GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Educação

Crianças e Jovens

A proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do município e compõe o IDHM Educação.

No período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu 19,10% e no de período 1991 e 2000, 181,53%. A proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 2,77% entre 2000 e 2010 e 54,82% entre 1991 e 2000.

A proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu 23,73% no período de 2000 a 2010 e 150,51% no período de 1991 a 2000. E a proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo cresceu 51,93% entre 2000 e 2010 e 187,03% entre 1991 e 2000.
Fluxo Escolar por Faixa Etária - Caraguatatuba - SP199120002010% de 5 a 6 anosfrequentando aescola% de 11 a 13anosfrequentando osanos finais doensinofundamental% de 15 a 17anos com ensinofundamentalcompleto% de 18 a 20anos com ensinomédio completo0255075100% de 18 a 20 anos com ensino médio completo2010:46,40%
Fluxo Escolar por Faixa Etária - Caraguatatuba - SP - 2010CaraguatatubaEstado: SPBrasil% de 5 a 6 anosna escola% de 11 a 13anos nos anosfinais dofundamental oucom fundamentalcompleto% de 15 a 17anos comfundamentalcompleto% de 18 a 20anos com médiocompleto40557085100

Em 2010, 73,50% dos alunos entre 6 e 14 anos de Caraguatatuba estavam cursando o ensino fundamental regular na série correta para a idade. Em 2000 eram 76,81% e, em 1991, 42,93%. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 40,70% estavam cursando o ensino médio regular sem atraso. Em 2000 eram 33,18% e, em 1991, 11,58%. Entre os alunos de 18 a 24 anos, 8,91% estavam cursando o ensino superior em 2010, 5,68% em 2000 e 0,78% em 1991.

Nota-se que, em 2010 , 2,33% das crianças de 6 a 14 anos não frequentavam a escola, percentual que, entre os jovens de 15 a 17 anos atingia 18,73%.
Frequência escolar de 6 a 14 anos - Caraguatatuba - SP - 2010Não frequenta (2,33%)Fundamental sem atraso(73,50%)Fundamental com um anode atraso (8,89%)Fundamental com dois anosde atraso (7,71%)No ensino médio (3,46%)Outros (4,11%)7.7%8.9%73.5%
Frequência escolar de 15 a 17 anos - Caraguatatuba - SP - 2010Não frequenta (18,73%)No ensino médio sematraso (40,70%)No ensino médio com umano de atraso (9,83%)No ensino médio com doisanos de atraso (1,43%)Frequentando o fundamental(15,91%)Frequentando o cursosuperior (0,71%)Outros (12,69%)18,73%12,69%15,91%9,83%40,70%
Frequência escolar de 18 a 24 anos - Caraguatatuba - SP - 2010Não frequenta (80,53%)Frequentando o cursosuperior (8,91%)Frequentando o fundamental(1,35%)Frequentando o ensinomédio (4,56%)Outros (4,65%)8,91%80,53%
População Adulta
A escolaridade da população adulta é importante indicador de acesso a conhecimento e também compõe o IDHM Educação.

Em 2010, 60,89% da população de 18 anos ou mais de idade tinha completado o ensino fundamental e 42,61% o ensino médio. Em São Paulo, 62,91% e 44,86% respectivamente. Esse indicador carrega uma grande inércia, em função do peso das gerações mais antigas e de menos escolaridade.

A taxa de analfabetismo da população de 18 anos ou mais diminuiu 8,69% nas últimas duas décadas.

ComfundamentalcompletoMédio completoSuperiorcompletoAnalfabetosOutros11.3%10.4%15.9%57.7%
15%17.4%9.3%52.2%
16.6%29.3%37.1%11.3%
Anos Esperados de Estudo

Os anos esperados de estudo indicam o número de anos que a criança que inicia a vida escolar no ano de referência tende a completar. Em 2010, Caraguatatuba tinha 11,01 anos esperados de estudo, em 2000 tinha 10,35 anos e em 1991 9,65 anos. Enquanto que São Paulo, tinha 10,33 anos esperados de estudo em 2010, 10,23 anos em 2000 e 9,68 anos em 1991.

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