celeridade no julgamento do atual Presidente do Senado Renan Calheiros

O povo brasileiro está imbuído de um espírito de luta, que busca uma atitude CORRETA por parte do JUDICIÁRIO, em suas AÇÕES E DECISÕES.
Assim sendo, nada mais justo que se EXIJA do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL uma AÇÃO IMEDIATA, no que tange ao acolhimento e análise das denúncias contra o Senador RENAN CALHEIROS para abertura de ação penal contra o mesmo, uma vez que no processo há elementos suficientes para isso.
Para tanto, cobramos do Ministro RICARDO LEWANDOWSKI celeridade em sua apreciação do referido processo, concluindo a sua análise, o mais rapidamente possível, evitando com isso, a prescrição de alguns crimes e a consequente “absolvição” do (ir)responsáveL, nele enquadrado.
Ao mesmo tempo, solicitamos que enviem e-mail ao Ministro Ricardo Lewandowski e aos demais Ministros do STF, para que essa ação se efetive.
Os signatários:
ASSINE, DIVULGUE, COMPARTILHE! VAMOS MOSTRAR QUE NÃO SOMOS PALHAÇOS E NÃO CONCORDAMOS COM A PERMANÊNCIA DO RENAN CALHEIROS NA PRESIDÊNCIA DO SENADO.
Nossa página no Facebook:
Veja aqui quantas pessoas querem o Renan Fora da Presidência do Senado:
Para:
Ricardo Lewandowski, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal Federal
Celso de Mello, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Marco Aurélio, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Gilmar Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Cármen Lúcia, Ministra do Supremo Tribunal Federal
Dias Toffoli, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Luiz Fux, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Rosa Weber, Ministro do Supremo Tribunal Federal
Teori Zavascki, Ministro do Supremo Tribunal Federal 
Celeridade no julgamento do atual Presidente do Senado Renan Calheiros

Excelentíssimo Senhor Ministro RICARDO LEWANDOWSKI, pedimos urgência no acolhimento e análise das denúncias enviadas pelo Procurador Geral da República Roberto Gurgel contra o Senador Renan Calheiros, acusado pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. Como se vê há no processo elementos suficientes para o acolhimento da denúncia e abertura de ação penal. A investigação contra Renan no STF teve início em agosto de 2007. O povo brasileiro não ACEITA mais essa demora. É inadmissível essa lentidão. Exigimos agilidade em relação a análise das denúncias contra o senador alagoano e atual Presidente do Senado Renan Calheiros. Leve em consideração pesquisa do IBOPE que mostra que 74% dos brasileiros não se sentem representados por este indivíduo Renan Calheiros.
Atenciosamente,
[Seu nome]

Spider inicia preparação para revanche com Chris Weidman Ex-campeão dos pesos-médios do Ultimate esteve no Team Nogueira nesta terça-feira e realizou um sparring com Wagner Caldeirão

Anderson Silva treina ao lado de Wagner Caldeirão no Team Noigueira (© Foto: Bruno Ramôa)

Anderson Silva deu início a sua preparação para a revanche contra o americano Chris Weidman. Nesta terça-feira, o ex-campeão dos pesos-médios compareceu no centro de treinamento do Team Nogueira e realizou um sparring com o ex-atleta do Ultimate Wagner Caldeirão.
Durante a atividade, o ex-campeão arriscou diversos golpes plásticos, como uma joelhada voadora e um chute rodado. Outro fator que chamou a atenção foi a confiança de Spider em suas esquivas. Mesmo após o nocaute para o americano, ele manteve, na maior parte do tempo, sua guarda baixa.
A revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman será realizada no dia 28 de dezembro, no UFC 168. O local será o mesmo do primeiro combate: o MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, EUA. No mesmo evento, a campeã Ronda Rousey defenderá o cinturão feminino contra Miesha Tate.

Filha de Renato Gaúcho vira xodó do Grêmio em jogo e treino Carol Portaluppi, filha do técnico Renato Gaúcho, foi uma das estrelas na torcida pelo time gaúcho em duelo contra o Botafogo

Divulgação - Grêmio

A torcida do Grêmio ganhou uma famosa representante. Carol Portaluppi, filha do técnico Renato Gaúcho, foi presença próxima do time na última semana e pode até ter se tornado um xodó.

Divulgação - Grêmio

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Barcelona empata na estreia de Neymar Atacante joga 14 minutos no empate por 2 a 2 com o Lechia Gdansk em amistoso disputado na Polônia

Neymar completou o último passo que faltava como jogador do Barcelona. O atacante brasileiro fez sua estreia com a camisa do time espanhol nesta terça-feira durante o empate por 2 a 2 contra o Lechia Gdansk, da Polônia, em amistoso.

Neymar entrou aos 34 minutos do segundo tempo, mas não teve muita efetividade no ataque. Sofreu quatro faltas e pouco tempo teve para levar o Barça à vitória.

Agora, a expectativa é para a estreia de Neymar como titular do Barcelona. E isso deve acontecer na próxima sexta-feira, quando o time catalão enfrenta o Santos pelo Troféu Joan Gamper. O jogo faz parte do pagamento do clube catalão ao Santos pela transferência de Neymar.

Para esse jogo também deve aparecer pela primeira vez a parceria de Neymar e Messi, uma das mais aguardadas dos últimos tempos. Por uma diferença de três minutos, eles não atuaram juntos nesta terça na Polônia, já que o argentino foi substituído aos 31 minutos do segundo tempo.

No amistoso, o Barcelona esteve duas vezes atrás no placar. No primeiro tempo, levou um gol aos 14 minutos, mas Roberto empatou. Na etapa final, o Lechia fez 2 a 1, com Grzelczak, aos 5 minutos. Porém, seis minutos depois, Messi deixou tudo igual.

Atacante joga 14 minutos no empate por 2 a 2 com o Lechia Gdansk em amistoso disputado na Polônia (© Reuters)

Educação

Crianças e Jovens

A proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do município e compõe o IDHM Educação.

No período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu 19,10% e no de período 1991 e 2000, 181,53%. A proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 2,77% entre 2000 e 2010 e 54,82% entre 1991 e 2000.

A proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu 23,73% no período de 2000 a 2010 e 150,51% no período de 1991 a 2000. E a proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo cresceu 51,93% entre 2000 e 2010 e 187,03% entre 1991 e 2000.
Fluxo Escolar por Faixa Etária - Caraguatatuba - SP199120002010% de 5 a 6 anosfrequentando aescola% de 11 a 13anosfrequentando osanos finais doensinofundamental% de 15 a 17anos com ensinofundamentalcompleto% de 18 a 20anos com ensinomédio completo0255075100% de 18 a 20 anos com ensino médio completo2010:46,40%
Fluxo Escolar por Faixa Etária - Caraguatatuba - SP - 2010CaraguatatubaEstado: SPBrasil% de 5 a 6 anosna escola% de 11 a 13anos nos anosfinais dofundamental oucom fundamentalcompleto% de 15 a 17anos comfundamentalcompleto% de 18 a 20anos com médiocompleto40557085100

Em 2010, 73,50% dos alunos entre 6 e 14 anos de Caraguatatuba estavam cursando o ensino fundamental regular na série correta para a idade. Em 2000 eram 76,81% e, em 1991, 42,93%. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 40,70% estavam cursando o ensino médio regular sem atraso. Em 2000 eram 33,18% e, em 1991, 11,58%. Entre os alunos de 18 a 24 anos, 8,91% estavam cursando o ensino superior em 2010, 5,68% em 2000 e 0,78% em 1991.

Nota-se que, em 2010 , 2,33% das crianças de 6 a 14 anos não frequentavam a escola, percentual que, entre os jovens de 15 a 17 anos atingia 18,73%.
Frequência escolar de 6 a 14 anos - Caraguatatuba - SP - 2010Não frequenta (2,33%)Fundamental sem atraso(73,50%)Fundamental com um anode atraso (8,89%)Fundamental com dois anosde atraso (7,71%)No ensino médio (3,46%)Outros (4,11%)7.7%8.9%73.5%
Frequência escolar de 15 a 17 anos - Caraguatatuba - SP - 2010Não frequenta (18,73%)No ensino médio sematraso (40,70%)No ensino médio com umano de atraso (9,83%)No ensino médio com doisanos de atraso (1,43%)Frequentando o fundamental(15,91%)Frequentando o cursosuperior (0,71%)Outros (12,69%)18,73%12,69%15,91%9,83%40,70%
Frequência escolar de 18 a 24 anos - Caraguatatuba - SP - 2010Não frequenta (80,53%)Frequentando o cursosuperior (8,91%)Frequentando o fundamental(1,35%)Frequentando o ensinomédio (4,56%)Outros (4,65%)8,91%80,53%
População Adulta
A escolaridade da população adulta é importante indicador de acesso a conhecimento e também compõe o IDHM Educação.

Em 2010, 60,89% da população de 18 anos ou mais de idade tinha completado o ensino fundamental e 42,61% o ensino médio. Em São Paulo, 62,91% e 44,86% respectivamente. Esse indicador carrega uma grande inércia, em função do peso das gerações mais antigas e de menos escolaridade.

A taxa de analfabetismo da população de 18 anos ou mais diminuiu 8,69% nas últimas duas décadas.

ComfundamentalcompletoMédio completoSuperiorcompletoAnalfabetosOutros11.3%10.4%15.9%57.7%
15%17.4%9.3%52.2%
16.6%29.3%37.1%11.3%
Anos Esperados de Estudo

Os anos esperados de estudo indicam o número de anos que a criança que inicia a vida escolar no ano de referência tende a completar. Em 2010, Caraguatatuba tinha 11,01 anos esperados de estudo, em 2000 tinha 10,35 anos e em 1991 9,65 anos. Enquanto que São Paulo, tinha 10,33 anos esperados de estudo em 2010, 10,23 anos em 2000 e 9,68 anos em 1991.

Renda

A renda per capita média de Caraguatatuba cresceu 46,85% nas últimas duas décadas, passando de R$527,07 em 1991 para R$657,88 em 2000 e R$773,99 em 2010. A taxa média anual de crescimento foi de 24,82% no primeiro período e 17,65% no segundo. A extrema pobreza (medida pela proporção de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a R$ 70,00, em reais de agosto de 2010) passou de 4,46% em 1991 para 3,73% em 2000 e para 1,67% em 2010.

A desigualdade diminuiu: o Índice de Gini passou de 0,55 em 1991 para 0,54 em 2000 e para 0,50 em 2010.

O que é Índice de Gini?
É um instrumento usado para medir
o grau de concentração de renda.
Ele aponta a diferença entre os
rendimentos dos mais pobres e dos
mais ricos. Numericamente, varia
de 0 a 1, sendo que 0 representa
a situação de total igualdade, ou seja,
todos têm a mesma renda, e o valor
1 significa completa desigualdade
de renda, ou seja, se uma só pessoa
detém toda a renda do lugar.
Renda, Pobreza e Desigualdade - Caraguatatuba - SP
199120002010
Renda per capita (em R$)527,07657,88773,99
% de extremamente pobres
4,463,731,67
% de pobres
19,0411,346,41
Índice de Gini0,550,540,50

Porcentagem da Renda Apropriada por Estratos da População - Caraguatatuba - SP
199120002010
20% mais pobres
3,533,584,25
40% mais pobres
10,5010,9312,42
60% mais pobres
22,0222,1724,75
80% mais pobres
40,3140,9143,80
20% mais ricos
59,6959,0956,20