GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 21 de março de 2012

rsrsrsrsrsrs

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=0nWF136thMs

Aguardem!!! Em Maio

De: Sr. Guilherme Araújo
Assunto: Convite para evento social

Prezado (a) Senhor (a),


É com satisfação que o consultor de negócios e políticas Sr. Guilherme AAraújo tem a honra de convidá-lo (a) para entrega do Prêmio Mulher 2011 “DESTAQU
E & PERSONALIDADE” oferecido pelo Blog do Guilherme Araújo.
Neste evento serão homenageadas 40 (quarenta) mulheres nas seguintes categorias “DESTAQUES” & “PERSONALIDADE”.

Conheça as senhora foi escolhida para ser homenageada do PRB:
Esposa do presidente do PRB estadual SP será homenageada como “Personalidade”
Presidente estadual do PRB mulher de SP será homenageada como “Destaque”
Esposa do deputado Sebastião Santos será homenageada como “Personalidade”
Esposa do Ministro Marcelo Crivella do PRB estadual SP Sra. Silvia Jane Crivella será homenageada como “Personalidade”


Solicito à homenageada que entre em contato urgente com o Sr. Guilherme AAraújo para melhores esclarecimentos sobre o evento.

O evento será realizado na Câmara Municipal de Caraguatatuba localizada na Avenida: Frei Pacífico Wagner, 830 - Centro - Caraguatatuba/SP, no dia: 03/05/2012 as 19h00minhs.
Favor confirmar sua presença pelo telefone (12) 97989179 - Sr. Guilherme AAraújo.

Cordialmente,
Sr. Guilherme AAraújo

Tudo o que é bom é copiado

Ubatuba copia o que a Frente Suprapartidara de Caraguatatuba faz e implanta em Ubatuba... Isso é a proval que o projeto é excelente...

Para prefeito Antonio Carlos, resultado de pesquisa aumenta responsabilidade de manter bom trabalho

Para o prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (PSDB) o bom posicionamento do Município - 6ª no Brasil e 4ª no Estado de São Paulo - no ranking divulgado recentemente pelo sistema da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro é fruto de um compromisso administrativo na gestão correta de investimentos e projetos. Na visão do chefe do executivo, a visibilidade gerada com a avalanche de notícias na maioria dos grandes jornais do País, faz com que o desafio de manter o resultado tenha um aumento considerável. “Esta sem dúvida foi uma das melhores notícias dos últimos tempos. Fico muito orgulhoso e, de certa forma, envaidecido ao saber que este diagnóstico mostra a realidade da cidade e a seriedade nos trabalhos desenvolvidos em todas as secretarias. De certa forma já tínhamos a ciência da austeridade e do compromisso administrativo, mas, não tinha a noção de o quanto isso representaria no Brasil”, frisou. A pesquisa que mediu itens como receita própria, gasto com pessoal, liquidez, investimentos e custo da dívida deixou o Município na 6ª posição no Brasil e a 4ª do Estado. O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) está em sua primeira edição e apontou que apenas 2% das cidades do país apresentaram conceitos de excelência. O estudo, foi concluído com dados oficiais declarados pelos próprios municípios, baseado nos números de 2010 e tendo como informações comparativas entre os anos de 2006 e 2009.O IFGF avaliou 5.266 cidades brasileiras, onde vive 96% da população. Dos 5.565 municípios do país, 297 não apresentaram seus dados fiscais ao Tesouro Nacional até o fechamento do trabalho, em setembro do ano passado. São 43 municípios da Bahia, 34 do Pará, 33 de Minas Gerais, 29 do Piauí, 23 do Maranhão, 22 de Goiás, oito do Rio de Janeiro, além de 105 de outros 19 estados brasileiros. (leia mais na página A4).Silva fez questão de ressaltar os avanços alcançados pela cidade e importantes atrativos para investimentos. “Mesmo com estas boas notícias temos de ter a consciência de continuar trabalhando da mesma maneira com o pensamento de que a partir de agora nossa cidade passa a ser muito mais visada não só no Estado de São Paulo, mas, em todo o Brasil”, enfatizou. Mesmo com todo o entusiasmo de ser considerado um bom gestor público, o prefeito não deixa de lembrar os desafios ainda existentes na cidade. “Estamos trabalhando para terminar este mandato com um investimento total de mais de 350 milhões. Mesmo assim temos a consciência dos problemas ainda a serem enfrentados e da tentativa de solucionar questões como drenagem, pavimentação e melhorar a saúde. No entanto, também sabemos dos bons frutos como, por exemplo, o investimento na renovação da frota de veículos. Isto é algo inédito no Brasil”, afirmou.

Módulo capacita servidores da Prefeitura de Caraguatatuba

 O Centro Universitário Módulo firmou uma parceira com a Prefeitura de Caraguatatuba para oferecer cursos de capacitação a servidores públicos municipais que atuam nos departamentos de Recursos Humanos das secretarias.
Os cursos são ministrados por professores de Administração e Gestão de Recursos Humanos do Módulo, sob a coordenação da professora Marina Codo. A formação aborda, a cada mês, um tema. São eles: redação, gestão de pessoas, Excel, gestão de tempo, gestão de políticas públicas, oratória e atendimento ao público. Cerca de 40 servidores participam da capacitação, que ocorre de março a novembro de 2012.

Alunos de Ensino Fundamental participam de atividades da Semana da Água, na Fundamar

Diversas atividades em comemoração à Semana da Água tiveram início ontem com a participação dos alunos de Ensino Fundamental 1, das escolas da rede municipal de São Sebastião na Fundamar (Fundação do Mar), instalada no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central da cidade.
O objetivo da Semana da Água é conscientizar os estudantes sobre os principais cuidados para que a água no planeta não seja desperdiçada ou poluída, já que agem, também agem como multiplicadores, repassando as informações na escola e em casa.
As atividades, previstas para encerrar na quinta-feira 22, fazem parte do programa de Educação Ambiental “Em busca da Escola Sustentável”, desenvolvido pela Seduc (Secretaria da Educação) e Seman (Secretaria de Meio Ambiente) e também do calendário de datas comemorativas relativas ao meio ambiente do município.

Atividades

Entre as atividades programadas pelas pastas em parceria com a Fundamar, está a visita às instalações do museu, com a palestra sobre o tema “A água e seus cuidados”, a ser ministrado pela oceanógrafa Carolina Capello Piccinini Penedo, da Fundamar.
Além disso, os grupos conhecerão a vida marinha visitando a exposição de esqueletos de animais marinhos como baleias, golfinhos, tartarugas e ainda participarão de uma caça do tesouro, desenvolvida pela equipe de educadores.
Nesta terça, os alunos do 5º ano das EMs Iraydes Lobo Vianna do Rego e Verena de Oliveira Dória, aprenderam sobre a importância da água no planeta e a preservação dos rios e do mar, além dos cuidados para não jogar lixo em locais não apropriados. Também conheceram a exposição de animais marinhos e ouviram as explicações da bióloga e chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semam, Christiane Cruz Silva de Morais, sobre a importância da coleta seletiva; e separaram vários objetos de sucata nas lixeiras.
No final, os estudantes se divertiram com a “Caça do Tesouro”, onde saíram à caça de fichas em determinados locais e responderam às perguntas relacionadas ao meio ambiente.
Na manhã desta quarta-feira, 21, será a vez dos estudantes da EM Barequeçaba, à tarde, da EM Walfrido Maciel Monteiro, desfrutarem a programação. No ultimo dia, serão os alunos das EMs Maria Alice Rangel e Joana Alves dos Reis, manhã e tarde, respectivamente, a participarem do evento.

Fraudes na saúde

Digna de nota a indignação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante pedindo punição exemplar aos acusados de fraudes na saúde. Ora ministro, a roubalheira corre solta em todos os poderes do governo e nas empresas que participam das licitações. Não há nada de novo na reportagem do “Fantástico”, assunto de conhecimento das máquinas governamentais, que sempre fica protegido sob o manto da esperteza. O que surpreende é a forma descarada como o dinheiro da saúde é desviado. E pensar que o governo ainda queria criar uma nova CPMF. Diante da corrupção escancarada e tantos milhões desviados mostrados ao mundo, será que os parlamentares brasileiros ainda têm coragem de defender um imposto para saúde?

Rede Globo denuncia!

Não tenho nojo apenas das denuncias feitas pela Rede Globo sobre como funciona a máfia dos corruptores e corruptos na Saúde Publica do Rio de Janeiro. O que me causa mais nojo é ver políticos com ar de austeridade falar sobre as denuncias exigindo investigação apenas sobre aquele episódio, quando na realidade nós sabemos que o grosso da corrupção que corre pelo país afora fica entre governo e empreiteiras. Não vimos um político sequer levantar a bandeira contra a corrupção generalizada que deve surrupiar mais de R$-250 bilhões do PIB anual. Pensaram o que significa isso? Significaria verba para portos e aeroportos. Para as maltratadas estradas. Para a péssima educação pública que proporciona aos brasileiros apenas o subemprego. Dignidade aos aposentados e por fim a péssima saúde publica que mata milhares por ano no país. Essa realidade que me causa emoções indescritíveis!

Saúde - O que fazer?

Na reportagem divulgada pelo Fantástico mostrando um esquema para fraudar licitações na área da Saúde pública funcionando entre empresas fornecedoras e funcionários públicos no Rio de Janeiro, fica evidente que este escândalo é só um exemplo da corrupção sistêmica que nos devora, e que de exceção passou a ser a “regra de mercado” depois que a impunidade ficou assegurada pela máquina do governo . Se houvesse vontade política de levantar a ponta do tapete sujo tanto na área da Saúde como nas demais , o que viria à tona seria um escândalo de proporções gigantescas. Mas aqui as maracutaias só aparecem quando a mídia denuncia... Com isso quero dizer que quando o poder Executivo domina os poderes Legislativos e Judiciário este tipo de caos moral que se estabelece é que garante o poder nas mãos do governo vigente. Portanto...acaba sendo uma ferramenta tão útil quanto sórdida de manutenção do poder.

Suprapartidária - Ubatuba

Aproximadamente duas mil pessoas lotaram a área do Partido Democratas, localizada no bairro do Perequê-Açú, região central de Ubatuba na última semana. O presidente Roberto Rezende, teve como objetivo a realização de encontro para tratar de organização e formação de alianças partidárias visando as eleições de 2012, apresentando a frente suprapartidária, formada por 11 partidos (PHS, PSD, PDT, PV, DEM. PTC, PTN, PPS, PSD, PSC e PPL).

O destaque do evento foi a presença do chefe de gabinete da Prefeitura, Délcio Sato, que foi muito aplaudido e recebido com fogos e muita emoção. Sato discursou aos presentes, emocionado pelos aplausos recebidos. Ele afirmou estar percorrendo a cidade e recebido bastante incentivo de pessoas que acreditam no trabalho que ele pretende iniciar.

Sato afirmou ainda durante o encontro que apesar dos vinte anos de vida pública, pode dizer que nos últimos oito anos aprendeu ainda mais sobre a realidade de uma administração, sobre os problemas e as soluções mais viáveis. Ele falou ainda sobre o reconhecimento que recebe por parte de Eduardo Cesar. Segundo informou, “as pessoas” dizem que ele é candidato do prefeito, mas na realidade é apenas um pré-candidato que conta com o reconhecimento do prefeito como o mais bem preparado.

Eduardo Cesar também usou a palavra e foi bastante aplaudido pela multidão que se aglomeravam no local do evento. Ele disse que foi uma alegria muito grande poder estar com uma frente suprapartidária forte, ampla e consistente, formada por partidos e pessoas que sabem o que querem e fazem a diferença em Ubatuba.

Eventos


O secretário municipal de Cultura e Turismo de Ubatuba, Maurício Petiz, esteve reunido nesta semana com o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. Um dos principais assuntos abordados durante o encontro foi a realização da segunda edição da Encenação da Paz de Iperoig, evento realizado pela primeira vez em outubro do ano passado, para retratar o primeiro tratado de paz das Américas, firmado entre índios e colonizadores em Ubatuba, em 1563
Petiz pediu apoio do Estado para a realização do espetáculo, considerado o maior teatro de areia do Litoral Norte de São Paulo. Além desse evento, foi discutida a realização da Semana Ciccillo Matarazzo, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Ubatuba para homenagear os 35 anos de falecimento do ex-prefeito Francisco Matarazzo Sobrinho, que governou Ubatuba entre 1964 e 1969.

Comunitária


O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado dos secretários municipais, estará hoje no bairro do Itaquanduba para a 13ª Reunião Comunitária do programa “Prefeitura Bairro a Bairro”. O encontro será na E.M. Waldemar Belisário, às 19h.

Comunitária II


O programa visa aproximar o poder público da comunidade. A reunião no bairro Itaquanduba abre a agenda 2012 do programa e também integra as discussões do Orçamento Participativo. O último encontro havia sido realizado no final de novembro, no bairro da Armação, região norte da cidade.

Professores

Começam hoje as aulas do curso “Internet Segura. Bom para Você!”, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP). Ao todo são oferecidas 6.000 vagas, divididas entre seis grupos, para profissionais em exercício do quadro do magistério da rede estadual. A formação segue até maio.

Educação


O curso é oferecido inteiramente a distância, com atividades a serem realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP, por meio do site instituição (www.escoladeformacao.sp.gov.br/internetsegura). O conteúdo abrange estratégias e metodologias a serem aplicados pelos educadores em sala de aula com alunos, e também com colegas, visando um uso seguro, ético e responsável da internet com reflexos no processo de aprendizagem.

AVISO IMPORTANTE: Cuidado

Sabesp
A Sabesp informa que realizará amanhã serviços de troca das tubulações e interligação na rede de água que abastece o Reservatório no Morro do Abrigo, em São Sebastião. A intervenção, que será realizada na Estação Elevatória de Água instalada na Rua Bernardo Cardim Neto, provocará o desabastecimento no bairro das 6h30 às 13h.

Comus aprova repasse da Zona Azul para Santa Casa

O Conselho Municipal de Saúde (Comus) aprovou na semana passada a prestação de contas do primeiro repasse de recursos provenientes da arrecadação da Zona Azul das praias para a Santa Casa de Ubatuba. O valor repassado de R$ 134 mil, referente à cobrança do mês de janeiro, foi utilizado pela Santa Casa para custeio próprio e cobertura da folha de pagamento dos médicos.
Foi demonstrada ao COMUS a aplicação dos recursos e aprovado ainda o gasto com o repasse seguinte, no valor de R$ 200 mil, que será destinado ao custeio das despesas com o projeto verão, que abrange o período de 26 de dezembro a 22 de fevereiro, quando a Santa Casa trabalha com regime diferenciado.
Os recursos serão aplicados ainda na fase inicial da reforma do centro cirúrgico, que carece de obras em caráter de urgência. Para a Secretaria de Saúde, esta reforma será extremamente significativa para a melhoria da qualidade e quantidade das cirurgias efetuadas no município. A partir da reforma, será possível implementar a cirurgia por videolaparoscopia, um avanço sem precedentes na saúde pública em Ubatuba.

Iniciativa apoiada

Através do Decreto nº 5435, de 11 de janeiro de 2012, originado de amplo debate entre diversos segmentos da sociedade, o valor da zona azul nas praias foi reajustado de R$5 para R$10, dos quais 50%, abatidos os encargos, são destinados à Santa Casa.
O provedor da Santa Casa, Jair Antonio de Souza, fala sobre a importância da iniciativa: “não existem palavras para descrever como a iniciativa do prefeito Eduardo Cesar, apoiada pelos segmentos da sociedade, foi importante para a manutenção dos serviços na Santa Casa local. Estávamos sem expectativa de novos investimentos. Os recursos vêm em um momento importante para a vida financeira da Santa Casa e possibilitarão mecanismos para que a Santa Casa tenha novos serviços a oferecer à população”.
O prefeito acrescentou a importância da população participar ativamente dos problemas sociais do município. “Existe um grupo em nossa cidade, sem qualquer compromisso com a população, que visa denegrir e criticar sem fundamentos o trabalho que está sendo feito. Quero elogiar a todos os segmentos da sociedade civil que se envolveram e participaram desta discussão e são a esses que devemos satisfação. Os recursos destinados à Santa Casa serão aplicados na melhoria dos serviços à população em geral, independente de bandeira partidária ou linha política. A Santa Casa é o único hospital da cidade e merece nosso respeito e não pouparei esforços para que a estrutura existente melhore a cada dia, apesar de existirem pessoas que querem ver a verdadeira falência da entidade”, concluiu o prefeito.
O COMUS autorizou ainda a expedição de ofício à Secretaria de Estado da Saúde solicitando informações dos motivos pelos quais este ano não foram enviados aos municípios os recursos provenientes do Projeto Verão, já que as cidades consideradas turísticas têm um custo com a saúde extremamente elevado no período de verão, cabendo ao município cobrir solitariamente esses gastos extras.

Eleição do Conselho Tutelar está programada para a próxima semana

No próximo sábado, dia 24 de março, haverá a eleição do Conselho Tutelar de São Sebastião. O pleito será realizado das 8h às 17h e qualquer cidadão eleitor do município pode participar da escolha.
Para isso, basta comparecer ao local de votação na região da qual pertence a seção do eleitor. Sendo assim, aquele que vota no bairro do Canto do Mar, por exemplo, só poderá votar no posto de votação do Jaraguá.
É preciso apresentar documento de identidade nacional com foto e o título de eleitor. Aqueles que comparecerem apenas com o documento de identidade poderão participar, mas terá que ser verificada a seção a qual pertence para votar.
Candidatos - O eleitor poderá escolher até cinco candidatos na mesma cédula, na qual constará o número e nome/apelido do candidato. São eles: (01) Adriana Gaia, (02) Adriana Salvador, (03) Anailton Pinheiro, (04) Andrea Rangel, (05) Andrea Hiraoka, (06)
Carlos Alexandre, (07) Elena Komino, (08) Eva Falcão, (09) Flavia Carvalho, (10) Francine do Negrete, (11) Jabes Borges do Verena, (12) Monica Santos, (13) Rosangela Almeida Veiga, (14) Tia Vania.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) informa que o voto não é obrigatório, entretanto é importante a participação de todos os cidadãos neste importante processo de escolha dos representantes do Conselho
Tutelar. O órgão é responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes de São Sebastião.

Confira os locais de votação:

- Juquehy: Núcleo do Idoso de Juquehy: Rua Gerôncio Bento Pereira, s/nº - atrás da Praça Simeão Faustino
- Boiçucanga: Centro de Referência de Assistência Social - Cras: Rua Sargento Felisbino, nº 200
- Maresias: Regional de Maresias/ Núcleo de Assistência Social: Av. Francisco Loup, nº 1316
- Topolândia: Centro de Referência de Assistência Social - Cras: Av. Professor Doutor José Machado Rosa, nº 49
- Centro: Escola Estadual Professora Maísa Theodoro da Silva: Rua Caraguatatuba, nº 203 - São Francisco: Núcleo de Assistência Social: Rua Martins do Val, nº 254
- Jaraguá: Centro Comunitário do Jaraguá: Rua das Hortênsias, nº 117

Ordem judicial deixa sete famílias sem fornecimento de água no Varadouro

Um conjunto de moradias, situado na rua Emidio Orselli, no Varadouro, região central de São Sebastião, estão sem água há quase dois meses. Moradores do local querem regularizar situação perante a justiça, para serem contemplados com o fornecimento de água. No momento o abastecimen to foi interrompido pela Sabesp por cumprimento de ordem judicial. De acordo com as sete famílias que residem no local, o terreno onde encontram-se instalados seria de propriedade da prefeitura.
Lucimara Gonçalves dos Santos, 28 anos, do lar, revela morar na área concedida por uma antiga gestão, desde que nasceu. Segundo a moradora, no ano de 2007, uma ação na justiça movida pela empresa Sabesp os fizeram perder o direito de receberem água canalizada. Porém, somente em fevereiro deste ano o mandato de cortar o fornecimento d’água foi cumprido.
“A prefeitura sempre pagou todas as contas de água e luz, nunca nos deixaram pagar uma fatura sequer. Eu e meus familiares não invadimos esta área, fomos colocados aqui há 33 anos. Não estamos pedindo nada de graça, só queremos o que é nosso por direito. Precisamos urgentemente reaver nossa situação. Somos em 16 adultos, dentre os quais estão idosos, gestantes e obesos mórbidos. Também há mais 20 crianças que vivem no local e que necessitam de água para manterem a higiene e realizarem os afazeres do dia-dia”, explica.
De acordo com Lucimara, a ausência de água obriga o conjunto de famílias buscarem por alternativas, como fazer o reabastecimento através de uma nascente próxima ao endereço. “Estamos utilizando a água que vem de uma mina nascente próxima ao morro. Fazemos comidas, lavamos roupas e bebemos deste líquido que possivelmente está contaminado. A nossa briga não é pela falta de condição financeira, e sim, pelo direito de receber o fornecimento legal de água. Não podemos ficar nesse empurra, empurra. Só queremos uma posição concreta sobre o caso”, finaliza.

O que diz a prefeitura

Em nota a Assessoria de Imprensa informou que quem na realidade entrou com a ação judicial contra a Sabesp foi a própria comunidade, ou seja, os moradores da referida rua, que perderam a ação em primeira e segunda instância pelo fato das casas estarem em área pública e a Sabesp não ter como proceder a ligação da rede de água.
Entretanto, a Prefeitura - sensibilizada - tem dado atenção especial ao caso, por meio da Procuradoria Jurídica, na tentativa de resolver o problema da melhor maneira possível para a comunidade em questão.

Sabesp

A Sabesp informou, também por meio da Assessoria de Imprensa, que os moradores estão em área não contemplada pela rede de distribuição de água da empresa. A Sabesp esclarece ainda que cumpriu determinação judicial e que, tanto moradores como a municipalidade, conhecem os motivos do não abastecimento na área.

Prefeito Ernane abre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

O prefeito Ernane Primazzi abriu no início desta semana, no Paço Municipal, a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), que este ano aborda o tema “Construindo uma Cidade Melhor com Segurança”.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, funcionários e membros da divisão de segurança no trabalho que organizaram as atividades da semana.
Ernane convocou a todos os funcionários para participarem dos eventos da Sipat e lembrou a importância dos temas em pauta e das ações preparadas especialmente para trazer informações que colaboram com a qualidade de vida dentro e fora do trabalho.
“A participação de todos é essencial e aqueles que puderem aproveitar essa oportunidade devem, além de receber as informações, tornar-se um agente multiplicador, levando aos colegas que não puderam ir os conhecimentos que receberam”, enfatizou o prefeito.
O secretário de Administração, Urandy Rocha Leite, falou sobre a importância do trabalho realizado pela divisão, ressaltando alguns números do relatório de atividades do setor.
Entre os dados citados, todos englobando ações de suma importância para o trabalhador, o secretário ressaltou que “no início da Administração, apenas 280 servidores recebiam os adicionais de insalubridade e periculosidade, sendo que hoje o número é de quase 800”.

Programação

A programação inclui palestras, exposições e exames médicos - atividades abertas à participação de todos os funcionários da Prefeitura.
As palestras, que acontecem na ACE (Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião) abordarão os seguintes temas: nesta segunda-feira a psicóloga Elizabeth Alves dos Santos falou sobre “Qualidade de Vida Dentro e Fora da Empresa”; no mesmo horário, na terça-feira (20), Ivan dos Santos ministrará a palestra “Álcool e Drogas” e, na sequência, às 10h30, Manoel Teixeira abordará o tema “Prevenção e Combate a Incêndios”.
No dia 21 (quarta-feira), às 9h, a palestra de Andressa Mari Wczassek será sobre “Doenças Ocupacionais”; no dia 22 (quinta-feira), também às 9h, Roberto Magiolino falará sobre “Consequência Legais do Acidente de Trabalho” e no último dia, 23 (sexta-feira), no mesmo horário, Leda Nicolau Correia tratará de “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. No Paço Municipal haverá exposições dos equipamentos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Guarda Mirim, além da realização de exames gratuitos de acuidade visual, glicemia e aferição de pressão arterial, além de informações sobre DST-Aids e distribuição de preservativos até o fim do evento.

Inscrições para o concurso público terminam no próximo domingo

As inscrições para o Concurso Público da prefeitura de Caraguá terminam no próximo domingo, dia 25 de março, às 23h59, e podem ser feitas no site www.fadems.org.br. O concurso é para preencher 302 vagas em oito funções de níveis médio, técnico e superior.
Até ontem, 4.571 pessoas já se inscreveram e o cargo mais procurado é o de ADI (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil), com 4.427 inscritos. O exame será aplicado no dia 22 de abril (domingo) no período da manhã.
A princípio eram 301 vagas, mas o edital passou por uma retificação que acrescentou o cargo de instrutor de fanfarra. O objetivo é preencher as funções com baixo índice de aprovação nos processos de seleção realizados em 2010 e 2011, como os de ADI, por exemplo. Os salários variam de R$ 978,02 a R$ 1.843,51 conforme o nível de escolaridade exigido para os cargos.
Os candidatos com ensino médio ou técnico completo podem concorrer às vagas de auxiliar de desenvolvimento infantil (295), técnico contábil (1), topógrafo (1) e instrutor de fanfarra (1). As funções que exigem nível superior são bibliotecário, contador, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, com uma vaga cada.
A taxa de inscrição para os cargos de ensino médio e técnico é de R$ 40 e para as vagas de ensino superior é de R$ 60. A prova terá 50 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática e Legislação Municipal, para ADI; e Língua Portuguesa, Legislação Municipal e Conhecimentos Específicos, para as demais funções. Para o cargo de instrutor de fanfarra haverá prova prática.

Padre afirma durante missa que obra de restauro pretende incluir rampa de acessibilidade na igreja do bairro de São Francisco

O pároco do Convento Nossa Senhora do Amparo, Frei Carlos, no bairro de São Francisco, em São Sebastião, afirmou durante a celebração da missa da noite, no último domingo, que a obra do restauro que foi iniciada há algumas semanas, pretende contemplar a igreja com uma rampa de acessibilidade para deficientes físicos e idosos. Frei Carlos ressaltou também que a igreja do Bairro está de portas abertas para ajudar e auxiliar qualquer deficiente que deseje participar das celebrações, e que não têm condições de subir a longa escadaria da igreja.
Ele declarou que qualquer pessoa que apresentar algum tipo de dificuldade de locomoção deverá entrar em contato com a igreja, um pouco antes da missa, para que o portão lateral do Convento seja aberto, e a pessoa seja prontamente auxiliada.

Pedidos

Há duas semanas o Imprensa Livre fez uma reportagem onde os idosos estavam pedindo que a prefeitura pudesse interceder junto à igreja para a construção de uma rampa de acesso ao lado da escadaria, devido à grande dificuldade que eles estariam enfrentando para subir diariamente os degraus.
Na ocasião, ficou constatado que devido à carência de recursos e falta de adaptação para receber pessoas idosas e deficientes, o convento estaria perdendo seguidores que acabam desistindo de assistirem às missas, em virtude do grau de dificuldade de acesso.
Os frequentadores acreditam que pelo fato de a igreja ser patrimônio histórico tombado existe grande dificuldade para realizar mudanças na arquitetura e na estrutura do prédio, mesmo que seja para adaptar-se seguindo as disposições da lei.
“Infelizmente, temos que nos acostumar com a rampa, e fazer dela um sacrifício para chegar até Deus. Porque é realmente desumano um idoso, que tem problemas nas pernas, ou na coluna, ou qualquer tipo de redução de mobilidade, ter que enfrentar dezenas de degraus. A gente chega lá em cima quase morto. Por enquanto, devagarzinho ainda dá para subir, quando as pernas já não aguentarem mais a gente para de vir, ou então teremos que procurar outra comunidade”, declarou a aposentada Heloisa Aparecida.

Prefeitura

De acordo com informações da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, há um estudo de restauração para o Convento Nossa Senhora do Amparo. Porém, por ser tratar de patrimônio tombado, a Prefeitura necessita de liberações e autorizações dos órgãos competentes. Antes disso não existe a possibilidade de construção de uma rampa mesmo para uma medida paliativa, devido à legislação vigente que protege os bens tombados.
Ainda assim, a prefeitura fez questão de ressaltar que pretende fazer o máximo possível para beneficiar toda a comunidade que frequenta a igreja do bairro de São Francisco.

Termina o Verão e Bombeiros confirmam no período: quatro mortes, 451 resgate de vítimas e 5.798 prevenções realizadas nas praias do LN

Em todo o Estado foram 2.245 vidas salvas, com queda de 54% no índice de afogamentos

Era pra ser mais um final de semana divertido na praia mas, naquele fatídico segundo que muda tudo sem ninguém esperar, a correnteza pegou a todos de surpresa e o que era festa virou desespero e pânico, quase uma tragédia. Daniel nunca se esquecerá.
“Consegui manter as duas crianças em cima d’água sem engolir uma gota pela experiência que tenho com natação. Porém, uma moça do nosso lado começou a gritar por socorro desesperadamente. A amiguinha da filha da minha namorada começou a entrar em desespero e eu já estava sem forças”, conta.
No dia 4 de janeiro passado, Daniel Martins de Souza, de 20 anos, analista de sistemas, morador de Santos, passava o dia com a família numa praia em Guarujá. Ele estava na água com a enteada e uma amiga, de 12 anos, quando foram pegos pela correnteza. Daniel e as meninas escaparam da morte graças a um resgate rápido e preciso.
Eles entraram para as estatísticas pelo lado bom, das pessoas que sobreviveram. E não foram poucas. Entre dezembro de 2011 e fevereiro deste ano, 2.245 vidas foram salvas. Um número e tanto.
O verão terminou, oficialmente, ontem, e no período em que a movimentação de moradores e turistas nas praias do Estado atinge o pico, entre o início da estação mais quente do ano, em dezembro, e o final de fevereiro, o Corpo de Bombeiros registrou uma queda de 54% no número de mortes por afogamento. Foram registrados 40 óbitos no litoral, contra 87 no verão passado.
A corporação esteve presente com 1.097 guarda-vidas em todas as 15 cidades do litoral. Destes, 580 pertencem ao 17º Grupamento de Bombeiros (GB) e 517 eram guarda-vidas temporários, contratados através de convênios firmados com as prefeituras e empresas.
No caso de Daniel e as meninas, o primeiro socorro veio de surfistas. “Logo que subimos na prancha, os bombeiros chegaram em uma velocidade incrível, com bote salva-vidas e um jet ski. Alguns bombeiros foram nadando e resgatando mais umas sete pessoas, já que não havia mais pranchas”, conta o programador.
Daniel disse que o que mais o impressionou foi a velocidade como as coisas aconteceram – tanto o afogamento como o resgate. “Se eles não estivessem tão atentos e preparados para a situação, teríamos perdido muitas vidas naquele dia”, analisou.
Nos finais de semana e feriados de verão, a Polícia Militar esteve com sete helicópteros Águia em todo o litoral paulista. Eles foram responsáveis por 65 intervenções, com 83 pessoas salvas durante 366 horas de voo.
Durante a operação Praia Segura, os bombeiros contaram com 36 botes infláveis, 20 Unidades de Resgate e Salvamento Aquático, oito lanchas e um navio.

O jet ski que salva

O jet ski acabou o verão sendo visto como uma máquina assassina. Vários casos trágicos envolvendo a moto aquática foram noticiados, mas é importante ressaltar que o veículo em si não é o problema, mas sim quem o pilota.
No caso dos Bombeiros, o jet ski pode ser considerado uma máquina para salvar vidas. Vários resgates de pessoas que estavam se afogando foram realizados através dele. A corporação utilizou nove motos aquáticas de dezembro a fevereiro.
Segundo o capitão Marcos Brizola de Barros, do 17º GB, a redução de mortes por afogamento se deve principalmente ao aumento no número de guarda-vidas temporários e aos guarda-vidas auxiliares que participaram da operação, fazendo ao todo 27.101 prevenções de afogamento nas praias de Guarujá, Santos, São Vicente, Bertioga, Praia Grande, Monguaguá, Itanhaém, Peruíbe, Ilha Comprida, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
Além disso, campanhas educativas e ações de prevenção foram fundamentais para a diminuição de mortes neste verão.

Baixada Santista

Segundo os dados do Corpo de Bombeiros, na Baixada Santista, entre dezembro e fevereiro, houve 22 mortes e 1.154 vítimas salvas. Também houve 12.273 prevenções de afogamentos nas praias de Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande e Bertioga. O reforço de guarda-vidas para a região foi de 203 homens.

Litoral Sul

Para o Litoral Sul, foram enviados mais 202 guarda-vidas. Foram realizadas 9.030 prevenções. Apesar das 14 mortes registradas neste verão, os bombeiros conseguiram salvar 640 vítimas de afogamentos.

Litoral Norte

O reforço com a contratação de mais guarda-vidas para as três cidades do Litoral Norte foi de 112 homens. Foram quatro mortes, com 451 vítimas resgatadas e 5.798 prevenções realizadas.

Fachada da Sectur passa por reforma para conservação do patrimônio

Com o objetivo de manter e conservar o patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade, a Administração Municipal de São Sebastião dá continuidade à reforma das fachadas da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), um dos prédios mais antigos da cidade, datado do século XIX.
Obra tem aprovação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e é realizada pelos alunos da Oficina Experimental de Restauro, desenvolvida pela Fundação Cultural e Educacional de São Sebastião Deodato Santana, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) - São José dos Campos, com seis jovens aprendizes de 18 a 24 anos.
Segundo o instrutor especialista da oficina, Ewerton da Silva Borges, neste primeiro momento eles fazem a remoção da repintura, depois passarão argamassa especifica para restauração as fachadas.
“As técnicas utilizadas na recuperação são compatíveis com as tradicionais, utilizadas na construção do prédio. Por isto, os alunos têm que ter um bom conhecimento sobre as técnicas de restauro”, informou Borges. Ele ainda explicou ser esta a parte prática do curso, em que os alunos põem literalmente “as mãos na massa”. Antes desta, todos passaram pelas aulas teóricas.
Vale destacar que a obra começou no final de 2011 e os mesmos alunos entregaram a fachada frontal da Sectur totalmente reformada, em dezembro.

Hospital passa por humanização e busca título de “Hospital Amigo da Criança”

Reconhecimento público é concedido pela OMS, UNICEF e Ministério da Saúde

O Hospital Municipal “Gov. Mário Covas Júnior” de Ilhabela está caminhando para conquistar o título de “Hospital Amigo da Criança”, um reconhecimento público da Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF pelo tratamento humanizado e incentivo ao aleitamento materno. No Brasil, a iniciativa tem a parceria do Ministério da Saúde. Esta semana os funcionários do setor administrativo e da limpeza participaram de um treinamento sobre a “Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas, Mamadeiras e Protetores de Mamilo”.
Para receber a visita de um avaliador do Ministério, o hospital precisa seguir com excelência os dez passos para o sucesso do aleitamento, uma Declaração Conjunta da OMS/UNICEF de 1989. A primeira recomendação é que se tenha uma norma escrita que deveria ser rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde. A capacitação integra o passo dois, que orienta o treinamento de toda equipe, desde a recepção até os médicos. Na sequência, os passos três e quatro recomendam informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento e ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento, respectivamente. Ainda sobre as mães, o passo cinco pede que seja mostrado como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
O passo seis já diz respeito aos cuidados com o recém-nascido e orienta que não deve ser oferecido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja indicado pelo médico. A prática do alojamento conjunto sugerida no passo sete permite que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia e contribui para o passo oito, o encorajamento do aleitamento sob livre demanda.
No passo nove, a orientação é não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio. Para finalizar, o passo 10 pede o encorajamento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas, por ocasião da alta do Hospital ou ambulatório.
Segundo o administrador do Hospital de Ilhabela, Eduardo Rosmaninho, todos os passos já estão em andamento na entidade. A conquista desse reconhecimento é essencial para o processo de humanização, implantado com o Programa de Melhoria de Gestão dos Hospitais Públicos e Filantrópicos, numa parceria da Prefeitura com o Hospital Samaritano e do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag). “Esse será um passo grande na busca da humanização para com as pessoas que buscam nossos serviços. São poucos os hospitais que têm este título no Estado de São Paulo e estamos tentando dar ainda mais qualidade, ser mais acolhedor e respeitar este momento tão importante para mãe e filho”, completou Rosmaninho. O administrador informou ainda que além de reconhecimento, o título também credencia o hospital para receber repasse de recursos do UNICEF para que o trabalho tenha continuidade. A iniciativa Hospital Amigo da Criança contribui para a construção de um país mais saudável. Atualmente, mais de 150 países aderiram a ideia. Em Ilhabela, o treinamento começou com os setores do administrativo e da limpeza, mas será estendido para todos os funcionários.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) agradece o empenho de todos os funcionários que se dedicam para oferecer o melhor para a população da cidade. “Quando eu era secretário de Saúde conseguimos erguer este hospital, nossa maternidade já é referência e agora como prefeito tenho a oportunidade de melhorar a qualidade do atendimento”, declarou Colucci.
Os treinamentos e a implantação dos passos são realizados pelo médico pediatra, Alfredo Rosmaninho, responsável pelo projeto de aleitamento materno realizado no hospital e pela assistente social Suzana Maria Campos de Abreu, treinadora e avaliadora da iniciativa hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde.
Assim que todos os passos forem concluídos haverá uma pré-avaliação por parte do Ministério. Nesta etapa, o hospital terá a oportunidade de aperfeiçoar algum serviço indicado pelo avaliador. Após todas as adequações a cidade recebe novamente um avaliador, dessa vez de forma oficial.

Caraguá é a sexta melhor gestão fiscal do país diz pesquisa

Ainda segundo o levantamento da Federação, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião falham em investimentos

De acordo com um levantamento realizado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), a cidade de Caraguatatuba tem uma das melhores gestões fiscais do Brasil. O estudo revelou que o índice conquistado pelo município do Litoral Norte está entre os 10 maiores de todo o país.
O levantamento é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional. O indicador considera cinco quesitos: Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; Gasto com Pessoal, que representa quanto as prefeituras gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquid a, e, por último, o Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.
Em todos esses quesitos, a cidade de Caraguatatuba apresentou o conceito máximo, atingindo uma média geral de 0.914 em um índice que vai de 0 a 1. No Brasil, Caraguá ficou atrás apenas dos municípios de Santa Isabel (GO), Poá (SP), Barueri (SP), Jeceaba (MG) e Piracicaba (SP).
As outras três cidades do Litoral Norte apresentaram resultados bem mais modestos, mas conseguiram permanecer no grupo de cidades com “boa” gestão fiscal. O segundo melhor índice da região ficou com Ilhabela, no entanto, o arquipélago ocupa apenas a 305ª posição entre as melhores administrações financeiras do país. Segundo o Sistema Firjan, a cidade só recebeu conceito máximo nos quesitos Liquidez e Custo da Dívida. Já no setor de investimentos, o estudo deu nota C para Ilhabela, o que significa que a prefeitura teve dificuldades em abalroar os recursos públicos em melhorias estruturais para a população.
A situação é um pouco pior em Ubatuba e São Sebastião, que foram consideradas cidades de boa gestão fiscal, porém, com deficiências graves na disposição dos investimentos públicos. Ubatuba aparece na 346ª posição geral do ranking da Firjan e é a terceira melhor cidade da região no estudo. No entanto, o município recebeu nota mínima no quesito investimentos, ficando com 0.3 numa escala de 0 a 1. O mesmo ocorreu com São Sebastião que ficou na 408ª posição geral no país. Apesar das boas notas nos setores de Liquidez e Custo de Dívida, a cidade portuária viu o índice geral despencar em função da baixa avaliação no quesito de investimentos públicos (0.3).
De acordo com a Firjan, o IFGF Investimentos confirmou que, em um ambiente de elevadas despesas correntes, tem sobrado pouco espaço para os investimentos capazes de promover o bem-estar da população, como iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e hospitais bem equipados. O estudo constatou que metade dos municípios foi avaliada com conceito C e D (entre eles Ubatuba, São Sebastiao e Ilhabela). Essas prefeituras aplicaram, em média, 7% da receita em investimentos, percentual equivalente a 1/3 do investido pelas que foram avaliadas com conceito A e B (Caraguatatuba).

Descanse em Paz Amina

 
Amina Filali, 16 anos, estuprada, espancada e forçada a se casar com seu estuprador, se suicidou a única forma que ela encontrou de escapar dessa armadilha montada pelo seu estuprador e pela lei. Se agirmos agora, podemos impedir essa tragédia indescritível de acontecer com mais alguém.

O artigo 475 do código penal do Marrocos permite que um estuprador escape da acusação e de uma longa sentença de prisão ao se casar com a sua vítima, se ela for menor de idade. Desde 2006, o governo prometeu derrubar esse artigo e aprovar uma legislação que proibisse a violência contra mulheres, mas isso não aconteceu.

Centenas de manifestantes marroquinos foram às ruas para exigir uma reforma real, passando a bola para o Primeiro Ministro e chefes de outros ministérios, que escrevem e financiam projetos de leis, e a mídia internacional comprou a história. Se aumentarmos a pressão, podemos ver progressos reais agora. Assine a petição por uma lei compreensiva para impedir a violência contra mulheres, incluindo revogar o artigo 475. Quando alcançarmos 250.000 assinaturas, vamos trabalhar com grupos feministas locais para entregar nosso clamor aos tomadores de decisão.