GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Hospital passa por humanização e busca título de “Hospital Amigo da Criança”

Reconhecimento público é concedido pela OMS, UNICEF e Ministério da Saúde

O Hospital Municipal “Gov. Mário Covas Júnior” de Ilhabela está caminhando para conquistar o título de “Hospital Amigo da Criança”, um reconhecimento público da Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF pelo tratamento humanizado e incentivo ao aleitamento materno. No Brasil, a iniciativa tem a parceria do Ministério da Saúde. Esta semana os funcionários do setor administrativo e da limpeza participaram de um treinamento sobre a “Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas, Mamadeiras e Protetores de Mamilo”.
Para receber a visita de um avaliador do Ministério, o hospital precisa seguir com excelência os dez passos para o sucesso do aleitamento, uma Declaração Conjunta da OMS/UNICEF de 1989. A primeira recomendação é que se tenha uma norma escrita que deveria ser rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde. A capacitação integra o passo dois, que orienta o treinamento de toda equipe, desde a recepção até os médicos. Na sequência, os passos três e quatro recomendam informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento e ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento, respectivamente. Ainda sobre as mães, o passo cinco pede que seja mostrado como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
O passo seis já diz respeito aos cuidados com o recém-nascido e orienta que não deve ser oferecido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja indicado pelo médico. A prática do alojamento conjunto sugerida no passo sete permite que as mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia e contribui para o passo oito, o encorajamento do aleitamento sob livre demanda.
No passo nove, a orientação é não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio. Para finalizar, o passo 10 pede o encorajamento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas, por ocasião da alta do Hospital ou ambulatório.
Segundo o administrador do Hospital de Ilhabela, Eduardo Rosmaninho, todos os passos já estão em andamento na entidade. A conquista desse reconhecimento é essencial para o processo de humanização, implantado com o Programa de Melhoria de Gestão dos Hospitais Públicos e Filantrópicos, numa parceria da Prefeitura com o Hospital Samaritano e do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag). “Esse será um passo grande na busca da humanização para com as pessoas que buscam nossos serviços. São poucos os hospitais que têm este título no Estado de São Paulo e estamos tentando dar ainda mais qualidade, ser mais acolhedor e respeitar este momento tão importante para mãe e filho”, completou Rosmaninho. O administrador informou ainda que além de reconhecimento, o título também credencia o hospital para receber repasse de recursos do UNICEF para que o trabalho tenha continuidade. A iniciativa Hospital Amigo da Criança contribui para a construção de um país mais saudável. Atualmente, mais de 150 países aderiram a ideia. Em Ilhabela, o treinamento começou com os setores do administrativo e da limpeza, mas será estendido para todos os funcionários.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) agradece o empenho de todos os funcionários que se dedicam para oferecer o melhor para a população da cidade. “Quando eu era secretário de Saúde conseguimos erguer este hospital, nossa maternidade já é referência e agora como prefeito tenho a oportunidade de melhorar a qualidade do atendimento”, declarou Colucci.
Os treinamentos e a implantação dos passos são realizados pelo médico pediatra, Alfredo Rosmaninho, responsável pelo projeto de aleitamento materno realizado no hospital e pela assistente social Suzana Maria Campos de Abreu, treinadora e avaliadora da iniciativa hospital Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde.
Assim que todos os passos forem concluídos haverá uma pré-avaliação por parte do Ministério. Nesta etapa, o hospital terá a oportunidade de aperfeiçoar algum serviço indicado pelo avaliador. Após todas as adequações a cidade recebe novamente um avaliador, dessa vez de forma oficial.

Nenhum comentário: