GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Fachada da Sectur passa por reforma para conservação do patrimônio

Com o objetivo de manter e conservar o patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade, a Administração Municipal de São Sebastião dá continuidade à reforma das fachadas da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), um dos prédios mais antigos da cidade, datado do século XIX.
Obra tem aprovação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e é realizada pelos alunos da Oficina Experimental de Restauro, desenvolvida pela Fundação Cultural e Educacional de São Sebastião Deodato Santana, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) - São José dos Campos, com seis jovens aprendizes de 18 a 24 anos.
Segundo o instrutor especialista da oficina, Ewerton da Silva Borges, neste primeiro momento eles fazem a remoção da repintura, depois passarão argamassa especifica para restauração as fachadas.
“As técnicas utilizadas na recuperação são compatíveis com as tradicionais, utilizadas na construção do prédio. Por isto, os alunos têm que ter um bom conhecimento sobre as técnicas de restauro”, informou Borges. Ele ainda explicou ser esta a parte prática do curso, em que os alunos põem literalmente “as mãos na massa”. Antes desta, todos passaram pelas aulas teóricas.
Vale destacar que a obra começou no final de 2011 e os mesmos alunos entregaram a fachada frontal da Sectur totalmente reformada, em dezembro.

Nenhum comentário: