GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Padre afirma durante missa que obra de restauro pretende incluir rampa de acessibilidade na igreja do bairro de São Francisco

O pároco do Convento Nossa Senhora do Amparo, Frei Carlos, no bairro de São Francisco, em São Sebastião, afirmou durante a celebração da missa da noite, no último domingo, que a obra do restauro que foi iniciada há algumas semanas, pretende contemplar a igreja com uma rampa de acessibilidade para deficientes físicos e idosos. Frei Carlos ressaltou também que a igreja do Bairro está de portas abertas para ajudar e auxiliar qualquer deficiente que deseje participar das celebrações, e que não têm condições de subir a longa escadaria da igreja.
Ele declarou que qualquer pessoa que apresentar algum tipo de dificuldade de locomoção deverá entrar em contato com a igreja, um pouco antes da missa, para que o portão lateral do Convento seja aberto, e a pessoa seja prontamente auxiliada.

Pedidos

Há duas semanas o Imprensa Livre fez uma reportagem onde os idosos estavam pedindo que a prefeitura pudesse interceder junto à igreja para a construção de uma rampa de acesso ao lado da escadaria, devido à grande dificuldade que eles estariam enfrentando para subir diariamente os degraus.
Na ocasião, ficou constatado que devido à carência de recursos e falta de adaptação para receber pessoas idosas e deficientes, o convento estaria perdendo seguidores que acabam desistindo de assistirem às missas, em virtude do grau de dificuldade de acesso.
Os frequentadores acreditam que pelo fato de a igreja ser patrimônio histórico tombado existe grande dificuldade para realizar mudanças na arquitetura e na estrutura do prédio, mesmo que seja para adaptar-se seguindo as disposições da lei.
“Infelizmente, temos que nos acostumar com a rampa, e fazer dela um sacrifício para chegar até Deus. Porque é realmente desumano um idoso, que tem problemas nas pernas, ou na coluna, ou qualquer tipo de redução de mobilidade, ter que enfrentar dezenas de degraus. A gente chega lá em cima quase morto. Por enquanto, devagarzinho ainda dá para subir, quando as pernas já não aguentarem mais a gente para de vir, ou então teremos que procurar outra comunidade”, declarou a aposentada Heloisa Aparecida.

Prefeitura

De acordo com informações da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, há um estudo de restauração para o Convento Nossa Senhora do Amparo. Porém, por ser tratar de patrimônio tombado, a Prefeitura necessita de liberações e autorizações dos órgãos competentes. Antes disso não existe a possibilidade de construção de uma rampa mesmo para uma medida paliativa, devido à legislação vigente que protege os bens tombados.
Ainda assim, a prefeitura fez questão de ressaltar que pretende fazer o máximo possível para beneficiar toda a comunidade que frequenta a igreja do bairro de São Francisco.

Nenhum comentário: